E o tempo passa…



A Fifa parece que desistiu de ficar pressionando o tempo todo o governo brasileiro, mas que a coisa anda feia para a Copa em determinados setores, anda.

É o caso dos aeroportos de Confins e do Galeão, considerado gravíssimo por alguns integrantes da gestão Dilma, que avaliam que dificilmente ficarão prontos para a Copa de 2014.

Na avaliação tanto de quem defende o leilão dos dois terminais, como foi feito com Guarulhos, Viracopos e Brasília, tanto de quem prefere esquema diferente, montagem de uma subsidiária com um sócio internacional, ficando a Infraero como majoritária, é provável que os dois aeroportos só fiquem prontos em 2015, um ano depois do Mundial.

Detalhe: as concessões de Guarulhos, Viracopos e Brasília, que também correm contra o tempo, foram feitas no ano passado. Galeão e Confins, porém, ficaram de fora e estão em pauta só agora, a menos de dois anos do início do Mundial.

Mas o tempo passa não somente para a questão aeroportuária e de mobilidade urbana, também quando o assunto é hotelaria ele segue correndo. A Fifa deve recomendar aos turistas e torcedores que vierem acompanhar a Copa no Brasil que evitem pernoitar em Cuiabá, Manaus e Natal. O motivo: falta de leitos para todos.

Sobre Cuiabá o alerta já foi dado por Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, que em breve deve se pronunciar sobre Manaus e Natal. A capital do Rio Grande do Norte, aliás, das 12 cidades que receberão jogos da Copa é a que mais preocupa até aqui. Na avaliação interna da Fifa “caminha devagar, quase parando”. Vale lembrar de novo que falta só pouco mais de um ano e meio para o início do Mundial. O que, convenhamos, é pouco, muito pouco. Passa num minutinho, num segundinho…



  • Tiago

    Bom dia Janca. Não entendi uma coisa. Você insinua que a Infraero é minoritária em Guarulhos, Campinas e Brasília. Ela não é. Tem 51% dos aeroportos, 49% foi a parte concedida para a iniciativa privada. Por acaso essas porcentagens mudam depois de um tempo? Depois de 10, 20 anos?

    • janca

      É sim. Nos três aeroportos que você cita a Infraero tem 49% de participação societária. É sócia minoritária, portanto.

      • janca

        Só esclarecendo pra quem não sabe que a Infraero é a empresa estatal que gerencia os aeroportos brasileiros. No caso de Guarulhos (ou Cumbica), Viracopos (Campinas) e Brasília ficou com 49% de participação no novo modelo adotado, sendo sócia minoritária, portanto.

  • Tiago

    Não entendi bem outra coisa. Caso Galeão. Se ficar pronto em 2015 pras Olimpíadas tudo ok, é isso? Problema é com Copa. Certo? Abç Janca

    • janca

      Se ficar pronto em 2015, porque mesmo os organizadores da Olimpíada estão preocupados com a questão do Galeão e não escondem isso. Claro que o caso mais grave é o da Copa, porque acontece dois anos antes. Mas a preocupação se estende para 2016 também. Porque o que tem de obra atrasada. E nesse ritmo… Abs. e boa semana procê, Janca

  • alessandro

    BOM DIA JANCA,MAIS UMA VEZ FICA DEMONSTRADO QUE O BRASIL NAO E UM PAIS SERIO,EU ACREDITO QUE ESSAS OBRAS FICARAO PRONTAS SIM A TEMPO MAS O CUSTO TODOS SABEMOS,PODE ESCREVER AI QUE NO MEIO DO ANO QUE VEM QUANDO ESTIVER FALTANDO 1 ANO PARA A COPA VAO DESPEJAR UMA MONTANHA DE DINHEIRO NOS AEROPORTOS,PARA FAZER AS OBRAS ACELERAREM,NO BRASIL E DESSA FORMA QUE OS POLITICOS ENCHEM OS BOLSOS,AINDA MAIS QUE EM 2014 TEREMOS ELEIÇAO AQUI,ELES DESPEJAM MONTANHAS DE DINHEIRO PARA AS CONSTRUTORAS QUE POR SUA VEZ DESPEJAM UM CAMINHAO DE DINHEIRO NAS CAMPANHAS DE 2014,NAS COMISSOES POR BAIXO DOS PANOS(AS FAMOSAS “BOLAS”)ETC.
    E INFELIZMENTE JA ESTAMOS ACOSTUMADOS A ISSO,POIS A POPULAÇAO NAO APRENDE E MANTEM ESSAS PESSOAS APEGADAS AO PODER EM SEUS CARGOS.

    • alessandro

      E PODE ESPERAR QUE NO PERIODO DA COPA VAI FICAR DIFICIL PARA QUEM PRECISA SE DESLOCAR INTERNAMENTE PELO BRASIL SE NAO CONSEGUIREM FAZER OS AEROPORTOS,PODE TER CERTEZA QUE VAO ACHAR ALGUM MEIO DE LIMITAR A CIRCULAÇAO DE VOOS INTERNA PARA ATENDER OS VOOS INTERNACIONAIS E QUE SE DANE QUEM NAO ESTIVER LIGADO A COPA E NAO CONSEGUIR TRABALHAR,VIAJAR ENFIM SEGUIR SUA ROTINA NORMAL.

    • janca

      Esse é o problema ou um dos problemas, Alessandro, o custo. Porque deixando tudo pra última hora, como acabou acontecendo, a tendência é pagar mais. O custo sobe mesmo. E quem arca com ele somos nós, contribuintes. Abs.

  • Jose Antonio

    Meu caro a coisa ainda esta pior… Rio de Janeiro, pegar Taxi no aeroporto é um calvário… Quando consegue os carros estão caindo aos pedaços, não ligam o ar condicionado para economizar, papo furado dos motoristas sem noção, rodam sem necessidade para aumentar a corrida, para o centro ninguém quer fazer a corrida é muito perto do aeroporto. Hotéis caros, alimentação cara, um absurdo, transito caótico, sensação de insegurança. Pior, não é exclusividade do Rio é em todo Brasil… Que venham os turistas passar por este calvário… A FIFA! Já conseguiu seus 90000 colaboradores para trabalhar de graça na copa… Viva o Brasil!

    • janca

      E como você disse não é só no Rio, não, embora no Galeão seja um caos mesmo. Em Santos Dumont pelo menos a questão dos táxis parece estar mais avançada. Nunca tive problemas por lá nem espero ter. Já o Galeão… Além da questão de táxi recentemente havia muita goteira, o aeroporto parecia esquecido, abandonado. Uma lástima mesmo. Abs.

  • Roberto Junior

    Janca, o buraco da aviação é mais embaixo.

    Hoje, o maior problema dos aeroportos brasileiros é a falta de pátios de estacionamento para comportar o elevado número de aeronaves que circulam no nosso espaço aéreo. Muito desse déficit se dá por conta não somente das deficiências de infra-estrutura, mas também por causa da falta de planejamento dos exploradores de aeronaves. Os caras, visando o lucro extremo, aumentaram a oferta de transporte sem observar se havia condições técnicas para isso.

    Visando atenuar tais efeitos, já foram adotadas algumas medidas como, por exemplo, estabelecer, naqueles aeroportos de maior movimento, horários específicos para cada empresa/proprietário de aeronave explorar.

    Enfim, não cabe fazer sobre dissertação sobre a superlotação dos ceus aqui, mas tenha certeza que ele é um problema mundial e que envolve uma série de fatores que vão muito além da infraestrutura aeroportuária. E que é necessário sempre prezar pela segurança, palavra mágica muitas vezes deixada de lado por conta do tal do dinheiro.

    Abraço!

    • janca

      Valeu pelo comentário e pelas informações pertinentes. É uma questão preocupante mesmo e como você diz uma questão que está diretamente ligada à segurança. O pessoal _imprensa inclusive_ só se lembra dela, segurança, quando acontece alguma tragédia, na hora de um desastre ou acidente aéreo, enfim. Mas a infra pra quem chega ao país e pra quem sai também é lastimável, vide as horas que você perde na fila. Se bem que no JFK, em Nova York, isso também acontece… Abs. e boa segunda pra você, Janca

  • Victor Corintiano

    Boa tarde Janca
    Concordo que algumas obras estao sim atrazadas, mas aos poucos tudo esta se ageitando. Acho que ateh 2014 tudo estara pronto, incluzive a Arena do meu Timao que sera linda.
    Temos que dar esse apoio a Lula e a Dilma pois jah fizeram mto pro brasil e vao faze mto mais. foi o lula que trousse copa do mundo e olimpiadas pra ca temos que agradecer a ele. e vamos apoiando q essa copa vai ser linda, a melhor da historia e com o brasil saindo campinhao numa final contra a argentina, jah imajinou????
    Parabens ao PT por estar mudando a cara do brasil e construindo novos estadios e aeroporto! obrigado!

    • janca

      ??????????

    • Thaisa

      Só podia ser Corinthiano e petista.
      Leigo, deslumbrado e assassino do bom português.
      Ai que dor…

      • Marcos Vinícius

        Acho que no lugar das interrogações deviam ter exclamações. Eu contei dezesseis erros de português,desconsiderando a falta de concordância verbal.

        E não gostaria de entrar nessa questão,mas achei que o Lula foi sim um excelente presidente.

    • ONCE CALDA DA ZL

      primeiro: volte pra escola que nem escrever voce sabe, o Lula esta riquissimo com os 8 anos de presidente, com certeza ele nao consegue mais se reeleger, o povo cansou das suas safadesas, ajudou sim a arrumar dinheiro e enrolar os demais politicos para construir o estadio do curintias, que dizem ser muito ricos e nao tem grana para comprar o terreno e construir, o terreno é da prefeitura.
      Os gambas tem que tomar vergonha na cara e pararem de mentir, inclusive o Lula, agora juntou mais o Andrez cara de abacaxi, o pansunaldo e o marin, uma panela das mais sujas que estamos vendo.

    • Renato K.

      É a cara do Brasil. Pobre Brasil …

    • Rodrigo

      campinhao doeu a alma!!!

      Brasil-sil-sil

  • ONCE CALDA DA ZL

    INFELISMENTE SERA A PIOR COPA QUE O BRASIL VAI REPRESENTAR EM TODOS OS SENTIDOS, TRANSPORTES, HOSPEDAGENS, COMISSAO TECNICA, VAMOS PASSAR A MAIOR VERGONHA MESMO, E TEM GENTE EMPOLGADOS COM ISSO, NINGUEM DOS POLITICOS ESTAO PREOCUPADOS COM A SAUDE DO POVO, HOSPITAIS FALTANDO TUDO, SALARIOS DEFESADOS, DEPOIS DIZEM QUE COPA TRAS BENEFICIOS, TUDO MENTIRA, TRAS BENEFICIOS MOMENTANEOS E PRINCIPALMENTE PARA OS CARTOLAS, PARA O POVO MESMO NAO MUDA NADA, IMAGINE POR EXEMPLO EM BRASILIA, MANAUS, NATAL, CUIABA, PRA QUE SERVIRA UM ESTADIO COM A GRANA ALTA QUE ESTAO SENDO GASTOS ? NESSE ESTADIO TERAO GRANDES JOGOS QUE RECUPERARÁ OS SEUS GASTOS ? SAO SERIA MAIS BENEFICO TEREM CONSTRUIDOS ESCOLAS E HOSPITAIS JKA QUIE É GRANA PUBLICA ? E TEM GENTE APLAUDINDO ASSIM COMO O BALOFONALDO.

    • janca

      Não acho que vamos passar vergonha, não, mas que a Copa poderia ser muito melhor se tivesse sido planejada adequadamente, podia. Abs. ah! Sobre esses estádios a questão é o que fazer depois com eles? Como pagar a conta? Cuidado com elefantes brancos…

  • Luiz Marfetán

    Ainda não engoli Copa de Mundo e Olimpíadas num pais onde falta tanta coisa. Acho, apesar de ser admirador, que foi a pior coisa que o governo do Presidente Lula fez. Isso sem contar o “itaquerão”.

    • janca

      Sou contra a forma como o estádio do Corinthians foi viabilizado, mas não era contra a Copa nem a Olimpíada aqui. O problema é que o que estamos fazendo (ou não estamos fazendo) para receber esses dois eventos, que em tese trazem grandes oportunidades. Mas o custo pode ficar nas alturas se mal planejado. E lamentavelmente acho que nem planejado foi. A Copa, digo. A Olimpíada só não pode repetir o exemplo do Pan _legado diminuído e orçamento multiplicado por dez.

  • ONCE CALDA DA ZL

    Tem penáceos inclusive reporteres que na maior cara de pau, acham que os demais times grandes de SP irão mandar seus jogos lá, eu vi isso.
    Imagine se o Sao Paulo, Palmeiras com suas arenas modernas e novinhas irao querer mandar jogos naqueles canfudéu onde o Judas perdeu as botas ?
    O Santos jamais mandaria seus jogos lá, teria que tomar vacinas contra a febre amarela kkkkk muita dengue por lá.

  • Dorival

    Caro Janca
    O que eu creio que é o pior de tudo é que as agencias de viagens internacionais avisam aos turistas que querem ir pro Brazil: Vá por sua conta e risco.
    O que a gringaiada tem medo do Brazil é uma grandeza, deve acontecer o que aconteceu na África do Sul 80% dos ingressos foram vendidos internamente ao preço de $20.00 reais causando um prejuízo sem precedentes para o país sede.
    Veja as estatísticas de lá e veja o que aconteceu a FIFA não perde nunca eles enchem o cofre e o país sede fica com os prejuízos.
    A FIFA sempre escolhe os países mais corruptos para organizar a Copa, pois sabem que é mais fácil ganhar os por fora, obrigando o país sede construir estadios novos, veja quem são os próximos Rússia e Quatar leia a história deles e veja que a corrupção é igual ao Brazil. Tamos FU e mal pago e quem vai pagar a conta sera os pobres não pense por um segundo que os 5% dos ricos vão arcar com os prejuízos.
    Enquanto não tivermos um sistema de educação que ensinem as pessoas entenderem como o mundo funciona isto não vai mudar.
    Um abraço.

    • janca

      Acho que não é bem assim, Dorival. A África do Sul tinha uma imagem pior do que a do Brasil e em termos de segurança, acredite ou não, estamos melhores do que eles _sul-africanos. O que acontece é que, com a crise da Europa, não sei se teremos tantos turistas dispostos a gastar fortunas, não. Agora que a Fifa vai fazer a festa em termos de grana, vai. Às nossas custas. Porque não nos preparamos bem. Se tivéssemos nos planejado poderíamos fazer uma Copa dentro da nossa capacidade, sem gastar fortunas e deixando um legado maior do que o que vai ser deixado no final. Abs.

  • renato sa

    Imagina um cara ter que sair de Salvador, Fortaleza, BH, SP ou outra cidade que seja, enfrentar umas 3 ou 4 horas de voo até Manaus (se tiver voo direto), ver o jogo e voltar, mais 3, 4 horas. Chega as 6 no aeroporto, desce as 11 no outro. Vê o jogo, volta pro aeroporto e quando der umas 8 ou 9 da noite está de volta numa dessas cidades. Está de volta quebrado, cansado. Logo, não teve tempo para gastar em Manaus e não terá disposição para gastar na cidade em que está hospedado. Dia perdido.

    • janca

      Risos. Ou melhor, rir para não chorar, porque os aeroportos do país andam um caos. Antes fossem só os aeroportos. O que dizer da educação e da saúde pública, que deveriam ser um dever do Estado??? É mesmo de chorar.

      • renato sa

        Aliás…. é o que eu digo. Antes boas escolas que bons aeroportos. Ou melhor, primeiro ter boas escolas, para aí sim ter bons aeroportos!
        De qualquer forma, fiquemos com o presente de dia da “independência”… a Seleção em solo brasileiro…..

        • janca

          O pior é que não temos boas escolas, bons hospitais públicos, transporte coletivo decente nem aeroportos adequados, Renato. E jogar contra África do Sul é fogo… Depois tem China… Amistosos pra levantar moral do Mano? Assim fica difícil reaproximar o time dos torcedores. Que coisa! Abs.

  • Claudio

    É lamentável isso. O Brasil foi escolhido como sede da Copa em 2007 e o Rio como sede das Olimpíadas em 2009 e até hoje parece que o Governo Federal não sabe o que fazer com o Galeão e Confins. No caso do Galeão, não é por falta de pressão, pois o governo do Rio vem pedindo há tempos a sua privatização. Privatizar nem sempre significará melhorias (dependendo da forma de concessão), mas seria um sopro de esperanças de que as coisas melhorariam um pouco. Lamentável isso tudo.

    Janca, você saberia nos dizer o que mais preocupa com relação às olimpíadas? Confesso que já “desisti” de esperar uma Copa à altura da grandeza dessa país e aposto minhas fichas numa boa organização da olimpíada. Confesso que além do Galeão, me preocupa a construção do Parque Olímpico devido ao imbróglio envolvendo o Autódromo de Jacarepaguá.
    Abs!

    • janca

      No caso da Olimpíada uma das grandes preocupações é o setor hoteleiro. As instalações esportivas acho que ficarão bem bacanas, Claudio, mas pra mim deveriam ser estruturas removíveis, que pudessem depois ser deslocadas para outras regiões, estruturas desmontáveis, que possam ter um uso pós-Olimpíada. A mobilidade urbana também preocupa, incluindo aí a questão da chegada ao Rio _ou seja, Galeão, já que nem todos entrarão pelo Santos Dumont, claro. Em relação ao deixar para a última hora é uma lástima mesmo. Abs.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo