Data Fifa e Neymar



O caso de Neymar, que jogou quarta na Suécia e voltou a atuar no dia seguinte, em Florianópolis, evidencia os problemas no calendário brasileiro, longe de estarem resolvidos, bem como a forma como tratamos nossos craques.

Muitos podem argumentar que foi ele, Neymar, quem insistiu em defender o Santos pouco mais de 24 horas após ter jogado pela seleção. É verdade, mas só foi fazê-lo porque a CBF não respeita a data Fifa, pelo menos não quando se trata de Campeonato Brasileiro. E deveria fazê-lo. Por que respeitar os clubes europeus e não os daqui? Que o caso sirva para os clubes pressionarem a confederação, evitando situações parecidas no futuro.

O fato de Neymar ter atuado na quarta e na quinta novamente, tendo sido o melhor em campo tanto contra a Suécia quanto contra o Figueirense, mostra a dedicação e o profissionalismo do atleta. Mostra, também, que ainda há muito a se fazer para respeitarmos os clubes brasileiros, caso do Santos, que ficou semanas sem sua principal estrela, sem Ganso, que nem aproveitado por Mano Menezes foi, e sem Rafael, que se machucou treinando pelo Brasil.

Ontem os três jogaram muito. Rafael fazendo belas defesas, Ganso e Neymar esbanjando habilidade e o último ainda dando um gol de presente para seu companheiro de time que precisa se reabilitar e reconquistar a torcida. Espero que consiga e que a CBF comece a se preocupar com as falhas no nosso calendário. Que lamentavelmente ainda são muitas, como pudemos constatar ontem.



  • Johannes

    Deveria ser básico né Janca ? mas infelizmente o que parece óbvio pra uns é complicado ou incoveniente pra outros …Grande Abraço !

    • janca

      Deveria mas não é, Johannes. Como você bem colocou o que parece óbvio de repente é complicado ou inconveniente pra alguns… Daí já viu… Grande abraço e boa sexta pra você, Janca

  • Santástico

    O q. se passa com o Santos nesse Brasileiro é a prova de q. a CBF joga contra nosso futebol e nossos clubes. Primeiro Santos começa campeonato em meio à fase final da Libertadores e se prejudica no Brasileiro. Segundo perde seus principais jogadores pra seleção em quatro amistosos na Europa e nos Estados Unidos. Terceiro perde jogadores pras Olimpíadas. Quarto perde Neymar pra amistoso contra Suécia e se vê a fazer operação de guerra pra resgatá-lo. Campeonato está perdido, não vejo como vamos recuperar os pontos perdidos no segundo turno. Consolo q. voltamos a jogar bem ontem, com Rafael, Neymar e Ganso. Única pergunta q. faço pra CBF é quem paga o salário dos três. Santos deve ser ressarcido do prejuízo q. teve. Como santista lamento profundamente o q. fizeram conosco em 2012.

    • janca

      Ressarcido do prejuízo que teve o Santos certamente não será. Mas não foi o único prejudicado, não, embora tenha sido o mais prejudicados entre os clubes brasileiros, sim. Pelo menos neste ano foi. Abs.

      • Alexandre

        Pelo menos neste ano e em 2011 também.

  • jose

    é barra

  • jose

    por issos nossos craques precisam jogar na europa, por isso alguns atletas mais experientes querem que Neymar vá para a Europa…afinal, futebol só é respeitado lá….
    tanto para a escolha do melhor jogador do mundo, como o respeito ao calendário esortivo….
    acorda.CBF, só pensa em ter dinheiro em caixa, mas os atletas que enchem a borrega da cbf não são respeitados…

    • janca

      Se bem que com a crise europeia a situação mudou um pouco, ainda mais se levarmos em conta a queda nos juros na economia brasileira e a necessidade que acaba aparecendo de maiores investimentos no chamado setor produtivo. Mas que as finanças dos clubes continuam balançando, continuam. Principalmente as dos nossos. Abs.

  • Rafael

    Bom dia,

    Isso deveria começar com a extinção dos campeonatos estaduais!
    O campeonato deveria seguir o calendário europeu, deixando as seleções jogarem no período de Julho, e Agosto.
    Jogando apenas no Domingo, deixando a libertadores e outros campeonatos para as quartas.

    Como será ano que vem Janca???
    Os times da libertadores também jogarão a copa do Brasil !

    Não quero nem imaginar.

    O que acha Janca?
    Abraço

    • Era exatamente isso que eu queria escrever, por causa dos falidos e monótonos estaduais, jogos mais importantes dos clubes no ano como no Brasileirão são marcados junto com a data Fifa, e os clubes que tem jogadores na seleção que acabam sendo punidos.

      Jogos de clubes em data Fifa é o maior absurdo do calendário brasileiro.

      • janca

        E concordo que os estaduais, boa parte deles monótona e sem graça pacas, só atrapalham. Temos que começarm mexendo por aí.

    • janca

      Não digo extinguir os estaduais, Rafael, que para algumas regiões do país são muito importantes. Mas não tem sentido realizá-los de janeiro a maio em estados como São Paulo, Rio, Minas e Rio Grande do Sul, apenas pra ficar em quatro exemplos. Os estaduais, em geral, estão mais do que ultrapassados e não podem ocupar tanto espaço no calendário. Não do jeito que ocupam. Nem podem continuar sendo realizados em formatos desinteressantes como vemos em São Paulo.

  • Arthur Orlandi

    Na semi final da libertadores o Neymar não estava cansado? Ontem não vi ninguem segurando essa muleta. Contra essas carnes assadas o moleque deita e rola, já na seleção brasileira não apresentou uma atuação digna de lembrança, marketing é tudo.

    • janca

      Discordo. Neymar, ao lado do Damião, salvou o Brasil de ser eliminado nas quartas de final contra Honduras, pra ficar em apenas um exemplo. E jogou muito na Libertadores do ano passado.

      • rubens

        Concordo com o Arthur, na semi da Libertadores o Neymar não estava cansado? Não foi por isso que o Santos foi eliminado? na época, me lembro bem, toda a imprensa achava um absurdo o coitadinho do Neymar sendo explorado pela Seleção e ainda ter que carregar o Santos nas costas. Agora isso virou profissionalismo… E se o Santos tivesse perdido pro Figueirense? Com certeza o cansaço do Neymar seria mais importante que a vitória do Figueira!

        • janca

          Na semi ele estava cansado, sim. Mas era uma situação bem diferente. Não teve que jogar um dia nos Estados Unidos e no dia seguinte no Brasil. Não há comparação com o que ocorreu quarta e quinta agora.

  • Delegado Jair

    Caro amigo Janca, não vou nem comentar seu texto hoje, apenas lhe recriminar pelo grosseiro erro de português que vc cometeu.
    “Espero que consiga e que a CBF começe a se preocupar com as falhas no nosso calendário.” ‘Começe’ com cedilha (ç) foi realmente gritante.
    O que está havendo Janca? Você não era assim. Acho que está andando muito com corintianos.
    Abraços.

  • ONCE CALDA DE ITAQUERA

    A CBF quer que os clubes se exploda, marcam amistosos que nao valem nada e nao paralizam o campeonato, os clubes sao prejudicados perdendo pontos que nao dao para recuperar mais, assim foi o santos no ano passado pós libertadores, e neste ano começou a palhaçada, e ainda vai ter mais amistosos em setembro, espero que deixe ops santistas de fora, que convoquem bastante curuntiânus mesmo porque os jogos serao aqui me parece.
    Só o fato de convocarem o Paulinho do curintias para a suecia o TITE ficou puto, imagine se fosse tecnico do time santista que foram 3 desfalques, alem de machucar o Rafael e Ganso.
    O Santos sempre sendo prejudicado com essa CBF, aquela corja de PORCOS SUJOS e ainda vão insistir com o MANO SEGUNDONA ate a copa de 2o14, vexame a vista sem duvidas.

  • ONCE CALDA DE ITAQUERA

    O MANO SEGUNDONA É A CARA DOS QUE A CBF PRECISA, TÉCNICO BABACA, MOCINHA, ACEITA TUDO O QUE ELES MANDAM, POIS OS JOGADORES SAO CONVOCADOS E ESCALADOS VIA CBF PELOS EMPRESARIOS E PATROCINADOES, O MANO SÓ É UM LARANJA, CUMPRE ORDENS, POR ISSO NAO QUEREM UM FELIPAO NO COMANDO, POIS ELE NAO ACEITA INTERFERENCIA, E ASSIM A CBF VAI AFUNDA A NOSSA COPA DO MUNDO EM 2014 COM ESSA TEIMOSIA, VAMOS PASSAR MUITA VERGONHA E NAO ADIANTA FICAREM CULPANDO O NEYMAR, POIS O NEYMAR AJUDOU O BRASIL CHEGAR NA FINAL DA OLIMPIADAS, MAS NO ULTIMO JOGO O MANO TIRA UM ATACANTE PARA REFORÇAR A DEFESA NO LADO DIREITO, E FOI POR ALI QUE O MEXICO LOGO NO INICIO MARCOU SEU GOL, UMA TREMENDA CAGADA DO MANO COM MEDO DE TOMAR GOLS E NAO ADIANTOU NADA.
    DEPOIS OS ESCANTEIOS SÓ COM BOLAS DENTRO DA AREA QUE SEMPRE É DO GOLEIRO, NADA DE JOGADAS ENSAIADAS COM 23 OU 3 TOQUES PARA ABRIR E CONFUNDIR O GOLEIRO.
    O ROMARIO ATE COMENTOU ISSO, MAS O MANO DESDE A COPA AMERICA FAZENDO O MESMO ERRO E AINDA NAO VIU E NAO APRENDEU. DEPOIS O NEYMAR QUE É O CULPADO, SE NAO FOSSE O NEYMAR O BRASIL NAO PEGARIA NEM O BRONZE.

  • ONCE CALDA DE ITAQUERA

    QUANDO SERA QUE A CBF TERA UMA DIRETORIA RESPONSAVEL E SÉRIA ?

    • janca

      No curto prazo não vejo perspectiva nenhuma, Once Calda. Nenhuma.

  • JOAO PAULO BARROS

    primeiro q pra mim isso q o neymar fez nao quer dizer q ele é profissional, pelo contrário. mas, irresponsável ainda é o staff do clube…
    28 horas de descanso, sendo 14 dentro d um aviao… isso é um absurdo!
    o muricy fala tanto no calendario, q nao da pra jogar segunda e domindo… e faz um absurdo desses. ele pra mim, perdeu toda credibilidade…
    depois q, enquanto esse calendario brasileiro nao mudar os clubes vao passar por isso. os clubes nao reclamam pq sao vendidos pra globo, q por sua vez nao quer a mudança do calendario, por causa de um tal BBB.
    e essa discurssao, chega até os estaduais q todo ano a maioria critica,mas entra ano-sai ano e as coisas nao mudam…
    hj a PREMIER LEAGUE completa 20 anos, os dirigentes brasileiros poderiam se espelhar nesse modelo de sucesso…
    o blog do ANDRÉ KFOURI, trata d um assunto q também se encaixa nessa discurssao…

    desculpa eu abrir esse parentesis aki, mas nao dava pra deixar passar… nada a ver com o assunto…
    mas… o q esse programa JOGO ABERTO tá fazendo é uma vergonha… ser bem humorado é muito diferent d um humor forçado… esse denilson, parece um bobo da corte…
    é mas, quem sab isso nao transmite o q é o futbol brasileiro hj… UMA VERDADEIRA PALHAÇADA!!!

    • janca

      Eu também não teria colocado o Neymar pra jogar. Acho um absurdo um atleta jogar na Suécia um dia, no seguinte em Florianópolis. Mas acho que o Neymar é muito profissional e dedicado, sim, daqueles que não pedem pra sair, ele se dedica ao máximo tanto pelo Santos quanto pela seleção. Abs.

      • JOAO PAULO BARROS

        ah tá bom… vc só concorda pq deu tudo certo… ele jogou bem, fez gol, etc…
        se tivesse tido algum estiramento ou algo desse tipo, vc e outros estariam criticando…
        éh, qrer jogar ele vai sempre qrer… mas, achar isso certo, já é dmais!!!

        • janca

          Eu acabei de dizer que não colocaria o Neymar, que acho um absurdo jogar um dia na Suécia, o outro em Floripa. O que não quer dizer que não reconheça que ele jogou muuuito e que o ache um tremendo profissional. Porque até aqui ele mostrado isso. Postura profissional.

          • Alexandre

            A irresponsabilidade maior foi da CBF, que marcou um amistoso 4 dias após o término de uma competição.

  • Gledson

    Longe de defender a CBF amigo Janca mas os culpados são os clubes. Assinaram o calendário e assinaram o contrato com a TV que exige jogo de quarta-feira a noite conforme seus critérios e não é qualquer jogo. Na hora de receber o dinheiro nem se preocuparam com o seus atletas e sim só com seus bolsos. Cabe aos atletas se recusarem a entrar em campo o que convenhamos não vão fazer. Mas que é um absurdo isso é. Torcedor na maioria, clubes, CBF e até jornalistas acham que jogador é igual ao do PlayStation. Abraços.

    • janca

      Concordo plenamente contigo e você tocou num ponto importante, que é o papel da TV. Mas por isso que digo que caberia aos clubes exigirem seus direitos, ainda sou defensor de uma liga comandada por eles, ficando a CBF só com a administração das seleções. Mas os clubes são tão mal administrados como a CBF, fica difícil dizer quem manda pior. Abs.

    • Alexandre

      Isso é uma fantasia, nenhum clube isoladamente tem o poder de alterar o calendário…

  • Narak

    Pra mim o calendário tá ótimo.
    Pensou ser q nem na Europa ficar três meses sem ver o time joga? O Corinthians fica sem jogar no meio da semana, já dá aquela deprê.

    • janca

      Risos. Mas jogo em excesso também não é bom e desvaloriza o produto. Fora que no Paulistão os jogos têm alguma graça? Chuto que uns 90% deles não têm, não.

  • Juliano

    No Brasil, o esporte como tudo gira em torno de politicagem. Esse é o motivo q faz com q NUNCA acabara os estaduais, a CBF nunca abrirá mão do controle dos clubes nacionais e como toda competencia politica nacional q faz nosso maior patrimonio esportivo uma verdadeira bagunça!

    • janca

      Tem razão sobre a politicagem. As federações estaduais vão querer acabar com seus campeonatos? Duvido. Nem acho que eles deveriam acabar, pra ser sincero, mas têm que ser modificados e adequados ao calendário nacional de outra maneira, não ocupando nos grandes centros quatro/cinco meses que se tornam um tempo perdido, Juliano. Abs.

  • Luiz Marfetán

    O calendário não vai mudar enquanto quem manda no futebol brasileiro não quiser. A grade da programação não permite! Essa seleção prejudicou o Santos nas semi da liberta, no nacional e também ao Inter.

  • Evandro

    Janca, primeiramente parabéns pela interação que faz com seus leitores, são poucos que têm essa sua dedicação.
    Quanto aos Estaduais, sou um romântico que acompanhou a época forte dos clubes do interior (XV de Jaú, Taquaritinga, São Bento…), mas os tempos são outros e, hoje, não cabem mais no atual formato.
    Será que uma fórmula em que os clubes “médios” e “pequenos” disputem uma etapa classificatória entre janeiro e março, com os grandes entrando apenas para a fase mata-mata (com quatro dessa fase de classificação), em jogos de ida e volta, não seria o ideal para permitir, por exemplo, uma pré-temporada decente? Seriam usadas muito menos datas com os Estaduais, por parte dos grandes, o que já seria um avanço em matéria de planejamento.
    Abs.

    • janca

      Oi Evandro. Eu penso em algo parecido com o que você sugeriu. Também lembro da época em que os XV, de Jaú e Piracicaba, São Bento, Botafogo e Comercial, por exemplo, eram fortes e incomodavam os clubes da capital e o Santos, mas os tempos mudaram. Talvez pudéssemos pensar num campeonato mais longo, permitindo que os times do interior “funcionassem” por mais tempo, mas os grandes entrando apenas numa fase decisiva, talvez num mata-mata, como você colocou. Do jeito que está é que não dá mais, salvo alguns estados, como Pernambuco, os campeonatos locais não conseguem mais atrair público e prejudicam o Brasileiro ocupando um espaço grande na temporada, de janeiro a começo de maio. Muito tempo. Abs. e bom sábado pra você, Janca

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo