Êxtase e desespero



A Euro-2012 está sensacional. A Grécia, que eu tinha como azarão de seu grupo, consegue classificação heróica diante da Rússia, o time mais elogiado no início da competição. E a República Tcheca bate a Polônia e entra como primeira colocada da chave. Isso depois de estrear levando quatro dos russos.

Uma das coisas mais bacanas da Euro é ver esses momentos de dor e alegria. Porque conseguimos nos solidarizar com os poloneses, que mesmo em casa acabaram eliminados e caíram prostrados no chão ao final do jogo. E conseguimos vibrar com gregos e tchecos, que lutaram até o instante final pra passar às quartas de final.

Pra Grécia, que vive uma das piores crises econômicas da sua história, é um feito e tanto. Às vésperas de uma eleição que pode definir a sorte do país. E a saída ou não da zona do euro.

A emoção dos torcedores e de cada um dos jogadores é impressionante. E a Euro segue imprevisível. Domingo a Holanda, que eu tinha como uma das grandes favoritas pra ganhar o torneio, pode até ser eliminada com três derrotas e nenhum ponto ganho. Mas também pode se classificar se vencer Portugal por dois gols de diferença e a Alemanha superar a Dinamarca. Torço pelos dinamarqueses, mas bater os alemães não será fácil…

E o que falar do grupo da Inglaterra, que fez um jogo incrível contra a Suécia, 3 a 2 pra entrar na história? A Ucrânia vai sofrer uma invasão inglesa, pois na terça as duas seleções se enfrentam, os ucranianos precisando vencer, os ingleses classificando-se com um empate. Haja coração!



  • Tiago

    A Grécia não pode ser desprezada, Janca. Ganhou a Euro de 2004. A surpresa foi a Rússia cair fora depois de meter quatrro na estréia.

    • Tiago

      Grécia e Tchecos comemoraram como loucos. Lá também tem uma turma de loucos kkk. Mas se a Grécia pegar a Alemanha não passa. Aí fica sendo muita comemoração por nada. Abraçosss

      • janca

        Ops, respondi aí abaixo pra você. Abs.

        • Tiago

          Achei que a Holanda tinha ficado fora. Perdeu as duas.

          • janca

            Não, fora após a segunda rodada apenas Irlanda e Suécia. E agora, depois da terceira, caíram Rússia e Polônia. Domingo caem mais dois, segunda outros dois, terça os últimos dois e terminamos a fase de grupos. Abs.

      • SANTASTICO

        Igual a vibracao de uns certos corinthianos nessa quarta.

        • janca

          Acho que a grande comemoração de corintianos ou santistas será na próxima quarta, pois aí é que tudo será decidido. Mas como no Brasil existe a política ou mentalidade do “vencer ou vencer” ainda resta a final. Contra Boca ou “La U.”.

  • janca

    Oi Tiago. Sei que a Grécia ganhou em 2004, mas antes de começar a competição se fosse apontar meus favoritos na chave para passarem às quartas de final acho que diria Polônia e Rússia. Com chances boas pra República Tcheca também. Não apostaria minhas fichas na Grécia. Mas a Grécia foi de uma garra impressionante. E mesmo que não passe das quartas de final tem muito a comemorar. Só de ficar entre as oito melhores seleções da Europa já é um feito. Temos que aprender a valorizar isso no Brasil também. A festa não é só dos campeões… Abs. e bom final de tarde, Janca

    • Tiago

      Com o histórico do Brasil não podemos pensar em ficar em segundo nunca. Inda mais em Copa no Brasil. 2014 é vencer ou vencer, Janca. Abraçosss e fui. Amanhã tem mais Euro.

      • janca

        Tem sim, Tiago, até terça dois jogos por dia. Mas temos que repensar essa coisa de só valorizarmos a primeira colocação. A Alemanha foi terceira em 2006, quando recebeu o Mundial, e saiu ovacionada. Não acho que temos obrigação nenhuma de sermos campeões, mas de jogar com vontade, com os melhores em campo e dando a garra que gregos e tchecos demonstraram hoje. Agora o que eu quero mesmo é o ouro olímpico. Sei que não é tão simples assim, mas quero. É uma conquista que falta ao nosso futebol. Abs. de novo, Janca

  • É IMPRESSIONANTE COMO O FUTEBOL EM PRATICAMENTE TODOS OS CAMPEONATOS NOS FAZ ENTENDER COMO JAMAIS SERÁ UMA CIÊNCIA EXATA ! VEJAM VOCÊS : NA COPA DE 2006 A REPÚBLICA TCHECA ESTREOU COM UMA GOLEADA COM UM TIME QUE ” ARRANCOU ” ELOGIOS DE MUITAS PESSOAS . 6 ANOS MAIS TARDE, A RÚSSIA ESTREOU NESSA EUROCOPA DA MESMA FORMA . E NO FINAL DAS CONTAS , TODAS AS DUAS SELEÇÕES CAÍRAM NA PRIMEIRA FASE . FUTEBOL CONTINUARÁ SENDO UMA CIÊNCIA INEXATA POR MUITO TEMPO . JÁ A GRÉCIA É IMPRESSIONANTE : COMO A FILOSOFIA OTO REHAGEL FAZ ESCOLA !!!!!! ATÉ O TÉCNICO POTUGUÊS ADERIU A ESSE TIPO DE JOGO QUE CÁ PRA NÓS : É MUITO DIFÍCIL DE SER BATIDO !

    • janca

      Oi Fernando. Sabe que esse tipo de jogo nem acho tão difícil de ser batido? Mas que está uma coisa impressionante a Euro eu acho que está. Os jogos têm sido repletos de emoção. Tem dado gosto acompanhá-los. E ainda teremos domingo, segunda e terça com dois jogos no mesmo horário fechando a primeira fase. Portugal x Holanda e Dinamarca x Alemanha prometem. Torço pela Dinamarca, mas não estou muito esperançoso não. E ainda acredito numa possível classificação holandesa, vamos ver… Abs.

  • Adalberto Franco

    Janca, essa Euro, acredito que fique entre Espanha, Alemanha e França, o que me preocupa é que essas seleções já tem uma base definida para a Copa do Mundo, enquanto o Brasil, parece um catado de jogadores, não tem um esquema pronto tão jogando por jogar com essa seleção corremos o risco de nem passar pela fase de grupos. Enquanto assistimos belos jogos pela Eurocopa, temos que engolir a pífia Seleção Brasileira, jogando isso ai.

    • janca

      Concordo totalmente em relação aos jogos da seleção brasileira. Enquanto dá gosto de ver os europeus jogarem o Brasil parece um amontoado de jogadores. Quase dois anos de trabalho de Mano Menezes jogados no lixo. Uma pena. Mas até agora a seleção de que mais gostei em campo na Euro foi a Inglaterra. Que ainda pode ficar fora. Precisa empatar com a Ucrânia na terça. E os ucranianos são anfitriões do evento ao lado da já eliminada Polônia. Mas sua comparação com o desempenho e a preparação (ou falta dela) do Brasil é perfeita a meu ver. Abs.

  • Evandro Roberval

    Janca, não vejo emoção alguma. Essa Euro está sendo uma vergonha. Querem fazer-me engolir que os europeus são educados e civilizados, mais que o resto do mundo. Absurdo. Racistas nojentos. Nunca vi disso, um torneio de futebol deste porte ter como maior preocupação as manifestações racistas. E a briga entre russos e poloneses? Tudo lamentável. É jancanaro, a Europa está dando as caras, é diante das crises que conhecemos as pessoas. Europa em crise desperta racismo, xenofobia, preconceito. Assim é o povo europeu.

    • janca

      Não gosto de generalizar, acho preconceituoso da sua parte dizer que “assim é o povo europeu”. E acho curioso que só tenha descoberto agora que em épocas de crise manifestações racistas e xenófobas, que são uma lástima, uma desgraça, uma vergonha e uma excrescência fiquem mais evidentes. Espero que você saiba o que aconteceu na Segunda Guerra Mundial, um dos maiores crimes contra a humanidade perpretados pela Alemanha e pelo Velho Continente. Mas não gosto de generalizar. E estou me referindo à emoção que tem tomado conta dos jogos da Euro e à garra e vontade como os times jogam. E acho saudável que Platini e outros dirigentes se preocupem sim com manifestações racistas, porque as pessoas têm que banir esse mal pela razi, têm que aprender com a história. E boa parte dos alemães sinto que aprenderam. Agora imagino que você ache que no Brasil não exista nada disso, que não haja racismo nem preconceito social/econômico, nada. Você deve morar no país da fantasia. Respeito que não veja emoção nenhuma nos jogos, mas eu tenho visto, sim.

  • Fernando

    Não tenho achado os jogos de bom nível técnico, tem uma exceção ou outra, no geral o campeonato tá regular. Eles ganham em raça e preparo físico, talento temos mais.

    • janca

      Já eu tenho achado boa parte deles de excelente nível técnico e não acho que eles ganhem apenas em raça e preparo físico. Tem muito jogador europeu de qualidade. E em termos táticos estão muito bem também. Sem falar na emoção.

  • Alexandre

    Pô, Janca, que secada na Holanda, hein? 😉
    Pareceu até aquele monte de blogueiros que apontava há algumas semanas atrás os agora lanterninhas Cornthians e Santos como os favoritos a conquistar o Brasileirão deste anos.

    • janca

      Põe secada nisso _rs.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo