Leonardo no Fla



Alguns rubro-negros me perguntam se não acho que Leonardo, hoje diretor do PSG, não seria o nome ideal pra comandar o Flamengo.

Acredito que seria um bom nome sim. Leonardo conhece a realidade brasileira mesmo estando há mais de 20 anos no exterior, tem bom trânsito aqui e lá fora, experiência de sobra, sabe lidar com dirigentes de tudo quanto é tipo, tem ótimas noções de gerência e comando, mas… O problema do Flamengo não é ser comandado pelo presidente/diretor A, B ou C. Não é de nomes.

Vejo o Flamengo parecido com o Palmeiras, rachado em vários grupos muitos dos quais querem o poder pelo poder, não tendo em mente o bem do próprio clube, mais preocupados em destruir do que em construir.

No Palestra há uma ação judicial de uma turma contra a outra, conselheiros plantando informações contra Luiz Felipe Scolari, investigações tendo como alvo ex-gestores do clube, que inclui até suposto esquema de notas frias na administração Mustafá Contursi. Esquema que, tendo existido, não só tem que vir a público como os responsáveis por ele punidos pela Justiça.

Mas as brigas internas só atrapalham quando o que se tem como finalidade não é o bem do clube, quando o pensamento não está no coletivo e fica no individual, o da “vantagem pela vantagem”.

No caso da Gávea, o que Patrícia Amorim fez em relação a Ronaldinho Gaúcho _e aqui não estou defendendo o jogador, mas o clube_ é inacreditável. Contratou o jogador pra calar a oposição, não batalhou pra explorar sua imagem publicamente, não faz nada pelo marketing do clube e agora pode estar deixando uma dívida de 40 milhões de reais.

É ela quem vai pagar? Não, eis a questão. Ficará para uma possível gestão, um futuro presidente acertar. Se tivesse que colocar seu patrimônio pessoal no meio será que ela teria agido da mesma maneira? Irresponsabilidade total, total, total. E irresponsabilidade que já se via lá atrás, no início do ano, quando Ronaldinho fez do Mengão seu refém particular. Ou o clube atendia a seus caprichos ou… E assim derrubou até treinador, começou a faltar em treino, seu irmão pôde entrar na loja do Fla e pegar os produtos que quisesse sem pagar, com aval do vice de finanças do Mengo, em ato que humilhou a direção…

Enfim, o problema não é o nome do dirigente, o problema, como diriam alguns, é de estrutura. Mas que entre um Leonardo e uma Patrícia Amorim preferiria o primeiro no comando, sem dúvida preferiria. E Leonardo já acenou e mais de uma vez que um dia gostaria de gerir o Fla. Mas não agora, não agora.



  • Tiago

    Nem o Leonardo ia conseguir administrar, Janca. O Zico entrou vc. viu no que deu. Tem muita panela na Gávea.

    • Tiago

      Patricia Amorim não tem condições mesmo mas o Ronaldinho não podia continuar como estava. A torcida não aguentava mais ele. Depois da eliminação da Libertadores era pra ter saído. O problema é que ficou demais.

      • Tiago

        O Zinho começou bem. Fez uma limpa e anunciou que bagunça não mais. Alguém tinha que ter feito isso antes, já que não fez pelo menos ele fez isso agora. Ponto pro Zinho, Janca

        • janca

          Não acho que o Ronaldinho tenha saído por conta do Zinho, não. Saiu porque quis e porque não vinha recebendo e não aguentava mais a pressão, principalmente da torcida. Direito dele. E mesmo na Libertadores acho que ele mais atrapalhou do que ajudou, porque a crise havia estourado na pré-temporada de janeiro.

          • O RONALDO SAIU SIM PORQUE ACABOU A MORDOMIA CHEGA DE DORMI NO VESTIÁRIO NO ÔNIBUS NO TREINO NOS JOGOS.MAIS A CULPA MAIOR E DO TAL EMPRESARIO IRMÃO QUE SÓ PENSA EM DINHEIRO ESSE O PIOR.

          • janca

            Todos erraram. O irmão, Ronaldinho, o Flamengo, é a comédia (ou tragicomédia) dos mil erros, Alessandro.

          • R. NEVES

            o ronaldinho saiu porque não pagaram o cara, jogador gosta de boa vida muito dinheiro e aparecer na midia.

          • Ale

            exatamente, ele saiu pque foi peitado pelo Zinho perante os colegas no Ninho e depois pque soube que seria substituido no ultimo jogo de qualquer maneira, para queimá-lo perante a torcida e foi o que aconteceu, a NAÇÃO vaiou o cara, tanto é que Flamengo já vinha colhendo as provas contra ele, a coisa só não deu certo pque o boca torta do coutinho entregou tudo da pior maneira. Foi isso que aconteceu. Ele percebeu que se não saisse, o Flamengo dava uma pernada nele sem tamanho. Tava tudo armado, tanto é que já tinham até pago o FGTS, cuja prova vão apresentar à justiça, do jeito que fizeram com o Alex Silva, que perdeu na primeira e segunda instancia.

          • janca

            A saída dele foi por uma série de fatores, Alê. O Zinho mesmo disse que o liberou pra ir visitar a mãe no Sul, depois o Ronaldinho teria ligado pra avisar que teria que demorar um pouco mais lá, pois a situação não era das melhores, e quando voltou já tinha perdido o tempo pra viajar com o time. O Ronaldinho vem pensando nisso há tempos, não foi uma decisão tomada por impulso nem motivada pela entrada do Zinho.

  • Vini Alcântara

    Se a Patrícia não tivesse comprado o Ronaldinho na época todo mundo ia cair matando a pau. Contratou, não deu certo, a culpa é da presidente. Só dela? Ninguém sabia que o Ronaldinho não queria mais jogar faz um tempo? Foi só no Flamengo? Na Europa não aconteceu isso?

    • Vini Alcântara

      Não coloquem a culpa de tudo o que acontece na Patrícia.

      • janca

        E eu não estou colocando. Acho que ela não é a única responsável, não. A pressão por resultados imediatos existe, pressão muitas vezes feita não só pelos torcedores mas pela imprensa também. Como lidar com ela é que talvez seja o “x” da questão. Se não tinha como trazer Ronaldinho que não o trouxesse, Vini. Trouxe e de repente os futuros gestores do Fla terão que pagar 40 milhões de reais. É de doer…

        • Rodrigo

          A culpa não é só dela mas quem comanda teoricamente é ela e pagar um salario absurdo para um jogador que não faz a diferença a mais de 5 anos mostrando até falta de comprometimento por onde passou, no Rio de janeiro não seria o lugar que ele si comportaria e o erro vai si repetir novamente com o Adriano, hoje não tem mais espaço pra quem não corre no campo e o salario não pode ser tão diferente entre os jogadores. E indisciplina tem que corta pela raiz senão vira várzea igual o Clube de Regatas Flamengo. Pra ser presidente tem que si agir como gestor e não por emoção si não tem dinheiro não compra, tem que agir como si o dinheiro fosse do seu patrimônio. Tá na hora de acorda gasta mais do que si ganha pode durar um certo tempo mais algum dia essa bomba explode ai não adianta procura culpados pois o mais importante que é o Flamengo sera o único prejudicado. Agora o Palmeiras quer o Ronaldinho sera que quem quer ele lá não esta assistindo futebol ou acha que as pessoas mudam da noite para o dia?

          • janca

            Também acho que, do jeito que está, depois de apostar em Ronaldinho e apostar em Adriano não é a solução pro Fla, Rodrigo. Abs.

          • R. NEVES

            RODRIGO, belo comentario amigo, vc resumiu tudo que estava acontecendo.

          • janca

            E um outro ponto importante que, relendo o texto do Rodrigo, ele levanta é você ter que administrar com a razão, não levado pela emoção. Se for levado pela emoção acaba fazendo um absurdo atrás do outro como aconteceu com a Patrícia Amorim no Flamengo.

  • Pois é, Janca, seria um perfil de respeito à frente do Fla; alguém sem pendores personalistas, por assim dizer. Faria um bem enorme.

    Mas, cá entre nós, é ruim dele abrir mão das condições de trabalho que encontra por lá para se aventurar num ninho de urubus como o da Gávea – e, neste caso, a menção que faço não se refere ao mascote rubro-negro, mas à ave carniceira.

    Abraço!

    Ps:Sabe que, ao ver o Oscar tão solto na meiúca da Seleção Brasileira, até que está me dando vontade de ver o jogo de logo mais?! Ainda há esperança!

  • Não creio que o Leonardo aceite abraçar a causa rubro-negra por conta de sua paixão clubística. Infelizmente, as condições de trabalho e o respeito que ele tem por lá falam mais alto do que o impulso de meter-se a salvador da pátria num ninho de urubus – e aqui, não faço menção ao mascote.

    Abraço e bom Domingo, Janca!

    Ps:não resisto a comentar sobre o Cowboys Stadium, onde joga o Brasil dentro em pouco: o estádio custou a bagatela de 2.2 bi; só o telão saiu por 77 mi; nem se fala em conforto, acessibilidade e que tais, mas o gramado, que beleeeeeeeza! – foi colocado ás pressas e, segundo a Globo, “não ficou lá essas coisas”. Isso é futebol business.

  • Como sabes que o fla tera de pagar os $40.000.000???Embecil

    • janca

      Embecil é ótima _rs. Eta português sofrível…

  • cade a sua resposta idiota…

    • janca

      Embecil foi uma ótima piada.

    • Gattopardo

      E precisa o Janca responder a vc? “Embecil” vai estudar,vai.

  • Bruno Alves

    A unica solucao imediata que poderiamos ter, e na alteracao da lei pele que inocenteia qualquer mau gestor, pelo mau uso de recursos de um clube! Quem concorda diga amem! a pergunta e: Que vai levantar essa bandeira? So Andres, eu acho.

    • janca

      Não acho que o Andrés levante, não, mas ele teve o mérito, e isso tenho que reconhecer, de não se perpetuar no poder como fazem muitos por aí. E concordo sobre nova alteração na Lei Pelé pra responsabilizar os maus gestores. Se não você afunda o clube em dívida, sai, fica tudo muito bem, tudo muito bom, e o próximo gestor que arque com os prejuízos? Assim não dá. Tem que mexer na lei mesmo.

  • Bruno Alves

    Recentemente, vi um programa da tv camara se nao me engano, em que era presedida pelo deputado romario, que tia como titulo: o legado que a copa deixaria ao Brasil! Andres esta em seu discurso e levantou a bandeira que Presidente deveria ser responsabilizado pelo que faz dentro do clube!

    • janca

      Se fez isso acho bacana, pois um presidente de clube deve ter responsabilidade.

  • Carlos Otsubo

    Janca,

    não acha que parte dessa culpa não é do torcedor que estimula esse dinheiroduto e nunca se importa com o futuro do clube??

    Não é a primeira vez que isso acontece, mas isso não impediu o torcedor de comemorar a chegada dele e endeusar a Patricia por ter feito uma contratação milionária sem sentido e sem garantias!!!

    Tudo isso é um Dèjá Vu….acha que o coração rubro negro do Ibson, Vagner Love e do Adriano (que deve ser contratado) vai impedir eles de pedirem uma indenização milionária no “fim do contrato”?!? Mas o torcedor quer e estimula…cria sites apoiando esse tipo de loucuras, em vez de estimular os salários atrasados ou o investimento na base.

    Pode vir qualquer pessoa, a torcida vai pressionar e no fim vai ser a mesma coisa. Pode acabar ate sendo pior porque a cada nome famoso vai um ídolo a menos

    • janca

      Acho sim. A torcida cobra resultados pra ontem, exige contratações, o dirigente quer mostrar trabalho, contrata prometendo pagar o que não tem e dá no que dá, Carlos. Abs. e bom final de domingo pra você, Janca

  • Ola idiota, falo, e escrevo em tre idiomas

  • Felipe Lima

    Sinceramente, acho que nem o Eike daria jeito no Flamengo. Não com esta configuração.
    A situação do clube está tão caótica que, pra ajeitar, só começando do zero! E ão sei se alguém poria um plano de reestruturação tão profundo sem ser sabotado por opositores (a política está aí pra servir como comparativo, guardadas as proporções)!

    • janca

      A situação está complicada mesmo. E o problema é de estrutura, não de nomes.

  • celso

    Me desculpe, mais alguem acredita que o Leonardo vai abandonar tudo que fez lá fora pra ser humilhado no Flamengo? Pare pra pensar. o flamengo é uma bagunça total, não paga ninguem, é conhecido como o Clube do Calote, tem dividas com o Gamarra, Pet, Andrade, Junior Baiano, Beto, Clemer, Romário, Luxemburgo, Carlinhos, etc, etc, etc…… Sendo desses todos que deu Calote ainda teve coragem de dar JUSTA CAUSA no Romário, devendo o cara. não é um absurdo? Agora tem esse embrólio com o Ronaldinho, deve 5 meses ao cara e ainda quer ter razão, Como pode isso? Esse clube é uma canoa furada, que esta na falencia ha anos e só não faliu porque todos esses caras não receberam, Só tem uma fraze pra tudo isso, O ÚLTIMO APAGA A LUZ.

    • janca

      É claro que não, Celso, se você tivesse lido o texto direito ninguém disse isso. O Leonardo está na Europa, o projeto do PSG é enorme, com muito dinheiro árabe, ele não vem pra cá, pelo jeito, tão cedo não. O que quis dizer é que nem um cara como ele, preparado, resolveria a questão, pois o problema do Flamengo e o de grande parte dos clubes brasileiros são estruturais. Mas o próprio Leonardo já declarou _e bem recentemente_ que sonha em trabalhar no Flamengo sim, mais do que na própria CBF, e que acompanha bem o que acontece no Brasil e na Gávea apesar de estar há cerca de 20 anos afastado do país. Um dia volta…

  • GMF-RJ

    Janca como sempre belo post. Parabéns. Você analisou a situação do Flamengo sem cometer nenhum erro. As correntes políticas dentro do Flamengo é uma tristeza, as vezes fico me perguntado, será que são realmente Flamengo? Quanto a Patrícia Amorim ela está totalmente perdida, cercada de Diretores totalmente Amadores e Despreparados, não bastasse tudo isso ainda tem o próprio marido para dar palpites, com a agravante de ser um ex-chefe de torcida do Fluminense. Patrícia além de Amadora, Incompetente, é Burra, pois nunca quis ouvir conselhos de quem realmente conhece o Flamengo, se isolou com seu estafe, Michel Levy, Walter Oaquim, Hélio Ferraz, sem contar com seu próprio marido. Janca na atual conjutura, não tem quem dá jeito no Flamengo, a situação é expremamente conturbada, a Patrícia cada vez mais perdida, agora comprando briga com o Palmeiras, sem razão nenhuma. Tudo que aconteceu com o R10 é culpa única e exclusiva dela, sempre fez vistas grossas para os atos de indisciplinas do mesmo. Era abraços, beijinhos, etc…etc… Como pode uma Presidente permitir que um jogador cometa tantos atos de indisciplinas e não puni-lo? Farras, Bebedeiras, Boates, Pagode, Roda de Samba, Levando mulher para dentro do Hotel em plena pré-temporada, passou 5 dias dentro de um Motel comemorando seu aniversário, chegando bebado para treinar e muito mais. Chegando até mesmo de ligar para ela quando estava numa farra em SP, para dizer que se ela não tirasse o Luxemburgo quem iria sair era ele. Ou seja ele mandava muito mais que ela no Flamengo. Uma vergonha. Além de tudo isso, ainda teve o episódio do Assis na Loja do Flamengo, nada justifica o que ele fez, que o Flamengo deve o irmão dele todos nós sabemos, agora cometer um ato desse é simplesmente ridiculo. O Conselheiro e Desembargador Siro Darlan ficou revoltado e entrou com uma queixa crime por furto na Dlegacia do Leblon. Ligou para a Patrícia para saber quais foram as providências tomadas por ela, sabe o que ela respondeu? Nada. Portanto Janca esperar o que de uma Mandatária como essa, totalmente desmoralizada. É isso Janca, desculpe pelo longo comentário, fica com Deus, e mais uma vez meus parabéns pelo post.

    • janca

      Fique tranquilo pra comentar quando quiser. E pelo jeito você conhece bem o que se passa na Gávea. Acompanha mais de perto do que eu, que vejo o que está acontecendo de longe. Mas gostaria que as coisas estivessem melhores pro lado da Gávea, afinal o Flamengo é o clube de maior torcida no Brasil e não pode desperdiçar esse potencial como vem fazendo nos últimos anos. Abs. e boa semana pra você, Janca

  • celso

    Caro colega, Eu só queria que a sua firma local aonde voce trabalha se é que trabalha, atrasase 5 meses de salário e o seu patrão disesse pra voce que só ia paga-lo quando tivesse patrocínio. e se não tivesse não te pagaria, Aí voce chegava em casa vendo sua família passando necessidades sem ter nada pra comer e vendo seus filhos passando fome , então sua mulher dicesse pra voce falar com seu patrão que ia apanhar algumas coisas dele pra vender porque ele estava fazendo sua familia passar fome . VOCE IA FAZER O QUE? Ia ficar do lado do seu patrão?
    Falaserio !!! Voces sabem que esse clube faz isso a tempos é só ver os credores que não é de hoje. Clemer, Romério, Junior Baiano, Pet, Andrade, Fabio Baiano, Carlinhos, São dividas de anos que vão se arrastando não com a Patricia não, Com todos os outros, Esse clube esta falido. vive de ilusão. Parem de defender Tem que pagar sim , otário é aquele que ainda defende esse clube Caloteiro. O ronaldinho esta certo sim, 5 meses que ia ser 6.7.8.9. E o David esta 8 meses de atraso e com um processo em andamento contra o clube e ainda joga, da pra entender? Que bagunça, se procurar estão devendo ate a Lgth, Cedae, IPTU, etc,….
    Defendam a suas casas porque eles estão ricos, com mansões, carrões de luxo e rindo de nós,

    • janca

      Caro Celso, não sei se está se referindo a mim no texto, mas eu nunca disse que o Flamengo estava certo em descumprir o combinado, que é o pagamento de salários, direito de imagem, o que foi acordado com o Ronaldinho e seu estafe, enfim. Mas duvido que tenha alguém na casa do Ronaldinho passando fome. A questão é outra. Combinado é combinado. E o patrão tem que cumprir sua parte. Deixou de cumprir, tolerou que Ronaldinho fizesse isso e aquilo, o jogador começou a peitar a diretoria, derrubou até treinador, a direção rubro-negra ficou refém do Ronaldinho.

MaisRecentes

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo

Verdão aflito



Continue Lendo