Como destruir um time



A Lusa passou ontem pelo Cuiabá, 4 a 0 no Canindé, chegando à segunda fase da Copa do Brasil. Sábado espero que vença também o Comercial, afastando um pouco a ameaça de rebaixamento no Paulistão. Não por isso deixarei de repartir com vocês, que acompanham meu blog, texto que publiquei anteontem no LANCE! sobre o inicio de temporada do time e o “assassinato” da Barcelusa-2011.

“A diretoria da Portuguesa dá péssimo exemplo de como implodir uma equipe vitoriosa, transformando-a num apanhado de jogadores que dão um vexame após o outro e passam a impressão de desconhecerem conceitos básicos do futebol. Assistir aos jogos da Lusa transformou-se em tortura, verdadeiro show de horrores.

A responsabilidade é do presidente Manuel da Lupa e de sua diretoria, que não tiveram a habilidade de formar um elenco para a temporada 2012 e ficaram apenas na promessa. Não souberam atrair investimentos e aplicar um plano de marketing depois da fantástica campanha na Série B, que trouxe ao time o simpático apelido de “Barcelusa”.

Antes mesmo do início do Estadual, o clube desfez-se de sua espinha dorsal, perdendo o zagueiro Mateus e o meia Marco Antônio, para em seguida ver o atacante Edno rumar para o México. Durante o torneio a diretoria desentendeu-se com o goleiro Weverton, brilhante em bolas altas, embora ainda sofrível na defesa de chutes rasteiros. Sem os quatro, o que se vê é um time que não consegue tocar a bola, erra passes fáceis, não sabe dar um cruzamento nem chutar a gol e tem feito alguns dos piores jogos do Paulistão. O zero a zero em casa com a Catanduvense foi de doer. Como de doer foi a estreia na Copa do Brasil, 1 a 1 com o Cuiabá, que parecia jogo de amadores.

Da Lupa, que tinha uma parceria informal com o Corinthians, passou a falar grosso depois da conquista da Série B e hoje já não é visto com bons olhos no Parque São Jorge, perdendo importante aliado. Cogitou demitir o técnico Jorginho na semana passada e só não o fez na ocasião porque um dos investidores ameaçou retirar a grana que coloca no clube.

Jorginho também tem sua parcela de culpa, pois disse que só ficaria na Portuguesa se a diretoria mantivesse um time competitivo para a disputa da Série A do Brasileirão. De bico calado foi aceitando a saída de seus principais jogadores até ser tarde demais.

Uma diretoria competente poderia se aproveitar do principal ativo do clube, o estádio do Canindé, perto de estações do metrô, do Terminal Rodoviário do Tietê, na rota para o Aeroporto de Cumbica, nas proximidades do Anhembi, para ganhar dinheiro. Poderia trabalhar e se aproximar de um novo público de migrantes para seus jogos, aumentando sua torcida, e manter os investimentos na base, o que não vem fazendo. Preferiu engavetar todos os planos. Todos.

Com um erro após o outro, perdeu a confiança da torcida e luta para não ser rebaixada no Paulista. Um vexame só. Há gente que não sabe perder, mas há gente que não sabe ganhar, o que parece ser o caso da direção da Portuguesa. Em vez de montar um time de primeira para disputar a Série A, montou um de quinta. Como torcedor fica aí meu desabafo, pois há tempo de mudar o rumo e não quero ver a Lusa cair de novo. Não, de novo não.”



  • alfredo

    janca, isso aconteceu com outros times tambem. avai e america mineiro. disputar a serie b e diferente de disputar uma serie a e os times que nao tem fogo financeiro nao se sustentam. sinto muito pela sua lusa mas vai voltar pra segundona

    • janca

      Calma, ainda dá para mudar o rumo!!! Claro que disputar a Série A é diferente mas justamente por isso os times que sobem devem aproveitar o momento para darem um passo adiante e não um passo atrás, como está fazendo a Lusa neste início de temporada e como fizeram Avaí e América-MG, tão bem lembrados aí por você.

  • alfredo

    quem tem culpa tambem janca sao os jogadores que nao tem mais amor a camisa. sobem e depois querem ir pros melhores times e pensam so na grana. todos vendidos

    • janca

      Isso não. Eles têm o direito de ir e vir, desde que cumpram seus contratos e suas responsabilidades. Não têm de ficar nos times com os quais subiram, não. A carreira de jogador é curta e cada um sabe o que é melhor para si. Isso não quer dizer que alguém seja vendido, não.

  • Rafael

    Em nome da torcida da Lusa agradeço. Não sei se você foi ao jogo ontem, se foi deve ter percebido que a vitória foi ilusória, o time deslanchou no final e não vai cair no Paulista porque os times do interior são muito ruins. Quem acompanhou a Barcelusa em 2011 está inconformado, desfiguraram nosso time. Assim vamos cair no Brasileiro.

    • janca

      Ontem não vi o jogo, não. Um dos poucos que não acompanhei em 2012 _vai ver eu estava dando azar (rs). Mas sábado vou acompanhar, sim, tem que vencer o Comercial para dar uma respirada. Está um sufoco danado e concordo que o time só não está na zona de descenso pois há equipes piores. Mas imagine jogar essa bolinha na Série A. É queda na certa. Temos dois meses para repensar o planejamento (ou a falta dele, como costumo dizer) para 2012.

  • Rafael

    Nossa maior perda foi o Marco Antônio. Parece que ele tem jogado muito no Grêmio, ele era a espinha dorsal (como você chama) do nosso time.

    • janca

      Assino embaixo, Rafael, embora não esteja acompanhando o Marco Antônio no Grêmio, apenas vi que ontem participou do primeiro gol do time pela Copa do Brasil. É um ótimo jogador e era o ponto de equilíbrio do time da Lusa.

  • Arlindo Moura

    Janca, sempre gostei dos seus comentários e colunas. Porém, venho notando que vc está perseguindo a Portuguesa e já não é de hoje. Atacando a diretoria e a instituição. É preciso respeitar a Lusa, um time tão tradicional e tão glorioso. Respeite a minha Lusa, Janca.

    • janca

      Desrespeitando de jeito nenhum, quem está desrespeitando o torcedor que paga ingresso e acompanha o time é a própria diretoria, que se desfez do time do ano passado e não repôs as peças à altura.

  • Felippe

    Como palmeirense, gostei muito de ver o futebol do “Barcelusa” em 2011. Se com esse futebol sofrível eu já fico me perguntando o que está errado, imagina aos próprios torcedores da Portuguesa.

    A diretoria como bem dito por você agiu de forma errada. Devia ter aproveitado o calor de sua torcida no acesso a série A para faturar e manter jogadores com campanhas de marketing, mas não foi o que aconteceu.

    Perder peças chaves, ainda que forem 2 ou três pode mudar a cara do time inteiro, e demitir o técnico será só o começo para a decadência da portuguesa no campeonato, infelizmente.
    Belíssimo exemplo de uma má gestão afundando um time! Como pude ver no meu próprios, muitas vezes.

    • janca

      Oi Felippe, valeu pelo´comentário, como você acho que perder duas ou três peças essenciais já muda toda a cara de um time. E demitir o técnico seria fazer o mesmo de sempre, o que não é o caso. Abração pra você e parabéns pelo bom começo de temporada do Verdão, Janca

    • janca

      Ah! No seu time o Barcos tem feito a diferença, hein? Com os cruzamentos e as faltas cobradas pelo Marcos Assunção, então. A cara do seu time está diferente do que terminou o ano passado, pelo menos isso.

  • Jhonattan Rocha

    Sou corinthiano mas tenho um carinho pela Portuguesa….compartilho da mesma opinião…é de doer ver a Lusa fazer tanta porcaria….vc até citou a “parceria com o corinthians….pô tem o Bill o próprio Vitor junior alguns garotos da base que poderiam ser emprestados e mesmo não sendo grandes craques poderiam ajudar…assim como o corinthians fez com o Bahia…não acredito que o Corinthians Seja “bonzinho” e quer só ajudar a Lusa…parece que a tentativa de contratar o volante Guilherme não foi bem digerida no Canindé…uma pena…pagando um preço justo seria um bom negocio pras duas partes…Vou ficar na torcida pra LUSA neste Brasileiro…menos nos jogos com o Timão né..hahuahuuha..

    • janca

      É, Jhonatan, as relações entre a Lusa e o Corinthians deram uma azedada por conta do caso Guilherme e do Edno também, mas faltou habilidade à direção da Portuguesa. Uma aliança mesmo que informal com o Timão valeria para o time do Canindé. Você mesmo citou dois exemplos disso. Abs.

  • sempre digo que uma coisa que a diretoria da lusa nao sabe, nem que seja por um segundo, eh agir com inteligencia e estabelecer convivencia com os grandes de sao paulo. a diretoria age como brucutu e agora perde aliados . aprendam a lidar com os outros.

    • janca

      Neste ponto (agir como brucutu) você tem razão. Falta habilidade à direção da Portuguesa.

  • Romulo da Silva

    Acredito que a Futuro da Portuguesa está diretamente ligado a categoria de base, sou Santista, mais tenho a Lusa como segundo time, e estou muito triste pelo fim do futebol de Barcelusa, algo tem que ser feito para o brasileirão… Força LUSA…

    • janca

      Mas mesmo na base a diretoria colocou o pé no freio, veja o desempenho pífio do time na Copinha. Também acho mque o futuro da Lusa está atrelado às categorias de base, revelou grandes jogadores para o futebol brasileiro, Romulo.

  • Renato

    E dessa forma a Lusa vai repetindo o q aconteceu nos ultimos anos: o time sobe pra Série A com facilidade mas não mantém os principais jogadores e no fim acaba voltando pra Série B. A Lusa precisa mudar já, voltar ao patamar dos grandes clubes da capital.

    • janca

      Também acho, não pode fazer como da outra vez quando subiu e depois caiu no ano seguinte de novo. Tem que ficar na Série A. Com o time do ano passado acho que ficaria sem problemas e poderia até sonhar com voos mais altos no Brasileiro.

  • Rafael

    Janca, a parceria informal com o Timão “acabou” quando a Lusa não quis negociar o Guilherme com o Corinthians? Pq pelo que eu li, o Corinthians poderia ceder alguns jogadores à Lusa, oq seria vantajoso para a Lusa.

    • janca

      Não foi só por isso. O Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians, teve alguns desgastes com a diretoria da Portuguesa ainda no ano passado. Em 2012 a direção corintiana voltou a ter problemas com a da Lusa por conta do Guilherme e também da saída do Edno, cujo salário era em parte pago pelo clube de Parque São Jorge, e também por algumas declarações do técnico Jorginho antes do jogo entre os dois times pelo Paulistão.

  • Nilton

    Janca, não vemos mais os grandes times que a Lusa tinha em suas categorias de base. Time sem base é time sem futuro. Sou Corinthiano, mas a Lusa é meu segundo time e fico bastante apreensivo com o futuro da Lusa se a diretoria insistir em pensar pequeno.

    • janca

      Eu também, ainda mais depois do ótimo ano que o time teve em 2011. Mas ainda dá tempo pra mudar, Nilton, ainda dá tempo. Mas que fazem falta aqueles grandes times da base que a Lusa tinha, isso faz…

  • Renato de Campos

    Apenas uma coisa a esse texto publicado.

    BARCELUSA —- VOCÊS ESTA DE SACANAGEM COM A MINHA CARA ?!?!?!?!

    …kkkkkk….

    • janca

      Pô, rubro-negro, respeito aos rubro-verdes _risos. Também somos gente. E temos direito a um bom time.

  • Alex

    Janca, sou corinthiano e como todo bom paulistano, tem a Portuguesa como 2º time, porém este ano está complicado acreditar num futuro promissor para a lusa. A diretoria vacilou feio. O elenco do ano passado era muito forte e com certeza se não brigaria pelo título brasileiro da série A, pelo menos ficaria entre os 8 melhores. Atualmente a Portuguesa não tem um elenco fraco, vide nomes como o zagueiro Gustavo (ex-Palmeiras), Guilherme que é desejado por alguns clubes brasileiros, O meia Diego Souza que estava no Japão, e o atacante Rodriguinho que se destacou no Santo André, porém para que esse time consiga se entrosar há a necessidade de um tempo maior, coisa que a Portuguesa não possui, afinal o futuro é agora! Vamos Lusa!

    • janca

      É, Alex, mas imagina estes jogadores que você citou + Mateus, Edno e Marco Antônio. Daria um time pra ir bem no Brasileirão. Agora vamos ver o que acontece… Mas o Paulista já era. Só não podemos cair pra A-2.

  • Arlindo Moura

    janca, fiz um levantamento aqui de tudo que vc falou sobre a Portuguesa nos últimos tempos, e percebi que eu estava sendo injusto com vc. vc realmente nunca derespeitou a lusa, apenas cobra uma postura mais profissional e responsável da diretoria e vc está certo por isso. Vamos ver se para o campeonato brasileiro, o tim seja reforçado com jogadores de qualidade, para brigarmos por algo interessante que nao seja o rebaixamento. O Paulistão já era.

    • janca

      É, Arlindo, o Paulista infelizmente já era, mas se não cairmos já está de bom tamanho. E quem sabe o time não melhore até o Brasileiro? Só não dá pra vender todo mundo se não é Série B mais uma vez. Grande abraço, Janca

  • Gledson

    O Figueirense é inteiro do Eduardo Uram
    O Coritiba tmb é de empresários
    O Inter é do grupo DIS

    Ao que me parecia, a Lusa montou sua estrutura sem se prostituir para esses grupos de “investidores” se tiveram competência pra fazer isso, não consigo entender como simplesmente pararam de pensar o futebol como vinham fazendo. O Bahia utilizou da mesma estratégia que a Lusa (ou vice-versa) montou uma espécie de time B do Corinthians, mas, mudou o ano, modificou em partes seu pensamento e vem fazendo um ótimo trabalho com o Falcão e contratando jogadores tecnicamente bons para o brasileiro. A portuguesa parece piada pronta.

    • janca

      Mas ainda dá tempo pra mudar e seguir o caminho que você cita tão bem que parece ser o do Bahia. Só não podemos virar um Santa Cruz e ir ladeira abaixo, embora eles tenham uma torcida fanática e numerosa. Nós temos uma torcida fanática e exigente, numerosa, não. Abs.

  • Barcelusa 2012

    Fala Janca, tava calado este ano porque o time tava um fracasso. Foi só você falar e ele melhorou. O Guilherme já jogando demais. Tá vendo o jogo hoje? Seu puxão de orelhas tá dando resultado. O time hoje tá jogando bom futebol, contra o Cuiabá também jogou. A Barcelusa voltou, a Barcelusa voltou. Ainda dá pra classificar no Paulista. Faltam quatro rodadas e o segundo tempo contra o Comercial, Janca

    • janca

      Oi Barcelusa, já te escrevi no outro post, gostei do time hoje, especialmente do Henrique, do Guilherme e do Rodriguinho, que pena ter saído machucado. Se fosse meu puxão de orelhas que estivesse fazendo efeito daria outros puxões, mas não nos jogadores. O puxão de orelhas foi na diretoria. Ainda acho cedo pra dizer que a Barcelusa voltou pois, com todo respeito, Cuiabá e Comercial no Canindé não servem de parâmetro. Mas o time melhorou, sim. Sobre classificação, já esqueci, o que quero é fugir do rebaixamento. Pelo menos na Copa do Brasil avançamos pra segunda fase. Não caindo no Paulista, nesta altura do campeonato, já está bom. Classificar ficou um sonho muito distante. Abração e bom final de sábado, Janca

      • Barcelusa 2012

        Janca, desculpe o palavrão, mas a Lusa tá uma merda. Com um homem a mais desde 50 segundos do primeiro tempo, só teve uma chance de gol no primeiro tempo contra a Ponte, que acabou 1 a 1. Começa o segundo tempo e leva o segundo gol. Mesmo que vire não aguento mais. Estava esperançoso de classificar, mas já acho que vamos cair. No Brasileiro nem se fala. Acabaram com nosso time.

        • janca

          Tem razão, Barcelusa. Mas eu dizia que a preocupação não era nem deveria ser com a classificação, que já era. Mas com o rebaixamento. Sorte que Comercial e Botafogo também perderam… Que fase! O pior é ver (e ouvir) o Diego Souza dizendo que o time entrou com excesso de confiança. Depois de vencer Cuiabá e Comercial em casa? Tinha melhorado, claro, mas isso gerou excesso de confiança? Tem muita coisa errada. O segundo tempo foi pior ainda. E o Diego Souza disse algo como “o time não se empenhou o suficiente”. Como assim? Tinha que ter se empenhado. Com um mais o jogo todo levou de 3 em Campinas. Eta fase…

          • janca

            Ah! E isso mostra que a Barcelusa está longe de ter voltado. Durou dois jogos _rs. Contra Cuiabá e Comercial, que já está com um pé na segundona…

  • Sandro

    A Portuguesa não consegue jogar nem contra os reservas de times pequenos. Virou um time medíocre. Sem condição de disputar a primeira divisão.

    • janca

      EStá implorando pra cair pra segunda divisão do Paulista. Mas apesar de todo o “esforço” da diretoria para derrubar o time, espero que se mantenha na primeirona do Paulista, cair seria uma lástima. Só que jogando este futebolzinho não há como disputar a Série A do Brasileiro. É esperar um vexame total. Muita coisa tem que mudar e logo.

MaisRecentes

Paulistas com medo



Continue Lendo

A mágoa de Ceni



Continue Lendo

Alerta a Raí



Continue Lendo