A Taça das Bolinhas



A briga pela Taça das Bolinhas continua. Patricia Amorim quer saber de José Maria Marin o que ele pensa do assunto. A presidente do Flamengo tem a intenção de pressioná-lo para dizer a todos os cantos que os cariocas são os legítimos campeões de 1987 e, com isso, os donos da taça em questão.

O novo presidente da CBF, como se sabe, é são-paulino e vinha evitando se posicionar a respeito. Quanto menos dor de cabeça, melhor. Mas fica em saia justa porque tem o apoio tanto do São Paulo quanto do próprio Flamengo. E pior: o São Paulo também quer que ele se manifeste. E favoravelmente ao clube do Morumbi.

Criada para premiar o campeão brasileiro, a Taça das Bolinhas seria dada ao primeiro clube que ganhasse três campeonatos nacionais consecutivos ou cinco intercalados. Com o título do Flamengo em 1987, que não era reconhecido pela CBF, o primeiro penta brasileiro foi o Fla, em 1992. Sem o título de 87, o primeiro penta foi o São Paulo, em 2007.

Detalhe: o São Paulo foi um dos idealizadores da Copa União, que funcionou como o Brasileiro de 87 e terminou vencida pelo Mengo. Mas como o clube se recusou a jogar com os de outro módulo, o Sport considera-se o legítimo campeão, tese que até o ano passado era endossada pela CBF.

Segundo o São Paulo só o Superior Tribunal de Justiça pode decidir a questão. Enquanto isso, o clube fica com a taça… E as bolinhas seguem dando problema…



  • Mauro

    Quero ver o Marin dizer “é do São Paulo” ou “é do Flamengo”. Vai ter que sair do muro. Ele é insosso mas nesse momento vai ter que se posicionar. Agrada um ou agrada outro. Quem desagradar vira inimigo. Fudeu kkk

    • janca

      Mas ele não precisa dizer nem sim a um nem a outro, Mauro. O próprio São Paulo diz que a decisão agora está com a Justiça, com o STJ…

      • Renato

        isso aí é maior sacanagem da rede globo com o sport…. se fosse o internacional ninguém tava incomodando….

        • Diego

          Sacanagem com o Sport???
          Filho o Sport ganhou alguma coisa???
          Os dois jogos foram empate. Sendo que o segundo foram batidos 11 pênaltis para cada lado e em “comum acordo” deram a Taça para o Sport.
          Agora compara os times que Sport e Guarani jogaram e compara os que Flamengo e Internacional….
          Acho mesmo que o Sport teria alguma chance contra Flamengo ou Inter??
          Faz um stand-up aí, mané!

          • André

            Não interessa se os times de fla e inter eram superiores. O fato é que: em reunião do C13, representado por Eurico Miranda, com a CBF, foi assinado o novo regulamento do campeonato que previa o cruzamento dos vencedores dos dois módulos.

            Então, meu filho… Regulamento foi feito para ser cumprido. Se não cumpriu, paciência!

            Sport Club do Recife, LEGÍTIMO Campeão Brasileiro de 1987, representante brasileiro, juntamento com o Guarani, na Taça Libertadores de 1988

            O choro é livre, Mulambada!!!!

          • flamenguinho de mer…

            contra o flamengo tenho certeza que o Sport ganharia, pois ficaram com medo de distputar pra ver quem seria campeao, flamengo quer ganhar tudo na base da falcatrua e na verdade é um time de bost……@.

            SPORT verdadeiro campeao de 1987

          • daniel sao jose dos campos

            ate aí vc acha q a grecia teria chance contra portugal na final da euro? q o once caldas teria chance contra o sao paulo? q o once caldas teria chance contra o boca?todo mundo nao dizia q o fluminense iria atropelar a LDU nas finais?q o miami heat iria humilhar o dallas na final da nba?

            e outra, q torneio é esse q expulsa o 2º colocado do ano anterior (guarani) e o 4º (america-rj)????

            essa copa uniao foi um erro e tudo q acontece é decorrente disso.

          • Acho que você se equivoca na comparação. O Guarani era o vice-campeão brasileiro do ano anterior.

            Além disso, a final seria um quadrangular. Poderia ocorrer resultados inesperados, como empates do Flamengo e vitórias sofridas do Sport. Não há como prever o que aconteceria se eles realmente não se enfrentaram.

            Não se esqueça das zebras (Bragantino vice-campeão em 1991, São Caetano vice-campeão em 2000 e 2001, Guarani campeão em 1978, Coritiba campeão em 1985, Bangu vice-campeão em 1985).

          • Vagner

            Caro Diogo

            Que tivesse batido 1000 pênaltis, e esse negocio de achismo ta ultrapassado. pior é saber que o time tem potencial para ser campeao e ficar com frescura de jogar.
            Perde por W.O e vem reclamar titulo. Isso não é uma sacanagem com o Sport ou com Guarani e mais uma sacangem com o futebol… Vai chorar na cama que é lugar quente!!!

          • Dango

            Stand-up, quem tem que fazer, é o menguinho meu amigo urubu.

            Isso sim é Stand-up, se recusar a jogar contra um time que ele alegava ser de “2ª divisão”, e qinda quer se achar campeão da 1ª?

            Isso Sim é um baita de um Stand-up…ahauhuhahuahuauhauhhauhahuahuauahua

            Aii vem você falar que foi roubado pro Sport, ok, o Flamengo é o time mais limpo do mundo né, nunca levou nada pelo apito, nunca teve apoio pesado da Globo e da CBF né…blz. Além do mais, em comum acordo um caralho, o Guarani perdeu a 12ª cobrança, não fica achando que qualquer time é que nem o seu menguinho da CBF.

            Como vc quer se achar Campeão de algo se nem a final vc jogou?
            Não importa o que o Flamengo acha, tava no regulamento que o campeão de cada módulo se enfrentaria numa final. Logo, o Fla desistiu e perdeu de WO, nada mais lógico do que iss tendo em vista o regulamento.

            Portanto, chora menguinho Penta, que só é Penta pq os paulistas deram o título de bandeja pra vocês, caso contrário, seriam tetra ainda.

          • Helber

            Nem Discuto!

            nem vale a pena a fifa me reconhecer como campeão de 1987!

            http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/index.html

            sport é por ter entrado na justiça comum! e a fifa é contraria a esse tipo de procedimento!

            Sport entrou em um acordo na disputa de pênalti no contra o guarani! nunca vi isso na historia do futebol!

            então de fato o flamengo e campeão de 1987!

            tem um animal dizendo que o flamengo ficou com medo do sport? meu caro acorda teu time e uma merda!

          • Gabriel Miranda

            cara, deixa de falar merda…

            foram 4 jogos entre Sport e Guarani, 2 pela final do módulo, em que houve a cobrança de penaltys infinitos, em que o Guarani desistiu pq sabia que ainda viria o cruzamento com Flamengo e Internacional, e que esse sim valia algo…

            nos 2 jogos q vieram depois, que foram as verdadeiras finais, houve um empate e uma vitória do Sport, que foi campeão sem precisar de cobrança de penalidades…

            o Sport venceu o vice-campeão de 86, e poderia ter vencido o Flamengo…

            o que os Flamenguistas esquecem é q o time era bom, mas era vencível, tanto q no ano seguinte o campeão foi o Bahia…

            o título de 82 já foi uma falcatrua, pq o Sport, na semi, ou quartas, foi amplamente roubado em plena Ilha do Retiro contra o Flamengo… ¬¬

            quem duvida que procure no youtube um vídeo sobre esse jogo…

            e o time de 82 do Flamengo era imensamente superior ao de 87…

            mas como já disseram, a copa União foi um grande erro desde sua idealização, não tinha como ter dado certo mesmo, mas como o Fla correu, perdeu… =P

          • Binho

            Concordo com zebra, mas vamos situar a galera, sobre realmente o que aconteceu e cada um tire as suas conclusões.
            1º) As pessoas que afirmam ai, que o clube dos 13, foi liderado pelo Eurico, está equivocado, o clube dos 13 sempre foi liderado Juvenal Juvêncio (Presidente do São Paulo da época), acontece que o único participante que não se impôs em enfrentar o outro módulo foi o Eurico.
            2º) Por que não foi incluído o Sport e Guarani no módulo verde? porque o campeonato foi organizado pelos clubes dos 13 (AS13 MAIORES TORCIDA DO PAÍS), eles convidaram alguns clubes para participar, só que o Sport e o Guarani, não concordaram com as divisões da grana, e resolveram não participar (isso no momento da formulação do campeonato).
            3º) Por que o campeonato foi organizado pelo clubes dos 13? porque a CBF, disse que não tinha dinheiro e que não dava para organizar, foi aí que os clubes se reunirão e criaram a sua liga.
            4º) Até 1986, os jogos não era exibido tanto na TV, e sim ganhava-se mais na renda, mas descobriram que se exibir os jogos na televisão eles perderiam em renda, mais por outro lado ganhava-se de patrocínio que seria exibido na TV. Foi ai que eles começaram a levantar dinheiro e muito.
            5º) Por que a CBF entrou depois? A CBF, viu que começou a levantar muito dinheiro para a organização e criou a sua liga, com os rejeitados dos clubes do 13.
            6º) Por que os clubes do 13 não aceitou enfrentar o outro módulo? Pois a CBF, pediu para que um vencedor de um módulo jogasse com o outro vencedor, isso já na quarta rodada do campeonato, e os participantes não acharam justo, já que o Sport e Guarani iria pegar só times de segunda divisão (“peixe morto”), e o outro módulo estaria enfrentando time very hard.

            A partir dessas informações tire as suas conclusões.

          • Carlos

            Camarada regra não se muda no meio do campeonato, a CBF achou que o cC13 não teria como manter omcampeonato e se ferrou, então para não ficar mal, inventou essa regra já com o campeonato em andamento… Outra coisa quem disse que o que o Eurico assina vale de alguma coisa…fala serio ai cabeça chata…

          • Carlos

            Camarada regra não se muda no meio do campeonato, a CBF achou que o C13 não teria como manter o campeonato e se ferrou, então para não ficar mal, inventou essa regra já com o campeonato em andamento… Outra coisa quem disse que o que o Eurico assina vale de alguma coisa…fala serio ai cabeça chata…

          • Gustavo

            E mesmo com toda essa superioridade, o Flamengo se recusou a jogar contra?
            Se a Taça foi idealizada pela CBF, leva que tiver os títulos da CBF

          • Joel Santana

            Diego,
            O fato do Sport ter saído de um grupo mais fraco que o Flamengo não é justificativa pra nada. O Sport não poderia ter vencido o Flamengo? Jogo é jogo, um ganha, o outro perde.
            Seguindo o seu raciocínio, o campeão do mundial interclubes, DEVERIA SER sempre o campeão do grupo mais forte (Libertadores ou Liga dos Campeões). E ainda, segundo sua teses, não precisaríamos ter a disputa, não é?
            Pense um pouco antes de levantar teses.
            Abs
            Joel Santana

          • O Xporte não ganha nem do Duque de Caxias. Time de comedor de calango. Todos sabem que foi sacanagem que fizeram com o Flamengo e o Inter. Imagine, Flamengo, Corinthians, Vasco e outros gigantes ter que decidir o Brasileirão com o XV de piracicaba ou Barcelona de pernambuco.

            Tá de sacanagem né.

            Esse xporte não consegue ser soberano nem no proprio estado e quer ROUBAR algo que não lhe pertence.

          • Seu mané, acontece que o Eurico não tinha autorização para assinar nada em nome do C13. Ele simplesmente, como sempre, meteu o nariz onde não fora chamado. E quer saber? Por mim os bambis por podem enfiar aquelas bolinhas todas lá naquele lugar (eles gostam), pois aquele título de 87 pode não ser oficial, mas é legítimo. O meu Mengão ganhou naquele ano o título mais importante do futebol brasileiro, disputado pelos maiores e mais expressivos clubes do país.

          • ZAKA

            DIEGO, SE VOCÊ SOUBER LER, DA UMA LIDA NO CAMPEONATO QUE O FLAMENGO DISPUTOU E O CAMPEONATO QUE O SPORT DISPUTOU!!!!!!!!!!
            O SPORT QUE DISPUTOU O CAMPEONATO BRASILEIRO O FLAMENGO A COPA DA UNIÃO, CRIADO PELO CLUBE DOS 13 E NÃO A CBF…

            SE O SPORT NÃO TERIA A MENOR CHANCE CONTRA O FLAMENGO, PORQUE O FLAMENGO NÃO QUIS JOGAR ENTÃO SE ERA SUPERIOR?????

            E OUTRA O CRUZAMENTO DE CAMPEÕES JA ESTAVA PREVISTO EM CONTRATO ASSINADO POR TODOS INCLUSIVE PELO PRESIDENTE DO FLAMENGO.

            O FLAMENGO AMARELOU, E AMARELÃO NÃO MERECE SER CAMPEÃO. É W.O.!!!!!!!!!!!

          • Fernando

            Caro Cássio – Rio das Ostras, passe a se infomar melhor sobre futebol, principalmente sobre o futebol de fora do seu estado. Você disse que o Sport não é soberano em seu Estado, vá se informar melhor. São 39 títulos estaduais para o Sport, 25 para o Santa e 21 para o Náutico. Fora que o Sport possui o Brasileiro de 87 (você querendo ou não, tanto é que disputou a Libertadores de 88) e a Copa do Brasil de 2008, enquanto seus rivais não possui títulos nacionais.
            Quanto a discussão, temos que lembrar que estamos falando de um campeonato dos anos 80, onde a bagunça reinava solta e mudanças no regulamento durante a competição só foi ser obominada recentemente. Lembre-se que nos anos 90 o Flu foi rebaixado 02 (duas) vezes para só valer uma. Se houve erro na organização eu concordo, agora o regulamento foi mudado e assinado pelo representante do C13 (Eurico Miranda) e tinha que valer.
            O outro argumento de o outro módulo ser mais fraco também deve ser desconsiderado. É só lembrar da Copa João Havelange em 2000 onde o São Caetano quase foi campeão e tinha um timaço (tal como Sport e Guarani na época, inclusive o Bugre tinha sido vice no ano anterior). Daqui a 20 anos vão dizer que o Vasco bateu em mendigo só por que o São Caetano estará em uma Série D, por exemplo?
            Usem o cérebro para analisar esse caso e não o coração de torcedor. A CBF não pode dar um título para um time que se intitula campeão e não chegou a disputar nem as finais da competição. A Fla foi campeão, mas da Copa União (Módulo Verde, eu acho) e não do Brasileirão de 87.

          • Erik Surjan

            Se não teria chances, pq não rolou o jogo? Pq o Flamengo temeu jogar contra esse time tão inferior? Pq participou do campeonato se sabia, desde o início, q seria assim a decisão? Pq o Sport participou da Libertadores de 88 e o Flamengo não? Muitas coisas a serem analisadas… Seja imparcial e analise direito… Sem ofensas ou respostas ignorantes, por favor, mas apenas analise a situação e não vote no time, apenas perceba os fatos! Sério mesmo!

          • Erik Surjan

            Mais um detalhe… O Vasco foi campeão em 2000 na Taça João Havelange… Foi o mesmo esquema de 1987… O Vasco jogou e foi campeão (roubado, mas foi)… AO menos jogou, por isso que ninguém contesta! Time grande não precisa temer time pequeno!

          • Fábio

            O Flamengo foi o campeão brasileiro de 1987 sim . . . do Clube dos 13! Agora, o Campeão Brasileiro de 1987 da CBF foi o Sport. Se o Flamengo queria ser o Campeão Brasileiro da CBF (e ter todos os benefícios disso, como taça de bolinhas, vaga para Libertadores e um título brasileiro sem nenhuma contestação), deveria ter se submetido às regras da CBF, e disputado a final com o Sport. Não disputou, então tá reclamando de quê?

            O Flamengo foi o campeão brasileiro da turminha dele. Qualquer um poderia ter juntado uma turminha também e se declarar campeão brasileiro. Mas sem a chancela da CBF.

            A oportunidade foi dada aos times do Clube dos 13. Bastava incorporar seu campeonato ao Campeonato Brasileiro da CBF, e tudo estava resolvido. O Eurico Miranda, por incrível que pareça, foi o único sensato a tentar aceitar esse acordo para todos. Mas, nãããooooo. . . O Clube dos 13 era dazelite, lordes supremos acima do bem e do mal que não se curvariam a CBF e aos outros times menores. Escolheram a Globo, que pagava mais; e deram banana a CBF.

            PERDEU FLAMENGO!! ESCOLHEU O LADO ERRADO; AGORA AGÜENTE AS CONSEQUENCIAS!!! Fique se rastejando, se humilhando a não poder mais, implorando a quem quer que seja na CBF por um mínimo de reconhecimento. Que vergonha, Flamengo!!! Da impáfia e prepotência de 1987 à mendicância de hoje.

          • Fábio

            E quanto a taça de bolinhas, em minha opinião, não deveria ficar nem com o São Paulo e nem com o Flamengo. Explico os motivos abaixo:

            São Paulo: não foi nem tricampeão consecutivo nem pentacampeão alternado no período que o Campeonato Brasileiro valia esta taça, além de ter apoiado a recusa do Flamengo em decidir o Campeonato Brasileiro da CBF em 1987;

            Flamengo: não foi pentacampeão alternado desse período também. Apesar de serem os Campeões Brasileiros de 1980, 1982, 1983, e 1992, os flamenguistas não tem o direito de contar o campeonato que venceram em 1987, pois esse campeonato foi a Copa União (Clube dos 13 / Globo) ou Módulo Verde (designação CBF). O Campeonato Brasileiro (CBF / SBT) de 1987 foi vencido pelo Sport, por W.O.

            Essa taça deveria ir para o Museu do Futebol, representando toda a desorganização do futebol brasileiro.

        • Affonso

          Sacanagem é mudar o regulamento no meio da competição. Sacanagem é não reconhecer até hoje o titulo legitimo do Flamengo. É a mesma coisa hoje o campeão da serie A disputar a final com o time da serie B. Que hoje seria Corinthians X Portuguesa, so pode ser brincadeira. Por isso que a CBF é o que é, confederação de troca de votos.

          • Andre Bona

            Prezado Affonso, isso que vc tá falando é mentira. Muita coisa aí que vcs estao falando é mentira. Vejam:

            1- CBF, em dificuldades financeiras, outorga organização do Campeonato Brasileiro ao C-13.

            2- C13 separa 16 clubes aleatoriamente, sem qualquer critério técnico, e monta um campeonato e vende seus direito.

            3- Diante do fato de que o C-13 não organizou o Brasileiro, mas somente um torneio fechado incluindo 16 clubes, ignorando tudo mais, a CBF organiza o campeonato brasileiro completo e determina o regulamento. Fecha o acordo com o C13 7 (SETE) dias antes, conforme publicado no JB do dia 04/09/1987, página 26, com a manchete: “CBF e o Clube dos 13 chegam em fim a um acordo” (procurem na internet – eu tenho o link, mas aqui nao aceita)

            4- O campeonato começa.

            5- Pelo regulamento do C-13, classificam-se para a fase final do modulo verde: Atlético-MG, Inter, Cruzeiro e Grêmio. Mas pelo regulamento da CBF, que é o que vale, quem se classifica é o Flamengo, no lugar do Grêmio.

            6- Os módulos verde e amarelo são concluídos. Flamengo convoca arbitral para propor alteração do regulamento e cancelamento do quadrangular final entre os módulos. Porém para que tal alteração fosse possível, era necessária UNANIMIDADE conforme resolução do CND.

            7- Como não houve unanimidade no arbitral, CBF mantém cruzamento. Notícia veiculada no JB do dia 16/01/1988, página 21, com a seguinte manchete: “Arbitral sem unanimidade faz CBF manter a 4a. fase.”

            8- O quadrangular é marcado e Inter e Urubu tomam WO.

            9- Sport e Guarani decidem e Sport recebe taça da CBF e comemora em jogo transmitido pelo SBT para todo Brasil. Globo não transmite porque Sport não permite.

            10- Flamengo tenta, via CND, e este valida título do urubu como campeonato brasileiro, contrariando sua própria resolução.

            11- Sport entra na justiça, pois decisão política do CND contrariava sua própria resolução. Sport vence. Flamengo e a União recorrem e perdem em todas as instancias e no STJ. No final das contas, depois de anos e anos, o processo transita em julgado em 1997 tornando a decisão “irrecorrível”.

            As principais falácias flamenguistas sobre o caso:
            1) Sport foi campeão da segunda divisão e Flamengo da primeira – MENTIRA

            Dos 32 clubes que integraram a primeira divisão de 87, 16 jogaram no módulo verde e 16 jogaram no módulo amarelo.
            2) O flamengo jogou contra os melhores times – MENTIRA

            Guarani (2o. colocado 86), América (4º. Colocado 86), Criciúma (9º.), Portuguesa (11º.) e Inter de Limeira (14º.) disputaram, por exemplo, jogaram o módulo amarelo.
            Coritiba (44º. Colocado de 86), Botafogo (32º), Santa Cruz (27º.), Goiás (23º.), Santos (19º.), Internacional (17º.) disputaram o módulo verde, que incluiu o Flamengo.
            Fica provado que não foram os 16 primeiros de 86 que compuseram o modulo verde.
            3) C-13 não aceitou regulamento da CBF – MENTIRA

            O C-13 não só acatou, como o Flamengo SOMENTE SE CLASSIFICOU para a fase final devido ao regulamento da CBF. Pelo regulamento original, da Copa União, o Flamengo teria sido eliminado. Na fórmula original dizia que:
            Primeira Fase: (…) Caso um clube vença os dois turnos, se classifica o segundo melhor colocado geral de seu grupo; (Fonte: FLAPEDIA!)

            O Atlético-MG venceu os dois turnos do Grupo A. E o Grêmio, foi o segundo melhor colocado geral. Mas o Flamengo foi alçado a fase final na sua chave por ter somado mais pontos na segunda etapa, o que era previsto no regulamento da CBF.
            Nota-se aqui que o regulamento da CBF não só prevaleceu sobre o do C-13, como foi por meio dele que o Flamengo se classificou, o que não teria ocorrido pelo regulamento original.
            4) A CBF mudou o regulamento DEPOIS – MENTIRA

            Já foi mostrado no inicio o link que comprova que o acerto entre CBF e C-13 foi ANTERIOR ao início do campeonato. Mas além disso, o simples fato de ser convocado um arbitral para tentar ELIMINAR o cruzamento, já comprova que o cruzamento já estava previsto.

        • Leonardo Sarmento

          Não foi o Flamengo que se recusou a jogar, foi o clube dos 13 que decidiu dessa forma, decisão conjunta assinada por todos os clubes. O módulo do Sport (que não ganhou) era o módulo de 2ª divisão de hoje… Pelo regulamento ser ridículo o clube dos 13 assinou em comum acordo que o Fla não jogaria com o Sport.

          Consagrar o Sport como campeão brasileiro da 1ª divisão, não tendo nem ganho a 2ª é uma piada…

          • Wesley

            O mania de achar que o flamengo é favorecido por alguem, vira o disco pessoal, todos os times tem historicos de favorecimento de algun lugar, então não venha com essa de que o flamengo é ajudado pela cbf ou seja la de quem for, até por que se a cbf ajudasse em alguma coisa para o flamengo, essa taça de bolinha ja teria acabado ha muito tempo, tendo em vista que o ricardo teixeira é flamenguista, o que acontece que o flamengo tem a maior torcida é o maior clube (O QUE NÃO QUER DIZER QUE SEJA ORGANIZADO) mas em consequência disso tem um maior espaço na midia, ai vcs ficam com inveja e começam a vomitar esse monte de merda sem cabimento!

      • Zé da Galera

        PRECISAR, NÃO PRECISA, MAS OS CLUBES QUEREM VENCER ESSA QUEDA DE BRAÇO E CONTAM COM O APOIO DO PRESIDENTE DA CBF PRA GANHAR MORAL, DEVEM TER ESQUECIDO QUE ELE JÁ EMBOLSOU MEDALHA, IMAGINA O QUE VAI FAZER COM ESSE TROFÉU.

        • janca

          Risos.

        • André

          Vai levar o troféu pra casa e dizer que foi cortesia tbm ahahahahahahhaha

          • E o pobre do goleiro do Corinthians até hoje não viu a medalha. Este o futebol brasileiro, sai o contrabandista, entra o ladrão de medalhas.

        • Paulo Gil

          Leonardo Sarmento e Wesley… kkkkkkkkkkkkkk esse foi o melhor comentário para essa merda de assunto, pois já que é pra fazer comédia isso pareceu como um quadro do CASSETA & PLANETA, realmente nosso futebol virou uma piada!!!

      • Ado Marcelo

        É isso aí, se for esperto, Marin vai deixar a decisão nas mãos da justiça. Mas que é uma tremenda bobagem o São Paulo brigar por essa taça isso é. Para o flamengo ao menos é mais do que uma taça, é a confirmação oficial do título de 87.

        • janca

          Também acho uma tremenda bobagem o São Paulo seguir nessa briga… Abs.

        • corintiano

          Essa é uma grande verdade. O São Paulo não precisa, quem precisa é o Flamengo. E concordo quando o Ado Marcelo falou que se o Marin for esperto ele deixa na mão da Justiça. O SPFC deveria pular fora disso logo, o Flamengo que tente conquistar seus títulos na mão-grande, como, aliás, foram todos os seus títulos.

          • atencao bambis de sampa e leoas de recife vcs jogaram c times da segunda divisao enquanto nos derrotamos a elite parem de chorar ja ta chato e hj tem novo show um abç

          • Realmente, que precisa é o BAMBY-F.C., até pq, há anos vem se deliciando com as bolinhas da taça.

            Por favor, antes de devolver a CAIXA ECONOMICA FEDERAL, mande descontaminar e retirar os resíduos fecais após todos esses anos no MorumbichaLândia.

          • caiao rubro negro

            ao corinthiano ae vai se informar para falar do mais querdo do mundo (mengaoooooo)dizer que todos s titulos do flamengo foi roubado o fica queto olha para seu time seu merda em 2005 todos sabem quem deveria ser campeao daquele ano internacional de porto alegre todos sabem o que fizeram com o inter na quele ano e naquele campeonato brasileiro que a final foi seu time eo atletico mineiro meteram a mao no galo entao seu virgem da america nao vem falar do fla , sobre 87 nao preciso nem comentar o importante foi que a naçao rubro regra 35 milhoes de torcedores comemorou aquele titulo alo naçao nao vamos perde o nosso tempo com esse assunto pq oficial ou nao somos HEXACAMPEAO BRASILEIRO SRN

      • Leandro Janjão

        Prezado Janca,

        Fica evidente, ao ler o artigo e a sua resposta ao comentário do Mauro, que você já tem uma opinião formada acerca deste assunto – obviamente favorável ao São Paulo/Sport Recife (ou apenas contrária ao Flamengo…) – e tampouco se esforça para ocultar a sua posição, o que seria natural de alguém na sua profissão.

        Gostaria apenas de CORRIGIR um ERRO (chamarei de erro para evitar polêmicas) no artigo:

        ===> O Flamengo, em NENHUM MOMENTO, se “recusou a jogar” contra os times do “outro módulo” (entenda SEGUNDA DIVISÃO). <====

        O motivo deste confronto não ter ocorrido já havia sido conversado, determinado e ASSINADO por TODOS OS CLUBES (inclusive o próprio SAO PAULO, que como voce bem mencionou, liderava o clube dos treze na época) participantes do Módulo Verde (PRIMEIRA DIVISÃO) de que este confronto NÃO IRIA OCORRER. Simples assim, todos combinaram, todos assinaram e pronto.

        Mais um detalhe: Quando este acordo foi feito e assinado por TODOS os clubes participantes do Modulo Verde, AINDA NAO SE SABIA QUEM SERIA O CAMPEÃO, AINDA NÃO ESTAVA NAS FINAIS DO CAMPEONATO !!! QUALQUER CLUBE PODERIA SER O CAMPEAO, e o combinado foi que QUEM FOSSE CAMPEAO DO MODULO VERDE, NAO JOGARIA CONTRA os times da SEGUNDA DIVISAO. AUTOMATICAMENTE ESTE TIME SERIA RECONHECIDO POR TODOS OS QUE ASSINASSEM AQUELE ACORDO COMO O LEGÍTIMO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987.

        Quem ganhou aquele campeonato – DENTRO DO CAMPO – COM UMA EQUIPE MARAVILHOSA – FOI O FLAMENGO.

        E agora Janca? O que voce acha ?

        Abracao e Sucesso

        • janca

          Não escrevi nada do que você disse. Minha posição, se você quer saber, é que a Taça das Bolinhas deveria ficar com o Flamengo, porque, com aval do São Paulo, a Copa União de 1987 representou o Campeonato Brasileiro. Acho que o título poderia ficar com Sport e Flamengo e assim a Taça das Bolinhas seria do Mengo. Mas pelo jeito não é o que a diretoria atual do São Paulo pensa a respeito, o que eu lamento. Abs.

          • Leandro Janjão

            Sendo assim, peço sinceras desculpas pela minha (errada) certeza de sua imparcialidade. Certo de que você concorda comigo quanto a necessidade de imparcialidade daqueles que exercem a sua profissão.

            Quanto a Taça das Bolinhas, eu, Flamenguista, não ligo pra ela. Faço questão apenas de ter reconhecido um título que o meu time ganhou dentro de campo. Sejamos claros Janca: Desde 1987, TODA E QUALQUER posição da CBF referente a este assunto foi baseada UNICA e EXCLUSIVAMENTE em P-O-L-I-T-I-C-A-G-E-M. (Desde o não-reconhecimento do título do Flamengo em 1987, até o reconhecimento ocorrido no ano passado).

            Para os que apreciam FUTEBOL, resta analisar o que ocorreu dentro de campo: E o Flamengo de 1987 ganhou NO CAMPO um dos campeonatos mais brilhantes que o nosso país já viu.

            Em tempo: Dos 11 titulares do Fla 87, apenas 1 não foi da Seleção Brasileira em jogos oficiais. (Se contar amistosos, todos foram). Alguem se lembra de 3 jogadores do Sport campeão da segundona de 87 ??

            Mais uma vez, desculpas independente da sua opiniao. Achei que voce estava sendo imparcial. Sucesso e paz pra todos.

          • janca

            Oi Leandro. Não tem que pedir desculpas. Falhas de comunicação acontecem. Da minha parte e da dos demais internautas. Isso faz parte do jogo. Acho que a CBF deveria ter reconhecido o título do Flamengo já nos anos 80 e concordo que não o fez por politicagem. E quando reconheceu também foi por politicagem, como você diz. Também entendo que os torcedores do Sport fiquem ofendidos e chateados e p… da vida por não verem reconhecido o título do time pernambucano por boa parte da sociedade. Mas concordo que a Copa União foi um tremendo campeonato e que o Fla foi seu legítimo campeão. E considero o Flamengo campeão brasileiro daquele ano, sim. Poderiam até reconhecer os dois, Sport e Flamengo, como campeões, embora, repito, foi a Copa União, a meu ver, o verdadeiro campeonato brasileiro, Leandro. E quem a venceu foi o Flamengo. Com apoio do São Paulo, um do principais idealizadores do torneio, via Carlos Miguel Aidar, presidente e um dos principais dirigentes do clube paulista. E que sempre apoio Juvenal Juvêncio, o atual presidente tricolor de quem não sou nada fã, confesso. Por ter mudado estatuto para permanecer no cargo, para ficar em apenas um exemplo. O São Paulo deveria, a meu ver, reconhecer o título do Flamengo e deixar a Taça das Bolinhas na Gávea. Seria uma atitude bonita. Mas atitudes bonitas no futebol infelizmente são poucas. Abs. e uma ótima quinta pra você, apesar do resultado do seu time ontem, Janca

    • Comedor de cú de urubu

      Se o flavela quiser, tem umas bolinha aqui!!! Duas bolas para ser mais exato, para enfiar no CÚ desses mulambos filhos da puta e fedidos!!!

      Marginais e analfabetos!!!

      • A sua mulher não pensa assim.

        Tem um Criolão que vai na sua casa sempre que você está junto com a Bambylândia.

        Sua mulher ADORA!!

        RSS

      • mario

        FALA ISSO NA CARA DE UM FLAMENGUISTA SEU VIADO ,PRA VER O QUE TE ACONTECE!!!!!!

    • Doido

      Claro que é do São Paulo,,,, q q q esses mulambos querem bolinhas… vcs ja tem algumas… Adriano(mestre bola), ronaldinho(cachaça) e David (galo cego)

    • josemy figueiredo

      Sport CAMPEÃO DE 1987 , TAÇA DAS BOLINHAS É DO SÃO PAULO E FIM DE PAPO

    • alexsandro

      TODA VEZ QUE O FLAMENGO ESTA EM CRISE VOLTAM A FALAR DA TAÇA DAS BOLINHAS PORQUE ESTAO EM SITUAÇAO DIFICIL NA LIBERTADORES E CASO SEJA ELIMINADO VAI VOLTAR TAO JOGOADOR NAI TREINOU POR QUE EATAVA NA BALADA ,SALARIOS ATRASSDO PROBLEMA COM A TRAFFIC E ETCCCCCCCC

    • Meus caros…
      A taça de direito é do MENGÃO, por que? É JUSTO? vc enfrentar grandes equipes que estavam no modulo cm o FLAMENGO ? e chegar na final e vencer em dois jogos duríssimos contra o INTERNACIONAL… E disputar com a outra serie bem inferior, com times com pouca tradição em Brasileirões…
      Se fosse estilo COPA DO BRASIL em que se enfrentam todas as regiões com seus Campeões aii sim poderiamos pensar em divisão se fosse o caso da COPA DO BRASIL ter sua divisão…

      Pergunto aos senhores do contra a TAÇA ser entregue ao MENGÃO, se fosse o VASCO, o próprio SÃO PAULO e PALMEIRAS será que suas diretorias deixariam haver o cruzamento para se decidir o CAMPEAO BRASILEIRO daquela data? ]

      ERA MELHOR NÃO TEREM FEITO MODULOS E SIM DISPUTADOS TODOS CONTRA TODOS.. SE É PRA SE ENFRENTAREM QUE ENFRENTASSEM TODOS CONTA TODOS…

      NÃO TEM LOGICA UM MODULO FORTISSIMO COMO O QUE O FLAMENGO DISPUTOU TER QUE DISPUTAR COM UM MODULO INFERIOR AO SPORT…

      UM DOS NOMES COLEGAS ABAIXO, DISSE, AH O SPORT IRIA GANHAR… SIM, KEM SABE, SE INTER E FLAMENGO NAUM TIVESSEM NUM BOM DIA… PERDERIAM ASSIM COMO ACONTECE ATUALMENTE EM CAMPEONATOS QUE UM PEQUENO GANHA UM JOGO DO GRANDE MS KEM LEVA O TITULO SAO OS TIMES GRANDES…. É MUITO FACIL JOGAR E ARRISCAR UMA CAMPANHA DIFICIL COMO FOI A DO MENGÃO PARA PERDER EM DOIS JOGOS CONTRA TIMES QUE JOGARAM CM EQUIPES DE MENOR EXPRESSAO NO CENARIO BRASILEIRO.

    • VLADMIR DE SOUZA

      POR FORÇA DE LEI,COISA QUE NÃO É MUITO LEVADO À SÉRIO NESTE PAÍS,A TAÇA É DO SÃO PAULO E FIM DE CONVERSA…NEM GOSTO DO SÃO PAULO,SOU CORINTIANO,MAS AI EU ABORDO A QUESTÃO PELA LEGITIMIDADE OU NÃO DOS FATOS,E SE A CBF,VALE P/ ALGUMA COISA(OQUE NÃO ACREDITO,POIS ELA DEU UNS TÍTULOS LOUCOS DE NACIONAIS A SANTOS PALMEIRAS E FLUMINENSE O QUE É UMA PIADA…),ELA TERÁ QUE POSICIONAR-SE COMO NO INÍCIO,ONDE UM CAMPEONATO PARALELO À ELA,SAGROU O FLAMENGO CAMPEÃO,MAS NO OFICIAL,A SABER:O CAMPEONATO DE SUA ESFERA DE ADMINISTRAÇÃO E RECONHECIMENTO,DEU O SPORT,PORTANTO O FLAMENGO RECLAMA COMO SEMPRE O FAZEM OS CARIOCAS,SEM NENHUMA RAZÃO!!!!

    • Soberano

      O flamerd@ assim como o curintia são ridiculos, toda a historia vencendo nos bastidores e com cartoladas. Mudam regulamentos, ou simplismente não acatam o regulamento, ate remarcação de jogos para ajudar esses merd…s ja ocorreu. Um time que se recusou a cumprir um regulamento ainda se diz campeão. Ridiculos!!!
      Sport campeão 1987!!!
      E o Soberano campeão incontestavel da taça das bolinhas. Diga-se de passagem bi-campeão da taça das bolinhas, primeiro cinco vezes campeão e primeiro tri-Brasileiro consecutivo.
      A presidenta do flamerd@ devia se preocupar com a atual fase do seu time, que sera eliminado na primeira fase da libertadores (coisa para o curintia), em pagar salarios e não com a nossa taça das bolinhas e titulo doSport de 87!!!

    • leandro

      MEU!!!SOMOS TODOS INTELIGENTES A PONTO DE DISCERNIR APENAS UMA COISA…O FLAMENGO SE RECUSOU A DISPUTAR O TITULO COM O SPORT CERTO!!!O QUE ACONTECEU? DEU W.Ó CERTO,AGORA ME DIZ,O QUE O FLAMENGO ESTÁ REVINDICANDO É UM ABSURDO CARA,NÃO ENTROU EM CAMPO ENTREGOU A TAÇA AO SPORT E AGORA QUER TAÇA DE BOLINHAS, PENSASSE NISSO ANTES QUE PODERIA DAR PROBLEMAS NO FUTURO,A TAÇA DAS BOLINHAS É DO TRICOLOR POR DIREITO E MÉRITOS DO SÃO PAULO E FIM DE PAPO,A JUSTIÇA VAI COM CERTEZA DAR CAUSA GANHA AO SÃO PAULO A EXEMPLO DA BABACA DO OSCAR,O SÃO PAULO SÓ REVINDICA AQUILO QUE LHE É DE DIREITO,E A JUSTIÇA APOIA A “VERDADE” ABÇ A TODOS…

    • Antonio Lima

      É simples de resolver: dá a taça para o Santos, que foi Pentacampeão Brasileiro em 1965 (61 – 65). Sei que a taça foi instituída somente na década de 70, mas isso resolveria tudo.

    • J.R.GODOI

      Estou com o Flavio Prado, a taça das bolinhas deve ficar definitivamente com o SPORT, só dessa forma cada time fica legitimado com seus titulos.

  • MARCELINHO PARAÍBA

    SE FOR TAÇA É DO FLAMENGO, AGORA SE FOR BOLINHAS AÍ É DO SÃO PAULO.

    • Leonardo Figueira

      BOA

    • Johnson

      E se for as varetas da taça que sustentam as bolinhas, aí são da sua mãe….rs

      • Renato

        hauahuahuahuahuahau

      • Fabio

        Enrustido Detect!!!!! Saí do Armario Bichona!

        • Aleksandro

          Saí????? oO

          Hum… boiola!

        • Quem ri por último ri melhor

          Pô Fábio, nunca ví alguém ser tão assumido e afirmar que saiu do armário feito uma bichona… kkkkkkkkk ushaushaush hehehehe kkkkkkkkk que bolinha fora não? kkkkkkkkk

    • FABIO

      SAIU UM RAIO X DA PATRICIA AMORIM E ELE ESTAVA GRUDADA NAS BOLINHAS DO SÃO PAULINOS

      SOLTA MINHAS BOLAS PATRICIA KKKKKKK

    • flamenguinho de mer…

      ser for roubada só pode ser pela torcida do flamengo

      qual menor presidio do mundo?

      Camisa do flamengo

      • Se acharem as bolinhas entaladas no orifício RETAL de alguem, tenha certesa que é de um São-paulino. Esses caras adoram umas bolinhas.

  • Felipe Lima

    Aí reitera-se a pergunta: como é que os clubes vão tentar a unidade (Liga) se qualquer coisa os coloca em pé de guerra?
    Solução: leiloa essa taça logo e dá o dinheiro pra caridade. Creio que a taça seria mais útil assim!

    • janca

      Concordo. Brigando deste jeito os clubes nunca chegarão a um consenso ou pelo menos a um denominador comum, Felipe. Abs.

    • corintiano

      boa

    • Caridade? Se leiloar esta taça o dinheiro vai ser revertido pra alguma instituição de caridade, como por exemplo o estádio do corinthians, ou o superfaturado centro de treinamento do flamengo.
      Na boa galera, o Flamengo não é hexa, regulamentos foram quebrados e o campeão foi o Sport, doa a quem doer, mas é essa a verdade. É como o Internacional/RS querer comemorar o titulo brasileiro de 2005 só porque voltaram 11 jogos do corinthians, não vai voltar atrás essa decisão. E quando finalmente o Supremo julgar essa ação o São Paulo será ENFIM, declarado unico hexa.

      • Felipe Lima

        Poxa, Evandro. Tenha um pouco mais de fé nas pessoas que guiam o futebol (hehehe!, Difííííícil!)!

        Mas acho que você entendeu meu ponto de vista. Já que tá causando tanta confusão, vale a pena tanto desgaste pra ter um troféu que estava encostado? Pode ser legal, “Ah! Minha sala de troféus vive cheia, e agora tenho mais esse aqui!”, mas na boa, muda alguma coisa? Diminui os times? Eu acho que não.
        E, se ninguém quer resolver essa situação pra um dos lados, que fique com ninguém! É assim que minha mãe fazia quando eu e meu irmão brigávamos por algo e não chegávamos num consenso.

  • ageu c. b.

    por que será que o SAO PAULO, quer tanto a taça de bolinhas???
    da pro santos ou palmeiras, que antes dos dois, ja haviam conquistado 5 titulos intercalados.

    • val

      esmola da cbf para times que jogaram outro campeonato. Quer falar em titulos fale em Flamengo, São Paulo, Internacional,etc…

    • Gustavo

      Indo pelo seu raciocínio, se o São Paulo não tiver o direito (o primeiro a conquistar 5 títulos reconhecidos pela CBF), também não deveria ser o Flamengo mesmo. Deveria mesmo ir para o Palmeiras ou o Santos (não sei quem ganhou 5 primeiro).
      Apesar que estes outros títulos também são uma palhaçada. Teve ano que mais de um time foi campeão, campeão que jogos pouquíssimas partidas etc…Resumindo, a taça deve ficar em São Paulo

  • Bruno

    Só uma correção: Marin é corintiano, caso vc não saiba. O fato dele ter jogado no SPFC não faz dele tricolor, como não fez com o Neto tb, assim como não fez com o Falcão.

    • janca

      Fez sim, Bruno. Antes mesmo de ter virado presidente da CBF era visto no Morumbi torcendo pelo São Paulo.

  • Alex

    A DIRETORIA DO SÃO PAULO NÃO TEM NEM VERGONHA NA CARA. IDEALIZADORES DA COPA UNIÃO, ASSINARAM JUNTAMENTE COM OS DEMAIS PRESIDENTES DOS 13 CLUBES DE QUE NÃO HAVERIA CRUZAMENTO E DEPOIS QUE O FLA GANHOU E PRINCIPALMENTE QUANDO ELES CONSEGUIRAM O SUPOSTO PENTA, COMEÇOU A PALHAÇADA E A FALTA DE CARATER POR PARTE DOS DIRIGENTES PAULISTAS. SÓ QUERO VER AGORA ESSE TAL DE MARIN, VAMOS VER SE ELE ENTRE EM LITIGIO COM O CLUBE DE MAIOR TORCIDA.

    • Renato

      quem manda é a CBF não os clubes, se o teu chefe te dá uma ordem ou você acata ou vai embora, isso é profissionalismo, conceito que os clubes parecem desconhecer.
      o que não pode é os clubes grandes fazer chantagens e achar que mandam, W.O. é W.O., e o sport é campeão de 1987, o resto é choro e influência da rede bobo, se o internacional tivesse ganho do flamengo alguém acha que a gente ia tá discutindo isso ?

      • Rodrigo

        Renato,

        Vc não deve estar lembrado mas nos dois confrontos entre Fla x Inter em 1987 pela copa União o Inter não conseguiu ganhar: Inter 1 x 1 Fla (Beira Rio) e Fla 1 x 0 Inter (Maracanã).

        Sem Comentários.

      • Rafael

        Cara o que vc anda bebendo? Nada a ver isso que vc falou. 1º vem falar de profissionalismo? Desde qd tem profissionalismo no Brasil e principalmente na CBF? É só ver o que tá acontecendo por lá atualmente. Em 87 a CBF fez de tudo pra sacanear o clube dos 13 e o Flamengo entrou de gaiato nessa história. Se fosse o Inter estaria brigando até hoje pq além de ser um clube grande, tem postura digna de homem e título não se acha na lata do lixo, existe muita coisa envolvida nisso (trabalho, dinheiro, dedicação…). A CBF reconheceu o Fla como campeão pq ficou sem saída com aquela palhaçada de reconhecer taça Brasil como Campeonato Brasileiro, mas por causa da justiça de Pernambuco recuou, mas o STJ não é a justiça tendenciosa de Pernambuco, é imparcial e vai reconhecer o Fla como campeão de 87, anota aí!

      • Leo

        Se o Sport foi campeão me ajudem pois não estou conseguindo me lembrar o resultado de alguns jogos.
        Quanto foi Sport vs Corinthians… Sport vs Palmeiras… Sport vs Flamengo… Sport vs São Paulo… Sport vs Vasco.. Sport vs Inter… Sport vs Gremio… Sport vs botafogo… Sport vs Fluminense.. Sport vs Cruzeiro.. Sport vs Atlético.. Sport vs santos etc..
        Ué se não jogou com nenhum desses times então disputou outro campeonato…
        E outra quem organizou o Campeonato Brasileiro naquela época..foi a CBF ou o Clube dos 13??
        Por que na época o São paulo legitimava a conquista do Flmengo e hoje em dia esta em letigio??
        Amigos na minha opinião o que é certo ..é certo..O Flamengo é o legitimo campeao de 87…é o Rubronegro oficial..não é um rubronegro genérico que esta aostumado a ganhar uns estaduais roubados em Recife….Toda a imprensa séria seja de qualquer canto do Brasil dá como legitima a conquista de 87….Uma coisa o Sport não vai tirar da gente..ganhamos dos melhores times do brasil em 87..e vcs ganharam de quem???

      • SAULO

        W.O É W.O!? DEIXA DE SER MANÉ…. AONDE QUE AQUELE TIMECO DE MEIA SOLA IA GANHAR DO TODO PODEROSO QUE É O FLAMENGO OU PRÓPRIO INTERNACIONAL.
        SE CONTENTE COM OS ESTADUAIS Ó TORCEDORCIM…DO ESPORTIM…TIMECO QUE ATÉ AS CORES COPIOU!

    • Gabriel Miranda

      qm disse q alguém assinou q não jogaria cruzamento, os times fizeram esse acordo verbal, diferentemente do acordo de jogar, que foi assinado por todos os 16, na pessoa de Eurico Miranda, procurador de todos os times na reunião do conselho arbitral.

  • Antonio

    Eu já disse uma vez e vou repetir, para quem não se lembra: esse negócio de dividir campeonato é coisa de quem quer lavar as mãos nos assuntos complicados, ou para contentar gregos e troianos. Vamos fazer os cálculos. Campeonato é 1. Se dividir por dois, dá meio para cada um dos pretensos campeões! Assim sendo, o Flamengo é atualmente, penta e meio! Quando o São Paulo chegou ao penta legítimo, o Fla era tetra e meio! Considerando aí, os títulos ganhos no apito amigo, que foram vários!

  • PROFETA

    Sugestão: Que os clubes façam três jogos,um no estádio do Flamengo e outro no Morumbi ou vice-versa e um jogo em Minas.Quem somar mais pontos leva a taça!

    • Leonardo Figueira

      PO PROFETA SE FOI RECONHECIDO O TITULO DE 87 DO FLAMENGO O MESMO É O PRIMEIRO PENTA CAMPEÃO BRASILEIRO!

      • PROFETA

        O campeão de 87 foi o Sport de Recife!

  • a decisao dele eh uma só. a CBF sempre reconheceu (como eh de direito) o SPORT como campeoao de 87, logo nao tem o q discutir, a jsutiça ja deu parecer favoralvel ao SPORT e o flamerdinha vem com essa de “DIVIDIR TÍTULO” isso nao existe, essa polemica so existe pq a corja da imprensa eh flamerdista. na verdade o que eh direito tem q ser dito. sport capeo de 87 e a taça das bolinhas esta com quem eh de direito,o sampa e ponto.

    • André

      Isso aí!!! clap clap clap

    • Leo

      Se o Sport foi campeão me ajudem pois não estou conseguindo me lembrar o resultado de alguns jogos.
      Quanto foi Sport vs Corinthians… Sport vs Palmeiras… Sport vs Flamengo… Sport vs São Paulo… Sport vs Vasco.. Sport vs Inter… Sport vs Gremio… Sport vs botafogo… Sport vs Fluminense.. Sport vs Cruzeiro.. Sport vs Atlético.. Sport vs santos etc..
      Ué se não jogou com nenhum desses times então disputou outro campeonato…
      E outra quem organizou o Campeonato Brasileiro naquela época..foi a CBF ou o Clube dos 13??
      Por que na época o São paulo legitimava a conquista do Flamengo e hoje em dia esta em letigio??
      Amigos na minha opinião o que é certo ..é certo..O Flamengo é o legitimo campeao de 87…é o Rubronegro oficial..não é um rubronegro genérico que esta aostumado a ganhar uns estaduais roubados em Recife….Toda a imprensa séria seja de qualquer canto do Brasil dá como legitima a conquista de 87….Uma coisa o Sport não vai tirar da gente..ganhamos dos melhores times do brasil em 87..e vcs ganharam de quem???

  • joelmir

    Ele vai colocar no bolso e vai ficar por isso mesmo.

  • Leonardo Figueira

    PAREM LOGO COM ESTA PALHAÇA E RECONHEÇAM LOGO O FLAMENGO COMO O DONO DA TAÇA DAS BOLINHAS JA QUE O MESMO JA FOI RECONHECIDO COMO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 87, SERIA MAIS DIGNO DA PARTE D VCS E DO SÃO PAULO SE RECONHECESSEM ISSO, UMA VEZ SENDO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 87 O FLAMENGO É O PRIMEIRO PENTACAMPEÃO BRASILEIRO!

  • roberto

    O São Paulo FC e o Clube de Regatas Flamengo, deveriam promover um almoço e fazerem mais um exemplar da taça, e dar uma para cada um e terminar essa estória.

  • marcondes

    essa taça esta enchendo o saco, o são paulo fica do lado do clube dos 13 em 1987 e agora vira as costas. pega essa taça e come

  • T

    Divide a taça! Faça duas, da para os dois clubes e chega de essa bobagem!

  • Paulo Brunoro

    Se o Flamengo se considera penta-campeão em 1993, por que reenvidicou a taça apenas em 2007 quando o SPFC foi penta? Se eles desdenharam e esqueceram a taça por 14 anos, por que fazem tanta questão agora???

    • Leo

      Se o Sport foi campeão me ajudem pois não estou conseguindo me lembrar o resultado de alguns jogos.
      Quanto foi Sport vs Corinthians… Sport vs Palmeiras… Sport vs Flamengo… Sport vs São Paulo… Sport vs Vasco.. Sport vs Inter… Sport vs Gremio… Sport vs botafogo… Sport vs Fluminense.. Sport vs Cruzeiro.. Sport vs Atlético.. Sport vs santos etc..
      Ué se não jogou com nenhum desses times então disputou outro campeonato…
      E outra quem organizou o Campeonato Brasileiro naquela época..foi a CBF ou o Clube dos 13??
      Por que na época o São paulo legitimava a conquista do Flmengo e hoje em dia esta em letigio??
      Amigos na minha opinião o que é certo ..é certo..O Flamengo é o legitimo campeao de 87…é o Rubronegro oficial..não é um rubronegro genérico que esta aostumado a ganhar uns estaduais roubados em Recife….Toda a imprensa séria seja de qualquer canto do Brasil dá como legitima a conquista de 87….Uma coisa o Sport não vai tirar da gente..ganhamos dos melhores times do brasil em 87..e vcs ganharam de quem???

    • Leo

      Deve ser pelo mesmo motivo que em 87 o SP apoiava o Flamengo como legitimo campeão e hj em dia quer a taça das bolinhas…
      Só um detalhe o São Paulo nunca ganhou um Brasileiro ds taças de bolinhas…os 5 que ganharam eram outras taças..

      • alexsandro

        vá ao morumbi e veja todas as taças da bolinhas para vc leo a taça das bolinhas foi criada pela caixa desde o brasileiro de 71 ok todos os campeoes recbia um replica e o sao paulo ganhou em 77

  • o marin tenque saber que o titulo e do sport e do flamnego que fez essa palhaçada toda foi a cbf que nao teve dinheiro e verba pra organiza o brasileiro os 16 clubes grande largaro a cbf pro calsa de isso so que a a cbf batriso os dois modulos o mdulo verde e a serie a do brasileiro de 87 entao o flamengo e hexa sim

  • Johnson

    E o JJ segue com a tentativa de destruir sua imagem e de tudo q fez pelo SPFC.Se não me engano ele fazia parte da diretoria do SP naquele ano e o próprio SP deu apoio ao flamengo qto ao fato de não entarr em campo contra Sport ou Guarani, e agora não assume o que foi assinado pelo clube.

    • janca

      O Juvenal foi cria do Carlos Miguel Aidar, ex-presidente do São Paulo e um dos principais idealizadores do Clube dos 13, que organizou o campeonato de 1987.

  • De nada adianta o posicionamento do Marin, pois a palavra (e nem qualquer decreto) dele têm força de lei… a questão está em âmbito judicial, já não está mais na alçada da CBF.

    Tudo que ele disser será em vão e retratará apenas uma posição pessoal (talvez até da entidade que ele representa) mas ainda assim será uma ação inócua, sem efeito.

    Na verdade não há mais o que se discutir… o Sport já ganhou em última instância o direito a ser o único campeão Brasileiro daquele ano… e com isso o Flamengo é apenas Penta…

    Não é uma taça que define a soberania de um time… e neste ponto, com taça ou sem taça o SPFC reina absoluto cá por estes gramados das terras tupiniquins.

  • Edilberto Carvalho

    É uma questão de bom senso, o São Paulo deveria ser mais humilde e reconhecer o Flamengo com o legitimo campeão de 1987, é simples em 87 o campeonato foi organizado pelo Clube dos 13. O São Paulo foi um dos idealizadores da Copa União, que funcionou como o Brasileiro de 87 série “A”, e terminou vencida pelo Flamengo, então não entendo porque a duvida de reconhecer o Flamengo com o legitimo CAMPEÃO DE 87, portanto merecedor da Taça das Bolinhas.
    Dirigentes são paulinos, sejam humildes e reconheçam o Direito do Flamengo, reconhecer o erro que estão cometendo só engrandece essa Instituição de tantas glorias.
    Ao final de tudo isso ninguém leva nada, fica tudo ai, isso é apenas uma passagem, para que tanta confusão.
    Com base nesse comentário, o Presidente da CBF deveria tomar a atitude mais sensata que o reconhecimento do Flamengo com o legitimo CAMPEÃO de 1987.

    • André

      Ao chamar a Copa União de Série, você automaticamente tá dizendo que o Guarani, vice campeão em brasileiro em 86, e América, semi-finalista, foram REBAIXADOS para a Segunda Divisão?

      Essa não cola, amigão!

      Sport Clube Recife – Legítimo Campeão Brasileiro e 1987

    • Discordo. No seu ponto de vista o campeonato de 2000 seria do Cruzeiro, já que as oitavas-de-final contava com quatro times de divisões inferiores – e, no final das contas, o São Caetano, da “Série B”, chegou à final com méritos.

      A competição de 1987 foi modificada no meio, isso é verdade, mas a atitude do Flamengo e do Internacional de se recusarem a jogar contra Sport e Guarani deve-se mais ao receio de uma possível derrota do que à mudança repentina de formato do campeonato – talvez pela final Coritiba x Bangu de 1985 e do vice-campeonato do Guarani em 1986.

  • carlosmanaus

    O fra NÃO FOI CAMPEÃO EM 87 pra começar a conversa,,,o regulamento estava estabelecido desde o inicio da competição,, o fra foi VICE (aliás é o maior dos vices) por que CORREU do sport e PERDEU por W.O. ,,depois perdeu em TODAS AS INSTÂNCIAS da justiça,, o processo já foi julgado erm transitado o que significa que NÃO CABE RECURSO !!!! não adianta esses flamenguistas quererem ROUBAR esa taça e o titulo do sport !!!

    • Leo

      VC precisa se ler um pouco mais….A CBF entrou no meio do Campeonato para mudar as regras..sendo que nem foi a CBF que organizou o Brasileito..
      Se o Sport foi campeão me ajudem pois não estou conseguindo me lembrar o resultado de alguns jogos.
      Quanto foi Sport vs Corinthians… Sport vs Palmeiras… Sport vs Flamengo… Sport vs São Paulo… Sport vs Vasco.. Sport vs Inter… Sport vs Gremio… Sport vs botafogo… Sport vs Fluminense.. Sport vs Cruzeiro.. Sport vs Atlético.. Sport vs santos etc..
      Ué se não jogou com nenhum desses times então disputou outro campeonato…
      E outra quem organizou o Campeonato Brasileiro naquela época..foi a CBF ou o Clube dos 13??
      Por que na época o São paulo legitimava a conquista do Flmengo e hoje em dia esta em letigio??
      Amigos na minha opinião o que é certo ..é certo..O Flamengo é o legitimo campeao de 87…é o Rubronegro oficial..não é um rubronegro genérico que esta aostumado a ganhar uns estaduais roubados em Recife….Toda a imprensa séria seja de qualquer canto do Brasil dá como legitima a conquista de 87….Uma coisa o Sport não vai tirar da gente..ganhamos dos melhores times do brasil em 87..e vcs ganharam de quem???

      • Leo, concordo que Sport e Guarani não jogaram contra os grandes, mas…

        – O Guarani era o atual vice-campeão brasileiro e o América-RJ foi semifinalista de 1986. Por que não jogaram o módulo principal de 1987?

        – O São Caetano foi vice-campeão de 2000 jogando contra os grandes apenas na fase final.

        – A competição tinha um regulamento prévio, mas não significa que ele foi aceito por todas as equipes. Pelo contrário: nenhuma equipe do módulo amarelo aceitou a proposta de não-realização do quadrangular.

      • alexsandro

        leo nao precisa ter esses confontos pois uma copa do mundo uma seleçao pode pegar seleçoes de menores expressao no futebol senao a copa do mundo era feita só por umas 6 ou 8 seleçoes,e outra tenho gravado um comentario do Paulo Vinicios Coelho da ESPN e ele diz sim que havia um acordo para ter o cruzamento mas eu acho que o flamengo nao teve medo do sport ou guarani e sim de outra possivel final com o inter .
        como vc é flamenguista tambem é um absurdo o regulamento do carioca ate um tempo atras onde os times grandes nao podia jogar fora de casa isso sim é absurdo

  • Leonardo

    Como assim “o título do Flamengo em 1987, que não era reconhecido pela CBF”? Como assim “só o Superior Tribunal de Justiça pode decidir a questão”.

    Desde quando a CBF reconheceu esse título? CBF não pode reconhecer, pois a Justiça já disse que o campeão é o Sport.

    Que erro feio, hein!
    Informe-se, rapaz.

    Sds.

    • janca

      No ano passado a CBF chegou a reconhecer o Flamengo como campeão junto com o Sport. Informe-se, rapaz. Abs.

      • Leonardo

        A CBF não pode reconhecer o Flamengo como campeão porque a Justiça já decidiu que o título é do Sport. Se você não se lembra, a CBF foi obrigada a voltar a reconhecer o Sport como campeão.

        Repito: informe-se, rapaz.

        Sds.

        • janca

          A Justiça não deu um parecer definitivo, até porque houve conflito de interesse e o STJ ainda não se pronunciou.

          • André

            Leonardo, a CBF reconhece quem ela quiser enquanto a Justiça não dá parecer definitivo. Se tivesse dado a questão estaria resolvida e não está. Você tem que aprender a ser mais humilde, rapaz. Prepotência não ganha jogo.

          • janca

            É que ainda não há um parecer definitivo sobre o assunto, André. Abs.

          • Leonardo

            Justiça já deu parecer definitivo, sim, e não cabe mais recurso. Matéria transitada em julgado. Acabou! É o único título Brasileiro que não pode ter o campeão alterado.

            Os únicos que dizem que existe uma grande confusão são os flamenguistas. E só. Pro resto do Universo, o papo tá morto.

            Sds.

          • janca

            Se você está dizendo… Mas o STJ já se pronunciou a respeito? Porque conversei com o diretor jurídico do São Paulo que diz que não há decisão definitiva. E se a decisão é definitiva, porque o Flamengo ainda contesta? O assunto deveria estar encerrado e não está. Abs.

        • Leonardo

          Decisão do STJ.

          O Flamengo tentou um último recurso no Superior Tribunal de Justiça, denominado Agravo de Instrumento (Ag 210691). Mas seu prosseguimento foi negado.

          https://ww2.stj.jus.br/websecstj/decisoesmonocraticas/frame.asp?url=/websecstj/cgi/revista/REJ.cgi/MON?seq=4658289&formato=PDF

          • janca

            Se é isso, obrigado pela informação. E pelo jeito, então, não adianta nada o Flamengo pressionar a CBF que a taça vai ficar com o São Paulo, diga Marin o que quiser. Embora ele deva, imagino, passar o caso pra Justiça e fugir da pendenga, que só pode deixá-lo em maus lençóis. Com um ou com outro.

          • Rafael

            Amigo, isso aí é decisão de 99. Estamos em 2012. Essa decisão é referente ao cassar o título do Sport e dá-lo ao Flamengo isso não é mais possível. Mas não é isso que o Flamengo quer e sim ser reconhecido ao lado do Sport como campeão de 87, isso sim é bem possível pois a CBF abriu uma brecha qd saiu reconhecendo um monte de taça Brasil como Campeonato Brasileiro e tivemos o Palmeiras tendo 2 títulos brasileiros no mesmo ano em 67 e 2 campeões em 68 (Palmeiras e Botafogo). O torneio que o Flamengo ganhou(organizado pelo clube dos 13) é distinto do que o Sport ganhou (organizado pela CBF). A CBF reconhecer o título da Copa União do Flamengo como também campeão de 87(e assim o fez) é um direito dela. O problema é que a justiça de Pernambuco sem consultar os motivos empatou a parada. Só que o STJ não tem nada a ver com Pernambuco vai decidir isso. Pronto!

          • janca

            Acabo de ter outra informação, Rafael, na semana passada tentaram obrigar o São Paulo a devolver a Taça das Bolinhas por conta de uma decisão da Justiça de Recife. Não há um parecer definitivo, portanto, pois há outras instâncias nas quais o São Paulo, pelo jeito, vai brigar. E o Flamengo também. E o Sport, outra parte interessada, claro. Abs.

          • Leonardo

            Todos nós iremos morrer e a taça e nem o título de 1987 chegará na Gávea.

            Por um simples motivo: o campeão é o Sport.

            Não cabe reconhecer o Flamengo como campeão ao lado Sport porque a decisão do STJ é que SÓ o Sport é campeão 1987. Como disse: é o único título que não pode ser alterado. Podemos alterar até o campeão da Copa do Mundo de 1998, mas esse título de 1987, já era; é do Sport.

            Sempre vai haver confusão porque o Flamengo precisa nutrir a confusão. É de total interesse do Flamengo ser campeão de 1987. Antes, só aceitava ser ele, como campeão. Agora, já admitem o Sport ao lado.

            O pior, mesmo, é o que fazem com a informação. Conversa de boteco, tudo bem, é papo de bebado. Mas, a informação não é. E a informação, nesse caso, é só uma: Sport Campeão Brasileiro de 1987. Consequentemente, a Taça de Bolinhas é do São Paulo.

            Sds.

      • Nilson

        E a CBF logo depois voltou atras, o que não quer dizer nada porque CBF era ???Ricardo Teixeira???.
        Gostaria muito da ideia de disputar esta taça na bola, em duas decisões, uma no Maraca reformado e outra no Morumba.

        • alexsandro

          responder ao rafael nesse topico nao existe reconhecer a copa uniao e o brasileiro se for assim em 2000 na copa joao havelange haveria tres campeos brasileiro

          • Rafael

            Mas foi exatamente assim que aconteceu em 2000. O Paraná foi campeão da 2ª divisão e o Malutrom foi campeão da 3ª. A 2ª e 3ª divisões tinham início e fim como aconteceram. Mas a primeira divisão(módulo azul) tinha 1ª fase(todos contra todos) e a 2ª fase que entrava os 12 do módulo azul(1ª divisão), 3 do módulo amarelo (2ª divisão) e 1 do módulo verde (3ª divisão). Só que tem 2 grandes diferenças em relação a 87. Primeiro que esse regulamento por mais ridículo que fosse, foi aceito por todos e os campeonatos começaram ao mesmo tempo e organizados pela mesma entidade e por mais escroto que fosse pelo menos havia uma proproção com 12 da 1ª , 3 da 2ª e 1 da 3ª e não(como foi em 87) 2 da 1ª contra 2 da 2ª. E mais um detalhe: a 1ª fase do campeonato de 2000 não encerrava o campeonato, era apenas uma 1ª fase, já em 87 o Flamengo jogou a 1ª fase e depois jogou semifinal e final, pra que faria isso se tivesse que disputar o título depois? O campeonato de 87 não foi aceito pelos times do módulo verde pois na verdade essa nomenclatura nem existia, foi a CBF quem inventou. O que existia era a Copa União organizado pelo clube dos 13 com o aval da CBF. Depois que esse torneio já estava em andamento, se não me engano na 5ª rodada, a CBF criou o torneio dela com outros clubes e tentou juntar os 2 torneios chamando a Copa União de módulo verde e o torneio dela de módulo amarelo. Com isso, os clubes não aceitaram pois além de ridículo, era uma manobra dela pra tumultuar o campeonato(Copa União) que fazia muito sucesso. Ela tinha dado autonomia para os clubes(clube dos 13) realizarem o campeonato, e depois voltou atrás. Como vc pode impor um novo regulamento depois que o campeonato que vc mesmo permitiu já começou? Não sou eu quem sabe dessas informações apenas estou repetindo a informação do excelente e imparcial jornalista da ESPN, o PVC. E antes que digam alguma coisa, ele não é flamenguista e sim palmeirense.

  • Mateus

    o sao paulo e um time problematico e sem palavra estao brigados com o inter e sao de dificil conversa assinam q aceitaram a copa uniao e depois nao tem palavra so por causa dessa taça

    • seu burro a briga com o inter não tem nada haver, o inter esta com um jogador que não e deles de direto pela justiça, vai ler antes de escrever besteria.

  • sandrofla

    Patricia Amorim está querendo desviar focos. Já deve estar por vir alguma bomba por aí.

    • janca

      Tudo é possível, Sandro, tudo é possível. Abs.

  • Cristiano

    Futebol Brasileiro era mto bagunçado, hj está um pouco melhor, me lembro daquela Copa João Havelange de 2000, Trocentos times, Vasco campeão com São Caetano vice, no ano seguinte o São Caetano tava na Série A junto com o Fluminense, sendo q no ano anterior não havia nem acesso nem descenso, essa confusão desse título é só pra render, chamar o Sport de campeão Brasileiro de 1987 é a mesma coisa que dizer que o Corinthians é campeão mundial.

    • O São Caetano e o Paraná realmente só jogaram a Série A em 2001 por causa de ações na justiça, mas o módulo no qual jogaram era equivalente à Série B e ambos foram finalistas – logo, o mais justo seria a promoção dos dois times.

  • Castro

    Marca um jogo entre FLAMENGO X SPORT e deixa ver o verdadeiro CAMPEÃO de 1987, na fase que o FLAMENGO anda MARCELINHO PARAÍBA faz uns três golsss e coloca fim a esse impasse

    • SAULO

      SPORT É TIME? DE ONDE SAIU ESSA ASNEIRA! SE VOLTE PARA A SUA INSIGNIFICÂNCIA!

      • Castro

        Emelec é Time….kkkkk

    • Rafael

      Acho uma ótima ideia essa do confronto se o Paraíba faz três, o Love mete seis!

      • Os dois times estão muito mal das pernas. Acho que dá empate de zero.

        • Castro

          Zero a Zero com aquela defesinha de futebol de botão e o Inacreditável no ataque sem chance é 3×3 ou virada do Sport

      • Castro

        onde está o Love está lesionado não jogo ontem.kkkk

  • andre romao

    Flamengo tira a mão das minhas bolas ! rs

  • denis

    Este campeonato não deveria nem ser discutido. Esse timeco do sport deveria ser punido pela CBF.
    Em 2000 se eu não me engano, o GAMA de brasilia recorreu a justiça comum contra rebaixamento e foi punido pela Cbf. No ano seguinte foi criado a taça joão havelange onde ele não participou e o vasco sagrousse campeão. se fosse assim como questionam, o vasco não seria tetracampeão mporque naquele ano não houve capeonato brasileiro

    • O Gama participou da Copa João Havelange. E na divisão principal. Tanto que a competição ficou com 25 times (sim, um número ímpar). Ganharam o direito de participar na justiça.

      Por sinal foi bastante divertida: o Corinthians, “campeão do mundo”, foi vice-lanterna…

      • reinaldo de barros

        Como que os gambas nao valorizam os titulos dos Santos e Palmeiras que foram acondicionadas como octacampeoes, e se o JOAO HAVELANGE que os gambas nao foram rebaixados por nao ser o BRASILEIRAO ? E como o campeao daquele JOAO HAVELANGE foi considerada NACIONAL ? Como se explica isso ? Valeu para o campeao ser CAMPEAO NACIONAL e nao valeu para o REBAIXAMENTO do gomba ?

  • TRATA-SE DE UMA DISPUTA INÓQUA. A FLAMENGO FOI CAMPEÃO EM 1987 E PRONTO. ALIÁS, É O ÚNICO TIME BRASILEIRO QUE TEM ONZE CAMPEONATOS BRASILEIROS GANHOS, A SABER: CINCO, CONFORME OS PAULISTASE O SPORT CLUBE DO RECIFE E SEIS DE ACORDO COM O RESTO DO UNIVERSO. DISSE!

  • Maurício de Manaus

    Bom dia JOÃO CARLOS!
    Será que esse reconhecimento de campeonato, por parte da CBF, é justo? Lembremo-nos que o ex-presidente (não merece ter o seu nome citado) daquela entidade, dentre outras decisões desastrosas, optou pelo reconhecimento, sem que houvesse o devido impasse, pois é torcedor do flamengo. Atrevo-me a dizer, que o mesmo reconheceu campeonatos de outros Clubes, só para favorecer, nesta questão, mais uma vez, o time mais bajulado e ajudado do País. E os outros Clubes? Ah, os outros Clubes, são só os outros… . Que se lasquem!
    Entreguem logo esta taça ao flamengo, eles precisam dela para a continuidade de sua “soberania”, no esporte mais querido do Brasil.
    Ressalto que o esporte é o mais amado por todos os brasileiros e não só por este Clube e sua torcida, que se julgam os donos da situação, por contarem com favorecimentos, que hoje muito bem conhecemos.

    • janca

      Oi Maurício. Durante muitos anos a CBF reconhecia o Sport como campeão. Salvo engano, por decisão judicial, ano passado teve que reconhecer o Flamengo, mas o caso foi a outras esferas judiciais. Abs. e boa terça pra você, João Carlos

      • Janca, o que não se explica é por que o Flamengo não insistiu nisso antes – parece que só tomaram as dores quando o São Paulo foi legitimado campeão.

        É isso que gera encrenca. Se o Flamengo tivesse pressionado a CBF antes dos títulos do São Paulo, teria até o apoio do Tricolor.

        • janca

          O Flamengo poderia ter insistido nisso antes, sim, mas já insistia em relação a se considerar campeão em 1987, torneio que teve o apoio do São Paulo também. Mas depois veio essa disputa pela Taça das Bolinhas e a discussão caiu no ridículo. No clubismo e no bairrismo e aí perde o sentido. Abs.

  • Anderson

    Quebra a taça e acaba a briga, ou faz outra igual e dá uma para cada 1 e fim de papo

  • Marcio Godoy

    Na minha opinião (sou torcedor do São Paulo FC) para acabar com essa disputa…. os clubes deveriam disputar a taça em campo… marcar um jogo em campo neutro…. e jogo único quem vencer leva a taça… talvez um jogo em solo japonês, para o menguinho seria uma forma de disputar um jogo no japão

  • O carinha que mora logo ali

    Eu sou sãopaulino. E sempre achei uma tremenda tolice por parte do São Paulo brigar por essa taça; ela sim vale algo para o Flamengo (confirmação do título de 1987). Por que a Juvenal quer tanto essa porcaria de taça??
    São Paulo e Flamengo sempre foram aliados políticos e, essa bobagem por parte do Juvenal, vai levar a destruição dessa aliança. Será mal para o SP e para o Flamengo. Os dois saem perdendo por um ato de orgulho do presidente do tricolor paulista.

    • Juca

      Concordo! Falta bom senso e caráter nessa situação.

  • O Q ? Flamengo um time de M ? o que qui o sport é no cenário do futebol brasileiro ? o que ele representa ? time pequeno, não ganha nada de expressão, insignificante para o futebol dos GRANDES, comemora um titulo brasileiro ganho nos penaltys aonde não teve ganhador, tadinhoo do sport, o titulo mais importante da vidinha deles é um unico campeonato brasileiro, KKKKKKKKKKKKKKKKK, mesmo se tirar esse titulo do flamengo, ainda terão 5 titulos brasileiros, comparar um time como flamengo, corinthians, são paulo, santos com o sport chega a ser covardia, uma formiga contra elefantes, seria bom os torcedores do sport se preoucuparem com o rebaixamento novamente…

  • João

    Esse título do Sport é a maior mentira do futebol brasileiro de todos os tempos! Como pode um time ser campeão brasileiro da série A sem jogar contra Corinthians, Grêmio, Cruzeiro, São Paulo, etc… E jogando contra um monte de babas como XV de Jaú, Campinense, Ferroviário… Me explica essa aí que eu não entendo! Até em Portugal nego deve rir disso! Falta caráter e hombridade ao torcedor e dirigentes do Sport Recife.

    • Juca

      Assim é mole! Até o Madureira pode ser campeão brasileiro desse jeito!

    • O São Caetano foi vice-campeão brasileiro de 2000 partindo do módulo inferior.

      O Flamengo era muito forte em 1987, mas não inferiorize o Sport, que jogou de igual para igual com o atual vice-campeão brasileiro da época, o Guarani.

      • Mengo

        Óhhhh…jogou de igual pra igual contra o Guarani….grande time esse Guarani…..só pode estar brincando!!!! putz….

        • PROFETA

          O Flormengo e o Interbichanacional tiveram medo de enfrentar o Sport e o Guarani,agora querem o que?Vão se f…d.

  • Nélio Jorge

    Pernambuco existe? Onde fica essa desgraça de lugar? Pernambucano é gente ou apenas é uma raça que come cacto e divide a água barrenta com porcos e o gado… Se enxergam bando de subdesenvolvidos.

    • alexsandro

      seu idiota lembre-se que no sudeste sempre tem um nordestino em cada familia ou ja sei teve ser traficante

  • André

    é hora de dizer tchau!! pra libertadores hj Flamengo !! kkkk
    NUNCA SERÃO 6-3-3!!

  • Todos menosprezam o Sport de 1987, mas se esquecem de que enfrentaram o Guarani, que era o vice-campeão brasileiro do ano anterior – e que, sabe-se lá o motivo, não foi incluído no módulo principal do Campeonato Brasileiro.

    • Mengo

      Óhhhhhh…enfrentaram o guarani !!!! Faz me rir….

  • Marcos

    O Clube de Regatas do Flamengo é um gigante por si só e se fez sozinho, é grande demais e por isso é inadmissivel que perca algo para o são paulo e muito menos para o sport que é insignificante.
    Temos Ministros do Supremo como beneméritos e se eles dizem que vamos levar em ultima instância no STJ, então não tenho dúvidas.

    • Davison

      Clube de Regatas do Flamengo é uma piada… grande? na corrupção e ladainha com essa TV globosta…
      Já falei, vou repetir: campeonato, se ganha jogando… do 1º ao ultimo jogo.
      Não jogou, perdeu. por tanto parem de chorar e vão aprender as regras do jogo pra depois jogar.

      Abs!

  • david

    Pra quem não sabe, a justiça de SP e do Rio já decidiram favoravelmente ao Flamengo (devolução do trofeu a caixa). o SP acuado até já tentou levar a questão para pernambuco(!!!), se for pra brasilia, perderão novamente…a lógica é simples, até o imbrolio não se resolver totalmente, a taça tem que voltar para a caixa economica…o SP está ignorando a justiça faz alguns meses…e ainda tem coragem de reclamar do garoto Oscar…é muita cara de pau desses bambis…

  • carlosmanaus

    Affonso ,, deixa de escrever MERDA!!!! quem tentou mudar o regulamento no meio da competição foi o flabosta (e nisso vc tem razão,,realmente é SACANAGEM),,, como o outro módulo era a segunda divisão se o vice campeão do ano anterior foi o GUARANY que estava no outro módulo !!!???? como pode o vice campeão brasileiro disputar segunda divisão no ano seguinte ??????? vá ESTUDAR sobre essa causa perdida pro flabosta e pare de escrever merda!!!

  • ESTA DIRETORIA EO DPTO JURIDICO DO SA PAULO DEVE SER MUITO FRACO ELES NAO LEVAM NENHUMA PERDEU O OSCAR QUE ATE AGORA NAO SE APRESENTOU AO SAO PAULO E NEM PAGOU,AGORA VEM O FLAMENGO E QUER ESTA TAÇA QUE FOI GANHA PELO SAO PAULO SE E PARA GANHAR E PERDER NOS BASTIDORES EU ACREDITO QUE O SAO PAULO DEVERIA NAO PÁRTICIPAR DE MAIS NADA JA QUE GANHA E NAO LEVA TOMAM NA MAO GRANDE E ENTAO PRA DPTO JURIDICO PRA PERDER TODAS

  • anonimus

    pega essa taça das bolinhas e enfia no cú ki abuso da porra com essa taça ou é ou não é..afff

  • Joao, meu amigo, sou saopaulino, e o que vou falar aqui nao tem nada a ver com o time que torço. Mas o fato que pesa contra o flamengo é o time ter se recusado, combinado com o internacional, antes da final da copa uniao, em nao disputar o jogo final com o sport, como definiu a CBF, guardiã do troféu. se vc ver os videos dos dosi jogos, o flamengo levanta a taça da copa união, enquanto o sport levanta a taça das bolinhas!!!!!!
    mas mesmo assim, uma sugestão para nao haver rusgas, fazer duas replicas, dar uma para cada time, e a original ficar em exposição no museu do futebol. pronto! se resolve essa conversa chata! O q vc acha???
    grande abraço!!!

    • janca

      Oi Paulo, tudo bom? Pra ser sincero também acho essa conversa chata no sentido de não levar a lugar nenhum. E acho que o São Paulo deveria reconhecer o título do Flamengo, pois a Copa União foi idealizada não só pelo Mengo, mas pelo próprio São Paulo. Mas acredito que a diretoria tem medo de ficar mal com a torcida. Abração e avise sobre seus próximos espetáculos, João

  • Tem vários aqui que não fazem a minima idéia dos motivos destas brigas e só falam besteiras porque estão tomando pelo lado do seu clube.
    este campeonato de 92 foi criado para unir as duas federações organizadoras do futebol nacional da época, clube dos 13 e CBF, os clubes afiliados ao clube dos 13 decidiria seu campeão neste módulo e disputaria com o campeão do outro módulo o titulo da taça união, o que nenhum dos times do clube dos 13 queria é dispputar titulo com os times afiliados a CBF pq estes eram considerados times de 2a divisão, houve um acordo firmado entre os 4 times que disputariam as semi finais deste módulo, dentre eles o próprio são paulo, e neste acordo todos os times envolvidos se recusariam a disputar o titulo com o Sport que usou as regras a seu favor, mas se o são paulo ou o inter fossem os campeões deste módulo e não fla e se estes também se tivessem recusados a jogar com o sport não seria a mesma coisa? os documentos que o fla possui confirma este acordo com estes clubes cambada de manés

  • GOMES

    Dá a porra da Taça de Bolinhas logo para os Santos, visto que a CBF já reconheceu os títulos da Taça Brasil!!!

    Babaquice do caralho, se não é do Flamengo, não é do São Paulo também!!!
    Vamos acabar logo com esta galinhagem!!!

  • Diego Barbosa Leite Filipe

    Flamengo é uma mentira. Quero ver um mulambo aki pra me explicar como ganharam a única liberta em 81? Alguém aki lembra do jogo contra o Atlético-MG? Algum mulambo tem a cara de pau de vir aki falar que akilo não foi o roubo mais grosseiro da história do futebol? E o premio para o safado do árbitro foi entrar na globinho pra ser mais um imundo nesta merda de emissora. Vai tomar no cú flamenguistas de merda, seu time é uma máfia podre, e se não fosse a Globo não tinha ganhado metade do que ganhou. O Sport tem que brigar mesmo, pq se deixar esses merdas levam tudo com a ajuda da emissora mais fdp do Brasil.
    Se o time do Flamerda era tão bom nos anos 80, pq a única liberta, que tem mais de 30 anos, foi a única, e veio logo quando não havia times da Argentina, pois estava acontecendo a guerra das malvinas, e ainda expulsaram o time inteiro, praticamente, do Atlético-MG, que era o único que poderia fazer frente aos sujos? Essa histórinha de campeão mundial é um cao da porra, pra mim vale nada, igual a metade dos cariocas que vcs tem. Flamengo é uma vergonha, e não me admira que tenham a maior torcida do Brasil, haja vista a tendencia pra idiotice do povo brasileiro, que ama ver televisão, e que veem esse lixo de globo o dia inteiro, pensando ser tudo o que nela passa verdades incontestáveis. E podem falar o que quiserem, pq fato é fato.
    E vai tomar no cú!!!!

    • val

      se vc dependesse de educação para viver estaria morto. se dependesse de arguição seria eterno motivo de chacota.

    • Thiago

      Só li bosta. Primeiro vai estudar e depois discute historia do futebol. Realmente a inteligencia desse comentário foi roubada.

  • Davison

    Acho que o certo é certo. Poderia ser Barcelona x Guaratinguetá… jogo se ganha jogando. O campeão é quem vence a final, e só se vence jogando. Se o Flabosta quis tentar a sorte na libertadores aquele ano, perdeu. agora não adianta chorar pra querer ganhar no grito só porque o sport não tem a mesma força. Salve o SPORT, UNICO campeão brasileiro de 1987.

    Aos mulambos, fica a lição: campeonato se ganha jogando! aprendam!

    e Salve o São Paulo, primeiro PENTA campeão brasileiro de Futebol e merecedor da taça das bolinhas.

    Abraços!

    • val

      Sempre admirei o bom futebol, o futebol arte, a tradição. São Paulo se encheu de titulos somente nos ultimos anos com o sofrivel futebol do Muricy. Não tem muito nem o que comentar, apesar desses titulos recentes do time com pouca historia eles nunca chegarão a ser um FLAMENGO.

    • MEU FILHO, QUEM É ÍXPORTÍ PRA CHAMAR O MAIOR CLUBE DO BRASIL DE BOSTA???
      QUEM É VC PRA CHAMAR ALGUEM DE MOLAMBO,SE SOMOS O CLUBE Q MAS VENDE CAMISA NO BRASIL!!O Q A TEU TIME TEM DE TORCIDA O MEU CLUBE TEM DE GENTE CULTA,COISA Q VC NÃO É!!SOMOS A MAIOR TORCIDA DO MUNDO,SOMOS MAIORIA EM TODAS AS CLASSES SOCIAIS!!

      AGORA VC ESTÁ CERTO, CAMPEONATO SE GANHA JOGANDO,POR ISSO NÃO POSSO DIVIDIR UM TÍTULO COM QUEM NÃO JOGOU NA PRIMEIRA DIVISÃO!!

      NO DIA Q SEU CLUBE TIVER A GRANDEZA DO MEU ,AÍ VC DISCUTE COMIGO!!PENA(PRA VC) Q ISSO NUNCA VAI ACONTECER!!

      • Quem ri por último ri melhor

        Maior clube do brasil? kkkkkkk Hoje a meleca vai grudar !!!

  • Darcy

    Não entendi! Por que o Marin tem que se posicionar se a Justiça já fez isso para ele em junho de 2011? A Justiça de Pernambuco fez a CBF revogar o reconhecimento do Flamengo como campeão do Nacional de 1987. Portanto, o Flamengo oficialmente NÃO É campeão brasileiro de 1987 e não tem direito a requerer taça nenhuma daquele ano.

    • janca

      Mas o Flamengo, que resolveu apoiar a nova direção da CBF e já deixou claro que é contra a criação da liga, defendendo Marin, quer saber o que ele pensa sobre o assunto. E que diga isso publicamente. Se fosse ele, não diria nada e esperaria a decisão da Justiça, porque, pelo que eu saiba, a decisão da Justiça de Pernambuco não é definitiva. Abs.

  • Marcelo

    Qta besteira !!!

    Copa União, Campeonato Brasileiro, Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Taça Brasil, Copa João Havelange são TODOS Campeonatos Nacionais !
    Se for para dar a bendita Taça das bolinhas para alguém, tem que 1º resolver: é para o 1º time que conquistar 03 Campeonatos Nacionais consecutivos ou 05 intercalados OU Campeonatos Brasileiros.
    Pq a questão está no nome que o Torneio recebe !!! Se forem Campeonatos Nacionais, o 1º foi o Santos (03 consecutivos, ou melhor 06 consecutivos), se forem Campeonatos Brasileiro, então é o São Paulo (05 intercalados), pq o Flamengo tem uma Copa União, assim como o Vasco tem uma Copa João Havelange e o Palmeiras, Santos, etc tem TAMBÉM Torneios Roberto…, Taça Brasil…

    • Ainda nãi seria o santos o ganhador desta taça porque este só foi oferecido para o clube que conquistasse os três campeonatos consecutivos ou cinco após a jfusão do clube dos 13 e a cbf para formar um unico campeonato pois até então todos eram administrados pela clube dos 13, a copa união tinha este intuito, justar os times da primeira divisão com os da segunda divisão por este motivo o desconforto de todos os clubes que disputarão aquela copa e não só do flamengo;

  • Fera

    Qualquer ser racional sabe muito bem que o regulamento de um torneio triangular, quadrangular, campeonatos e etc. é realizado, de acordo, no mínimo, com a aprovação da maioria dos participantes. É um contrato com direitos e obrigações. Portanto quem deixa de cumprir alguma cláusula com certeza desrespeitou o contrato e deveria no mínimo ser suspenso da próxima competição. Será se fosse algum clube do Maranhão, Piaui, Sergipe, Acre ou qualquer outro sem tanta expressão o desenrolar seria o mesmo?

  • CRIS

    O Juvenal e o Eurico são dois safados, eles sabem que o MENGÃO é o campeão de 87, o Eurico é pq é vice da gama e o Juvenal é pq os bambis conseguiram com ajuda de juizes ganhar 3 titulos seguido do BRA, agora ele esquece que o Flamengo é o primeiro penta, se liguem, o flamengo não precisa de vcs, a nação rubro-negra ja reconhece e esta tudo bem, o fla não precisa colocar varias estrelas na camisa para a torcida se lembrar de titulos como fazem os bambis, por mim essa taça ficaria com os bambis, pois somos campeões e ninguém nos tira isso, podem falar o que quizer,ah sobre o sport, um time que não consegue subir para a 1ª divisão, um timinho essa é a verdade…, vão procurar o que fazer, pois o flamengo é maior que qualquer time do Brasil, é o que dá audiencia bom ou ruim resto é o resto.

    • Olha soh quem que tah falando de ganhar roubado……. Ahahahahahahahahahahahah……. Que vergonha………..

  • O caso eh simples…… A taça seria dada ao primeiro time que ganhasse 5 nacionais organizados pela CBF…… A CBF tentou fazer parte da copa união propondo o jogo contra o Sport……. O que não foi aceito….. Sendo assim o campeonato de 87 não eh reconhecido pela CBF…… Eh reconhecido pelo publico…….. Mas a taça eh do sao Paulo…… Abs

  • Marcos

    A taça ja é do São Paulo o campeão brasileiro unico de 1987 é o Sport Clube do Recife pela CBF na epoca e pela justiça

  • Raphael

    Acho essa discução Idiota, depois de tanto tempo, tanta gente perdendo tempo em discutir não um Título mais a veracidade de um Regulamento de 25 anos atrás, Quem vai levar a Taça de Bolinhas não importa, o que importa é quem deu a volta Olímpica e recebeu a Taça de Campeão na Final co Campeonato Brasileiro de 1987 tranasmitido pela Tv Globo para mais de 90 milhões de espectadores, e foi o FLAMENGO, isso ninguém discute. O Campeonato Acabou esatemos em 2012.

  • Geison

    Como tem um monte de gente falando bobagem aqui, inclusive torcedor de time que jogou a Copa União de 87 e o jornalista que diz que “…Mas como o clube se recusou a jogar com os de outro módulo…” se fosse assim o Inter teria jogado e saltado de um 2 lugar pra um título brasileiro…
    Devido a todos os erros anteriores, não podemos negar os fatos…Xpó campeão da CBF e Fla campeão da Copa União com o reconhecimento assinado de todos os clubes, inclusive o lá de Pernambuco, em reunião…
    num país sério e ético, todos reconheceriam 2 campeões brasileiros naquele ano e os bambis ficariam com a taça das bolinhas, pois naquele ano de 87 nenhum grande clube brasileiro disputou o campeonato da corrupta CBF…

  • Joubert

    A questão não é discutir se o Sport é o campão Brasileiro. O fato é que o presidente do Clube dos 13, naquela época era o Aydar, presidente do São Paulo. Ele comandou e assinou o documento da reunião em que ficou decidido que Flamengo e Inter não deveriam enfrentar o pessoal da segundona. Portanto o caso é simples: O São Paulo recebe a taça e entrega ao Flamengo, se eles honram suas assinaturas e as calças que vestem. O problema é que eles não usam calças, usam calcinhas de renda…

  • Paulo

    Sou torcedor do Sport e vi o Sport ganha por WO do Flamengo na Ilha do Retiro e depois lenvantando esta mesma taça na ilha Do Retiro na final contra o Guarani http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sL5It-uN64U

    • Thiago

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Todo mundo tem o time que merece, segunda divisão em 87 segunda em 2011 e 1012.

      Segundão !!!!

      Hexa na raça

      SRN

  • Heli Rômulo

    História

    Flamengo Campeão Brasileiro em 1987Foi o ano da revolução no futebol brasileiro. Revoltados com o imenso prejuízo nos últimos anos, os trezes maiores clubes do país (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Santos, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Inter-RS e Bahia) bateram o pé, enfrentaram a CBF e resolveram montar um campeonato paralelo. A discussão tornou-se perigosa, já que a FIFA entrou na parada e ameaçou suspender todos os clubes que desrespeitassem a entidade maior do futebol brasileiro. Aí, surgiu uma conciliação. O recém formado Clube dos Treze formaria um Módulo principal (o Verde) junto com outros três que seriam convidados e daí sairia o campeão brasileiro. Em contrapartida, a CBF organizaria mais três módulos (Amarelo, Azul e Branco, que representariam a Segunda e a Terceira Divisão) para prestigiar seus compromissos políticos com as demais federações nacionais. Quando tudo parecia resolvido, surgiu outro grave problema.

    No meio da Copa União, a CBF, pressionada politicamente, resolveu mudar o regulamento e impôs um quadrangular final entre o campeão e vice do Módulo Verde e Amarelo, de onde sairia o campeão brasileiro de 1987. Claro que o Clube dos Treze não aceitou em hipótese nenhuma o confronto entre os dois primeiros colocados da Primeira Divisão contra a Segundona. Enquanto o Módulo Verde só tinha clubes consagrados, o Amarelo contava com equipes de menor expressão. Com a bola rolando, o Atlético-MG fez uma primeira fase impressionante. Jogando 15 vezes, não perdeu um jogo sequer. E olha que só tinha time grande. Junto com o Galo, também conseguiram vaga nas semifinais o Flamengo, Cruzeiro e Internacional. Os times mineiros tiveram o privilégio de jogar a segunda partida em casa, por terem melhor campanha. O Cruzeiro segurou o Inter no Beira-Rio na primeira partida: 0 a 0. Na volta, o placar se repetiu. O regulamento previa uma prorrogação de 30 minutos e foi aí que o Inter se deu bem; fez 1 a 0 e garantiu a vaga na final.

    Imagem da capa do álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro de 87.Na outra semifinal, o invicto Atlético-MG pegou o Flamengo no Maracanã. Impulsionado pela sua gigantesca torcida, o time rubro-negro venceu por 1 a 0, gol de Bebeto. No Mineirão, os mineiros estavam preocupados com a sina que perseguia o Galo nos Campeonatos Brasileiros. Aconteceria de novo? No início parecia que sim. Com uma grande atuação de Renato Gaúcho e Zico, o time carioca fez 2 a 0. Como jogava pelo empate, o Fla relaxou e permitiu o empate dos mineiros. Quando a torcida se enchia de esperança, Renato Gaúcho, em uma arrancada fenomenal, driblou o goleiro e fez o gol da vitória do Flamengo. Mais uma vez, o Atlético-MG perdia em casa sua classificação. O pior é que o time só perdeu duas vezes na competição, justamente quando não podia.

    Mostrava mais uma vez naquele ano que craque o Flamengo faz em casa, um time que contava com Zé Carlos, Leandro, Leonardo, Andrade, Ailton, Zico, Aldair e Zinho, a grande maioria deles com ótima passagem pela Seleção Brasileira. Era uma máquina de jogar futebol.

    O Flamengo era o grande favorito da final. Como se não bastasse eliminar o bicho-papão da Copa União, o time vinha embalado e subindo de produção. O Inter estava numa situação inversa. Depois de assegurar a vaga na semifinal com um ótimo primeiro turno, os gaúchos ficaram em penúltimo no segundo. No Beira-Rio, no dia 6 de dezembro, com um público de 62.228 pagantes, o Flamengo saiu na frente com Bebeto, mas o Inter empatou.

    No Maracanã, dia 13 de dezembro, a massa rubro-negra lotou para acompanhar o que seria o quarto título rubro-negro, um dilúvio não impediu que mais de 90 mil pagantes vissem um domínio total do Flamengo. Bebeto fez 1 a 0 logo no início do primeiro tempo. O Inter não conseguiu reagir em nenhum momento do jogo. A meta de Zé Carlos nunca foi ameaçada. A defesa com Jorginho, Edinho, Leandro e Leonardo comportou-se maravilhosamente. A festa estava completa. O Flamengo conquista seu quarto título nacional. Última conquista de um título Brasileiro do Flamengo sob o comando do grande Zico.

    A polêmica em torno ao título
    Há aqueles que consideram o Sport Recife campeão Brasileiro daquele ano, acreditando se tratar do duelo entre um time grande e um time menor, e consequentemente o favorecimento ao time grande, mas não é bem isso que aconteceu. A CBF, comandada por Otávio Pinto Guimarães e Nabi Abi Chedid, resolveu alterar a fórmula do campeonato com este em andamento, o que não foi aceito pelo Clube dos 13, tanto que Internacional que perdeu a decisão não concordou com o cruzamento. Em 1988, o Conselho Nacional de Desportos, entidade máxima do esporte a época, reconheceu a conquista rubro-negra, o que a CBF não acatou.

    Para mais detalhes leia Campeonato Brasileiro 1987.

    Agradeço se pude ajudar.

    • melhor explicação mas tem vários que vem aqui só pra encher linguiça e não fazem a minima da história deste campeonato que foi sim ganhado nos campos e roubado pelos cartolas.

  • vcs do sport não tiveram nem condições de ganhar do guarani nos penaltis irião ganhar do mengo e do inter, conta outra piada seus otários.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Paulo

    Todos campeões brasileiros levantaram a taça das bolinhas original até 1991 e parem de bobagem

  • Charles Ubiratan

    o Framengu amarelou, não quis enfrentar o todo poderoso Sport, e agora ta reclamandu do que, se até a justiça deu pro sport.

  • ElinhoES

    Patrícia Amorim deveria era se preocupar em ganhar novos títulos. Fica contratando “ex-jogadores em atividade”, como Ronaldinho e Adriano, ao invés de outros com mais caráter e mais baratos. Pelo jeito, só vai aumentar mesmo o número de TÍTULOS PROTESTADOS!!!

  • Luiz

    O corrupto Ricardo Teixeira que é flamenguista tentou ajuda o Flamengo sem Sucesso O presidente da CBF tem que comprir a disisão judicial a favor do Sport clube do Recife

  • Leo

    Eu acho que o São Paulo ta brigando, lutando tanto pra ter essa taça eu sei o motivo, roubaram os 2 últimos do Tri que conquistaram… Ai vem com discursso q a taça agora é dos Bambis (Depois da própria CBF entregá-la nas mãos do Grande Zico para dar volta Olímpica no Maracanã) tudo isso pra valorizar as bolas da Taça, ficar com ela, fazer uma longa “Bolinhas Tailandezas” e guardar para seus adeptos usufruirem, cada uso, um aluguel…

    E antes que vocês se esqueçam em 1987 na Copa União, criada pelos próprios clubes pooque a CBF não tinha condições financeiras de bancar uma competição, nesse ano se os cluber não organizassem um campeonato, não existiria campeonato Brasileiro… E tanto Eurico Miranda e o BAMBI Maior Tricolor Carlos Miguel Aidar, quando a CBF viu o sucesso da compretição e quiz se meter no meio criando essa história toda de o campeão da Copa União enfrentar o “campeão da 2ª divisão”, esses dois cornos ai de cima junto com todos os outros presidentes da época e que disputaram a competição, concordaram em o campeão da União (Copa João Havelange para quem não sabe, União foi apenas um nome simbólico) e o Vice, não disputarem contra o Campeão e o Vice de um outro campeonato.

    • ElinhoES

      SPFC conquistou o tri com várias rodadas de antecedência, uruBURRO!! Jamais nos utilizamos de subterfúgios para ganhar nada!!

  • Luiz

    · FONTE: AIC/CBF; (CBF.com.br); 14/04/2010; 19h22 h

    · SITE: http://www.cbf.com.br/php/noticias.php?e=15&n=11122

    PARECER DJU Nº 01 DE 12 DE ABRIL DE 2010

    O Sr. Presidente da CBF, Dr. Ricardo Terra Teixeira solicita o exame, em caráter urgente, da questão relativa à posse definitiva da Copa Brasil, troféu representativo do campeonato brasileiro, ante a notória controvérsia que lavra acerca das pretensões do C.R. do Flamengo e o São Paulo Futebol Clube.

    O exame da matéria deve, necessariamente, começar pela análise do Regulamento, cujo artigo 4º assim dispõe:

    “Art.4º – O troféu representativo do CAMPEONATO terá a denominação de “COPA BRASIL”, sendo sua posse definitiva assegurada á associação que o houver conquistado por três vezes consecutivas, ou por cinco alternativas”.

    Trata-se de disputa antiga e muito conhecida, mas que, a nosso ver, comporta solução muito simples.

    O fato é que pelo Regulamento do Campeonato Brasileiro de 1987, 32 clubes participaram da 1ª divisão em duas chaves, denominadas Módulo Verde e Módulo Amarelo. No art. 6º, parágrafo 2º, o regulamento dispunha que o Campeão e o Vice Campeão de cada Módulo disputariam, em quadrangular, os títulos de Campeão e Vice-Campeão Brasileiro de 1987, e a classificação para a Taça Libertadores da América, a ser disputada no ano seguinte.

    É inevitável pois, que haveria, no final, a mesma ou cruzamento dos dois melhores colocados (Campeão e Vice) de cada Módulo, numa disputa única.

    Nesse final, apurou que foram classificados, pelo Módulo AMARELO, o SPORT Club do Recife e o GUARANI Futebol Clube; Pelo Módulo VERDE, classificaram-se o Clube de Regatas do FLAMENGO e o INTERNACIONAL.

    Dando cumprimento ao Regulamento, a CBF marcou os jogos entre esses quatro clubes, mas o Flamengo e o Internacional se recusaram a disputar as partidas resignadas, sendo declarados vencidos por W.O.

    Por fim, o Sport sagrou-se Campeão Brasileiro de 1987.

    Esse resultado foi largamente contestado pelo C.R Flamengo e pelo Internacional, mas sem razões consistentes.

    Assim, em reunião da Diretoria da CBF, realizada em 23 de maio de 1988, editou-se Resolução unânime, baseada em parecer do Departamento Jurídico, no sentido de proclamar o Sport Club de Recife como Campeão Brasileiro de Futebol Profissional de 1987 e o Guarani Futebol Club, de Campinas, como Vice-Campeão do mesmo certamente. Ao mesmo tempo, esses dois clubes foram oficialmente designados para representar a CBF na disputa da Taça “Libertadores da América” de 1988, como efetivamente ocorreu.

    Apesar disso, a controvérsia persistiu, o que levou o Sport Club de Recife a ingressar em Juízo, buscando provimento judicial que declarasse campeão do Campeonato Brasileiro de 1987.

    Mais uma vez, o Sport Club do Recife saiu-se vitorioso, pois o E. Superior Tribunal de Justiça, ao julgar o Agravo de Instrumento nº 210. 691, em 10 de março de 1999, confirmou acórdão do Tribunal Regional Federal da 5º Região que, á sua vez, havia mantido sentença de 1º grau de dera ganho de causa aquele clube.

    A conclusão a tirar, inevitavelmente, é que o Clube de Regatas do Flamengo não foi campeão em 1987, ao contrario do que insistem em afirmar seus adeptos e seguidores.

    Os registros correspondentes à disputa das diversas edições do Campeonato Brasileiro – Série A, a partir de 1971, revelam os seguintes resultados:

    a) C.R Flamengo – foi campeão nos anos de 1980,1982,1983,1992 e 2009

    b) S. Paulo F. Clube – sagrou-se campeão nos campeonatos de 1977,1986,1991,2006, 2007 e 2008.

    Como se verifica, o primeiro clube a conquistar p Campeonato Brasileiro Série A por cinco vezes, alternadamente, foi o São Paulo Futebol Clube, que completou esse requisito em 2007 enquanto o C.R Flamengo só obteve 5º título em 2009.

    Diante disso, cabe ao São Paulo F. C. e não ao C.R Flamengo a posse definitiva do troféu denominado “Copa Brasil” (Taça das Bolinhas).

    Assim respondo à indagação que me fez o Sr. Presidente da CBF.

    • luis, para que time que voce torce? qual campeonato que seu time participou em 1987?……………………………………………………………………………………………………………………………………………………eu por exemplo sou FLAMENGO e assiste o meu time jogando como por ex: Corinthians, Palmeiras,Fluminense, Botafogo,Santos,Vasco,Cruzeiro,Gremio, Sao Paulo, Atletico Mg e Internacional para mim este foi o Brasileirao de 1987 e o seu clube deve ter participado e vi ao vivo o meu clube ser campeao.

  • geraldo diogo de araujo

    Tem cara que só fala m… um idiota ai metido a conhecedor disse que o presidente do SPFC a epoca era o Sr. Juvenal Juvencio, quando na verdade era o Dr. Haidar, o outro cujo clube que
    se proclama o de maior torcida, (só é por causa de simpatizantes do nordeste, que torcem p/
    os clubes de lá e tem c 2ª opção o urubu de macumba) fica falando em manipulação. o fato é
    que uma vez na presidencia da CBF, o Sr. Ricardo TEixeira, agiu c dignidade ao proclamar o
    Sport Clube Recife, lídimo campeão brasileiro de 1987, vejam quem correu (eu conto foi o
    Flamengo, segredo em não conta pra mais ningúem, pois a Patricinha vai tentar levar as bolinhas
    para a gávea, pois a taça é legitimamente do SPFC). Quem é honesto, quem se dá ao respeito, reconhece isso. e tenho dito

    • Geraldo,os dirigentes os jogadores e os torcedores do Sao Paulo sao ums verdadeiros picaretas, os dirigentes da epoca ajudaram a criar aquele campeonato Brasileiro de 1987 participaram perderam nao me lembro mais acho que nao chegaram nem na semi-finais e vem dizer que e honesto voce esta de brincadeira. time de safados, voce eu nao sei mais seus dirigentes sao uns verdadeiros OPORTUNISTAS. se voce e inteligente e nao um burro torcedor voce cria um campeonato participa dele e perde ai depois de 20 anos quando ai que voceis conquistaram o 5ºtitulo vem querer da apoio para o Sport para ser o campeao de 87 para voceis terem vantagem para pegar a taças das bolinhas isto e uma VERGONHA. pelo primeiro penta campeao com certeza FLAMENGO agora se quiser criar outra taça das bolinhas por terem ganho 3titulos brasileiro consecutivos ai tudo bem e parabens………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..MAIS PAREM DE SER OPORTUNISTAS.

  • junior

    Pergunto a voces se sabem quem era o presidente do clube dos 13 na época e porque ele pediu para o Flamengo não entrar em campo apoiado pelos outros 12 dirigentes? Por um acaso ele briga hoje pela mesma taça que pertence ao Flamengo fica a dica.

  • Sport

    O Sport Clube do Recife tem que processar o Ricardo Teixeira por te tentado manipular o regulamento do campeonato brasileiro de 1987 ja ganha pelo Sport a favor do flamengo

  • Estevão Costa Soares

    Cuidado que alguém pode botar a taça no bolso….

  • Hanz

    Eu acho que TEM que ficar com o são paulo,,afinal quem gosta de BOLA,são os saupalinos.kkkkkkkkkkkkkkkkkk..bando de vi@do.

  • Carlos

    Presidente do São Paulo na epoca

    De 16/04/86 a 16/04/88 – Carlos Miguel Cástex Aidar

    http://www.saopaulofc.net/o-clube/presidentes/

  • flamengo é o maior do mundo! é a nação! é hexa, ooooooo palhaço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! pode chorar!!! verdadeiro campeão brasileiro da primeira divisão, de 1987. pode chorar, pode chorar……………. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Carlos

    Sport Clube do Recife campeão unico brasileiro da série A de 1987

  • JV

    SPFC HEXA ÚNICO.

  • HugoSPFC

    A cara deveriam fazer duas replicas e deixar a original no museu do futebol, Seria uma para o Primeiro Tri consecutivo e outra para o ilusório primeiro penta!

  • Alex

    Pode deixa pessoal o marin vai por no bolso e ir embora não vai ter taça das bolinha pra mais ninguem ai vai acabar isso. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • joão batista

    A TAÇA DA BOLINHAS É DO SÃO PAULO, O SPORT RECIFE É O AUTENTICO CAMPEÃO, QUEM DEU O TÍTULO AO FLAMENGO FOI A PUXA SACA DA REDE GLOBO. QUEM FOI A LIBERTADORES FOI O SPORT RECIFE CAMPEÃO DE 1987 E O VICE GUARANI . QUALQUER COISA DIFERENTE DISTO É ROUBO.

  • Antonio Queiroz

    Se o titulo de 1987 é do Sport, então o Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense, São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Atlético Mineiro… estavam na segunda divisão? pois o Clube Sport não jogou com nenhum clubes citado acima!! e é considerado campeão Brasileiro sem jogar com os clubes citado acima… nosso futebol é uma bagunça mesmo….

  • João

    A CBF com o proprio Ricardo Teixeira deu a taça original para o São Paulo o flamenguista reconheceu que o são Paulo foi o primeiro penta tri

  • João

    A taça esta com o São Paulo entregue pela caixa a mando de Ricardo Teixeira

  • João

    Em 2000 o campeão brasileiro do modulo azul foi o Cruzeiro

  • Thiago

    Até parece que aquele timinho genérico de segunda divisão eterno teria condições de peitar o melhor time da década de 80 e um dos maiores de todos os tempos.

    SPORT = LIXO GENÉRICO

    FLAMENGO HEXA NA RAÇA !!! Não temos que dar moral a bosta pq somos superiores.

  • Marcelo

    Disputa idiota.
    Pega a taça, devolve pra CBF, e faz 2 réplicas uma pra cada time.

  • Thiago

    Tem um monte de bambi cagando pelo teclado…Até eles sabem que a taça é nossa.

    Moças sem palavras.

  • Marcos

    O corrupto Ricarde Teixeira não tinha crebilidade pra nada fica tudo como esta !

  • Marcos

    Voces flamenguistas não recebeu nen a de 83 seus viados e cornos

  • Andrezinho

    Engraçado o torcedor do Sport querer discutir com Flamenguista, fala sério!
    Disputado como foi a final, como foi a palhaçada dos penaltis e como foi declarado campeão, eu sinceramente torcedor do Mengão se fosse o Fla nessa situação eu teria era vergonha de dizer que o meu clube foi campeão de 87. Mas tudo bem, pra um time sem expressão e com torcedores apenas em PE isso é muito importante.

    Quer saber, os flamenguistas nem deviam mais discutir isso, no fundo no fundo todos sabem até os mais céticos quem é o verdadeiro campeão de 87, a opinião pública é que vale e no mais o Sport deveria era ficar quieto em sendo proclamado campeão também conjuntamente com o Flamengo. Não é uma taça de bolinhas que vai manchar o que o Zico e cia. fizeram dentro de campo, pois o Flamengo é HEXA e isso ninguém vai nos tirar. O flamengo é Flamengo, maior do mundo…

    • Ricardo da Penha

      Realmente o Zico só jogou no Flamengo e também no Japão, NA seleção brasileira nunca jogou nada, a unica lembrança que tenho dele na seleção brasileira foi quando fomos desclassificados por ele ter perdido um penâlti, ele sempre aproveitou que a camisa da seleção brasileira é a amarela e amarelava junto. Se o Zico fosse jogador de qualquer outro time se não do Flamengo, a imprensa não idolatrava e não divulgava tanto como fazem até hj.

  • Thiago

    Podem chorar antalhada mediocre, O MUNDO CONHECE O CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO COMO HEXA LEGÍTIMO.

    nÃO VAI SER UMA CAMBADA DE MEIA DUZIA DE PAU MANDADO QUE VAI MUDAR ISSO.

    • Ricardo da Penha

      O que o Flamengo disputou foi Copa União e não Campeonato brasileiro que foi disputado e ganho pelo Sport, o Flamengo se recusou a jogar contra o sport para ver quem seria o Campeão brasileiro pela entidade máxima do futebol brasileiro, por este motivo o campeão brasileiro legítimo é o Sport Club Recife e o Flamengo não tem direito nenhuma taça de bolinhas, só se for de bolinha de gude !
      E a imprensa tem que parar de proteger sempre o Flamengo.

  • Luiz

    Lembrando que o São Paulo foi o utimo a levantar a taça em 1991 e agora todos dias

  • Luiz

    O Flamengo foi campeão do modulo verde em 87 ,e o Cruzeiro foi campeão do modulo azulem 2000 ambos não ganharamo campeonato

  • daniel

    caramba não sei porque essa palhaçada toda , deixa as bolas para os PAUlistas , eles gostam mesmo de umas bolas ahahahahahahahahahahahahahah

  • sandro

    Na boa! O São Paulo não ganha nada já faz um tempão e fica correndo atrás de taça de bolinhas! Se quiser uma taça de bolinhas, é só falar com o Zé Lelé, amigo do Chico Bento, que ele faz uma!kkkkkkkkkkkk……..

  • Ricardo da Penha

    É público e notório que a imprensa e a CBF(Ricardo Teixeira) é e sempre foi favorável ao Flamengo, porém nesse caso da taça de bolinhas, o Flamengo não quis jogar contra o Sport, na ocasião estava pré definido que o campeão pela CBF(no caso Sport) jogaria contra o Campeão da Copa União(reparem que foi Copa), portanto o Flamengo todo protegido não tem direito a essa taça, o campeão brasileiro foi o Sport Club Recife, queiram ou não foi o rubro negro Pernambucano e não o carioca !
    Agora, fiquem atentos pois o Sr. Marin para não ficarem dizendo que favoreceu o São Paulo e ficar bem com a imprensa é bem provável que entregue a taça ao Flamengo, aí a imprensa sossega.

  • Paulo

    Vai o vidio mais uma vez o Sport levatando a taça das bolinha das mãos da CBF entregue pelo São Paulo que tinha levantado em 1986

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sL5It-uN64U

  • Bob

    No raciocínio demente dos framenguistas então o Vasco não precisaria jogar a final com o São Caetano, quando foi campeão brasileiro de 2000, porque o São Caetano era de um módulo e o Vasco de outro, enfrentando adversários mais difíceis.

    O Vasco não fugiu.

    O Vasco não é time FUJÃO!

    Foi lá e jogou, mesmo a grobo tentando fazer um escândalo com a grade que caiu.

    A grade do Maracanã também caiu em jogo da mulambada, só que matou gente. O que não ocorreu em São Januário.

    Essa conversa mole de que “meu time era melhor, então mesmo que eu jogasse iria ganhar” é a maior conversa fiada!

    Alguém ouviu falar em Paulista, em Elvis? Algum framenguista já ouviu falar de América do México, precisando vencer por 3 gols no Maraca? Já ouviram falar em Cabãnas?

    Então, me poupem. O Sport jogou a Libertadores de 88, foi o legítimo CAMPEÃO, A justiça em 2ª instancia já deu, o Ricardo Teixeira declarou o que ele não tinha poder pra declarar, que estava sub-judice. Só jogou confete para os torcedores do seu timeco.

    Então, o São Paulo vai levar a taça das bolinhas.

    SÃO PAULO, LEGÍTIMO HEXA! TRI LIBERTADORES, TRI MUNDIAL!

    O resto é CHORORÔ!!

  • Tranquilo e Sereno

    Nem perco meu tempo discutindo com Renatos, Andrés, Flamenguinhos, kanDangos, Gabriel M, Rodrigos P, Carlos Manaus e outros otários desinformados ou despeitados. O que vale mesmo pra mim é o que está no site da Fifa abaixo. Taça das bolinhas e o resto que se explodam. E continuem CHUPANDO !!!!!!!!!!!!!!!!!

    http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/index.html

  • Milton Paranhos

    Isso já Transitou em Julgado em 1994 e o SPORT foi declarado campeão. O que transitou em julgado C !est Fini.

  • Paulo

    A Fifa atendeu um pedido do corrupto Ricardo Teixeira mais ela disse que vai retira este erro

  • Bob

    MEU DEUS DO CÉU! OS FRAMENGUISTAS VIVEM NUM MUNDO DE ILUSÃO…..”SOMOS O MAIOR DO MUNDO…”

    E ACREDITAM MESMO NISSO!

    MESMO SE NÃO EXISTISSEM REAL, BARCELONA, MILAN E SÓ EXISTISSEM TIMES DO BRASIL O MINGAU, SÓ PELOS TÍTULOS ESTARIA NA RABEIRA, COM A SUA ÚNICA LIBERTADORES (depois de garfar o atlético-mg 2 vezes E JOGAR A ÚNICA QUE NÃO TEVE TIMES ARGENTINOS E URUGUAIOS)) E O “MUNDIAL” CONTRA O TIME CONVIDADO DA 2ª DIVISÃO INGLESA.

    SÓ O SÃO PAULO TEM 2 TOYOTAS (QUE OS FLALUDIDOS CHAMAM DE “MUNDIAL”) E 1 MUNDIAL DA FIFA.3 LIBERTADORES E 6 TITULOS LEGITIMOS BRASILEIROS.

    VÁRIOS TIMES DO BRASIL 9INTER ETC.) TEM MAIS LIBERTADORES DO QUE OS MULAMBOS.

    E SÃO MAIOR DO MUNDO EXATAMENTE EM QUÊ?

    ISSO É PATOLÓGICO. JÁ É DOENÇA……

    FRAMENGUISTA SÓ É A MAIOR NAÇÃO DESDENTADA DO MUNDO.

    OUTRO TÍTULO: O TIME MAIS SUJO DO FUTEBOL MUNDIAL.

    É A GROBO FAZENDO ELES VIVEREM EM UM MUNDO DE FAZ DE CONTA. AGORA COM NOVELINHA ENTÃO…..E O PROTAGONISTA É GORDO, PERNA DE PAU E ASSASSINO.

    BEM A PROPÓSITO!

  • Carlos Otsubo

    Sou são paulino e acho que o JJ não precisa mais desse objeto para causar a discórdia com a CBF (Sem desrespeitar o Sport). Hora de mudanças, oportunidade perfeita de Patricia e JJ sentarem e discutirem uma solução, longe dos tribunais, deixar de lado o orgulho e criar uma nova união, que tanto interessa aos clubes. Pedir uma posição pro Marin é retrocesso. É voltar a desunião. O posicionamento do Marin vai desagradar um ou o outro e voltaremos a aquele cenário antigo.

  • edson

    ai o flamengo só começou o chororó depois que o sampa mostrou tbem que superior ao flamengo no que desrespeita a títulos de expressão no brasil em apenas 77 anos de glorias foram 6 brasileirinhos sendo 3 consecutivos,3 libertadores, 3 como donos do mundo, me desculpa mais vcs não tem históricos para bate de frente com sampa kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • MEUS AMIGO MELEMBRO COMO HOGE O REGULAMENTO DA CBD NEM ERA CBF MANDAVA QUALQUER QUE CHEGASE NAS QUARTA DE FINAL DO BRASILEIRO 1987 MODOLO VERDE E AMARELO TINHAM QUE CRUZA O MODOLO VERDE E AMARELO NAS QUARTA DE FINAL POIS SE OS CLUBE DOS TREZE NAO COMPRISSE COM O REGULAMENTO A CBD NAO IA RECONHESSE O CAMPEAO BRASILEIRO O FLA BOSTA EO INTER GAY NAO QUESERAM JOGA CONTRA O ESPORTE DE RECIFE EO GUARANI ENTAM A CBD RECONHESEU A FINAL DE ESPORTE E GUARANI QUEM MANDOU O FLA BOSTA E INTER GAY FICA PASSANDO PORSIMA DO REGULAMENTO KKKKKKKKKK FICA UMA PERGUNTA SE O FLA BOSTA E INTER GAY FOI CAMPEAO PORQUE NAO FORAM DISPUTA A LIBERTADORES DE 1988 QUEM FOI ESPORTE E GUARANI DISPUTARAM A LIBERTADORES DE 1988 ENTAM COM JUSTIÇA FORAM CAMPEAO BRASILEIRO E QUENEM A ISTORIA QUE O SANTOS NAO FOI CAMPEAO BRASILEIRO NA ANTIGA TAÇA BRASIL 1965 O SANTOS FEIS AFINAL CONTRA O FLA BOSTA E FOI CAMPEAO EM SIMA DO FLA BOSTA PRIMEIRO JOGO NO PACAEMBU SANTOS 4 FLA BOSTA 0 JOGO DE VALTA NO MARACANA SANTOS 0 FLA BOSTA 0 SE O FLA BOSTA TIVESE GANHOU ESSA IMPRENÇA SAFADA IA DIZE QUE O FLA BOSTA DINHA SIDO CAMPEAO BRASILEIRO DE 1965 RESPEITE O ESPORTE FOI CAMPEAO DENTRO DE CAMPO SE FOI NOS PENALTI NAO INTERESSA QUEM MANDOU O FLA BOSTA E INTER GAY NAO INFRENTA O ESPORTE E GUARANI CHORA URUBU OTARIO SE CAÇA OS TITULO BRASILEIRO QUE VOCEIS GANHARAM COM APÍTO AMIGO NAO FICA UM QUEO DIGA ATLETICO MG EO SANTOS E CREMIO CHUPA URUBU OTARIO ESPORTE CAMPEAO LEGITIMO BRASILEIRO

  • DAVID

    É FATO QUE OS FLAMENGUISTAS SÃO POUCO INTELIGENTES!!! ENTÃO VOU EXPLICAR DE UMA FORMA BEM FÁCIL DE ENTENDER: ABRAM O SITE DA CBF E VEJAM QUEM FOI O CAMPEÃO DE 87!!!LÁ DIZ QUE FOI O SPORT( SE SOUBEREM MANUSEAR COMPUTADOR, É CLARO!!) RESUMINDO: PIOR DO QUE PERDER UMA LUTA É NÃO QUERER COLOCAR A CARA PRA BATER NELA, ASSIM COMO FEZ O FLAMENGO, QUE CORREU DA DISPUTA FINAL!!!! ENTENDIDO, TIMINHO DE BAIXA CLASSE!!!

  • MARCOS NERIS

    Carlos, concordo com vc, assunto que já foi TRANSITADO E JULGADO não cabe recurso,
    A taça de campeão de 1987 está na Ilha do Retiro e a Libertadores de 1988 quem jogou
    foi o Sport,

    Saudações Rubro-Negras
    E PELO SPORT TUDO……..

  • GENTE NAO ERA CBF ERA CBD PRESIDENTE OTAVIO PINTO QUIMARAIS CBF VEIO DEPOIS DE 1988 REGULAMENTO MANDAVA QUE NAS QUARTA DE FINAL OS CLUBE MODOLO VERDE E AMARELO DISPUTASE AS QUARTA DE FINAL MAIS O FLA BOSTA E INTER GAY FICARAM COM MEDO FICA UMA PERGUNTA SE O FLA BOSTA QUE FOI O CAMPEAO DA COPA UNIAO EO INTER GAY FOI VICE PORQUE ELES NAO DISPUTARAM A LIBERTADORES DE 1988 EM ESPORTE CAMPEAO LIGITIMO BRASILEIRO COMPRIU O REGULAMENTO DA CBD TANTO E QUE ELE COMO CAMPEAO FOI DISPUTA A LIBERTADORES DE 1988 EO GUARANI COMO VICE URUBU OTARIO VAI GANHA TITULO DENTRO DE CAMPO MAIS NAO ROBADO QUEO DIGA ATLETICO MG SANTOS E CREMIO CHUPA URUBU O TARIO TORCIDA PARABOLICA CRAÇA A CLOBO QUE MOSTRA JOGOS DO URUBU PARA O NORTE E NORDESTE NADA CONTRA OS NORDESTINO MAIS COMO NAO TEM TIME CRANDE LA ELES ACABAM TORCENDO PARA OS TIME DO RIO

  • Paulo

    Os campeões brasileiros até 1991 todos levantaram a taça original O Flamengo não levantou parem de choraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sL5It-uN64U

  • MARCOS NERIS

    Beto, belo comentário,
    o unico estado que essa Rede de Merda (globo) não manda é em Pernambuco, aqui tem,
    SPORT, SANTA CRUZ E NAUTICO, a prova é a maior média de publico em estaduais,
    agora Maceio, Paraiba, Piaui, Maranhão e Rio Grande do Norte a rede merda entra porque
    com todo respeito, não tem time com expressão Nacional,,,,,,,,,,,,,,

    CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 1998, a rede merda tinha preparado a festa pro Corintians,
    mas se lascou,

    E PELO SPORT TUDO

    • Pedro Ivo

      Tenho pena de torcedores de um time que, estimulado por dirigentes oportunistas, tentam manipular a verdade apoiada em fatos isolados e pontuais para construir uma hipotética realidade.
      Pernambucanos, tenho admiração pela expressão de vocês em apreço à terra de origem, pela densidade de conteúdo intelectual em uma terra onde impera a ignorância e coronelismo.
      Porém, não perco meu tempo discutindo isto que já está enchendo o saco por culpa de parte da marron “imprensa marqueteira” de São Paulo, que, para jogar merda no ventilador, quis desmoralizar o clube de maior torcida do país ressucitando a estória de 87.
      As questões jurídicas desde que me conheco por gente já estavam decididas, todos até 2007 conheciam o Flamengo como Campeão Brasileiro de 1987 e o Sport como o declarado pela CBF, era o asterisco em todo almanaque. Daí após o título do São Paulo em 2007 o senhor Milton Neves procurou IBOPE e achou. Depois da “bagunça criada” procurou legitimar as conquistas do seu clube, Santos, como campeonatos brasileiros, ou seja, ninguem sabe mais o que valia o quê. Daqui a pouco, graças a Milton Neves, o Uruguai vai requerer o reconhecimento do Tetra Mundial.

  • SILVA

    O Troféu é do Flamengo, O último ano de circulação desse troféu foi 92, em 93 quando o Palmeiras foi campeão o troféu já era esse atual!

  • MARCOS NERIS

    DIGO, CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 2008……………………..

  • MARCOS NERIS

    Silva a taça esta na Ilha, quer uma foto da sala de troféus do SPORT,
    CAZA CAZA CAZA NINGUÉM SEGURA O LEÃO……………..

    • Zé Hexa

      O que vocês tem é uma réplica da Taça de Bolinhas, oferecida pela Caixa, o troféu de campeão brasileiro de 1987 (Com as inscrições: Troféu “João Havelange” – Taça Brasil C.B.F. – Campeão 1987) está lá na Gávea, exposto para quem quiser ver.

      • Castro

        Desculpe caro colega mas está sendo enganado, a da gávea é uma réplica, porém enganar faz parte da cultura rubro negra veja vocês perdem tempo discutindo um título o qual a maior torcida do Brasil deveria ter uns 20. E enquanto isso o time de baladeiro atual faz aquele fiasco na Libertadores.

  • Zé Hexa

    E lá vem essa história de novo… Não vou ficar aqui contando a história de 86/87 no futebol brasileiro como fiz já uma mil vezes em discussões sobre o Tetra do Flamengo em 1987, então recomendo a quem não tem o menor conhecimento dessa história à pesquisar à respeito, antes de falar asneiras do tipo “o Flamengo amarelou” ou “o Flamengo não respeitou o regulamento”… Em suma, quem provocou toda esta confusão foi a CBF na época, tanto Flamengo quanto Sport pagam até hoje pela incompetência adminstrativa dessa entidade corrupta de Havelange, Chedid e Teixeira, ambos com seus títulos nacionais daquele ano eternamente contestados!

  • Paulo

    SILVA a taça é do São Paulo o São Paulo levantou ela em 1977,1986,1991 quando foi levantada pela utima vez depois a CBF não entregou ela para o Flamengo em 1992 comedo do flamengo roubala, ja em 2011 o São Paulo levantou difinitivamente como unico penta Campeão brasileiro em 2007

  • Ernani Lacerda

    Ele vai virar e falar “Não é de nenhum dos 2, é minha !!!” e colocar no bolso igual fez com a medalha do moleque da Copinha…

  • Paulo

    SILVA em 1987 o flamengo levou uma replica que tinha ganhado em 1982 para o estadio voce deveria ter vergonha ,o utimo ano que foi levantada esta taça foi em 1991 e 2011 pelo São Paulo definitivamente esta no Morumbi a sete chaves

    • Tranquilo e Sereno

      Paulo, Não passas de um mentiroso ou iludido. Veja aqui o Flamengo recebendo e erguendo a taça do brasileiro de 1992 e MAIS A TAÇA DAS BOLINHAS (Junior e Gaúcho), recebida das mãos do Ricardo Teixeira PELO PENTA. Depois sim, CBF a depositou na CEF, após o Sport ter entrado na justiça. Continuem chupando seus invejosos.

      http://www.youtube.com/watch?v=Z-5YuLII-fk

  • Mario

    Assim, em reunião da Diretoria da CBF, realizada em 23 de maio de 1988, editou-se Resolução unânime, baseada em parecer do Departamento Jurídico, no sentido de proclamar o Sport Club de Recife como Campeão Brasileiro de Futebol Profissional de 1987 e o Guarani Futebol Club, de Campinas, como Vice-Campeão do mesmo certamente. Ao mesmo tempo, esses dois clubes foram oficialmente designados para representar a CBF na disputa da Taça “Libertadores da América” de 1988, como efetivamente ocorreu

  • Mario

    Depois do titulo do São paulo de 1991 como éra custume da CBF ela recolheu a taça e gardou na caixa economica federal e so sai de la em 2011 para as maos do São Paulo em 1992 ela não circulava mais

  • Flavio

    O São Paulo ganhou a taça por determinação do regulamento da CBF que foi entregue pela caixa economica federal ela é do São Paulo não sai dela mais nunca

  • affonso

    Os caras ficam discutindo quem é o campeão e quem não é, e esquecem do clubinho sem vergonha chamado São Paulo, cujo presidente na época tb era presidente do C-13, que é quem está dando uma banana pro próprio campeonato que ajudou a organizar. Ora, se quem organizou o campeonato não o reconhece, quem vai reconhecer? E a imprensa imunda paulista fica entrevistando o bedéu Rogerio Ceni pra falar entre outras cretinices que o São Paulo é discriminado pela CBF por ser um clube honesto. Galera do Sport Recife, deixem de dá bola pra mané, o título já é reconhecido (o Flamengo quer apenas que a CBF reconheça os dois como campeões) disputaram a Libertadores, então deixa quem quiser falar. Quanto aos flamenguistas, cambada vcs têm dois campeonatos cariocas no mesmo ano, pensam que são campeões do mundo sem ser (taça jipe não é mundia), também querem ser hexa brasileiro sem ser. Aí não…

    • Ricardo Pedro

      Affonso:

      Por favor leia meu comentário sobre a Copa União de 1987 e você vai entender meelhor o que aconteceu naquele ano. O Flamengo só está querendo o que é de direito e que foi ganho no campo. Se o seu clube, que não sei qual é, tivesse sido campeão do Módulo Verde, você acharia correto cruzar com o campeão de outro módulo que jogou contra outros adversários, em geral mais fracos.
      Outra coisa, a Copa Toyota que o Flamengo venceu brilhantemente em 1981 com um dos maiores times da história do futebol, valeu sim como campeonato mundial, da mesma foram que foi para outros clubes tais como Bayern de Munique, Independiente, Santos, etc.
      Me esqueci, não foi o Flamengo que criou dois campeonatos carioca no mesmo ano em 1978, foi a federação carioca, e quer saber, não faz a mínima diferença, já que o maior ganhador de campeonatos cariocas é o Flamengo.
      Um abraço.

  • Sport

    affonso comprimos todo o regulamento do campenato brasileiro de 1987 ganhamos por wo jogamos a final contra o vice de 1986 o Guarani nos somos campeão uinico de 1987 vai si catar CBF

  • Sport

    affonso quem tentou reconhece foi o Ricardo Teixeira e não a CBF, a CBF não pode reconhecer , O unico campeão brasileiro de 1987 é o Sport que compriu o regulamento da CBF e dos cruzamento entre os dois modulos

  • Urubu Rei

    Eu sou Flamengo e, embora a FIFA, entidade MÁXIMA do Futebol Mundial, reconheça o Hexacampeonato do Mengão, penso que todos os rubro-negros deveriam se considerar Pentacampeões Brasileiros e Campeões da Copa União, que foi um dos campeonatos mais disputados e emocionantes já realizados neste país.
    O Sport é considerado o campeão brasileiro de 87, com base numa decisão da Justiça Federal de Pernambuco? E daí? O Mengão é o Campeão da Copa União de 87, MUITO MAIS IMPORTANTE QUE A PORCARIA DO BRASILEIRO Daquele MESMO ANO!!!
    *
    SABEM QUANDO O SPORT VAI VENCER OUTRO BRASILEIRO DA SÉRIE A???????????????????
    *
    *
    *
    NUNCA MAIS!!!

    • Castro

      e quando o Flamengo vai ganhar outra Libertadores sabe me dizer?

  • Paulo

    Tranquilo e Sereno e a de 1987 éra uma replica de 1982 que voces levantaram

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sL5It-uN64U

  • Paulo

    Na verdade é que o Ricardo Teixeira tentou de todo modo ajudar o seu time de coração o flamengo

  • FLA BOSTA ESPORTE CAMPEAO DEVOVAM SO CAMPEONATO BRASILEIRO PARA ATLETICO MG SANTOS QUE ARNALDO ZEZA COELHO NAO DEU UM PENALTI ENSIMA DO PITA APEZA QUEO SANTOS TEM 8 BRASILEIRO QUE UMA TAÇA DE PRESENTE FLA BOSTA KKKKKKKKK DEVOVA O BRASILEIRO PARA O CREMIO VOCEIS FLA BOSTA GANHARAM TITULO BRASILEIRO ROBADO QUEO DIGA ATLETICO MG SANTOS E CREMIO URUBU OTARIO CAMPEAO BRASILEIRO ESPORTE VICE GUARANI FORAM DISPUTA A LIBERTADORES DE 1988 CADE O FLA BOSTA FOI DISPUTA A LIBERTADORES DE 1988 KKKKKKKKKKK GENTE ERA A CBD QUE ORGANIZAFA O BRASILEIRO DE 1987 CHUPA URUBU OTARIO KKKKKKKKKK

  • SAULO

    Estou meio “por fora” do assunto, então pergunto: QUAL CLUBE DISPUTOU A LIBERTADORES NO ANO SEGUINTE? Não tenho dúvida alguma. Esse é o legítimo campeão brasileiro.

    • eu estou e lhe pergunto o seu clube disputou qual campeonato em 1987?

      • Castro

        E eu pergunto qual será o primeiro brasileiro eliminado da Libertadores 2012?

  • Não tem muito o que discutir, se até o Eurico Miranda (Maior inimigo do Flamengo na face da terra) reconheceu o título do Flamengo de 1987, qual o energumeno que vai dizer o contrário.Fim de papo!!

  • L gomes

    O fluzão ganha o boca na bombonera e nosso fenomenal comentarista junior desprovido de qualquer parcialidade,rsrs diz q o time do boca é muito fraco q seus jogadores ñ jogariam na segunda divisão brasileira,e olhe q esse mesmo boca estava invicto a 38 jogos,n~perdia desde abril do ano passado,líder isolado do clausura e esse ano ainda ñ havia levado gol…é esse o time ruim junior?uhmmm sei.

    vai o flamengo perde pro olimpia e esse mesmo junior-o imparcial diz q o olimpia é um timaço,um time muito certinho com equilíbrio na defesa,meio e ataque um dos melhores times da libertadores q ele viu até agora…

    aí oq acontece…

    o boca é vice de seu grupo jogando bem e o olimpia leva uma porrada bem dada do lanús(q joga no campeonato fraquinho q o boca é lider…kkkkkkkkk)de 6 x 0 q deveria ser 7 pois anularam um gol do lanús legal…é esse o timaço?kkkk…

    vou parafrasear nosso grande Romário:

    “junior vc calado é um poeta”kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    se o boca jogar 10 vezes contra o olimpia meu caro junior ele ganha 11

    mas o olimpia ainda assim acho q se classifica dado o fraqueza de seu grupo.

    e tenho dito…

  • fla

    Em 1987, ainda vigorava a Lei 6251/1985, que firmava o CND como a última instância no esporte brasileiro. As federações não tinham autonomia para dar a última palavra em questões jurídicas. A CBF aceitou o fato de o Clube dos 13 organizar e, depois, intrometeu-se para não ficar em baixa. O C13 não aceitou e recorreu ao CND, que declarou o Flamengo, por unanimidade, campeão brasileiro – explica Manoel Tubino, presidente do CND no ano da polêmica Copa União.“

  • sardinha

    tem gente que deveria ir assistir novela, pra a manha comentar com as amigas .em ves de ficar falando de um assunto que desconhece,o mengo so nao entrou em campo acatando uma ordem do c13 rerspeitando todo mundo em crosive do presidente juvenal para agora ele passar por cima de todo mundo e pegar ataça que ele mesmo afirmava ser do flamengo.deixem este assunto so pra quem conhece ficar comentando.

  • Flamengo

    kkkk…o engraçado e que em 1987 quando o Flamengo foi campeão o São Paulo em conjunto com o clube dos 13 estavam a favor do Flamengo…depois que o São Paulo ganha o titulo de 2007 ai muda de lado…tomem vergonha na cara!

  • Nunca houve cruzamento entre campeão da primeira, com campeão da segunda divisão. Mengão HEXACAMPEÃO.

    • Castro

      Estão discutindo o título de 87 e o time na corda bamba em 2012

  • Ricardo Pedro

    Pessoal:

    Provavelmente a maioria das pessoas que estão discutindo e brigando sobre o assunto nem acompanhavam futebol nessa época pois usavam fraldas ou não tinham nascido. Eu sou torcedor do Flamengo, mas poderia de qualquer outro que a polêmica seria a mesma, por acaso quem ganhou a Copa União de 1987 (Módulo Verde) foi o Flamengo. Nesse longíguo ano de 1987 a CBF abriu mão de patrocinar o campeonato brasileiro pois estava quebrada e incentivou os clubes grandes do futebol brasileiro a forma uma liga e organizar o campeonato, sendo criado o clube dos 13 com pelos times de maior torcida, já que dessa forma poderiam ficar e conseguir novos patrocínios. Assim os investidos apareceram e a Copa União foi organizada pelos 13 clubes e com a particpação de mais 3 escolhidos de comun acordo. Após iniciada a Copa União, a CBF decidiu que deveria regulamentar o campeonato devido ao sucesso da competição e a pressão dos clubes que ficaram de fora. Para atender a essa”demanda” de comum acordo se criou um segundo torneio chamado de Módulo Amarelo com clubes que não foram incluídos no Módulo Verde, configurando-se uma segunda divisão, evidentemente sem esse noma. Vale lembrar que a Copa União já havia iniciado. Mas a CBF foi além, queria que houvesse um cruzamento entre os primeiro e segundo colocados módulos para se saber o campeão brasileiro. O clube dos 13 não aceitou já que seria uma absurdo uma vez que os primeiros colocados jogaram contra adversários diferentes, em condições diferentes. A CBF impôs esse regulamento ao Clube dos 13 e esse em momento algum aceitou o cruzamento dos módulos. Porém houve uma reunião com os clubes do módulo amarelo e sabe-se lá por que, o Sr. Eurico Miranda, que nunca representou os Clubes do módulo verde, concordou com o cruzamento e essa ata se tornou a única prova de material de que o Clube dos 13 aceitaria o cruzamento. Lógico que no dia seguinte houve um protesto dos clubes com essa posição arbitrária e sem qualquer fundamento do Sr. Eurico Miranda que conhecemos de outros carnavais.
    Com isso, a Copa União de 1987 terminou com Flamengo campeão e o Internacional vice do Módulo Verde, e com o Sport campeão eo Guarani, vice do Módulo Amarelo. O Clube dos 13 manteve a sua posição original de não permitir o cruzamento dos módulos e assim de posse da ata daquela tal reunião, Sport e Guarani entraram na justiça comum, fato que sempre foi terminantemente proibido pela CBF, para garantir os títulos de campeão e vice brasileiros. Depois de algum tempo a justiça de Pernambuco deu ganho de causa ao Sport e Guarani que inclusive representaram o Brasil na Libertadores.
    Acredito que fora quem torce para o Flamengo, todos concordam que o campeão brasileiro legítimo é o Sport. Bem depois de tudo que foi dito acima, você torcedor de outro clube que não o Flamengo, estaria pensando como se o seu clube do Módulo Verde tivesse sido campeão? Ainda acharia correto mudar um regulamento durante a competição para atender a apelos políticos (não vou analisar se são justos ou não)? Acharia correto um outro clube entrar na justiça comum e tirar seu título ganho dentro de campo? Acharia correto um dirigente não autorizado responder por 16 times?
    Se infelizmente você ainda achar que tudo isso está correto, provavelmente você mora no lugar certo, Brasil. Ou alguém acha que esse tipo de regulamento nunca mais foi utilizado por que?

  • Pedro Ivo

    Tenho pena de torcedores de um time que, estimulado por dirigentes oportunistas, tentam manipular a verdade apoiada em fatos isolados e pontuais para construir uma hipotética realidade.
    Pernambucanos, tenho admiração pela expressão de vocês em apreço à terra de origem, pela densidade de conteúdo intelectual em uma terra onde impera a ignorância e coronelismo.
    Porém, não perco meu tempo discutindo isto que já está enchendo o saco por culpa de parte da marron “imprensa marqueteira” de São Paulo, que, para jogar merda no ventilador, quis desmoralizar o clube de maior torcida do país ressucitando a estória de 87.
    As questões jurídicas desde que me conheco por gente já estavam decididas, todos até 2007 conheciam o Flamengo como Campeão Brasileiro de 1987 e o Sport como o declarado pela CBF, era o asterisco em todo almanaque. Daí após o título do São Paulo em 2007 o senhor Milton Neves procurou IBOPE e achou. Depois da “bagunça criada” procurou legitimar as conquistas do seu clube, Santos, como campeonatos brasileiros, ou seja, ninguem sabe mais o que valia o quê. Daqui a pouco, graças a Milton Neves, o Uruguai vai requerer o reconhecimento do Tetra Mundial.

    • ivan

      Pedrão quando vc trata tudo isso como ESTÓRIA então vc mesmo afirma que nada disso é real e verdadeiro. Vcs perderam playboy, nessa o Flamengo se deu mal, assim como qq outro clube que tivesse conquistado a malfadada Copa União. O ataque do torcedor flamenguista não deve ser direcionado ao Sport, que apenas cumpriu o que lhe foi determinado. Então vc acha que um campeonato elitista organizado por uns compadres, desprezando a classificação do ano anterior onde o Guarani foi vice, América/RJ foi quarto, Criciúma foi nono, Portuguesa foi décimo-primeiro, Internacional/SP foi décimo-segundo, Joinville foi décimo-quarto e Atlético/PR em décimo-oitavo, todos a frente de Santos e Botafogo, e essas equipes foram rebaixadas pra segunda divisão deveria ser considerado oficial? Se os membros do C-13 tivessem sido humildes terial disputado o cruzamento determinado pela CBF e nada disso estaria acontecendo. Não é mesmo?

  • FLAPENTATRIHEXA

    A CBF É A MAIOR BANDIDA DO FUTEBOL…

    AOS IMBECIS DE PLANTÃO,E QUE SÃO MUITOS…

    A COPA UNIÃO FOI FEITA PELO CLUBE DOS TREZE…OS MELHORES CLUBES DO BRASIL(INCLUSIVE OS DE VCS QUE TENTAM DESMERECER O TÍTULO DO FLAMENGO…

    O FLAMENGO FOI O VERDADEIRO CAMPEÃO PELO SEU REGULAMENTO…

    O QUE A CBF QUIS FAZER FOI SACANEAR,INVENTANDO ESSE CRUZAMENTO RIDÍCULO BEM DEPOIS DA COMPETIÇÃO EM ANDAMENTO…

    NUNCA EXISTIU CRUZAMENTO NENHUM NO CLUBE DOS TREZE…

    SERÁ QUE VCS SÃO TÃO IDIOTAS OU SE FAZEM DE ROGADO…

    O INTERNACIONAL FOI O VICE E TB NÃO ACEITOU ESSA PALHAÇADA…

    PORTANTO,DOA A QUEM DOER…O FLAMENGO FOI O LEGÍTIMO CAMPEÃO DO BRASIL EM 1987…

    SE A CBF BANDIDA QUIS BOTAR O SPORT E O GUARANI PRA DISPUTAR A TL DE 1988,O FEZ DE PIRRAÇA E PREPOTENCIA COMO DE COSTUME,SÓ PRA SACANEAR OS TIMES QUE ESTAVAM NO CLUBE DOS TREZE…

    PQ QQ CLUBE QUE GANHASSE A COPA UNIÃO NÃO IRIA CRUZAR COM NINGUÉM…

    ENTENDERAM AGORA SEUS TAPADOS…PENSEM BEM ANTES DE ESCREVEREM ASNEIRAS…

    NÃO HOUVE CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A PELA CBF…

    PS…IGUALZINHO A COPA JOÃO HAVELANGE DE 2000,QUE INCLUSIVE BENEFICIOU VÁRIOS CLUBES QUE ESTAVAM NA SÉRIE C,QUE VIERAM DIRETO PRA A (INCLUSIVE DE ALGUNS DE VCS QUE ARROTAM BESTEIRAS POR AQUI)….

    EM 1987 O CAMPEONATO BRASILEIRO FOI A COPA UNIÃO(ASSINADA PELOS MAIORES CLUBES BRASILEIROS)…A CBF ESTAVA FORA…ENTENDAM DE UMA VEZ POR TODAS E ACABEM COM ESSA PALHAÇADA CONTRA O FLAMENGO,QUE GANHOU DENTRO DE CAMPO E BEM LIMPO…

    SPORT E GUARANI NÃO TEM CULPA ALGUMA,MAS NÃO GANHARAM NADA DE VERDADE E SIM NA MENTIRA DA CBF BANDIDA…THE END…

    • Ademir Santino de Lima

      Não houve invenção da CBF em relação ao cruzamento dos clubes. O que houve foi um acordo assinado por todos os clubes participantes, inclusive o Flamengo que regulamentava o cruzamento dos módulos e o Flamengo descumpriu o acordo…

  • quanta bobagem por algo tão antigo………é o mesmo que discutir sobre golpe militar e seus culpados…………..

  • Emerson Luiz Fonseca

    Estamos gastando vela boa, com mal defunto.
    De legal, só a taça,o resto é birra.

  • 1987 – A verdade nua e crua!!

    Querem saber mesmo a verdade?
    Estive no maraca em 1987 numa tarde de domingo de muita chuva e vi meu time conquistar o quarto título do campeonato brasileiro, disputado entre os clubes da elite do futebol brasileiro e soube posteriormente que um outro time rubro-negro foi campeão do grupo da segunda divisão (nem sei que cor). Cruzamento???? Inconcebível. Resumindo:

    Flamengo: Campeão dentre os melhores clubes da elite do futebol brasileiro em 1987.

    Sport: Legítimo campeão brasileiro de 1987 da SEGUNDA DIVISÃO.

    O resto é BLÁ, BLÁ, BLÁ dos arco-íris, dos iludidos, dos sem conhecimento dos fatos, dos sem dignidade.

    E sigam Chupando, viu Paulo?

    SRN
    Tranquilo e Sereno.

  • Cambada de invejosos torcedores arcoíris , O FLAMENGO ganhou dos melhores times do Futebol
    brasileiro , ganhou no campo , isso é o que vale , seus otários , freguêses do Mengão.
    O sport é time de segunda divisão sempre foi , o Flamengo ganhou da elite , kakakakakakaka
    o sport jogou com guarani , ponte preta , xv de piracicaba , america , bangu etc….
    Otários , seus times foram presas fáceis pra seleção do FLAMENGO DE 87.
    Lembren-se Flamengo ganha e convence.
    ” Naração do gol do Título ” ZICO TOCOU PRA BEBETO QUE ENTRA NA ZAGA ….. É GOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLL do FLAMENGO o mais querido ……..
    Chora cambada de arcoíris , assim vcs talveis consigam ser maior que o Flamengo…..

  • Ademir Santino de Lima

    Torcedor de futebol tem que ser inteligente o que não é o caso dos flamenguistas. Culpa da imprensa que noticia o que não é verdadeiro… São os casos do tal penta campeão brasileiro e campeão do mundo, errado nos dois casos: Primeiro o Flamengo deveria ter decidido com o Sport Recife em 1987 e até poderia ter vencido pois era superior ao Sport, mas seus dirigentes acostumados as falcatruas do futebol e com a apoio da imprensa que o rotulou campeão brasileiro de 1987. Segundo: O Flamengo ganhou a Taça Toyota disputada no Japão, mais uma vez a imprensa rotulou como campeão mundial e até hoje torcida e dirigentes viajam na maionese…

  • ivan

    Tinha um ditado em voga no futebol brasileiro nos anos 70 que era o seguinte: onde a Arena vai mal um time no nacional. Quem não sabe o que foi a Arena vai estudar. Então alguém acha coincidência o Internacional ser tri-campeão brasileiro quando os generais gaúchos (1969 a 1979)mandavam nesse país? E tem alguém aqui que acha coincidência o Flamengo ganhar tudo da forma que ganhou (pobre Galo mineiro) enquanto o rubro-negro general Figueiredo (1979 a 1985)mandava no Brasil? Acordem crianças.

  • renato sa

    Simples, entrega pro time que conseguiu as duas façanhas, ser Pentacampeão intercalado e ser Tricampeão seguido. Simples!

  • Grafir Jr

    KKKKKKKKKKKKKKKK, eh, Menguinho, heim???
    Mais um que o São Paulo passa a perna…
    Caiam no anti corintianismo, seus manés!!! E tomem o que merecem daqueles que nunca estiveram do lado de vcs…
    Da próxima vez, vcs escolhem melhor seus amigos paulistas… Vcs não sabiam que se Ricardão caísse quem assumiria seria um são paulino zé das medalhas???
    Vcs precisam se informar melhor das coisas que realmente interessam, heim???…

  • Paulo

    O Flamengo tomou 3 bolas onten aida que mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Carlos

    Se a flamengo fose penta ficava com a taça em 1992 .em 92 foi o quarto titulo ,em 1987 foi do Sport Recife campeão unico

  • Paulo

    CATARIOCA não ganhou nen do Emelec

  • Paulo

    CATARIOCA babaca veja quem foi os melhores em 1986

    1986

    Período: 30/08 a 25/02
    Participantes: 48

    Classificação Final:

    1º São Paulo
    2º Guarani
    3º Atlético/MG
    4º América/RJ
    5º Bahia
    6º Fluminense
    7º Corinthians
    8º Cruzeiro
    9º Criciúma
    10º Palmeiras
    11º Portuguesa
    12º Internacional-SP
    13º Flamengo
    14º Joinville
    15º Vasco da Gama
    16º Grêmio
    17º Internacional
    18º Atlético/PR
    19º Santos
    20º Rio Branco/ES
    21º Bangu
    22º Ponte Preta
    23º Goiás
    24º Treze
    25º Ceará
    26º CSA
    27º Santa Cruz
    28º Sport
    29º Atlético-GO
    30º Vitória
    31º Náutico
    32º Botafogo-RJ
    33º Central
    34º Nacional-AM
    35º Comercial-MS
    36º Sobradinho
    37º Juventus
    38º Americano
    39º Maranhão
    40º Marcílio Dias
    41º Rio Negro
    42º Goytacaz
    43º Moto Clube
    44º América-RN
    45º Pinheiros
    46º Londrina
    47º Santo André
    48º Desportiva

  • Antonio Lima

    Essa situação pode ser resolvida de uma maneira muito simples: apesar de tal troféu ter sido instituído depois de 1970, os dois clubes deveriam entrar em um acordo de cavalheiros e dar o troféu ao Santos, que foi Pentacampeão em 1965, ao ganhar o quinto campeonato nacional seguido. Àqueles que dizem que o Santos não jogou tantos jogos assim, etc, e que não pode ser considerado Brasileiro, digo o seguinte: deem uma olhada nas manchetes dos jornais e revistas da época e verão que todos diziam: campeão brasileiro, bi, tri, tetra, etc. Para participar do brasileiro daquela época, primeiro tinha que ganhar o estadual. Os times do Nordeste, além de ganhar o estadual, ainda tinham que ganhar um torneio no Nordeste. Exemplo: enquanto o Santos era campeão disputando cinco partidas; depois de ganhar a seletiva (estadual), o Bahia jogava 21.

  • Paulo

    3) C-13 não aceitou regulamento da CBF – MENTIRA

    O C-13 não só acatou, como o Flamengo SOMENTE SE CLASSIFICOU para a fase final devido ao regulamento da CBF. Pelo regulamento original, da Copa União, o Flamengo teria sido eliminado. Na fórmula original dizia que:
    Primeira Fase: (…) Caso um clube vença os dois turnos, se classifica o segundo melhor colocado geral de seu grupo; (Fonte: FLAPEDIA!)

    O Atlético-MG venceu os dois turnos do Grupo A. E o Grêmio, foi o segundo melhor colocado geral. Mas o Flamengo foi alçado a fase final na sua chave por ter somado mais pontos na segunda etapa, o que era previsto no regulamento da CBF.
    Nota-se aqui que o regulamento da CBF não só prevaleceu sobre o do C-13, como foi por meio dele que o Flamengo se classificou, o que não teria ocorrido pelo regulamento original.

    Primeira Fase

    Primeira Etapa

    Chave A

    Time

    PG

    J

    V

    E

    D

    GP

    GC

    SG

    1

    Atlético Mineiro¹

    14

    8

    6

    2

    0

    14

    3

    11

    2

    Grêmio

    12

    8

    5

    2

    1

    8

    1

    7

    3

    Palmeiras

    9

    8

    4

    1

    3

    6

    7

    -1

    4

    Botafogo

    9

    8

    2

    5

    1

    6

    4

    -2

    5

    Bahia

    7

    8

    3

    1

    4

    6

    10

    -4

    6

    Flamengo

    7

    8

    2

    3

    3

    6

    8

    -2

    7

    Santa Cruz

    6

    8

    1

    4

    3

    4

    10

    -6

    8

    Corinthians

    5

    8

    1

    3

    4

    4

    9

    -5

    Chave B

    Time

    PG

    J

    V

    E

    D

    GP

    GC

    SG

    1

    Internacional

    10

    8

    4

    2

    2

    10

    2

    8

    2

    Fluminense

    9

    8

    3

    3

    2

    7

    6

    1

    3

    Cruzeiro

    8

    8

    1

    6

    1

    4

    5

    -1

    4

    Vasco da Gama

    7

    8

    3

    1

    4

    10

    7

    3

    5

    Goiás

    7

    8

    3

    1

    4

    5

    8

    -3

    6

    São Paulo

    6

    8

    2

    2

    4

    7

    7

    0

    7

    Coritiba

    6

    8

    2

    2

    4

    6

    10

    -4

    8

    Santos

    6

    8

    1

    4

    3

    3

    9

    -6

    PG – pontos ganhos; J – jogos; V – vitórias; E – empates; D – derrotas;
    GP – gols pró; GC – gols contra; SG – saldo de gols

    Segunda Etapa

    Chave A

    Time

    PG

    J

    V

    E

    D

    GP

    GC

    SG

    1

    Atlético Mineiro¹

    11

    7

    4

    3

    0

    7

    2

    5

    2

    Flamengo²

    10

    7

    4

    2

    1

    10

    4

    6

    3

    Palmeiras

    7

    7

    3

    1

    3

    5

    6

    -1

    4

    Botafogo

    6

    7

    2

    2

    3

    5

    5

    0

    5

    Grêmio

    6

    7

    2

    2

    3

    6

    7

    -1

    6

    Bahia

    6

    7

    1

    4

    2

    5

    8

    -3

    7

    Santa Cruz

    5

    7

    2

    1

    4

    6

    10

    -4

    8

    Corinthians

    5

    7

    1

    3

    3

    5

    7

    -2

    Chave B

    Time

    PG

    J

    V

    E

    D

    GP

    GC

    SG

    1

    Cruzeiro

    12

    7

    5

    2

    0

    12

    1

    11

    2

    São Paulo

    11

    7

    5

    1

    1

    14

    5

    9

    3

    Fluminense

    8

    7

    3

    2

    2

    7

    6

    1

    4

    Coritiba

    6

    7

    2

    2

    3

    9

    12

    -3

    5

    Vasco da Gama

    6

    7

    2

    2

    3

    7

    11

    -4

    6

    Santos

    5

    7

    1

    3

    3

    4

    8

    -4

    7

    Internacional

    4

    7

    1

    2

    4

    2

    8

    -6

    8

    Goiás

    4

    7

    0

    4

    3

    3

    7

    -4

    PG – pontos ganhos; J – jogos; V – vitórias; E – empates; D – derrotas;
    GP – gols pró; GC – gols contra; SG – saldo de gols

    ¹ O Atlético-MG, por ter ficado na primeira colocação nas duas etapas, entra na semifinal com o direito de dois empates.

    ² O Flamengo se classificou na sua chave por ter somado mais pontos na segunda etapa.

  • Paulo
  • Pessoal o Flamengo foi campeão do Campeonato organizado pelo clube dos 13 em comum acordo com a CBF (depois a CBF tentou volta atrás e os clubes não aceitaram).

    a CBF não organizou campeonato em 1987, deu para os clubes maiores do Brasil esta tarefa dura (clube dos 13), e os clubes conseguiram fazer um campeonato nacional de verdade que dura até hoje, anterior a 1987 eram varios clubes em disputa 60 clubes ou mais (uma bagunça). A CBF se entrometeu depois que a Copa União ja havia começado, e o Clube dos 13 não aceitou mudar nada; e o resultado pelo CND, CONSELHO NACIONAL DE DESPORTOS (quem decidia assuntos sobre o desporto brasileiro) foi este; declarou Flamengo campeão de 1987, é tanto verdade que a CBF envergonhado por causa de 1987 decidiu declarar dois campeões e dois vices, Campeão de 1987 Sport e Flamengo, vices Guarani e Internacional.

MaisRecentes

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo

O título do Timão



Continue Lendo