Havelange x Saldanha



Segue movimento nas redes sociais pedindo a mudança do nome do estádio do Engenhão. Passaria de Estádio Olímpico João Havelange para Estádio Olímpico João Saldanha, homenageando assim o técnico que classificou o Brasil para a Copa de 1970 e se notabilizou também por sua carreira na crônica esportiva e no combate contra a ditadura militar.

Além de homenagear Saldanha, a mudança de nome tiraria do estádio o do ex-presidente da Fifa, que teria recebido propina junto com seu ex-genro, Ricardo Teixeira, quando comandava a entidade que dirige o futebol mundial.

A cúpula do Comitê Olímpico Brasileiro é contra a mudança, já que Havelange teria feito muito mais pelo esporte olímpico do que João Saldanha. Havelange foi membro do Comitê Olímpico Internacional, do qual se afastou no ano passado diante das investigações que envolviam seu nome. É considerado também um dos principais responsáveis por ter trazido os Jogos de 2016 para o Rio.

A Prefeitura do Rio ainda não se manifestou oficialmente. Apesar de “dona” do estádio, transferiu a administração do Engenhão para o Botafogo.

O estádio, feito para o Pan de 2007, enfrentou uma série de problemas e saiu mais caro do que se imaginava. Ainda hoje é criticado pela localização e falta de estacionamento, já tendo passado por mais de uma reforma desde o Pan, já que teria falhas na estrutura. É… Pela forma como foi realizado _a Delta, empresa que teria ligações com o esquema Carlos Cachoeira, fazia parte do consórcio e depois se retirou_, talvez seja melhor ficar com o nome de Havelange mesmo.



  • adams

    Acho tão improvável q Havelange tenha se corrompido por Havelange, 1,5 milhão de francos suíços (R$ 3,1 milhões). Não q eu ache q ele seja INCORRUPTÍVEL (sou daqueles q crêem q todos têm seus preços), mas acho um valor tão pouco pra um kra q tornou o futebol mundial, tão lucrativo. A verdade é que: sem Havelange, ñ haveria futebol em algumas partes do mundo: Africa, Oceania, etc. Ele incrementou a modalidade nesses continentes. Não acho q alguém se torna corrupto da noite pro dia. Ou ele, Havelange, foi em fim da mandato, muito ingênuo, ou, a sua corrupção vem de longa data… qt à mudança do nome do estádio… tb ñ concordo com João Saldanha, se ñ era corrupto, como Havelange, tb tinha mais defeitos q qualidades… Até tentativa de homicídio ele foi acusado: tentou matar o técnico do FLA, Fleitas Solich. O nome do estádio, podia ser: NILTON SANTOS.

    • janca

      Boa sugestão. Sobre o recebimento de propina é assunto que está com a Justiça suíça. O ex-genro do Havelange teria recebido mais, totalizando cerca de 45 milhões de reais. Enfim… Também acho que Havelange fez muita coisa importante para o futebol, tirando um pouco o foco da Europa, que mandava em tudo, e levando o esporte para outros continentes. Mas se foi corrompido ou não, isso não é comigo. É com a Justiça.

    • vaz

      Não ponho a minha mão no fogo por ele mas todas estas denúncias partem da Federação Inglesa através da BBC que nunca engoliram a perda da presidência da FIFA em uma manobra com cenas de trairagem e de livros policiais, que elegeu Havelange. As coisas da FIFA sempre foram cercadas de suspeitas e insinuações (a própria copa na Inglaterra foi um escândalo de resultados e todo o faz de conta sobre o roubo da “Taça Jules Rimet” encontrada por um vira lata. Para mim fizeram outra pois esta histórinha nem em Hollywood).
      Mas a realidade é que a Lei brasileira proibe nome de pessoas vivas em qualquer equipamento público mas aí passaram por cima da lei e tome João Havelange batizando o estádio. Entendo que se deva adotar qualquer nome alusivo a cidade do Rio de Janeiro, Pan Americano mesmo sem complementos ou qualquer outra coisa mas evitarmos esta mania de colocarmos nomes de pessoas como homenagem. Qualquer homenageado deixa outros mais ou tão importante de fora e aí as injustiças. Na prática acaba sendo uma homenagem anônima já que Maracanã é estádio Mario Filho mas poucos sabem e assim é em todo Brasil.
      Outro problema é que infelizmente neste país, estádios públicos e até privados, acabam no descaso, com manutenção precária, decadentes e no fim a homenagem vira insulto.

      • janca

        Mas não são apenas denúncias, a coisa ficou mais séria depois do que foi exposto semana passada pela própria Justiça suíça. E desde já aviso que não morro de amores pela federação inglesa, muito pelo contrário, os ingleses fizeram uma péssima administração antes de Havelange na Fifa e só começaram a atacar com força a entidade depois de perderem a Copa. A de 2018 acabou com a Rússia, a de 2022, com o Qatar, o que irritou e mobilizou os ingleses. Antes não reclamavam como agora. Mas isso não inocenta João Havelange nem Ricardo Teixeira. Vimos na semana passada, a tal da propina da ISL é algo extremamente grave. Concordo com você no tocante ao nome do estádio, talvez algo alusivo à cidade do Rio de Janeiro, não ao Pan, que para mim foi uma tragédia em termos de concepção (orçamento e legado). E sua observação sobre o descaso com nossos estádios, públicos ou privados, é extremamente pertinente. Abs.

  • Renato “O Russo” Velloso

    Em se tratando de Botafogo, é muito complexo essa questão de nome, até porque existe uma quantidade exepicional de dirigentes, técnicos e pricipalmente atletas, que poderiam ser dados ao “Engenhâo”. João Saldanha inegavelmente está dentro desse contexto, Torcedor apaixonado pelo Botafogo, foi técnico campeão, dirigente e como jornalista, defendeu até as últimas consequências as cores alvinegras de General Severiano! Apesar de todas as polemicas envolvendo João Havelange, não se pode negar a sua contribuição para a grandeza do futebol brasileiro e mundial, porém suas raizes são tricolores (Fluminense) e nada melhor para o estádio que pertence ao Botafogo de Futebol e Regatas ser conhecido pelo nome de alguém de raízes alvinegras e Estádio Olimpico João Saldanha estaria de bom tamanho!

    • janca

      E o estádio não é do Botafogo, o clube “apenas” o administra.

      • Fabiano

        por 20 longos anos, renováveis por mais 20 longos anos, e daí a justiça dirá né, mané.

        • janca

          ???

        • janca

          Vinte longos anos, renováveis por mais 20 longos anos não significam posse definitiva, se é a isso o que você está se referindo.

          • CONHECEDOR

            É UMA CONCESSÃO, NADA MAIS QUE UM ALUGUEL PÚBLICO, DAÍ A DIFERENÇA DE NOME.
            FIM DA CONCESSÃO E NOVA LICITAÇÃO PARA ESCOLHER O NOVO ADMINISTRADOR / USUÁRIO, SE ASSIM O PODER PÚBLICO DECIDIR. COM A FALTA DO MARACANÃ, E TODOS GRANDES DO RIO FREQUENTANDO O ENGENHÃO, FICA DIFÍCIL AFIRMAR ALGUMA LIGAÇÃO COM O BOTAFOGO. QUANTO A HAVELANGE, REVOLUCIONOU A ADMINISTRAÇÃO DO FUTEBOL MUNDIAL, SENDO CONVOCADO AO COB POR ESSA RAZÃO. AS COMISSÕES FAZIAM PARTE DO CONTRATO, MAS AGORA, ELAS SE TORNAM QUESTIONÁVEIS, POIS OS VALORES SÃO ALTOS. MAS SE ANTES PODIA, PORQUE AGORA NÃO PODE ? SITUAÇÃO ECONÔMICA MUNDIAL QUE NÃO PERMITE VALORES AGRESSIVOS ? UM MISTO DE INVEJA E BRIGA POLÍTICA. ESSE TIPO DE REVANCHISMO SERVE SÓ PARA ENCOBRIR PROBLEMAS PRESENTES MAIS GRAVES. O DINHEIRO RUSSO NO FUTEBOL (GANHANDO UMA COPA DO MUNDO ATÉ) QUE É PROVENIENTE DE EX.EMPRESAS PÚBLICAS, AÍ SIM É PROBLEMA. ESQUEÇAM TUDO ISSO, O QUE PRECISA É RESGATAR O FUTEBOL. O NOSSO ÚLTIMO SUSPIRO FOI O SANTOS DE 2.010. APÓS A COPA, O FUTEBOL DE RESULTADOS VOLTOU A IMPERAR E ESTÁ AÍ. MODERNO PARA ALGUNS, SEM EMOÇÕES PARA OUTROS, MAS VAI PREDOMINAR POR UM BOM TEMPO. QUEM SABE A SELEÇÃO OLÍMPICA NÃO ENCANTA ? COM TÉCNICO DA ESCOLA GAÚCHA É POUCO PROVÁVEL, MAS COMO ESTÁ COM O CARGO EM RISCO, QUEM SABE. SAINDO VEM TITE, MAIS UM DA MESMA ESCOLA, MAS BEM MAIS CONHECEDOR DE FUTEBOL. LUXEMBURGO PERDEU A MÃO E MISTUROU FUTEBOL COM AMOR AO $$$$$, SE NÃO PODERIA TER UMA CHANCE A MAIS. SEMPRE COM BONS JOGADORES À DISPOSIÇÃO MONTOU EXCELENTES EQUIPES. EM SELEÇÃO TERIA TUDO ISSO E A EXPERIÊNCIA DE JÁ TER PASSADO PELO CARGO. FELIPÃO NÃO DÁ MAIS. MURICY SE PERDE EM DEVANEIOS E FALTA DE PADRÃO. AGORA QUER O FUTEBOL MECÂNICO AO INVÉS DA FLUÊNCIA, POR CAUSA DAS DERROTAS. O SONHO E A BUSCA DA PERFEIÇÃO, PASSAM PELA MANUTENÇÃO DO CARGO E OPÇÃO PRÓPRIA DE BEM ESTAR. A CHANCE ESTÁ AÍ SR, MANO, UMA GERAÇÃO TECNICAMENTE MUITO BOA, NEYMAR, PH GANSO, OSCAR. ALGUNS ESFORÇADOS, LUCAS, THIAGO, DAMIÃO E OS DEMAIS COM NÍVEL 6, O QUE PARA O FUTEBOL ATUAL ATÉ QUE É BOM. VAMOS VER NO QUE VAI DAR, MAS O OURO NÃO ESTÁ TÃO DISTANTE ASSIM, SOMOS SIM UM DOS FAVORITOS.

          • Serginho

            Ou o estádio leva o nome de um atleta querido e neutro entre todos os clubes, ou não homenageia nenhum ser humano – o Botafogo não é o seu dono e sim, eu , você, e todos os contribuintes que levantaram o estádio com a força da carga tributária monstruosa deste país

          • janca

            Concordo. Abs.

  • Janca, o João Havelange foi quem ampliou o alcance do futebol nos outros continentes. Podemos dizer, sem exageros, que o Mazembe ter sido vice-campeão mundial deve-se ao aumento de competitividade dos demais continentes fora do eixo América/Europa.

    Entretanto, fico surpreso pelo Botafogo não ter “alterado a homenagem” para alguém marcante para o clube, como Nilton Santos ou Garrincha. Acho que a homenagem a esses dois seria ainda mais justa.

    • janca

      Pois não depende do Botafogo, o estádio é municipal.

  • Fogão sadio

    janca: teria recebido propina não, RECEBEU PROPINA ele e o teixeira, está comprovado já…Por mim, alteraria sim o nome do Engenhão: nada de associar nosso estádio c/ ladrões e corruptos. Isso fica bem para outros times aqui do Brasil, q na maioria das vezes vencem jgs c/ a “mão amiga” da arbitragem. João Saldanha, Nilton Santos, Garrincha…enfim, nomes novos pro Engenhão são o q não faltam, já q o BFR é disparado o clube c/ maiores ídolos da história do futebol brasileiro e mundial……………

    • janca

      Concordo que nomes não faltam, Fogão, inclusive porque a história do Botafogo é marcada por ídolos. Heleno de Freitas foi um deles. Mas o Botafogo gerencia o estádio, paga mensalidade para administrá-lo, não tem poder, que eu saiba, para alterar o nome. Isso depende do Eduardo Paes, prefeito do Rio, e da Câmara de Vereadores.

    • O processo envolvendo Havelange tornou-se público e não resta dúvidas por parte da justiça Suiça e é assim que se faz. Quanto ao resto meu caro é preciso acusar formalmente os tais beneficíarios e as “mãos amigas” que supostamente receberam ou pagaram para influenciar resultados. Vamos aos casos notórios na Itália que leva a justiça e pune os culpados o resto é leviandade. A única coisa que não fica bem neste país é o hábito de insinuar, achar, difamar, fofocar, lançar injurias e etc…

  • Adalberto Franco

    É meu amigo Janca, mais um dilema que surge, trocar o nome do Engenhão, ou não! Eu penso que deveria ficar como está mesmo porque existem outros meios para homenagear alguém tão ilustre como foi João Saldanha, por sua vêz Havelange, fez mutio pelo futebol mundial quando presidente da FIFA, bem ou mal ele fez mais que os outros. Quanto ao envolvimento em corrupção quem se envolve com gente como Ricardo Teixeira, acaba contaminado por esse virús, não estou inocentando o Havelange, de nada pois pessoas de carater e com ética não se deixa levar por más influências, mas tem aquela coisa na hora que o dinheiro aparece a parte boa da vazão à ambição e outros q tais, isso é própio do ser humano. Boa Tarde prá você e a todos.

    • janca

      Mas o mentor do Ricardo Teixeira foi justamente o João Havelange. Sem a ajuda do então sogro, Ricardo Teixeira provavelmente nem passaria perto de um estádio de futebol…

      • Adalberto Franco

        Enfim então são tudo farinha do mesmo saco, sequer merecem que percamos nosso tempo com essa raça, retiro tudo o que disse e me desculpem pelo meu engano acho que me iludi com o lobo em péle de cordeiro, a todos deste Blog, me perdoem pelo deslize.

  • Eugenio Menezes Duarte

    Manter o Engenhão com o nome de João Havelange é dar razão a quem acha que suborno é coisa aceitável em nosso país.
    João Saldanha foi de fato um grande botafoguense, mas ninguém merece mais essa homenagem do que Nilton Santos. Afinal ninguém honrou mais a camisa do nosso Glorioso do que a Enciclopédia do Futebol.

    • janca

      Nilton Santos seria fantástico, mas o estádio não é do Botafogo, essa é a questão.

  • verdadeiro

    É inacreditável que ainda existam pessoas que defendem um corrupto como o Havelange, engraçado que esses mesmos nao façam o mesmo pelo Teixeira, sua cria maior. Pior e mais preocupante é o motivo alegado para defende-lo : O cara fez isso, fez aquilo,etc..ou seja a velha e perigosa politica do Maluf “rouba mas faz”.Não é atoa que o Brasil é um dos países mais corruptos do mundo, a cabeça do brasileiro de certa forma é direcionada para isso, por sorte alguns com maior poder de conhecimento e de informação buscam outro caminho.Diante disso, qual seria o nosso futuro ou qual será o país que deixaremos para nosso filhos e netos ?

    • janca

      O “rouba mas faz” de fato é muito grave e muito grave é que haja muita gente defendendo esse tipo de política. Tanto que o próprio Maluf está em moda. Seja na eleição de SP, seja na própria CBF, José Maria Marin é discípulo do ex-governador paulista, filhote da ditadura.

  • Felipe Lima

    Em época de eleição, duvido que o Eduardo Paes vá dar atenção pra esse tema (até porque já tá papagaiando um bocado com as questões dos Jogos de 2016)!
    O medo de desagradar algum peixe graúdo é grande!

    • janca

      Também duvido. Nem Eduardo Paes nem o COB, que tem Havelange como “Deus”.

  • Leonardo Guedes

    Nessa questão toda, eu tenho uma dúvida: não existe uma lei na Constituição Brasileira que impede a nomeação de locais públicos com nome de pessoas ainda vivas? Isso me faz lembrar o famoso caso do Maranhão: Avenida José Sarney, Fórum Roseana Sarney, etc. Abraços.

    • janca

      Talvez certas “entidades” consigam quebrar as leis, Leonardo, de fato não sei explicar. Mas o estádio tem o nome do João Havelange desde 2007…

      • Felipe Lima

        Como os caras são considerados “deuses” em suas patotas, são praticamente imortais. Então não dá pra cumprir a lei neste caso!

        • janca

          É que não sei como funciona a lei para o caso de estádios públicos, para vias públicas, sim, o sujeito, que eu saiba, tem que ter morrido para ser homenageado. Mas não para estádios privados. Se bem que o Engenhão não é privado…

    • alberto Pereira

      Não existe tal lei.

  • Emerson Luiz Fonseca

    A melhor chance de se acabar com a FIFA é agora!!!!
    No ano passado eu cantei a bola que RT não ficaria à frente da CBF até a copa.
    Tá moleza afirmar que Blatter não aguenta até lá.
    Quem sabe a copa no Brasil,seja feita por outras mãos(limpas), a bola tá pingando na risca do gol, é só empurrar…..
    Vamos trocar ideias com os ingleses e fundar uma nova ordem no futebol mundial.
    A hora é agora, quanto a copa, fica pra 2015, ano impar, só pra diferenciar uma nova era. Valeu…

  • renato sa

    Aposto que todo esse alvoroço é pra nada. Assim como o velódromo, logo descobrirão, assim, por acaso, que o estádio não consegue receber reformas para as olimpíadas e assim, como o maracanã, vão destruí-lo e construir outro no local. Aí sim, poderemos ‘brigar’ por um outro nome, afinal, é um novo estádio, não mais o de R$60mi que custou R$380mi e pra nada serve, mas sim um novo de R$1bi(?)…

MaisRecentes

Protestos à vista



Continue Lendo

Ajustes no São Paulo



Continue Lendo

Mattos em xeque



Continue Lendo