Homenagem a Balotelli



O grande nome da Euro é Mario Balotelli, que tive a oportunidade de ver treinar em Milão há cerca de três anos.

Uma das coisas mais revoltantes da Euro, pra não escrever outra coisa e dizer mil e um palavrões, é saber que ele é chamado de “bastardo italiano”, “negro de merda” e outras coisas do gênero. Até uma faixa dizendo que não existem italianos negros teve de ser arrancada pelos organizadores da Euro, que acontece na Ucrânia e na Polônia.

Autor dos gols que levaram à Itália à decisão do campeonato, domingo, diante da Espanha, Balotelli foi adotado pelo casal Silvia e Francesco Balotelli, quando tinha dois anos de idade. Seus pais biológicos reapareceram há quatro anos, quando ele começou a fazer sucesso e mostrar que tinha talento. Não quis saber deles. Sua família, há 19 anos, é outra.

Aos 21 anos de idade insiste em dizer que é um gênio. E é. Pelo temperamento, pela garra e pelos urros que dá após fazer ou perder um gol. Garoto-problema? Garoto-problema são os outros. E vou torcer muito pela Itália na final. E pela luta de Balotelli contra o racismo, racismo que é um crime revoltante.



  • Henrique

    Esta é uma figura para observarmos de perto, figura que alguns tentam rotular e analisar. Balotelli é um personagem interessante da Euro, por seus feitos e derrapadas.
    Eu digo, sinceramente, que acreditava que ele era mesmo um problema. Mas, parando para pensar em tudo, percebo que não é bem assim. Ele tem apenas 21 anos, mesmo que para o futebol nesta idade o jogador já precisa estar bem maduro. Mas só 21 anos. E quem não faria metade das “besteiras” que ele fez? E quem não faria pior ainda? Garanto que muita gente.

    Por isso, é complicado ficarmos rotulando-o como um “garoto-problema”. Ele dá suas derrapadas sim, seus atos estranhos e polêmicos. No entanto, temos que admitir que ele sabe sim jogar muita bola, e tem personalidade. Isto é extremamente importante.

    Abraços à todos.

    • janca

      Oi Henrique. Também acho fácil as pessoas saírem rotulando jogadores como o Balotelli, mas na sociedade de hoje isso acontece em todos os cantos. E muita gente deve se irritar porque ele não apenas joga bem como já ganha muito dinheiro, o que acho bem bacana, aliás. E merecido. Tem só 21 anos e muita personalidade. Gosto de vê-lo comemorando gols e gosto de ver a resposta que dá à sociedade que o critica e não o aceita. Como você escreveu por seus feitos e suas derrapadas, mas principalmente por seu futebol e seu jeito de ser e de se comportar, é uma baita figura desta Euro. Abs. e boa sexta pra você, Janca

  • James Leal Borges

    A luta de Mário Balotelli representa a afirmação dos excluídos e discriminados pela “elite branca” que insiste em afirmar sua pseudo superioridade sobre as demais etnias, torçamos pela vitória da Itália na decisão, de preferencia com mais dois gols de Balotelli, e veremos o que os racistas, xenófobos e eugenistas de plantão vociferarão contra mais uma vitória de superação sobre o preconceito.

    • janca

      E não só da “elite branca”, da “elite europeia” também. Quando ele faz gol parece estar dando uma resposta ou homenageando, com suas comemorações, os discriminados e excluídos, como você bem colocou.

  • Tomaz Robert

    Belas palavras Janca. Por tudo que ele passou sua vida, merece ser hoje um dos mais marrentos. E pode ter certeza que tem muito mais por ai. Vamu “Super Mario”.

    • janca

      E acho interessante ele ser marrento. E saudável. O racismo e a xenofobia na Europa, mas não só lá, incomodam e merecem uma resposta. Nem que seja via comemoração de gols do Balotelli. Abs.

  • Talvez pelo que ele represente, no contexto do que você escreveu, Balotelli seja o cara que mereça nossa atenção nesta Euro nazistoide, Janca. Aliás, só pelo petardo indefensável que deu na tarde de hoje, seguido da intempestiva “estátua de ébano”, já faz dele o jogador mais reluzente da grande final.

    Abraço,

    João Sassi

    • janca

      Pra mim, aconteça o que acontecer na final de domingo, é o nome da Euro. Pelo que faz dentro do campo e pelo que representa fora dele. Abração e boa sexta pra você, Janca

      • Alexandre

        Sem contar que ele é uma figuraça.
        São esses jogadores falastrões que dão graça ao futebol, que está cada vez mais pasteurizado.

        • janca

          Também acho. Eles deixam o esporte mais divertido. Até porque tem muita coisa pasteurizada mesmo. No futebol e fora dele. Abs.

  • Johannes

    Não é fácil pra um garoto negro crescer em qualquer lugar da Europa, se por um lado recebeu amor desse casal, por outro deve ter crescido cercado de preconceito fora do seu circulo familiar de convivência. Acho que isso explica em boa parte a personalidade desparafusada do Balotelli, …ás vezes ele passa do ponto, mas entendo sua torcida por ele João Carlos,afinal de contas, xenofobia, racismo, preconceito isso tudo é uma doença mesmo, e afeta tanto os que recebem quanto os que o praticam, de forma muito negativa.
    Os países eslavos, como a Rússia, parecem ser alguns dos mais racistas atualmente,…e logo por essas bandas onde o Nazismo fez tanto estrago…e onde a duras penas e sacrifício de vidas os russos repeliram o exército alemão num dos episódios mais sangrentos e sofridos da história humana recente.
    Com respeito ao Balotelli espero que ele amadureça e consiga se fazer respeitar mais um pouco não só pelo futebol, a despeito de todo essa porcaria que fazem com ele e com outros atletas negros …há exemplos bacanas como Drogba, Seedorf e outros caras que conseguem transcender essas mesquinharias, pelo menos na maior parte do tempo…enfim ..cada um sabe a cruz que carrega…quem sou eu pra julgar…

    • janca

      É, Johannes, penso como você, cada um sabe a cruz que carrega e cada um reage de maneira diferente quando é agredido. Mas do jeito dele acho que o Balotelli tem muita personalidade, um gênio forte que pode vir a lhe causar muito problema por aí, mas muito talento e gosto de ver que não fica calado quando sofre agressões que não sei nem como definir. Muitos se calam, ele não. E tem apenas 21 anos, né? Grande abraço pra você, ótima sexta, João Carlos

      • Johannes

        O fator idade pesa mesmo, e é mesmo louvável o fato de que ele não se encolha perante isso tudo, talvez aos 31 talvez ele lide com isso de forma diferente….enfim que ele possa superar tudo isso aí e que tenha um papel sempre positivo na luta contra o preconceito e a xenofobia…

        • janca

          É isso mesmo. É que muitas vezes a gente exige maturidade de um cara com 21 anos _ou com 20, como o Romarinho_, endeusa, depois destroi, não é fácil, Johannes. Abração, João Carlos

  • Edison

    Apoiado cara. Imagino como deve ser barra pra esse cara viver no meio de tanta gente nojenta e preconceituosa. Aqui no Brasil tbem tem muito safado q é desse jeito. Tem q meter na cadeia e deixar aprodrecer por lá, esse bando de escroto racista.

  • josé mauro

    Passei a torcer pela Itália nesta Eurocopa por causa do Balotelli. Com seus gols ele mostra a arte e alegria do futebol, e, por tabela, joga para escanteio os racistas, que com seus atos de intolerância racial nos traz a memória lembranças de um passado de tristeza, dor e sofrimento pelo qual passaram negros, mulatos, índios …

  • fabiano

    olha janca,pra quem já esteve em várias copas do mundo,e que vive no meio futebolistico,não entende muito de futebol.pra dizer que o balotelli é craque?…meu amigo,balotelli é um cara comum,que joga uma coisa e acha que joga outra coisa.ele é mais conhecido pelo o que ele faz fora do campo que no campo…com uma marra,mascarado…ta loco!!!…é uma cara comum…

    • janca

      Não disse que é Pelé, acho que é um ótimo jogador, mas muito mais do que jogador. Representa muita coisa, especialmente a indignação com o racismo. Você vê apenas o futebol dentro de campo, mas se olhasse para outros aspectos do jogo viria que o Balotelli representa muito mais pra Itália, a Europa e essa Euro por sua peronsalidade e gênio intempestivo.

  • Paulo

    Parabens pela materia , pena que a fifa nada fassa de verdade para punir os imbecis q fazem isto e mancham a imagem do futebol que deve mt aos negros sem mencionar o rei

  • ALBERTO JORGE

    Vcs ficam jogando conversa fora. Quem mais vítimas faz na humanidade são os Judeus com esse estúpido modelo econômico, onde todos nós somos escravos de um sistema FDP… Com relação ao racismo. Lembro a todos que o destino escolheu: UM NEGRO PARA SER O REI DO FUTEBOL” EDSON ARANTES DO NASCIMENTO ” PELÉ “

    • janca

      Você consegue mostrar todo o seu preconceito neste infeliz comentário. Primeiro que o modelo econômico atual não tem relação nenhuma com o judaísmo, que você deve desconhecer como Hitler desconhecia. Depois que Pelé é um negro que a sociedade brasileira, racista pacas também, transformou em branco.

    • Rafa

      Olha o antissemitismo, cuidado…

      • janca

        É isso aí, Rafa. Cuidado… O antissemitismo segue vivo. Lamentavelmente. Assim como o racismo. Abs. pra você, Rafa, boa sexta, Janca

  • WiLL

    Odeio o meu pai e não é por ele ter a mesma cor do Balotelii, mas sim por ele ser um ser medíocre. Racismo é algo estúpido. Balotelli é um grande jogador e se não fosse tão badboy, seria mito da Azurra faz tempo..

  • sou negro tambem e hoje estou orgulhoso pelo balotelli, não deve ser nada facil crescer cercado de tanto preconceito. mas ele esta vencendo
    Eu acho que os comenteristas da globo não estão cientes a respeito do clima de racismo que existe nesta eurocopa, QUANDO O BALOTELLI FEZ O GOL O COMENTARISTA FALOU QUE O BALOTELLI, TIROU A CAMISA PORQUE ERA MARRENTO, SIM ELE É MARRENTO É VERDADE, MAS ELE TIROU A CAMISA PARA MOSTRAR A TODOS O SEGUINTE: ” OLHEM PARA MIM, VEJAM A COR DE QUEM FEZ OS GOLS”

    • janca

      Acho exatamente isso que você colocou, Mineiro. Ele tirou a camisa não por ser marrento, mas para que olhassem bem para a cor da pele de quem fez o gol. Cor da pele que muitos não aceitam, é impressionante do que o ser humano é capaz. Por isso ainda mais do que os gols de Balotelli gosto da forma como ele os comemora. Abs.

      • carlos

        racismo a parte, o fato é que a europa é ridicula mesmo, discrimina as raças negras, ma dependem do futebol dos mesmo, mais ridiculo ainda é colocar estrangeiros a jogar em suas seleçoes, o futebol europeu ja era mesmo, e nunca foi, só amidia no brasil que vel algo neles, os 5 maiores jogadores dos ultimos 20 anos que jogaram na europa, de onde sao?? do brasil africa e argentina, romario, ronaldo, rivaldo, zidane e messi… nenhum europeu, só pra resumir, e zidane meus amigos, a mesma coisa de balotelli, só nasceu na frança, mas seus pais sao argelinos… ou seja mais um africano,

  • Rafa

    Torço muito para a Itália seja campeã domingo, com um gol do Super Mário – e mais, que ele seja eleito o melhor jogador da Euro. Seria um espetacular tapa na cara do racismo, principalmente, italiano! Ou vocês não acham que muitos italianos mais xenofóbicos vão torcer contra a azzurra, só para não terem a vergonha de ver um jogador negro ser o herói do título?

    • janca

      Não sei não, Rafa, acho que os italianos _todos eles_ vão torcer pela Azzurra, sim, mas se perder os racistas podem colocar a culpa no Balotelli. Que tem jogado muito. E por causa dele _e também porque não costumo torcer pelos favoritos, os espanhóis, atuais campeões do mundo_ domingo sou Itália. Abs.

  • Ado Marcelo

    Eu acho legal quando um filho adotado faz tamanho sucesso e fica milionário. Pode de certo modo recompensar os pais que o adotaram.

    • janca

      E ele é bem reconhecido à família que o adotou e o acolheu. Que é a sua família. E uma família, pelo que tenho lido, de gente bem bacana. Gente que tentou prepará-lo ao máximo para enfrentar um ambiente hostil, que muitas vezes não aceita o “diferente”.

  • Sergio

    Balota é mito! Tapa na cara desses racistas e facistas de m…

  • adriano

    o pior que pode acontecer a um genio é ser compreendido resume tudo meus amigos

    • janca

      É… Abs.

  • Adalberto Franco

    Janca, Bom Dia, eu morei em Portugal, por 2 anos e o país mais racista da Europa é a Espanha, sou netos de espanhois pelo lado materno mas não gosto dessa raça, basta ver o que eles fazem com os brasileiros naquela porcaria de aereoporto de Madri, quem não é da raça sebosa deles é discrminado, um país atrasado cujo principal esporte é o sacrifício de um animal (touradas). Mas pelo visto a campanha da FIFA, contra o racismo não tem dado muito resultado, se fosse aqui no Brasil, todo mundo caia de pau em cima da gente, mas como é na Europa, eles abafam. Racismo é uma mancha na humanidade, até quando vamos ter que conviver com isso?

    • LIma

      UP

    • janca

      Até quando não sei, mas acho difícil medir o “grau de racismo” de um povo. E há espanhóis e espanhóis, britânicos e britânicos, brasileiros e brasileiros, não podemos generalizar. Abs. e ótima sexta pra você, Janca

    • carlos

      eu sou descendente de e spanhol e italiano, achava que os italianos eram mais rascistas, poxa que coisa hein,

  • Carlos Eduardo

    Mais uma vez parabéns pelo texto!
    Pra selar a luta do Balotelli contra o PRECONCEITO e RACISMO, vou torce pela esquadra azzurra e principalmete pelo Balotelli, pra ele fechar a Euro com chave de ouro em cima dos espanhóis, que é um muito preconceituoso. Falo por experiência própria.

    • Carlos Eduardo

      Retificando!
      , que é um país que tem um povo muito preconceituso

    • janca

      Falou Carlos Eduardo e valeu pelo elogio. Grande sexta pra você, Janca

  • mrod

    Nome da Euro?!?!? Tá de brincadeira. O cara só jogou mesmo ontem. Antes, ou não jogou nada ou ficou como um boi ‘brabo’ solto no campo.

    • janca

      Discordo. Mas quando digo nome da Euro estou me referindo ao conjunto da obra e aos desabafos contra o racismo, que pra mim são mais importantes do que o jogo de futebol em si. E bem ou mal a Itália está na grande final.

  • Angelo

    Gênio ? nome da Euro ? pelo visto estamos vendo competições diferentes, pois até o jogo contra a Alemanha ele não havia feito absolutamente NADA ! Pode ser que na decisão ele seja o diferencial, mas isso é praticar vidência.
    Quanto às questões raciais, realmente é lamentável.

    • janca

      Fez a diferença contra a Alemanha, havia entrado muito bem contra a Irlanda e quando digo nome da Euro, como já expliquei anteriormente, é pelo conjunto da obra. Está virando um símbolo contra o racismo e alguém tem que levantar essa bandeira. Agora quem se diz gênio é ele, é um direito se achar gênio, talvez até pra se defender de uma sociedade hostil. De qualquer jeito genioso ele é. E acho um ótimo jogador.

  • Tato

    Grande Balotelli! Espero que essa luta “contra todos” não prejudique o desenvolvimento do seu futebol, que parece ter muito ainda a render. Gostaria de ser utópico e pensar que essa situação um dia mudará, mas não acredito. Mas é muito importante termos pessoas de expressão nas diversas áreas (no caso dele o esporte) que gritem e se manifestem contra esses atrasos da humanidade. Não podemos fugir da raia.

    • janca

      Também acho, Tato. Abs. e boa sexta, Janca

  • Luiz Fernando

    Janca,
    Quando li o inicio de seu blog pensei “esse Janca está ficando maluco, como desprezar o fino da bola que o outro italiano está jogando. Como joga bola esse tal de Andrea Pirlo, para mim o grande nome da Euro.”.
    Depois de ler e ver sob está ótica concordo que o Balotelli tem um grande peso nesta Euro e todo o tipo de racismo deve ser mais do que combatido, é caso de policia!!!!
    Confesso que desconhecia a história dele, o que é muito inspirador….conheço pessoas que são adotadas e muito amadas, este é o gesto mais nobre que uma pessoa pode fazer, eu como pai, não sei se conseguiria fazer algo deste tipo, sem fazer distinção entre a minha filha e o adotado.
    Abraços.

    • janca

      Oi Luiz Fernando, de fato quando escrevi não estava me referindo exatamente ao lado “campo de futebol”, “jogador”, o que for, quando disse que é o nome da Euro foi mais pelas questões extracampo, a indignação que o Balotelli coloca pra fora na hora do gol. Ele tem uma história de vida muito bonita, seus pais já tinham três filhos antes de adotá-los, eram humildes, não eram gente rica, não, e a convivência do Balotelli com os irmãos, um dos quais dedicado a causas sociais, parece que é muito boa. Dos pais biológicos, que reapareceram quando ele começou a fazer sucesso, não quis saber, o que é um direito dele. Abs. pra você, ótima sexta, Janca

  • Sinal 9 – SEP

    Ele vem provando que o Super Mário é ele e não o Gomez. História de vida triste, pois mesmo adotado é discriminado na europa toda, fez o que fez na Inter pois não suportava mais o insulto racista dos torcedores de outros times, a Gazzetta delo Sportt deve ser processada por ter colocado Balotelli como um gorila em cima do Big Bang após a eliminação da Inglaterra, pior depois veio o cinismo de hoje estampar ele na capa com o dizer: “Orgulho da Itália”, que Mário não recue e os processe como merece! Racismo de ignorantes é repugnante, agora de formadores de opinião é INADMISSÍVEL! Sempre torço pela Itália pelos laços sanguíneos e apreço pelo país, agora mais do que nunca torço pela luta desse rapaz em dar um cala boca na europa racista! Forzza Mario! Gli Azzurri!

    Abraço Janca

    • janca

      Abs, Sinal 9, e vamos torcer domingo.

  • carlos

    racismo a parte, que eu condeno tambem, pois somos todos irmaos de sangue vermelho, viemos da terra e prara a terra voltaremos, bom enfim, mas a verdade que na europa, bando de hipocritas, detestam os negros, mas dependem do futebol deles, e chega a sr ridiculo a Italia ter de contar com o futebol alheio, por mais que balotelli se declare italiano, sinto muito, mas suas raizes e sangue sao aficanos, tivesse seus bisavós chegados na italia a 70 ou 80 anos atras , dai sim de terceiora gerçao, seria a´te mais aceito como italiano, pois no Brasil somos uma mistura infinita, mas ja brasileiros de berço de terceira ou quarta geraçao, eu meso de italiano e espanhol, mas brasuca, balotelli ´so nasceu na italia, tudo bem tem o reconhecimento do governo italiano sendo o mesmo tal …. ou seja resumndo, nao ´so a italia, como a alemanha, frança, espanha usamo desse artificio de naturalizar os jogaodres de outros paisese e continentes pra jogarem em suas seleçoes, pelo simples motvio deles nao terem mais material humano nativo , ou qualidade em suas terras, entao usam e abusam de terem tantos estrangeiros em suas seleçoes, pra min é pedir penico , é ejacular com o membro falico de outro, sinto muito, globalizaçao sim , mas isso ja é ridiculo, tentem imaginar a seleçao brasileira com gringos em suas entranhas ,, inadmissivel, eu nao aceitari, popis nosso futebol tem de ser cem por cento nosso, ou nao…

  • Junior

    Janca, Fico Feliz por existir pessoas como você e o Rafa, que realmente conseguem transmitir e demostrar em poucas palavras o sentimento que existe dentro de Balo!
    Acho que as pessoas estão acostumadas com comemorações infantis que ja veem ” pré – moldadas do vestiário”.
    Quando um garoto de 21 anos extravasa como Balo, logo pensam ” é marrento” ou maluco ou coisas desse Tipo.
    Acho que fica mais fácil analisar dessa forma ok? Errado!

    Se todos parassem pra pensar o porque do ” Por que sempre eu?” ou o porque do tirar a camisa e demostrar a sua cor… iriam entender o quão esse menino é inteligencia e que esta lutando contra racismo da unica maneira que pode: Jogando Futebol!!!

    • janca

      Assino embaixo, Junior, tenho a mesma visão que você sobre as comemorações do Balotelli. E gostei quando você citou as comemorações infantis que vemos por aqui… Valeu pelo comentário, deixou bem claro o que você pensa que é o que penso sobre o assunto também. Abs. Janca

  • Valdir

    Tambem estou torcendo pelo Baloteli, pelo futebol que apresenta e tambem por que tem personalidade, a maioria dos jogadores hoje sao de modinhas, sao metrosexuais ou evangelicos.
    Felizmente esse e craque, maluco , joga com garra e nao fica fazendo dancinha idiota.

  • Boa noite a todos. Parabéns Balotelli. Mesmo que não vença a Euro, já é um vencedor. Parabéns aos Italianos que adotaram o jogador. Parabéns aos Italianos que o acolheram e reconhecem que se trata de um fantástico profissional e de um ser humano que luta contra as diferenças. Balotelli, vença mais uma, e receba sua família de origem e comprienda os motivos de seu abandono, porém, sem que magoe seus verdadeiros pais que são os Italianos que merecem todos os meritos mundiais. Brasil! veja que maravilha a organização do campeonato em questão e faça bonito em 2014. Estou torcendo pela ItaliaBalotelli.

  • Paulo

    Da Euro?

    Não é DA Euro, é DO Euro. Porque se trata de um campeonato de não de uma campeonato.
    Masculino – é CampeonatO Europeu de Futebol.

    • janca

      Mas é a Eurocopa, não o Eurocopa.

  • Bruno Sancler

    Eu ainda não tive oportunidade de joga ao lado de Balotelli. Eu sou moreno gostaria de ser negão como ele as minas pira. Eu jogo no Galatasaray da Turquia

MaisRecentes

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo

A grana de Nuzman



Continue Lendo