Cadê Pelé?



Não é só o Comitê Organizador Local que tem dado trabalho à Fifa justamente pela falta de organização e especialmente pela falta de um interlocutor para tratar com a entidade.

No governo federal a cúpula da Fifa tem reclamado que tampouco encontra alguém, especialmente no Ministério do Esporte, com quem possa conversar sobre os preparativos _ou a falta deles_ para o Brasil receber a Copa.

Assim como Ronaldo e Bebeto, que parece que não sabem o que estão fazendo no COL e dão a impressão de desconhecer o andamento das obras e da organização para o Mundial, Pelé, como “embaixador” do país para o Mundial de 2014, é considerado um fiasco.

Nem aos grupos de trabalho dentro e fora do Brasil tem comparecido para discutir a Copa. Quando representantes da Fifa são enviados ao país para verificar o que está sendo feito sobre a Lei Geral da Copa, até agora não votada e que segue gerando polêmica, sobre mobilidade urbana, setor aeroportuário, hotelaria e segurança, para ficar em apenas cinco pontos, Pelé costuma se ausentar. Sem dar explicações.

Como Ronaldo, no COL, o ex-jogador até agora não disse a que veio. “Joga” com o nome. Para inglês ver. Mas ao contrário de Ronaldo e agora Bebeto, Pelé não é responsabilidade de Ricardo Teixeira. É um nome de Dilma Rousseff, o que mostra que más indicações não são prerrogativa e exclusividade do COL. A bagunça, o improviso e a falta de organização e planejamento são gerais quando o assunto é a Copa de 2014. E a das Confederações, que já é no ano que vem.



  • Vicente

    Pelé e Ronaldo tão mais preocupados com suas empresas e em como lucrar com a Copa. São figurantes no cargo. Sem comparação com Platini e Beckenbauer.

    • janca

      Mais do que figurantes emprestam sua imagem para o Mundial. Usam e são usados. Mas em termos de resultado prático o que se vê até agora é zero. Abs. e boa quinta

  • Fogão sadio

    como diz o gérson, canhotinha de ouro, “o pelé foi gênio. Já o Édson”…..nd de espanto não Janca. Pelé, Teixeira, Ronaldo traveco, andrés sanchez, orlando silva, aldo rebelo e outros bostas são isso msm. Brasil: um país de tolos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Luis Figueredo

      O Gerson disse isso? Certeza Fogão?

      O mesmo Gerson canhotinha da lei de Gerson? Acho que não hein. Alias, até hoje ele se arrepende do mal que fez. Jeitinho brasileiro não existe. O que existe é o inverso, é a burocracia burra.

      Substituiria a sua última frase, pela frase do Nelson Rodrigues:

      “o brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem”.
      (esse é assinada, pode procurar).

  • Grande Janca, sempre foi possível separar Pelé de Édson, por mais besteiras que Édson falasse e ainda fale.

    Talvez porque, a definição vem do filósofo Ronaldinho Gaúcho, Pelé simplesmente é Pelé. Talvez, também, porque Édson, a identidade nada secreta às vezes trapalhona, nunca esteve ligado formalmente a nada – clubes, federações, comitês, times de várzea, câmaras de deputados, etc – que pudesse transformar suas frases de efeito catastrófico em algo muito maior que motivos de piadas – esse cargo de embaixador da Copa é puro enfeite.

    O que já não acontece com outros de nossos ídolos futebolísticos que você citou. Cujas ligações perigosas diretas com o sórdido submundo do esporte e da política me fazem desacreditar de quem tantas vezes me proporcionou alegrias com dribles, arrancadas e gols geniais.

    É triste ver um Bebeto, o da eterna comemoração contra a Holanda, servir de marionete da cartolagem.

    É deprimente ver um Ronaldo, exemplo de superação, se comportar feito um alienado em relação aos problemas do Estado.

    É preocupante saber que Neymar, o último dos moicanos, segue pelo mesmo caminho da submissão cega ao patrão.

    Claro, há, houve, virá gente séria. Um Sócrates, rico de boas ideias. Um Zico, uma pena, escorraçado do meio por gente sem pinta de honesta. Um Raí, de trabalho reconhecido em terras distantes desta.

    Andorinhas poucas que, infelizmente, nem mesmo juntas conseguiriam fazer verão. Pois que, por isso, deixem os meus craques apenas nos museus e filmes da televisão. Longe dos gabinetes, escritórios e plenários. Assim eles não me causariam nenhuma desilusão.

    Infelizmente, nossos ídolos não possuem o preparo ideal pra ajudar nosso futebol fora de campo, feito acontece em outros países.

    Abraço!

    • janca

      Pra você ver que Pelé não é o único. Até Neymar agora deu pra elogiar o presidente da CBF… Não que Pelé tenha feito isso, fez quando era conveniente pra ele, não agora, mas tem muito jogador (e ex-jogador) que parece não saber o que dizer. Ou o que está fazendo. Caso do Bebeto. Inocente útil ou inútil? Ou nem inocente é e optou pelo lado do Teixeira sabendo o que está fazendo. Enfim… Abs.

  • Ricardo Araujo

    Janca, a ausência do Pelé (ou do Édson, seu dublê de corpo), se dá pela sua evidente maior argúcia em lidar com a imagem. O Pelé entende tanto de mobilidade urbana, planejamento de mega eventos, ou infra estrutura esportiva, por exemplo, quanto Ronaldo ou Bebeto. Ou seja, ABSOLUTAMENTE NADA. A diferença é que ele é esperto e desaparece estratégicamente, enquanto os outros, deliberadamente ou não, se prestam ao papel de “boi de piranhas”, tentando segurar as pontas através do prestígio pessoal (principalmente Ronaldo). Sinceramente, eu prefiro o Pelé/Édson sumido do que aparecendo demais e falando demais. Abs.

    • janca

      Risos. De fato aparentemente os três não entendem nada mesmo sobre planejamento de grandes eventos, mobilidade urbana etc. etc. etc., mas pelo menos poderiam ser bem assessorados. Já seria um caminho. Abs.

      • Ricardo Araujo

        O Pelé, como vagalume, aparece e desaparece de forma conveniente, com o claro intuito de permanecer na mídia (no que ele realmente é um “expert”), e com isso faturar nos negócios. O Ronaldo, como salientou o amigo Luis Figueiredo aí embaixo, fez as contas, e entendeu que financeiramente tb compensa “apanhar” da mídia e da opinião pública em troca das vantagens que poderá obter nos negócios. O que me intriga é o Bebeto. Que ele irá apanhar não há dúvida, mas qual o retorno ? Imagem ?!?!?! Negócios ?!?! Vaidade seria a melhor resposta. Sem dúvida é aquele cujo custo x benefício é mais “intangível”. Lembra da história do “inocente inútil” ? Pois é…. Abs

        • janca

          Lembro sim, Ricardo, até usei numa resposta no blog. Abs.

      • Luiz

        E como poderiam entender Janca? Nunca estudaram para isso. Deles só se aproveita a imagem. Falta ao Ministério e COL indicar profissionais sérios, que tenham conhecimento e experiência para de fato tocar, fiscalizar, debater, opinar sobre os assuntos de infraestrutura, mobilidade urbana, segurança, hotelaria, apoio ao turista, acessibilidade, sustentabilidade, portos, aeroportos, alfândega, etc.

        • janca

          Estamos de pleno acordo, Luiz. Até acho que muita gente pode aprender _e aprende na prática_, às vezes mais do que nos bancos escolares _ou muitas vezes mais do que nos bancos escolares_, mas atuar no ministério ou COL exige preparo. E muito preparo. Grande abraço, Janca

  • Luis Figueredo

    Fala Janca. Ao meu ver, existe uma grande diferença entre Pelé e Ronaldo.

    O Ronaldo foi posto no seu cargo de semi-laranja com objetivos mútuos. O RT ganhava uma forte proteção contra a mídia (ninguém se atreve a falar mal do Ronaldo, principalmente as mídias da Globo), e o ex-jogador ganhava em duas frentes. Primeiro, aparecia mais na mídia, vendia mais sua imagem de ídolo, ganhando mais dinheiro com seu nome. Segundo, ganhava influência na CBF e com a seleção brasileira, ganhando mais dinheiro para sua empresa e conseguindo várias vantagens “amigas”.

    O Pelé foi posto pelo governo simplesmente para aparecer nas imagens, e diminuir a influência e a importância do RT na mídia. Para mostrar que a insatisfação do governo com o RT. Foi mais uma jogada para ferir o RT, do que um cargo real. O Edson aceitou porque, primeiro, aproveita todas as oportunidades que aparecem e, segundo, queria revidar o RT que estava deixando-o de lado.

    O cargo do Pelé já nasceu fictício e contínua fictício. O cargo dele é aparecer para as fotos como o grande jogador que foi. Ninguém espera nada além dele. O do Ronaldo já é mais danoso. Ele protege a imagem do RT e por fora lucra com vantagens para sua empresa.

    abs.

    Luis.

    • janca

      Em parte você tem razão, Luis, mas em parte acho que não. O Pelé era esperado para participar de grupos de trabalho com a Fifa, não só não compareceu como não mandou explicações. Por mais que o cargo dele possa parecer “fictício” digamos que não era pra ser tão fictício assim. E como Ronaldo também tem uma empresa com interesses no Mundial de 2014. O que vale pra um deveria valer pra outro. Abs.

  • renato sa

    Quando o francês Thierry Henry disse, durante o Mundial de 2006, que “enquanto o ronaldinho gaúcho treinava e jogava futebol, na frança eles estudavam”, todos os brasileiros acharam um absurdo… taí…

  • Joao Marcos

    O Pelé só aparece quando falam mau do Ricardo Teixeira la fora do pais,ai ele vem com aquela conversinha fiada:o Romario quando chamou ele de burro virou um “demonio”porque estava desrespeitando o rei do futebol.Pele pode ate ter sido genio com a bola no pé,mas genio tem inteligencia e isso ele nao tem

  • Johannes

    Boa Tarde João Carlos,
    Sem surpresas, com os despreparos e com os despreparados ! Seguimos acompanhando o blog, e o carnaval 2014…ops..Copa 2014,

    • janca

      Risos. Valeu, Johannes, abração

  • Eduardo

    Prezado Jornalista,
    Boa tarde!!
    Você foi infeliz quando se dirige a Pelé, escrevendo: Cadê Pelé?
    Ele foi convidado a fazer parte desta cúpula organizadora da Copa? A CBF tem algum crédito para tratar do assunto? Chamaram o Ronaldo, Bebeto e até o Romário que sempre estava contra a CBF o Ronaldo com Ricardo Teixeira conseguiram calar. E você quer que Pelé participe disso?
    Meu velho você foi muito infeliz no seu comentário, mas alcançou exito pois não o conhecia e pude através deste saber que tipo de jornalista publica no Lance.

    • janca

      Eu não quero que o Pelé participe de nada, quem quis participar foi ele, escolhido embaixador da Copa pela Dilma. Pelo jeito você não entendeu o que leu tampouco sabia que o Pelé está na organização da Copa, não no COL, mas pelo governo federal…

  • Marco M

    Com relação a Ronaldo e Bebeto: pelo que entendi, eles é quem deveriam estar “pessoalmente” se reunindo e acompanhando as obras e preparativos da COPA

    Com relação a Pelé: Embaixador é apenas um representante do país e não tem veto e nem voto nas tomadas de decisão. O papel dele é muito mais promocional do que admistrativo.

    Abç, M

    • janca

      Não é bem assim, tanto que teria que participar de reuniões com a Fifa às quais não compareceu. Abs.

      • Marco M

        Este detalhe desconhecia.

        Porém não é por causa do Pelé que a organização da Copa “falhou”, esta “falhando” ou “falhará”, na real, vc bem deve saber, há muitos interesses neste evento. Alguns de resultados positivos e públicos e outros infelizmente de resultados negativos e apenas para ganho pessoal.

        Abç

        • janca

          Sobre a organização (ou a falta dela) para 2014 estamos de acordo, Marco. Grande abraço, Janca

  • Marco M

    Complementando: Aliás título deveria ser – “Cade o Presidente Lula?” que “superjulgou” a capacidade e organização brasileira para a organização de 2 eventos seguidos de nivel e cobertura mundial: Copa e Olimpiadas.

    • Marco M

      Apesar de tudo acredito que o Brasil vai realizar com “exitos” a Copa, apesar da grande “brexa” que se forma facilitando o “desvio” de dinheiro publico e corrupção.

      Abç

  • Luís Bergamim

    Tarde, Janca! Sei que o asunto não é este (a minha opinião sobre Copa/Olímpiada no Brasil é parecida com a minha opinião sobre RT, impublicável…kkk) mas, nenhuma linha nos meios de comunicição ligados ao esporte e nenhuma palavra (na globo) sobre o segundo gol (impedido no início do lance) do corinthians. (voltando aquele assunto de como a mídia ve e fala sobre as agremiações, ou seja Corinthians/Flamengo e o resto [para a mídia é resto mesmo]) O Vasco ganhou e o assunto foi o gol perdido pelo flamengo….. sem comentários…. mais vale um gol perdido que dois marcados….. depois o povo reclama de Ricardo TEixeira, Pelé, Ronaldo…. é pacabááá!
    Abraço!

    • janca

      Abs. Luís, Janca

      • renilson

        Luis, gostei de saber que tem mais um que não é alienado e acéfalo telespectador de poltrona,
        ah anos que a mídia maximiza as coisas em prol de Corinthians e flamengo, ninguém realmente nesse mundo do futebol, seja quem for vai atrás e fala a verdade, são jogos de interesses, e assim como na CBF acontece nos meios de transmissão esportiva, tudo corrompido, cadê as denuncias sobre manipulação de resultados, as papeletas amarelas etc…. isso é abafado, fora a criação do termo chororo, para que não se pudesse reclamar de uma arbitragem tendenciosa e desonesta.

        O futebol brasileiro é um me engana que eu gosto, mas através da iternet e de pessoas ligadas isso está mudando, eles vão ter que montar outra estratégia.

        Abraços.

      • Beringela

        Luís, mas aí você vai reclamar com o mundo todo então. Porque os jornais esportivos estrangeiros todos publicaram matérias sobre o gol perdido do Deivid. Você queria que aqui no brasil não dessem destaque àquilo? Você é um vascaíno chorão, como todos. Deu foi sorte que o destaque foi o gol perdido do Deivid, pq poderia ter sido o penalti claríssimo não marcado no Léo Moura, e aí ?
        Acorda pra vida rapaz. Dá pena de você. Comemora bem essa vitória aí, pq vai ficar nisso. O Vasco com esse time velho e sem salários não vai muito longe. No Carioquinha só tá 100% pq venceu Flu e Fla na base do ROUBO. E na Libertadores já viu o que aconteceu né?

        • janca

          Oi Beringela, concordo com você sobre o gol do Deivid, o gol perdido, não tinha como não ser assunto no dia seguinte. Mas não acho o time do Vasco fraco, não. Tem a base do ano passado que fez grande campanha na Copa do Brasil e no Brasileirão também. Só que temos que fazer um adendo, que aliás você fez. Atraso de salários. Isso comprometeu o início da temporada, tumultuou e ainda tumultua o ambiente, da mesma forma que aconteceu na Gávea. Talvez seja a diferença do Vasco em 2012 para o Vasco em 2011. Abs.

  • Claudio

    Janca da nojo ver essa corja se misturando e uns apoiando o Rt,tanto o ronaldo quanto o pele são cobras mandadas da cbf…Estou torcendo pra nossa seleção se ferrar na copa.

  • Claudio

    Ainda da tempo dessa copa cair fora do Brazil,vamos boicotar a cbf e seus puxasacos.

  • Fogão sadio

    LUIS FIGUEIREDO: é sim, a frase é do gérson canhotinha de ouro kkkk

  • Bernardo K

    Quando se cadidatou a deputado, Romário foi hostilizado por algumas pessoas dizendo q ele estava falido e precisava do dinheiro da política para se reerguer. Hoje, ele é uma das únicas pessoas da politica capaz de dizer e fazer as verdades que têm q ser feitas. Fora Ronaldo….Fora Pelé.

  • pelé depois que deixou os gramados se tornou o maior bobo da corte desse cartel que insiste em gerir o futebol. Hora está de bem com Teixeira, hora está de mal. Hora é amigo do Blatter, hora não é mais! O Brasil não pode esperar nada daquele que foi apenas o maior jogador dentro do campo e um fiasco fora dele

  • ANDERSON

    Janca,

    Meu pai sempre disse o seguinte: “Se vc for criticar algo, tenha alternativas. Mas nao alternativas vagas, genericas. Mas pontuais pra resolver o que vc critica.” Partindo disto, o que vc propoe??? Quem deve comandar a Copa?

    Pq vc e Juca Kfouri nao ajudam na organizacao da Copa?

    Ja pensou em passar de pedra pra telhado de vidro???

    • nilú

      Amigo Anderson
      Esses dois jornalistas aos quais vc se refere, não poderiam auxilar na organização dessa Copa, porque ela não existe( organização)… E eles não estão atirando pedras, apenas mostrando essa vergonhosa realidade, e o fazem justamente por não terem telhado de vidro!!! Captou?
      Ah! E também não poderiam participar da organização da Copa, pois nenhum dos dois tem um perfil que combine com o dos que lá estão_rsrs. Abs pro seu pai. Nilú

      • Beringela

        O Janca até poderia participar, pelo menos não sei de nada que o comprometa. Por outro lado, o Sr. Juca Kfouri é evidente que não poderia. Pois ele vive falando de ética, ética e ética, mas sempre fecha os ohlos pras barbaridades que são feitas para ajudar o clube do seu coração: o SC Corinthians Paulista. O Juca tem uma filosofia de vida que corrobora com a atitude de muitos brasileiros. Ele condena a corrupção e a desonestidade, mas a partir do momento que estas vem a seu favor, a história muda. É assim que eu e muitos telespectadores vemos o Juca Kfouri.

        • janca

          Mas isso não é verdade, Beringela. O Juca não esconde de ninguém que é corintiano, mas nem por isso fecha os olhos para as atitudes do Ronaldo, do Andrés, não deixa de criticar as administrações do Corinthians como critica as de outros clubes quando não se saem bem ou fazem coisas com as quais não concorda. Abs. pra você, Janca

        • Nilú

          Sr. Beringela
          O senhor se engana no julgamento que faz de Juca Kfouri, basta ver o recentíssimo post dele:”Em boas mãos…” de 22/02, onde afirma que a “Gaviões da Fiel”, participou sim da lamentável desordem na apuração do carnaval paulista.
          Se ele fosse como o senhor o descreve, nem entraria nesse assunto, não haveria necessidade creio eu, já que carnaval não é uma pauta obrigatória para ele, muito menos para falar contra a escola de samba que representa o seu time do coração.
          Aliás, só os bons jornalistas é que podem declarar abertamente seu time, pois sabem levar com seriedade seu trabalho, sabem ser imparciais, o que todos na verdade deveriam ser…
          Oxalá, se a maioria dos brasileiros tivessem posturas pelo menos semelhantes a de Juca, Sr. Beringela. Abs e um ótimo fds. Nilú
          .

      • janca

        Obrigado pela resposta, Nilú. Do jeito que as coisas estão (ou não estão) e com essa turma que está aí seria de fato difícil participar. Se fosse com um outro pessoal a história poderia até ser diferente, mas com essa turma não dá mesmo. Uma boa sexta chuvosa pra você, João

  • Janca ,eu tenho vergonha de ter idolos como esses,pelé,ronaldo,bebeto e por ai vai,queria ver um platini um bechembauer um van bastem na frente disso,e ainda tem gente que critica o maradona quando o mesmo mete o pau no pelé chamdando ele de fantoche,e é mesmo,não tem personalidade,não trabalha a anos,vive da sua imagem,ganhou copas e titulos com o santos com inumeros craques o ajudando,já maradona ganhou sozinho o mundial de 1986 e levou o modesto napoli ao topo no futebol italiano,maradona em 1 em 2 messi e em 3 alfredo di stefano,sou brasileiro,mais tenho que reconher,somos os melhores,mais os 3 maiores jogadores de todos os tempos são argentinos em 4 aparece garrincha e em 5 euzébio em 6 zidane e em 7 puskas o 8 pelé e o nono é romario o 10 da lista é bechembauer

    • janca

      Ah! Mas aí discordo de você, Alexandre. Colocar o Pelé em oitavo nessa lista não dá… Dentro de campo era uma coisa, fora que é outra. Abração procê, Janca

  • Beringela

    Mas o Pelé não compareceu nem no enterro do próprio pai, pq estavam esperando que ele fosse às reuniões da FIFA?

  • Sergio

    A organização será perfeita pois ficará a cargo da FIFA. Podem meter o pau a vontade e falar o que quizer, mas a FIFA tem um nível ne organização excelente, basta ver os mundiais sub-17 realizados nos confins do judas, até aí a organização é perfeita.

    • janca

      Não ficará a cargo da Fifa, não. Depende muito dos governos locais. E se ficasse apenas a cargo da Fifa seria um desastre, pois a entidade iria gastar _ou fazer o país-sede gastar_ o que tem e o que não tem e está de olho nos lucros, como os que teve em 2010, na África do Sul, enquanto o governo local penou para fechar as contas. Enfim, opiniões divergentes as nossas. Abs.

      • Sergio

        Qual o problema da FIFA lucrar? Esse medo da FIFA é uma bobagem imensa, essa Copa vai ser um sucesso, apesar de muito jornalista ficar procurando pelo em ovo, como no sorteio das eliminatorias que a ESPN ficou fazendo o maior sensacionalismo em cima de um toldo que rasgou com o vento…
        Não dá para comparar o PIB do Brasil com o da Africa, o custo da Copa é dinheiro de pinga para o Brasil, e o retorno será muito maior do que foi na Africa do Sul.

        • janca

          Dinheiro de pinga não é, se fosse o Brasil não estaria tirando mais de 5 bilhões de reais da Saúde. E não há problema nenhum em a Fifa lucrar, mas há problema sim em o país-sede não conseguir fechar as contas e a dona Fifa ter lucro recorde. Se pra você dinheiro nasce em árvore pra muita gente não.

          • Sergio

            Em torno de 5 bilhoes o valor de construção dos estádios.. O BNDES vive emprestando bilhoes para empresas… precisamos de obras para aquecer a economia.

          • janca

            Então é só sair construindo a esmo…

          • janca

            Só pra lembrar, Sergio, no Pan foi assim. Construíram, reformaram etc. etc. etc., mas sem planejamento deixaram um legado nanico para o Rio. Abs.

MaisRecentes

O título do Timão



Continue Lendo

Tricolor acuado



Continue Lendo

A volta de Felipe Melo



Continue Lendo