A jogada de Blatter



Muito conveniente para Joseph Blatter atirar aos lobos Ricardo Teixeira e João Havelange, que segundo a Justiça suíça receberam de suborno mais de 45 milhões de reais juntos nos anos 90, e tentar aparecer como “moralizador”.

Blatter era “braço direito” de Havelange, foi secretário-geral da Fifa quando o brasileiro comandou a entidade, e ele mesmo já admitiu que sabia do pagamento de propinas. Por que calou, então? Porque, segundo ele, na época o pagamento era permitido por lei. Bolas, se era permitido por lei, ele deveria estar pedindo a expulsão de Havelange da presidência de honra da entidade?

Blatter, Havelange e Teixeira são farinha do mesmo saco, embora hoje de lados opostos. E Blatter, no comando da Fifa, coloca a cabeça de Havelange a prêmio para ver se consegue salvar a sua. Não deveria. Inclusive porque teve papel ativo na escolha conjunta de Coreia e Japão como sedes da Copa de 2002, decisão que teve suspeitas de compras de voto, como pairam denúncias de corrupção na escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022. E agora vem Blatter e insinua que os alemães compraram votos para levar a de 2006. As três últimas sob sua administração e a primeira sob gestão de Havelange, tendo Blatter como seu secretário-geral.

Direta ou indiretamente o atual presidente da Fifa está metido até o pescoço _e põe pescoço nisso_ nos escândalos que marcam a Fifa, entidade que preside desde 1998. Como pedem os alemães, deveria sair já. Não dá agora para tentar bancar o moralizador, nem jogar toda a culpa nos brasileiros, como se ele fosse o único “santinho”. De santo Blatter não tem nada. Quanto mais rica ficou a Fifa, maiores a ganância, os escândalos, as brigas políticas e as traições. E em traição o suíço está mostrando que é PhD.

Traição à parte, se houve corrupção para a escolha das sedes de 2006, como insinua o próprio Blatter, 2018 e 2022, a apuração tem de ser agora. E os responsáveis punidos. Inclusive quem chefia a Fifa, que deveria se afastar do cargo para as investigações poderem correr melhor.



  • Tiago

    Blatter era assim com o Havelange, falar que não sabia de nada parece alguém que eu conheço na política brasileira…

    • Tiago

      O discurso dele tá estranho de verdade. Se não era propina, qual o problema? Se era propina, tem problema. Se ele sabia e era propina mais grave fica. A Fifa anda mais suja que a política brasileira.

      • janca

        É uma comparação complicada, Tiago _rs. Abs.

    • Fabiano Wallaxx

      Ele aprendeu com os barsileiros que rodeavam ele a ficar em cima do muro na hora que convém e sabe como os “cabeças” brasileiros como colocar um bode espiatório na reta da multidão enraivecida

      • janca

        Está tentando achar um bode expiatório mesmo, Fabiano. Não que os brasileiros não tenham culpa no cartório _segundo a Justiça suíça receberam propina_, mas colocar o Havelange na fogueira apenas agora e com o intuito de salvar a própria pele não é das coisas mais bonitas que já vi.

        • Felipe Lima

          Tática de guerra: pra você sobreviver, não importa se alguém tiver de morrer!

          • janca

            Ainda mais tendo o Teixeira já deixado o Comitê Executivo da Fifa e se refugiado na Flórida e estando o Havelange com 96 anos de idade e fora do dia a dia da Fifa. Aliás ele renunciou ao COI no ano passado, evitando que a investigação que agora veio a público pudesse prejudicá-lo na entidade. Poderia ser expulso do COI, como pode perder o posto de presidente honorário da Fifa. Um posto simbólico, mas mesmo assim, em caso de saída ou perda do posto, como quer Blatter, um triste fim pra carreira do dirigente.

          • janca

            Do dirigente brasileiro, digo.

    • CPI no Esporte Ja

      Sim Tiago, nao podemos tambem esquecer da ligacao destes dirigentes com o Nuzman do COB. Esse sera o proximo escandalo do esporte brasileiro. Basta examinarmos as irregulariedades do Pan 2007.

  • Felipe Lima

    Já não sei quem se espelhou em quem nessa história toda!

    • janca

      Também não, Felipe. O que sei é que a coisa tá feia… Abs.

  • adams

    Vc tem razão. Qt maior o bolo, maior a ganância. É claro q Blatter sabia dos trambiques do Havelange. Deve estar até o pescoço envolvido… Agora quer bancar o santo… Aliás, se tentarem desentupir esse esgoto, vai estourar privada em todo país e em todas as situações, desde a mais simples (como os bandeirinhas q colocaram a Coréia na Semifinal da Copa 2002); até as mais complexas (como o dirigente, se ñ me engano, da Nova Zelândia q vendeu seu voto pra copa da Africa)…

    • janca

      O representante da Nova Zelândia, salvo engano, deixou de votar dando a vitória para a Alemanha na Copa de 2006. Os sul-africanos perderam a votação, que tinham como ganha.

  • Adalberto Franco

    Janca, é melhor não mexer nessa sujeira o mau cheiro pode espalhar e contaminar pessoas sérias se é que existem tais pessoas nessa entidade chamada FIFA, agora Blatter, quer aparacer como salvador da patria, mas foi conivente com o erro de Havelange, quer me dizer que ele não levou algum prá ficar de boca calada? E você já viu honra entre ladrões? na hora que o bicho pega é cada um por si, só são unidos nos golpes e falcatruas na hora de rachar a grana mas depois querem se comer uns aos outros. Me desculpe Janca, mas acho que esse mundo não tem mais jeito só outro dilúvio prá lavar essa imundíce toda que contamina o mundo todo e quem paga a conta são os que tão de fora ou seja o povão. Boa Tarde prá você.

    • janca

      Nem acho que ele queira aparecer como salvador da pátria, não, acho que está querendo salvar a própria pele. Espero que não consiga, pois sua administração segue atolada por denúncias de corrupção, denúncias que não se resumem à dupla Teixeira/Havelange ao qual ele era bem ligado, aliás. Abs. e bom final de tarde pra você também, Janca

  • Luiz Marfetán

    Escrevi a uns dias. Sé realmente querem moralizar a fifa o blatter deve ser o primeiro a sair.

  • CPI no Esporte Ja

    Sem duvida, este senhor Blatter, agora quer dar uma de santo… Nao sei quem traiu quem primeiro, mas foi noticiado na entrevista com a Revista Piaui que o Teixeira estava apoiando em segredo a candidatura do Bin Hamman (Qatar) para a Presidencia da FIFA. Quando o Blatter descobriu a traicao do Teixeira, tratou logo de destrui-lo… e conseguiu. Acabou sobrando tambem para o Havelange, porem o alvo era o Teixeira. Talvez esse tiro do Blatter saia pela culatra e ele acabe tendo que sair da FIFA, ja que ele era, na pior das hipoteses, conivente com o que ocorria dentro da FIFA na posicao de Secretario Geral e depois como Presidente.

    • janca

      Que eu saiba o racha entre eles era anterior, tanto que o Teixeira estava apoiando, sim, o representante do Qatar, que acabou afastado da Fifa também por denúncias de corrupção. Espero que o Blatter saia da Fifa, mas quero ver quem vai entrar no lugar dele, porque o futebol europeu está com sujeira até não poder mais.

  • Delegado Jair

    Boa tarde caríssimo Janca,
    Bom, em relação ao Blatter, evidente que este tem participação nos esquemas de corrupção da FIFA. É uma pena que ele, que já tem uma idade avançada, insista em sujar ainda mais a imagem da Federação. Logo logo estará em leito de morte e talvez se arrependa de tudo que fez, sujar e denigrir a imagem do futebol, esporte do qual ele é fã. Mas acho que devemos também olhar pro Brasil, Janca. Todos vemos a maneira como o Corinthians vem ganhando seus títulos e sendo tratado aqui no Brasil. Sempre com enormes privilégios. Ronaldo trabalhando no COL e ao mesmo tempo ajudando o Corinthians de todas as maneiras possíveis. Andrés Sanchez dentro da CBF armando tudo para favorecer seu time. Isso sem citar o Estádio e o CT do Corinthians, contruídos com dinheiro público e por empreiteiras indicadas pelo ex-presidente Lula. Tudo no Corinthians é mais fácil. É uma pena termos um time tão sujo e corrupto por aqui. Mancha muito o nosso futebol. E o pior de tudo é que os corintianos apoiam isso tudo, também pudera, são, em sua grande maioria, criminosos e analfabetos, não podemos esperar outra coisa que não o apoio irrestrito a essa pilantragem que está sendo feita.
    Abraços, Delegado Jair.

    • janca

      Sobre o estádio do Corinthians e a forma como foi viabilizado já dei minha opinião aqui várias vezes, agora sobre a forma como você se refere à torcida do Corinthians só pode estar de brincadeira, pois se não estiver é muito preconceito de sua parte. Mas deve estar apenas provocando os torcedores corintianos…

    • Meu caro, tem provas sobre o que fala e escreve? Se tem as apresente senão está agindo como o Blatter. Você infelizmente está acertando no atacado mas errando no varejo. Vamos parar com ilações e vamos ao fatos. Se concordamos ou não com a forma como o estádio foi financiado é uma coisa, agora o resto é diferente? É ilegal? Não. Foi objeto de aprovação pela Câmara e pela justiça (esta por diversas vezes). É moral? Também não, mas não é crime. Como neste país a ética é artigo de luxo, nada a estranhar.Culpa de algum time? Não. Então que tal nos unirmos para cobrar ética e mudanças em vez de transformarmos tudo em uma questão de racismo mesmo meu caro, coisa idiota de torcidas de futebol? O que você está escrevendo te leva para a cadeia já que ninguem tem provas disto. O que temos é oportunismo que não podem ser consideradas ilegal até onde se sabe.
      O Morumbi neste momento deveria estar sendo reformado não fosse os erros do atual presidente do São Paulo e com os mesmos finaciamentos e benefícios que seriam concedidos (BNDES e Governo municipal e estadual) para abertura da Copa do Mundo, obra orçada em R$ 800 paus como estava previsto. Estaria tudo bem? Estava, isto era liquido e certo, Morumbi era o estádio de São Paulo e derrepente a casa caiu. O Andrés aproveitou a brecha, aproveitou e infelizmente estamos assistindo o financiamento público mudar de clube e incomodar o outro lado. Como você pode ver a tal imoralidade só mudou de endereço.
      Vamos fundo nesta questão então. Estádio do Palmeiras está sendo “construido” em área onde não é permitido, área residêncial. Como o estão fazendo? Simplesmente preservando uma pequena parte da arquibancada antiga e aproveitando uma brecha na lei de zoneamento (hoje a tal de diretirzes urbanas mas é a mesma coisa) que considera a preservação de 20% da obra original como reforma. Estão é construindo novo estádio. É ilegal? Não. É moral? Também não.Levou vantagem…….
      Esta mesma situação está sendo usada para “reconstruir” o Morumbi com cobertura e hotel em área de zoneamento exclusivamente residencial, sob forte crítica dos moradores que o poder público está ignorando e para piorar com a construção de uma linha de monotrilho para lá, cara e comprovadamente invíavel, exclusivamente para atender hotéis de luxo e o estádio. É ilegal? Não. É moral? Não.Todas estas obras contam com benefícios de isenção de impostos.
      Como diz o ditado: Em casa que falta pão, todos reclamam e ninguém tem razão.
      Time sujo e corrupto? Pegou pessado né cara pois como você pode ler acima os sócios deste clube são muitos, diria que a maioria. Dentro desta visão, posso também suspeitar do São Paulo cujo presidente da Federação Paulista e o Presidente da CBF um foi presidentes do SPFC o outro então governador do Estado em uma época que o São Paulo ganhava tudo, era tido como exemplo. Qualquer coisa que o São Paulo ganhou ou vier a ganhar então é sujo? Corrupto? A tal reforma do Morumbi é favorecimento? É inclusive como declaradamente uma forma de compensação, então é sujo e corrupto? Nesta altura do campeonato e lendo a sua opinião, “sei não” cara, “sei não”.
      Que raio de influência e negociata é esta que sendo os dirigentes maiores do esporte são paulinos confessos, beneficiam o adversário? O Andrés manda mais que o Marin? A do Palmeiras nem se fale então já que o possível prefeito é palmeirense e já foi governador a dois anos atrás quando foi aprovado a obra no Parque Antártica. Suspeito então a vista grossa do Kassab aliado do Serra? Perceba como é facil escrever e falar bobagens sem provas baseados em fanátismo. Meu caro o Corinthians não é melhor e nem pior que ninguém neste país. Se quer mudar, cuidado com quem vai votar nas próximas eleições.
      Atenção não sou corintiano mas não consigo ver mudanças se não mudarmos o modo de enxergarmos a coisa ou melhor, mudando as pessoas, as leis, os politicos. Sendo mais atuantes e não atirarmos neste ou nequele conforme nossas opções de vida que considera o meu válido e do outro ilegal.
      Toda esta discução é apenas por ser o estádio do Corinthians, se fosse o do meu clube tudo bem. Apenas para esclarecer a tal imoralidade, basta mencionar que o estádio do Internacional foi beneficiado de todos as formas e imoralidades inclusive com financiamento do BNDES em prejuizo do Grêmio que está com o estádio quase concluído. E aí? É moral? Não é sujo e corrupto? Acho que seriam acusações muito pesadas e para variar sem provas É míopia? Não, é reconhecimento da realidade e enquanto tratarmos a coisa da forma preconceituosa e pártidaria como você tratou, não chegaremos a lugar nenhum.

  • Emerson Luiz Fonseca

    Não sei se vou falar alguma besteira,mas eu comparo a FIFA com a igreja catolica.
    Tanto no poder politico,economico e social.
    O papa (Blatter) pode cair, pois seus bispos (RT e JH) foram queimados na fogueira da santa inquisição.Documentos secretos guardados nas torres não puderam ser queimados e agora sabemos verdades ou mentiras do alto clero.
    Tudo isso dava um filme como (O nome da rosa).
    Valeu.

    • janca

      Não vejo muita ligação com a igreja católica e sua estrutura, não, e acho a igreja muito mais forte do que a Fifa, se bem que no Brasil vem perdendo espaço. Mas que as “confusões” na Fifa dariam um belo filme dariam. De muita intriga, trapaça e traição. Abs. e boa sexta pra você, Janca

  • Josaurelio Medina

    Alguma razão especial para citar Copas de 1998 até 2022 pulando 2014? Será a única onde não houve suborno? Ou vc foi “agraciado” pelos companheiros do Dirceu?

    • janca

      A Copa de 2014 não teve concorrência. Havia ficado decidido que seria na América do Sul e o Brasil foi candidato único. Informe-se antes de escrever, por favor. Não houve tampouco denúncias de compra de votos, inclusive porque, repito, o Brasil foi candidato único. Mas se você sabe de alguma coisa denuncie, por favor.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo