Fred e Ronaldinho Gaúcho



A meu ver os dois jogadores merecem uma chance na seleção brasileira, mas Mano Menezes insiste em deixá-los de fora. O motivo? No caso de Fred, o atacante do Fluminense teria dito que com o atual técnico no comando vê poucas chances de ser chamado, embora seja artilheiro do Brasileirão, revoltando Mano. Ronaldinho Gaúcho bem que ele gostaria de convocar, mas depois de ter recebido uma bronca de José Maria Marin no primeiro semestre, acatou a ordem do presidente e se “esqueceu” do jogador.

Não custa lembrar que assim que assumiu a CBF o dirigente colocou em dúvida, como agora faz Romário, as convocações de Mano, que estaria chamando “desconhecidos” do Leste Europeu. E ainda vetou o nome de Ronaldinho pra Olimpíada. O técnico abaixou a cabeça e seguiu as “instruções”.

Menos mal que finalmente convocou Bernard, que vem jogando muita bola no Galo e deveria ter sido convocado para a Olimpíada. Mas pelo jeito Mano não vinha observando jogos do Atlético-MG…

A convocação de Luís Fabiano, apesar do temperamento do são-paulino, não contesto, o Brasil ainda não achou seu camisa nove, seja em Leandro Damião, seja em Alexandre Pato, que vive contundido.

E sobre os 8 a 0 de ontem contra a China insisto que precisamos de adversários melhores, como é o caso da Argentina, nossa próxima adversária.

Salvo engano meu a China foi o time mais fraco que enfrentamos até aqui. Estava em pior colocação no ranking da Fifa do que o Gabão, contra quem jogamos ano passado. Temos jogadores para jogar contra equipes mais gabaritadas. Continuo achando que não temos técnico, o que é outra história. Ou não temos técnico no comando da seleção, para ser um pouco mais específico.



  • Guilherme

    Fred não pode falar? Jogador não pode se posicionar? Voltaram os tempos da ditadura? Fred era pra estar sendo chamado sempre. Ele tem faro de gol. Mano tem problema pessoal com ele? Não sabia.

    • janca

      Mano já deu a entender que não gosta de jogador que fala muito ou reclama/lamenta por não ter sido chamado. Pelo jeito ele não gosta de jogador que se posiciona, não. Não dá o direito democrático ao outro de colocar sua opinião, que não é ofensiva ao técnico da seleção. É um direito do Fred reclamar. Isso foi dito _com precisão_ ontem pelo Casagrande na transmissão da Globo. Cadê a democracia? E Fred merecia essa convocação, isso também acho.

      • Felipe

        Janca, se eu não me engano, o Fred não vem sendo convocado por que o Pai dele revelou que ele simulou uma contusão pra não servir à Seleção ano passado. Acho que deve ter sido por isso.

      • Rodrigo

        O Ralf foi convocado

    • por favor,coloabore ,o ronaldinho gaucho e um exemplo pra todos jogadores brasileiros,tem estilo,os que criticam o jogado faça entao o melhor ,e inveja isto e camaradagem,ronaldinho voç tem talento cara,isto e normal vç nao e maquina vç e humano continua driblando,enquanto a seleçao mano eles ainda vao te convocar.

  • Guilherme

    Esse time reserva da China é brincadeira. Parecia jogo de várzea, mas você cometeu um engano. Gabão tá pior no ranking-Fifa que a China. China foi a segunda pior seleção que o Brasil enfrentou nos dois anos da “era Mano”. Fora Mano!!!

    • janca

      É um jogo que serve para melhorar a média do Mano Menezes na seleção. Sobre o ranking da Fifa o Gabão pode até estar pior do que a China hoje, mas salvo engano tinha duas posições acima da que atualmente ocupam os chineses (portanto estava melhor) quando enfrentou o Brasil no ano passado. Foi isso o que eu quis dizer.

  • eustaquio

    ESSE MANO E UM IMBENCIL, O CARA NAO PODE COLOCAR A ARROGANCIA DELE, ACIMA DA SELECAO, FRED E MELHOR QUE DAMIAO, ELE SABE DOMINAR A BOLA NA AREA, O QUE O DAIAO
    NAO SABE, ASSIM COMO LUIZ FABIANO, TECNICO DE SELECAO FRACO SO SERVE ATE 2012.

    • janca

      Confesso que gosto do futebol dos três: Fred, Damião e Luís Fabiano, mas acho que o Fred tinha que ser chamado agora. A questão é que não é tão subserviente como jogadores mais jovens, caso do próprio Damião, e isso talvez incomode o técnico da seleção.

    • Luis Fabiano não sabe dominar a bola na área? kkkkkkkkkkkk tá de brincadeira, né. Por favor, diz que eu entendi errado e que não foi isso que você quis dizer

  • Salve, Janca!

    O jogo de ontem foi uma falta de respeito, tamanha a mediocridade da China.

    Quanto às convocações, Bernard parece ser uma aposta excelente, e Luis Fabiano ainda tem gols importantes a marcar pela Seleça.

    Ronaldinho é um capítulo à parte. Pessoalmente, não confio mais em sua constância – algo fundamental para quem quer atuar numa Copa. Escrevi sobre o tema quando ele deixou o Mengo: http://www.borogodofutebolclube.blogspot.com.br/2012/06/ronaldo-e-as-32-primaveras.html

    Abraço e boa Terça-feira!

    João Sassi

    • janca

      Vou reler o que você escreveu, João, pois já tinha lido na época. Mas no Galo ele está numa fase diferente, embora não seja uma personalidade fácil. No caso do Ronaldinho o que mais me incomoda, na verdade, é a questão do instituto que ele mantém no Sul e que virou até alvo de CPI. Concordo contigo quanto à convocação do Bernard, o Luís Fabiano também joga muito bem e tem jogado bem pelo São Paulo e você disse tudo sobre o jogo de ontem. Era o que eu queria dizer e não achava as palavras certas. Falta de respeito tamanha a mediocridade da China. É isso mesmo. Abração, Janca

      • Confesso que, no caso do instituto dele, acompanhei apenas o que saiu na “grande mídia”, e não me surpreendi: um cara que tem Assis como irmão, pode estar metido em qualquer coisa… Isso até explica o semblante quase sempre teso do ex-craque gaúcho.

        Abraço,

        João Sassi

    • ai,vç precisa difenriciar jogador,ronaldinho ele ainda e o cara,pode ser engano seu,portesto porque sou fa,ele e fabuloso na bolas paradas e taletonso nos driblos,mano quero ver ronaldinho nos amistoso.

  • Tato I

    Não adianta convocar outros jogadores (que não fazem parte dos “preferidos”) por pressão do bom momento, mídia, torcedores, se eles não são testados. Contra a China ele colocou Paulinho no meio do 2º tempo e Arouca no finalzinho. E o Réver? Praticamente só jogaram David Luiz e Dedé. Não questiono a opinião do Mano quanto a titulariedade de “seus” jogadores, mas não vejo sentido em convocar um jogador pra ser testado e não deixar o cara jogar. Com o Bernard pode ser igual, vai comer banco de reserva e talvez terá alguns minutinhos no final da partida. 2 anos Janca, que você sempre faz qestão de lembrar, e ainda não temos nem idéia de qual será a base dessa seleção. Pior, não sabemos sequer como esse time joga ou jogará. Parece um técnico que tive nesses campeonatos de várzea: Fulano vai com a 2, Sicrano pega a 5, Beltrano pega…

    • Tato I

      Corrigindo: África do Sul.

    • janca

      Entendo o que você diz, mas às vezes só de fazer parte do grupo já é algo importante para o jogador sentir o clima de uma seleção. E o treinador pode avaliá-lo em treinos também, não sei se eles têm, necessariamente, que ser titulares. Entende meu ponto de vista? Abs.

      • Tato I

        Claro Janca. Apenas não vejo outro sentido (além de agradar a torcida e livrar a barra do técnico) senão testar jogadores novos nesses amistosos contra essas seleções (???). No gol achei muito merecido e tardio essa sequência de jogos para o Diego Alves (é o melhor no momento). A zaga ainda tem que ser arranjada, temos ótimos candidatos: Réver, Dedé, Thiago Silva – O David Luiz, que eu já não colocava muita fé, me assustou depois da atuação contra o Atlético de Madrid. No meio, Rômulo e Sandro só sabem destruir, não conseguem armar jogada nenhuma. Na partida contra a África do Sul gostaria de ter visto Arouca e Paulinho desde o início da 2ª etapa. Não era um boa oportunidade? Na lateral acho que não teremos muitas dúvidas, salvo o aparecimento de alguém acima da média. O ataque passará a funcionar assim que ajeitarem esse meio campo, se não consertar esse meio fica difícil melhorar o ataque. Aí não adianta chamar Fred, Luiz Fabiano, Damião, Jonas, Romário, Pelé…

        • janca

          Mas também tem um outro ponto, Tato. Pros jogos contra a Argentina o Mano só podia convocar jogadores que atuam no Brasil.

  • Elio Larese

    O grande problema do Fred é que ele não consegue ficar um tempo “razoável” sem se machucar, então acho que a primeira opção como atacante é o Damião que tem se mostrado eficiente e foi Artilheiro da Olimpíada. Me lembro que desde a época do Lyon ele se machuca com freqüência.

    • janca

      Mas não sei se é a primeira opção, não, tanto que ontem começou o jogo na reserva. Ainda acho que não encontramos nosso camisa 9…

  • Felipe

    Janca, o que você acha do Vagner Love?

    Apesar de o time do Fla ser medíocre, acho que ele merece uma oportunidade.

    • janca

      Um bom jogador e que poderia ser chamado para a seleção, sim, Felipe. Abs.

  • Mico Leão Dourado

    Não tenho nada pessoal contra o chamado ‘Mano’ Menezes, só acho ridículo essa de testar jogadores de forma infinita, na segunda divisão (do Brasileirão) tem jogadores de primeira….Mas vale mais a China, Leste europeu; Nova Zelândia a Oceãnia em si. O jogo de ontem foi promovido em Recife, nem assim estádio cheio… Acho incorreto para o Fluminense e o Atlético MG, liberarem ao total 06 seis atletas, com campeonato disputado… São os Hermanos que enfrentarão, quero saber se alguém se machucar o que faz a CBF?????? os jogos não serão contra a índia , Afeganistão ; Nepal; Suriname. É de fato uma vergonha!

    • janca

      Também acho erradíssima essa questão do calendário. O que fizeram com o Santos, por exemplo. E o estádio ontem de fato nem estava cheio, deu vergonha, estão desvalorizando a seleção. Não houve as vaias de São Paulo, mas mesmo com promoção o público ficou abaixo do esperado.

  • Mico Leão Dourado

    Em tempo Duas catástrofes, 10 de setembro, convocação de M.Menezes….seressão brasiliera…11 de setembro Torres Gêmeas……

  • se for pra perder prefiro que perda com Um jogador Craque de verdade Ronaldinho Gaucho , não esses caras ai que eu vi jogando ontem , e outra axo que muitos times do Brasileirão venceria facil a China.

    • Cleber Gomes

      Na boa, acho que os 20 times da série A venceriam a China. O meu Flu faria pelo menos uns 20 gols. 12 só do FRED. rs

  • Impressionante como se superdimensionam as coisas no menguinho, Ronaldinho que não jogou nada no framengo, chegou a ser convocado para a seleção (lista incluindo os estrangeiros), jogou de titular com a 10 e seria este o camisa 10 na Copa, agora que foi para o atlético e está comendo a bola, não entra na lista nem para ser reserva da seleção com apenas jogadores que atuam no país.

  • P. R.

    Ao amigo que afirmou que o “problema” do Fred é que ele “não consegue ficar um tempo razoável sem se machucar”: Superclássico das Américas são apenas 2 jogos…e mesmo a Copa do Mundo, grande objetivo da seleção, impõe tão só 7 jogos às equipes eventualmente finalistas! Dito isso, posso afirmar que as lesões sofridas pelo Fred durante um ABSURDO ANO DE ESTADUAL, COPA LIBERTADORES E DE UM EXAUSTIVO BRASILEIRÃO DE 38 RODADAS são, no mais das vezes, causadas pelas AGRESSÕES QUE ELE SOFRE CONSUETUDINARIAMENTE, em todas as partidas! Ele apanha como um boi ladrão, e passa mais tempo caído do que de pé! Muito me agradaria ver os comentaristas de arbitragem, REIS DO AR CONDICIONADO!, irem a campo e colocar suas nobres canelas ao alcance das botinadas de um RODRIGO MOLEDO, de um ÍNDIO, de um WERLEY, de um WELLINGTON, de um DRACENA ou de um DURVAL….e tem mais: os times do CELSO ROTH, do FELIPÃO E DO SPORT RECIFE (versão Sexta-feira 13): pelo amor de Deus! Daqui a pouco, não haverá mais SÚMULAS em seus jogos, MAS BOLETINS DE OCORRÊNCIA!

  • Eduardo Junior

    Sinceramente Janca?

    A convocação da seleção nacional ta melhor que a principal, com algumas exceções.

    O camisa 9 do brasil hoje esta entre Fred, Luiz Fabiano e Vagner Love, Damião e uma negação. A diferença entre os veteranos e grotesca.

    Mas o brasil esta fraco de material humano, tenho q admitir. Nosso camisa 10 e um garoto de 20 anos (nada contra a juventude, mas não segura pressão) que é reserva de um clube inglês.

    Nosso principal astro é um garoto ainda que não tem experiência internacional, e muito magrinho, que só poe medo aqui no Brasil, mas fora ninguém o respeita.

    Nosso jogador mais badalado internacionalmente, mais valorizado, joga na Rússia, enfim, aonde chegamos.

    Sinceramente Janca. O grande problema do Mano foi colocar a responsabilidade em cima da garotada, mais em Neymar, Ganso e agora Oscar.

    E vou dizer mais. O Kaka na reserva do Real, e uma coisa muito duvidosa, já saiu várias noticias de interesse de Mourinho, mas se eu fosse técnico eu teria coragem de chamá-lo mesmo não atuando pelo Real nem que seja para testá-lo, e a grande maioria do Brasil acredita nele ainda.

    Oscar é um bom garoto, Neymar e muito bom, Lucas ta evoluindo ainda, mas eles não tem condição de segurar o rojão de uma copa no Brasil.

    O Mano esqueceu de Hernandes, do zagueiro Miranda, pô Davi Luiz é sacanagem. Mano levou muito ao pé da letra a “reformulação”.

    O Dunga acreditou no Kaka mesmo ele estando machucado, e aos poucos ele foi melhorando seu futebol, assim como o contestado Robinho, Elano que tiveram um bom papel na copa.

    A garotada e boa de bola, mas não tem maturidade ainda para aguentar pressão, e a forma que o Mano ta conduzindo o trabalho, a pressão ta caindo em cima deles, e o resultado já vimos.

    Janca, nem o goleira sabemos quem vai ser ainda, como acreditar que esse técnico vai montar um time competitivo para daqui a dois anos?

    Sinceramente? se o Mano continuar passaremos a pior vergonha do mondo e ainda dentro de casa.

    • João

      Concordo com voce em relação a sua afirmação que é cedo demais para colocar toda a pressão em cima dos garotos, mas discordo quando voce fala que a safra é fraca. Não acho que a geração seja ruim. Não é excepcional, mas também não é ruim. Vários desses garotos do Brasil são prospectos com boas chances de dar certo. Se irão se tornar craques somente o tempo dirá.
      Um dos grandes problemas dessa atual seleção é a ausencia dos grandes jogadores que deveriam passar o bastão para essa nova geração. O Ronaldinho Gaúcho até pouco tempo não queria saber de futebol. Parece que ta se acertando no Atletico, mas ainda acho cedo para apostar numa estabilidade a medio prazo (apesar de achar que poderia ter sido convocado para esses jogos contra a Argetina). O Kaka com vários problemas de contusão. O Robinho jogando mal na Europa. o Adriano não vou nem perder meu tempo comentando, pois certamente tem condições de voltar a ser um grande jogador, mas ta desperdiçando o talento que tem… Enfim, a situação ta um pouco delicada para o Brasil!

      • janca

        Também não acho a safra fraca. Virou modismo falarem isso, João. Abs.

  • @R9Sal

    Foi-se o tempo em que o tecnico da seleção brasileira tinha fartura de jogadores e poderia montar 3 seleções se quisesse. Hoje em dia, não foge muito disso que o Mano chamou não. É o que tem pra hoje, como diria o outro…

    Fred, nunca foi solução pra nada na seleção brasileira. É bom aqui no Brasil, mas isso atualmente não é parametro, dado o baixissimo nivel tecnico do futebol brasileiro. Talvez o Fred até fizesse uns 3 gols na China ontem como o NeyMidia, mas num duelo duro realmente, contra seleções do 1º escalão, nunca vi o Fred – que não é nenhum menino – decidir uma partida.

    Ronaldinho Gaucho, desde 2001 na seleção e tambem nunca conseguiu ser unanimidade. Será que agora ele seria o cara? As estatisticas dizem que é pouco provavel.

    Brasileiro precisa cair na real de que nossa seleção não esta entre as 5 melhores do mundo, dificilmente vai estar até 2014, e não se iludir que Luis Fabiano, Fred, Ronaldinho, etc é que vão resolver nossos problemas.

    Trocar o tecnico? E colocar quem no lugar? Felipão que luta contra o rebaixamento? Muricy, que luta contra o rebaixamento e depois de quase 2 anos no cargo, não consegue montar um time sem NeyMidia? Abel, Tite, Cuca? Com eles é garantia de alguma coisa?

    Melhor apoiar o tecnico, nossos medianos jogadores e tentar não passar vergonha daqui dois anos

    • janca

      Não acho que seja o melhor a fazer não. Parece uma posição conformista, pois com o Mano temos jogado como time pequeno, com medo de enfrentar seleções mais fortes e nos contentando com Gabão, China, África do Sul e outras do mesmo estilo e festejando derrota para a Argentina por 4 a 3 como se fosse um resultado maravilhoso. Podemos fazer muito melhor do que isso. Não acho que tenhamos uma safra fraca de jogadores. Ronaldinho Gaúcho foi muito importante para a conquista de 2002, por exemplo, embora tenha fracassado em 2006. Mas podemos aprender com os erros. Não acho que haja salvador da pátria, mas do jeito que estamos corremos o risco de parar numas oitavas de final. E temos time para chegar entre os quatro melhores de 2014.

    • BARCELLOS

      Pô irmão, na seleção não lembro do Fred ter uma sequencia de três jogos como titular, então fica difícil decidir… e no fluminense vc não deve acompanhar os jogos, prq ele não decidiu um jogo, ele decide quase todos!!! De qualquer maneira vou te dar um exemplo: libertadores 2011, o fluminense precisava ganhar do Argentino jrs na Argentina por 2 gols de diferença, dá uma pesquisada ( já que não viu o jogo ) e vê o que o Fred fez… Se não quizer ir tão longe olha a última rodada do BR. Resumindo, ele vai dar jeito, provavelmente não… Mas muito menos um Jonas dará!!! Abs.

  • Gledson

    Tirando a politicagem desse sr. técnico e a instituição que defende, sinceramente, Ronaldinho Gaúcho não precisa ser testado. Se em 2014 estiver bem e jogando igual ou mais do que hoje, convoca e pronto. Convocá-lo agora só serve pra queimar o jogador e abrir discussões sobre seu futebol que não tem necessidade nesse momento. Foi mal em quase todas as convocações de variados técnicos, não é agora nessa porcaria de seleção que irá resolver e de boa, não tem nada pra se resolver, pois ela só existe pra arrecadar dinheiro e vender jogadores.

  • rubens

    Nossa, nosso futebol deve estar na lama mesmo, se estão sentindo falta do Fred e do gaucho, fala sério né, Fred então é melhor que Damião? Gaucho nem comento, um fiasco no fla e nada de mais no galo, só que o galo tem um time mais organizado, dai o gaucho aparece melhor.

    • janca

      O Gaúcho não tem feito nada no Galo? E o Damião quem colocou na reserva foi o Mano. Não temos ainda um camisa 9, não.

  • Fabio

    Boa tarde.

    O Mano não chamou o Fred porque não dá para jogar/testar 03 centroavantes em dois jogos. Ponto. O Damião é novo e não vai sair da seleção, assim ele optou pelo Fabuloso que pelo menos dribla um pouco, não é apenas aproveitador de bolas na área.

    Obs: de novo o Lucas na esquerda? Tá tentando queimar o garoto…vsf…(sorry Janca).

    • janca

      Entre o Luís Fabiano e o Fred eu teria chamado o Fred. Mas opinião é opinião.

  • Henrique

    Janca, leio sempre sua coluna e gosto muito dela. Mas, dessa vez, discordo totalmente da sua opinião: não acho que Fred e Ronaldinho mereçam a Seleção.

    O Fred pelo simples motivo de que ele SEMPRE se contunde. Analise suas escalações desde a volta ao Flu. Ele não consegue jogar 3 meses sem se machucar. Aliás, raras foram as vezes que ele atuou 1 mês completo. Se levarmos em consideração que daqui dois anos ele estará ainda mais velho, você realmente acha que ele é um camisa 9 confiável para uma Copa?! Eu, sinceramente, acho que não! O cara vai jogar a primeira fase e logo vai sentir alguma coisa e ficar de fora do restante. Não dá pra depender de um cara desses!

    Quanto ao Ronaldinho, seus lampejos de craque não me fazem imaginar tirar Oscar ou Lucas do time para sua entrada. Não me interessa se ele é boa praça ou não … isso pra Seleção é indiferente (já tivemos o Romário que é 100 vezes mais topetudo e ganhamos uma Copa!). O Ronaldinho se tornou um jogador instável … voltou ao Brasil há quase 2 anos e ainda não mostrou ser 50% do craque do Barcelona. Pra mim o tempo dele já passou.

    Só vou concordar com uma coisa que você escreveu hoje: esse time da China é horroroso!

    Abraço.

    • janca

      E quem disse que eu acho Ronaldinho Gaúcho boa praça? Acho que tem talento e experiência. E acho que mesclar jovens e veteranos seria uma boa pra seleção. Mas respeito suas colocações, claro, embora pensemos de forma diferente sobre os dois jogadores que citei aqui. E sobre a China concordamos _rs. Abs.

  • Daniel

    Janca,

    Estou escrevendo desde Londres, entao desculpe pelos erros. Eu leio suas materias aqui no Lance faz um bom tempo e para ser sincero acho que suas opinioes sao, como a maioria dos jornalistas esportivos do Brasil, muito mal formadas. O Ronaldinho nao merece estar nessa selecao por motivos bem obvios que um jornalista imparcial e objetivo entenderia. Ele esta velho demais e fora essa meia temporada mais ou menos que ele vem fazendo os seus ultimos 5 anos foram horriveis. Ele nao e consistente, nao demonstra lealdade a nenhuma causa e ja passou do seu auge. O Fred encaixa na mesma posicao do Damiao, que e jovem e na Copa estara quase no seu auge enquanto o Fred estara, como sempre, oscilando e mais velho.

    Vendo a midia esportiva Brasileira de Londres e comparando com o padrao que existe aqui, eu acho que voce estao para Londres como o a China esteve ontem para o Brasil. Praticamente amadores. Nao existe analize objetiva e voces baseam opinioes em alegacoes de um ex-jogador que quer ganhar votos e em especulacoes sobre um profisional como o Mano que nunca demonstrou nada a nao ser um sujeito extremamente comprometido com a selecao.

    Ele esta longe de ser perfeito e tem errado como todo tecnico, mas eu nao vejo o mano fazendo baixaria em entrevistas em relacao ao romario, nem especulando (mesmo se deveria) sobre a honra e integridade dos jornalistas Brasileiros.

    Daniel.

    • janca

      Quem colocou em dúvida as convocações do Mano logo de cara foi o presidente da CBF, José Maria Marin, não o Romário. E defender a imprensa britânica… Você não deve estar acompanhando o que se passa em Londres e na Inglaterra. Lamento. Se se informasse veria o escândalo dos tablóides, das escutas clandestinas, do que tem acontecido nos últimos anos que é gravíssimo. Você elogiar o padrão da mídia britânica… Deve estar de sacanagem, Sobre o Ronaldinho. O Gaúcho está velho? Tem jogador mais velho que ele que atua em altíssimo nível. É preconceito de sua parte _ou clubismo.

      • João

        Concordo com voce Janca. Para algumas pessoas, a grama do vizinho é sempre mais verde!

    • janca

      E se Mano tem denúncias em relação a jornalistas tem que fazer. Por que vai se calar?

  • Luiz Marfetán

    Janca direi o seguinte. Damião e o melhor 9 que nos temos na atualidade, só que a bola tem que chegar, o que não acontece na seleção essa ai. Por ex. nas olimpíadas a bola chegava ele guardava.
    lf9, jadson e rhodolfo são imposições do marin e são de doer. Juro que pensei que ia convocar o Ceni.
    fabio santos o que é que eu vou falar p/meus netinhos.
    Voltando aos 9. lf9 fez 3 gols no Framengo, 2 não lembro em quem depois sumiu. Nada contra Inter, nada contra Santos. Antes de lhe Fred, depois Wagner Love, depois bem depois lf9.
    Valeu.

    • janca

      Rhodolfo ser chamado achei muito estranho, mas não tenho informações pra dizer que se trata de imposição do Marin, não.

  • Adria Lima

    Meus amigos futebol virou máfia, e todos sabem do esquema que o Mano tem com empresários de jogadores para que eles sejam convocados e serem valorizados. Mas a culpa maior nisso é de uma única pessoa: RICARDO TEIXEIRA
    Concordo em gênero número e grau com as contestações do Romário. A CBF tá brincando de fazer futebol e com isso tá levando o nome do PAÍS DO FUTEBOL pra lama. É inaceitável o que vem acontecendo de alguns anos pra cá. Desde 2002 quando fomos campeões pela última vez, e diga-se de passagem pq o FELIPÃO teve peito pra enfrentar o TEIXEIRA, que eles zoam com a cara de nós brasileiros, que apesar de tudo, não desistimos nunca.
    É vergonha atrás de vergonha, Olímpiadas, Copa América, Copa das Confederações e a principal de todas: a COPA DO MUNDO.
    Vocês sabiam que esses últimos 2 amistosos não seriam no Brasil, se tivessemos ganhado a medalha de ouro nas Olimpiadas?
    Psé, isso foi uma estratégia pra tentar acalmar os ânimos entre torcida e time.
    Agora sobre essa convocação, eu nem falo mais nada, pq futebol é momento… Isso é fato…
    Então me digam, quem tá em melhor momento no futebol nacional?
    FRED ou DAMIÃO?
    Meu Deus, é só ver os números…

    Enfim, o q nos resta, além de lamentar, é torcer pra q o MANO caia fora ou…
    OU… amigos, passaremos a maior vergonha da história do futebol mundial em 2014 :/

    • Adria, acabei de escrever um texto sobre esse sentimento de vergonha que nos propicia o Time da CBF. Janca, com sua permissão, gostaria de deixar aqui o convite: Só se fala na Camisa Amarela da Seleção Brasileira!

      “Utilizam o hino nacional brasileiro, a bandeira verde-amarela e o sentimento de toda a Nação Brasil para vender, mundo afora, um produto plastificado como se fosse matéria-prima original, genuinamente tupiniquim.”

      http://borogodofutebolclube.blogspot.com.br/2012/09/so-se-fala-na-camisa-amarela-da-selecao.html

      Abração,

      João Sassi

      • janca

        Claro, João. Abs. e boa quarta pra você, Janca

  • Roberto Junior

    Janca, ninguém era pra ser convocado. Digo isso porque esses jogos vagabundos contra a sobra da sobra argentina não eram pra acontecer.

    A CBF consegue desagradar a gregos e troianos. Desfalcará os times no Brasileirão em um momento decisivo. A grande bosta é que ninguém faz nada. Os clubes são submissos, bem como boa parcela da imprensa. Por exemplo, foi nojento ler matérias do site esportivo da emissora oficial enaltecendo a piada que foi aquele jogo contra a China, ontem.

    Graças a Deus, graças ao Bom Deus, o Fred não foi chamado. Como não gostaria que fossem o Nem, o Thiago Neves e o Carlinhos.

    Abraço!

    • janca

      A CBF tem se mostrado uma piada há tempos. O problema é que administra muito mal um dos principais produtos nacionais, até hoje não acertou um calendário decente para o nosso futebol e esses dois amistosos contra a sobra da sobra da Argentina são lastimáveis mesmo. Abs.

  • Marcelino

    Seleção é lugar para os melhores, e nesse momento o FRED é o melhor centroavante do jogando no futebol brasileiro, não é atoa que é o artilheiro do Brasileirão.

    • janca

      Concordo.

  • Rodrigo

    Janca,

    Vc tá parecendo o Casagrande. Tem que chamar o Fred, o Vagner Love, gosta do Luís Fabiano, do Damião… aí não vale, né? Assim é fácil cornetar. Só falta dizer que gosta do Júlio César, apostaria no Cássio, confia no Jéferson e daria uma chance pro Cavalieri. No fim, qual o seu time?

    Bom, o meu é:

    Diego Alves, Maicon, Thiago Silva, David Luiz, Daniel Alves; Felipe Melo (já imagino as reações, mas ainda é o melhor primeiro volante), Ramires; Ronaldinho; Neymar, Kaká (ou Hulk); L. Fabiano.

    Principais reservas: Oscar, Lucas, Fred, Ralf, Dedé, Marcelo, Júlio César, Hulk. Ficaria faltando 4 nego, leva quem estiver melhor. O Kaká a questão é clínica, mas acredito que se o Mano trocar uma ideia com ele, o Kaká se precisar arranca um dedo fora pra jogar pela seleção.

    Mas, no lugar do Mano, deixaria pra convocar o Kaká e o Ronaldinho só na Copa das Confederações. Acho que ele até convocaria o Felipe Melo, mas a batata tá assando demais pra fazer algo deste tipo. O Romário entraria em colapso nervoso.

    abr

    • João

      Olha, acho que o Mano não tem culhões para bancar o Felipe Melo não viu. Enfim, neste caso eu nem condeno o sujeito, pois o Dunga aposto no cara e ele fez o que fez. Não é mal jogador, mas, na minha opinião, ele não é melhor dos que estão sendo convocados, por isso acho que seria correr um risco desnecessário. De jogador temperamental e explosivo já basta o Marcelo.

      • janca

        Mas a gente pode aprender com os erros. Eu daria nova chance ao Felipe Melo, sim. Abs.

        • João

          Concordo com voce Janca. Todos erram e merecem uma segunda chance. Mas ai tem aquela pergunta… será que ele aprendeu com esse erro que ele cometeu na copa de 2010? Difícil responder, principalmente por pessoas que não tem uma convivencia direta com ele. Poderia ser convocado para analisar a mentalidade atual dele. Mas até ter certeza absoluta de uma mudança, teria os dois pés atrás com ele, até porque acredito que os volantes brasileiros não são inferiores a ele.

    • janca

      Eu chamaria o Fred agora, não o Luís Fabiano nem o Vágner Love. Mas não indo o Fred, restam os dois como opção. E se há uma coisa que o Casagrande não faz é ficar em cima no muro. É que algumas pessoas são muito simplistas e acham que A exclui B, quando nem sempre é assim. Sobre Kaká e Ronaldinho Gaúcho serem convocados na Copa das Confederações também não dá pra dizer, depende do contexto e de como eles estiverem no ano que vem. E em relação ao Felipe Melo eu convocaria, sim. Se o Romário vai entrar em colapso o problema não é do Mano, ele tem que chamar quem acha os melhores. Não quem o Romário ou o Marin acha que são os melhores.

  • A SELEÇÃO BRASILEIRA TINHA QUE TOMAR VERGONHA NA CARA, GANHAR DE UM TIME DAQUELE E ACHAR QUE JA ESTÃO PRONTOS PARA A COPA DO MUNDO KKKKKKKKKKKKKKKKK TEM QUE MARCAR AMISTOSO COM HOLANDA, ITALIA , INGLATERRA, FRANÇA, ESPANHA E SE CONSEGUIR GANHAR DELES AINDA ASSIM TEM QUE SE PREPARAR MUITO PARA A COPA… 8 A X 0 É VITORIA AINDA PARA A CHINA QUE NÃO TEM EXPRESSÃO NENHUMA EM FUTEBOL… QUANTOS TITULOS MUNDIAIS TEM A SELEÇÃO CHINESA… VAMOS TOMARA VERGONHA SELEÇÃO BRASILEIRA… PARA FINALIZAR MINHAS PALAVRAS SÓ POSSO DIZER OU FAZER POR VCS É KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • janca me desculpe mas ronaldinho gaucho é demais ele é o tipico jogador que nunca nem quando era melhor do mundo arrebentou com a camisa da seleção!! pelo amor de DEUS não retrocesso não!!! Quanto ao fred nao sou seu maior admirador mas concordo que ele vive uma otima fase e merece sim ser convocado inclusive vive melhor momento que luis fabiano!! valeu!!

    • janca

      Talvez você esteja certo, mas eu não descartaria o Ronaldinho Gaúcho, não. Que tem talento e experiência. Basta querer jogar. Abs.

  • Seedorf

    Mano não tem postura, botou Lucas de titular só pq a imprensa caiu em cima, hulk ta jogando muito devia manter, convocou ramires só pq a imprensa caiu em cima, marcelo tbm, e se não vier os resultados, o mesmo ocorrerá com fred. esta perdidinho, não tem convicção no que vem fazendo… e se contradiz…

  • Seedorf

    e tem outra, muitos dizem que é “geração ruim” vamos analisar:
    Marcelo: titular do real madrid já a algum tempo
    Dani Alves: titular importante do barcelona
    T.Silva: um dos melhores zag dos mundo
    D.Luiz: titular mto elogiado do chelsea campeao da champions
    Ramires: destaque do chelsea no titulo da champions
    Lucas: muito valorizado vendido por mta grana ( e não venha com psg ta nadando na grana, united tb ofereceu )
    Oscar: tratado como ouro no chelsea
    Neymar: visto como a estrela
    Damião: muito valorizado, sabemos seu valor
    Hulk: jogador de destaque na europa

    e outros jogadores com bom potencial: paulinho, sandro e cia.. além de fred e fabiano atacantes de respeito..

    • janca

      Repito que também não acho uma safra fraca de jogadores. Isso virou modismo e desculpa para o fracasso de Mano Menezes como técnico da seleção.

      • carlos

        na verdade, antes da olimpiada, diziam que era a melhor geraçao olimpica, e tal, e é mesmo, perdemos por nao termos um treinador a altura, isso sim, os jogadores sao ótimos, as criticas é por certos entendidos que sao mais bairristas e torcedorres frsutados que só sabem criticar , essa é averdade, esses jogadores renderao ainda muito futebol, ´so precisamos do homen certo a comandar o grupo do escrete nacional, pra min sao 3 , murici, felipao e luxemburgo, pra min né….

        • janca

          Também acho a safra de jogadores boa, Carlos. Abs.

  • kerllonandrade

    Você, como jornalista, não pode afirmar “No caso de Fred, o atacante do Fluminense teria dito que com o atual técnico no comando vê poucas chances de ser chamado, embora seja artilheiro do Brasileirão, revoltando Mano. Ronaldinho Gaúcho bem que ele gostaria de convocar, mas depois de ter recebido uma bronca de José Maria Marin no primeiro semestre, acatou a ordem do presidente e se “esqueceu” do jogador.” Isso é ‘achismo’ seu. É de uma irresponsabilidade imensa afirmar isso como se fosse uma verdade confirmada. Acho que criticas tem de serem feitas com base na verdade dos fatos e não no achismo.

    • janca

      Eu não estou dentro da cabeça do Mano Menezes _nem você_ pra dizer que ele convocou ou deixou de convocar A ou B por essa ou aquela razão. Claro que tem uma dose de achismo aí. Mas no caso de Ronaldinho Gaúcho é diferente. Mano recebeu um veto público de José Maria Marin, inclusive sobre jogadores “desconhecidos” que estaria convocando do Leste Europeu, acatou a ordem e nao convocou mais o Gaúcho. Não se trata de “achismo”. Marin decidiu intervir na convocação, passou a pedir a lista com antecedência para Mano Menezes, que aceitou tudo de bico calado para se manter no cargo. Antes, com Ricardo Teixeira, gostava de ir a festas ao lado do dirigente, faz de tudo para se manter no poder. E isso não se trata de “achismo”. Aliás nem o nome nem o e-mail correto você coloca ao assinar seu comentário. Esconde-se no anonimato e aí fica difícil de dialogar com alguém “escondido”. E isso se chama, a meu ver, covardia.

  • Fernando

    Acho que para copa das confederações e copa do mundo, tem que trazer de voltas alguns medalhoes, querendo ou nao a presença deles pode ser importante pela experiência, e mesclando com os jovens podemos ter um time competitivo. Claro, se estiverem atuando em bom nível. Nesse grupo coloco: Ronaldinho gaúcho, Elano, Maicon (lateral direito, que alias acho muito melhor que Dani Alves), Kaka, etc.

  • leonardo

    o mano esta certissimo em nao chamar os dois…e vc joao carlos eh um merda..
    seu post eh ridiculo, vc perdeu quanto tempo escrevendo isso? 3 minutos?
    vc nao tem nada para acrescentar, soh repetiu um monte de bobagem que os outros escrevem…
    lamentavel seu nivel de inteligencia e exclusividade…

    • janca

      Nível de inteligência e exclusividade? O que quer dizer isso? Nivel de exclusividade? Você deve ter perdido uns 30 minutos escrevendo isso, porque não consegue juntar A com B e aí fica difícil comunicar o que quer dizer. Se é que quer dizer algo…

  • Olha é brincadeira esse tecnico da seleção brasileira ficar dizendo que a seleção brasileira jogou com raiva rsrs essa seleção da china são reservas dos reservas, esta seleçao jogou com a seleçao da Espanha e perdeu por 1×0 porque a seleçao da Espanha estava com reserva o unico jogador da da seleção que entrou no finalzinho da partida foi o Niesta, olha eu estava discordando do baixinho Romario mais agora estou sendo claro é muito fraco para ser tecnico do nosso Pais é só a nossa seleção que ainda não tem um esquema tatico e ainda não esta formada a maiorias das seleções esta tudo formada só a nossa que ainda esta em formação é brincadeira ne Mano, perdemos a olimpiadas de londres vamos perder as das confederações olha se não tocar de tecnico vamos passar vergonha na copa do Mundo aqui no Brasil,olha eu sou brasileiro mais com este tecnico não vamos ganhar nada vamos tomar um sacode da seleçao Argentina aqui e lá, digo isso porque não por causa dos jogadores sim por causa do tecnico .Agora com guerrinha com jogadores Fred e Ronaldinho gaucho brincadeira Fora Mano?

    • janca

      Não sei, José Maria. Como você pode ver aqui no blog tem gente que aprova o trabalho do Mano nestes dois primeiros anos. Mas não é meu caso. Abs. Ah! E chato também foi deixar escapar o ouro em Londres. Tínhamos time para conseguir a medalha. Faltou tranquilidade. O Mano, na Olimpíada, parecia mais tenso do que alguns jogadores. Basta ver o jogo das quartas de final contra Honduras, quando por pouco não caímos fora, mesmo com jogador a mais em campo. Fomos salvos pelos talentos individuais de Leandro Damião e Neymar, que salvaram a pele de Mano. Mas Mano retribuiu o presente a Neymar fazendo o “favor” de sacá-lo aos 44 minutos do segundo tempo, alegando cansaço do jogador e que o Brasil não precisava mais atacar a África do Sul, e expondo o atacante a uma sonora (e desnecessária) vaia no Morumbi.

  • Jorge Castro

    Bem, como nós já sabemos o Mano tem os seus preferidos, ou seja : a seleção é dele e não do povo. Mas sinceramente, eu até agreço por não convocar o FRED, afinal o artilheiro é do FLUZÃO e correria risco de machucar. Saudações Tricolores !!!!!!!

  • joabe rocha

    Caramba Mano!!! Como pode deixar de fora o Ronaldinho fora e também o Fred…Vejo que suas escalações sao muito subjetivas. Voce escala o Rodolfo do São Paulo que tá contudido, nao irá nem jogar contra o Atlético, e nao chama o Ronaldinho que ta fazendo show nos gramados mineiros. Esse tecnico tem que sair o quanto antes, ou a nossa seleção sairá antes mesmo das quartas de finais na copa de 2014…abraços a todos…..

  • Bom, vamos acordar pra realidade! MANO MENEZES TEM QUE VAZAR DA SELEÇÃO BRASILEIRA!
    RONALDINHO GAÚCHO É UM DOS MELHORES JOGADORES DE TODOS OS TEMPOS!
    O MANO TÁ ABAIXANDO A CABEÇA DELE PRA ESSE MERDA DESSE PRESIDENTE DA CBF! PORRA! COM ESSA SELEÇÃO A GENTE NÃO PASSA NEM DA PRIMEIRA FASE DA COPA DO MUNDO! A MÍDIA TEM QUE SE METER E MANDAR CONVOCAR RONALDINHO GAÚCHO, ROBINHO E KAKÁ! SÓ ASSIM O BRASIL VOLTA A SER BRASIL! O NEYMERDA NÃO SERVE PRA NADA! AFF#

MaisRecentes

O título do Timão



Continue Lendo

Tricolor acuado



Continue Lendo

A volta de Felipe Melo



Continue Lendo