CTs em São Paulo



A Prefeitura de São Paulo resolveu dar o direito a São Paulo e Palmeiras de ficarem mais 70 anos usando as áreas na Barra Funda onde os dois clubes construíram seus centros de treinamento.

Situados na mesma avenida (a Marquês de São Vicente), um ao lado do outro, e erguidos em terreno cedido pela Prefeitura há cerca de duas décadas, eles são usados para treinamento e alojamento dos profissionais, mas também pelas categorias de base dos dois clubes, ambos são considerados modelos de excelência.

A questão é que no lugar dos dois estava prevista a construção de um parque aberto à população.

Se quiserem saber o que acho da questão, respondo aqui. A Prefeitura deve repassar mesmo a área aos clubes pois não teria sentido pegá-la de volta agora e destruir os centros de treinamento.

Sei que ambientalistas reclamam dizendo que se trata de medida populista, que os clubes pagam uma fortuna para contratar jogadores e bancar salários milionários, que poderiam ir para outro espaço, mas discordo. É tarde para a Prefeitura voltar atrás.

O que poderia fazer _e aí sim acharia uma medida interessante_ era exigir uma contrapartida de São Paulo e Palmeiras pra que a situação seja regularizada e eles continuem a ocupar os terrenos. Mas isso duvido que faça. O prefeito Gilberto Kassab, que a meu ver faz péssima gestão na capital paulista, não vai querer comprar briga com os dois. Ainda mais em ano de eleição.



  • Marcos

    se fosse o CORINTHIANS tava todo mundo caindo de pau. como é o são paulo e o palmeiras ninguém fala nada. não sei porque só falam do nosso estádio. o morumbi teve dinheiro público do laudo natel e a imprensa esquece

    • Marcos

      é que corinthians dá mais notícia, só pode ser. com flamengo fizeram algazarra porque dá ibope. ronaldinho foi pro atlético e ninguém falou nada. diferença entre corinthians/flamengo e o resto nessas horas o povo vê que é abissal

    • Ricardo

      o seu corinthiano burro o ~sao paulo não recebeu dinheiro publico qui nem esse estadio de voces gambas qui roubaram dinheiro da população para fazer um estadio ve si estuda antes de falar merda a unica coisa qui o spfc recebeu do governo foi o terreno e com suas proprias forças levantou o morumbi tanto qui ficou varios anos formando times ridiculos porque não tinha dinheiro para tal e fazer o estadio então seu corinthiano burro presta atençaõ qui não somos ladrões de dinheiro publico qui nem voces seus gambas

      • João

        o palhaço aprende a escreve e depois você vem manda o cara estuda, o morumbi foi sim construído com dinheiro público , era pra ser da Portuguesa e vocês roubaram, intão primeiro aprende a escreve, depois estuda sobre o seu timéco e depois vem dar sua opinião aqui beleza?

        Grande abraço amigo bambi !

        • Douglas

          Primeiramente João vc é um palhaço e não sabe nada.Um fato é o terreno e outra questão é um estádio.
          TODOS as GRANDES EMPRESAS em São Paulo têm seus terrenos doados e os clubes de futebol não são diferentes,vide que os CT’s da Portuguesa e dos TRAVECONALDOS FC na Zona Leste foram doados.
          Qto a estorinha da carochinha que o cidadão acima mostra o tamanho do cérebro de grão de bico.

          Abraço seu TRAVECONALDO !!!

          • joe LHP

            a biba ta nervosinha hein!!!seu time é tão desonesto que até roubar o chiqueiro da porcada tentaram, time historicamente ligado a trapaça e a usurpação que o diga o Germania e isso sem falar nas maracutaias no campo como aquela vergonhosa semi final contra o Botafogo em que capangas camuflados de seguranças invadiram o vestiario do arbitro para a agredir e intimidar e fora a manobra pra tirar o a final da Libertadores da Arena e o conchavo com o ladrão uruguaio pra prejudicar o Newells em 92.

        • João, o Morumbi recebeu investimento público sim, mas em uma época onde o Brasil atravessava uma fase política muito conturbada. Não justifica, mas àquele tempo, discutir isso era prisão e até “convite” para se retirar do país. Sobre a Portuguesa, o estádio da Lusa era de propriedade do SPFC que, com o Morumbi, doou para a Portuguesa.

        • Roger Sampa

          Meus Deus quanta ignorância. O Corinthians também está sofrendo com essa parte de CT´s…. não é porque a reportagem foi feita nas coxas e só cita Palmeiras e São Paulo que isso exime de culpa eles também.

          Já já vem alguém aqui se vangloriar que o estádio vai ter a abertura da copa….

          puts…… e o que você cidadão irá ganhar com isso?!

          Nenhum clube está com situação “favorável”…. todos tem dívidas absurdas. O problema é que nosso governo já “recolhe” absurdos também.

          Isso aí já se arrasta por muito tempo. Ninguém é mocinho na história.

          • janca

            Roger, na Câmara de São Paulo a discussão é sobre a cessão por mais 70 anos dos terrenos de Palmeiras e São Paulo na Barra Funda, onde os dois fizeram seus CTs. E do terreno onde fica o estádio da Lusa. Não é sobre o Corinthians, se não citei o Corinthians no post foi justamente por isso. Mas se você acha que isso significa uma “reportagem nas coxas”, sinto muito. Equívoco seu, até porque nem reportagem é. É minha opinião sobre um assunto que está em discussão em SP e já foi alvo de reportagens na mídia em geral.

          • Marcos

            Janca, pô cara , haja paciência, vc responde para cada um, se eu fosse vc,deixaria despercebido, muitas vezes não compensa o raciocinio,pois a mediocridade e o clubismo acabam com tudo, abraços

          • janca

            É um exercício que estou começando a fazer, mas não é fácil. Vou chegar lá, Marcos, e tentar seguir seu conselho. Porque haja paciência mesmo… Abs. e bom sábado pra você, Janca

        • “”””INTÃO””””””””””” KKKKKKKKKKKKKK

      • SKORZENY

        o Morumbambi foi feito com dinheiro publico que o Laudo Natel desviou , meu avó e meu pai pagou essa pesada conta , e pior não houve contrapartida , diferente da Arena Corinthians que esta sendo financiado pelo BNDS e será pago com Naming Rigths , e com CID , ou seja insentivos fiscais a serem pagos a quem investir em no bairro de Itaquera , mas como vc é burro e deve ter preguiça de ler , escuta bobagens faladas por Milton neves , Jovem Pan , Aurelio Mimiguel , Marco Aurelio Cunha e demais acéfalos que poluem a midia esportiva , LAMENTÁVEL….

        • Fabio

          E o dinheiro do BNDS sai de onde?

          Poderia xingar vc aqui como vc está fazendo com os outros, mas isso é ignorância.

          Aposto que vai correr pro google pra responder minha pergunta: O que significa BNDS? Quem o controla? Da onde vem o dinheiro?

          Parafraseando o Capitão Nascimento: ” Vc é muleque”. kkkkkk

          • Marcos

            qualquer empresa pode pegar dinheiro no BNDS,inclusive as extrangeiras,otário

      • amaral

        BURRO ??E VC O QUE É?? VC Ñ SABE NEM METADE DA PATÉTICA HISTÓRIA DESSE TIMINHO DE MARIPOSAS

        UM CLUBE QUE FALIU 4 VEZES E PRECISOU UASR JOGADORES DE PALMEIRAS E CORINTHIANS COM O FAMOSO JOGO DAS BARRICAS ,SEU IDIOTA ,VC Ñ SABIA NÉ RSRSRS

        QUE TENTOU TOMAR O PARQUE ANTARTICA ,PORQUE ERA PALESTRA ITALIA E FAZIA PARTE DO EIXO DO MAL ,E Ñ CONSEGUINDO TOMOU O CLUBE TIETE ,SEU TROXA Ñ SABIA NÉEE RSRS

        VC AINDA TA DE FRALDÃO,AINDA SE CAGA TODO EM SUAS COLOCAÇOES INFUNDADAS,POR FAVOR Ñ VENHA PASSAR VERGONHA AQUI EM UM VEICULO INFORMATIVO PARA PESSOAS INTELIGENTES ,E NO MINIMO CONHECEDORA DE HISTORIAS DE CLUBES SAI DAQUI VÉRME

    • Batista

      Depois de baterem tanto no Corinthians, agora veem expor o que poucos sabiam. De fato, eu pensava que somente o Morunbi era presente da ditadura! mas teve até o “CT”?. Estava me esquecendo, a torcida são-paulina ainda foi presentesda pelo Hadadd com o “kit gay”.

      • ricardo

        PATROCINIOS NAS CAMISAS: CORINTHIANS = MAGAZINE
        SANTOS = MARABRAS
        SÃO PAULO = DE MULHER PRA MULHER MARISA …KKKKKK

      • Batista, como você pode ver em meus posts abaixo, a cessão do uso dos terrenos para Palmeiras e SPFC, foi uma manobra política para evitar o usucapião da propriedade. E, agora, se a prefeitura os quiser de volta, os clubes devem ser ressarcidos pelas melhorias feitas no local. Concordo com o Janca que o prefeito está fazendo jogo de cenário para tentar apaziguar os ânimos dos clubes, visto que este ano é ano eleitoral.

      • Nosdelg

        Pesquisa Ibope:
        Pesquisa recente com 1800 Gays sobre qual clube de futebol torce.
        1° Empatados Flamengo e Corinthians com 70%.
        2º Empatados Gremio e Internacional com 25%.
        3° Empatados São Paulo e Palmeiras com 5%.

        O 1° é obvio, com as maiores torcidas.
        O 2° é obvio, no sul quem não é gay é mulher.
        O 3° são simpatizantes.

  • Lauro

    São presentes travestidos de concessões. O município repassa terreno pra um clube, o clube recebe, monta toda a estrutura porque sabe que é seu e ninguém vai pegá-lo de volta. O erro não é do Kassab, o erro é de quem concedeu os terrenos pra porcos e tricolores no passado, anos 80 ou 90. Quando concedeu estava dando um presente.

    • Rafael

      Para o Corinthians não teve presente?

      • SKORZENY

        da prefeitura não , e sim concessão do Estado , afinal o CT do Corinthians e da Lusa esta em area pertecente ao estado de São Paulo.

    • janca

      Mas contrapartidas têm que ser dadas, isso eu acho importantíssimo. E de fato “retirar” os terrenos agora seria uma medida absurda, a meu ver. Aliás o terreno onde fica o Canindé, o estádio da Portuguesa, pelo que me consta tanmbém está na mesma situação e deve ser “regularizado”, digamos assim, porque como os dos CTs de São Paulo e Palmeiras teria sido cedido pela Prefeitura de SP.

  • Lauro

    Apareceu no comentário aguarando liberação. Algum problema?

    • Lauro

      Ainda aguardando liberação.

      • janca

        A primeira vez que você comenta no blog acontece isso, tenho que liberar os comentários. Sempre libero os comentários, concordando ou não com eles. Mas às vezes não consigo fazer isso “na hora”, tenho outras atividades além do blog para as quais também tenho de dar atenção.

  • Lauro

    Conheço a Barra Funda e a Marquês de São Vicente, tem muita área verde lá. São Paulo e Palmeiras não fizeram prédios, mantiveram o verde. O que podem reclamar é que não são áreas públicas, como o Parque da Água Branca, que ficou pequeno pra região. A solução seria a prefeitura pegar outra área pra fazer outro parque pra população. São Paulo e Palmeiras pagariam as obras do novo parque. Não seriam donos deles. Essa seria a contrapartida.

    • janca

      Pode até ser, desde que encontrem um bom local para o parque. Áreas abertas à população numa cidade como São Paulo são essenciais. E os clubes têm que dar boas contrapartidas. Isso acho.

      • Batista

        Iiiiiiiiii Janca:
        Esse discussão aqui vai lonnnnnnnnge!!!

        • janca

          O pior é que vai… Mas amanhã trato de cinema (rs), aí não vai tão longe quanto. Embora tenha muita relação com a discussão de hoje. E com clubismo, bairrismo etc. etc. etc.

    • SKORZENY

      Concordo com vc , desaproprie uma favela que não serve pra nada e faça parque pros Paulistanos e esse pessoal va morar em conjunto habitacional descente e pague por isso sem invadire e degradar ou volte pra sua terra natal ao lado de familiares…

  • Rafael

    Janca bom dia!

    Como palmeirense, acho ótimo o Palmeiras e o São Paulo terem um CT tão bom, que sirva como modelo.
    Na minha opnião, o prefeito só fez isso para não comprar briga com os clubes, devido ao estádio do Corinthians ter uma grande participação pública.
    Claro que se compararmos valores os 2 clubes vão sair perdendo.
    Porém, se formos usar a justiça, o Corinthians não deveria ter dinhero público para construir o estádio, e o Palmeiras e São Paulo não deveriam ter o CT cedido pela prefeitura no passado.
    O que vale para um, tem que valer para o outro.
    Isso é uma forma de o prefeito de São Paulo tentar amenizar o desconforto causado pela construção do estádio em Itaquera.
    O que acha Janca?

    • janca

      Oi Rafael, bom dia. O que acho é que desde o final do ano passado o Kassab está tentando agradar São Paulo, Palmeiras e Portuguesa já que a Prefeitura de SP concedeu benefícios e mais benefícios (no valor de 420 milhões de reais) para o Corinthians fazer seu estádio. Como 2012 é ano eleitoral… Eu, particularmente, sou contra recursos e benefícios públicos para construção de arenas (ou mesmo CTs) particulares de clubes de futebol. Só que neste caso como os terrenos já foram cedidos não vejo como voltar atrás. Mas acho que se os clubes têm dinheiro para fazer grandes contratações, pagar salários milionários, enfim, e têm alto potencial de mercado poderiam ficar mais independentes do setor público, que tem (ou deveria ter) outras prioridades, como saúde, educação e transporte. Neste caso as contrapartidas oferecidas (ou no caso exigidas pela Prefeitura) seriam importantes. Abs. e boa sexta pra você, Janca

  • Johannes

    Bom Dia João Carlos
    Corinthians , São Paulo e Palmeiras pelos benefícios que volta e meia recebem do poder público e pela extensão de sua influência, deveriam através de projetos sociais, dar uma contrapartida a sociedade, …os grandes clubes adoram as beneces dos políticos, querem que os torcedores se involvam com os clubes através de campanhas de marketing, mas não conseguem sair da sua política clubista e exercer um papel social positivo…a preocupação é receita e competitividade, mas isso também vai na linha do raciocínio da maior parte dos torcedores…Quanto aos CT´s e Arenas isso é uma questão polêmica..mas o critério deve ser o mesmo pra todos os clubes…e creio que o poder público deva minimizar sua ajuda aos clubes e investir no esporte de outra maneira…ao revitalizar áreas urbanas deve exigir a contrapartida…se não me engano o Corinthians que tinha compromissos assumidos em relação a área de Itaquera não vêm cumprindo a parte dos projetos sociais como lhe cabe…como torcedor espero que o clube cumpra o seu papel social que é mais importante do que qualquer título…

    • janca

      Oi Johannes. Penso como você. Os clubes recebem benefícios demais dos governos e deveriam oferecer contrapartidas à sociedade, que muitas vezes são deixadas de lado. Acho que esse é o “x” da questão. Abração e boa sexta pra você, que deve estar na contagem regressiva, João Carlos

      • Senhores, concordo plenamente com tudo o que está sendo discutido neste comentário. Porém, onde estão os políticos que fazem as leis do país? Por que não fazer um adendo na Lei Pelé, exigindo que os clubes que tiverem recursos oriundos do governo, façam uma contrapartida em troca do benefício? A questão não é muito complexa, basta que exista uma obrigação de fazer. Mas, como estamos em terra brasiliis, onde nada é sério o bastante, esse cenário é muito improvável de acontecer.

        • janca

          E também responsabilizando dirigentes de clubes por seus atos nos cargos que ocupam. Deveriam responder por algumas “irresponsabilidades” com o próprio patrimônio, não com o dos clubes.

    • Bruno Melo

      O Corinthians apresentou os projetos a serem feitos no prazo. A prefeitura que atrasou na avaliação e, não tenho certeza mas acho que não foram aceitos.

  • Rafael

    Janca,

    Não acha que a prefeitura poderia incentivar clubes menores?

    Sinto falta de ver o Juventus da Mooca jogando na serie A1 do paulista…

    • janca

      Vou ser sincero, Rafael, no caso de clubes profissionais não acho, não. A não ser que seja clubes abertos à comunidade, clubes de várzea, por exemplo. Aí a história é diferente. Mas que sinto uma baita falta do Juventus na A-1 do Paulista sinto. A rua Javari é uma delícia. E agora a Lusa ainda caiu… Mas que não deve ter ajuda do poder público, não. Deve ser melhor administrada, isso sim. E dar contrapartidas a benefícios recebidos.

  • alessandro

    Ainda falam q o corinthians q tem ajuda publica, dá dó dos porcos e dos bambis, são ignorantes mesmos. Fora o panetone q o natel colocou maquinas e dinheiro do governo para construir. É a maior vergonha entre os clubes, e ngm fala nada, pois nao dá ibope, é clube sem torcida.

    • Alessandro, sou torcedor do SPFC e não sou muito adepto de discutir futebol no âmbito de torcida, pois já está mais do que provado que isso sempre gerará discussões infundadas, baseadas mais pela paixão do que a razão, mas acredito que você esteja equivocado, pois o estádio do Corinthians foge a realidade brasileira em vários aspectos, mas, dentre eles, o que mais me chama a atenção é o fato da cegueira instantânea que acomete aos torcedores do mesmo time que o seu, ao fato da isoneração de impostos que a construção deste estádio teve. E o uso dos “recursos” foi oriundo da nossa contribuição tributária ao país, que é uma das maiores do planeta. Eu acredito que o time tenha que ter estádio sim, mas sem que isso atinja o nosso bolso. O tamanho do “desconto” é quase metade do valor estimado total da obra.

      É nisso que temos de pensar. Em tempos de vacas magras no mundo inteiro, o governo estadual esbanjar dinheiro assim, isentando o clube dos impostos, é chamar o povo de burro e ignorante na cara dura.

    • Douglas

      Vergonha é um clubinho que precisou de lavar dinheiro da Mafia Russa e por ganância se deu mal e foi punido pela segunda divisão (deveria ter caido em 97 qdo acertou resultado) ainda não satisfeito contratou TRAVECONALDO para dar algum respiro,daqui a pouco a moda acaba a ilusão da Libertadores tbm e a mediocridade vergonhosa continuará,não adianta comprar a imprensa,fazer balancete falso…a vergonha nacional é verdade se manterá intacta.

  • Tito

    Clubes são tratados com paternalismo pelo Estado brasileiro. Por mim ninguém receberia patrocínio do governo. Petrobrás sustentou o Flamengo por mais de 20 anos e Flamengo não pagava os impostos pro governo, inadimplente e mesmo assim recebendo dinheiro público.

    • Tito, mas foi por esse motivo que a Petrobrás parou de mandar dinheiro ao Flamengo. A austeridade fiscal publica ficou mais ríspida, não tanto quanto o necessário e o que esperamos, mas já é um passo.

      • janca

        É isso mesmo, Fernando. A Petrobras parou de patrocinar o Flamengo e de mandar dinheiro ao clube justamente por isso. Mas não sou contra patrocínio do governo, não. Desde que seja interessante para o governo. Não patrocinar como forma de “doação”. Abs.

        • Douglas

          Mas o Vasco têm patrocinio da Eletrobras e deve milhões ao fisco…..a Brasil Foods controlada tbm pelo governo patrocinou o Corinthians que não é exemplo de gestão sendo que nem o IPTU pagou nos ultimos anos….

          • janca

            Então não seria a hora de a Eletrobras cair fora? Sobre o Corinthians, confesso que desconheço a falta de pagamento de IPTU. Na verdade, pelo menos há alguns anos _e não sei se isso mudou_, os clubes ficavam isentos de pagamento de IPTU, clubes sociais, como Pinheiros (do qual sou sócio), Harmonia, Paineiras, e também clubes de futebol profissional, como Corinthians, São Paulo e Palmeiras. Salvo engano era isso o que acontecia. Acho certo? Não. Mas a lei assim o permitia… Confesso que não sei se mudou, vou tentar dar uma verificada nisso, se alguém puder ajudar, agradeço.

  • Janca, qualquer motivo de retirada dos times dessas áreas cedidas, será meramente político, tal qual o Morumbi ficar de fora da Copa do Mundo e o Corinthians ganhar um estádio de graça com o seu, meu, de todo mundo, dinheiro.

    Na absurda hipótese de a prefeitura requerer os espaços de volta, como ficam os clubes, com as melhorias feitas no local? O mínimo correto seria uma indenização, pois anteriormente a prefeitura cedeu o uso para que o espaço não ficasse vazio e fosse utilizado de maneiras não tradicionais, tais qual uma invasão e provável uso capião.

    Ao meu ver, concordo com você quando diz que os clubes teriam de fazer uma contrapartida. Mas entenda que a prefeitura não doou “de graça” como os incautos dizem. Fez-se a liberação do uso para que esses terrenos não fossem perdidos através de meios legais que existem em nossa “tão bem feita e justa” Constituição.

    abs,
    FJR

    • janca

      Também acho que sair agora dos locais seria um descalabro, apesar da pressão dos ambientalistas. Não faria sentido nenhum. Mas ainda assim acho que, em geral, quando um clube recebe benefício tem que dar contrapartida. Não pode (nem o governo nem o clube) encarar a coisa como doação, como muitas vezes acontece. O “repasse” deveria ter outras formas. Ah! E mesmo que a doação dos terrenos tenha sido feita (ou a liberação de seu uso) para que eles não fossem perdidos isso só mostra a incompetência da administração pública. Pois para mim haveria saídas melhores, como transformá-los em parques abertos à população. Mas não agora, claro, que já foram cedidos para São Paulo e Palmeiras e não faria sentido nenhum os dois abandonarem seus CTs e entregá-los à Prefeitura. Abs.

      • Concordo plenamente Janca! O que acontece no país é que aqueles que deveriam gerir o país através das leis, não as conhecem por completo. Essa manobra de cessão de terrenos acontece em todo o lugar, onde as prefeituras prevêem uma expansão a médio-longo prazo para não perder judicialmente os terrenos, pois posse sem consentimento gera usucapião.

        abs
        FJR

  • Ado Marcelo

    Eu concordo Janca, deveria exigir uma contra-partida de todos os clubes por ceder esses espaços, mas esses clubes não pagam nem suas dívidas e continuam operando normalmente. Todos eles, não falo somente desses 2 clubes não.

    Só lamento pela região que é tão boa e o espaço seria muito bem vindo para a população.

    Talvez se a prefeitura cedesse um terreno maior próximo a capital pois o CT desses times é apertado apesar de moderno, é bem pequeno mesmo. Bem, o problema seria a estrutura toda, mas então talvez fosse mais barato para a prefeitura ajudar na construção do novo CT com mão de obra ao menos e entregar aquela região à população.

    Não tenho objeção quanto conceder terreno, só acho que não deveriam fazê-lo em regiãos importantes da cidade, como o bairro do morumbi ou barra funda.

    O Corinthians nisso se deu melhor, o CT é um pouco afastado e gigantesco por conta disso, assim como o estádio está numa região afastada e não muito valorizada. Deveria ser assim para todos os clubes.

    • janca

      Oi Ado. Mas no caso do São Paulo e do Palmeiras não vejo como devolver o terreno, pois ambos fizeram centros de treinamento, de recuperação física, alojamentos etc. etc. etc. e devolver não faria sentido algum. Mas contrapartida acho uma boa. Nem estou me referindo só aos casos específicos de São Paulo e Palmeiras (que a meu ver, ficando em definitivo ou por mais 70 anos que seja com os terrenos _e deveriam ficar em definitivo), mas os clubes, ao receber benefícios, têm que pensar numa contrapartida. E o governo, principal interessado, afinal é quem concede às áreas, também. No caso, em receber algo que beneficie de fato a população. Abs.

  • joe LHP

    Até parece que esses terrenos ai iriam virar parques, iriam sim fazer parte da especulação imobiliaria e servir para mais algumas torres, do parque mesmo nem um decimo do terreno no maximo uma pracinha e outra se a prefeitura tomar dos clubes ai vai ter que tomar tbm de algumas empresas e ai já viu né.

  • Fabio

    O que todos estão discutindo não tem cabimento, ao meu ver.

    Primeiro porque peço a alguém que conhecia os terrenos na época, que foram “emprestados” ao Palmeiras e SPFC, que diga qual era o proveito deles? Tenho certeza que deviam ser terrenos sem finalidade a curto e médio prazo.

    Segundo porque todos os governos de todas cidades cedem terrenos a entidades e empresas, se as mesmas foram contribuir de algum modo com benfeitorias e/ou empregos. Ou alguém acha que os clubes não pagam impostos e não empregam ninguém.

    Julgar propriedade dos terrenos agora é medíocre, está faltanto assunto e trabalho em algumas esferas.

    E outra, o SPFC e Palmeiras investiram pesado no estádio e CT, e mesmo assim conseguiram muito mais que outros clubinhos que tiveram tempo e dinheiro para investir só no time. Sem mais.

  • Luiz R. dos Santos

    -Impressionante! Emquanto voces meros torcedores de clubes de futebol, fazem acusaçoes e xingamentos, por causa de dois terrenos doados, alugados ou cedidos isso nao importa a dois clubes paulistas, nossos politicos e governantes roubam muitos terrenos como aqueles a cada hora e nem por isso alguem toma providencias. Pobre Pais, onde seu povo ainda nao se fundiu em uma Naçao, para brigar sim por causas e coisas de ambito nacional, mas se degladiam por clubes de futebol. Pobre Pais, Pobre Povo!!!!!!!!!!!

  • Eduardo

    Aqui no Rio a prefeitura está formatando operações semelhantes para Fluminense , Vasco e Botafogo terem seus CTs.

    O Fluminense está acertando o recebimento de uma área de 50 mil metros quadrados , semelhante a do São Paulo , no Recreio dos Bandeirantes para ser o seu CT dos profissionais. A área está avaliada em R$ 30 milhões.

    O Vasco negocia com a prefeitura a cessão de um terreno de 65 mil metros em Jacarepaguá , avaliado em R$ 20 milhões , por 50 anos , para instalar o seu CT dos profissionais.

    O Botafogo já recebeu a cessão por uma boa dezena de anos da área de Marechal Hermes para construir o CT de base.

    E o Flamengo , dono do terreno do Ninho do Urubu , com 150 mil metros e avaliado em R$ 130 milhões , recebeu isenção de R$ 18 milhões de dívidas de IPTU , como compensação.

    • janca

      Não tinha essas informações, Eduardo. Valeu por nos informar. Mas se perguntar minha posição sou contra benefícios pros quatro clubes do Rio como sou contra benefícios pros times de São Paulo. O que acontece no caso do CT do São Paulo e do Palmeiras é que já foram cedidos, a Prefeitura de SP poderia até revogar a decisão, só que não têm sentido pois ambos os clubes usam os locais há cerca de 20 anos, construíram muitas coisas lá, o que acho é que oferecer uma contrapartida à sociedade seria interessante. E a Prefeitura de SP deveria exigir isso. abs.

  • Jubileu Silvestre

    Esse janca é corintiano roxo e não esconde de ninguem. Só citou SPFC e Palmeiras, esqueceu de citar que o Corinthians ganhou estádio de graça, custando milhões, além de ter ganho também o CT, já que foi construído por empreiteiras indicadas pelo analfabeto do Lula. Além disso, é o time com mais escândalos de arbitragem na história do Brasil. É tudo a favor do Corinthians, e mesmo assim eles não conseguem ser os melhores. Jamais venceram competições internacionais. HEHEHEHHEHEHE TIMECO NOJENTO E PODRE

    • janca

      Já citei muito o estádio corintiano aqui, é que você deve ter visto o blog hoje pela primeira vez. E como já disse sou contra benefícios e recursos públicos para arenas privadas, sejam elas de que times forem.

  • renato sa

    Janca, ali bem próximos aos CTs, ao lado do viaduto Pompéia perto das linhas de trens, tem um imenso terreno que se não me engano é da prefeitura (assim como vários eram nas regiões próximas ao tietê). Pois neste terreno poderia-se erguer um grande parque. Fica ao lado das linhas de trem, entre Lapa e Barra Funda, fácil de construir uma estação e de estender algumas centenas de metros a linha de metrô.

    São Paulo e Palmeiras poderiam arcar com parte deste parque. Poderia ser construindo um tanto e entrando com projetos sociais realizados neste parque durante os 70 anos que utilizarão o espaço.

    A questão é que tem uma área tão grande quanto na mesma região, e se for de vontade pública e do governo, dá sim para fazer o parque e com um custo bem menor (parte arcada pelos dois clubes) que destruir os CTs, remover o entulho, construir o parque e manter o mesmo tudo com recursos públicos.

    • janca

      Confesso que não sei de que área você fala, mas acho que a saída é por aí. Se bem que duvido que a Prefeitura de SP vá exigir alguma contrapartida de São Paulo ou Palmeiras. Ou mesmo da Lusa. Ainda mais em ano eleitoral. Mas sua ideia é boa, Renato. Abs.

  • Fabio Schmidt

    Credo, que vergonha isso aí…que bando de deitados!!! Criem vergonha na cara e COMPREM um terreno pra vcs seus folgados!! Ganham tudo de presente do governo e DE PATROCINADORES depois querem dizer que são clubes grandes! Só os nordestinos pra achar que vcs são alguma coisa!!
    Logo, logo, quando o Brasil resolver descentralizar a produção industrial e passar investir na mão-de-obra barata e abundante e incentivar o crescimento de polos industrais poderosos e organizados no norte, nordeste e centro-oeste, as indústrias vão debandar daí do Sudeste e essa mamata vai terminar, seus folgados!!!

    DÁ-LHE GREMIOOO!!! KKKKK

MaisRecentes

Os preços da Seleção



Continue Lendo

O título do Timão



Continue Lendo

Tricolor acuado



Continue Lendo