O marketing no Sul



Quando se fala de marketing esportivo no Brasil, o São Paulo pode ser apontado como um dos pioneiros nos anos 80, embora tenha perdido espaço nos últimos tempos para Corinthians e Santos. Especialmente para o Timão, que tem o maior potencial de mercado no país e resolveu investir pesado no setor. Com muito sucesso. Com lojas, campanha de fiel-torcedor, ações em todas as regiões do Brasil e agora também no exterior.

Mas um exemplo pouco comentado no eixo Rio-SP é o gaúcho, que desde o final dos anos 80 e começo dos 90, passou a investir pesado com formas alternativas para ganhar dinheiro com seus torcedores.

Grêmio e Internacional mostram que a rivalidade pode ser positiva. Há mais de 20 anos bastava você passar em shoppings de Porto Alegre ou de cidades do interior do Rio Grande do Sul, em centros comerciais, na rodoviária ou adjacências para encontrar duas lojas, uma bem próxima da outra. A primeira com produtos do Inter, a segunda com produtos do Grêmio. Nelas encontrava-se todo tido de material com a marca dos clubes.

No dia a dia do Sul encontra-se muita gente nas ruas com a camisa de um time ou de outro, acredito que bem mais do que em SP, talvez na mesma quantidade do que no Rio, onde muitos costumam ir à praia com a camisa de seu clube de coração. Mas no RJ são quatro grandes, no RS, apenas dois, o que faz a diferença e parece aumentar a multidão com camisas coloradas ou gremistas.

De acordo com levantamento da Pluri Consultoria, que aponta a torcida corintiana como a que, somada, é detentora do público de maior poder aquisitivo do Brasil, os torcedores do Inter foram os que mais consumiram algum tipo de produto do time no último ano. O que só mostra a força e os investimentos dos gaúchos em marketing esportivo.

Não por acaso Inter e Grêmio aparecem também entre os pioneiros nas ações para atrair torcedores a seus jogos e o Grêmio resolveu construir uma nova arena, que deve ficar pronta ainda em 2012. O projeto sócio-torcedor do Inter é considerado o mais bem sucedido do país, com cerca de 110 mil torcedores cadastrados e que pagam mensalidade a ele.

Muito se fala nos clubes de São Paulo e nos do Rio, principalmente o Flamengo, que tem a maior torcida do país, mas em termos de marketing sigo com a impressão de que a vantagem ainda está com os gaúchos. E que outros centros poderiam ficar de olho no exemplo que vem do Sul. Se é que já não estão. E sinceramente acho que estão, sim.



  • Colorado 2012

    No Brasil a imprensa acha que vale o que acontece em São Paulo e no Rio. Rio Grande do Sul tem muita coisa boa, a melhor é o Inter. Tem muita coisa ruim, a pior é o Grêmio kkk. De verdade, a rivalidade ajuda o marketing, só que um ponto existe quando se tem dois times só. A rivalidade é muito maior. O Banrisul não podia patrocinar um time só, se patrocinasse o Inter o gremista ia fica p… da vida, se patrocinasse o Grêmio seria o contrário. Tudo isso é pensado quando se fala do Rio Grande. A imprensa devia dar mais atenção ao que acontece pelas nossas bandas. Morei tempo em São Paulo, tempo no Rio, dão pouca atenção ao Sul.

    • Raphael

      A imprensa foca o que é melhor. O centro do país é Rio-SP. Vá pro exterior falar em Brasil vão te perguntar se vc. é carioca, do Rio, Carnaval, Ipanema. Inter e Grêmio são times regionais, Flamengo e Corinthians são internacionais, muito mais que o seu “Internacional”. No Nordeste torcem pra times cariocas. A imprensa dá atenção pro que importa, Mengo e Corinthians, Rio e SP.

      • Raphael

        Só tenho minhas dúvidas sobre o potencial de mercado da torcida corinthiana, a do Flamengo é a maior do país. Isso é disparado. A do Corinthians é maior em SP, mas no resto do país é Flamengo disparado. No Rio de cada duas pessoas uma é rubro-negra.

        • Colorado 2012

          Flamengo e Corinthians são internacionais? O Corinthians nunca ganhou nada fora do país, nem Libertadores tem, o Flamengo é a decadência pura, só dívidas, Ronaldinho Gorducho, caricatura de um time.

          • Colorado 2012

            E torcida é aquele que vai em jogo. Os jogos do Inter têm muito mais público do que os do Flamengo. Deviam fazer uma distinção. Uma coisa é torcida de verdade, outra é simpatizantes. O Flamengo tem simpatizantes no Nordeste. E daí? Simpatizante não é torcedor, torcedor é o que vai ao estádio, é o que o Inter tem.

          • joe LHP

            Quem é o inter???um time que esta ai 33 anos sem ganhar um brasileiro, que ganhou 2 liberta no cagaço contra as cagonas da vila sonia e contra o chivas que sequer era o melhor time do mexico, time de vcs só e expressivo ai em POA fora disso é um zero a esquerda, sem falar q e saco de pancada dos times paulistas tirando o amarelão bambi.

      • Guilherme

        Cara, em que se baseia para afirmar isso? Baseia-se em um torneiozinho de verão de 2000, onde os europeus não estavam nem aí, e em um Flamengo que venceu uma Libertadores e um mundial há mais de 30 anos atrás, são esses times, que são mais “internacionais” que o Inter, que ganhou a Libertadores 2 vezes nesses últimos anos, além de ter vencido o Barcelona no mundial? Faz favor né.
        Flamengo vive de sua fama dos anos 80 e Corinthians só tem esse “respeito” em território brasileiro e todos sabemos como algum de seus últimos títulos foram conquistados, mas como fora do Brasil, não tem apito-amigo, por isso que na maioria das vezes não chega longe na Libertadores.
        E há vários nordestinos (mais comum no interior) que torcem para Flamengo e Corinthians exatamente porque só podem assistir jogos deles, desse jeito você vai querer que ele torça pra quem?

        • Luiz Marfetan

          Não façam causo desses notorios despeitados. o framengo esta para fechar as portas, deve ate as calcinhas da patricia. o borintians não ganha nada fora da aldeia, alem de ter sido comprado pelo BORIS BERE o que, o estadio e lavagem de dinheiro da mafia rusa, so eles não se deram conta ainda.
          P……aulista C……orintians C……lube.

  • rodrigo

    gremio 2 libertadores 1 mundial 1 recopa, inter 2 libert 1 mundial 1 sul-amer e 2 recopas, então quem é mais internacional? Flamengo, só com uma libert e mais nada ou corinthians, a piada pronta da america? rio com 4 clubes 2 libertadores, rio grande com 2, 4 vezes, não dá pra discutir com a cariocada.

    • fabio

      piada é o grêmio e o inter. campeonato gaúcho uma merda. caxias campeão do primeiro turno, que porra! corinthians, campeão mundial reconhecido pela fifa e maior torcida do brasil. chora gauchada

      • Luiz Marfetan

        Puta que pariu librtadores o borintians nunca viu!!!

        • Mauricio do Rio

          Nunca li tanta bobagem. Os times do Brasil tem fases e pronto. Para que essa comparação grosseira? Daqui a pouco em um bobalhão lembrar que o Inter nunca caiu para a segundona, o Corinthians já, que o Fla nunca caiu mas só ganhou a Libertadores há 30 anos, que o Grêmio caiu – mas o Fla ganhou cinco brasileiros desde então. Se cada um escolher seus números, ´óbvio que seu time vai parecer melhor. NO conjunto, todos foram ou são bons e todos são grandes. Vamos falar de futebol? Nenhum desses clubes está jogando nada no momento.

  • Tricolor Tri Mundial

    Janca, a torcida do Corinthians pode mais que a do São Paulo? Quem fez essa pesquisa é louco ou cUrintiano. A do São Paulo é de elite, se o Corinthians tivesse poder aquisitivo não ia fazer estádio na periferia.

    • fabio

      acorda, tricolor medíocre. morre de inveja do estádio do CORINTHIANS! VAI CORINTHIANS!

      • janca

        O que escrevi, Tricolor, é que a torcida do Corinthians como um todo (somada) tem o maior poder aquisitivo entre as torcidas do país. Maior, portanto, que a do São Paulo. Sobre a localização do novo estádio do Corinthians não vejo problema nenhum. Vejo problema na forma como está sendo erguido, graças aos benefícios e recursos públicos, o que acho um absurdo. Opinião minha. Abs.

    • joe LHP

      tem que rir de um bambi desse kkkkkkkkkkkk

  • joao paulo

    o inter e o gremio realmente são times regionais,mas pra nós torcedores desses 2 clubes,não importa se Corinthians ou flamengo tem maiores torcidas,pq o que importa é que aqui no rs praticamente só existe torcedores de times gauchos.a dupla grenal é voltada para um publico alvo especifico,gauchos,não nordestinos,paulistas,cariocas ou estrangeiros.que queremos apenas distancia.Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra!!!

  • Rolando Silveira

    Janca, tente esconder um pouco seu amor pelo Corinthians. Isso pode irritar um pouco os leitores.
    Em relação ao marketing, vale lembrar que o Corinthians tem ajuda do Governo Federal, que investe pesado no clube da marginal sem número, tudo em função do amor do pior da presidente da história deste país, o senhor Lula. (minha opinião, espero que eu seja respeitado.)

    • janca

      Rolando, no post anterior disseram para eu esconder meu ódio pelo Corinthians (um ódio que não sinto pelo Corinthians), agora você vem dizer que eu tenho que esconder meu amor pelo Corinthians… Cada um interpreta as coisas à sua maneira. E sua opinião eu respeito, apesar de não ser a minha. No caso do governo Lula tenho seríssimas críticas, seríssimas mesmo e acho que o aparelhamento partidário do Estado é muito perigoso, sem falar na base aliada, que é uma piada. Mas tampouco nutro simpatia pelo PSDB, cujo governo em SP considero péssimo. Opinião minha. Abs.

  • marcelo

    sempre tem alguém atrás de um gaucho….rs

  • Luiz Marfetan

    Olhei todos os comentarios. e a primeira vez que nenhum jumento participa deles falando do lula, do pt, da dilma. elogiando o psdb, o serra, o chuchu. parabens estamos melhorando!!!!

    • janca

      Engano seu, Luiz, teve comentário sobre o governo Lula. E algumas opiniões minhas em resposta sobre o governo Lula e também sobre o governo do PSDB. Acontece… Abs.

  • rafael de garça-sp

    gente só queria intender pq tanto odio do corinthians….nós n temos libertadores …n tinhamos estadio…n tinhamos ct….n tinhamos nada ..porisso q é o time dos favelados e pobres….e mesmo assim os q tem muito morrem de inveja de nois ….o inter é tão bom q o neymar sozinho humilhou os colorados…o gremio ta com marcelo moreno kleber wanderley luxemburro e quem é campeão la é o fortissimo caxias….n adianta ter raiva odio inveja birra bando de recalcado …a maior torcida do brasil é do flamengo e a do corinthians na cóla ..o corinthiano é muito mais apaixonado e fanatico q a do flamengo..pode falar quem quiser mais o time mais amado do brasil é o corinthians…isso sem fala na fama do gaucho tche…todos bambis e bixa igual ao são paulinos daqui e os florminense do rio kkkkkkkkkkk aqui é timão porra…….

  • Fernando de Freitas

    O que eu acho fantástico, é como um post sobre “marketing esportivo” acaba descambando para picuinhas regionais, rixas entre torcidas, ofensas gratuitas etc. Argumentam que o futebol é isso mesmo, “paixão”. E por conta disso deixamos de discutir assuntos interessantes e produtivos para um raso “bate-boca” virtual. Que paixão boçal essa. O futebol não merece isso.

    • janca

      Eu concordo com você, Fernando, mas isso volta e meia acontece, o que é uma pena. Grande abraço, Janca

  • nilú

    E eu gostaria de intender, independemente de clube ou partido, porque pessoas postam coisas tão agressivas, sem nenhum tipo de argumentação sólida, com terríveis erros de português, o que seria o de menos, não estivesse isso ligado a tanto absurdo!!!!
    Eu fico me perguntando, se vcs que agridem e se agridem aqui, o que fariam se estivessem frente a frente?
    Uma luta de MMA? Não creio pois devem ser todos uns medrosos na vida diária, que só encontram força para dizer tantas coisas sem sentido e base, porque estão escondidos atrás da “cortina de ferro”, da impessoalidade da internet!!!
    Me da pena pensar num mundo com_humanos_ asim…
    Que tal sairem na chuva pra esfriar a cabeça e pensar melhor. Nilú

    • janca

      O “anonimato” da internet talvez ajude a explicar isso, pois mexe no que há de melhor mas também no que há de pior no ser humano, que acaba a usando como instrumento para colocar sua agressividade pra fora… E haja chuva… João

  • walter felipe

    vc falou de erro de portugues,mas assim se escreve com dois s.

    • Nilú

      Putz Walter vc tem razão, mas a palavra “assim” foi um simples erro de digitação, agora a palavra “intender” essa foi mais grave. Mas isso tudo acontece comigo porque sou confusa, não tão burra_rs.
      Ótima segunda feira. Nilú

      • janca

        Confuso quem não é? Boa segunda, João

  • Felipe Lima

    Sabe qual o motivo de tanto comentário agressivo?
    O “torcedor” não gosta de admitir que um outro time foi melhor que o seu (tanto em campo como fora dele, hoje em dia). E, em vez de olhar as IDEIAS que surgem nos posts e tentar dissecá-las, leem apenas que time(s) as teve (tiveram). Pronto! Começa o embate (no final, geral sai se batendo e nada se salva).

    • janca

      Pode até ser, Felipe. Se bem que a visão de qual time saiu melhor em campo ou que torneio é mais importante, que conquista vale mais, enfim, tem uma dose de subjetividade. Mas concordo sobre o que você coloca em termos de ideias que poderiam ser discutidas ou levantadas a partir de determinado post e da leitura que parte dos torcedores faz sobre ele. E quando começa um embate como o que vemos muitas vezes, um torcedor tentando desqualificar o outro, quase nada se salva mesmo. E às vezes simplesmente nada se salva. Bom domingo pra você, Janca

  • Ricardo

    Os gaúchos estão na frente e tem sempre alguém de p4u)ur0 atrás.

    • janca

      Estão na frente em termos de marketing esportivo, talvez ao lado do Corinthians, o que acho. Mas vou mudar o título para evitar piadinhas…

MaisRecentes

Galiotte cobrado



Continue Lendo

Palmeiras ferve



Continue Lendo

Cuca continua?



Continue Lendo