Obsessão pela Libertadores



Mais evidente no Corinthians, que até hoje nunca ganhou a competição, vencer a Libertadores parece ter virado uma espécie de obsessão nacional pelo menos entre os grandes do futebol brasileiro.

Talvez movidos pela globalização, não sei, acabam usando as competições nacionais apenas como trampolim para poderem participar do torneio continental. E com isso desvalorizam os que temos no Brasil.

Os estaduais há tempos não servem nem como aperitivo. Mas o Brasileiro também acaba sendo prejudicado, inclusive devido ao calendário que deveria ser acertado.

Pouco mais de 6 mil torcedores para São Paulo x Santos, domingo passado, é de fazer a gente rir. Ou chorar. O primeiro estava preocupado com as semifinais da Copa do Brasil, o segundo, com a Libertadores.

Em cinco jogos pelo Nacional o Corinthians só usou os titulares uma vez, contra o Figueirense, já que contra  a Ponte resolveu repetir os reservas. O Santos hoje também vai ao Rio com os reservas. O São Paulo optou por usar os titulares pra não se distanciar muito do pelotão de elite.

É tudo questão de cultura. Nos anos 50, 60 e 70 os estaduais eram muito valorizados, as rivalidades e disputas locais também. O peso de um Paulista era outro. Era uma conquista importante. Hoje não é mais. Perdeu-se a graça de comemorar.

O Brasileiro mantém importância, mas a classificação pra Libertadores passou a ter um papel tão relevante quanto, se não ainda maior, pelo menos para alguns. O Brasileiro talvez tenha virado meio, não fim.

Tudo isso preocupa e deveria ser discutido por dirigentes, especialistas em marketing esportivo, sociólogos e outros mais, além da própria CBF, que não pode se omitir. O Brasileiro começar com Libertadores e Copa do Brasil em disputa tem efeito complicado. Não é acaso a situação pífia dos times paulistas na competição, já que a meta que têm é ganhar a Libertadores (Corinthians e Santos) ou a Copa do Brasil (Palmeiras e São Paulo), que dá ao campeão vaga… justamente na Libertadores.



MaisRecentes

Conversas com um jovem…



Continue Lendo

Lucas Lima abalado



Continue Lendo

Rodriguinho fora?



Continue Lendo