A “amizade” Teixeira/Valcke



Aliados de Ricardo Teixeira que não suportam Jérôme Valcke devem estar vibrando com a briga do secretário-geral da Fifa com o governo brasileiro.

Teixeira e Valcke toleravam-se até o brasileiro apoiar Mohammed bin Hammam à presidência da Fifa, traindo Joseph Blatter.

Expulso do Comitê Executivo da Fifa, Bin Hammam é amigo de Teixeira, mas passou a odiar Blatter, que considera responsável pelo seu afastamento após denúncias de tentativas de compra de voto para a escolha da sede da Copa do Mundo.

Teixeira também acabou longe de Blatter, que dá cada vez mais força a Valcke e mal fala com o brasileiro, ameaçando-o com divulgação de documentos que poderiam comprovar suspeita de ter recebido propina da ISL, ex-parceira comercial da Fifa.

Mas Blatter também tem o rabo preso. E com Valcke, que sabe tudo sobre sua administração. Tanto tem o rabo preso que trouxe de volta a Fifa o dirigente mesmo depois de ele ter feito lambança violando cláusula de preferência da Mastercard para negociar patrocínio da Visa.

Responsável pelo marketing da entidade, Valcke chegou a ser afastado da Fifa para depois voltar como secretário-geral… O que só mostra que tem Blatter nas mãos…

Com o rompimento entre Valcke e o governo brasileiro, o Comitê Organizador Local para a Copa de 2014, nas mãos de Teixeira, ganha importância. Pois se Dilma Rousseff não quer mais ter Valcke como interlocutor, a Fifa tampouco vê em Aldo Rebelo, ministro do Esporte, Ronaldo ou Bebeto, fantoches de Teixeira, profissionais preparados para discutir o Mundial. E neste momento os dois lados vão ter que se aproximar da presidência do COL para o barco não afundar de vez. E o presidente do COL, bem ou mal de saúde, ainda é Ricardo Teixeira.

O mundo dá voltas. Mesmo que sejam para retornar ao mesmo lugar.



  • Leonardo

    Todo mundo tem telhado de vidro. O do Valcke desmorona com uma pedrinha. Falamos da corrupção no Brasil mas não podemos esquecer que a Fifa é a mesma merda.

    • Mário

      Pro Brasil o melhor é desistir da Copa, aproveitar a briga com a Fifa e dizer que não queremos mais. A Copa não vai trazer nada de bom para o país, só custos. Nem a infraestrutura esportiva vai melhor, porque aqui constroem as coisas e depois não conseguem mantê-las, isto é, legado esportivo também é zero, como foi zero no Pan. Obra dá dinheiro pra construtora, não traz benefícios para o povo. E esse papo de que vai criar turismo é pra boi dormir. Cria turismo em um mês e depois volta tudo à estaca anterior.

      • janca

        Dependendo do jeito que é administrada e gerenciada, Mário, a Copa pode trazer muita coisa boa para o Brasil. Do jeito que está sendo é que não. E concordo sobre a infra esportiva que você citou, não diria que o legado no Pan foi zero, mas não ficou muito longe disso, não. Porque o legado não é só construir estádios, alguns dos quais viram elefantes brancos depois. E planejar como mantê-los depois. Abs. pra vocês, Janca

        • Ado Marcelo

          Janca, pelo amor!!!!
          Me diga então qual obra do PAN será aproveitada nas olímpiadas?

          • janca

            Pouquíssima coisa, porque as exigências da Olimpíada são outras. Mas espero que fique um legado não só esportivo, e acho que vai ficar no caso da revitalização da região portuária do Rio, espero que não aconteça o que ocorreu em Atenas onde está quase tudo caindo aos pedaços… Abs.

          • Ado Marcelo

            Pois é, realizamos o PAN ontem, gastamos 10x o orçamento inicial com a mesma desculpa do legado e agora para as olímpiadas, novos gastos, nova farra novo superfaturamento sobre a mesma desculpa do legado.

            Aqui tem um bom debate sobre o legado do pan. Palestra do Juca Kfouri na USP.

            http://www.youtube.com/watch?v=wA1HdFhCSXU

            Vale a pena ver.

          • janca

            É, a desculpa do legado enche mesmo porque na hora que vamos ver ele é quase inexistente. Inexpressivo, enfim. Abs.

      • William

        Aproveitando a deixa da COPA, tenho certeza que estes eventos estão andando juntos, por isto esta frase é perfeita:
        O FIM DO MUNDO, ESTÁ PREVISTO PARA ACONTECER EM 2012, PODERÁ NÃO OCORRER NO BRASIL, DEVIDO A FALTA DE INFRAESTRUTURA PARA EVENTOS DESSE PORTE.

        • janca

          Risos. Pelo menos uma boa notícia, William. Abs.

    • Renato

      CAMPANHA COPA 2014 NA INGLATERRA!!!!!!

      • janca

        Eu ainda prefiro no Brasil…

  • Johannes

    Bom Dia João Carlos,
    Esses são os bastidores da política, no final das contas eles querem mesmo é chutar o traseiro de todo mundo…que o diga o contribuinte…

    • janca

      É, Johannes, porque eles gastam à vontade, alocam verbas como querem, tiram da saúde e educação e parece que se esquecem de que o dinheiro é nosso. Apesar da confusão no mundo esportivo e político, que já virou regra, bom dia e boa semana pra você, João Carlos

      • Fábio

        Este Valcke é um mau caráter de primeira. Sujeitinho arrogante, gostei do Marco Aurélio Garcia chamando ele de vagagundo. Quero ver se tem coragem de vir aqui na semana que vem.

        • Fábio

          O governo brasileiro tá uma merda na Copa, mas a Fifa é outra merda tão fedida quanto. Eles têm que tirar logo este Valcke. Não pode entrar no país.

          • janca

            Não permitir que o cara entre no país não tem sentido, Fábio. Fora que a Fifa tampouco tem interlocutor no Brasil. Aldo Rebelo, Ronaldo e Bebeto não sabem o que está acontecendo com a Copa. Seria melhor ele falar com o Romário _rs. Abs.

  • Oliveira

    Essa briga deveria ter acontecido no inicio antes de escolher o Brasil como sede, porque não estamos dando conta do combate a criminalidade, saúde, educação, vem o Lula com essa maluquisse de querer bancar com esses compromissos estrondosos que são fditua de estádios, aeroportos e outras coisas. Será que esse pove se contenta tão somente em conquistar uma cadeira na ONU? Instituição que ao meu ver já se acha falida, porque as grandes nações estão nem ai por suas resoluções. Vamos colocar os pés nos chão, vamos matar a fome de nosso povo, vamos preservar a vida desses ifelizes que se mergulha no mundo das drogas por falta de opção de vida. Vamos apurar essas roubalheiras em todos os poderes do País. Se conseguirmos acbar com essas malandragens nã há necessidade de aumentar impostos é só querer………………

    • janca

      E conseguir essa cadeira na ONU não é tão simples assim. O Brasil parece muuuito longe disso. Em relação às malandragens, como você chama, ou corrupção, como prefiro chamar, sabia que são responsáveis pelo PIB de uma Bolívia em termos de desvio de grana? Aumentam os impostos, mas os benefícios quase não existem. Muito dinheiro some nos porões. Abs.

  • Gilson Lucas

    O Pan do Rio deixou um legado importante para a cidade e o país que foi o Engenhão. Para nossa felicidade um clube assumiu sua administração, o Botafogo. Caso contrário, o estádio já estaria despencando como os outros aparelhos construídos. Que fique o exemplo. Após a realização do evento que os aparelhos sejam transferidos para a iniciativa privada.

    • janca

      Mas vou confessar que sou contra a transferência para a iniciativa privada. Porque para reformular ou erguer os estádios quem paga é o poder público, não tem sentido nenhum num país como o Brasil depois passar a administração para o setor privado. Então os clubes que construíssem seus estádios. Vão ter lucro com as arenas às nossas custas? Não acho bacana, Gilson. Abs.

      • Gilson Lucas

        Janca, é melhor para o contribuinte que uma empresa pague aluguel para a prefeitura do que deixar ela administrar. Mesmo que o aluguel seja baixo, cada reforminha no Brasil sai o preço de um estádio novo. Estive no Engenhão recentemente e fiquei bem impressionado com a atual administração.

        • janca

          Eu entendo seu ponto de vista, Gilson, mas acho que, em tese, se o governo tem capacidade para construir e nós, como contribuintes somos aqueles que pagam as obras, não tem sentido receber um aluguel muitas vezes simbólico. É o que penso. E o Engenhão tem dado lucro ao Botafogo porque o Maraca está fechado. Acho que falta uma política de gestão, seja pública ou privada, para não ficamos com elefantes brancos. Enfim, outro ponto a ser considerado. Abração, Janca

  • Pesco

    Janca, é fato de que a Fifa pode cancelar a copa no Brasil até Junho e não pagará um centavo de multa? Acha que isso seria viável?

    • janca

      Fato não é, é especulação, mas tudo é possível tratando-se de Fifa e governo brasileiro. E se tirar a Copa daqui não terá multa, não, já que o Brasil até agora não cumpriu o que prometeu para a entidade quando aceitou ser sede da Copa. Falta jogo de cintura para os dois lados e falou planejamento para o Brasil. Vamos aguardar os próximos capítulos… Abs.

  • Pesco

    Janca, e pensando como estão os andamentos de todas as obras para a copa, se realmente fosse cancelada, não acha que haveria um certo alivio para nós que pagamos nossos impostos e trabalhamos honestamente? Ou o estrago já foi feito e não tem volta

    • janca

      Que haveria um certo alívio, haveria, Pesco. Mas acho que algumas obras, como o caso dos estádios, não têm volta. Ou o BNDES agora tiraria o dinheiro de Itaquera ou do Maracanã? Mas que haveria alívio, haveria. O problema seria que ficaríamos sem um legado, por menor que seja. Sigo favorável à Copa no país, mas em outros moldes, e ainda acho que vai continuar por aqui. Não teria sentido a Fifa trocar para a Inglaterra, com quem vive às turras. E seria divertido ver a BBC se calando… O que espero que não aconteça. Pois os ingleses se calaram antes da votação em que perderam a Copa e depois fizeram baita auê. Aí é fácil… Abs.

  • William

    V A M O S RIR U M P O U C O

    Aproveitando a deixa da COPA, tenho certeza que estes eventos estão andando juntos, por isto esta frase é perfeita:

    O FIM DO MUNDO, ESTÁ PREVISTO PARA ACONTECER EM 2012, PODERÁ NÃO OCORRER NO BRASIL, DEVIDO A FALTA DE INFRAESTRUTURA PARA EVENTOS DESSE PORTE.

    • janca

      É, antes rir do que chorar. Nem que seja rir da gente mesmo. Abs.

  • Maurovski

    Sinto que estamos diante de um espetáculo circense diferente, onde os palhaços ficam na plateia. E o mais engraçado disso tudo, pra não dizer trágico, é que todos sabiam quem era quem, antes disso tudo começar. Que a Fifa sabia da incompetência e corrupção que corriam soltos por aqui, sabia sim (talvez por isso ou somente por isso, a Copa tenha vindo parar aqui!). E que o Brasil sabia como era o mar de lama no qual aquela entidade estava atolada, também sabia (talvez por isso ou somente por isso, a Copa tenha vindo parar aqui!). Acho que tudo isto que está acontecendo agora é jogo de cena. Faz parte do script. A Fifa, pra dizer que é séria, que cobra mesmo, que pode até retirar a Copa daqui, ameaça de um lado. O Brasil vai espernear daqui, vai gritar sua soberania, mas internamente vai usar isto como argumento para aprovar a Lei Geral mais rapidamente e acelerar algumas licitações com condições mais favoráveis às construtoras, até chegar ao ponto das famigeradas Dispensas de Licitações por motivos emergenciais, etc. E sangram mais dinheiro do nosso bolso. Tudo faz parte do “espetáculo” montado. E nós, os palhaços, na plateia.

    • janca

      Tem toda razão, Maurovski, a Fifa sabia com quem estava lidando e o Brasil também. Os palhaços somos nós, que pagamos a conta… Abração, Janca

  • Meu cara Janca o Valcke está certo só que exagerou usando uma linguagem chula, mas se analizarmos a situação esse comite organizador da copa não tem capacidade nem de organizar um torneio que dirá um evento da grandiosidade da copa é muita promessa pra pouco santo.

    • janca

      Mas a reclamação dele nem era com o Comitê Organizador, é com o governo brasileiro. E o Congresso. Acho que ele tem razão no conteúdo, não na forma. Abs.

  • Julio Cesar

    Concordo com este ultimo comentario: “…talvez a copa tenha vindo parar aqui, por causa da corrupção…” (aqui e na Fifa). Lamentavel; fiquei estupefato quando anunciaram copa na Africa e agora aqui…Por favor, não me venham com considerações sobre “chance para os paises pobres”!!! Naquele continente, houve um massacre em 1994 que nos sufocou…foram 500.000 ou mais pessoas incluindo crianças…E se alguem vier dizer que é cultural….!!!!
    Aqui no Brasil reina a impunidade em todos os niveis ; corrupção que parece fazer parte da normalidade por aqui ( se não me engano são 8 ministros “suspeitos” de envolvimento em ilicito..)! A população refem de assaltos, inclusive com invasão de residencias, latrocinios…todos os dias , em todo lugar…Mas vamos fazer a copa inesquecivel…
    Desculpem, parece discurso politico…lembram do juiz que operou a Italia na copa da Coreia/Japão?
    Esta envolvido com narcotrafico….todos devem ter lido!! A Nike patrocinava o Brasil e a Coreia…Como o Brasil deu susto, por via das duvidas arrumaram um honrroso terceiro lugar para a Coreia…

    • janca

      E depois do Brasil, a Rússia. Depois da Rússia, o Qatar, Julio Cesar. Abs.

  • sandrofla

    Caiu do céu esta crise pois tudo o que Teixeira precisava para voltar ao cenário era isso…se a falta de respeito ao governo brasileiro não fosse tão grande diria que foi algo orquestrado.
    Estaca zero again!

    • janca

      É, mas desde quando saímos da estaca zero? _risos. Talvez estaca 0,5, a coisa está feia, Sandro. E os dois lados têm razão. Não dá pra saber qual deles é pior. Abs.

  • Rafael

    Fico feliz de ver quanta gente se sente traída e indignada com o que acontece no Brasil. Agora pergunto a todos vocês: Quantos se mobilizariam em protestos contra essa corruoção toda?
    Postar no face não vale….

    • janca

      Cinco gatos pingados se manifestaram contra o presidente da CBF na semana passada… É pouco, é pouco, reconheço, Rafael. Abs.

  • Augusto Cardão

    O Futebol mundialmente é cheio de toda essa sujeira que o cerca devido a todos esses dirigentes de clubes, federações e confederações que se servem dele, deixou de ser um simples jogo aonde os artistas que atuam dentro de campo decidiam a sorte de cada partida, para ser um grande negócio aonde interesses obscuros financeiros e de patrocinadores determinam o resultado de competições. Coitado do torcedor que frequenta estádios de futebol, fica em frente a uma TV, ou com seu rádio de pilha colado no ouvido, sofrendo, chorando ou até absurdamente cometendo atos que prejudicam a ele mesmo ou até seus familiares por causa dessa paixão que não se explica.

    • janca

      Que nossos dirigentes em geral, sejam eles de clubes, federações ou da própria confederação são terríveis não tenho dúvida nenhuma, Augusto. Acho que ninguém tem. Nem eles próprios. Abs. e boa terça, Janca

  • genilson

    Pelo visto a copa será uma bagunça mesmo…até hoje não vimos uma obra sendo erguida, não vimos as infra-estrutura de turismo, viações, tranportes e tantas coisas que já deveriam esta nos finais…BRASIL VERGONHA NACIONAL…O cara fala a verdade, que realmente o Brasil tem tomar um pé na bunda msm…e ainda sim alguns políticos se sentem na razão.

  • Maurovski

    Bem que o “chute no traseiro” funcionou. Não é que aprovaram rapidinho a Lei Geral, ontem, na Comissão Especial dos Deputados na Câmara? E do jeito que a Fifa queria, com venda de bebidas alcoólicas e meia entrada para estudantes apenas no ingresso mais barato e por sorteio. Mas é claro que seria assim, o evento é dela. Bem que eu falei que era tudo jogo de cena… E vem mais por aí, João, aguarde as futuras licitações.

MaisRecentes

Os erros do Verdão



Continue Lendo

Vencer ou vencer



Continue Lendo

Arena santista



Continue Lendo