O tropeço de Teixeira



Não é de hoje que Ricardo Teixeira sofre denúncias de corrupção, mas em que ponto tropeçou para passar a cogitar sair do futebol?

O grande tropeço foi no ano passado quando resolveu trabalhar nos bastidores pela eleição de Mohammed bin Hammam, do Qatar, contra o atual presidente da Fifa, Joseph Blatter, que acabou seguindo no trono.

De lá pra cá Teixeira passou a ser visto como inimigo pela cúpula da Fifa e perdeu poder na entidade, que começou a ameaçar tornar públicas investigações que poderiam incriminar o brasileiro e seu ex-sogro, João Havelange.

Bin Hammam também perdeu força em Zurique tanto que, acusado de subornar eleitores e sem chances de vencer Blatter, retirou sua candidatura e depois foi banido do Comitê Executivo da Fifa, aonde tinha um lugar. Tentou retaliar Blatter no final do ano passado, mas sem sucesso.

No Brasil, o tropeço de Teixeira foi outro. A entrevista que deu à revista “Pìauí”, em que resolveu mostrar a cara. E a face que mostrou à opinião pública não foi das mais agradáveis. Pegou mal inclusive no Palácio do Planalto, aonde já tinha virado persona non grata. Agora, então… Bom restante de Carnaval para todos, volto a postar na quarta, quando Teixeira diz que retorna ao trabalho. Mas até lá sigo respondendo comentários.



  • Lily Martins

    Oi João. Fazia tempo que não escrevia aqui. Tô acompanhando a bagunça na CBF de longe, pra mim o “turning point” foi a entrevista pra Piauí, quando ele disse que tinha o Lula na manga, que o jornalismo da Globo não era isento, que “cagava” pra todo mundo. Isso colocou toda a opinião pública contra, foi um impressionante gol contra. Bom carnaval, Lily

    • Fernando

      Foi aí que ele revelou que fazia campanha pro cara do Catar que comprou a Copa. Sifu com essa entrevista.

      • Fernando

        Não pode esquecer que o Blatter é tão bandido quanto.

        • janca

          Ninguém está defendendo Blatter aqui, muito pelo contrário. É cria do Havelange e péssimo dirigente, também atolado em denúncias de corrupção. Mas como Havelange tem um grande mérito. Tratou e trata o futebol não com um viés eurocentrado e isso acho ótimo. O resto não. Abs.

  • janca

    Oi Lily, põe gol contra nisso _rs. E o curioso é que quando saiu a entrevista o Teixeira gostou, achando que mandou recados claros para A, B e C. Pelo jeito os recados não foram compreendidos. Ou melhor, foram. Bom Carnaval, João

    • Fernando

      A Globo atacou o Teixeira logo depois com uma matéria no JN e agora faz como se nada estivesse acontecendo. Tem coisa aí.

      • janca

        Foi justamente a matéria sobre a invasão da sede da Ailanto no Rio, salvo engano, que tanta confusão (as operações da Ailanto por conta do amistoso contra Portugal, em 2008) tem causado. Abs.

  • Pesco

    Serio um alívio ver esse cara longe do comando da CBF, mas a desesperança de dias melhores iriam continuar ao saber que Marin, Del Nero e/ou Sanchez estariam no comando.

  • torcedor

    Ridículo ate parece se o ricardo Teixeira sair todos os problemas do futebol brasileiro estarão resolvido e só ver os nomes dos dirigentes que estão loucos pelo poder o que esta acontecendo e uma batalha insana pelo poder entre paulistas x cariocas eu me lembro daquela famosa frase troca se as moscas mas a merda e a mesma agora viajando um pouco eu gostaria de ver o parreira como presidente da cbf o que você acha janca

    • janca

      Acho que as opções para o lugar do Teixeira, pelo menos as que nos são apresentadas, são uma pior do que a outra. Marin e Del Nero não dá, mas tampouco veja como alternativa o filho do Sarney, o Weber Magalhães, que começou a articular sua candidatura na semana passada ou qualquer outro dirigente que esteja sendo cotado. Pelo estatuto, porém, o lugar é do Marin, que considero um político fraco e incompetente. Cria do Maluf. Mesmo assim sou favorável à mudança e à saída do Teixeira. Mas saindo o dirigente lamentavelmente quem entrar tende a ser tão nocivo ao futebol quanto. O que é uma pena. Abs.

      • Renato

        faltou falar da pior entre todas as possibilidades : andres sanches

        • janca

          Pô, outra alternativa péssima mesmo, Renato. Abs.

          • Marcos Puzzi

            Morra de inveja!!!Sanches!!!o melhor de tds os tempo a copa é nossa!!!!

  • Reinaldo

    Janca, assim como no futebol, nós precisamos de pessoas diferentes no jornalismo, sem vícios ou interesses. Está na hora de alguém da sociedade levantar essa bandeira. Chega de Milton Neves, Datena, Juca Kfouri, Kajuru, Galvão Bueno, Renato Maurício Prado, entre outros. O jornalismo esportivo no Brasil beira o ridículo. O pior é que parece estar piorando, eles estão escolhendo o que há de pior para se tornar comentarista. Basta cuspir na cara de um árbitro, ser preso, falar palavrão etc, que as emissoras contratam para comentar as partidas (estou falando de Neto, Romário, Edmundo, Rincón etc). Os valores estão invertidos. Precisamos de algo diferente.
    Abraços

    • joao viana

      reinaldo meu caro…vc esta errado!
      JUCA KFOURI é completamente isento para falar de quem quiser neste país!
      é um dos poucos que realmente tem mérito e moral!
      renato m. prado até onde sei tb…mesmo trabalhando no O GLOBO ele realmente parece isento!
      até agora nunca ouvi uma virgula dele!
      o kajuru é bom tb…ele é exagerado e fala algumas bobagens porém ja cansou de ser processado e ter a vida dificultada por suas palavras para inimigos gigantes, como aecio neves por exemplo…
      favor não confundir crias da globo como galvão e sua turma, ou ainda milton neves…com os bons!
      AJA DISCERNIMENTO!

      • Renato

        rmp isento é piada… o senhor não seria por um acaso flamenguista, seria seu joao viana ?

    • janca

      Já falamos sobre isso. O Juca Kfouri é um baita jornalista e cobre muito bem os bastidores do futebol. Abs.

  • adelson

    neto, é o pior comentarista da historia da televisão, não consigo assistir a band com ele comentando futebol, quem cospe no rosto de uma pessoa, não é exemplo pra nada, ou seja, ele se acha e não é nada

    • janca

      Mas em relação à cusparada ele pediu desculpas e várias vezes, Adelson. Abs.

  • walter felipe

    oha assisti futebol pela tv esta dificil de aguentar o galvao bueno,eu ligo a tv tiro o som e escuto pelo radio.Cada hora ele acha um craque,basta um empresario de jogadores dar um cascalho para ele que ele tranforma um meio boca em um fora de serio.

  • Camarão

    Solução governo intervir na CBF, colocar dinheiro público e nomear o novo presidente. A CBF não pode ficar em mão das federações estaduais. Os presidentes das federações são tão ruins quanto o velho Teixeirão. forateixeira

    • janca

      Você deve estar brincando. O COB tem dinheiro público, ao contrário da CBF, e seu presidente está lá há séculos. E o próprio governo não dá conta das denúncias de corrupção que derrubaram sete ministros, salvo engano, inclusive o de Esporte. Abs.

  • Adriano Manteiga

    Triste, Janca…

    Segundo notícias (ou boatos) veículadas por aí, principalmente pela Veja (outra que de repente resolveu atacá-lo também, depois de mais de 2 décadas praticamente calada), esse ladrao safado já comecou a vender seus bens no Brasil pra se mandar pra Miami.

    Fez fortuna com a nossa Selecao, que era quase um produto particular dele. E nao só ele se aproveitou desse produto. A selecao foi por décadas uma verdadeira máquina de dinheiro pra uma corja de safados, gerando milhoes de reais direta ou indiretamente (conchavinhos…) pra ele e pra muita gente em volta. Se é que se pode chamar de gente esse tipo de ser vivo.

    E lá vai ele pros E.U.A. com sua fortuna feita às nossas custas, sem que ninguém apure de onde veio todo esse dinheiro.

    E a polícia Federal, o parlamento e povo brasileiro de bracos cruzados…

    Será mesmo uma coincidencia que ele esteja armando tudo isso no meio do carnaval?

    Que beleeeeza, Brasil!

    • janca

      Oi Adriano. A expectativa era de que ele saísse na quinta passada, não saiu, foi pra Miami e segundo a assessoria da CBF retoma as atividades na entidade depois das festas… E a Copa segue à deriva. Abração e boa semana pra você, Janca

      • Adriano Manteiga

        Eu duvido que ele fique na CBF. Ele pode carregar todos os adjetivos pejorativos do vocabulário brasileiro, menos um: burro. Isso ele nao é…

        Ele nao vai esperar o circo pegar fogo pra sair. De jeito nenhum.

        Ele tá arrumando o terreno pra se mandar. Se ele retomar as atividades depois das festas, significa entao que ele tem ainda algo pra acertar e colocar debaixo do tapete antes de se mandar.

        Eu aposto o que for que na hora certa ele vai se mandar pros E.U.A. pra viver lá com a família e nada vai ser devidamente apurado.

        Infelizmente a frase atribuída a de Gaulle há mais de meio século (ainda que talvez nao tenha sido sua…) segue sendo atual: “Le Brésil n’est pas um pays sérieux”.

        Um abraco da fria Alemanha e uma ótima semana igualmente.

        • janca

          Mas o circo já está pegando fogo e o Teixeira talvez armando seu contra-ataque. Parte dos presidentes de federações que estavam alvoroçados com sua possível saída já recuaram com o anúncio da CBF de que ele continuará a trabalhar pós-Carnaval. Mas que a coisa está feia, está, ainda mais com a situação de Teixeira muito complicada na Fifa, ele tem inclusive evitado contato com Joseph Blatter e é persona non grata por boa parte do Comitê Executivo, e também com o governo federal, já que não tem a simpatia da Dilma. Tinha a do Lula, mas a presidente agora é outra. Abs. pra você e uma ótima semana aí na Alemanha, Janca

  • gostaria de saber se essas opiniões que estão dando ai acima e coisa de momento … ate porque o ricardo teixeira esta la a muitos anos… ganhamos nesse intervalo 2 copas , copa america , copa das confederações etc e etc…. to achando que e muita tempestade com copo dagua viu, achu que nesse meio há tambem a ideia de tumultua, enquanto o brasil estava ganhando titulos que não foram poucos ninguem falava mal de niguem , nem de clube nem de cbf tava tudo certinhu…as administraçoes em todos os setores nesse pais vai mal e não e de hj, deixando rivalidade de lado, gosto muito do andres e ele e sim um otimo dirigente, se tiver que assumir a cbf, pra administrar 4 anos sem perpetuar no cargo eu apoio….

    • janca

      Claro que é coisa de momento, porque o momento pode mudar. E com ele mudam as circunstâncias, o contexto, nada é estático. Que a coisa segue confusa segue, inclusive com briga entre paulistas e gaúchos + baianos pelo poder, caso Ricardo Teixeira saia ainda em fevereiro, em março ou, enfim, não fique como presidente da CBF até a Copa de 2014. Conseguiu estender, lembremos, o mandato até 2015. Entrou na CBF em 1989… Parece cargo vitalício. Abs.

  • José

    Janca,
    .
    Notícia preocupante para os corinthianos, publicada pelo UOL:
    .
    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/02/20/itaquerao-sera-sempre-itaquerao-diz-executivo-de-banco-que-recusou-nomear-arena-corintiana.htm
    .
    Delineia-se um enorme prejuízo para o Corinthians. Uma enorme dor-de-cabeça, para contornar a ausência de recursos substanciosos, fundamentais no financeamento do novo estádio corinthiano.
    .
    Mais do que o problema em si, causa espécie e faz pensar a sua causa: a insistência da imprensa (praticamente, uma campanha) em, insistentemente, chamar o novo estádio corinthiano de “Itaquerão”.
    .
    A alcunha adotada por grande parte da imprensa tem conotação preconceituosa e discriminatória com o local de construção da arena corinthiana, bem com o próprio clube (o que reafirma um constante histórica).
    .
    “Itaquerão” surgiu na época em que surgiu, com força, a alternativa corinthiana à estapafúrdia, e já moribunda, candidatura do Morumbi à estádio paulista da Copa-2014. Passou-se a questionar a “lonjura”, “falta de estrutura” e mesmo “pobreza” e feiúra de Itaquera, em contraponto às “virtudes” do Morumbi (na maior parte, falácias): localização, “estádio ótimo” (“praticamente pronto” e “sacrossanto”…) hospitais no entorno, etc.
    .
    A imprensa, em sua quase totalidade, optou por ignorar o apelido surgido espontaneamente entre os torcedores corinthianos, eufóricos e orgulhosos pelo novo estádio: “FIELZÃO” – apelido perfeito, praticamente ideal para um estádio corinthiano, fazendo referência ao bem maior do Corinthians, causa principal de sua grandeza, que é a sua torcida, a Fiel.
    .
    A imprensa não quis saber de “Fielzão”, insistiu em “Itaquerão” (isso, quando não partiu para a manifestação explicita de desagrado e antipatia, e atacou de “Lulão”, “Crackerão”, etc… absurdo, pois, de uma imprensa livre, espera-se que seja, também, responsável e ética).
    .
    Mesmo quando o Corinthians fez o apelo, explícito, para que a sua nova arena fosse referida de modo neutro e objetivo (chamando-a de “arena do Corinthians” ou “arena corinthiana”), pouquíssimos jornalistas e órgãos de imprensa atenderam (o Lance é, talvez a mais notória exceção).
    .
    A possibilidade de causar um mal ao Corinthians é, agora, real, a se considerar a matéria do UOL com o diretor do BMG. A classe jornalística deve levar as mãos à consciência, e passar a agir pelo bem do estádio do Corinthians, pelo bem do Corinthians, do futebol ,da sociedade… Ou, ao menos, a agir de modo a não prejudicar, por pura idissincrasia, o estádio do Corinthians, o Corinthians, o futebol, a sociedade.

    • janca

      A diretoria e parte da torcida corintiana reclamavam do uso do apelido Itaquerão ou Fielzão, preferindo Arena Corinthians, assim seria mais fácil vender o nome. Depois de um tempo o LANCE!, de fato, optou por não chamar o estádio por nenhum apelido, o que facilitaria eventual negociação dos “naming rights”. Decisão editorial que eu respeito, acato, mas com a qual não concordo. Não acho que seja papel da imprensa chamar o estádio do Corinthians de Arena Corinthians ou o que for, não pelo apelido, como muitos torcedores o fazem. Acho que a imprensa tem que chamar de Itaquerão ou Fielzão e pode fazê-lo, pois foram os nomes que pegaram. A mesma coisa com o estádio do Atlético-PR, que o pessoal sempre conheceu como Arena da Baixada, nunca como Kyocera Arena. O nome não pegou… Mas volto ao assunto em outra oportunidade. Abs.

  • OLA GALERA VAMOS ESCREVER AKLGUMA COISA AQUI APESAR DE SABER QUE NAO VALE A PENA MAS PESSOAS QUE FURTA COIS ALHEIA E LADRAO MEMSO OS QUE DESVIAM PARA SEU BOLSO OU NAO E ENTAO FORA RICARDO

  • O JANCA A COPA NÃO SEGUE ADERIVA COISISSIMA NENHUMA, PODE SER QUE SUA MENTALIDADE ESTA…. PRA MIM APESAR DOS PROBLEMAS QUE OS POLITICOS, A IMPRENSA E O POVO BRASILEIRO CRIA VAI DAR CERTO SIM E TEM TUDO PRA SER A MAIOR DE TODOS OS TEMPOS, EU ACREDITO … NÓS TEMOS A SÍNDROME DE DESACREDITAR EM TUDO, E ISSO VEM LA DE TRÁS , DEPOIS FICAMOS COLOCANDO CULPA NESSE OU AQUELE …
    PRA VCS TEREM UMA IDÉIA POUCAS PESSOAS NESSE PAIS RECLAMA DAS FALCATRUAS NA POLITICA , NÃO TIRA A BUNDA DO SOFÁ PRA MOVER UMA PALHA , MAIS FICA PERDENDO TEMPO COM AS MAZELAS DO NOSSO FUTEBOL … ATÉ PARECE QUE COM ISSO VAI RESOLVER O PROBLEMA DO NOSSO POVO … E DE INDIGUINAR VIU…. ETA POVINHO ,SÓ AQUI MESMO….

    • janca

      Mas as mazelas da Copa estão ligadas às mazelas da política. Só não vê quem tem a mentalidade e a visão curtas. E põe curtas nisso.

  • Fernando Neto

    Oi João , tem um tempão atras que falei aqui que esse cara não chegava na copa e disse ainda que cairia bem antes do esperado, que que o tirasse colheria os louros e que ele não era forte o quanto pensava e tal …. Bom, pode não cair esse mês nem no outro , mas estou certo que cai muito antes do previsto pelos mais otimistas. E cai por que é muita vantagem para alguns outros. No Brasil é assim. Abraço

    • janca

      É, mas vamos aguardar o que acontece. Também não acho que ele chegue até a Copa, mas durante as CPIs da bola, em Brasília, acreditava que ele cairia, não só não caiu, como foi campeão em 2002 e recebido no Palácio do Planato por FHC. E no governo Lula era o tal. Com a Dilma a história começou a mudar. De novo. Abs.

  • Rafael P. L. Machado

    Vc viu o q o safado do Andrés Sanches disse?
    Pro Teixeira cair só qd o Zorro foi preso.

    Na boa, é revoltante escutar algo assim, pq além de ficar explícito a impunidade, traz outro agravante, se sair esse ladrão entrará esse outro no lugar?

    Fica mais ou menos assim: Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come!

    • janca

      Não tinha ouvido essa, não. Abs.

  • Rafael P. L. Machado

    *Pro Teixeira cair só qd o Zorro for preso.*

  • andre dias

    joao, porque ninguem toca no nome de sandro rossell e ricardo teixeira.
    nos jornais tanto de barcelona quanto de madrid nao aparece nada.
    abaixo um link de um pseudojornalista, amigo de andres sanches e ricardo teixeira, criador de factoide entre outras coisas:
    Eu disse… Chance de Teixeira renunciar é zero

    Leandro Quesada

    Texto publicado no dia 14 de fevereiro neste blog. Dito e feito:

    Chance de Ricardo Teixeira renunciar é zero

    Esqueçam tudo que estão lendo sobre a saída de Ricardo Teixeira. Esqueçam! Teixeira não vai renunciar. Se ele cair, juntos irão alguns Governadores, prefeitos, deputados e outros políticos que o apoiam no posto durante anos.

    Mas vamos lá! Uma coisa é notícia, fato. Outra é opinião, inferência, dedução. Colegas jornalistas transformam desejo particular em informação e são alimentados por fontes que têm outros interesses, contrários a permanência do mandatário-mor na CBF.

    Se a remotíssima possibilidade da renúncia se concretizar, José Maria Marin assume a CBF no lugar deTeixeira. É o que reza o estatuto da entidade que indica o vice-presidente mais velho, como o substituto nesta situação.

    Outra possibilidade, mais remota ainda, é a eleição com a participação das 27 federações estaduais de futebol e os 20 clubes que fazem parte da Série A, mas o pleito aconteceria apenas em 2014, quando termina o mandato atual.

    Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, Marco Polo del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, Marcelo Campos Pinto, diretor executivo da Globo Esporte, a filha de Teixeira, Joana Havelange e até Rodrigo Paiva, chefe de comunicação da CBF são nomes cotados.

    O motivo da renúncia teria ligação com as investigações que Teixeira vem sofrendo no Brasil e no exterior. O todo-poderoso da CBF é acusado de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

    • janca

      Mas os nomes de Sandro Rosell e Ricardo Teixeira têm sido muito mencionados, sim, inclusive por emissoras de rádio e TV _não sei sobre a mídia impressa_ na Espanha, sim. No Brasil mais na internet e pela mídia escrita do que por emissoras de TV. Globo e Record têm tratado pouco do caso. E de fato o Quesada afirmava que o Teixeira não sairia, enquanto o Juca e o Ancelmo Gois acreditavam na forte possibilidade da renúncia, assim como alguns presidentes de federações não só apostavam na queda como já articulavam um nome para substituí-lo. E a coisa segue quente, com Teixeira em Miami, a CBf dizendo que retoma atividades pós-Carnaval. Abs.

  • EU NEM SEI PORQUE ESTE CARA AINDA ESTA LA E PORQUE OS OUTROS TEM O RABO PRESO A ELE

    • janca

      Os presidentes das federações, pelo menos boa parte deles, dependem de fato da CBF. E os clubes também. Quem ficou contra a entidade por enquanto não se deu muito bem… Então… Abs.

  • JOGO DE INTERESSES

    Infelizmente por traz do futebol tem muito jogo de interesses nenhum desses dirigentes que hoje são contra o Teixeira estão preocupados com o futebol brasileiro eles estão querendo simplesmente o poder os presidentes das federações do rio de janeiro e o da gaucha estão com medo do ricardo Teixeira sair e os paulistas assumirem a cbf isso e fato eu vejo muitos torcedores de outros clubes criticando o Andrés Sanches por ele ser aliado do Teixeira vamos deixar de ser inocentes qual o clube de futebol desse pais nunca trabalhou nos bastidores do futebol eu paro de assistir futebol o dia em que algum clube de futebol comprovar que nunca trabalhou nos bastidores engraçado quando o Morumbi era o escolhido para ser sede da copa a grande maioria dos torcedores do são paulo nem queria saber se o Ricardo Teixeira iria continuar ou não presidente da cbf infelizmente na política e no futebol tem muito jogo de interesses e esta muito difícil de achar alguém com credibilidade para assumir a cbf

    • janca

      Que o jogo de interesses está rolando solto não tenho dúvida. Todo mundo querendo levar vantagem e pouquíssimos pensando no bem do futebol ou no que pode ser melhor pra nosso futebol e nossa seleção. Presidentes de federações que mamaram nas mãos de Teixeira agora querem uma lasquinha maior. Abração e bom final de terça, com tumulto inacreditável no Sambódromo paulistano, Janca

  • Celso Luxemba

    janca, o teixeira pode ter seus defeitos, mas sua administração foi muito boa. Deu ao Brasil 2 Copas do Mundo, além de mais um vice. Dominou o cenário latino americano, deixando a Argentina a léguas de distância. Além de tudo, ainda não foi provado nada contra o Teixeira. E jogadores como Ronaldo e Neymar estão apoiando-o, talvez este seja um sinal que ele é um homem íntegro e que tem uma vida dedicada ao futebol brasileiro. Ricardo Teixeira abriu mão de muitas coisas para se dedicar ao futebol do nosso país. Devemos muito a ele. Espero que ele continue a frente do comando da CBF e ajude o nosso futebol a evoluir ainda mais.
    Saudações Corintianas.
    Luxemba.

    • janca

      Oi Celso, você deve estar brincando, mas se não estiver, ok, sua opinião é sua opinião e definitivamente não bate com a minha. Abs. Janca

MaisRecentes

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo

A grana de Nuzman



Continue Lendo