Todos contra um



Ou seria um contra todos? Revoltados com os gastos milionários do Paris Saint-Germain, os demais clubes da primeira divisão francesa querem uma reunião com o governo para pedir urgência na averiguação da origem do dinheiro do rival.

O PSG é de propriedade de um grupo do Qatar e teria comprado o sueco Ibrahimovic e o brasileiro Thiago Silva com grana de xeiques árabes, inflacionando o mercado local.

Nas duas transações Nasser Al Khelaifi, presidente do PSG e dono do Qatar Sports Investments, teria gastado mais de 100 milhões de euros, revoltando também a ministra do Esporte, Valerie Fourneyron.

Especula-se que o atacante sueco vá receber líquidos 14 milhões de euros por ano, enquanto o zagueiro brasileiro receberia a metade. Para que isso aconteça, o PSG teria de desembolsar cerca de 35 milhões de euros, garantindo os 14 milhões de euros para o sueco. Com provável mudança da alíquota e criação de imposto de 75% para rendas superiores a 1 milhão de euros por ano, o desembolso seria superior a 50 milhões.

Só com o pagamento do salário de Ibrahimovic o PSG estaria gastando mais do que o orçamento anual de pelo menos três equipes da primeira divisão francesa, revoltando os rivais, que questionam a origem do dinheiro.

O brasileiro Leonardo, diretor esportivo do PSG, tem afirmado que a iniciativa do xeique do Qatar serviu para colocar o futebol francês em evidência. Ele tem sido muito critado em Milão, especialmente por, graças ao dinheiro dos árabes, estar tirando jogadores do Milan, time que já defendeu como jogador, técnico e dirigente.



  • Tiago

    Lembra do Maradona falando do Leonardo? As ligações com os árabes. Não sei se estou falando besteira, depois que ele saiu do Milan e foi pra Inter não foi bem visto pelos torcedores. Deve ter contato no Milan e fica fácil tirar os jogadores de lá. Com um caminhão de dinheiro fica muito fácil. De repente ano que vem o PSG ganha a Champions.

    • janca

      No futebol o Leonardo já teve de trabalhar com o Berlusconi, dono do Milan, por que não trabalharia com xeiques árabes? E o próprio Maradona já trabalhou. Aliás até bem recentemente. E acho que, pela experiência internacional adquirida, seria um ótimo nome para trabalhar pelo futebol brasileiro.

  • Johannes

    Bom Dia João Carlos,
    Como torcedor ficaria irritado se um ex-diretor arrastasse das prateleiras os meus melhores jogadores,..acho realmente a atitude do Leonardo passível de questionamento..bem mais questionável, no meu entender, do que ter assumido a Inter de Milão.
    Investigar as origens do dinheiro é muito importante, mas se for lícito não há muito o que se reclamar de parte dos outros clubes, pois se receberem dinheiro para gastar farão coisa parecida com a do PSG, me parece um pouco de hipocrisia do mundo do futebol…o povo e o governo, estes sim, tem direito a questionar e alterar as regras que concernem o esporte, dentro do que rege a constituição francesa..

    • janca

      Oi Johannes, como torcedor também não ficaria nada satisfeito de ver o Leonardo tirando os principais jogadores do meu time. Mas como dirigente do PSG, hoje ele é diretor esportivo do clube francês, não acho que esteja errado. Tem que trabalhar para o PSG, não mais para o Milan. E concordo quanto à origem do dinheiro. Mas tendo origem lícita não vejo problema nenhum, ainda mais se o clube tiver condições e ativos suficientes para fazer as compras e os gastos que estamos vendo. O problema é quando não tem e se endivida. Abração pra você e ótimo final de semana, João Carlos

      • janca

        E o governo sim pode se mexer, inclusive colocando taxas altíssimas, no caso francês seria de 75%, para o caso de altos salários.

  • Adalberto Franco

    Janca, estou sentindo um cheiro de inveja no ar, se o PSG, é administrado por um xeique árabe que pode fazer altos investimentos em seu clube, o que os outros tem haver com isso? O dinheiro não é dele? então pode gasta-lo onde e como quiser, os outros que se coçem e arrumem patrocinadores fortes se quiserem investir alto em seus clubes, você sabe os pétrodolares balançam qualquer um. Com tanto dinheiro no mundo árabe o futebol deles é uma píada faz anos que os caras são só meros coadjuvantes em competições internacionais.

    • janca

      Mas eu acho legítimo perguntarem a origem do dinheiro, coisa que não se faz no futebol inglês com os magnatas russos e árabes e tailandeses que começam a dominar o futebol local, comprando um clube após o outro. Agora que vai gerar ciumeira certamente vai.

  • Choro dos times lisos e conversa para boi dormir da turma que acaba de chegar ao governo e não o sabe que fazer para arrumar a economia local.
    Duvido muito que eles irão querer mexer nessa torneira árabe , que há muito tempo vem comprando tudo por lá.

    • janca

      Pode até ser, mas as dívidas dos clubes europeus estão perto da casa dos 2 bilhões de euros, então é legítimo que o governo, credor em muitos casos, acabe pressionando. Mas pelo que me consta não é o caso do PSG, que teria ativos suficientes para cobrir e pagar o que está gastando.

  • Ado Marcelo

    O Pessoal do Milan deveria agradecer ao Leonardo por tirar o mediano jogador Ibrahimovic por um caminhão de dinheiro.
    Esses sheiks têm muito dinheiro mesmo, acho que eles usam o futebol para brincar, um passatempo pra eles.
    Mas como todo tolo, gastam demais onde não precisa. Aqui no Brasil com 100 milhões eu faço um time pra ganhar desse do PSG com thiago silva e ibra.
    Vai falar que o Dedé fica devendo muito pro thiago silva? O próprio Castán que foi embora não fica atrás.
    Vagner love é mais que ibrahimovic, FRED também, o problema deste ultimo é que frequenta muito o DM.

    • Carlos Otsubo

      Ibra mediano?!? O cara conquistou o Calcio pelos 3 grandes da Itália e é mediano?!? As pessoas confundem caráter com qualidade. O cara não precisa ser um cara do bem pra ser bom!!!

      Com 100 milhões aqui no Brasil você não faz muitas coisas, uma vez que você não consegue comprar 4 grandes jogadores daqui com esse investimento. A proposito a base da seleção são de jogadores que atuam no Brasil e essa seleção não ainda não ganhou das grandes seleções, seleções que não possuem elencos suficientes pra bater no grandes clubes da Europa!!!

      Dedé e Castan são ótimos, mas comparar com Thiago?!?

      Essa super valorização do Vagner Love é um absurdo e é um dos motivos do Flamengo ser tão pequeno nos dias de hoje botar bons jogadores em um patamar bem acima do que são. O Fred é um ótimo jogador, mas não conseguiu a estabilidade no Lyon no até então equilibrado Campeonato Francês!!!

      • Guilherme Gomes

        O Corinthians ganhou a Libertadores com um elenco unido e com bons jogadores (não craques). Se todos jogadores não estiverem no mesmo barco num adianta dinheiro, craques, ect. Veja o exemplo do Real Madrid, gastram milhões com CR e Kaká e mais alguns e conseguiram apenas títulos nacionais. Hoje em dia o futebol premia o trabalho e planejamento, quer dizer… sempre foi assim

        • Carlos Otsubo

          Esse bom time do Corinthians não ganharia La Liga!!! Desculpa…mas essa é a realidade!!!

          A proposito, olhar só o Real. Mas Que tal olhar os últimos campeões da Liga Europa e olhar os gastos que eles tiveram….

    • janca

      Não estou dizendo que seja o caso dos xeiques árabes, mas no futebol inglês, com a invasão de magnatas do petróleo da Rússia, houve muita suspeita sobre possível lavagem de dinheiro e acho legítimo que questionem a origem do dinheiro. Algo que não se faz no futebol inglês.

  • Vaz

    O que sempre me preocupou não é esta dinheirama em uma Europa falida, afinal até 1 ou 2 meses atrás o petróleo estava em US$ 120,00, então estes Xeiques e magnatas russos do petróleo estão com as “burras” cheias e sem ter onde investir. O que é preocupante em meu modo de ver é que estes clubes de propriedade destes magantas não tem mais qualquer identidade com suas origens ou seja, o que resta é só uma torcida que serve como acessório para chamar a atenção para a marca e nada mais. Assusta mais ainda quando leio aqui no Brasil pessoas propondo a transformação dos nossos clubes em empresas como forma de contornarmos a administração desastrosa dos nossos clubes.
    Não seria mais importante a profissionalização desta administração? Ao tornarmos as equipes empresas vendidas para “alieniginas” ao clube não estaríamos tornando a coisa toda uma mera oportunidade de negócio que pode ser fechada da noite para o dia já que nenhum destes personagens gostam de bancar prejuízos?
    Não corremos o risco de matar o próprio futebol já que diante destas fortunas os demais terminarão sem possibilidades reais de conquistas? O que acontecerá com o futebol na França diante da falta gritante de dinheiro em uma crise sem fim enquanto um único clube domina o mercado e monopoliza o esporte. Quanto tempo os demais durarão? Os times italianos já não conseguem segurar mais ninguém, na Espanha a coisa está entrando em um caminho de desastre ecônomico e não vejo real Madri e Barcelona conseguindo manter seus atletas por mais de uma temporada. Este ano as aquisições destes clubes tem sido insignificantes. Este caminho de clubes empresas está levando o futebol a um caminho perigosíssimo.

    • janca

      Essa questão da identidade é importantíssima e tem sido muito questionada pelas comunidades locais. Foi o caso de parte da torcida do Manchester United, que ficou revoltada quando o time acabou comprado por um bilionário norte-americano. É um caminho perigoso mesmo.

    • janca

      Ou no mínimo complicado.

  • Carlos Otsubo

    Acho pouco sustentável esse inflacionamento que o PSG está criando, não só na França como na Europa!!! Imagino que outros clubes Francês corram atras desse tipo de alternativa e a Ligue 1, que sempre teve como seu ponto forte a garimpagem de jogadores africanos, se torne uma nova Premier League, além de tudo péssimo pra seleção francesa!!!

    Por outro lado acho bom os grandes clubes passarem o que os clubes brasileiros sempre passam, ano após ano, o Milan reclama o que o SPFC reclamou a tempos atras. Leonardo está sendo profissional e utilizando seu livre acesso nos seus ex-clubes e network pra montar esse time. Ontem mesmo o vice do Barça reclamou dos gastos pro Ibra, uma incoerência!!!

    Espero que depois dessa a Fifa tome algum tipo de atitude. Ela não parece preocupada com nada. Sei que são esportes diferentes, mas algumas coisas boas práticas poderiam ser adaptadas. O teto salarial da NBA fez com que a ultima temporada fosse uma das mais equilibradas dos últimos tempos, os clubes chiaram, o que é um ótimo sinal.

    • janca

      Isso é verdade e tenho visto o trabalho do Leonardo da mesma forma que você, está usando os contatos que fez no próprio Milan. Hoje o PSG está cheio da grana e vai usá-la para tentar conquistar a Europa. Vamos ver o que acontece… Agora que inflaciona o mercado, sem dúvida que inflaciona. E de fato o Milan está sentindo na pele o que muitos clubes brasileiros sentiram em outras ocasiões. E sentem até hoje em muitos e muitos casos.

  • Delegado Jair

    Aqui no Brasil também temos esse problema. O Corinthians é um time sujo, indigno e corrupto. Em 2005 tiveram investimento pesado de dinheiro sujo proveniente da Máfia Russa e com isso foram campeões brasileiros da maneira como foram, nada a comentar. Ganharam CT de graça, com empreiteiras indicadas por Lula, em troca de ‘favores’ futuros do ex-presidente. Nada que nos surpreenda, afinal, é um time corrupto e um partido e ex-presidente corruptos. Agora, está ganhando um estádio novinho todo financiado pelo BNDES, com dinheiro do povo, que deveria ser utilizado para educação, saúde e segurança do povo. O Corinthians é o time do mal, o time do diabo, sujo, indigno e corrupto. A torcida não liga pra isso, já que é composta por pessoas do mal também. Analfabetos criminosos e pilantras com mau-caratismo de sobra.
    Abraços,
    Delegado Jair Oliveira.

    • Elival

      Cara, quanto preconceito em uma pessoa só, e vc ainda se diz delegado, é por isto que nossa policia é tão violenta e despreparada.
      O timinho da vila leonor, ganhou o estádio do governo do estado na época e vc não comenta nada.
      Ah! é o Estadio fica em uma das areas mais nobre de São Paulo ai pode, pq é pra rico mesmo.

    • Rodrigo

      Investigaste e descobriste tudo isso sozinho, delegado Jair?

  • renato sa

    Jogador saindo de um time e indo pra outro ganhar mais, acho normal. Afinal, se uma empresa concorrente fizesse uma proposta milionária para você executar seu trabalho por lá, quem não balançaria? A grande questão é de onde vem a grana.

    Acredito, e aqui é uma tese, que poucos os times no mundo movem a grana que movem 100% na legalidade. O potencial do esporte é grande, sim, é. Mas para as cifras que estão girando, considerando uma queda no consumo mundial… Muita lavagem de dinheiro envolvendo essas transações. O dinheiro vem justamente de áreas pouco transparentes. Os investidores em geral possuem negócios não muito confiáveis, circulam em meios duvidosos e dali surgem milhões e milhões…

    • janca

      Mas é isso que alguns clubes franceses estão questionando… Até imagino que o grupo do Qatar tenha origem para o dinheiro, mas em outros lugares, especialmente na Grã-Bretanha, já houve muita desconfiança sobre a origem do capital de alguns clubes.

    • janca

      Completando: muita desconfiança, no caso de alguns clubes britânicos, mas, que eu saiba, pouca ou nenhuma investigação, eis a questão.

MaisRecentes

Brigas no Fla



Continue Lendo

Paulistas com medo



Continue Lendo

A mágoa de Ceni



Continue Lendo