A aviação em 2014



O governo federal quer que até 2014, quando o Brasil recebe a Copa, o comportamento das companhias aéreas seja diferente do que é hoje, quando bate recordes de reclamações dos consumidores.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deve tirar do papel uma série de normas que as companhias já deveriam estar respeitando e até aqui não estão.

Uma delas diz respeito ao desvio de bagagem. Muito comum nos aeroportos brasileiros o problema deverá ser combatido com a exigência de as empresas colocarem um maior número de funcionários no solo para cuidar do transporte de bagagens até o avião e dele para as esteiras onde são retiradas. Caso sumam, o prazo para o ressarcimento ao passageiro deverá cair de um mês para uma semana e o valor será aumentado.

Para atrasos de duas horas ou mais na saída do voo o pagamento de refeições e/ou acomodações para os passageiros prejudicados será obrigatório, algo que hoje nem sempre acontece. Em caso de fechamento do aeroporto por período superior a duas horas que faça o passageiro perder um jogo da Copa para o qual ele tenha ingresso, por exemplo, a ideia é que o sujeito seja indenizado recebendo valor por dano moral a ser estipulado antes do Mundial.

Segundo estimativa da Anac, cerca de 600 reclamações foram feitas no Procon de São Paulo contra companhias aéreas brasileiras até o final de agosto. A expectativa é que o número se aproxime de mil até dezembro, o que seria mais do que o dobro das queixas do ano passado. O que mostra, aliás, como a situação anda complicada nos nossos aeroportos, onde o passageiro é tratado como gado. Mas não acontece o mesmo nos estádios de futebol? O torcedor que foi ver Brasil x África do Sul no Morumbi que o diga.

Com os aeroportos brasileiros em más condições e sobrecarregados a tendência é de piora até 2014, já que pouco foi feito para melhorá-los até aqui e a questão das concessões tratada tarde demais. Vale lembrar que falta menos de um ano para a Copa das Confederações e menos de dois para o Mundial.



MaisRecentes

Nova caminhada



Continue Lendo

O desabafo de Cuca (ainda)



Continue Lendo

As críticas de Cuca



Continue Lendo