A Lusa e a arbitragem



Não gosto muito de ficar criticando arbitragem, mas queria comentar a atuação de Heber Roberto Lopes no jogo de ontem, em que o Vasco bateu a Lusa por 2 a 0 em São Januário.

Houve muita confusão após a partida, com representantes da Portuguesa achando que o time foi “roubado”. Não acho não. Mas que foi prejudicado pela arbitragem, pelo menos a meu ver, foi. Confesso que não entendi a expulsão de Valdomiro. Pra mim não foi lance pra expulsão, ele cometeu falta em Dedé, mas nada que justificasse o vermelho que deixou a Lusa com dez ainda no primeiro tempo.

Gostei do comentário sereno do técnico Geninho após o jogo. Ele dizia que não acha que há um complô contra a Portuguesa e que não supõe que houvesse má intenção contra sua equipe, mas que o árbitro foi infeliz em três lances importantíssimos para mim foi. E para Geninho também.

Posso até ser suspeito pra falar porque torço para a Portuguesa, mas não acho que o time esteja sendo prejudicado pela arbitragem neste Brasileirão. Foi ontem, mas nos demais jogos, não. Ou pelo menos não como ontem. Em alguns até acabou favorecida, em outros, não, o que faz parte do futebol. Arbitragem é um assunto polêmico mesmo. Se o que ocorreu ontem no Rio tivesse sido contra um time de maior torcida a repercussão seria maior. E ó que a CBF trocou o comando da arbitragem na semana que passou. Será um mau sinal? Sei não, sei não…

Prefiro pensar como Geninho. O árbitro errou e não teve má intenção. Apenas errou. Porque não tenho instrumento nenhum pra dizer que ele errou propositalmente, o que, aí sim, seria grave. De resto os erros acontecem, às vezes para um lado, às vezes para o outro. E resta à Lusa se recompor para a sequência do campeonato. Valdomiro, que dá segurança à zaga, fará falta na próxima rodada. Quanto à arbitragem, só espero que as mudanças no comando não tenham o intuito de proteger os mais fortes. Fiquemos de olho, enfim. Afinal ficar de olho não custa nada.



  • Martinelli

    Lusa foi garfada. Pênalti no Bruno Mineiro juiz não viu. Primeiro gol do Vasco idêntico ao lance do Valdomiro no Dedé. Gol foi validado pro Vasco, na hora do lance da Lusa Valdomiro a falta foi marcada e o Valdomiro levou vermelho. Arbitragem tendenciosa, não é a primeira vez que esse juiz prejudica a Lusa. Estranho a CBF manter um juiz que prejudica a Lusa nos jogos da Lusa. Tem tanto juiz por aí. Parece sacanagem.

    • Martinelli

      Sabe por que temos de ficar de olho na arbitragem depois da mudança por causa do Corinthians? Porque o Marin percebeu que quando o time de massa é prejudicado a gritaria não para, quando é um time como o Bahia ou a Portuguesa ninguém liga. Essa nova comissão vai prejudicar os mais fracos e ajudar os mais fortes pra não dar dor de cabeça pro Marin e pra CBF. Acho isso.

      • Galo

        Falam quando é o Corinthians. Ontem aconteceu com a Portuguesa, domingo passado foi com o Galo, eu tinha falado pra você, Janca, aquele gol do Cruzeiro tirou dois pontos da gente, acha que não vai fazer falta no final? É revoltante essa merda de arbitragem.

        • janca

          É que não vejo como um complô, como parece que vocês estão vendo. Um complô em favor de determinados times. Não vejo assim. De fato o Galo foi prejudicado contra o Cruzeiro por conta do segundo gol, mas não acho que tenha sido intencional. Erros acontecem. Mesmo ontem talvez o juiz tenha tido outra impressão sobre os lances que vocês citam, especialmente em relação à expulsão. Interpretação dele, que foi diferente da minha. A Portuguesa já chegou a ser beneficiada em um lance ou outro importante em jogos anteriores, ontem foi prejudicada. O que me chamou a atenção é que achei que foi em mais de um lance e confesso que não consigo entender a expulsão do Valdomiro. Mas daí a dizer que há má intenção é outra história e não tenho material nenhum pra dizer que houve. A Lusa foi prejudicada, “apenas” isso. E a meu ver. O que acho é que podemos, a partir do que vem ocorrendo, discutir outras coisas, como a profissionalização da arbitragem, que acho essencial.

          • kleber timao

            E o que dizer da arbitragem que beneficiou o Atletico contra o Fluminense?

          • janca

            Já citei neste blog. Acho que a arbitragem tem errado demais neste campeonato, embora não consiga ver má intenção. A não ser que me provem o contrário.

    • Só falta agora dizer que o gol do ten´rio foi impedido e um ters do vasco deveroam serem espulsos

      • janca

        Quem deveria ser expulso?

  • Tiago

    Sabe que sou rubro-negro, Janca, mas não é por ter sido a favor do Vasco que achei os erros de ontem mais graves do que aquele gol do Santos, aquele marcado com três impedimentos e que você defendeu o bandeirinha. É mais grave porque o bandeirinha errou num lance só, ontem foram erros em três lances que decidiram o jogo. Pênalti não marcado, gol que era pra ser anulado e expulsão injusta. Contra a Lusinha vale tudo, Janca kkk. Você conhece o futebol. Abç que o campeonato continua, Tiago

    • janca

      Mas se ontem ele errou em três lances diferentes, como você insiste, prejudicou a Portuguesa três vezes. Errando três vezes no mesmo lance, como foi o caso do jogo do Corinthians, prejudicou o Corinthians uma vez só. Agora um esclarecimento. Defendi o bandeirinha sim porque ele não pode ser o vilão da arbitragem brasileira. Vão dar a mesma punição para o Heber Roberto Lopes depois do jogo de ontem? Duvido. Mas se punem um, por que não punir o outro da mesma forma? Isso que questiono. Fulanizar o problema da arbitragem brasileira é um mal por si só. A discussão não tem que ser em relação a nomes, mas em relação à estrutura. E se os erros de ontem tivessem sido contra o Vasco certamente a gritaria seria maior, isso eu acho. Abs.

      • Regi

        Você está colocando a situação como se o Vasco não verecesse a vitória, pois o Vasco foi prejudicado também em lances de impedimento que não existiram. Contra o Gremio também o arbitro parou o tenório que tava pra fazer o gol e não existiu infração alguma. Mas o Vasco só ganha no roubo né ? É bem o Vasco . Você são tudo farinha do mesmo saco, é por pessoas como vocês que o futebol está perdendo credibilidade, comentaristas, jornalista, blogueiros, todos tendenciosos. Gostaria que o futebol pudesse resolver seus problemas como o futsal, voleibol, e outros esportes que tem a ajuda do video. Assim queria ver quem iria ser campeão boubado.

        • janca

          O Vasco mereceu vencer, não discuto isso, mas acho que a Lusa foi prejudicada pela arbitragem e o fato de o Vasco também ter sido em outros jogos não significa que tenha que ser beneficiado depois. Sobre o uso de tecnologia no futebol sou favorável, mas desde que com moderação.

  • Henrique

    Quando prejudicaram o Vasco contra o fluminense no gol do Thiago Neves e no penalti não marcado? os juízes são ruins e erram para todos os lados.

    • janca

      Eu também acho. Não acho que houve má intenção, houve erros, como houve erros no Vasco x Fluminense, conforme você apontou. Até por isso acho que o auxiliar de Santos x Corinthians não pode ser apontado como vilão da arbitragem brasileira, como se o problema fosse ele. Se todos fossem punidos por errar o Heber Roberto Lopes ficaria um tempo na geladeira… Abs.

  • Fogão sadio

    héber roberto lopes é? noooooooooooooooooooormalllllllllllllllllllllllllllllllllllll é o maior CASEIRO q existe no Brasil. Esse cara apitando ainda é um VERGONHA p/ arbitragem brasileira. No jg corinthians 1×3 botafogo, o “1” do corinthians foi através de uma INVENÇÃO dele no pênalti, o vento derrubou o cara do curintia e ele marcou pênalti. Uma VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Coitada da Lusa, como é fácil prejudicar a lusa, o sport, o atl/go…e outro q vai sofrer c/ arbitragens é o Galo, abre o olho Galo…………

    • janca

      De fato Fogão quando se trata de Lusa, Atlético-GO, Figueirense e outros mais fica mais fácil. E que existe juiz caseiro existe _nem estou dizendo que é o caso do Heber Roberto Lopes. Mas alguns tendem, na dúvida, a beneficiar o time da casa. E como disse muitas vezes nem por má intenção. Talvez instinto de preservação _rs. E o mesmo acontece com os times considerados mais fortes ou mais populares, com maiores torcidas. Abração e bom domingo procê, Janca

  • Fabio

    Esse negócio que erra para os dois lados é baboseira. Claro que erros acontecem porque somos humanos e ai nao tem jeito. Mas que tem arbitragem que entra com, diríamos, mal vontade para com alguns times, ah tem.
    O problema é que a maioria, leias-se torcedores e mídia, só olha para lances capitais. Mas, na minha opinião, inversão de pequenas faltas e a facilidade com que alguns tomam cartões mais que os outros, prejudica demais também.

    E outra coisa, depois que meu Sampa ganho 03 brasileiros seguidos, fomos bombardeados pela arbitragem nos últimos anos. Todo mundo finge que não vê. Lógico, cada um olha o seu. Lembro de uma reportagem da Veja quando assaltaram o Luciano Hulk, parece que quem tem algo a mais na sociedade brasileira merece ser roubado; justiça!!! Vou parar por aqui que já fugi demais do assunto. Bom domingo Janca e turma…

    • janca

      Você tem razão quando fala dos “pequenos lances”, inversão de faltas, um cartão amarelo no começo do jogo, um escanteio não dado e assim por diante, mas é difícil dizer se a arbitragem entra, de fato, com má vontade em relação a algum time. E o problema é se há má intenção. Porque se há é muito grave, Fabio. Mas como saber se realmente há algumas vezes e como saber quando não há? É complicado pacas, Fabio. Boa tarde pra você também, Janca

  • glasan

    Sou rubro-negro… Mas o lance do Valdomiro, na camera atrás do gol ficou claro que ele tava quase um metro atrás do Dedé e levou os dois punhos no rosto do Dedé. Acho que um amarelo bastaria, mas aí é caso de “interpretação”. Agora o penalti no Bruno aconteceu. A verdade é que a arbitragem está errando pra tudo quanto é lado… Tá difícil. Abraço.

    • janca

      É o que eu acho. Está errando pra tudo quanto é lado. Mas sabe que não achei que o Valdomiro merecia a expulsão? Ele foi de mau jeito no lance, acertou o Dedé, mas não com os dois punhos, a meu ver não foi intencional. Lance no máximo pra amarelo. Mas a interpretação do juiz foi outra. Como no pênalti, que pra ele também não existiu. Mas um dia da caça, outro do caçador, pois como você bem colocou a arbitragem um dia erra pra um, outro erra pra outro. Por isso que discutir a profissionalização da arbitragem acho importantíssimo. As mudanças que o Marin fez na arbitragem depois de Santos x Corinthians foramm uma piada. Mexeu para não mudar nada… Ou para inglês ver, como eu coloquei num post anterior. E assim a bagunça continua neste Brasileirão. Abs.

  • lupuz

    Pois é,quando EDILSON E DANELON ”””’erravam”””” voces da imprensam,CBF e federação paulista de futebol falavam que eram os famosos”””””””’ERROS DE ARBITRAGENS””,ai veio a Policia Federal e deixou a coisa clara,ERA PURA SACANAGEM.Futebol brasileiro e as arbitragens tem que serem invetigadas pela:POLICIA FEDERAL,MP,E RECEITA FEDERAL,precisamos saber se esses erros não estão deixando alguns caras mais ricos,ou se são mesmo erros de arbitragens.

  • Adriano

    Engraçado virem aqui dizer que aportuguesa ontem foi prejudicada pela arbitragem contra o vasco, há pelo menos umas 4 partidas o vasco vem sendo prejudicado, com gols mal anulados, lances de faltas que nem foram marcados, com varios lances pparados quando esta no ataque( isso me leva a crer que o juiz marca perigo de gol né, porque nao tem outro motivo), agora quando é contra um time de são paulo o badeira, juiz é ate colocado na geladeira. talvez porque o Sr. Andres Sanches esteja tao proximo da CBF, alguem tem que agradar….

    • janca

      E qual a relação disso com o jogo de ontem? Não é porque o Vasco foi prejudicado em outras partidas que a Lusa deveria ser prejudicada ontem.

  • lupuz

    Outro ”’erro de arbitragem” no brasileirão,gol do atletico CONTRA O CURINTIA anulado pelo soprador de apito.E DA-LHE FLU. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • janca

      Esse eu não vi. Mas o que tem tido de erro de arbitragem… Depois dizem que o vilão foi o bandeirinha de Santos x Corinthians. Ele foi afastado e os erros em série continuam. E parece que deu muita confusão em Corinthians x Atlético, inclusive em uma das expulsões. Mas isso vou ver depois… Abs.

    • janca

      E o Atlético tinha sido prejudicado no jogo anterior _segundo gol do Cruzeiro. Mas não dá pra falar em má intenção. Enquanto não houver prova em contrário acredito que o ser humano pode errar por errar. Como todos nós erramos. Mas se o presidente da CBF achar que tem má-fé aí o caso fica sério. E uma investigação vai se fazer necessária.

  • Marcão

    Tem que usar replay, pois os arbitros são muito ruins e arrogantes para admitir erros e voltarem atraz, eles usam rádio, certo?? pois um sexto arbitro poderia ficar vendo o replay e comunicar é rápido e indolor, hoje em dia (seculo 21, viu.., FIFA) até jogo de varzea tem replay!!!!!!!!

    • janca

      Mas teria que ser algo muito rápido. Temo que atrase as partidas. Não pode ser que nem no tênis. Funciona para o tênis, mas será que funcionaria para o futebol? Chip na bola, porém, sou a favor de que seja usado.

  • magno

    João Carlos, ficou barato para a Portuguesa tomar de 2×0, foi pouco. Como dizia minha avó, vai chorar na cama que é quente.
    Saudações Cruzmaltinas.
    Magno-MG

  • Marcos Vinícius

    Prezado Janca,antes de comentar sobre o post,me permita fazer uma colocação.

    Acho muito legal quando um jornalista que trabalha com futebol diz publicamente para que time torce.Ainda melhor quando o mesmo jornalista consegue se manter imparcial quando escreve sobre um esporte que,para nós,torcedores,é emoção pura.Admiro,por exemplo,o Mauro Beting por assumir que é palmeirense e se manter imparcial quando fala do seu time do coração.E esse,meu jovem,também parece ser seu caso.Legal isso. Mas a Portuguesa…Janca,tu gosta mesmo de sofrer,não é?

    Sempre achei e vou morrer achando que houve conspiração em 2005.Para mim as atuações de alguns árbitros foi parcial e tendenciosa,e até mesmo a repetição de alguns jogos foi coisa armada.Pode me chamar de louco,esquizofrênico,o diabo a quatro,mas acho e continuarei achando que houve uma baita armação naquele ano para beneficiar o “Todo Poderoso Timão”.

    Mas,esse caso á parte,uma coisa é quase unanimidade quando falamos de arbitragem:O nível é fraco,os homens de preto são ruins mesmo.Posso dizer,sem nem piscar,uns cinco ou seis jogos que foram decididos no apito.Na última rodada,por exemplo,o Vasco foi prejudicado pela atuação do Luis Flávio no jogo contra o Grêmio,quando ele deu falta contra o Vasco num lance que não houve nada e Tenório estava frente a frente com Marcelo Grohe,na penúltima foi prejudicado contra o Fluminense,quando não deu pênalti contra o Fluminense na jogada do primeiro gol tricolor,e no segundo gol tricolor permitiu que Edinho deslocasse a barreira do Vasco.Claro que sou vascaíno,e tento ser imparcial quando falo do meu time.Os exemplos supra citados são fatos,mas não me fazem achar que há um complô contra ou a favor de determinado time.

    Infelizmente outros jogos serão decididos no apito.Infelizmente o nível de nossa arbitragem continuará o mesmo,pois árbitro no Brasil não é profissão,eles não são devidamente preparados física e tecnicamente para encararem os jogos na velocidade em que eles acontecem,enfim,a gente crucifica eles mesmo sabendo que eles são quase jogados às feras quando entram em campo.

    No caso específico de Héber Roberto Lopes temos um árbitro extremamente caseiro,fraco tecnicamente e que não consegue acompanhar as jogadas de perto. Outro erro do Héber na partida foi a expulsão do Pipico,do Vasco,nitidamente para compensar a expulsão do jogador da Lusa. Mais um exemplo de arbitragem caseira do mesmo árbitro foi Figueirense x Flamengo,no Brasileiro do ano passado,quando o careca em questão permitiu que o Figueira batesse à vontade e intimidou alguns jogadores rubro negros.

    Erros,grotescos ou duvidosos,acontecem e continuarão a acontecer durante algumas décadas.Nos resta torcer para que ocorram com cada vez menor frequência e que os campeonatos sejam decididos onde e por quem tem que ser decidido,no campo e pelos jogadores.

    Pra fechar gostaria de saber sua opinião sobre auxilio da tecnologia no futebol.E,se a favor,até onde ela poderia interferir.

    Na minha opinião,o árbitro é soberano na partida.Antes de investir em recursos eletrônicos deveriam investir na qualificação e profissionalização dos árbitros.

    • janca

      Eu concordo com você. Deveria haver muito mais investimento na qualificação e profissionalização dos árbitros. Sobre uso da tecnologia no futebol sou favorável, desde que com moderação. É um assunto para ser discutido. Chip na bola, por exemplo, acho ótimo. Mas não dá para parar todo lance a fim de verificarem se foi pênalti ou não. E às vezes nem um consenso vai existir, como muitas vezes não há, pois futebol tem um quê de subjetividade e deve ter mesmo, isso torna o esporte mais interessante. Muitos lances dependem da interpretação do árbitro. Sobre o jornalista dizer ou não o time para o qual torce acho que é uma coisa relativa. E não acho que seja necessário, não. E às vezes até acho melhor que não diga, porque há muitos torcedores bem irracionais e que vão achar que você disse ou escreveu isso por ser contra o time A ou B e favorável ao C, quando geralmente não é assim. Neste post fiz questão de colocar porque achei que era uma informação relevante e por não costumar criticar arbitragem. De fato se a Lusa não estivesse em campo talvez tivesse deixado passar, confesso. Mas outros erros apontei neste espaço. Erros contra o Vasco, erros contra o Atlético, erros contra o Corinthians (e a favor também) e confesso que, tirando o caso Edílson, não vejo má intenção. Talvez uma tendência de alguns de apitarem a favor do time da casa, isso pode acontecer, ou de apitarem a favor do time de maior torcida. Mas não que seja intencional, não. Às vezes a coisa está lá no subconsciente e nem nos damos conta direito. Abs.

  • Vinicius Leal

    Do mesmo jeito que a Lusa reclama de arbitragem hoje, o vasco teria que reclamar na quarta feira passada no jogo contra o Gremio, onde foi muito prejudicado, amanhã outro clube reclama em outro jogo, e por aí, arbitragem com arbitros amadores vai dar sempre nisso, aqui no Brasil é o unico lugar dos principais campeonatos em que o arbitro apita por Hoby, e não por profissão, aqui durante a semana o cara é policia e nos fins de semana por passa tempo ele resolve apitar umas partidas pra ganhar um dinheiro a mais, aí faz cagada e vida que segue, volta pro emprego durante a semana e espera o outro fim de semana pra fazer mais cagadas.

    • janca

      Por isso que digo que não vejo complô, apenas teríamos que melhorar o nível da nossa arbitragem. E muitas vezes nem é culpa do juiz, que tem de ter outras atividades para se manter, ao contrário dos jogadores, que, pelo menos no caso das Séries A e B, podem se dedicar apenas à prática do esporte.

  • Marcos

    Trabalhei como Delegado em futebol,por mais de 30 anos no Paraná,conheço bem os meambros internos de um vestiário, e com certeza digo,mesmo não tendo amizade pessoal que o árbitro Heber Roberto Lopes ,pode até ter errado, mas não intensionalmente,o cara é correto/honesto,tb cito o bandeira Braatz,outro de bom caracter incontestavel e que o Felipão fica arrumando confusão

    • janca

      Em momento nenhum acho que houve má-fé. Também conheço o juiz pessoalmente, não sou amigo dele, conheço apenas socialmente, erros acontecem. Neste sábado quem saiu perdendo foi a Lusa, mas neste campeonato já houve jogo em que ela foi beneficiada pela arbitragem. E também não acho que tenha havido má-fé contra o adversário.

    • Eduardo – Timão!

      Mil Desculpas Sr. Marcos.

      Mas moro no estado e vejo esse arbitro fazer lambansa a tempos.
      Considero-o o pior do estado!
      Sempre que possível esta arrumando confusão, trocando faltas ou “amarrando” o jogo a favor do time que esta jogando em casa. A fama dele é de arbitro caseiro!
      Que o digas os torcedores rubro-negros e os coxas brancas.
      Não acredito que isso seja o transforme em desonesto, mas sim, de um profissional que apita a favor de “mandante”; estilo de arbitragem, podemos alocar em forma transparente.

      No jogo do Vasco x Portuguesa, realmente acredito que a expulsão do atleta Valdomiro foi de certa forma imprudente, pois não existia na jogada abuso de força, risco de lesão ao atleta adversário ou falta de conduta esportiva. Portanto ou um “equivoco” no lance.

      Acredito que, não importa quem é o presidente da entidade, ou o responsável pelas arbitragens, pois o corpo da arbitragem continuará ser o mesmo, não terão cursos ou profissionalização.
      A mudança só virá caso ocorra suporte, treinamento, profissionalização e etc. para os arbitros.

      Finalizando, acredito que eles erram sim, para todos os lados, existem lances explícitos de falta de atenção ou interpretação, mas não podemos julgar a indole ou o caracter, pois todos os times estão sendo “ajudados” ou “prejudicados” nos jogos.

      Abraços Janca

      • janca

        Oi Eduardo. Valeu pelo comentário, concordo com você quando diz que todos os times estão sendo “ajudados” ou “prejudicados” pela arbitragem. Está uma lambança só. Mas como você não vejo má intenção. O que temos de fazer é melhorar a arbitragem, sem demonizar A ou B. E confesso que nem sabia que o Héber Roberto Lopes tinha fama de caseiro. Mas acho que muitos árbitros, mesmo inconscientemente, podem tender a beneficiar o time que joga em casa ou quem tem mais torcida. Isso é alvo de estudos em vários campos. Li até uma tese de sociologia, não me lembro o nome agora, que tratava do assunto. Grande abraço, Janca

      • Marcos

        Eduardo, meu amigo de fé Corinthiano, conheci o Heber apitando jogo de futebol suiço(pelo menos é o nome que conheço), aos 13 anos de idade , na vila recreio em Londrina, e posso te garantir, que árbitro CASEIRO, ele nunca foi

        Abraços e VAI CORINTHIANS

  • toninho

    PORQUE VOCE NAO COMENTA QUANDO O VASCO FOI ROUBADO CONTRA O CORINTHIANS NA DECISÃO DA COPA DO BRASIL E DA LIBERTADORES ESTE ANO???
    E TAMBÉM, DOS VÁRIOS ROUBOS PARA AJUDAR O TIME DO CORINGUINHA???

    • Eduardo – Timão!

      O Diego Souza erra o gol e vc vem me falar de ROUBO???
      Vai durmi meu irmao!
      FREGUES!!!
      ETERNO VICE!

  • Charles Ubiratan

    Não sei nao, o VASCO tem uma torcida enorme !! E no Brasil inteiro !!!

    Por isso somos chamados de GIGANTE DA COLINA !!

    Com 4 título brasilieiros,
    3 Sulamericanos (Sulamericano 48, Liberta 98 e Mercosul 2000)

    Vai aprender a torcer !

  • Devo ser muito estúpido pois continuo não entendendo os seus comentários. O Título do comentário é ” A LUSA E A ARBITRAGEM” mas você diz que a Lusa foi prejudicada no jogo contra o Vasco mas já foi favorecida em outros jogos. Paixões a parte, o que o zagueiro da Lusa fez foi dar um soco no zagueiro do Vasco e, portanto, merecia ser expulso. Gostaria que você também comentasse os 2 impedimentos inexistentes no segundo tempo (em clara situação de gol) contra o Vasco marcados pela Assistente que corria à direita das cabines de rádio e televisão.

    • janca

      Você não é estúpido _imagino. O título do post é “A Lusa e a arbitragem”, sim. Refiro-me à arbitragem do jogo contra o Vasco, que achei muito ruim. E acho que você também, pois cita dois impedimentos a seu ver inexistentes no segundo tempo. O zagueiro da Lusa não foi dar um soco no zagueiro do Vasco, minha interpretação é bem outra. Não era lance para expulsão. Ele fez algo parecido com o que aconteceu no primeiro gol do Vasco, que foi validado e era pra ter sido marcada a falta. Não estou dizendo que houve má-fé, tanto que citei que a Lusa, neste campeonato, já foi beneficiada pela arbitragem em alguns lances e prejudicada em outros, o que acontece. Mas neste jogo especificamente acho que foi prejudicada demais. Não por má-fé. Se fosse com um time de mais torcida a gritaria seria muito maior. Mas como é com a Lusa a gritaria é menor. E veja como muitos torcedores do Vasco reclamaram dizendo que o Vasco foi prejudicado em outros jogos. Dão a entender que concordam comigo. Neste foi bastante beneficiado.

      • Marcos Vinícius

        Permita-me discordar.Foi beneficiado sim,mas “bastante” é um pouco exagerado.Não foi o árbitro quem decidiu a partida,a Lusa não jogou bem e mereceu a derrota,mesmo com os erros de arbitragem,que realmente aconteceram,embora eu ache que o primeiro gol do Vasco não foi irregular,mas isso é questão de interpretação. Concordo plenamente quando você diz que a arbitragem foi ruim e um pouco parcial,mas discordo quando você diz que o Vasco foi”bastante beneficiado”,acho que dá a entender que foi a arbitragem que decidiu a partida,o que não foi o caso.

        • janca

          Acho que o Vasco, apesar de não ter feito uma grande partida, mereceu vencer, nem discuto, mas a meu ver a Lusa foi prejudicada em três lances importantes, especialmente no primeiro gol do Vasco e na expulsão do Valdomiro ainda no primeiro tempo. O pênalti não marcado no Bruno Mineiro já foi mais pro final do jogo. Abs.

MaisRecentes

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo

Verdão aflito



Continue Lendo