Final dos Estaduais



É, o título é dúbio mesmo, pois trata da reta final dos Estaduais, mas também da velha ideia de extingui-los ou pelo menos modificá-los. Do jeito que estão seguem agonizando.

O caso de São Paulo é um bom exemplo. A Federação Paulista de Futebol, presidida por Marco Polo Del Nero, o homem que comanda a CBF, tendo José Maria Marin como fantoche, organizou um torneio medíocre. Uma primeira fase muuuito longa, com 19 jogos pra cada time que quase nada valiam. E ontem começou as quartas de final, sendo que a única vantagem de quem se classificou melhor é jogar em casa. Parece piada.

No Morumbi pouco mais de 20 mil pagantes para o jogo mais importante até aqui. Goleada contra o Bragantino, classificação para as semifinais e… O público segue acompanhando sem muito interesse.

Antes da partida o próprio técnico do Bragantino reconhecia que o regulamento, muito mal feito, favorecia quem fazia pior campanha. Pois se empatasse o jogo, os dois decidiriam nos pênaltis. Mesmo risco que corre o Corinthians, hoje, apesar do excelente desempenho em toda a primeira fase. Um empate e uma derrota nos pênaltis e tchau, tchau. Os 19 jogos iniciais já eram.

Boa parte dos clubes do interior que já terminaram sua participação começou a se desmanchar e as atividades voltam “de verdade” no ano que vem.

Mas um campeonato inchado interessa a alguns empresários, que podem achar espaço para seus jogadores, a alguns clubes, que têm a oportunidade de enfrentar os “grandes”, mesmo que estes às vezes coloquem os reservas em campo, e à direção da FPF, leia-se Marco Polo Del Nero. E as coisas seguem como estão. E assim a nave vai. Afundando.



  • Vinícius

    Pega o exemplo do RS. Semifinal de ontem medíocre. A outra Inter e Veranópolis. Jogão, hein? Veranópolis, uau. Quem ganhar o GreNal disputa a final contra Caxias. Não é que o interior melhorou, é que Grêmio e Inter tão cagando pro Gaúchão. Quarta o Inter tem Fluminense pela Libertadores. Qual jogo vale mais? Com Flu ou Veranópolis? Não precisa responder.

    • Flávio

      E o Carioca? Flamengo com esse timinho que deu aquele vexame todo na Libertadores na semifinal contra o Vasco. Bangu que podia se classificar (se classificou e caiu fora ontem) e quase foi pra segunda. Tudo mal feito.

      • Flávio

        Ontem o Engenhão também tava vazio pra Botafogo e Bangu. Como o Morumbi. O pior é ver a TV tentando incentivar o torcedor a ver joguinhos como Vasco e Nova Iguaçu na semana passada. A TV pode pressionar pra jogos melhores.

        • janca

          Pode mesmo porque os Estaduais, como produto, estão pra lá de desvalorizados. Nem acho que tenham de ser extintos, mas reformulados com certeza. Como as federações que os organizam.

  • Pedro

    O Paulista não serve como refresco pros times do interior que viraram times de aluguel ou times de empresário. Mas quanto mais times mais votos pro presidente da federação.

    • janca

      Times sazonais, Pedro. Abs.

      • mauro santos

        Olá Janca.Nesse saco de times sazonais,podemos incluir o Palmeiras também,rsrsrsrsr…..Afinal o Palmeiras/Palmeiras( não o Palmeiras/Parmalat) desde 1977 só ganhou o campeonato paulista de 2008 em cima da Ponte!!!!!!!Ou seja de 26 campeonatos paulistas,ganhou só 1 e de 27 campeonatos brasileiros ,nenhum!!!!!Com suas proprias pernas o Palmeiras ganhou 1 paulista cara!!!!É pra pensar….Abraço Janca e tb a todos os leitores

        • janca

          Abs. Mauro. E o Palmeiras B caiu pra terceira divisão… Mas dos quatro grandes de São Paulo o Palmeiras de fato é o que tem o elenco mais fraco. Tanto que nem se classificou entre os quatro primeiros na primeira fase, tendo que jogar contra o Guarani, que tinha melhor campanha, em Campinas.

  • Luiz Marfetan

    O estadual gaucho e uma mediucridade total, não serve de parametro para coisa nenhuma, apesar de tudo sou contrario a sua extinção, porque aí matariamos clubes quase centenarios que, mal vivem, dos estaduais!

    • janca

      Também sou contrário à extinção, mas as fórmulas de disputa atuais e o tempo dado aos Estaduais deveriam ser repensados. Porque do jeito que estão as coisas, mesmo com os Estaduais, há times centenários morrendo. Vide times que já foram fortes do interior paulista, caso do América e do XV de Jaú, pra ficar em apenas dois exemplos. Abs.

  • Absolon Soares

    olha eu me lembro do meu Pai falando que o Paulista já foi disputado em formato Copa do Mundo, ele não se lembra exatamente o Ano,mas foi na década de 70. Essa poderia ser uma maneira de fazer um campeonato de “tiro curto” como gostam de afirmar os treinadores…
    Não sei se resolve, mas abre espaço no calendario pra excursões dos clubes “brazukas” ao Velho continente, como se fazia nas décadas de 50/60.

    • janca

      Não deixa de ser uma boa opção. E os times do interior fariam uma seletiva pra poder disputar o torneio e também a Série D _caso não seja extinta_ ou a C do Brasileirão.

  • joao paulo barros-acre

    já toh cansado desse assunto…
    pois, ano q vem vai ser a mesma m… os kras nao qrem saber do torcedor nao.
    começando pelos horarios dos jogos, a tv q manda…
    a band e a globo ainda fik qrendo forçar a barra e passar alguma emoçao, mas tem jeito nao…
    tenho 3 tattoos do timao, gosto muito do meu time e muito d futbol em geral…
    mas, nao consigo ver e sentir emoçao com esses estaduais…
    bem, o paulista começou, sem graça ainda…
    q coisa só a semi-final vai ter uma gracinha, esse tempo todo por apenas 2 ou 3 semanas de emoçao…
    o pior é q ano q vem é tudo a mesma coisa…
    fico chateado é q tem comentaristas q criticam quem gosta d futbol internacional. fazer o q se é o q dá emoçao,infelizmente.
    e graças a deus q o meu timao tah na libertadores, assim eu tenho com o q me preocupar e roer unhas…

    • janca

      É, João Paulo, de fato a Libertadores está bem mais emocionante do que o Paulistão. Nos anos 70, início dos 80, não era assim para os brasileiros, mas agora é. Os tempos mudam e com as mudanças na vida e nos hábitos dos torcedores os campeonatos deveriam mudar também. Abs.

  • Fernando

    Paulistão com puta regulamento. Curinthians 18 pontos + que a Ponte tá levando de dois a zero e caindo fora. Chupa Curinthians.

    • janca

      E não é que a Ponte jogou com o regulamento e eliminou o Corinthians? Agora não adianta reclamar… Foram os paulistas que aceitaram esse regulamento esdrúxulo. O time de melhor campanha na primeira fase já era. Dezenove jogos no lixo…

      • Priscilla

        A ponte não jogou com o regulamento. A ponte GANHOU o jogo. Regulamento seria ter levado o jogo pros pênaltis e ganhado. Corinthians perdeu porque é incompetente e não sabe jogar mata a mata e por isso nunca foi campeão da libertadores.

        • janca

          Jogou com o regulamento, sim. Tanto que campanha por campanha a dela é muuuito pior do que a de Corinthians e São Paulo. Usar o regulamento não é só levar a decisão para os pênaltis. Que, aliás, não são loteria.

      • Dimas

        Não concordo que foram dezenove jogos no lixo,esses jogos ajudam a preparar o time para os campeonatos importantes,e também para dar ritmo aos reservas;faltou foi competência ao timão.

        • janca

          Ajudam a preparar os times para campeonatos importantes? Não vejo como. Dezenove jogos no lixo. Haja pré-temporada. Um campeonato sem graça que começou em janeiro, estamos em abril e ainda não acabou. E só agora os jogos valem de verdade… Pelo menos para os quatro grandes.

  • Fernando

    O Gaúcho tem cada time bom. Veranópolis, Avenida, Cerâmica. Tem graça torcer pro Cerâmica? Prefiro o Madeira F.C.

  • VERDADE NE O JA NCA VOCE DISIA QUE OS QUATRO GRANDES DE SAO PAULO SE CLASSIFICARIA VOCE DIRIA QUE A ´PONTE EUM TIME GRANDE QUANDO EU DISIA MUITO CUIDADO COM ESTA MACACA

    • janca

      E os quatro grandes se classificaram para a fase final, como eu dizia. A partir daí, com esse regulamento maluco, tudo pode acontecer. Como aconteceu ontem. Ponte e Guarani mereceram se classificar, mas que o regulamento é esdrúxulo claro que é. Tanto que a média de público do Corinthians em casa no Paulistão não passa de 15 mil torcedores por jogo, no Brasileirão é o dobro. Algum motivo tem, amigo.

    • janca

      E a Ponte vive um bom momento que não é de hoje. Na Série B do Brasileiro do ano passado foi assim, fez um Paulista razoável (na primeira fase), agora vai embalada pras semifinais, faz boa campanha na Copa do Brasil, é bom ver Campinas voltando a brilhar. Mas vejo o que fizeram Bragantino e Mogi Mirim no final de semana. Nada.

  • alessandro

    EU MUDARIA BASTANTE A FORMA DE DISPUTA,PRIMEIRO TIME GRANDE NAO TEM Q DISPUTAR REGIONAL.FARIA DA SEGUINTE FORMA:BRASILEIRO SERIE A COM 24 CLUBES PONTOS CORRIDOS,SERIE B COM 24 CLUBES EM AMBAS CAEM E SOBEM 5 CLUBES,A PARTIR DAI FARIA O SEGUINTE OS DEMAIS CLUBES DISPUTARIAM OS REGIONAIS NA PRIMEIRA METADE DA TEMPORADA E OS MELHORES DA CADA REGIONAL DISPUTARIAM A SERIE C QUE NO FINAL DARIA 5 VAGAS PARA A SERIE B E MANTERIA A COPA DO BRASIL AO LONGO DO ANO DISPUTADA PELOS CLUBES DAS SERIES A E B E OS CAPEOES REGIONAIS.OBS:TEM GENTE QUE FALA QUE 24 CLUBES E DEMAIS E COMPARA COM OS PAISES EUROPEUS,SO Q NA EUROPA OS PAISES SAO MINUSCULOS COMPARADOS COM O BRASIL E CADA PAIS TEM NO MAXIMO 4 CLUBES GRANDES AQUI TEMOS PELO MENOS 10 TODO ANO COM CHANCE DE TITULO.

    • janca

      Eu não mexeria no Brasileiro, não. Mas em fez de Campeonato Estadual faria uma espécie de Copa São Paulo, Copa Rio de Janeiro, Copa Minas Gerais etc. etc. etc., nos moldes da Copa do Brasil.

  • Laerte

    A final do Paulistão 2012 .. será 3 times do interior e um da Capital …. o que salvou a final foram os Derbis …. SanSão …. e Bugre X Macaca em Campinas … serão dois Jogaços … e o Corinthia … hein .. Gastou todo o estoque contra o Mediocre Tachira … agora vão assistir a final do Paulistão na TV … isto se a Rede Plim Plim (Globo) e a Band Transmitir os Jogos…. Te cuida Corinthians … o EMELEC vem aí ….

    • janca

      O Santos não é time do interior…

      • Gol

        Entao times de Campinas tambem nao sao…

        • janca

          São. Santos fica no litoral, que eu saiba Campinas não.

  • rod-sfc

    Seria uma boa extinguirem os estaduais e termos um nacional com várias divisões, abrangendo todos os clubes. Um sistema que acho que deveriam tomar como exemplo é o inglês, a famosa pirâmide, conhece? Sistema cujas divisões inferiores são regionalizadas. O problema é que aqui os estaduais são um sistema paralelo ao nacional. Não faz sentido times de nível nacional ou continental ficarem disputando um título de âmbito apenas estadual.

    • janca

      É uma ideia interessante regionalizar as divisões anteriores e talvez fazermos Copas Estaduais, não Campeonatos Estaduais, tomando como molde a Copa do Brasil.

  • jago

    janca você deve se lembrar do manual do chefe(ele sempre tem razão),voc~LAVA UMA IDÉIA para o chefe e sai da sala com a ideia do chefe.É assim que os presidentes do clubes grandes ou pequenossaem da sala do del nero.. Assim sendo proponho um campeonato com 19 datas (quatro a menos que o campeonato atual)pontos corridos, os times grandes jogam com os pequenos no interior e os grandes por exemplo corintians x santos um ano no pacaembu outro ano na vila e assim por diante. Seria um torneio com mais emoção pois os pequenos oferecem mais resistencia no campo deles,porem não podendo abusar no ingresso como costumam fazer(30,00 no maximo)e FPF exigir gramados e instalações melhores. abraços

    • janca

      Confesso que não vejo emoção na sua fórmula, mas que essa história de levar uma ideia pro chefe e sair com a ideia do chefe nas mãos _ou na cabeça_ é o que normalmente acontece no nosso futebol, é. Abs.

  • jago

    A chance de um time pequeno ganhar na capital e remotissima(por favor sem exemplos raros como a vitoria da ponte domingo), porem o jogo no interior os pequenos ganham 40% de chances de vitoria ou empate.Outra coisa não me venham com eese negocio de duas chaves como no Carioca ou gaucho, que convenhamos “ja éra ” nem nos play off dão renda.E repito nãovai diminuir a quantidade de times(vinte), pois a maioria esmagadora dos votos para presidente da FPF vem obviamento deles os pequenos. Em tempo não sou e nem nasci no interior e minha merA OPINIÃO.

MaisRecentes

Fuga de patrocínio



Continue Lendo

Verdão vai às compras



Continue Lendo

Contas corintianas



Continue Lendo