A volta do ex-ministro



Orlando Silva, político que largou a pasta de Esporte atolado por denúncias de corrupção, é o nome em que o PCdoB aposta para puxar votos para o partido nas eleições municipais de São Paulo.

A ideia, que nasceu após ele ter deixado o ministério, é que seja candidato a vereador e atue com afinco para viabilizar a candidatura de Netinho de Paula a prefeito.

Mesmo com as denúncias, Orlando Silva também tem sido assediado pelo PT, que já o sondou para montar o programa de Fernando Haddad no tocante a projetos esportivos para a capital paulista.

Lula, que aprecia muito o trabalho do ex-ministro, vê nele um interlocutor do PT, que ainda tenta demover o PCdoB de lançar candidato próprio em São Paulo.

Na campanha paulistana, Orlando Silva deve defender a implementação na cidade de programas idealizados pela pasta de Esporte, como o Segundo Tempo e o Pintando a Cidadania.

Curiosamente os dois foram responsáveis pela saída do ministro, já que recursos da pasta teriam sido desviados para ONGs e empresas de fachada envolvidas tanto com um quanto com outro.

O Segundo Tempo tem como objetivo democratizar o acesso à prática de atividades esportivas, enquanto o Pintando a Cidadania incentiva a distribuição gratuita de material esportivo para comunidades carentes.

Detalhe: o provável candidato e nome forte do PCdoB no esporte de São Paulo responde inquérito no STJ, o Superior Tribunal de Justiça, e deve usar seu espaço na TV e nos palanques para defender sua gestão.

Detalhe 2: Orlando Silva também quer retomar os estudos em 2012 e concluir Ciências Sociais na USP, curso que iniciou em 1998. Não entendo como não foi jubilado…



  • Fábio

    Só no Brasil tem coisa assim. O cara faz o que faz nos Esportes, sai, esquecem as denúncias e vira nome forte na eleição da maior cidade do país. O Brasil tem os políticos que merece.

    • Denis

      Brasileiro tem memória curta.

      • janca

        É que quando sai das primeiras páginas e começa a virar nota de rodapé as pessoas tendem a esquecer ou talvez por haver um escândalo atrás do outro a tendência é ficar com o último e esquecer os anteriores. Mas o envolvimento do ministro tem que ser provado, ele tem o direito de se defender, só que como gestor foi uma lástima. Até porque na pior das hipóteses não sabia de nada o que se passava na pasta. Na pior das hipóteses, já que, como foi mostrado, muita grana saiu pelo ralo do Esporte. Uma pena. Porque é (ou era) dinheiro nosso. Do contribuinte. Abs. Janca

    • Na

      O cara faz o que faz nos Esportes? N entendi… O brasileiro tem memória fraca, mas também é ignorante, burro, e considero um ACUSADO como CULPADO, CONDENADO e sem REABILITAÇÃO.

      • janca

        Você considera um acusado culpado, condenado e sem reabilitação? Se considera sem reabilitação é porque já o considera culpado quando todos deveriam e devem ter direito à defesa. Abs.

  • nilú

    Detalhe 3: Pelo português do ex-ministro, já o fato dele ter entrado na USP é estranho…
    Ah! Esse post todo é pra fazer a gente dar risada para começar a semana_rs? Não , né João, infelizmente , não é uma piada! Boa segunda sem tanto calor. Nilú

    • Denis

      Ele comete erros de português? Sempre achei que pelo menos o português dominava, já que de esportes não entende nada.

      • Denis

        Não sei se vocês sabiam ele foi presidente da UNE e quase todo presidente da UNE no final não se forma na faculdade.

        • janca

          Não sei se de esportes ele entende, mas de política esportiva, que deveria conhecer para comandar a pasta, certamente conhece pouco. E também nunca reparei sobre o português dele. Sempre achei que fosse bom, Nilú. De verdade. Ah! Denis, de fato pelo que pude ver muito presidente da UNE não se forma, mas o Orlando Silva achei que tivesse se formado e fosse professor da USP. Uma ex-assessora dele que me disse que não, que era aluno e vai voltar aos bancos universitários. E uma ótima segunda pra vocês dois, João

          • Nanda

            Não é a regra, Denis. O Serra foi presidente da UNE e se formou, fez carreira acadêmica, não deixou os estudos de lado.

          • Jorge

            Ao contrário do que afiorma a Nanda, o Serra não se formou em coisa alguma. Isso é sabido até pelo mundo min eral, que diria o Mino Carta.

      • Nilú

        Ops! Errei sobre o português do ex-ministro?É que já são tantas falas com explicações de ex-ministros que acho que me confundi!!! Peço desculpas por isso. Nilú

        • janca

          Eu acho que sim, Nilú. Que nessa você errou. Mas faz parte. Tanta confusão nos ministérios que a gente confunde A com B, B com C e por aí adiante. Uma ótima tarde ensolarada _até demais, para meu gosto_ pra você, João

          • Nanda

            Acorda Jorge. O Serra é economista, fez mestrado e doutorado.

          • Marcio Wilk

            A Nanda, com certreza só lê a Folha e assiste a Globo, te liga menina! O Serra não tem nenhum diploma válido em território brasileiro.

  • Barcelusa 2012

    Sempre os mesmos, né Janca? Sempre os mesmos. E dá-lhe Lusa, chegando o Paulistão. Abraço pra você, Barcelusa Série A

    • janca

      No caso de Esporte sim, tanto que a pasta continua sob o comando do PCdoB. Mas agora deveriam mudar o comando do Ministério da Integração Nacional. Um ministro atrás do outro, acaba ano, termina ano, a mesma confusão. Enfim, Paulista chegando mesmo, menos de duas semanas, vamos ver como a Lusa se sai, Barcelusa. Abração, Janca

      • Barcelusa 2012

        Euforia à parte pelo retorno à elite, Janca, a Lusa tá se mexendo pouco pra contratar, não acha? Não tô tão otimista. Abraços, Barcelusa

        • janca

          A coisa não está muito fácil, não, ainda mais se o Guilherme sair para o Corinthians. E precisamos de um zagueiro para o lugar do Mateus. Ah! Sem falar no começo complicado na Copinha, a Lusa que sempre foi conhecida por formar bons jogadores, vamos ver se se classifica apesar da derrota para o Vitória. Ainda tem mais um jogo, a situação não é fácil. Está em terceiro do grupo… Abs.

  • ELE VAI TER UMA SURPRESA NEM OS IRMAO DELE VOTAM NELE PULOU MUITO A CERCA TALVES SO OS CORINTHIANO PODE VOTAR NELE AFINAL O ESTADIO FIELSAO FOI COMEÇO COM ELE EO LULA NE

    • souza.

      INFELIZMENTE ELE PODERÁ SER ELEITO, MESMO PELOS MOTIVOS QUE VOCE CITOU, POLITICO É IGUAL ENCHENTE, A AGUA SE JUNTA ONDE TEM MAIS SUJEIRA

  • Fogão sadio

    E será eleito, pd ter certeza. O q não falta no brasil é otário….

    • janca

      Sei não, sei não… Mas que sendo candidato terá boas chances de ser eleito, terá. O que é uma pena. Abs. Janca

  • striknight

    Depois de andres na seleção e ronaldo como membro do comite da copa tudo é valido

    • janca

      Tudo é válido não _rs_, mas que tudo parece possível, sem dúvida. Abs.

  • luiz felipe novaes

    É um inferno isso. Vem tudo parar em SP….

    Deveria estar preso.

    Nasceu em Salvador. Estudou Direito na PUC de Salvador.

    Então por que DIABOS VEM SE CANDIDATAR EM SP?

    São Paulo já tem políticos ruins suficientes. Não precisa importar de outros lugares…

    Abç

    • janca

      Oi Luiz Felipe. Mas ele tem direito de se candidatar por São Paulo. O Sarney, cuja família tem acabado com o Maranhã _e o faz há anos, a meu ver_, não é senador pelo Amapá? Abs.

  • Paulo

    joao, qdo eu leio umas noticias como essa eu fico revoltado! é como eu sempre digo: povo que vota nas coxas merece levar na bunda! grande abraço, amigo!

    • janca

      É fogo mesmo, Paulo. Grande abraço pra você, João

  • ROGERIO

    Neste país, infelizmente tudo pode, tudo é possível!

    Triste é saber que, se ganhar, o culpado novamente será o povo, que devido a falta de informações, acabam votando em candidatos deste perfil.

  • andré gomes

    Parece que a ampla maioria dos comentadores abstraem a realidade para atacar o Ministro de forma mas efetiva, é inegavel que o período em que esteve a frente do Ministério o esporte no BRasil deu um salto, tanto quantitativo, quanto qualitativo, até porq

    • janca

      Depende do ponto de vista. E muita ONG ganhou muito dinheiro, empresas de fachada, idem, sem dar a contrapartida prometida. Se o ministro é responsável ou não são outros 500, mas acho que falhou no mínimo por desconhecer, se realmente desconhecia, o que se passava no ministério. Tanto que saiu de lá. Abs.

  • Ivan Mauri Tourino

    O único ORLANDO SILVA que vi e sei que era demais, era o Cantor das Multidões. Como cantava o cara, suas músicas são indeléveis como Rosa, Ultima Estrofe, Sertaneja, Numero Um, Carolina, Chão de Estrelas, Cabocla e outras inesqueciveis. Os outros, faça-me o favor…

    • janca

      Esse que você cita, o Cantor das Multidões, de fato era demais. E entrou para a história desse país. Grande abraço, Janca

  • Janca um otimo ano de2012 para vc e todos nós brasileiros menos para os politicos e essa turma do stj e stf. Se este tal de orlando silva e esta outra mala sem alça e sem rodinha do prefeito gilberto quem sabe ganhar votos na eleiçao em São Paulo é porque o povo é mesmo sem vergonha e sem carater igual a eles,e outra coisa os cidadãos de bem não devem votar nos partidos deles pois é a mesma coisa tudo pessimo e tal de giberto quem sabe ninguem merece. Um abrç e mais uma vez um ano maravilhoso para todos nós e um pouco mais de justiça mais justiça de verdade e não esta de mentira que temos, no nosso BRASIL o maior e melhor do mundo.

    • janca

      Oi Walter. Feliz 2012 pra você também. Sobre o Gilberto Kassab, o prefeito paulistano parece que simplesmente largou a cidade para cuidar do seu partido. Sua administração vai mesmo de mal a pior. Abs. Janca

  • Humberto

    Esse vai ser votado em massa pelo corintianos, alguma dúvida?

  • sandrofla

    Desculpe o comentário mas o paulistano acostumou-se a eleger Maluf’s e afins…não será surpresa se o ex-ministro alcançar seus objetivos!

    • janca

      Mas não é só o paulistano que vota mal. Basta ver os representantes dos principais estados do país na Câmara ou no Senado. Abs. Janca

  • Ademir Santino de Lima

    Não é verdade que o brasileiro não sabe votar, o problema esta nos próprios partidos que acolhem como candidatos esses elementos nocivos à saúde do erário público.
    Podemos citar vários personagens envolvidos em falcatruas, que estão exercendo cargos da mais alta relevância em todas as esferas do governo.
    Desde de que me conheço por gente, lembro de várias CPI’s que se tornaram aperfeiçoamento do crime organizado em todos os poderes do País.
    Esse elemento que foi Ministro dos Esportes, deveria se envergonhar e não aparecer publicamente, até que prove a sua inocência, algo difícil de acontecer.
    Gostaria de expressar meu repúdio ao filho do exemplo de cidadão brasileiro Senador Jader Barbalho, que após esculachar o povo, com sua caretas.
    Provavelmente um dia será um grande politico Paraense, assim como são os exemplares políticos Rodrigo Maia, ACM Junior, Aécio Neves, Collor de Melo, todos sucessores dos maiores exemplos de homens público do Brasil.

    • HUGO SANTOS

      É UMA VERGONHA.

    • janca

      Oi Ademir, tampouco tenho respeito e consideração por Jader Barbalho, que considero um câncer _como vários outros_ para a política brasileira. Soube que o filho dele fez caretas para a imprensa, mas ainda é uma criança, não? Se for, temos que relevar. Não tem culpa de ter o pai que tem, só espero que não siga os caminhos do senador… Ainda tem tempo para mudar. Mas com um pai como esse e o exemplo de casa acho que o filho do Barbalho está numa enrascada. Enfim, sempre é tempo de mudarmos e aprendermos com a vida. Abs.

      • Ademir Santino de Lima

        Caro Janca, a finalidade do meu comentário, foi enfatizar a falha que existe na forma em que os partidos lançam seus candidatos. Deveria haver uma investigação profunda na vida privada desses elementos, antes de se tornarem candidato a cargos públicos.
        Quanto ao filho de cidadão Jader Barbalho, é logico que ele tem recuperação, por se tratar de uma criança.
        Talvez em algum momento de sua vida ele irá se envergonhar do seu ato de ofensa ao povo brasileiro…
        Para isso basta que o conselho tutelar do para enter venha e questione a forma em que essa criança esta sendo educada. Abs.

        • janca

          Oi Ademir, de fato o sistema político-partidário brasileiro está um caos. E os partidos lançam qualquer um contanto que o sujeito tenha bom potencial de votos ou bons financiadores de campanha por trás. Abs.

  • MARCELO

    Gostaria de saber e as tal fontes dos reporteres,são de graça(Se acha que no Brasil alguém da irformação grave de graça).Pra mim com certeza rola algum tipo de beneficio pra quem delata.
    E isso também é corrupção,mais nunca vi um reporter ser caçado quando faz acusações e se prova o contrario.Ai é que eles esquecem mesmo

    • janca

      Que eu saiba não, mas se você sabe de algo tem mais que denunciar, Marcelo. Abs.

  • jocelribeiro

    Engraçado,né… o presidente do corinthians se filia ao PT, consegue entrar na panelinha da CBF,
    ganha um estádio de graça com o dinheiro do contribuinte, ganha um campeonato brasileiro de graça, é diretor de seleções da CBF, vai se candidatar a algum cargo e vai se eleger com a ajuda da Fiel e você não comenta nada. Até agora não foi provado nada contra o Orlando Silva,
    até a pessoa que o acusou já foi preso duas vezes tentando subornar novamente e você não comenta nada. Bom jornalista você é….

    • janca

      Eu não disse que foi provado algo contra ele. Disse que, no mínimo, ele não sabia o que acontecia e por isso pode ser considerado omisso ou incompetente. E quem resolveu sair do cargo foi ele. Abs.

  • jocelribeiro

    E outra, Janca, nós já saímos de outros sites para não ficarmos olhando as notícias sobre política para vermos se temos um pouco de alegria, o que nos resta, sobre o futebol e você vem trazer justamente a política. Logo, logo estaremos migrando para outro site….

    • janca

      É um direito seu, Jocel. Mas o futebol tem o lado A e o B. E o C, o D… E tem muita gente que escreve principalmente sobre o que se passa dentro de campo. Se é seu interesse, foque nisso, não no meu blog. Grande abraço, Janca

  • Antonio Mattos

    E o pior de tudo é que tem gente que votara nele!

  • O MESTRE

    O cara sabe que corinthiano vota nele por gratidão! Assim como votaram no Tiririca! Depois fica todo mundo reclamando que o dinheiro não dá pra pagar as contas no final do mes e que não tem leito nos hospitais!Mas tudo bem, vai ter cadeira num estádio lá nos confins de Itaquera! he he he

    • joe LHP

      Não, que tal votar no Marco Aurelio Cunha??? fez muito pela cidade, presença de pipoqueiro na porta de estadio, incentivos para terrenos de clubes (vide o ct da barra funda) entre muitas outras nomeações para cidadão paulistano, só sei que não voto nesses ai, mas fica ai a dica, afinal vcs são uma classe unida de bambis.

  • machu pichu

    Ministro vagabundo, ainda é do lixo partido comunista.
    ,
    Por que eles não fazem como na ditadura comunista da China, onde fuzilam o corrupto?

    • janca

      Pena de morte também não. Sou contra. Até porque tende a punir os mais fracos _e desfavorecidos. E o ministro tem o direito de se defender. Abs.

      • machu pichu

        Só falei por ele ser do mesmo time da ditadura chinesa. Pena de morte em ditadura não é vantagem nenhuma. Só em democracia, lógico.
        ,
        Pena de morte só pune os fracos? Assassinos, estupradores e assaltantes de banco são tão fraquinhos, que dó, que dó…

        • janca

          Não pune só os mais desfavorecidos economicamente, mas que eles são os principais alvos são. Os crimes de colarinho branco, que provocam indiretamente a morte de muita gente, muitas vezes passam incólumes porque os endinheirados têm mais recursos para se defender. Abs. Ah! E não é por ser contra a pena de morte que sou favorável a assassinos, estupradores etc. etc. etc., muito pelo contrário. Paz e amor. Abs.

          • machu pichu

            Se crimes de colarinho branco não são punidos, então o vagabundo ministro irá se safar.

  • joe LHP

    Esse ai ainda é café pequeno, o governador de Brasilia tbm tinha denuncias e não caiu e a imprensa nem foi a fundo para mostrar quem foi condenado, quem estava mentindo etc, cadê o policial???Aqui em SP tem muito chupa sangue começando pelo prefeito que foi um dos braços direitos do Malluf e do Pitta, passando por figuras arcaicas que persistem na politica paulistana misturado com tipos como o ex dirigente do SPFC Marco Aurélio Cunha que teve menos de 10 projetos apresentados, todos inuteis para a cidade, um deles defendendo a presença de pipoqueiros nas portas dos estadios, a verdade é que o cenario politico de SP lembra muito a politica dos clubes daqui, velhas figuras, eternas promessas e um monte de chupa sangue.

  • Rodrigo

    Quanto a ser jubilado, acho que naquela época não tinha essa regra de tempo máximo para concluir. ACHO. E quanto a dúvidas se ele será eleito, duvido que não. O que fica na memória, como casos de corrupção, só vem a tona em eleições em que os candidatos se enfrentem diretamente, que são cargos do executivo. Em cargos do legislativo, o que vem à tona é que as pessoas lembram desse nome, mas não relacionam diretamente com alguma coisa, ou apenas ao que o candidato falar (tipo, eu fui ministro do esporte na Gestão da Dilma, iniciei o programa xyz, que quero retomar para nossa cidade e tals). Nenhum outro candidato a vereador vai cair em cima e desmentir.

    abraço!

    • janca

      Fala Rodrigo, tenho a mesma impressão sobre as eleições para Executivo e Legislativo, mas sobre ser jubilado acho que isso existia na época, sim. Eu fiz USP no final dos anos 80 e naquele período já havia. Imagino, pelo menos foi o que entendi, que ele parou o curso em 1998 e agora vai reiniciar. Foi a informação que recebi de uma ex-assessora do agora ex-ministro, pois pensava que ele iria dar aulas na universidade, o que parece não ser o caso. Enfim… Vida que segue, Rodrigo. Abs.

  • machu pichu

    Corrupção nesse governo é regra, não exceção.

  • litto

    Pessoal vcs de São Paulo deveriam escolher bem os candidatos, se vcs escolherem esse bandido ladrão do Robando Silva, paulistada vsc tem mais e que sf….. chega de Paulos Malufs, Martas suplicis, Eluiza Erundinas, Pitas pessoal chega de FdPs no poder

    • janca

      Caro Litto, opinião minha que não tem _e pelo jeito não é_ a da maioria: Luíza Erundina fez uma boa administração quando prefeita paulistana. Maluf, Pitta e cia., incluindo Kassab, foram um desastre. Abs.

  • litto

    Qulaquer MERDA se elege por São Paulo.

  • NELSON

    CAZUZA JÁ FAZIA A PERGUNTA: QUE PAÍS É ESTE??????????

    • janca

      E segue bem atual… Abs.

  • VALMIR DUTRA DE FARIA

    O ano nem bem começou e a imprensa marron começa a tripudiar o Mengão, primeiro foi com Ronaldinho gaúcho, estamparam nas manchetes que o Flamengo não iria pagar o combinado, ele iria jogar em outro clube este ano, depois deram o maior destaque do mundo a ausência do zagueiro Alex Silva no primeiro dia de treino, aí veio a renovação de Thiago Neves, todo dia tem uma lorota nas manchetes e agora é o conflito entre Luxemburgo e o tal do Levy, se o lance continuar assim vai virar um pasquim do Flamengo. Amigos o jornalismo de alto nível não cabe este monte de babuzeiras, vocês estão perdendo leitores e créditos com o mundo esportivo. Acordam……….

  • Marcelo Oliveira

    Quando me referi a corrupção na imprensa;é um pouco mais complexo,isso ja vem de muito tempo todos sabem do tal do jabá,que é simplesmente musicas rediculas sendo tocadas a exaustão nas radios e se apresentando quase todo domingo em programas de alta audiência.ISSO É CORRUPÇÃO SIM.
    Você assistir perseguição quase diaria a certos times de futebol ou a determinadas pessoas ,é coisa direcionada e na minha modesta opinião coisa feita com intenção de colher algum frutos.
    Sou totalmente contra a censura,mais acho que as noticias tem que ser verdadeiras e imparcial.
    Especulação ,sem provas deveria ser proibida.Se sentir o dono da verdade não é meu caso e também deveria ser da imprensa.
    Agora se noticia virou negocio ,quem paga mais se safa….desculpe mais isso é corrupção sim

  • ary aguar

    NUNCA EMBORA SAIBA QUE VAI SER ELEITO A NAO SER QUE OS NOBRES JUIZES ACATEM A FICHA SUJAAAA

MaisRecentes

Vanderlei na Seleção



Continue Lendo

Vila x Pacaembu



Continue Lendo

Walter no Fla



Continue Lendo