Milagre



Não, não se trata da saída do Teixeira, do fim da corrupção nos governos brasileiros, da paz entre israelenses e palestinos, nada do gênero. Nem se trata de assunto diretamente ligado ao futebol ou ao esporte.

Queria compartilhar com vocês de uma anedota contada por Maquiavel (1469-1527), conhecido como autor de “O Príncipe”, obra em que defende a concentração do poder político, mas não necessariamente o absolutismo, como a meu ver depois deturparam alguns.

Em uma de suas peças, Nicolau Maquiavel explica, jocosamente, o que seria o milagre:

“Marido: E só se pode recorrer ao frei Timóteo, que é nosso confessor de casa e um santo, até já fez alguns milagres.

Mulher: Qual?

Marido: Como qual? Não sabes que, com suas orações, a senhora Lucrezia, que era estéril, engravidou?

Mulher: Grande milagre um frade engravidar uma mulher! Milagre seria se uma freira a engravidasse!”

Desculpem hoje não tratar diretamente de futebol, esportes em geral e os bastidores do mundo da bola, mas uma pausa, como até coloquei na coluna que escrevo ao LANCE! às terças, às vezes não só é necessária, como também é gostosa. O mundo, afinal, é maior do que uma bola de futebol. E a vida também.

Ah! E o trecho acima foi tirado do início de um livro sobre Maquiavel e a Florença dos séculos 15 e 16, intitulado “Maquiavel no Inferno”, do filósofo político Sebastian de Grazia, e editado no Brasil pela Companhia das Letras.

Uma ótima terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 a todos, João



  • Dani

    Pausas necessárias e a anedota é muito boa. Maquiavel foi um pensador político muito perspicaz e mal interpretado depois pela sociedade. Maquiavélico transformou-se em uma coisa pejorativa, diabólica, macabra. Macabro é o que alguns fazem do mundo. Nossos políticos, por que não? Maquiavel foi um ensaísta político que muito contribuiu com suas teorias sobre os governos e não era absolutista, como muitos apregoam até hoje. Ótima terça também, João, continue com suas pausas e reflexões, Dani

    • janca

      Valeu, Dani, vejo que você deve conhecer muito mais sobre o trabalho do Maquiavel do que eu, que só conheço o básico. Mas achei boa a anedota. Ótima terça também, João

  • Fred

    Maquiavélica foi a construção do estádio do Corinthians. Dinheiro do governo, tudo de graça só pro PT e o Lula ganharem voto popular. Queria ver se fosse o estádio do Bangu.

    • janca

      Mas os benefícios e recursos públicos não são restritos à União. São também da Prefeitura de SP, nas mãos de Kassab, que agora apoia Serra, e do governo do Estado, nas mãos do PSDB há séculos. Abs.

  • Fred

    Maquiavélicas são as arbitragens a favor do Corinthians. Maquiavel é atual e quem devia ir pro inferno era a Gaviões depois do que fez no carnaval de São Paulo e o Corinthians que se aliou aos poderosos do Brasil e ao governo do PT.

    • timão

      Só pode ser são-paulino com dor de cotovelo. Esquece meu time e se preocupe com o seu que tá atrás até do Bugre, meu filho. Acorda, sua besta!

      • janca

        Com todo respeito, Fred, não vejo favorecimento das arbitragens ao Corinthians. No Paulista você diz? Não entendi… Sobre a Gaviões, não foi a única a fazer confusão no Sambódromo, escolas de samba não atreladas a organizadas também estão na bagunça ou selvageria, seja o termo que for.

  • Gui

    Nçao fugiu do assunto, Janca. Maquiavel dizia que os fins justificam os meios. No caso da CBF os meios a gente conhece, os fins que não. Abrç.

    • janca

      É, mas mesmo essa interpretação da obra dele tem muita gente que diz que foi deturpada e tirada do contexto. O que é bem possível, Gui. Abs. Janca

  • Alexandre M.

    Milagre. Só com um milagre o Brasil ganha a Copa. Primeiro tempo pavoroso contra a Bósnia. Quanta ganha sr. Mano Menezes? Fora Mano, fora Teixeira já!

    • Cassiano

      Se o titio do homem ganhava mais de 1 milhão por ano pra não trabalhar você pode calcular quanto ganha o Mano.

      • Cassiano

        Não que eu ache que o Mano trabalhe.

        • janca

          Que trabalha, trabalha. A questão é de que jeito, porque não tem dado rumo nenhum à seleção brasileira, que parece à deriva. Continua sem identidade. Faço coro com Casão e Júnior, queria ver Robinho, Kaká e Oscar, do Inter, na equipe.

  • nilú

    Dilma nomeia Crivella para o Ministério do Peixe, será que ela espera a multiplicação deles_rs
    E Ricardo Teixeira, que se auto-internou na UTI, acaba de ressuscitar!!! Como diria meu professor de física, naqueles difíceis teoremas…tudo se passa como se nada houvesse se passado!!!! Rárárá só rindo mesmo!! Tudo está muito quente. Nilú

    • nilú

      Putz, errei de post!!!! Este comentário era para o post ” A sobrevivência dos cartolas” , o que não é um milagre…rs

      • janca

        E eu comentei no post anterior _rs. Nada de milagres, pelo jeito… Só o esperado…

    • janca

      Eu vi… A nomeação para o Ministério do Peixe. Sem falar nas desculpas do Gilberto Carvalho para os evangélicos… Tudo muito quente mesmo, João

  • Vinícius

    A piada é boa, Janca. A que você contou e a da Dilma nomeando o Crivella. Vai Brasil!

MaisRecentes

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo

O título do Timão



Continue Lendo