A era do rádio



Graças às divergências entre a Fox Sports e as principais operadoras de TV paga do Brasil, como Net e Sky, a Libertadores de 2012 está escondida na TV e com isso quem ganha é o rádio.

Não é que ontem eu, como muita gente no país, não tinha como ver Santos x Internacional na Vila? E que pelo jeito foi um show? Escutei boa parte no radinho, como fazia quando moleque. Vitória santista e show de Neymar, autor dos três gols do time da casa. Fiquei imaginando o jogão e deixei de lado Gama x Ceará, que passava na TV fechada, pela primeira rodada da Copa do Brasil.

Se não conseguiu exibir Santos x Inter para mais de 70% do mercado de TV paga do Brasil, a Fox Sportx voltou a usar o canal FX para mostrar o Flu na Argentina contra o Boca. Mas na véspera eu já havia ficado sem ver o Vasco, como hoje devo ficar sem poder acompanhar o Flamengo. O Corinthians, para São Paulo, passou na Globo, canal aberto que detém os direitos de transmissão.

Como em SP a Globo prioriza o Timão e deixa o Santos em segundo plano, a diretoria santista anda louca da vida. Reclama que a exposição do time é menor e que ele está escondido do grande público. Está mesmo. Grande público que quer ver Neymar e cia. em campo e não pode. Tem que escutar no rádio, como antigamente.

Inter e Vasco também já reclamaram. Como o Santos, acham que estão escondidos na Libertadores. Fluminense, menos veementemente, idem. Até o Corinthians protesta que a exposição em outras regiões do país é menor do que poderia ser, num torneio que para ele é tão importante.

Perdem os clubes, perde o consumidor, enquanto Fox Sports, Net e Sky seguem brigando. E a Libertadores já vai para a terceira rodada da primeira fase. O tempo passa e nada. O jeito é voltar ao passado e apelar para o bom e velho radinho. Que hoje nem mais de pilha é.



  • timão

    pro corinthiano indiferente. a globo mostra todos nossos jogos, nada de tv fechada. por isso que é bom ter a maior torcida do brasil

    • janca

      Para o corintiano que mora em SP talvez, mas e para o corintiano que mora fora?

  • Tricolor

    A Globo tá fazendo a maior força pro Corinthians ganhar a Libertadores, mas na hora h eles sempre dão pra trás. Esse é o alívio. Seria muito melhor mostrar os jogo do Santos do que os do Corinthians. Os do Santos são muito melhores, ontem era pro do Santos ser o jogo da Globo, não o do Corinthians contra um timinho do Paraguai.

    • janca

      Eu, particularmente, preferia ter visto o jogo do Santos, mas será que a maioria dos torcedores e telespectadores pensa assim? A Globo pensa na audiência e está errada nisso? Acho que não.

      • André

        O jogo do Santos passou como o do Flu. O jogo que não passou foi o do Vasco, como vascaíno fiquei puto da vida. A Fox está escondendo a Libertadores.

        • André

          Pelo menos a Copa dos Campeões e o show do Messi deu pra ver. Espn não tem esse problema.

          • janca

            Que eu saiba o jogo do Santos não passou na Net como o do Flu, não. Se passou, não me avisaram, faltou comunicação da Fox Sports. Mas acho que foi só o do Fluminense que passou. Na véspera eu e 70% dos assinantes de TV paga ficamos a ver navios. Perdemos, como você, o jogo do Vasco, como temos perdido vários outros que não envolvem times brasileiros na Libertadores. Acabo acompanhando os resultados pelo jornal…

      • Alexandre

        Janca,
        Será que a Globo analisa tão bem o mercado assim?
        Pois, sob qualquer ângulo, não consigo achar CorinthiansXNacional-PAR mais atraente para a audiência em geral do que SantosXInternacional.
        Vai ver sou eu que não entendo nada do assunto…

        • janca

          Eu também sou mais Santos x Internacional, mas a torcida do Corinthians é grande, não podemos nos esquecer disso. E a Globo quer audiência. Às vezes erra, como até pode ter acontecido na quarta, mas normalmente não. Grande abraço, Janca

  • Tricolor

    Por falar em timinho tem cada timinho nessa Libertadores. A maioria nem se classificava pras quartas de final do Paulistão.

    • janca

      Estava conversando sobre isso ontem. Mas sempre houve times fracos, especialmente na primeira fase. O que enfrentou o Corinthians ontem é um deles. Já Santos x Inter foi um jogão. Boca x Flu, outro.

      • André

        Mas tem muito time forte também. A Universidade do Chile foi considerado o time mais forte da América no ano passado.

  • Emerson Luiz Fonseca

    Santíssima baixada santista
    O planeta Sabe o que temos a oferecer quando o assunto é jogador de futebol.
    Existe um lugar especial neste planeta onde surgem santos e deuses na religião do futebol.
    Este lugar é conhecido no mundo pelo seu time, onde o deus maior do futebol reinou por muitos anos.
    O tempo passa e neste lugar de mata atlântica acontece de tempos em tempos o surgimento de jogadores com poder divino de encantar e alegrar milhões de seguidores pelo mundo.
    O santo sudário do futebol tem o numero 10 impregnado no pano branco já amarelado pelo tempo. Outros santos e deuses estão por vir ou talvez já estejam entre nós.
    Que diabos acontece neste lugar.
    Santíssima baixada santista.

    • janca

      Santíssima baixada santista. Abração, Janca

      • Emerson Luiz Fonseca

        Sabe quando vc sente um cheiro e imediatamente volta no tempo. Ontem quando fui escutar o jogo do santos, meu celular estava descarregado, fui ao carro e no caminho lembrei do meu sanyo. Ele foi uma das poucas coisas que guardei,pois foi nele que meu pai e eu ficavamos juntos escutando e torcendo pelo nosso time. Quando liguei o bicho e girei o botão do dial,foi a coisa mais legal que senti nos ultimos dias. Lembrei do meu velho e senti até seu cheiro. Graças a deus essas coisas acontecem.

        • janca

          E o rádio tem uma magia que é só dele. Mexe com a imaginação, Emerson. Todo lance parece que vai ser gol _rs. Gosto muito de escutar jogos pelo rádio, o que não quer dizer que não goste de vê-los pela TV ou no campo, que é o melhor lugar de todos. Mas quando era pequeno também escutava jogos às quartas à noite com meu irmão pelo rádio. Hoje tudo é TV e tecnologia. Enfim… Grande abraço, Janca

  • Iran Né

    Caro, Janca, só quem está perdendo nessa história é o torcedor. Pois a tal Fox é uma empresa americana tão forte ou mais que a nossa Vênus Platinada ( pra aqueles que não sabem o que é a Globo). E o que se fala no mercado é que a tal FOX , está querendo o triplo que cobrava a Globo e a SKY. Eu infelizmente também sou vítima, porém pelo menos estou achando é bom pra aqueles que vivem metendo o pau na Globo e no Galvão, como se eles fôssem culpados por todas as mazelas deste País. E evidentemente não são. É aquele velho ditado ruim com eles pior sem eles.
    Um grande abraço !
    Iran Né

    • janca

      Oi Iran. Se você for pensar bem as grandes emissoras de comunicação são controladas por grupos fortíssimos. Falam só na Globo, que de fato domina o mercado brasileiro, mas há Fox é poderosíssima e a própria ESPN é ligada à Disney. Grande abraço, Janca

  • renato sa

    A FOX está jogando o jogo com as mesmas estratégias que a Globo joga no mercado nacional (Exclusividade, muita barganha e arrendamento de jogos escolhidos por ela). E depois, para a maior parte dos brasileiros a transmissão da Libertadores continua igual. Um jogo por rodada, as 21:30. A maioria dos brasileiros nem NET, nem SKY, nem TVA (que possui a fox sport) tem. Vejo mais um esperneio da imprensa por um grupo americano, sem tradições com o futebol (brasileiro principalmente) ter dominado a Libertadores.

    • janca

      Oi Renato. Não acho que a imprensa esteja “protestando” contra a Fox, não é isso. É que os jogos não estão sendo acompanhados por boa parte da classe média e muitas notícias são voltadas a este público, que consome mais informações via jornal ou internet do que as classes D e E, por exemplo, que normalmente não têm Net, Sky, TVA mesmo, como você bem colocou. Há um conflito entre Fox e Net, por exemplo, por motivos que todos nós sabemos quais são. E não se trata de reclamação, mas de constatação. Um jogo por rodada às 22hs quem acompanha é quem tem Globo. E normalmente vai ver o Corinthians jogar em SP, o Flamengo, no Rio. O resto fica de fora. Caso dos jogos do Santos e do Internacional e do Vasco também, para ficar em três exemplos brasileiros. Abs.

MaisRecentes

Revolta corintiana



Continue Lendo

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo