A decisão de Valdívia



Seja qual for a decisão de Valdívia em relação a seu futuro no Palmeiras e no futebol brasileiro nós devemos respeitar.

O chileno, que foi vítima de um sequestro-relâmpago ao lado de sua mulher, explicou ter ficado assustado, se não traumatizado, com o episódio e dividido com a vontade de sua família de permanecer no Chile e não voltar mais a morar no Brasil.

Mostrou-se à disposição do Palmeiras para retomar os treinos, mas o desejo é de buscar outros ares, provavelmente no Chile, já que do ponto de vista familiar sua passagem pelo Brasil parece não ter sido nada boa.

Muitos podem até dizer que, ao aceitar jogar no futebol paulista, Valdívia deveria saber dos riscos que corria devido à violência urbana e que o Palmeiras não pode pagar a conta por isso. Não pode mesmo. Mas tem de ser flexível ao negociar uma saída que satisfaça as duas partes.

Há multa contratual? Sim e pelo que dizem se aproxima de 100 milhões de reais. Algum clube vai pagar o valor? É alto, bem alto, especialmente se levarmos em conta que Valdívia não vinha jogando muito e enfrentava uma série de contusões.

Mas continuo achando que o jogador tem que lutar por aquilo que for melhor pra ele e sua família, lembrando que, além deste episódio, Valdívia foi vítima, no ano passado, de uma invasão de privacidade que teria abalado seu casamento. Natural que sua mulher queira seguir a vida em outros cantos. Não é uma decisão minha nem sua. É do chileno e de seus familiares. E do Palmeiras, claro, que justamente por isso tem de negociar e bem uma possível saída pro impasse, pensando no clube e no jogador.

Numa sociedade em que todos são suspeitos de antemão houve até quem duvidasse do sequestro-relâmpago, inclusive porque a própria imprensa divulgou informações contraditórias no início. Alguns falavam que o crime tinha sido cometido em estacionamento de shopping, outros que foi na saída de uma locadora ou algo assim, como de fato acabou constatado.

Valdívia tem o direito de optar pela segurança e voltar ao Chile. Sua família também. Sendo essa a decisão do chileno resta ao Palmeiras negociar, negociar e negociar. Porque não é correto que arque com todo o prejuízo pelo episódio, episódio, aliás, pelo qual não tem culpa nenhuma.

Valdívia sabe que o clube investiu muito em seu futebol. Tanto que voltou ao país, colocou-se à disposição pra treinar e, principalmente, negociar. Com boa vontade os dois lados chegam a um acordo e encontram uma solução para o caso. Espero que seja boa para as duas partes. E se não for a melhor que seja a “menos pior”.

 



  • Marcelo

    Vc. escreveu que a culpa do sequestro relâmpago não é do Palmeiras. Não é, Valdívia que se vire e cumpra contrato até 2015.

    • Marcelo

      Quando veio pro Brasil não sabia que isso podia acontecer? Não se faz de vítima nao, Valdívia

      • Marcelo

        É desculpa pra sair. Valdívia não vinha jogando neca e contrato é pra ser cumprido

        • Tato

          Rapaz, mas se ele já não estava jogando “nada” antes, imagine agora? E como manter um jogador (que estará longe da família e traumatizado) no time contra sua vontade? O certo seria cumprir o contrato até o fim mesmo, mas acho que ele não conseguirá voltar a ser o de antes, nesse caso a melhor saída é tentar um acordo em que ambas as partes percam o menos possível, porque nenhuma parte saíra ganhando com essa situação.

          • janca

            A melhor solução, a meu ver, é a negociação mesmo, Tato. Se não se sentir em condições de continuar não tem sentido permanecer contra a vontade. Agora dizer que o Valdívia se faz de vítima, Marcelo, é brincadeira de mau gosto. Ele sofreu um sequestro-relâmpago e é vítima sim. Claro que a culpa não é do Palmeiras, por isso defendo uma saída negociada entre as duas partes, permanecendo Valdívia no Brasil ou voltando pro Chile como quer a família dele.

    • André

      Vale lembrar que o Montillo tem seu filho internado na UTI e mesmo assim não abandonou o Cruzeiro numa situação ruim no Brasileiro passado.

  • Paulo R.

    Valdívia é um irresponsável, não tem credibilidade pra atacar o Brasil. Tem que cumprir o contrato ou indenizar o Palmeiras.

    • Paulo R.

      Nada foi dito do histórico dele. Cortado da seleção do Chile por tomar bebedeira.

      • Paulo R.

        Por causa de porre foi o que eu quis dizer. Valdívia não é santo.

        • janca

          A mim não interessa se ele é santo ou não. Aliás alguns “santos” me assustam. Ele não está atacando o Brasil, Paulo, apenas sua família não quer continuar aqui. Sobre problemas (atuais ou antigos) com a seleção do Chile não é o que está em jogo. Insisto que as duas partes (Palmeiras e Valdívia) têm de negociar, pois o Palmeiras também não pode ficar na mão, concordo, nem faz sentido e o próprio Valdívia sabe disso. Com boa vontade das partes interessadas pode-se chegar a um denominador comum.

    • VICTOR

      Manda o Valdivia pra China em troca do Conca que quer voltar… seria um baita negócio!

      Chinês não entende nada de futebol mesmo….hehehe

  • Sergio

    A mulher dele sempre quis sair daqui por causa das biscataiada que o marido dela se envolveu.

    • janca

      Seja por qual motivo for a mulher do Valdívia tem o direito de não querer morar no Brasil. Ainda mais depois do sequestro-relâmpago do qual foi vítima. Não é ela quem está sendo “julgada” nem o Valdívia pelo episódio. E ela tem o direito de se sentir insegura num país estrangeiro ainda mais depois do que aconteceu. Por muito menos o Adriano foi repatriado pro Brasil, não tinha mais condições emocionais de continuar na Europa.

  • Marcio Soares

    Vlw Mago, eu estava na maioria dos jogos em 2008 e vc arrebentou, nunca vi ninguem mandar o Rogério Ceni se calar vc fez isso e muito bem feito, estava no morumbicha qdo vc saiu chorando contra a favela, vc junto ao PIERRE, C. XAVIER, MARTINEZ,DIEGO SOUZA(esse até chamado de animal foi no jogo diante a Ldu), GLADIADOR(injustiçado),DANILO e alguns mais. Mas vc como eu é um humano e tem suas limitações não vejo o pq não ir embora tbm e vc caso saia mesmo(eu não quero que isso aconteça) que saiba que boa parte da torcida do verdão gosta muito de vc, muito msm e se tem uns pregos que acha que vc tem que jogar todo jogo e fazer 3 gols e dar 5 passes para fazerem gols esses caras pensam que a vida real é igual ao video game, e tem mais vc não é culpado pelo palmeiras ser tão carentes de titulos isso é fruto de uma diretoria mediocre que da ingressos para as organizadas para eles falarem mau dos jogadores tudo uma corja só. EL MAGO VALDIVIA PRA SEMPRE PALESTRA ONDE ESTIVER.

    • Andre Martins

      Perfeito seu comentário!!!! concordo PLENAMENTE. O Valdívia já fez no Palmeiras coisa que pouquíssimos fizeram. Não gostaria que você saisse Mago, mas caso seja essa a decisão, nosso ETERNO MUITO OBRIGADO.

  • Caio Bridi

    Janca, as pessoas criticam o Valdívia por querer sair, isso é uma injustiça. Essas pessoas provavelmente nunca foram vítimas de violência urbana, não sabem como isso pode abalar a pessoa. Eu, ha 2 anos, sofri um sequestro relampago juntamente com minha namorada na época. Foram 3 horas de desespero, sofrendo humilhações, ameaças de morte, agressões físicas e até sexuais. Minha namorada era muito bonita e o homem chegou a toca-la várias vezes, sem que nada pudéssemos fazer. Hoje estou tranquilo, superei, mas passei quase 1 ano com medo e panico.
    Não é facil meus amigos, eu entendo o Valdivia.

    • janca

      Oi Caio, imagino o que você passou e também entendo o Valdívia. É muito fácil julgá-lo e atacá-lo neste momento quando na verdade ele é vítima. Foi vítima da violência urbana no Brasil. Abs. e boa sexta pra você, Janca

  • Alvaro

    se for pro Colo Colo não vai receber nem metade do que ganha aqui no palmeiras, gostaria que pelo menos jogasse a possível final e depois poderia ir embora, precisamos dele, mas só se estiver apto a jogar, se não pode ir embora contanto que não nos faça perder tanto dinheiro assim…

  • Rafael

    Janca bom dia!

    Perdão pelo meu comentário.. mas se vc fosse sequestrado iria pedir para sair do Lance! ???
    O Lance! teria que disponibilizar seguranças? psicólogos para vc??

    Com todo respeito a sua pessoa Janca, acho que ele realmente está abalado, mas tem contrato a cumprir.
    Se quiser sair tudo bem, é um direito dele, porém o palmeiras só libera com 15 milhoes no mínimo.
    Não sei não Janca, mas acho que ele deveria ficar no Palmeiras, o clube faz muito por ele, sempre está a disposição, acreditou no futebol até então em decadencia.

    Valeu Janca! E perdão se te ofendi em algum trecho.

    • janca

      Não me ofendeu não, Rafael. Mas acho o seguinte: se trabalho num veículo de comunicação em algum outro país do mundo e não me adapto ao local posso pedir pra sair. Tendo contrato que as cláusulas sejam respeitadas, claro, mas ninguém é obrigado a nada. Nunca escrevi que o Palmeiras tem que disponibilizar seguranças pra andar ao lado do Valdívia ou de quem quer que seja em suas horas de folga, disse? Tampouco disse que o contrato tem que ser jogado no lixo ou rasgado, Rafael, pelo contrário, acho que as duas partes têm que conversar, chegar a um acordo, procurar um terceiro interessado e ver o que é melhor (ou menos pior) para os dois lados. Também acho que o Palmeiras faz muito por ele, Valdívia, mas se a família dele não quer morar no Brasil, depois da vioLência sofrida, também temos de respeitar. Não defendo a saída do Valdívia dando uma banana ao Palmeiras. Nada disso. O Palmeiras, pra liberar, tem que ser ressarcido. E o valor pode ser negociado. Abs. Janca

  • Corinthiano da Gávea

    Entrevista mais insuportável que eu já vi na vida. O cara ficava gaguejando e levou uma hora para dizer dez palavras.
    Se não tem vontade de falar, então não dê entrevista.
    Ou fala que nem homem.

    Entendo que sequestro é uma grave ameaça e que pode deixar sequelas, entendo que o nosso país é péssimo apra se viver em virtude da violencia e impunidade, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
    O sequestro foi há uma semana e o cara ainda se faz de coitado, fingindo que queria chorar na entrevista.
    Está se aproveitando da situação para abandonar o Palmeiras. Jogar bola que é bom, nada.
    Se quer garantia de segurança, que vá jogar na Noruega.
    Bundão!

    • Corinthiano da Gávea

      É só indenizar o clube, que seja 10 ou 20 milhões e seguir a vida dele aonde quiser. Simples.

    • Os seus comentários por ser corinthianos e falar do palmeiras são coerentes, concordo com as suas colocações, indepedente de quem quer que seja ou que clube defende o sequestro é dificil pra todos, quantos anonimos já não passaram por isso.

    • janca

      Eu não conheço o suficiente do Valdívia pra dizer que ele estava forçando o choro, Corinthiano da Gávea. É uma situação delicada. E há pessoas que superam situações como a dele em uma semana, há pessoas que levam meses ou anos pra superá-la. Cada um sabe onde o calo aperta mais. E a mulher do Valdívia deve estar pressionando mesmo pra que ele saia do Brasil, pelo menos deu todos os indícios disso em entrevista pra TV chilena. E foi ela quem foi sequestrada ao lado dele. Enfim, espero que as partes cheguem a um acordo que seja o menos traumático possível.

  • Corinthiano da Gávea

    E digo mais, a mulher dele provavelmente quis sair do Brasil para evitar problemas extra-conjugais do marido. Tb não aprovo invasão de privacidade, cada um que cuide da sua vida.

    • Corinthiano da Gávea

      Cada um é responsável pro aquilo que atrai em sua vida, a física quântica explica isso.

      • Corinthiano da Gávea

        Se ele atraiu o Palmeiras em sua vida, é porque tem muito castigo para pagar.

    • Rafael

      Vc está falando como um corintihano… não como pessoa.. se fosse o sheik ? qual seria a opnião?

      • Corinthiano da Gávea

        A mesma.

        • Palmeirense

          me chupa corinthiano hipocrita, vc sabe muito bem q nao ia fala nada se fosse o jorge henrique, o sheik, qualquer um da galinhada ali…castigo pra paga…castigo vai te o curintia depois que verem q o ronaldo desvia dinheiro da cbf pa joga no curintia, se liga jao

        • Kina

          Rafael… tem que se pensar que um jogador do Curintia nunca iria passar maus bocados e ser ameaçado de morte, pois quando fosse reconhecido pelo bandido seria tratado como ídolo pelo sequestrador, que com 100% de certeza seria curintiano… (isso em São Paulo. Se fosse no rio seria Flamenguista)

          • Rafael

            Verdade! hauhauhua

            Acho que fiz confusão!

  • Vinícius

    Janca, belíssimo comentário. Assino embaixo. A torcida tem que entender que aqui não é o país dele e que a esposa não quer mais morar aqui. O Palmeiras não irá ceder o jogador de mão beijada para ninguém. O acordo é o melhor caminho e convenhamos, para nós será excelente.

    • janca

      Eu penso como você, Vinícius, que o acordo é mesmo o melhor caminho. Abração, Janca

  • adams

    Nada é mais importante q a sua segurança e a da sua família. Tenho certeza q alguns aqui, estão afirmando q Valdivia está usando essa história como desculpa para sair do Palmeiras. Não acredito. Só penso da seguinte forma: meu bom emprego, meus bens materiais, etc, nada disso tem importância quando minha família estiver em perigo. Qualquer um, passa por cima de tudo (no caso do Valdivia, até da carreira de jogador), para ver sua família em segurança. O ideal, é q ele consiga de algum modo ressarcir o palmeiras, caso decida ficar no chile. Mas também, se não houver acordo, Dane-se o palmeiras e o futebol: segurança da família em primeiro lugar!

    • Corinthiano da Gávea

      A vida dele e da família dele não corre mais perigo do que a vida de qualquer cidadão brasileiro, o Valdívia não é melhor do que ninguém. Se ele acha que corre perigo, então que contrate seguranças particulares. Essa é a segunda ou terceira vez que ele vem morar no Brasil, somente agora é que viu que o Brasil é perigoso? Por que não pensou nisso antes de assinar um novo contrato?
      Se ele realmente se importasse com a família, não teria caso extra-conjugal.
      Contrato existe para duas coisas: ser cumprido ou ser cancelado assumindo a multa ou indenização. É só ele indenizar o clube que estará livre para ir morar aonde desejar.
      Abraço…

      • Carlos Eduardo

        Concordo… Ele sofreu um sequestro relampago e sabemos que é traumatizante… Ele não vinha jogando nada, até um tempo desse atrás só se falava de Valdivia por conta de escandalos e confusões no Palmeiras.
        Na minha opinião, ele ta usando esse acontecido para voltar ao Chile.

        • janca

          Mas aí é especulação (dizer que ele está usando esse sequestro pra voltar ao Chile). Nós não sabemos o que acontece com ele e a família, que efeito o sequestro teve pra eles. Não é no nosso calo que pisaram e quando pisam cada um reage de um jeito. E a reação de cada um diante da violência sofrida é única, então não posso julgar. Apenas acho que se ele não quiser continuar no clube, pelo motivo que for (e agora houve uma coisa seríssima que foi o sequestro-relâmpago), melhor que as duas partes entrem em acordo. E ambas parecem dispostas a negociar.

          • Carlos Eduardo

            O que eu quis dizer, é que antes do ocorrido o Valdivia não vinha fazendo nada, era contusão em cima de contusão, problemas em cima de problema e MUITAS vezes o corpo mole era evidente, esses fatos já evidenciavam uma vontade de sair e juntou com o assalto, pronto…
            Isso Janca, é como eu vejo as coisas!

          • janca

            Pode ser, Carlos Eduardo, eu não estou dizendo que não seja assim, estava acompanhando os problems dele no Palmeiras, mas não sei, confesso que não sei, que o sequestro seja “apenas” desculpa ou pretexto pra sua saída do clube. Abs. Carlos Eduardo, Janca

  • no CHILE NÃO TEM LADRAO É UM PAIS DE PRIMEIRO MUNDO, A VERDADE É QUE NINGUEM QUER JOGAR NO PALMEIRAS ASSINAM E QUANDO VEEM A MERDA QUE FIZERAM QUEREM IR EMBORA DE QUALQUER JEITO

  • A família é a nosa base de sustenção!!! O Valdivia infelizmente é vítima deste crime como muitos no nosso dia a dia da nossa cidade! A diferença que ele é uma pessoa pública e infelizmente o Palmeiras não tem que pagar esta conta, o comntrato é pra ser cumprido. E se fosse o Palmeiras que não cumprisse o contrato ele certamente entraria na justiça para se livrar do clube. O problema como disseram a maioria tudo vira motivo para se livrar (Vagner Love, Kleber, Oscar, Edilson entre outros) e o clube fica no prejuizo. A violência nesta Metropole que vivemos é muito grande. Valdivia se for uma desculpa para deixar o PALESTRA, pague e vá embora, infelizmente muitos já sofreram esse tipo de crime que abmino, mas o PALMEIRAS Não pode pagar por algo que ele não fez. AVANTE PALESTRA.

  • Abel de Souza

    Quer saber, eu acho uma grande falta de maturidade do Valdívia. Desculpe-me mas cai na real, se liga, ele não é mais um garoto. Esta com má fama em sua conduta até na seleção do seu país. Quer saber, fala para a sua mulher que esta na hora de ela te ajudar, se conseguir bate um papo com o Grande Edmundo e tenho certeza que voce vai querer aproveitar a oportunidade que o Palmeiras está te dando, e a Nação Palmeirense precisa de voce (com a cabeça no lugar).

  • loko 2014

    Eu acho que o VALDÍVIA ta usando o fato para tentar sair na boa no meio da bagunça (ponto) (pergunto) a criminalidade no CHILE é zero (acho que não kkkkkkk) , então vai ser sequestrado no CHILE TAMBÉM , bom mas enfim vamos supor que fosse um jogador do meu time quer ir embora entra em um acordo e pronto , veja bem você palmeirense ,de repente pode até ser vantajoso para vocês o VALDÍVIA não esta bem,com tudo isso tem tudo para piorar , pega uma graninha ai , traz outro jogador , economiza no salario ( que não deve ser pouco) , se livra de uma encrenca , quer uma sugestão diretoria incompetente traz de volta o CLEITON XAVIER

  • rod-sfc

    Ele tem que ir embora mesmo. Sendo estrangeiro, o susto com certeza foi grande, principalmente pra sua esposa. E tomara que ele fale muito lá pra seus compatriotas sobre como são as coisas neste país onde há muitos defensores de criminosos.

  • André

    Eu acho interessante esta história. Milhares de pessoas são assaltadas todos os dias e não tem o direito de romper ou ao menos renegociar contratos por conta disto. Por isso, o contrato é claro, pode sair, desde que arque com a multa. Acho que tem muitas pessoas querendo se apoiar no episódio para mostrar uma visão mais “liberal e humana”. Não pode ser assim, ele tem todo o direito de ir para onde quiser, desde que cumpra o que está no contrato, como todo cidadão comum! Já pensou se isso pega: tenho uma dívida, mas se for assaltado vou ter o direito de renegociar porque não quero mais morar aqui?

    • janca

      Não se trata de dívida, André. Trata-se de contrato. E nunca disse que o Palmeiras não tem de receber o dinheiro que lhe é devido ou o que for acertado entre as partes.

  • A saida de Valdivia seria uma ótima para om Palmeira, mesmo não recebendo pela rescisão do contrato e nem pagando ele, não está jogado nada e muito cheio de cai-cai, desde aquela época foi fritado por maioria dos torcedores. Agora o Sequestro pode ter trazido sequelas, mas acho que o mesmo está aproveitando da situação para ir embora. Que vá com Deus. Não sou Palmerense, mas acho que o clube não pode ser refém dele e dependente de Marcos Assunção, tem que ser um todo o Palmeira é muito grande..

  • leandro

    chamam ele de mago, chamam maissuel de mago..e assim, junto com a imprensa, eles leem as niticias e acham mesmo quesão jogadores diferenciados…

    Se jogassem nos anos 70, quando ninguém ganhava essas fortunas, com certeza 90% dos problemas aconteceríam com esses ‘midiáticos’

    ele tem que ir embora…e pra isso, o palmeiras vai ter que ceder, não adianta!

    Assim como perdemos dinheiro quando compramos uma geladeira que achamos que irá durar muito, que vai nos suprir, comportando todos os mantimentos de forma saudável, também precisamos jogar fora toda a comida que se estraga..por termos acreditado que seríamos capaz de manter tudo em condições de consumo.

    Nem tudo é aproveitável ou descartável. Isso depende do que precisamos naquele momento.

    valdivia um dia foi médio, mediocre ou pobre, hoje não é mais, e como a pirâmide das necessidades, hoje ele precisa descansar (rsrs)..com a família…

    • leandro

      com certeza 90% dos problemas ””””””””””’Não”””””””””””””””’aconteceríam com esses ‘midiáticos’

  • Nicolas

    Concordo Janca, mas será que realmente ele quer voltar ao Chile? Lembro que quando ele estava nos Emirados, o time que ele jogava ofereceu um contrato vitálicio. Isso foi em uma entrevista na extinta Eldorado, atual estadão/ESPN. Onde para ele seria mais seguro, no Chile, um país muito pior que o nosso no quesito violência e diferença social ou no Brasil, que com todos os problemas é a maior potência da América Latina e uma das 10 maiores do mundo? Se fosse presidente do Palmeiras, aceitaria a liberação com condições.
    -Não pagamento do restante dos salários do contrato.
    -Não pagamento de multa por rescisão ou outro tipo de direito, a não ser os da CLT.
    -Devolução integral do valor investido na compra dos direitos federativos do jogador, exceto salários, porém incluindo as luvas, de forma parcelada, tipo minha casa, minha vida, por parte do Valdívia ou algum interessado que represente o jogador.
    Acho que todo contrato deveria ter esse tipo de proteção ao clube para evitar, por exemplo, o que o Adriano vez com a Inter, o Oscar com o São Paulo.
    Agora, culpar o jogador por querer ir embora por culpa da violência, depois de ser sequestrado com sua esposa, com o agravante de ter sido molestada sexualmente, já é excesso de ignorância. “Ah, mas ele sabia que isso poderia acontecer!”, claro que sim, mas não o impede de querer voltar ao lugar que mais lhe representa paz.
    Citando novamente a entrevista que ele deu para a Eldorado, ele afirmou que só sairia dos Emirados se fosse para voltar ao Palmeiras ou para algum time grande europeu. Cumpriu a promessa, esquecendo o fato do futebol devedor.
    Acusar uma pessoa que passou por sabe-se lá quanto tempo com uma arma na cabeça de estar usando o sequestro como forma de forçar a saída não é ignorância, é desumanidade. Seriam esses os mesmos que defendem os direitos humanos, Janca? Abraço!

    • janca

      Oi Nicolas, pra ser sincero não sei se ele quer realmente voltar ao Chile ou continuar carreira em outro lugar. Não sei qual será a decisão final do Valdívia, mas, pelo que estou vendo, duvido que sua mulher queira ficar no Brasil. Enfim, uma situação delicada e eu, se fosse o presidente do Palmeiras, iria pra negociação tendo conseguir o melhor pro clube. E o melhor pro Valdívia. Não iria de maneira intransigente, abriria mão de algumas coisas, sondaria o mercado, conversaria com possíveis interessados, enfim, negociar também é ceder. E continuo achando que os dois lados podem encontrar uma saída boa para o caso sem recorrer à Justiça. Às vezes é necessário (recorrer à Justiça), mas nem sempre. Abs.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo