O esporte dos comunistas



Aldo Rebelo não deve se posicionar na disputa entre PT e PMDB pelo apoio do PCdoB nas eleições municipais de São Paulo. O ministro do Esporte tem sido assediado pelos dois partidos sobre possível aliança com os comunistas na disputa paulistana.

Foi procurado pelo vice-presidente Michel Temer para conversar sobre o assunto, mas prefere se manter fiel a Dilma Rousseff e focar sua atenção nas divergências entre governo e Fifa do que com as eleições em SP.

Já o ex-ministro Orlando Silva, também comunista do PCdoB, tem postura diferente. Articula com os dois lados e tenta ganhar pontos depois de ter deixado o ministério sob várias denúncias de corrupção.

Deve ser candidato a vereador em SP como principal nome do partido, mas prefere que Netinho de Paula abra mão de sua candidatura a prefeito e que o PCdoB apoie Fernando Haddad, do PT, ou Gabriel Chalita, do PMDB. Assim Netinho disputaria uma vaga à Câmara dos Vereadores e poderia puxar votos para o partido, ajudando o próprio Orlando.

O PCdoB, apesar de negociar tanto com PT quanto com PMDB, ainda mantém candidatura própria a prefeito.

Orlando Silva está magoado com parte do PT, a quem atribui as denúncias que culminaram com sua saída do Esporte, mas segue muito ligado a Lula e desde o ano passado tem prometido ao ex-presidente articular apoio a Haddad. O que não significa que não irá valorizar seu passe, negociando também com Michel Temer eventual apoio a Chalita.

Postura diferente da de Rebelo, que tem mesmo que se preocupar com outras questões e tentar organizar a bagunça que toma conta dos preparativos (ou da falta deles) para a Copa no Brasil.

O atual ministro conseguiu arrumar um inimigo externo e desviar um pouco o foco da desorganização e da falta de planejamento para 2014, fruto da briga com Jérôme Valcke, o secretário-geral da Fifa. Mas, tirando a questão dos estádios, que em geral estão caminhando relativamente bem, que a baderna continua, continua. E os gastos aumentando e tudo ficando para a última hora, como alguns já previam que acontecesse em 2007, quando o Brasil ganhou o direito de abrigar o Mundial.



  • Renato

    O que eu queria saber é como ficaram as investigações sobre o Ministério dos Esportes. O Orlando Silva saiu como quase todo ministro da Dilma suspeito de corrupção e ficou por isso mesmo? Pararam as investigações? O povo fala do Ricardo Teixeira e com ele pode acontecer a mesma coisa. Sai da CBF, entra este Ze Ruela e as denúncias contra ele são arquivadas.

    • janca

      E a imprensa muitas vezes também parece esquecer dos casos, passando para os seguintes, que logo aparecem. Veja só o Hopi Hari ofuscando o jet ski e parte da mídia protegendo a família do garoto suspeito de ter provocado a morte da menina de três anos. E o padrinho do menino é do PSDB, ligado ao Palácio dos Bandeirantes. Mas sobre o Ministério do Esporte parte dos repasses para ONGs foi bloqueada, a Controladoria-Geral da União está em cima do caso.

      • Reinaldo

        Vc está brincando Janca…. que absurdo!!! Eu não sabia dessa história. Parte da imprensa é realmente imoral!!!

      • joe LHP

        Bem vc como jornalista sabe o o pq que a imprensa deixa de lado certos assuntos e mostra apenas aquilo que lhe convem, alias pergunto a vc qual veiculo de imprensa aqui no Brasil pode ser considerado isento?Eu acho que nenhum.

        • janca

          Eu também acho que nenhum. Aí estamos de acordo.

  • Renato

    Zé Ruela é o Zé das Medalhas, este tal do Marin, que o Juca diz que é inodoro, mas gosta de uma medalha.

    • janca

      O Juca Kfouri, você diz? Não sei se ele considera o Marin inodoro, se sim até entendo o que ele quer dizer, mas discordo. O Marin é um retrocesso, uma forma antiga de fazer política que vai fazer muito mal ao nosso futebol. Uma outra opção seria o filho do Sarney… A coisa anda de mal a pior…

      • Breno

        Inodoro não é. Diga-me com quem andas e te direi quem és. Era assim com o Nabi Abi Chedid, não precisa falar mais.

        • janca

          E foi vice-governador biônico de SP na ditadura militar. Vice de Maluf.

      • cleberson

        o que é inodoro?

        • janca

          No sentido de não fede nem cheira.

  • Pedro

    Eleição em SP tá foda. Haddad, aquele do Enem, Chalita, pilantra da auto-ajuda, Serra, criador do Kassab e da privataria, Netinho de Paula, comunista que bate em mulher, Soninha, Tiririca, vai votar em quem?

    • Pedro

      Esqueci. Tem o Russomano também. Do partido do Crivella, o bispo que não sabe nada de pesca e virou ministro da Pesca. Só no Brasil.

      • janca

        Só o fato de termos um Ministério da Pesca já é de matar. Criam ministérios e cargos para contentar a base aliada e “aparelhar” o Estado… Sobre as eleições de SP, sem comentários. É escolher o “menos pior”, ir por exclusão. E você tem razão ao lembrar que o Serra é responsável pelo Kassab, que tem feito uma péssima gestão em SP. Estava falando sobre isso outro dia…

        • Breno

          PT e PSDB/PSDB e PT, seis por meia dúzia.

        • anderson

          Vc fala isso pq nao entende do assunto.

          Vc nao sabe o q está sendo feito para aumentar o consumo e producao de pescados no Brasil e tb nao sabe o impacto q a pesca tem em pequenas comunidades, os benficios para sobrevivencia social delas.

          É lamentável ver isso escrito por alguém que deveria conhecer sobre o assunto.

          Amigo se vc tem uma outra maneira de fazer politica, aponte. Vai ganhar o premio Nobel. Politica sempre foi assim, desde a Grecia. Sao acordos, parcerias, como quiser chamar.

          Se vc acha q em SP nao ha aparelhamento? Vc acha q o Obama vai colocar no ministerio dele alguem do partido republicano só pq o cara teoricamente é o melhor?

          O seu jornal faz isso?

          No meu trabalho nao é assim. As sociedades cientificas a mesma coisa: sao os grupos, pra se eleger uma presidencia sao parcerias e toma lá dá cá de norte a sul e de leste a oeste do Brasil. Pessoas que até entao se odiavam estao na mesma chapa, pq tem o desejo de derrotar a outra chapa.

          Fazendo isso por pouca grana, mas um certo poder, como nas sociedades cientificas, vc acha q nao vao fazer isso nos governos municipais, estaduais e federais? Tá sonhando, né?

          A política que a imprensa quer é utopia, nem ela pratica… Lamentável!!!!

          • janca

            “Acordos, parcerias, como você quiser chamar”, coloca você… Acordo com Sarney, Maluf, Collor, eta base aliada boa, hein? Prefiro viver na utopia… Ministério da Pesca para quem nunca atuou na área e não sabe o que fazer lá… Se é para fazer política igual aos outros, por que não deixar os outros no poder? Alguém escreveu aí que o PT e o PSDB se equivalem e acho que se equivalem mesmo. Até a utopia em que vivia o PT o partido no poder conseguiu destruir. Ficou igual ao outro.

          • janca

            Você que entende do assunto colocaria os piores. Ok, direito seu. Pobres de nós…

    • joe LHP

      só uma pequena correção o criador do Kassab foi o Maluf, o atual prefeito era aliado do Maluf e na gestão Pitta foi o secretario de finanças.

      • janca

        Tem razão em parte, de fato o Kassab é filhote do Pitta e do Maluf, mas quem deu projeção a ele foi o Serra que assinou um documento e não cumpriu, largou São Paulo nas mãos de Kassab e hoje o resultado está aí.

  • anderson

    O estado que menos vai ter avanços em mobilidade urbana e o que mais precisa: SP!

    E porque não vai ter? Pq possui uma imprensa burguesa, que resolveu abdicar de seu papel de imprensa para se tornar um partido político de oposicao ao governo federal. Só no Brasil mesmo né?

    E se vê a imprensa burguesa criticando os governantes municipais e estaduais? Não!

    Pq será? Eu sei… mas não vou falar!!!

    E sobre a Copa do Mundo, pra mim está claro que tudo isso é politicagem. O PSDB/DEM vão jogar todas as cartas em 2014 para tentar voltar ao poder. Apostar no insucesso da Copa 2014 no Brasil, em todos os sentidos, é o maior mote deles. Se a Copa não for um fracasso (e não será!) e as obras feitas em todo o país ganharão mais corpo e o legado ficará e com a situação econômica no mundo sendo resolvida, o Brasil continuará voando! Aí coitado deles, né? Os caciques surtarão por mais 4 anos! Quem sabe não tentam um novo golpe né? A elite não admite não estar no poder. Coitados, doentes.

    E qualquer atraso, não é mera falta de incompetência. É fruto, e muito, de tanta burocracia que criamos. Só em licitação se vai 1 ano, no mínimo. Fora planejamento… execução, se pensar, é o que menos leva tempo!

    Sobre o orçamento, que eu saiba, em todos os lugares há aumento nos valores. Isto já é previsto. Você leu que o parque aquático de Londres foi orçado em X e o custo no final foi de 3X? Você que fizeram de má fé? Não acho. Os cálculos são feitos com o preço de hoje e se a obra será terminada daqui a 3 anos, não tem como afirmar que o valor será o mesmo. Há vários fatores influenciando no aumento dos custos. Sei disso, porque já participei de projetos dentro da empresa (privada) e foi desta forma. Por que vc acha que há a possibilidade de adicional de XX% no valor inicial da licitação? Pra facilitar roubo? Não acredito. Alguns podem se aproveitar disso, mas não todos. Enfim, a imprensa brasileira investe no quanto pior melhor e passa a idéia que políticos e gestores são desonestos. E o povo não né? É todo mundo anjo, não dão seu jeito pra burlar uma lei aqui, outra acolá. Eu não acredito que somos anjos geridos pelos capetas. Não mesmo. Os políticos são reflexos do q somos como sociedade.

    A imprensa reclama que o brasileiro é passivo, que não protesta e sempre compara ao futebol, que as torcidades protestam e brigam. Mas veja o que a própria imprensa passa a população: futebol é paixão, é saúde, é vidão financeiramente falando, enfim, coisa boas. O que a imprensa passa sobre política: desonestos, ladrões, e tudo mais de ruím que se possa imaginar! VOCÊ JÁ VIU ALGUÉM LUTAR E PROTESTAR POR ALGO QUE ODEIA? Até hoje jamais vi isso!!! Se você viu, fala aí! Antes que falem, os protestos na África não são por algo que odeiam (alguns governantes), mas sim por algo que eles amam (os seus países). Se não acreditassem no seu país, na sua dignidade e no seu povo, eles não fariam nada.

    Então a imprensa tem a culpa dela e é por isso que acredito que ela não quer que a situação mude. A imprensa tb se beneficia disso tudo que está aí, direta ou indiretamente (através de seus anunciantes, por exemplo).

    Sobre a eleição em SP, chega a ser ridículo e este ano a baixaria deve rolar solta, pq o PSDB vai apelar, como foi na eleição presidencial. Vai ser um tal de kit anti-homofobia, se a pessoa é religiosa ou não, se é tradicional, casado e feliz ou não, enfim. Enquanto isso, nada de projetos ousados para o transporte, para moradia, para o meio ambiente, para educação e para saúde pública. Dá pena da população e raiva ao mesmo tempo, por ser refém de si própria e não enxergar além da disputa política. O próprio povo não é ousado, não acredita que os problemas da cidade possam ser resolvidos, não vêem luz no fim do túnel e por isso continua neste esquema de política. Enfim, acho que SP está perdendo grandes oportunidades de se projetar a nível mundial e atrair mais coisas. Com uma gestão simplória, não vai dar o salto que se espera.

    Amigo, Lula é mais esperto q todos juntos. Ele tá apostando no quanto mais, melhor! Vcs ainda não perceberam, né? A intenção não é necessariamente que o PT ganhe, mas que o PSDB/DEM percam! Não fez essa leitura ainda?

    Por isso que você está vendo diferentes candidatos, com características marcantes. Por exemplo, o Chalita, vai puxar a simpatia/voto dos católicos, principalmente daqueles q nao votam no PT e q estao decepcionados com Serra e com Kassab. Russomano em outro seguimento, Paulinho da Força em outro e assim por diante… O negócio não é o PT ganhar no primeiro turno, mas tentar ao máximo enfraquecer o PSDB/DEM e num segundo turno, todos vão se juntar contra o PSDB/DEM (se forem pro segundo turno) e engrossar o coro dos 70% de desaprovação da gestão Kassab.

    O movimento em SP é claro. É de mudança, o que não significa necessariamente ser o PT já a ser o ganhador. Pode ser qualquer outro partido. Um vez o feudo do PSDB/DEM quebrado este ano e enfraquecido nos próximos anos, ficará mais fácil para o PT retornar em 2016 ou em 2020. O movimento de recuperação do terreno será devagar, mais firme e constante, como numa tática de guerra. Se isto não se implementar este ano, será implementado nos próximos. Basta ver que o PSDB sempre ganhou as eleições em SP para governador no primeiro turno e ano passado por alguns mil votos ela não foi para o segundo turno. A mudança está em curso. Ela é mais demorada em SP, pq o povo é mais conservador. Tem medo de perder o que conquistaram. Mas ela ocorrerá, mais cedo ou mais tarde. Não duvidem da inteligência estratégica de Lula. A conferir!!!

    • janca

      Você faz política partidária e assim não consegue ver um palmo adiante… Pena… Ela cega como cega a paixão clubística. Não é porque o PSDB está um pavor em São Paulo que pode justiticar os erros do PCdoB no ministério ou as alianças do PT com o PP, de Paulo Maluf, o próprio PCdoB, o partido do Crivella, a tentativa de conseguir apoio do Kassab. Mais do mesmo, companheiro, mais do mesmo.

      • Luiz Guilherme

        Esse Anderson é comunista de carteirinha. Comunista hoje que é aliado de Ricardo Teixeira, Marta Suplicy, José Sarney, Paulo Maluf, Fernando Collor de Mello. Comunista assim é coisa boa kkkk. Por isso vai de Netinho pra prefeito de São Paulo. Esse Anderson defende aumento de orçamento, mas não vê que o de Londres aumentou 19% e do Pan aumentou 100%. Tem uma diferença entre 19% e 100%. Chega de defender o “rouba mas faz”, meu, vamos evoluir, meu. Acorda uma vez na vida.

        • janca

          O do Pan não aumentou “apenas” 100%, muito mais do que dobrou. Quase foi multiplicado por dez, Luia Guilherme. Subiu de 400 e tantos milhões de reais para cerca de 3,7 bilhões de reais deixando um legado muito menor do que o prometido. E nem no governo se sabe quanto vai ser gasto com a Copa, qual o real custo da Copa. As estimativas variam muito, há até quem ache que vá superar os 100 bilhões de reais. O céu é o limite.

  • cleberson

    nossa que estranho,
    esse post não tem nada sobre futebol diretamente kkkkkkk
    se matem malucos

    • janca

      Diretamente não mesmo, indiretamente, sim, porque o Ministério do Esporte, nas mãos do PCdoB, está envolvido com a Copa e a Fifa, no meio de toda esta celeuma. Mas que o pessoal perde a cabeça quando discute política, perde. Como perde a cabeça quando discute futebol e é tomado pela paixão clubística. Felizmente não são todos…

      • cleberson

        porem, quem ( em plena conciencia e sem disturbios mentais) mete o dedo na ferida sabendo que vai doer.
        como diz o ditado, pimenta no dos outros é refresco!

        • janca

          ???

  • Kiko Oliveira

    Janca, minha pergunta não está muito relacionada com o post, mas gostaria de saber sua opinião sobre um assunto (sinta-se a vontade para nao responder caso nao queira). Você é a favor ou contra a midia se posicionar politicamente? Digo, ‘revelar seu voto’ como alguns jornais fizeram na eleição passada. Qual sua opinião sobre isso?

    • janca

      Oi Kiko, não vou ficar em cima do muro, embora possa dar a impressão de. O que acho é que a mídia tem o direito de se posicionar, não vejo mal nenhum nisso, como fez o “Estadão” na última eleição, defendendo a candidatura Serra e dizendo que a apoiava e torcia por ela. Acho justo. Como acho justo um veículo não se posicionar oficialmente. É como comentarista de futebol. Não acho errado os que revelam seu time, muito pelo contrário, mas acho que quem prefere não revelar tem todo o direito também. Abração, Janca

      • Marcio

        Janca, se o órgão assume o apoio publicamente não vejo problema… a grande questão é quando ele não assume oficialmente, faz campanha deliberadamente e tenta passar uma imagem de imparcialidade… que é o que faz a grande maioria…

        E não sei pq cargas d’agua, a população tende a acreditar na imparcialidade da imprensa… qdo sabemos que passa bem longe disso!

        Janca, tbm acho que vc devia explicitar sua posição, embora implicitamente já de para perceber… tens razão em parte do que escreve, porém o que me incomoda é sua tentativa de se mostrar imparcial… qdo sabemos e vc tbm sabe que não é…

        Abraço

        • janca

          Caro Marcio, aí que você se equivoca. Já escrevi várias vezes sobre isso, não acredito na imparcialidade da imprensa e jamais disse que sou imparcial. Pelo contrário. Ao escrever meus textos eu me posiciono, coloco um pouco (ou um muito) da minha visão de mundo neles, visão de mundo que é minha e portanto subjetiva e parcial. Não acho que seja obrigado a explicitar minha posição, ao contrário do que você coloca, se é em relação ao voto, por exemplo. Não sou obrigado a declarar em quem voto, mas também posso fazê-lo. Para ser sincero até gostaria de anular, pois ando descrente pacas, mas não consigo fazê-lo. Acho que só fiz isso uma vez, num segundo turno para governador entre Maluf e Fleury. Não consegui votar em nenhum dos dois e anulei. Na eleição municipal de SP tendo a votar naquele que vejo como “menos pior”, não consigo enxergar boas opções. Netinho, Chalita e Russomano, por exemplo, jamais. A tendência é que vote no Haddad. Mas se também tivesse decidido não revelar em quem penso em votar é um direito meu. Enfim, é isso. Abs.

MaisRecentes

Oposição santista



Continue Lendo

Santos em SP



Continue Lendo

Fuga de patrocínio



Continue Lendo