Olimpíada x Copa do Mundo



Vendo a abertura dos Jogos de Londres, que achei nota dez, fiquei pensando sobre como são diferentes uma Olimpíada e uma Copa do Mundo, eventos que o Brasil terá o prazer de abrigar, o segundo em 2014, o primeiro em 2016.

Estive em cinco Mundiais e em três Olimpíadas e as sensações são muito diferentes. Na Copa o senso de competição, disputa, rivalidade, principalmente, é maior. O público presente, claro, é o de torcedor de futebol, que quer a vitória a todo custo. Já na Olimpíada a impressão que tenho é que você está num teatro. A confraternização é maior e o espírito de coletividade e o respeito pelo adversário, seja pelo mais forte, seja pelo mais fraco, também.

Em termos de organização os desafios também são muito diferentes, porque o Mundial tem 12 sedes, enquanto a Olimpíada concentra tudo _ou quase tudo_ em apenas uma cidade.

Temos condições de fazer uma festa tão bonita quanto a de Londres. Bem diferente, mas tão bonita quanto. À nossa maneira. A cultura brasileira e a história do nosso país são riquíssimas. Se Londres abriga pela terceira vez na história os Jogos Olímpicos, a América do Sul irá recebê-los pela primeira vez em 2016. Nossa música, a miscigenação, a história dos índios, dos africanos, a integração de culturas, a arte, o samba, o Maracanã, tudo, enfim, contribui para um espetáculo único e diferente. Basta querer fazer e mostrar uma outra face do Brasil ao mundo.

Gente competente para preparar o show de abertura não falta. O Brasil é rico em artistas. Pena que também seja “rico” em políticos e dirigentes esportivos que dão a impressão de gostar de um superfaturamento… Mas essa é uma outra questão…

Voltando a Londres, um dos momentos mais emocionantes, para mim, foi o ritual de acender a pira olímpica. Que não ficou na mão de uma estrela, mas de jovens que representam o futuro do esporte britânico. O futuro. Em vez de um grande nome, pequenos futuros grandes nomes. Porque o esporte é isso. Não é um só. São vários. E às vezes vários anônimos, por que não? Ou quase sempre, se vocês pararem para pensar. São esses o segredo e a magia da vida.



MaisRecentes

Nova caminhada



Continue Lendo

O desabafo de Cuca (ainda)



Continue Lendo

As críticas de Cuca



Continue Lendo