Beira-Rio e Natal preocupam



Dos 12 estádios em construção ou reforma para a Copa os dois que agora mais inquietam a Fifa são o Beira-Rio, em Porto Alegre, e o das Dunas, em Natal.

A entidade que dirige o futebol mundial já trabalha com a hipótese de que o primeiro, que deveria ficar pronto em dezembro e está com as obras paradas, só seja entregue no primeiro semestre do ano que vem. Mais de 60% do estádio ainda tem de ser remodelado a um custo de quase 250 milhões de reais.

Já a Arena das Dunas, cuja previsão de entrega é dezembro de 2013, está atrasado, na fase de terraplenagem e colocação das primeiras estacas das fundações. Terá capacidade para 43,8 mil torcedores, sendo a do Beira-Rio de 55,6 mil.

Além de Porto Alegre e Natal, Curitiba, com a Arena da Baixada, também preocupa. Segundo o portal da Copa é o estádio mais atrasado até aqui, mas a Fifa tem mantido contatos com a direção do Atlético-PR e considera que metade da estrutura necessária está ok.

Os estádios que mais elogios recebem até aqui, seja pelo projeto, seja pelo caminhar das obras, são os de Brasília, Minas, Salvador e Fortaleza. Os quatro têm prazo de conclusão até dezembro.

A Arena Pantanal, em Cuiabá, e o do Corinthians, em Itaquera, também têm sido elogiados pela cúpula da Fifa, embora o segundo só deva ser concluído em dezembro do ano que vem. Mas as obras estão em ritmo acelerado…

Mesmo com o propalado sucesso da privatização de três dos principais aeroportos do país, entre eles o de Guarulhos, o setor aeroportuário e a questão da mobilidade urbana são as duas maiores preocupações da Fifa, seguidas pelo setor hoteleiro.



  • Jonas

    Janca, moro em Fortaleza e mais da metade do Castelão está pronta. A Fifa tem razão. O estádio daqui vai ficar de primeira, mas o trânsito continua um caos, principalmente agora que começaram as aulas. Tem outra coisa. Prostituição infantil e segurança, principalmente a segurança, são problemas sérios que temos. Tenho amigo que foi assaltado saindo do aeroporto. Um abraço pra você, parabéns pelo trabalho, Jonas (Fortaleza)

    • janca

      Oi Jonas. Na avaliação da Fifa a segurança, apesar de ser um dos pontos que mais preocupam o brasileiro no dia a dia, estará ok durante a Copa, pois o país costuma usar força máxima e conseguir trégua em grandes eventos, como aconteceu no Rio em 92. Mas isso não basta, não para nós, que moramos no país. Prostituição infantil é outro problema muito sério, prostituição é a profissão mais velha do mundo, como costumam dizer, e com certeza uma das mais difíceis, estou até fazendo estudo sobre o efeito que produz em famílias brasileiras de baixa renda (a prostituição, mas não a infantil), e aqui temos que reforçar que criança tem que estar na escola, não na rua se prostituindo, vendendo droga, pedindo esmola. Assunto não falta, acabei me estendendo demais. Abs. e boa terça pra você, João

      • Fernando

        Ja eu moro em Natal e o estadio não e a unica coisa que preocupa. Ta atrasado mas vai ficar pronto antes da Copa. Seguranca nao existe, chove e inunda tudo, o transito e parado. O Brasil pode ter seguranca em grandes eventos mas nao tem no dia-a-dia. O que os PMs fizeram na Bahia com a populacao repercutiu no mundo todo. A Copa nao devia ser no Brasil.

        • janca

          Os estádios são o que menos preocupa a Fifa. A maior preocupação é com o setor aeroportuário e mobilidade urbana e em seguida a questão hoteleira. Abs.

        • janca

          Ah! Só um complemente. Em relação aos PMs, acho que eles têm sido muito maltratados pelos governos no Brasil, assim como os médicos e professores. Seja governo do PT, seja governo do PSDB… Abs.

        • Daniel-Natal

          Pois é Fernando, passei semana passada na frente do antigo Machadão e vi que as obras estão super atrasadas, no terreno tem duas escavadeiras, um maquina para fazer a fundação e cinco caminhões acho que deve ter no máximo umas 50 pessoas trabalhando lá. Neste ritmo jamais o estádio vai ficar pronto. Espero que não fique pronto e o governo do Natal faça um creche, um hospital, um presidio e uma escola no local que são as prioridades da cidade nesses próximos 10 anos!

          • janca

            Putz, pelo jeito a coisa tá feia mesmo. Abs.

  • Jonas

    Janca, vi que o Ricardo Teixeira finalmente sai da CBF na sexta. Vai ser mesmo o Marin o novo presidente? Li o que você escreveu certa vez, não sabia que tinha sido ligado ao Maluf, este Marin parece farinha do mesmo saco. Não tem como entrar um outro mais capacitado no lugar do Teixeira? Ele sai da CBF e sai do COL também? Você sabe informar?

    • janca

      Se me estendi demais na anterior, imagine agora. Há uma informação, ainda não confirmada, de que o Ricardo Teixeira sairia da CBF até sexta, antes do Carnaval. Espero que saia. Não só da CBF, mas também do COL, afinal não tem sentido continuar na administração da Copa no Brasil com o histórico de denúncias que tem. Já até colocou escudeiros, como Andrés Sanchez e Ronaldo, para ajudá-lo na blindagem. Se sair, como vice mais velho quem assume é o José Maria Marin. Já escrevi sobre ele e é um péssimo político, foi vice de Maluf, se é vice do próprio Teixeira não é por acaso. Mas não tenho informações concretas sobre a eventual saída do Teixeira, se tivesse, publicava, Jonas. Abs. de novo, Janca

      • Alê

        O Marin foi aquele que roubou medalha na final da Copinha. kkkkkkk. Tamo bem.

        • janca

          Pegou uma medalha e enfiou no bolso, não foi isso? Depois o Marco Polo, presidente da FPF, teria dito que foi um presente para o Marin… Se não era pra ter sido, acabou sendo. Enfim, não vejo nenhuma competência no Marin para gerenciar a CBF. Com ou sem medalha. Abs.

          • Sergio

            Acho q o Marin não tem culhões para ficar no cargo, o mais provavel é que ele assuma interinamente, até que se resolvam um substituto.

          • janca

            Também acho. Não tem bagagem para presidir a CBF. Se bem que o Teixeira também não tinha e considero que não tem até hoje. Mas no máximo o Marin “serviria” para tapar um buraco enquanto não se encontrasse um substituto. Ainda assim temo que a substituição acabe sendo um seis por meia dúzia… Abs.

  • Ademir Donizete

    O Ricardo Teixeira já devia ter saido a muito tempo , agora se estão,pensando em colocar o Andres Sanches ai é o fim do mundo é outro safado, tanto é verdade que ele hoje já é escudero de Ricardo Teixeira.

    • janca

      Também acho, mas duvido que o Andrés Sanchez entre agora em seu lugar. O caminho estava sendo preparado para 2015, depois da Copa. Se sair Teixeira e entrar o Andrés é o que chamo de seis por meia dúzia. Abs.

      • Sempre Fiel

        Ô, Janca, como vc pode comparar o Andres com o Teixeira??? O atual presidente da CBF está se perpetuando na instituição há décadas, envolvido em maracutaias mil, sendo processado e investigado por autoridades nacionais e internacionais!!! Já o Andres Sanches exerceu um mandato de 3 anos (mais um mandato tampão) de fazer inveja a qq dirigente de clube ou seleção!!! Mudou o estatuto do CORINTHIANS evitando reeleições e continuismo, instalou a verdadeira democracia no processo eletivo do clube, investiu pesado em estrutura e patrimônio, alcançando, ao final de sua gestão, 92% DE APROVAÇÃO DOS SÓCIOS!!! Ele está assumindo as Seleções pra ver se passa CREDIBILIDADE para a mesma!!! Me espanta um jornalista de renome como vc fazer tal comparação! Se tens provas contra o Andres, que apresente à justiça, mas não abuse do espaço que tens caluniando pessoas públicas. Ainda assim, apesar de não concordar com seu post de hoje, sempre acompanho suas publicações. Meus sinceros cumprimentos. Abr!

        • janca

          Mas Sempre Fiel, se o Andrés fosse tão diferente do presidente da CBF teria aceitado trabalhar com ele? Bem numa hora dessas? Não vai dar credibilidade nenhuma pra seleção, pelo contrário, como presidente do Corinthians pegou muito mal sua ligação com o Teixeira, anunciada ainda com o Brasileiro em andamento. Fora que sou contra benefícios públicos para estádios privados e como está sendo feito o do Corinthians? Respeito sua opinião, mas neste caso não bate com a minha. Abração, Janca

          • Sempre Fiel

            Janca, vc não aceitaria trabalhar na CBF, caso fosse convidado, principalmente pela sua competência comprovada, mesmo com o Ricardo Teixeira por lá? Seria a chance de fazer sua parte para corrigir o q acha errado, concorda? Não sou advogado do Sanchez, tampouco ganho algo com o Sanchez na CBF, mas é cansativo ver ótimos jornalistas perdendo o foco da profissão, quando acusa e insunua sem provas, sem argumentos! Vc acha, sinceramente, q o convite para ser diretor de seleções influenciou no resultado do Campeonato Brasileiro 2011? Se assim fosse, pq não levamos o Brasileirão no ano do centenario? Se um leitor, com pouco acesso à informação (ou pouco esclarecimento) tem essa opinião, até q dá pra relevar… mas um profissional como vc, é lamentável! agradeço a atenção na sua resposta, me sinto honrado e, certamente, continuarei acompanhando seu excelente blog! Abr! PS: Sobre o estádio e o benefício fiscal, não vou discutir: os argumentos estão em toda a internet, confirmando que, não só o CORINTHIANS usufrui de tal benefício. Basta pesquisar e, deixando de lado o clubismo, entender.

          • janca

            Você que está caindo para a discussão baseada no clubismo, Sempre Fiel, e com todo respeito distorcenco minhas palavras. Quando disse que o convite para dirigir as seleções e ser escudo do Ricardo Teixeira influenciou o resultado do Brasileiro do ano passado? Nunca. O que disse é que as relações entre Teixeira e Andrés são claras e sempre foram, o Andrés se aproximou do presidente da CBF, é uma relação de interesses, sem dúvida, tanto que dizia que deixaria o futebol de lado para tocar os negócios de sua família e acabou indo trabalhar na CBF. Em relação ao seu estádio há benefícios e dinheiro público da Prefeitura de SP, do governo do Estado e da União. Quando o próprio Ricardo Teixeira dizia que não haveria um centavo de dinheiro público em arenas privadas na Copa de 2014. E o maior beneficiado é justamente o Corinthians, que vai ganhar um estádio de presente.

        • Sempre Fiel

          RESPOSTA PARA A PUBLICAÇÂO DO JANCA DE 15 de fevereiro de 2012 às 7:26 – Vou responder sua ultima publicação por aqui PQ O SENHOR NÃO LIBEROU O LINK DE RESPOSTA NELA, ok? Não distorci suas palavras, apenas fiz uma pergunta e lhe disse que seu comentário deixa margem para esta interpretação (convite da CBF para Andres e Corinthians campeão). E, por favor, em respeito aos CORINTHIANOS, que certamente são a maioria dos seus leitores, não diga que o “CORINTHIANS vai ganhar um estádio”. Isso não é uma verdade. Mesmo não concordando com o incentivo fiscal, vc sabe q sua afirmação não é uma verdade! Abr

          • janca

            Como assim não liberei o o link de resposta? Nem sei do que você está falando.

          • janca

            E aqui não censuro comentários, os seus estão todos aí. Abs.

  • Fernando

    Li no Uol que e certo que ele vai sair. No maximo sexta e vai morar em Miami, entao sai tambem do comite organizador, Janca

    • janca

      Sinceramente não sei se é certo, não. Não tenho essa informação. Nem a de que ele vai morar em Miami e sair do Comitê Organizador Local da Copa, não. Vamos esperar o que acontece. Abs.

  • Thiago Novo

    Não sei não, mas acredito que o Beira-Rio vai acabar perdendo a copa, assim como ocorreu com o Morumbi, ainda mais sabendo que a nova arena do Gremio ficará pronta em breve. A história está seguindo pelo mesmo caminho, com críticas da Fifa, o comite apoiando o clube e em seguida vem a o golpe.

    Na minha opnião ficarão 10 sedes para a copa, duas ficarão pelo caminho.

    A minha preocupação na verdade é com a Arena de Brasília, pois, o tamanho e o custo da obra, nos leva a crer que este será o maior elefante branco.

    • janca

      Pode até ser, Thiago, chegarmos ao final com dez sedes, se bem que hoje já acho que ficaremos com as 12 mesmo. Se uma for cortada aposto em Natal. Espero que o Sul fique (com a Arena da Baixada e o Beira-Rio), embora a situação do Inter não esteja fácil, as obras estão paradas. Fortaleza agora entrou em greve, antes foi Recife, mas acho que isso é contornável. No caso do Inter a situação é mais problemática, ao que me consta o contrato ainda nem foi assinado, o contrato para o novo estádio. Está em vias de. Vamos ver. Abs.

    • janca

      E que em Brasília deveremos ficar com um elefante branco é bem possível que sim, Thiago. Abs.

  • Ademir Donizete

    Alias Janca , que vergonha nossos governantes quanto dinheiro não está sendo jogado em cima desses estádios e depois de reformados irão para iniciativa privada ou irão virar elefantes branco.
    O povo brasileiro é muito passivo se fosse em outro Pais tenho certeza que o povo teria ido pra rua para protestar.
    Abraços,

    • janca

      É um absurdo mesmo. Antes da Copa o Ricardo Teixeira dizia que não haveria um centavo de dinheiro público nos estádios. Até parece… Abs.

  • Maurovski

    Bom tarde, João. Aqui em Fortaleza as obras do Castelão estão paradas desde ontem por conta de uma greve dos operários. Pra variar, as construtoras subcontratadas não repassam a eles os valores acordados com o consórcio construtor do estádio, chegando a abocanhar até 20% do salário a ser pago aos trabalhadores, sem falar da cesta básica. Se tudo for resolvido logo, o Castelão continuará como uma das obras mais adiantadas, caso contrário, o tempo terá de ser recuperado para a “menina dos olhos” do nosso governador ser entregue em dez/2012. Quanto à segurança, aqui vivemos numa capital das mais violentas do país. Tivemos 164 homicídios em jan/2012, um aumento 34,1% em relação a jan/2011. São quase 6 assassinatos por dia em média. Não tenho dúvida que durante a Copa isso será remediado, mas é triste não se estar aproveitando a oportunidade para se implantar políticas efetivas de controle e combate à violência. Abs.

    • janca

      Concordo com você, o triste é não usarem a Copa para implantar políticas públicas. E não só na área de segurança mas na urbanismo, por exemplo. Abração, Janca

  • Ademir Donizete

    Resposta ao SEMPRE FIEL , caro o mundo inteiro sabe que o seu Andres é ligado em Ricardo Teixeira ai a resposta é simples , se você tem um amigo bandido você aceitaria a convivência com ele? acho que não, ai pergunto,o que o Andres está fazendo ao lado do todo poderoso Ricardo Teixeira?
    Acredito que pra pessoas intelegentes não precisa respostas , concorda!
    Abraços,

    • Marioh

      Ademir,
      Nem sempre, o seu raciocínio é correto. Então Itamar era bandido pois, era o vice do Collor. E por consequencia , o Fernando Cardoso também, pois foi ministro do Itamar. As pessoas que querem mudar tem que assumir riscos. O Andrés Sanches provou que sabe administrar e teve a coragem também assumir este cargo, porque é necessário mudar o atual modelo de gestão da CBF.

      • janca

        Mas com todo respeito não vejo no Andrés um modelo de administração, Mario. De ligação com o poder, sim, tanto que hoje está na CBF e viabilizou a construção do estádio do Corinthians com benefícios e recursos públicos. Abs.

        • Marioh

          Janca,
          Aqui no Brasil todo dirigente de futebol que tenha sucesso é considerado mafioso ou que tenha ligação com a cúpula da CBF. Desde Havelange, Mendonça Falcão, Mitidieri, Teixeira, etc,etc,etc, os críticos esportivos só “metem o pau”. Mas na hora de assumir algum cargo todos fogem. Claro que neste meio há os corruptos mas não como regra geral. O Brasil em 50 anos ganhou 5 Copas do Mundo. Quem teve esta média no mundo? Espanha (1)?França(2)?Inglaterra(1)?
          Quando dizemos que Andrés foi um bom administrador é porque ele usou as leis vigentes e ousou para o bem do seu clube.
          -Ousou em não jogar no Morumbi após quebra do acordo do SPFC e redução dos ingressos da torcida.
          _Ousou em conseguir maior participação de cotas e implodiu o clube 13 acomodado.
          _Construiu um dos melhores CT da América Latina.
          _Está construido o Estádio usando todas as regras legais existente.
          _Mudou o estatuto do clube e acabou o dirigente vitalício.
          _Em sua administração o time foi campeão ´brasileiro da série B, A , campeão paulista , copa Brasil e campeão da copinha.
          _Alterou o marketing do futebol brasileiro com Ronaldo e Rosemberg.

          • janca

            Não acho que ele não teve mérito nenhum e um deles foi justamente o de não se perpetuar no poder. Ninguém está falando de corrupção, Mario, ou de máfia. Construir um dos melhores CTs o São Paulo também construiu e nem por isso acho o Juvenal Juvêncio um bom dirigente. Pelo contrário. E acabou com a rotatividade no poder, que era uma das boas coisas que o clube do Morumbi ainda tinha. Quando digo que não gosto do João Havelange e seu estilo de administrar não quer dizer que gostasse do anterior, Sir Stanley Rous, que era totalmente eurocentrado. Não dava bola para a periferia do futebol. Critico Andrés pelas alianças políticas que fez, que me cheiram a conchavo. Não gosto por exemplo da forma como viabilizou o estádio do Corinthians. Sou absolutamente contra dinheiro público em estádios particulares, pois acho que o governo tem outras prioridades. Abs. e boa quarta pra você

    • Thiago

      Andre Sanches, o famoso TAXINHA, nome atrelado a MSI, RT.

      Quando a pessoa se beneficia da roubalheira ela se torna aceitável, esse que é o problema.

    • janca

      A ligação dos dois é notório. Dizer que o Andrés vai dar credibilidade pra CBF também vejo como piada. Abs.

  • Leonardo

    De onde vem essa informação de que o Beira Rio de veria estar pronto em dezembro??? Isso era quando seria sede da Copa das Confederações. Como não será mais, não há esse prazo tão curto.

    • janca

      Segundo o Inter informou pro COL e pra Fifa ficaria pronto sim ainda em dezembro. Se não há prazo pro término das obras, que estão paradas, a coisa está mais feia ainda. Se ficar pronto depois do Mundial aí já era. Abs.

  • Caio Bridi

    Janca, o que vc achou de terem tirado Floripa da lista?
    Floripa uma cidade que é capital de um estado rico e com alta qualidade de vida. Um estado que teria plenas condições de arcar com as obras, pois é superavitário, arrecada muito mais do que recebe de volta do governo federal. Além disso, o projeto do Figueirense era todo privado, não haveria nada de dinheiro público para a construção do estádio. Sem contar que o futebol catarinense está crescendo muito. Ano passado foram 2 representantes na série A, este ano é 1 na A e 3 na B. Acho lamentável terem deixado Florianópolis de fora pra levar a Copa pra estados pobres e corruptos, onde o povo se vende por um copo d’água.

    • Maurovski

      Caio Bridi, sua opinião começou até interessante, com argumentos que poderiam, sim, ter sido levados em conta pelo COL, se forem assim mesmo como você diz, especialmente quanto ao projeto privado do estádio. Mas a sua última frase foi de extremo mau gosto. Veio carregada de um preconceito pavoroso e inadmissível nos dias atuais. Sou cearense, antes de tudo sou brasileiro. Salvo algum engano da minha parte, a Copa é no Brasil. E ótimo que seja no país todo, sim. Podemos questionar muita coisa, como alguns elefantes brancos, por exemplo, ao se esquecerem de considerar a parte técnica do futebol jogado no estado, onde teremos subsedes, no pós-Copa. Mas daí a você achar que os jogos só deveriam acontecer nos “estados ricos” há uma grande distância. E eu não sei de onde veio essa sua análise de que a pobreza é sinônimo de corrupção, pois essa praga está enraizada por todo país, em todos os níveis de governo, seja pobre ou rico, inclusive no estado onde você vive, ou não? Quer um conselho? Desarme-se, seja brasileiro. Viva junto aos outros sem preconceito de classe, cor, etc. Até porque, você não é, mas não é mesmo, melhor do ninguém.

    • janca

      Não faço essa distinção entre estados, mais ou menos corruptos, não saberia dizer quais são mais, quais são menos, Caio. Mas que Floripa é um baita ponto turístico claro que é. Abs.

  • celso

    Ronaldinho punheteiro na seleção só pode ser sacanagem.

    • janca

      Com o Mano Menezes tudo é possível.

MaisRecentes

Verdão vai às compras



Continue Lendo

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo