A Copa à deriva



O futebol brasileiro e a Copa de 2014 estão à deriva.

A Fifa reclama _e desta vez com razão_ da falta de interlocutores no Brasil para discutir o Mundial, envolto em uma série de problemas.

A cúpula da entidade não vê ninguém no COL preparado para responder sobre o evento e trata-o como mero cabide de empregos, tanto que a própria Joana Havelange, filha de Ricardo Teixeira e uma das principais responsáveis pelo comitê, não tem dado mais expediente. Como o pai, afastou-se do esporte no final do ano passado.

Ronaldo, por sua vez, é tido como figura folclórica, desprovida de conhecimentos técnicos sobre a Copa, servindo apenas de escudo para Teixeira.

José Maria Marin, vice de Teixeira e cria de Maluf e da ditadura militar, é outro que ganhou espaço no COL, embora mesmo no comitê não saibam que tipo de trabalho fará.

O prometido gestor não foi nomeado e o COL segue afastado do governo brasileiro.

Aldo Rebelo, que ontem se recusava a comentar as novas denúncias contra Teixeira, assumiu há pouco o Ministério do Esporte e não é da área, como já percebeu a Fifa na última visita de Jérôme Valcke ao Brasil.

A menos de dois anos e meio para a Copa a coisa anda de mal a pior. Com a seleção, a CBF, o COL e o governo. Lama que não acaba mais…



  • Fabio

    Vi no Lance que o Weber Magalhães se colocou à disposição pra assumir a CBF se o Teixeira sair. Tudo farinha do mesmo saco, Janca

    • janca

      Esse é o problema. E todo mundo querendo um pouco do pote de ouro. Impressionante. Abs.

      • Fabio

        E pense bem, Janca. O ministério do esporte mudou o comando faz pouco porque o ministro anterior era acusado de corrupção. Teixeira saindo seria por corrupção. A filha dele saindo do COL seria por corrupção. Del Nero, Marin, tudo farinha do mesmo saco. Romário tá certo. Tem que fazer intervenção na CBF se não entra um Weber Magalhães da vida.

        • janca

          Mas o governo não tem moral pra intervir na CBF. Você mesmo coloca que o ministro do Esporte saiu por corrupção e não é que a pasta continua com o mesmo partido de sempre? Foram sete ministros, salvo engano, que saíram por denúncias de corrupção (claro que têm todos o direito à defesa, mas saíram). Por isso a Copa está à deriva. A Fifa, que também é PhD quando se trata de denúncias de corrupção, não tem interlocutor no COL, na CBF e tampouco no governo. Abs.

          • Luis Figueredo

            Fala Janca, o problema é a maneira de se fazer política que exige a doação de cargos para outros partidos em troca de apóio político. Uma reforma política resolveria isso. Mas iriam cair em cima do governo falando que isso é ato antidemocrático e autoritário.
            A intervenção do governo seria excelente sim. Mesmo colocando a nova pasta (CBF) na mão do mais corrupto partido da base, eles não conseguiriam fazer um trabalho pior do que já é feito pela CBF. E com certeza não roubariam tanto. É só olhar para os casos de corrupção do governo federal comprovados (tirando a época do Collor). Nenhum chega a 1//3 do valor que o RT desviou em poucos lances.
            Abs.
            Luis Figueredo.

          • janca

            Não sei, não, Luis, as denúncias sobre desvio de dinheiro público no Esporte, por exemplo, eram astronômicas. Sobre as privatizações do período FHC, mensalão do PT e do DEM, os valores não são baixos, não. E muita gente defende reforma política, sim, e reforma tributára, que não foram feitas por PT nem por PSDB. O Brasil perde, segundo estimativas, PIB da Bolívia por ano em corrupção. E isso não tem ligação com CBF. Abs.

        • Bruno

          Desculpe, mas vá estudar direito civil.

          • janca

            Está perdoado.

  • João meu amigo… será q a FIFA pode tirar a copa daqui, como fez com a colombia em 1986??? estou torcendo pra isso, por mais q eu ache dificil! Mas seria lindo, mostraria que somos um país serio, por mais q ainda não sejamos.

    E desculpa falar isso aqui, estou torcendo por seu pai no procedimento q ele vai enfrentar… mas sou grande admirador dele e não tem outra maneira de eu pronunciar os meus votos! 🙂

    • janca

      Valeu Paulo. Mas sabe que duvido que a Fifa tire a Copa daqui? Ainda mais se se livrar logo do Teixeira vai ter o caminho facilitado no país. Na CBF e no COL, já que as relações de Teixeira e Blatter andam de mal a pior, Paulo. Abração, João

      • É, mas os EUA estão de olho pra pegar a copa 2014 não estão? Bem, sei lá… acho q a copa vai ser aqui mesmo, infelizmente… eu q já torço contra a seleção brasileira desde a copa de 1990 por causa da pilantragem q envolve tudo aquilo, só espero que perca mais uma vez, e o quanto antes, se pá na primeira fase… um choque desses ia fazer com q o futebol daqui passasse por mudanças profundas!

        • janca

          Os Estados Unidos sim, mas ainda acho difícil que ela saia daqui, Paulo. Mas melhor uma Copa sem Ricardo Teixeira do que com ele, não? Abração procê, João

          • Guilherme

            Assim também espero.
            Mas sabe se existe a remota chance do Sanchéz pegar essa boquinha que o Teixeira vai deixar de ocupar? Porque se isso acontecer, vai ser literalmente trocar o mestre pelo aprendiz.

          • janca

            Acho muito remota, Guilherme, mas os outros nomes são tão ruins quanto. O do Marin, por exemplo, o do filho do Sarney. Por enquanto as opções não são boas, não. Vamos ver o que acontece… Abs.

          • SERGIO REZENDE

            OS EUA ESTÃO FALIDOS , POUCOS PAISES NO MUNDO HOJE TEM DINHEIRO PARA BANCAR UMA COPA DO MUNDO , NÓS BRASILEIROS TEMOS , APESAR DAS PÉSSIMES CONDIÇÕES DO TRANSPORTE, SAÚDE PUBLICA E EDUCAÇÃO.

          • janca

            Mas nós acabamos de reduzir os investimentos em saúde e educação. De fato os Estados Unidos não andam bem das pernas, embora tenham dado sinal de melhoras e precisariam investir muito menos do que a gente. Mas duvido que a Copa saia daqui. Abs.

  • Johannes

    Bom Dia João Carlos,
    A possível transição na CBF pode vir a piorar ainda mais o quadro, pois o substituto de Teixeira têm boas possibilidades de ser alguém tão ou mais nocivo do que ele, já que a administração do futebol brasileiro e a nossa política de fato lembram muito uma pocilga mesmo….

    • janca

      Mais nocivo acho difícil _rs_, embora não impossível, Johannes. Não impossível. Grande abraço pra você, João Carlos

  • renato sa

    A FIFA, quando elegeu o Brasil como sede da Copa14 (na péssima decisão de rodízio de continentes), achava que teria duas Copas superfaturadas e hiperlucrativas numa sequencia (2010, 2014). Até aí, está sendo e será. A diferença é que aqui o mundo do futebol e o mundo político é muito mais estruturado e complexo que na África do Sul.

    Sim, ela terá seu lucro, mas terá de dividir com muitos “caciques”, e terá de responder a muitas perguntas dos “chatos” jornalistas…

    Mas… certo de que os filhotes criados a títulos, estádios e dinheiro continuaram no ninho, é de ao menos ficarmos felizes com a iminente queda do Teixeira…..
    Grande abraço!

    • janca

      É, Renato, vamos aguardar os próximos acontecimentos. A coisa tá fervendo e o presidente do Barcelona no meio dela. Abs.

    • janca

      Ah! Pra quem não sabe o presidente do Barça, Sandro Rosell, é sócio de empresa que teria lesado os cofres públicos por conta de amistoso da seleção em Brasília. É íntimo amigo de Teixeira desde que comandou a Nike, parceira da seleção, no Brasil. Abs.

  • Celso Valadão

    Um bom nome para assumir a CBF seria o ex-jogador Jairzinho.
    Com ele é cachaça na cabeça e paz no coração.

    • janca

      Risos. Mas que seria muuuito melhor um Brasil e uma CBF nesse clima de cachaça e paz no coração, seria. Mas não tanta cachaça assim. Vinho pode ser? Abs.

      • rubens

        Que nada, o Sanches vai assumir e dar um up na seleção da mesma forma que fez com o Timao!

        • janca

          Risos.

          • Arthur

            Muitos risos.

  • Fogão sadio

    quero ver é punição pesada p/ esses caras aí q tão metendo a mão no $$ do povo p/ “fazer copa”. Quero ver se devolverão a grana ou serão presos…..

    • Sergio

      Provas?

  • Fernando

    Mas agora tudo vai melhorar o André Sanchez está lá. HEHEHEHE HIHIHIHIHI OOOOOOOOO nós da ala justa e séria do Brasil damos risadas HEHEHEHE HIHIHIHIH OOOOOOOO

    • rubens

      Apesar da inveja dos antis o Andres Sanches vai botar ordem na casa, VAI CORINTHIANS.

  • tá uma zona !!!!!!!!!

    • janca

      Total. Abs.

  • Robert

    essa historia do ronaldo travecomeno no col nao poderia começar nem terminar bem

    saudades d sócrates e sua coluna na cartacapital…

    o q o magrao nao diria de atitudes como essa…se cbf e col são balcão d negocios q usam o futebol como pretexto p/ ganhar muito $$$$$$$$$$$$então escolheram o jogador certo para o col o ronaldo travecomeno q so pensa naquilo (v@r@) e naquilo outro ($$$$$$$$$)

    é uma pena a mediocridade q assola o país em especial a classe desunida dos futebolistas profissionais

    • janca

      Com a vida privada o Ronaldo faz o que quiser, mas no COL não pode ser assim. Nem tem preparo para isso e está fazendo um papelão como escudo do Teixeira. Que falta faz o Magrão. Saudades de sua coluna na “Carta Capital” também. Abs.

  • Deusdete, o estivador

    Como eu queria que essa COPA fosse cancelada…

  • Danilo

    Então está tudo pronto pro Andres Sanches assumir a Copa ou a CBF logo de uma vez?

    • janca

      Não necessariamente, não necessariamente. Dependendo do grupo que tomar o poder ele corre até risco de ficar enfraquecido. Os próximos lances dirão… Abs.

  • gmf-rj

    Janca a coisa mais certa neste momento é o Governo Federal Intervir na CBF, não tem outro jeito, essa bagunça e corrupção desenfreada tem que acabar urgentemente, chega de tanta Impunidade. A Presidenta Dilma tem que tomar providências urgentes, acabar de vez com essa Mafia que se instalou na CBF. Sinceramente, não só intervia na CBF como acabava com a Copa no Brasil, Janca a Corrupção está demais amigo e nenhuma Autoridade Competente até o momento tomou providências para acabar com essa roubalheira que está acontecendo. Afinal quando esse País vai criar vergonha na cara? Um grande abraço Janca e que Deus ilumine a mente das nossas Autoridades.

    • janca

      Não acho, GMF, sinceramente não acho. Nem com as denúncias de corrupção que atingem o governo diariamente ela consegue lidar. Sou contra a intervenção, embora defenda a saída do Teixeira há séculos. Abs.

  • joao sebra

    A situação é grave, é muito dinheiro envolvido e só tem raposa tomando conta do galinheiro. O governo federal não precisa intervir na CBF, mas pode, deve e precisa intervir no COL, afinal toda a copa está sendo feita com dinheiro público, a começar pelos estádios de Brasília, Rio, Sao Paulo, Minas, etc etc. Tudo com dinheiro público. O governo tem obrigação de moralizar a gastança absurda que está sendo feita com nosso dinheiro. Ainda vamos lamentar muito essa infeliz copa do mundo no Brasil.

    • janca

      Mas se nem o próprio governo fez planejamento adequado para a Copa de 2014. E se não consegue lidar com as denúncias de corrupção que atingem um ministério após o outro, João. Abs.

  • Moisés de Melo

    Tem que colocar o Juvenal Juvêncio na CBF e no Comitê Organizador Local. Aí vocês verão como o negócio andará nos trilhos, com transparência, senso de organização e lisura no tratamento com o dinheiro.

    • janca

      Era só o que faltava… Risos. Abs.

  • Leonardo Cardozo

    Todas as opinioes sobre a materia pedem que o governo intervenha na CBF. Em outras materias politicas pedem intervencao no governo. Quem sera que poderia realmente intervir? Parece ate piada de bebado, quando o cidadao tem tanto medo do bandido quanto da policia que supostamente o protege. Esse pais tem a corrupcao enraizada em suas entranhas e isso levaria no minimo uma geracao com tolerancia zero para ser mudado.
    O povo brasileiro precisa tambem ver o proprio rabo, pois falaram tanto da Africa do Sul e a impressao que tenho e que o Brasil ira passar vergonha. Para aquele que disse que os EUA esta falido. Saia do Brasil meu filho e nao acredite apenas em Jornal Nacional e materias com interesses obscuros. Ser a sexta economia do mundo em tamanho nao significa qualidade de vida ao seu povo. Seria muito bom se o Brasil tivesse o mesmo nivel de TUDO que os EUA tem mesmo em crise. Abraco Janca

    • janca

      Ser a sexta economia do mundo de fato não significa distribuição de renda ou investimentos devidos em saúde e educação, Leonardo. Sobre intervenção do governo na CBF sou contra, embora sempre tenha sido favorável à saída de Ricardo Teixeira da CBF. Abs.

  • Arthur

    Meu sonho é que cancelem logo essa palhaçada de copa do mundo no Brasil, não aguento mais esses vermes sugando nosso dinheiro, e fingindo que está tudo uma maravilha.

    Ia ser, de longe, a coisa mais sensata a se fazer a essa altura do campeonato.

    Tudo isso só está servindo pra mostrar pro mundo o quanto ainda estamos completamente despreparados pra organizar um evento do tipo. Até existem no Brasil pessoas muito capazes de organizar uma das melhores copas de todos os tempos, em tese, temos todas as condições para isso, só que essas pessoas, infelizmente, passam longe da panelinha de boçais corruptos do governo e da CBF.

    • janca

      Confesso que também ando de saco na lua ao ver como a Copa está sendo planejada, ou melhor, não está sendo planejada (ou nem foi planejada) no Brasil, mas ainda prefiro ver o evento aqui a vê-lo nos Estados Unidos. E ainda temos condições de realizar uma boa Copa. Ainda mais sem Teixeira. Se ele sair pelo menos bagunça o coreto e uma bagunça na estrutura agora é necessária pra depois termos dias melhores pro nosso futebol. Abs.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo