O revezamento de Tite



O Corinthians tem todo o direito de poupar jogadores no segundo turno do Brasileirão e de escolher em que partidas o fará. Muitos podem se sentir prejudicados com isso, mas faz parte do jogo e o foco do time paulista tem mesmo que ser o Mundial de Clubes, em dezembro.

No primeiro semestre até questionei Tite quando o técnico decidiu usar mistão no início do campeonato, dando prioridade total à Libertadores. Achava que era arriscado demais colocar todos os ovos na mesma cesta. Mas a estratégia deu certo. O título veio e logo mais o que vem é o Mundial do Japão. E quem sabe o Chelsea.

Agora a situação é diferente. Ganhar o Brasileiro dificilmente o Corinthians ganha. Vaga para a Libertadores do ano que vem o time já tem. Então resta usar o campeonato para ganhar força e entrosamento para o Mundial de Clubes. E quando for o caso poupar um jogador aqui, outro ali, às vezes mais de um, mais de dois, mais de cinco, como Tite e a comissão técnica acharem conveniente. Conveniente para o Corinthians, não necessariamente para os outros. Um direito legítimo adquirido e que eu, pelo menos, não contesto, não.



  • Fábio

    Sacanagem pro campeonato. Se Corinthians resolve usar titulares contra São Paulo e Palmeiras e poupa jogadores contra adversários dos dois (pela vaga na Libertadores ou rebaixamento) prejudica os rivais diretos. É anti-jogo. Não é Fair Play. Em qualquer país sério do mundo seria punido. Você defende o indefensável. Poupar um ou dois jogadores passa, entrar com mistão ou reservas não passa. É sacanagem que mostra mentalidade curta do brasileiro. Espero que Tite não caia nessa armadilha.

    • EDGARD

      CONTRA A PORCADA JOGAMOS COM O TIME TODO RESERVA QUE GANHAMOS FACIL.

      • janca

        Até aí, Fábio, no primeiro turno, pra ficarmos apenas na estreia, o Corinthians não jogou, salvo engano, com o time principal quando pegou o Fluminense, jogou? E perdeu por 1 a 0. Contra o Grêmio, em Porto Alegre, idem. E nova derrota, acho que por 2 a 0. Se tivesse com força máxima talvez os resultados fossem outros. Não é algo feito pra prejudicar São Paulo ou Palmeiras. Mas repito que acho que se quiser poupar contra os outros e não contra adversários paulistas, em especial os chamados grandes, tudo certo. É um direito que tem. E como o jogo contra o São Paulo será na última rodada não sei se escalará força máxima. Já estará com os olhos bem voltados para o Japão.

        • Jefferson

          Janca com todo o respeito mais nas primeiras rodadas o Corinthians estava voltado para a Libertadores, não tinha como jogar com o time titular nos dois campeonatos por isso foi derrotado para esses times, com a conquista da Libertadores o foco mudou começou a jogar o BR-12 para valer e Fábio não vem com essa de que não pode poupar jogador, o Corinthians não briga pelo título e não precisa arriscar seus jogadores no BR-12 , perder algum jogador antes do mundial para não prejudicar alguém ? E estranho esse seu comentário no BR-10 torcedores do Palmeiras e do São Paulo pediram para os jogadores entregarem o jogo para o Fluminense e não vi nenhum torcedor desses times reclamarem de “Fair Play”, acho que você não esta acompanhando o campeonato nos ultimos jogos vencemos o Lider e empatamos com o vice fora de casa pegue os jogos do Corinthians contra os times que brigam por título e brigam por rebaixamento e veja nossos resultados. ficadica

          • janca

            Você não entendeu nada do que eu escrevi, Jefferson. Eu acho que o Corinthians faz bem em poupar jogadores, sim. No início do ano achava arriscado porque, se perdesse a Libertadores, estaria em maus lençóis no Brasileiro. Mas como ganhou a estratégia do Tite se mostrou correta. Acho, sinceramente, que você não entendeu meu post.

          • WILSON

            Contra a porcada jogamos com time reserva e vencemos facil facil o time reserva é bom tbm.

        • Diogo

          Perfeito Janca, até pq em 2010 e 2011 palmeiras, são paulo e cia não se preocuparam com fair play ao “entregarem os jogos” para prejudicar o corinthians … temos de pensar só no corinthians doa a quem doer … não vale a pena treinar o time contra figueirense, baia , palmeiras, pode ser os reservas, mas contra times menos piores é bom entrosar para o mundial …
          Agora os bambis, porcadas (segundona) e lambaris vão sentir na pele como é bom depender dos outros …
          Abç

    • Corinthiano da Gávea

      Certíssimo o Tite, tem que pensar no time dele. Nenhum time é rebaixado por causa de um jogo, são 38 rodadas.
      E no início do campeonato em que o Tite precisou escalar o time reserva nas primeiras 8 rodadas? Os outros times não se sentiram prejudicados? Uma mão lava a outra.
      Mesmo porque o Timão só não tem mais chances de ser campeão por causa do calendário brasileiro.
      Penso que o Tite tem que escalar o time titular contra os mais fortes e time mesclado fazendo testes contra equipes mais fracas. Nos últimos 6 jogos ir com força total para chegar no mundial em rítmo de competição.
      Abraços à todos.

      • janca

        Concordo com você, só tenho dúvidas em relação à reta final. Tem de tomar cuidado pra não forçar demais ou ter alguma lesão. Mas sem dúvida lutar para entrar com força total _inclusive ritmo e entrosamento_ no Mundial, que é a prioridade do time depois de ter ganho a Libertadores. E concordo também que a situação do Corinthians no Brasileiro mostra _ou evidencia ainda mais_ os problemas que temos no calendário. Isso sim é grave. O calendário, digo. Abs. e boa terça procê, Janca

        • Corinthiano da Gávea

          Valeu Janca. Bem lembrado, tomar cuidado para não lesionar jogadores importantes. Grande abraço e boa semana.

          • janca

            Pra você também. Abs.

    • Leandro

      Engraçado é que em 2010 Palmeiras e São Paulo abriram as pernas para o Fluminense e prejudicaram o Corinthians na luta pelo título, alguém falou em punição??? Fair Play????? Anti jogo??? Cuidem de seus times, façam o seu campeonato que fazemos o nosso e parem de choramingar!

      • É OS DOIS PERDERAM DENTRO DE CASA E O PARMERA AINDA DE VIRADA!!!!!!!!! E A TORCIDA HOSTILIZANDO DEOLA PARA DEIXAR A BOLA PASSAR FOI A COISA MAIS HORRENDA QUE VI EM MINHA VIDA TORCER PARA O TIME DO CORAÇÃO PERDER EU NUNCA PEDIRIA ISSO PARA OS JOGADORES DO MEU TIME POIS VAI CONTRA TODOS MEUS PRINCÍPIOS E DO ESPORTE. QUERO QUE O spfc e parmera se explodam agora pedir para meu time perder jamais.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!VAI CORINTHIANS CAMPEÃO DA LIBERTA INVICTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • marquinho

        Sim… O Tite chorou, reclamou, esperniou e agora fará o mesmo. Digno da galinhada…

    • Rafael

      E se jogadores importantes se machucarem e não puderem disputar o mundial, quem será o sacaneado da história?

      Sacanagem é um time ter que depender do outro pra ser campeão, se Flu, CAM, Gremio e outros jogarem bola não vão ter que se preocupar com jogos do Corinthians

      • janca

        É o que eu acho, o Corinthians tem que se preocupar com o que é melhor pra ele. E no começo do campeonato também usou mistão, “favorecendo”, teoricamente, equipes como Fluminense, Grêmio e talvez até o próprio Galo, confesso que não lembro direito se poupou contra o Atlético ou não. Mas isso é um direito dele, Corinthians.

        • JANCA A QUESTÃO NÃO É ESSA POIS TENHO CERTEZA SE O TIMÃO TIVESSE AINDA COM CHANCES DE SER CAMPEÃO BRASILEIRO TITE COLOCARIA SEMPRE OS TITULARES É QUE NO MOMENTO A DISTÂNCIA É MUITO GRANDE PARA O ATLÉTICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! NÃO TEM SENTIDO ESTOURAR OS JOGADORES PARA UMA COISA QUE JÁ FOI!!!!!!!!!!!!!!

          • janca

            Mas é isso que digo. O Corinthians está na parte do meio da tabela, então não tem muitas pretensões no campeonato. Muito difícil ser campeão, muito difícil ser rebaixado, tem mais que focar mesmo no Mundial.

    • É sr. Fabio em 2010 podia. São Paulo e Palmeiras fizeram aquela palhaçada,tanto é que a CBF colocou os jogos finais no final da tabela justamente pra evitar essas situações,e pelo visto o jogos serão no final da competição e não agora.O Palmeiras foi na onda da imprensa até o marcos instigado por alguns reporteres falou um monte pros corintianos,desfilaram em carro aberto e AGORA JOSÉ!
      O time todo mudo sabia era fraco e continua fraco,e o primeiro que vai abandonar o barco será o Felipão.

    • Kanka

      Igual ao que Palmeiras, Santos e São Paulo fizeram em 2010? E olha que o São Paulo estava a apenas 10 pontos do líder e o Palmeiras não tinha mundial para se preocupar. Isto mostra que infelizmente o Brasil não está preparado para pontos corridos.

    • LEMBRA DO REBEIXAMENTO EM 2007??LEMBRA COMO JOGARAM VOCES,”CO-IRMAOS”CONTRA OS ADVERSARIOS DO REBAIXAMENTO?LEMBRA DAS TORCIDAS DE RS,MG,SP,RJ.TOCENDO PRO CORINTHIANS CAIR?LEMBRA DO FERNANDAO DANDO CHURRASCO PRO TIME DO GOIAS,NO DIA ANTERIOR A JOGAR CONTRA,JOGO QUE DEFINIA O REBAIXAMENTO?LEMBRA DA” INVASAO” ARGENTINA EM SP NA FINAL CONTRA O BOCA??BEM,NOS TAMBEM LEMBRAMOS.O VENTO QUE SOPRA ALI,SOPRA AQUI TAMBEN.SO POSSO DIZER A QUEM SE SENTIR PREJUDICADO:FODANNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNSE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!JOGUEM BOLA E VAI TORCENDO CONTRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!NOS SEGUIMOS GANHANDO TITULOS!!!!!!!!!!!!!!!E NAO ESQUECA DE PAGAR A TAXINHA DO ESTADIO!!!!!!!!!!!!!!!!!
      MARIO CARRANZA

      • KKKKKKKKKKKKKKKKKKK GOSTEI MARIO ESSA FOI MUITO BOA OU SEJA PAU QUE BATE EM FRANCISCO TB BATE EM CHICO!!!!!!!!!!!! HÁ POR FALAR EM PAU ACALMEM-SE BAMBIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Milton Cavalcanti Macedo

        MARIO FALOU TUDO…OS ANTIS QUE SE F….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • marco piacitelli

      Ai fala serio meu !!!!se fosse Sao paulo;palmerinha ,santinho seria sacanagem mesmo iam entregar legal pois so aparecem na midia quando falam mal do timao ou podem tentar preejudicar!!!
      agora timao nao entrega nunca meu !!!

    • Milton Cavalcanti Macedo

      Fabio, porque o Corinthians tem que pensar nos rivais? Quando ele precisou dos dois pra ganhar o campeonato de 2009..ENTREGARAM NA CARA DURA..quem deveria se cuidar pra não estarem nessa situação são eles..cada um cuida do seu…continuem torcendo pro Boca..PEDE AJUDA LA NA BOMBONEIRA…
      SE FOSSE O CONTRARIO VC NÃO ESTARIA COMENTANDO ISSO…

    • O Corinthians contratou os jogadores do elenco, paga em dia o salário de todos, então poupa os jogadores que quiser, contra o time que achar melhor. E NINGUÉM, PRINCIPALMENTE TORCEDORES DE OUTROS TIMES TEM QUE DAR PALPITE. DECISÃO DO TIMÃO!!!

    • luciano

      Pois é ! No BR 11 , o Luis Felipe Scolari qdo perguntado se usaria força máxima contra o Fluminense respondeu que sequer sabia da existencia do jogo ” Vai ter jogo domingo , não sei !” em bom gauchês! Naquela ocasião , o mesmo disse que tinha que pensar exclusivamente no palmeiras e os outros que tratassem de ganhar seus jogos , portanto , em 2012 a recíproca se faz verdadeira !

    • Adriano

      Acho que o Corinthians tem todo o direito de escalar e poupar quem quiser pro Mundial . Se fisesse isso sem nenhum objetivo , os outros times até poderiam reclamar , mas esse não é o caso , ja que o foco do Corinthians é preparar o time pro Mundial , usando o BR-12 pra isso , e todos sabem disso . Aos outros times paulistas que estão preocupados com o que Timão vai fazer ou não , fica a dica que o próprio Corinthians aprendeu no BR-10 , e usou no BR-11 , NÃO DEPENDER DE NINGUEM , ganhar seus pontos nos seus jogos , sem se preocupar com os outros . Se o Palmeiras não quer ser rebaixado , e o São Paulo quer vaga na Libertadores , é simples , só os 2 ganharem seus jogos . E deixem o Corinthians pra nós , os Corithianos nos preocupar .

    • RODRIGO-BH

      Ninguém tem o direito de reclamar do Corínthians por utilizar jogadores reservas para a Libertadores. Só não pode esquecer que também poderá provar desse mesmo recurso no futuro.

  • Drumond

    Perfeito Janca. Além disso, não sei porque estão reclamando, o Corinthians ganha deste fraco time do Figueirense até com o sub-20, é só querer.

    • janca

      Reclamam… Mas como disse anteriormente quando o Corinthians poupou contra Fluminense e Grêmio, por exemplo, lá no primeiro turno, são-paulinos e palmeirenses não disseram nada. Até porque o Palmeiras também poupou jogadores no primeiro turno pensando na Copa do Brasil. E está pagando o preço por isso até agora, se bem que o título da Copa do Brasil levou. O São Paulo não poupou, decisão do Emerson Leão que também tem de ser respeitada.

      • Milton Cavalcanti Macedo

        O TIMÃO TEM RESOLVER OS PROBLEMAS DELE…OS ANTIS QUE RESOLVAM OS SEUS..NEM ERA PRA ESTAREM DISCUTINDO ISSO…

  • guilherme

    qdo o tite colocou o time reserva contra a porcada e ganhou ninguem fala nada!!! o Corinthians tem 30 jogadores no elenco joga quem o tite escolher!! E chora quem quiser!! kkkkkk

  • Wagner d

    Nossa…..que engraçado, em 2010 quando o Corinthians estava brigando pelo titulo, o palmeiras, o são paulo, o Santos, todos entregaram seus jogos para que o todo podero não ganhasse o campeonato daquele ano. Agora é justo que o timão entregue todos os jogos para prejudica-los, esse é o troco. Ainda diria mais, temos que perder todos os jogos para os times que estão na frente deles, para que não cheguem em lugar algum……………KKKKKKKK

    • janca

      Mas não acho que se trate de “vingança”, algo assim. O Corinthians tem que pensar nos seus interesses. E o principal deles agora é o Mundial. Porque ganhar o Brasileiro duvido que ganhe, inclusive por conta das mazelas do calendário brasileiro, que coloca o início do Nacional junto com as finais da Copa do Brasil e da Libertadores, reservando muito espaço pros Estaduais. Espaço demais pra Estaduais sem graça, em geral.

  • Vaz

    Em príncipio não concordo com esta postura quando ela não tem qualquer objetivo maior a não ser causar prejuizo a alguém. Neste caso é justo o time estar mais preocupado com o Mundial do que um brasileirão onde as possibilidades de conquista são remotas.
    Faltam 17 rodadas para quem não quer cair ou quem quer ganhar o título tratarem de não perder pontos preciosos, portanto os tais “prejudicados” dependem deles e não do Corinthians ou de qualquer outro. O Santos em 2011, jogou com time mixto em uma situção igual a do Corinthians atualmente e não ouvi nenhuma chiadeira. Não vejo na atitude do time qualquer fato que vá prejudicar alguém o que ocorreria se somente nas duas ou tres últimas rodadas viesse a jogar com time reserva com adversários históricos dependendo de seus resultados.Estas atitudes só se prestam a criar mais ódio entre as duas torcidas que já passaram do limite a muito termpo mas que parece os dirigentes não darem a mpinima inportância (quer mais que o Sr Andrés afirmar qÁ
    Vergonhoso e indecente é assistir como vem ocorrendo a várias edições de brasileirão, times nas últimas rodadas do campeonato, jogando com “reservas” ou mesmo anunciando para quem quiser ouvir que mesmo fora de qualquer disputa irá jogar como nunca para que determinado time não ganhe o campeonato ou seja rebaixado, só para ficar no exemplo, situação que este mesmo Palmeiras que agora reclama fez com os corintianos em 2011 chegando ao rídiculo de na última rodada tentar ganhar até na briga para favorecer o Vasco (o que seria obrigação de jogar sério vira “esquema de mala branca” com pagamento de bicho extra e outras atitudes condenáveis).

    • janca

      Mas sabe que em tese não sou contra incentivo financeiro para um time ganhar? O que não dá pra aceitar, lógico, é para um time perder. Mas no caso o objetivo do Tite ao poupar desde já alguns atletas, via revezamento, para o Mundial é extremamente válida. Pelo menos a meu ver.

  • Vaz

    Desculpe a falha e concluindo o cometário, o Sr Andrés afirmou ontem que não dormiria na concentração da seleção pelo fato do hotel estra dentro do CT do São Paulo. Isto é rídiculo e mostra bem a mentalidade geral dos dirigentes do nosso futebol que acaba terminando nas arquibancadas e nas ruas no entorno dos estádios envolvendo violência, mortos e feridos. É o melhor do estilo dirigente torcedor.

    • janca

      Nem tinha ouvido essa declaração, mas como dirigente da CBF que hoje ele é não faz sentido nenhum. É pensamento pequeno, digamos assim. Pelo menos eu acho.

    • Kanka

      Faria o mesmo. Não suporto cheiro de Bambi. Não entro no panetone nem para assistir show.

  • valter

    Janca,

    Ninguém reclamou no inicio do campeonato, qdo o Tite escalou time misto ou reserva pra jogar e praticamente saiu da disputa do título à partir daí. Também o corinthiano não reclamou dos times que escalaram seus titulares nesses jogos, quando ele (Corinthians) jogava com os reservas.
    Quem está na parte inferior da tabela de classificação também não pode reclamar. Tem “time” com elenco cheio de “juquinhas” e vai cair. E EU VOU ADORAAAAAAAAAAAAAR………………….

    • janca

      Na verdade no início do campeonato achei muito arriscada a estratégia do Tite. E se perdesse a Libertadores? Foi o que aconteceu com o Santos e o resultado está aí, com o time caindo pelas tabelas. Mas agora é diferente. O Corinthians está na parte intermediária da tabela _inclusive por conta de mazelas de nosso calendário_ e tem que priorizar mesmo o Mundial. No Brasileiro não tem, a meu ver, maiores pretensões.

  • Jorge

    quem que está sendo poupado para o jogo contra o figueirense??? apenas o Alessandro e Danilo, os demais não podem jogar por estarem convocados para seleção ou estarem suspensos…. tem gente por ai que ja esta chorando antes de ser rebaixada!!!

  • DE MAIS A MAIS O TIMÃO ARRISCOU TUDO NA LIBERTADORES E OS JOGADORES TERMINARAM A COMPETIÇÃO ARREBENTADOS PELA BATALHAS COM VASCO, BOCA E SANTOS E AGORA É HORA DE COLHER OS FRUTOS DOA A QUEM DOER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Fernando

    Mas que irônico ver alguns comentários palestrinos postados aqui! de repente a porcada virou moralista!!!
    Onde estavam estes porcos chorões há dois anos atrás quando o Sr.Felixão pôs o time reserva contra o Fluminense, sem nenhuma necessidade, já que tinham sido eliminados da Sulamericana pelo Goiás três dias antes? além de colocarem o time reserva, ainda entregaram o jogo na cara dura.

    Que não dependam de nós para nada neste campeonato, senão é porcada na segundona em 2013…e com festa!

  • valter

    Janca,

    O Corinthians não precisa e não deve “entregar” jogo para qualquer adversário ser rebaixado. Nenhum time deve fazer isso. No caso do Palmeiras, é o próprio Palmeiras quem está entregando seus jogos. Trata-se de um elenco muito fraco e vai brigar até a última rodada para não cair. Mas, eu tenho muita fé que ele dispute a segundona em 2013, 2014, 2015, etc…

    • janca

      Mas eu nunca falei em entregar jogos, claro que não. Poupar jogadores ou escalar time misto quando achar conveniente, a meu ver, é outra coisa. E um direito de um time que está no meio da tabela e cujo foco é o Mundial de dezembro.

  • flavio

    Entregaram para o fluminense em 2012! E agora??

  • Tato I

    Naturalmente escalará um time mais próximo do ideal contra rivais (Santos, São Paulo, Palmeiras) e outras equipes que encabeçam a classificação (Galo, Fluminense, Grêmio…), pelo simples fato de serem partidas com chances reais de se medir o potencial da equipe e estudar possibilidades de mudanças no esquema tático. O perigo é quebrar o ritmo de jogo de alguns titulares. Entendo também que agora (conquistada a libertadores) a prioridade é o Mundial mas fazendo um BR-2012 mediano, sem muitas pretensões porém longe de fazer uma campanha ridícula. Também não creio que ele (Tite) arrisque lesionar alguma peça chave do elenco.

    • janca

      Isso eu também acho um perigo, a quebra de ritmo de jogos de alguns titulares, é um cuidado que o Corinthians deve ter, sim. Mas imagino que Tite esteja de olho nessa questão, claro. De bobo ele não tem nada.

  • Rogerio

    ESTOU LENDO MUITA IPOCRESIA AQUI, TODO TIME QUANDO TEM CHANCE DE FERRAR O OUTRO O FAZ, E AGORA TEM UM MONTE DE ESPORTISTA SE SENTINDO PREJUDICADO E FALANDO EM PUNIÇÃO… FALA SÉRIO, COMO LI ANTERIORMENTE E TODOS SABEM SÃO 38 RODADAS, UM TIME NÃO DEPENDE DE UM JOGO PARA CAIR OU SER CAMPEÃO, O NEGOCIO É CADA UM COM SEUS PROBLEMAS. QUE VENÇA O MELHOR E QUE CAIA O PIOR.

    • Tato I

      Isso aí. Que cada time faça seu dever de casa. A campanha do Corínthians diz respeito apenas a torcida deles. Sou Atleticano mas nem por isso vou reclamar da escalação do Corínthians no domingo que passou. Quem quer ser campeão tem que passar por cima de tudo e de todos.

      • Tato I

        A única ressalva que faço é quanto as “entregadas”. Acho “entregar uma partida” pouco ético e profissional. Se jogarem os reservas que eles comam a grama e honrem a camisa do clube, seja ela qual for.

        • Milton Cavalcanti Macedo

          TATO…ENTREGADAS NÃO É FEIO SÓ PORQUE SE TRATA DO CORINTHIANS ..ESSAS ENTREGADAS TIRAM UM CAMPEONATO BRASILEIRO DO TIMÃO…ELES QUE SE VIREM..QUEM ENTROU NA ZONA DO REBAIXAMENTO FORAM ELES..E QUEM ESTA TENTANDO ENTRAR NP G4 E ESTA FORA POR ENQUANDO SÃO ELES…

        • janca

          Concordo contigo. Entregar nunca. Como você bem colocou, se jogarem os reservas que comam a grama e honrem a camisa do clube, seja ela qual for. É isso mesmo. Abs.

      • até que enfim alguém lúcido nessa loça! Parabéns pelo comentário!!!!!!!!!!!!!!!!!! E vai Corinthians !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Vaz

    Janca, este pessoal que reclama de um possível corpo mole do Corinthians, deveria levar em consideração que apenas 9 pontos separam o Corinthians da Zona de rebaixamento, portanto apesar de Tite poder poupar alguns jogadores para que não cheguem na época do Mundial com jogadores esgotados e em condições físicas ruins (Internacional pagou caro pelo cansaço dos seus jogadores e por isso não chegou a final do Mundial), o que faz bem em um jogo contra o lanterna (teoricamente apenas teoricamente um jogo “fácil” já que o Figueirense vem enfrentando sérios problemas internos) para que possa diante de times mais fortes entrar com o time titular.
    Ganharia se distânciando da zona do rebaixamento (imagino aqui em uma conta meio na base dos campeonatos anteriores que para não correr riscos os times devão chegar a 47, 48 pontos), não correria o risco de nas últimas rodadas expor seus titulares em jogos contra Santos e São Paulo por exemplo precisando vencer, manteria o ritmo de jogo sem pressões por resultados que poderiam levar a desgastes desnecessários e lesionar algum atleta. Para o Corinthians, seriam 20 pontos em 51 possíveis.
    esta aparentemente é o receio do Palmeiras já que teria que fazer 30 pontos para chegar neste ponto ou seja ganhar 10 jogos entre eles contra Santos, São Paulo, Corinthians, Atlético, Cruzeiro, Vasco, Fluminense, Internacional e Grêmio. Não será fácil.
    A situação seria mais confortável para o time e penso que esta será a atitude de Tite acabando com os riscos o mais rápido possível.

    • janca

      Claro que tem de se preocupar com a questão do rebaixamento, se ficar muito perto da zona do descenso a história muda. Mas imagino que o Tite vá querer correr riscos calculados. Sabe que se o time cair será uma tragédia. Mas vejo poucas chances de isso acontecer. Via mais no primeiro turno. Como vejo poucas chances também de ser campeão, por isso tem que levar em “banho maria” o campeonato e focar no Mundial, que é prioritário. Repito: se tivesse boas chances de ser campeão ou grandes possibilidades de cair a história teria que ser diferente. Mas não acho que seja o caso.

      • CONHECEDOR

        QUANTO A REBAIXAMENTO, HISTORICAMENTE EM PONTOS CORRIDOS, 46 É SUFICIENTE. PELA PROJEÇÃO DESTE BRASILEIRO, 44 OU ATÉ 43 SALVAM. FALTA AO TIMÃO 5 VITÓRIAS APENAS PARA ISSO. TRANQUILO. PODE POUPAR A VONTADE. AGORA O PALMEIRAS, BARBAS DE MOLHO.

  • Marcos

    Também concordo que tem todo o direito, mas depois não reclame quando os outros se utilizarem do mesmo expediente.

  • Marcos

    IQUÊ CORINTHIANS NIKON

    • IKE E NAO IQUE LOL

  • Marcos

    OPS NIPON

    • marquinho

      burro

  • Milton Cavalcanti Macedo

    O TIMÃO JA AJUDOU OS BAMBYS ESSA SEMANA QUE PASSOU, TIRANDO PONTOS DO FLUMINENSE E DO ATLETICO…QUE MAIS ELES QUEREM?

  • cosme

    SIM MEU TIMÃO TEM TODO DIREITO DE POUPAR JOGADORES,MAS COMO TORCEDOR DO CORINTHIANS EU NÃO ESPERO NADA MAIS QUE COMPROMETIMENTO NO BRASILEIRÃO,É JOGAR PRA GANHAR E GANHAR,SE ISSO VAI AJUDAR OU ATRAPALHAR RIVAIS NÃO É DA MINHA CONTA,TIME GRANDE NÃO ENTREGA JOGO,TEM QUE TER CARATER E VERGONHA NA CARA,TEM QUE SE MUDAR O FUTEBOL BRASILEIRO,USAR RIVALIDADE COMO DESCULPA P/ MAU CARATISMO É INACEITÁVEL,ANTI-ÉTICO E VERGONHOSO…

  • Ado Marcelo

    Eu aprendi que aquilo que não é contra a lei é legal. Digo isso porque dizer que o Corinthians tem o direito de escalar quem quiser é ‘chover no molhado’. A questão não deve ser essa, porque aí não cabe nem discussão. A questão aqui é moral e não legal. Até que ponto é moral você decidir quais adversários vai enfrentar com força máxima. Ao que tudo indica a ideia seria jogar contra os lideres com time completo e poupar quando o adversário for da parte de baixo da tabela. O que me preocupa mesmo é que todo ano estamos tratando do mesmo assunto, times que poupam ou entregam e etc… Gostaria muito de ver discutido a mudança na classificação para libertadores, fazer a média dos últimos 3 anos. Acabaria ao menos com a desconfiança e quando um time poupasse alguém, é porque realmente precisa.

    • janca

      Mas poupar jogadores e entregar jogos são duas coisas completamente diferentes, Ado.

      • Ado Marcelo

        Eu sei que são diferentes.., por isso disse, times que poupam OU entregam. Mas embora diferentes acabam por desvalorizar o campeonato porque prejudica não só o nível técnico como prejudica o lado esportivo da coisa toda. Sobre entregar eu queria lembrar uma coisa curiosa, a torcida do SPFC e do Palmeiras pediu para os jogadores entregarem em 2010.. o resultado é que hoje a torcida do SPFC pede para o time jogar com raça e eles não conseguem., e o Palmeiras briga para não cair. Enquanto o Corinthians foi campeão no ano seguinte e depois ainda da libertadores. Se eu acreditasse em carma diria que mordeu o pé desses dois clubes. (e eu digo que entregaram não só baseado no que vi, mas o DATAFOLHA mostrou que o aproveitamente desses times contra o fluminense foi de 50% para baixo comparando com a média desses times nos outros jogos do campeonato).

  • Gilson D. Mendes

    Caro Janca, qualquer time, seja Corinthians, Santos ou quem ganhar a Cucaracha, vai poupar jogadores ao longo do campeonato visando o Mundial e todos os outros times irão reclamar. Fazer o que? mude o calendário para que se possa iniciar a disputa do campeonato somente apos final da Cucaracha ou libera geral: time que ganha a Cucaracha esta liberado de disputar o BR e vai somente fazer amistoso pelo mundo afora

    • janca

      O ideal é mexer no calendário, que está com problemas faz tempo. Vide jogos da seleção desfalcando os grandes times como irá acontecer agora mais uma vez. E os amistosos são contra África do Sul e China…

  • Fabio

    O Palmeiras nao pode reclamar. No primeiro turno o Corinthians jogou com o time todo reserva.
    E Ganhou….

  • Luciano

    Creio que quem critíca o seu texto não enxerga as coisas direito. Qualquer time que for campeão ou rebaixado (e isso também vale para o Corinthians lá trás), o será por culpa ou mérito próprio, vez que o campeonato, por pior que seja o calendário, não é feito de apenas um jogo, mas de vários, com turno e returno e todos jogando contra todos. Logo, esse papo de caímos ou ganhamos por causa de fulano, é mais desculpa do que realidade (não que isso não influencie, mas é apenas um pequeno pedaço do negócio). Outro ponto, penso que o pessoal confunde poupar com “entregar”. Acho mais fácil os jogadores titulares, no caso do Corinthians, fazerem corpo mole contra times teoricamente inferiores do que os ditos reserva. Dificilmente jogadores como Guilherme, Wallace, Martinez, entre outros, entregariam o jogo em troca de perder a chance de “mostrar serviço” para buscar a titularidade….

    • janca

      Concordo, esse é um ponto que muitos esquecem: o campeonato é feito de 38 jogos pra cada time, não de um só, Luciano. Abs. e boa quarta pra você, Janca

  • engraçado nao Janca?esses torcedores que agora repudiam a atitudo do tite,jamais comentaram algo sobre o ocorrido em 2010,onte saopaulinos e palmeirenses vetiram literalmente a camisa do fluminense e desavergonhada mente,jogavam objetos nos proprios jogadores de seus respectivos times,o porque do palmeiras nao ter reclamado quando o timao entrou com os reservas contra sua equipe?pq perderam?anti-jogo e falta de vergonha foram aqueles acontecimentos,alem de que os reservas do timao hoje tem capacidade para ganhar de qualquer um de sao paulo,incluindo os smurffs tambem!

    • janca

      Mas acho que a maioria entende a atitude do Tite. Não se trata de prejudicar adversários ou entregar o jogo, mas de focar no Mundial, o que é um direito do Corinthians.

  • eu ate entendo esse mimimi todo,sentir a pressao de ser rebaixado,aguça o faro de vitima,se estes torcedores tivessem um minimo de bom senso,ao invez de procurar pelo em cobra,deveriao era prestigiar suas equipes,pois sabem muito bem que,o que ocorre atualmente é totalmente diferente do ocorrido em 2010!vae CORINTHIANS!

MaisRecentes

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo

Verdão aflito



Continue Lendo