Delta fora da Copa



De fininho _ou nem tão de fininho_ a Delta, principal empreiteira do PAC e da Copa de 2014, começa a deixar para trás as obras do Mundial.

Primeiro foi o consórcio que reformula o Maracanã, que a empresa abandonou no final do mês passado, início de maio. Em seguida a Transcarioca, via de ligação entre o Aeroporto do Galeão e a Barra da Tijuca, um dos projetos mais importantes do Rio para a Copa e a Olimpíada que acontece dois anos depois.

Na semana passada foi a vez de Fortaleza, onde era a responsável por obras de mobilidade urbana. A próxima deve ser Natal, capital em que, assim como no Ceará, há acusações de uso de material de qualidade duvidosa. O mesmo acontece em Recife e o anúncio da saída da Delta é esperado até o final do mês. Os contratos para varrição de lixo na capital paulista e no Distrito Federal também estão na berlinda.

Para a Fifa, a maior preocupação é com o Maracanã, que talvez não fique pronto até a Copa das Confederações, ameaça que aumentou com a confusão no consórcio após as denúncias contra a Delta, envolvida no escândalo Carlinhos Cachoeira.

As construtoras que substituirão a empreiteira de Fernando Cavendish nos serviços para o Mundial e os Jogos Olímpicos ainda não foram definidas.

E apesar de tudo tanto o dono da Delta quanto os governadores e parlamentares suspeitos de ligação com Cachoeira deverão ficar fora da CPI. A comissão que comanda os trabalhos em Brasília faz de tudo para poupar Cavendish e os governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnaldo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ). Tanto que, no caso da Delta, apenas seu escritório no Centro-Oeste deve ser investigado. Sem comentários…



  • Dani

    Oi João, bom dia pra você. Tá difícil ler as páginas policiais, opa, páginas políticas no jornal. Depois daquele torpedo pro Cabral e do acordo informal entre os partidos pra livrar a cara dos parlamentares e governadores, vamos dizer o quê? A Delta tem obra em 23 Estados + DF. Há um poder paralelo cujo tamanho nem fazemos ideia direito. Como esse esquema pra liberar imóveis e empreendimentos de grande ou médio porte em São Paulo. Como o cara estava lá, ganhando R$ 50 milhões ninguém sabe como (pior que muita gente devia saber), extorquindo de um e de outro, passando de uma gestão a outra e Serra/Kassab não sabiam de nada. A Dilma não sabia de nada do PAC/Delta, o Cabral não sabia de nada da Delta/Cachoeira, ninguém sabe nada. Política tá de doer. Quando não teve? Política de lado, boa semana pra você, João, bj. Dani

    • janca

      Boa semana, Dani. Também não sei muito o que dizer sobre tudo isso, é tanto escândalo que um abafa o outro. E o papel da mídia deveria ser revisto. Porque ávida de notícia suga um escândalo e quando chega o novo vai logo pro outro e pro outro e pro outro, ganha audiência, espectadores, ouvintes, leitores, às vezes quer sangue, às vezes não, mas quer sangue “novo”. Já sobre o esquema na Prefeitura de SP isso é extorsão, por que vamos reclamar pra quem? Pro bispo? A sensação de impunidade é f… E se uma mãe rouba um litro de leite pra seus filhos que não têm o que comer pode ser condenada à prisão. Dois pesos, duas medidas sempre. Falta contextualização. Falta muita coisa… Mas vamos que vamos. Ótima semana novamente, João

      • Johannes

        Dani e João Carlos,
        Os parlamentares preparam aí uma pizza tamanho família daquelas de entrar pro Guiness Book….nada surpreendente num país onde as manifestações contra corrupção invariavelmente perdem em tamanho para aquelas que buscam legalizar a maconha…foi o caso aqui em Fortaleza e aí em São Paulo…

        • janca

          Oi Johannes, tudo bom? Sabe que eu, particularmente, não sou contra a legalização da maconha? Na verdade não tenho uma posição muito definida sobre o assunto e acho que as manifestações fazem sentido, é um assunto que deve ser debatido. Se cigarro e álcool são permitidos… E acho que devem ser… Mas entendo sua queixa. Parece que a sociedade está sem mobilização, inerte, não? Também acho isso, muito diferente de 20 anos atrás quando caiu o Collor. É tanta coisa acontecendo que há um estado de letargia. Talvez diminuindo o crescimento econômico as pessoas acordem, não sei… Há um marasmo… Abração pra você, João Carlos

          • janca

            Outro dia, por e-mail, comentavam comigo sobre a expressão pizza. Pois eu pessoalmente gosto muito de pizza… Mas uma CPI terminar em pizza é terminar bem, terminar em festa, a questão é saber festa pra quem. Certamente não pra nós, Johannes. Grande abraço e uma ótima semana pra você, tá chegando a hora (rs), João Carlos

          • Johannes

            Olá João Carlos,
            Por aqui estamos bem, com a graça de Deus, e contando os dias. Eu também não tenho uma opinião formada sobre o assunto e confesso nunca meditei sobre o assunto com profundidade, mas sendo honesto eu não sou muito simpático a legalização. Mas independentemente disso eu considero que a corrupção é um tema muito mais abrangente e é impactante sobre 100 % da sociedade, e creio que , na média, deveria ser uma preocupação mais aguda da sociedade. Mas longe de mim menosprezar a importância de se discutir a questão da maconha e outras questões afins. O crescimento da economia pode realmente estar causando uma letargia social, todo mundo correndo atrás da sua prosperidade econômica e do seu ganhos materiais, o que é compreensível, uma espécie de demanda reprimida. Mas a bonança econômica também poderia ser uma oportunidade para se contestar mais e exigir uma moral e ética mais elevada da sociedade, já que satisfeitas as necessidades básicas e também algumas superficiais, o cérebro deveria, em tese, se preocupar com coisas mais profundas….mas “ai se eu te pego e big brother” parece ser o máximo que brota em muitas cabeças….é um caso a ser estudado….Abraço

          • janca

            É mesmo, Johannes. A sociedade e as mudanças nas formas de comunicação, uma sociedade do imediatismo, a meu ver, onde as coisas não se sustentam, sociedade despolitizada, enfim, com parcos investimentos em educaçao, o resultado é esse. Até poderia ser pior, quando são tomadas posturas radicais ou extremistas, como na Grécia e como aconteceu várias vezes na história da Europa. Mas você tem razão. O dinheiro que nos é roubado _de nós, sim_ por conta de tanta corrupção é impressionante. Temos que nos proteger do governo, dos bancos… Não é fácil mesmo. E a cultura do “Ai se eu te pego” é complicada… Sem julgamento de valor _será que consigo?, acho que não_ eta musiquinha chata. É complicado. Mas gosto da do Neymar comemorando os gols _rs. Acho o Neymar uma figura. E um tremendo jogador. Abs.

  • Victor

    O mar de lama é tanto que pega quase todo mundo graúdo. Não vai dar em nada porque os políticos não querem que dê em nada. Um depende do outro. Se não fosse assim a Delta não teria dominado o Brasil. Não é só no Rio.

    • Victor

      No Rio é pior porque pegou quase todas as obras, as principais da Copa, Maracanã e Transcarioca. Se tinha dado rolo no Engenhão antes todo mundo deixou passar batido. A imprensa fica sabendo das coisas depois e é controlada pelas fontes.

      • Victor

        Contatos da Veja com o Cachoeira, a Delta e o Demóstenes mostra isso. A revista ataca quem ela quer. Ela escolhe quem destruir junto de seus parceiros e amigos.

        • janca

          Não sei quem deu a declaração, acho que foi a Kátia Abreu, da bancada ruralista (e que teve apoio no Código Florestal do Aldo Rebelo, o versáti, hoje no Esporte). Ela disse algo do tipo os políticos se reuniram numa sala e decidiram quem será protegido, quem sai ileso, quem deve pagar o pato. Peixes menos graúdos, evidentemente. É, o pessoal em Brasília está amarelando, como apareceu outro parlamentar na “Folha” dizendo dia desses.

  • Cassio

    Delta tá blindada. Presidente da Delta sabe muito, muitas ligações com Dilma, Cabral, Perilo, Brasil todo. A quem interessa essa CPI? Não pros políticos. Bem faz Pedro Simon que dorme na CPI.

  • sandrofla

    A coisa é muito suja e profunda, Janca.
    Sai a Delta e a pretesto de se cumprir os prazos já no limite contrata-se outra sem licitação e aí a farra está armada. Um baita professor de geografia política em uma de suas aulas a 20 anos atras falou que existem pessoas que torcem por uma crise como esta. Crises como esta beneficiam muitos, muitos corruptos!

    • janca

      E era uma tragédia anunciada. Quanto mais deixam pra última hora maior a urgência, menores as licitações _que acabam até dispensadas_, maiores os preços. Tem gente graúda ganhando dinheiro com isso, sem dúvida. Abs.

  • Johannes

    Chegando mesmo a hora, 16 de Junho,…Ah, e sobre a Pizza concordo com você, rs quem nos dá tanta alegria(e caloria) merece comparações melhores…

  • HUGO SANTOS

    NEM SÓ AS OBRA DOS ESTÁDIOS E OBRAS DA COPA DEVEM SER INVESTIGADAS, POREM APÓS TUDO CONCLUIDO, PUNIR AS IRREGULARIDADES, OS IRREGULARES, QUE NÃO SÃO RESPONSÁVEIS. (u t o p i a)?

  • joe LHP

    Governo, oposição, judiciario e parte da imprensa esta envolvida nisso e o Don Cachoeira esperando a poeira baixar pra se safar assim como o Dantas e o Valério, quem vai revirar esse assunto? A revista Veja???O jornal Folha De SP??O Estadão???Os partidos??quem vai acusar o “padrinho”? Só para constar que essa imprensa é porca e tem o rabo preso aqui em SP tem a mafia dos imoveis que esta sendo abafada pq envolve além do prefeito um certo candidato conhecido de oposição ao governo, esse por sua vez recompensa os seus aliados da imprensa de certa forma e assim caminhamos nesse pais de padrinhos e afilhados.

    • janca

      Mas a “Folha” deu amplo espaço ao acusado no que você chama de máfia de imóveis. E é uma máfia mesmo. E pelo jeito muito perigosa. E com ligações com Serra/Kassab, afinal atuava no governo dessa dupla. E se não aparecer um caseiro, um copeiro, um motorista ou seja quem for que decida falar o que viu, como aconteceu em outras CPIs, talvez fique por isso mesmo. E mesmo que apareça… Pois a sociedade anda letárgica, como apontou o Johannes em um de seus comentários. Abs.

  • joe LHP

    Enqto nós povão ficar aceitando esses bandidos e entrar na onda dessa imprensa porca, seremos roubados na cara larga mesmo.

  • Luis Figueredo

    Fala Janca,

    Esse assunto da muito pano para manga né.
    Primeiro, apesar do absurdo, não me preocupa tanto o fato de a CPMI não estar investigando a Delta no Brasil, porque a PF está. E a PF é muitoooo mais competente que qualquer CPI. Para mim, a CPI tem muito mais função política do que de justiça. E o fato desta CPMI parecer mais fraca que as outras, não é o fato de não serem chamados os governadores, e sim o simples fato que a mídia não tem interesse que a CPMI seja forte. Além disso, a CPMI recebeu 40 mil paginas de conversas, além de outros áudios, há pouco mais de uma semana. Acho que só as pessoas que exigem resultados imediatos (mesmo ruins, pois pressa é sempre inimiga da perfeição) estão reclamando tanto. Há que dar tempo ao tempo. Até nos EUA, que possuem uma das justiças mais rápidas (rápidas, não necessariamente justas) do mundo demoraram 2 anos e meio para julgar e condenar (em primeira instância) o governador Rod Blagojevich que vendeu a cadeira do Obama no Senado. Isso apesar de todas as provas claras.

    O maior problema da CPMI é a forte oposição da mídia. Só para ter noção da gravidade da interferência contra a CPMI, já flagraram o Roberto Marinho (filho) (GLOBO) e o Civita (ABRIL) na CPMI pressionando para que não chamem para depor o Policarpo, nem ninguém da VEJA, nem ninguém de mídia, porque “seria contra a liberdade de imprensa” [1]. Apesar do Policarpo já ter deposto para uma CPI no passado (na qual, ele inclusive limpava a barra do Cachoeira)[2]. Até o The Guardian [3] que é super conservador já coloca a Veja e o Policarpo como principais suspeitos (óbvio que são, existem mais de 300 ligações, e gravações com favores mútuos). Na minha opinião, a Globo e a Abril (esta também por outros motivos mais óbvios) não querem nenhuma investigação de mídia NUNCA. Porque, primeiro, a Veja era uma das principais fontes para materias sensacionalistas e, segundo, principalmente, porque isso poderia levar a uma regulamentação da mídia (que no mundo inteiro tem regulamentação (Até nos EUA), e aqui não).

    Sobre os governadores. O Perillo deveria obviamente ser chamado pelo que indica as conversas. O Cabral já não concordo. Acho que deve ser feita uma investigação maior na Delta, e se for encontrado algo de verdade da Delta com o Cabral, ae sim pode cair em cima, mas até então tem-se uma foto. E o Agnello, apesar de eu não gostar nada do cara, e sonhar com uma intervenção federal no DF, pelas gravações e pelo investigação da PF, é inocente. Na verdade, vítima de chantagem. Se fosse para depor, teria que ser como testemunha. Não deve chamar um governador só porque a Globo pediu. Tem que se verificar se faz sentido ou não. Senão, a CPMI vai ser usada para o interesse dos acusados (com a ajuda da mídia sensacionalista), como já ocorreu em outras CPIs [2].

    Abraços,

    Luis Figueredo

    [1]
    http://colunistas.ig.com.br/poder-economico/2012/05/18/porque-azedou-a-relacao-de-pt-e-pmdb-na-cpi-do-cachoeira/
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-foco-da-cobertura-televisiva-da-cpi

    [2]
    http://www2.camara.gov.br/tv/materias/CAMARA-HOJE/166452-DEPOIMENTOS-COMPLICAM-SITUACAO-DO-DEPUTADO-ANDRE-LUIZ.html

    [3]
    http://www.guardian.co.uk/world/2012/may/15/brazil-bribery-scandal-politicians?INTCMP=SRCH

    • janca

      Pelo jeito você pode ficar tranquilo em relação ao Cabral, o nobre deputado petista já avisou que ele é da casa e com ele ninguém mexe. Baita furo do SBT. Baita flagrante. Em relação ao Agnelo não posso dizer se é culpado ou inocente, não escutei as fitas que você pelo jeito ouviu. Agora sonhar com uma intervenção do governo federal no DF é demais. Tá tudo em família, esse que é o problema. O Agnelo, como o Cabral, também é de casa. Aliás PT, PMDB e PSDB estão de mãos dadas nessa. Todos unidos. Não exatamente pelo bem do Brasil, mas todos unidos. Abs. e boa semana pra você, Janca

      • Tiago

        Figueredo (sem i ou nome falso?) trampa pro governo PT/PMDB e pras Olimpíadas. Não tem dúvida.

        • Tiago

          Próximo passo defesa do torpedo do Vaccarezza. E nóis uai buáááá

          • janca

            Pelo menos os governos Cabral e Agnelo estão aí se manifestando _rs. Pense pelo lado positivo, Tiago. E agora falta o nobre deputado petista que mandou o SMS… Mas acho que já se pronunciou. Parece que eram amigos de infância _ele e o Cabral_, não? Abs. pra você e melhoras pro seu Mengão, Janca

  • dionny

    Sou contra. Ainda não foi provado nada. Temos que esperar que se comprovem as acusações. Janca, a Delta tá construindo o estádio do Timao? Pq se sim, sou mais contra ainda. Quero o estadio do meu timao pronto rapidinho. vai ficar lindo! meu corinthians merece, independente se ha ou nao corrupcao, o corinthians merece ser bem tratado pelo governo e pela federacao pois eh o time de maior torcida. Abs

  • nilú

    O Corinthians e seus umbigos…
    Tente pensar um pouco Dionny, pois tudo isso que está acontecendo, toda essa corrupção , toda essa vergonha para este país, vai além, muito além de um time de futebol, um estádio, uma torcida… Mexe direto no bolso do povo em geral e com nossa integridade moral, como brasileiros que somos! Te peço, pois considero todo ser humano capaz de raciocinar, esqueça só um minuto o clubismo, e leia o que está acontecendo! Boa terça. Nilú

    • janca

      Oi Nilú. Acho que ele estava brincando… Só pode. Boa terça ensolarada pra você, João

  • Ademir Santino de Lima

    Existe uma coisa que eu não consigo entender, e gostaria que alguém me explicasse. A CPI foi criada após as investigações da Policia Federal, alias, parabéns à Policia Federal a única instituição que trabalha. Como ia dizendo após a veiculação das denuncias, e com a CPI formada, começou o preparo da pizza, pois nunca na minha existência presenciei uma CPI findar com punição aos investigados ou seja os bandidos na cadeia e o dinheiro devolvido ao erário.
    Portanto amigos esta na hora do povo exigir mais desses calhordas que infestam o Congresso Nacional, se preciso exigir o fechamento do mesmo, para que se possa fazer uma desratização exterminado inclusive os filhotes das ratazanas.
    Acho que investigação é pra policia, uma policia séria como é a Policia Federal.

    • janca

      Ademir, acho que é trabalho pra PF, sim, você está certo, mas ao mesmo tempo há parlamentares, governadores, políticos em geral envolvidos. E isso tudo tem que ser visto. Pela PF e pela CPI. Fechar o Congresso não, já vimos onde isso pode dar. De jeito nenhum. O que falta, infelizmente, é vontade da própria população, que está letárgica há tempos e tem uma agenda diferente da de Brasília. O Cachoeira calado agora… Acho que também ficaria. Direito dele. Alguns parlamentares não têm… Não sei qual o termo. Moral? Talvez. Pra interrogá-lo. Mas há outros que têm, sim. É de desanimar…

    • janca

      E o MP também fez parte das investigações. Enfim, sessão da CPI de hoje… Complicada, complicada, muita gente querendo aparecer, muita gente não querendo que os trabalhos dêem em algo, Cachoeira calado, direito dele, o ex-ministro da Justiça do Lula defendendo o “contraventor”, mas o Congresso deveria repensar mil coisas. Não vai. E o Demóstenes só não abre mão do cargo, pelo jeito, com medo de ser preso. Mas esteve no Congresso esses dias, li em algum lugar, pra tomar vacina contra gripe. Parece que tomou.

MaisRecentes

Os preços da Seleção



Continue Lendo

O título do Timão



Continue Lendo

Tricolor acuado



Continue Lendo