Crime organizado



Depois que a polícia prendeu seis representantes da Gaviões e da Mancha, acusando lideranças das duas torcidas de terem armado confronto no domingo retrasado que culminou na morte de dois “torcedores”, reproduzo coluna que publiquei no LANCE! na última terça, seguida de três observações, pois o assunto segue atual e polêmico:

“Depois do confronto entre integrantes da Gaviões da Fiel e da Mancha Alviverde e da proibição das duas torcidas em estádios de futebol, cresce movimento na Liga das Escolas de Samba para tentar excluir as organizadas dos desfiles já no ano que vem. Seria uma forma de dar uma satisfação à sociedade depois da selvageria que marcou a última apuração do Carnaval paulista.

Mas a saída não é por aí. A Polícia Civil responsabilizou nove pessoas pelo tumulto no Carnaval, não apenas representantes da Gaviões. Presidentes da Vai-Vai e da Pérola Negra, diretor da Camisa Verde e Branco e integrante da Império da Casa Verde, apenas para ficar em quatro exemplos, também foram responsabilizados, o que mostra que o problema não está restrito às uniformizadas e é bem mais amplo que isso.

De acordo com o inquérito policial é preciso apurar possível ligação entre escolas de samba e crime organizado. Não é de hoje que há suspeitas de aliança com jogo do bicho, tráfico de drogas e apostas ilegais, sem falar em lavagem de dinheiro, ainda mais com a grana pública e privada canalizada para sustentar as escolas. Tanto que no Rio o governador Sérgio Cabral lutou para manter bicheiros longe dos desfiles.

Se houve complô para melar a apuração em São Paulo, os envolvidos têm de ser punidos e as escolas, ligadas ou não a uniformizadas, também. Que deixem de desfilar no ano que vem ou entrem na avenida sem recursos da Prefeitura de São Paulo. Mas afastar apenas as que representam uniformizadas e poupar as demais não é solução. Até porque, faço questão de insistir, se membros da Gaviões são acusados de terem participado do tumulto na apuração, a Mancha e a Dragões da Real aparentemente não, enquanto Império da Casa Verde, Camisa Verde e Branco, Pérola Negra e Vai-Vai, que não estão diretamente atreladas a nenhuma organizada, sim.

Por mais que alguns não gostem disso, não há problemas na ligação do futebol com o Carnaval, ligação que começou há pelo menos 80 anos, quando o jornalista Mario Filho idealizou o primeiro desfile no Rio, uma competição entre escolas de samba num período em que a bola parava e não havia muita notícia no mundo dos esportes. Como recordar também é viver, da primeira edição, que passou a preencher as páginas de jornal esportivo comandado pelo próprio Mario Filho, participaram Unidos da Tijuca e as escolas que depois se transformariam em Estácio de Sá, Mangueira e Portela. A disputa caiu no gosto popular e segue até hoje. E não há mal nenhum nela. O mal é outro e está no possível elo entre as escolas, incluindo as que representam uniformizadas, e a contravenção e o crime organizado. É isso o que tem de ser investigado e, caso  constatado, punido. Pois há tempos o samba, como o futebol, virou um grande negócio. E onde há comércio, poder e dinheiro pode haver briga. E nesse caso definitivamente há.”

* Proibir as organizadas nos estádios nem medida paliativa chega a ser. Desde que autoridades decidiram impedir sua presença nos jogos e tentaram até fechá-las, nos anos 90, brigas e tumultos acabaram se dispersando e começaram a ocorrer longe do local das partidas, como nos último dias, dificultando a ação policial. Sem falar que uma simples mudança no nome, caso da Mancha, permitiu às uniformizadas seguirem aí.

* Além do constante monitoramento das redes sociais, que são usadas para marcar brigas entre facções organizadas, a polícia poderia, como já sugeriu o próprio LANCE!, infiltrar agentes nas torcidas para conseguir informações privilegiadas sobre o modo de operação das organizadas e a marcação de novas batalhas. Trata-se de um caso de segurança pública que há muito tempo extrapolou a esfera esportiva.

* Não é de hoje que se sabe que o comportamento humano muda (ou pelo menos tende a mudar) quando ele está em grupo. No meio da multidão o sujeito pratica ações que, sozinho, muitas vezes não faria. Um dos motivos é a vontade de ser parte de algo maior, outro, o de se ver aceito por seus pares e um terceiro, a sensação de impunidade e poder que é enorme quando o indivíduo se acha onipotente.



  • Emerson

    A diferença entre as organizadas e as escolas de samba é que as organizadas tão metidas com o crime organizado e brigam nas ruas. As escolas de samba não, apenas as do Rio tão metidas com os bicheiros, as de São Paulo apenas querem ganhar o carnaval.

    • Emerson

      Quem fez merda no carnaval deste ano foi a Gaviões, todo mundo viu pela TV. A Gaviões não pode desfilar no ano que vem. Tem quer punida. A Mancha também.

      • janca

        Com todo respeito, Emerson, considero sua análise simplista demais. E distorcida. Na selvageria que tomou conta do Carnaval paulista deste ano não foi apenas a Gaviões que se envolveu, segundo a própria polícia e o inquérito policial sobre os tumultos na apuração. Outras, que não estão atreladas a organizadas, também se envolveram. E pelo jeito se envolveram até o pescoço.

    • Luiz Felipe

      O Benja eu quero é notícia do estado terminal do menguin…
      Bem feito pra essa mulambada arrogante….
      ELIMINADO ELIMINADO ELIMINADO

      • janca

        O Benja é outro blog, mas também aqui no L!. Abs.

  • Emerson

    Acabando com as organizadas o futebol fica muito melhor. O torcedor comum pode voltar aos estádios em paz e as famílias também podem. Tem que extinguir as organizadas nos jogos de futebol e no sambódromo. É a única solução possível. Não tem outra.

    • janca

      Já tentaram proibi-las nos anos 90 e a medida, que considero arbitrária, não deu certo. As brigas, antes mais concentradas nos locais dos jogos, espalharam-se pela cidade e o trabalho da polícia ficou ainda mais complicado.

  • Corinthiano da Penha

    Esses caras não são corinthianos nem torcedores. São criminosos e a polícia tem que prender mesmo.

  • Corinthiano da Penha

    No Carnaval foi um mauricinho da Império que começou toda a zona. O cara tinha várias passagens pela polícia.

    • Corinthiano da Penha

      O que tava fazendo na área de apuração?

      • Corinthiano da Penha

        A prefeitura dá dinheiro prestes caras?

        • janca

          Pras escolas de samba, sim. Entre elas Gaviões e Mancha. E Dragões da Real. Mas Vai-Vai, Império da Casa Verde, Camisa Verde e Branco e Pérola Negra, entre outras, também recebem. Todas elas da principal divisão do Carnaval paulistano recebem grana pública, pelo que me consta.

  • Fogão sadio

    Janca: nooooooooooooooormalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll nada mais surpreende, aqui é brasil e quem deveria ir p/ cadeia ou ser penalizado c/ os rigores da lei, não é. Por isso q somos essa droga de país, sem leis e políticos corruptos. O exemplo vem d cima (dólar na cueca, na meia, mensalão, licitações fraudulentas, desvio de $ público). O q acontece? renunciam….
    brasil: um país de TOLOS

    • janca

      Oi Fogão. Neste sentido acho que você tem toda razão. Parece que basta renunciarem aos cargos depois de uma enxurrada de acusações pra ficar tudo bem. Acontece isso no governo, no Executivo, diga, vide o caso do Ministério do Esporte, pra ficar em apenas um exemplo, no Legislativo, veja agora o caso Demóstenes, o DEM, no Judiciário… E também na CBF. Saiu Ricardo Teixeira e parece que tudo o que pesava sobre ele em termos de denúncias e acusações começa a cair no esquecimento. Responsabilidade da mídia também, que dá a impressão de querer viver de noticinha fresquinha, jogando a de ontem no lixo. Como muitos fazem com o jornal, que tem um tempo curto de duração. Eles sujam as mãos… Abs. e um bom feriado, Fogão, Janca

  • Caro Joáo Carlos,antes de mais nada quero parabeniza-lo pelo otimo texto,até que enfim encontro um blogg que aborda algo serio e com seriedade!o bem da verdade é que os torcedores nao envovidos nessas batalhas,nao se deixem envolverem,que consigam enxergar que,seja qual time for existem bons e maus torcedores,seja gavioês ,mancha,independente ou outra quaisquer,quanto às escolas de samba tambem creio que devem ser fiscalizadas tambem nao podendo ser excluidas ou eximidas de culpa se for o caso!!!!

    • janca

      Oi Roger. Obrigado pelo simpático comentário e, como você, também acho que deve ser feita uma distinção entre os bons e os maus elementos, porque certamente há muitos torcedores bacanas nas organizadas. Pena que uma leva, que pelo jeito tem no mínimo influência na direção das mesmas, acabe manchando a imagem das próprias uniformizadas. Caso da Mancha, da Gaviões, da Independente, cuja extinção foi pedida nos anos 90… Grande abraço, João Carlos

  • rico petronio

    Janca, a torcida do Corinthians é a mais marginalizada do Brasil. Quem vive em Sao Paulo sabe como sao os corintianos, a maioria criminosos marginais. Essa torcida eh a menos civilizada do pais. Tem muita familia que nao foi a jogos do seu time contra o Corinthians por medo, e com razao. A imprensa fica bajulando esse timinho de criminosos analfabetos, é isso que mais me revolta.

    • janca

      Entendo que na sua opinião a torcida do Corinthians seja a mais marginal (não a mais marginalizada) do Brasil, mas eu discordo. Não tenho dados pra discutir sobre isso, é a segunda maior do país, então natural que concentre nela grande parte dos problemas, mas não sei dizer qual a que tem mais ou menos marginais, como você diz. Abs. e bom feriado, Janca

    • milton

      Rico Petronio, você é bem preconceituoso, meu amigo…a torcida do Corinthians, é grande sim meu querido, envolve em sua maioria pessoas mais pobres, sim, mas também, muitos trabalhadores e pais da familia, estão…vá as comunidades de São Paulo, e vc verá palmeirenses, são paulinos, santistas, flamenguistas, torcedores do bahia, e evidemente do Corinthians, e como é uma torcida grande, também abrange as demais camadas da sociedade, profissionais liberais, e da elite…advogados, médicos, engenheiros, arquitetos, economistas, empresários, também são corintianos…vamos para com essa história preconceituosa que só na torcida do Corinthians tem marginal…todas as torcidas tem….

      • rico

        90% dos corintianos sao ou analfabetos, ou criminosos. Alguns sao as duas coisas. O time por si só é uma vergonha. Pelo menos 70% dos titulos conquistados foram na base do roubo. No cenario internacional, jamais ganharam alguma coisa importante, pois la fora a arbitragem nao os ajuda.
        O time tem um historico de vender sua alma a quem pagar mais..como foi o caso em 2005, qdo se venderam pra mafia russa. Isso eh o Corinthians. Time mediocre, torcida de criminosos analfabetos.

        • Marioh

          Rico só de nome. Preconceituoso e pobre de mentalidade. Veja o levantamento publicado no Lance “Segundo estudo da “Pluri Consultoria”, o Corinthians possui a torcida com maior renda total do país: R$ 19,1 bilhões, contra R$ 18,9 bilhões dos torcedores rubro-negros.
          A renda média dos corinthianos é maior do que dos palmeirenses, são paulinos, vascaínos mengo,etc. Inveja também mata aos poucos.

    • Rodrigo

      Resolveu falar da bunda dos outros e acabou por expor a tua própria, nobre aristocrata classe-média sãopaulino.

  • Ze Praieiro

    Eu li varios comentarios e cada um fala um pouco da verdade nacional. As organizadas recebem auxilio dos clubes e do governo para o carnaval, os politicos sao corruptos e a impunidade impera, dai o povo se acha no dever de exigir impunidade em causa propria seja para brigas, multas e etc. Agora nao se pode achar que matando os politicos que a coisa resolve, porque novos do povo serao eleitos e se tornaram a nova geracao de corruptos. A nao ser que haja uma mudanca de atitude do povo em relacao a corrupcao seja ela ativa ou passiva o futuro sera cinza demais para qualquer brasileiro seja ele corrupto ou nao.
    Nao podemos tambem deixar de mencionar o fato de que as organizadas de SP sao as piores do Brasil, mas podemos entender porque em Sp no final de semana nao tem PORCARIA nenhuma pra fazer, ai o cara tem que ja tem titica na cabeca vai pro campo ‘resolver’ seus problemas pessoais na porrada.
    Dica pro governador de Sampa, faz uns cinco piscinoes ai ou cria uma linha de onibus gratis pra Sao Vicente nos fins de semana para dar alegria ao povo porque se nao e florida. fui.
    ashuashuashuashuashuahsuahsuahsuahsu

    • milton

      Não concordo com vc zé praieiro, vc não deu uma olhada no ranking de violência das torcidas, editado pelo próprio lance? O problema esta generalizado, esta espalhado, torcida deixou de se sinônimo de festa e amizade, para se tornar gangues organizadas…

    • Lamentavel seu comentario,só nao é hilário pq se trata de um assunto sério e seu sarcasmo é fora de hora e de proposito,sem dizer bairrista,creio que voce seja do RJ,e nao consegue ver ou finge que nao ve as noticias,vascainas apedrejam onibus da equipe adversária,torcida do fluminense yong causa onda de panico no suburbio carioca,briga entre flamenguistas e botafoguenses deixa mortos e feridos!deduzindo,qual sua sugestao ao governador do RJ?aprenda a tratar assunto sério sem partidarismo ou bairrismo assim como estao sendo feitos na maioria dos post aqui,abraços apesar de voce!

  • Gledson

    Na minha opinião para acabar com a guerra entre torcidas organizadas:
    1) cortar o financiamento a eles “odebreche contribuiu com dois milhões de reais para o carnaval da gaviões”, fora financiamentos de partidos políticos, de clubes e bicheiros.

    2) punição para ambos os clubes envolvidos em brigas, mesmo antes e depois dos jogos.

    3) as torcidas organizadas se surgirem novas, deve ser autorizadas pelos clubes. Numa reportagem pela Espn, um grupo de torcedores aqui no Brasil pediram para criar uma torcida organizada aqui no Brasil, pra isso receberam um formulário com vários requisitos de todos os associados. Depois de autorizados, receberam o direito de torcer oficialmente e direitos de publicar blogs e até uma revista impressa, com informações exclusivas do clube. Isso da uma maior responsabilidade ao clube e ao torcedor que se fizer besteira é identificado, descredenciado e seus dados encaminhados a justiça.

    4) Uma lei punitiva com prisão com penas grandes em caso de morte, e pena alta em caso de vandalismo e lesão.

    5) Em dia de jogos, uma unidade móvel em vários pontos de acesso das torcidas, para qualquer cidadão que se sentir, lesado por vandalismo, agressão ou intimidação, possa entrar com um processo de pequenas causas que tirariam da torcida organizada um pagamento indenizatória.

    Enfim, o bolso no Brasil, é o único meio para acabar com qualquer injustiça no Brasil, pombinha da paz, coraçãozinho com a mão, faixa pedindo paz, não serve pra absolutamente nada no Brasil, só da mídia pra TV e uma falsa aparência de que algo está sendo feito. Abraços

    • janca

      Mas uma coisa com a qual eu não concordo é que a organizada, para existir, tenha que ter autorização do clube, pois isso deixa a relação com a direção do clube ainda mais complicada. E promíscua. Abs.

      • janca

        Ah! E em relação a faixas pedindo paz e outras coisas do gênero concordo que não servem pra nada. Abs. de novo

  • Gledson

    Correção, no item 3) o clube foi o Arsenal.

  • Celio Espindula

    Em São Paulo não tem torcida organizada tem isto sim crime organizado estas torcidas são todas compostas por traficantes criminosos, bandidos da pior espécie, e engraçado ficam mandando mensagens e o Lance ainda publica tenha dó quando é que o DEIC vai engaiolar todos para a boa imagem do brasil e o bem do futebol brasileiro.

  • Ricardo TJS

    Lendo os comentários escritos neste blog cheguei a uma conclusão: o país é esta MERDA por causa de sua população. VÃO SE INFORMAR BANDO DE IGNORANTES.

  • jago

    Concordo com você milton, mas discordo quando chamam os tricolores de bambi e explico:primeiro na passeata gay a enorme maioria são corintianos segundo o pai do jogador Willians ( aquele que esta jogaNDO NA RUSSIA) AFIRMOU NA imprensa e para quem estava afim de ouvir que nas categorias de base reinava o homosexualismo e terceiro qual o jogador do time principal e namorado do homen picanha. por essas e por outras afinal qual o time gay.

  • MARCOS

    AS IMAGENS MOSTRARAM QUE A GAVIÕES FOI QUEM COMEÇOU O EPISÓDIO DA APURAÇÃO DO CARNAVAL.

    ………..A CULPA QUEM LEVOU FOI O PALMEIRAS E A MANCHA.

    QUEM AGREDIU A MANCHA FOI A GAVIÕES.

    ………QUEM TEVE GENTE PRESA PRIMEIRO E LEVOU A CULPA…FORAM PALMEIRAS E MANCHA.

    IMPRENSA SEM VERGONHA, TEM MEDO DA GAVIÕES.

    JORNALISTAS SAFADOS DEFENDEM SEUS TIMES DO CORAÇÃO NA CARA DURA.

    BARSIL, O PAÍS DO FUTEBOL MAIS CORRUPTO DO MUNDO ONDE GAMBÁS, BAMBIS E MENGUINHO SEMPRE SNAO FAVORECIDOS NOS BASTIDORES PARA GANHAREM TÍTULOS.

  • DOS TIMES PEQUEDOS DO FUTEBOL BRASILEIRO, O QUE MAIS ENVERGONHOU O BRASIL SEM DUVIDA É O CURINTIAS. UM TIME PEQUENO, INSIGNIFICANTE, QUE NUNCA FORMOU UM GRANDE JOGADOR, É UM TIME QUE NUNCA DEU JOGADORES EXPRESSIVOS PARA NOSSA SELEÇÃO, E É O TIME QUE MAIS FAZ A GENTE RIR. NUNCA GFANHOU TITULO INTERNACIONAL IMPORTANTE,CONSEGUIU SER VICE CAMPEÃO DE UMA PRÉ LIBERTADORES, PERDEU DE 12X0 DE UM TIME DA NORUEGA, FEZ O RONALDO FENOMENO ANTECIPAR SUA APOSENTADORIA POR VERGONHA, EXPULSOU PRATICAMENTE O ROBERTO CARLOS. AGORA O POVO QUER SABER ; NO QUE ELES SE ACHAM GRANDE, PODE SER GRANDE NA TORCIDA DE MARGINAIS E DETEN TOS HEHEHE

    • milton

      Cara vc é tão zé povinho, seu time é cheio de glórias, e vc em vez de exaltar seu time, fica se corroendo pelo Corinthians…Rivelino, Sócrates, Baltar, Luizinho Pequeno Polegar, Gilmar dos Santos Neves t dizem alguma coisa…rapaz, exalta a glória do seu time, ai vc se sobressai, em vez de diminuir a glória dos outros times, vai crescer, vc não é caveira, vc é muleque…

      • milton

        To pra ver cara mais zé povinho, que esse santastico, o time dele foi campeão da libertadores, ele entrou no blog pra atacar o Corinthians, no ano passado, cara, vai se cura desse raiva, ressentimento mata, zé povinho…

    • Rodrigo

      Cara, quantos anos você tem? Doze?

  • Ademir Santino de Lima

    O Brasil passa por um processo de escândalos onde estão envolvidos Senadores, Deputados, Vereadores, Governadores, empresários, torcidas de clubes… Enfim toda essa organização que esta aniquilando o Povo Brasileiro.
    O pior que não existe luz no fim do túnel, pois os homens eleitos pelo povo através do voto, arma mortal contra a população, são os mesmos com condição pra moralizar o caos que hoje envolve o Pais. Mas como exigir moral desses imorais que se estabeleceram nas Câmaras tornando o grupo de criminosos mais organizado do Pais?
    Portanto Povo Brasileiro acho que é chegada a hora de exigirmos dessa corja que infesta o Congresso Nacional mais rigor nas leis contra os criminosos que saem às ruas para se matarem em nome do amor clubístico, não permitindo que pessoas de bem frequentem os estádios…

  • Emerson Luiz Fonseca

    A brutalidade vista entre seres da nossa espécie anula o diferencial entre humanos e outros seres.
    A violência é fator da vida, faz parte dela, mas quando a razão e esmagada pelo ódio, deixa claro o quanto estamos longe de ser a melhor espécie

  • Celio Espindula

    A Polícia tem prender estes marginais pois lugar de bandidos é na cadeia não importa quem torce por quem bandido é bandido acabem com as torcidas organizadas (bandidos organizados) e acabará as brigas e mortes nos estádios.

MaisRecentes

Oposição santista



Continue Lendo

Santos em SP



Continue Lendo

Fuga de patrocínio



Continue Lendo