Dinheiro no lixo



As autoridades fluminenses ainda não sabem quanto será gasto para despoluir rios e lagoas que deságuam no local onde ficará o futuro Parque Olímpico dos Jogos de 2016.

Uma pequena pesquisa junto ao governo do Rio mostra valores disparatados para as obras ambientais, valores que vão de 800 milhões de reais a quase 2 bi.

Especialistas, no entanto, dizem que o dinheiro pode acabar no lixo, pois o problema da poluição em rios e lagoas na capital do Estado deve voltar depois dos Jogos.

O motivo é que a população segue montando ligações clandestinas de esgoto que vão parar nas águas, ou seja, as obras podem ser feitas, mas logo depois o problema voltará.

Ou você ataca o problema de frente ou, se optar por solução paliativa, pra inglês ver em 2016, vai apenas perder dinheiro.

Um grupo de dez biólogos autônomos prepara um estudo sobre as ligações clandestinas para levar ao governo do Estado. Quer mostrar que o buraco é mais embaixo. É que, como diz um amigo meu, o problema é estrutural, não pontual. Alguns setores da sociedade civil, pelo menos, começam a se mexer. Menos mal, menos mal…



  • Moura Cardoso

    Caro amigo, nem vou comentar sobre o valor a ser gasto, se vão ser 800 milhões, 2 bilhões, não que isso seja de menos, não é, mas você e este grupo de biólogos tem toda razão. Moro na França, onde concluí meu doutorado em biologia, e sem uma política ambiental e de conscientização do povo brasileiro despoluir rios e lagoas dessa região será algo imediatista. Com esgotos clandestinos a poluição volta em questão de meses. Como você tão bem coloca o buraco é mais embaixo. Muito mais embaixo. Será que o Minc que tão bem combate o projeto do novo Código Florestal não vê isso? Um abraço pra você e pros leitores do seu blog

    • janca

      Sobre o Carlos Minc confesso que não sei, amigo, mas ele me parece um sujeito bem preparado, espero que fique atento a essa questão. Grande abraço, Janca

  • Moura Cardoso

    Por falar em despoluição, como nasci em São Paulo, não é que por lá continuam falando em despoluir o Tietê? Isso vem desde os tempos do Quércia. Não sei quantos governos do PSDB e nada. Dá tristeza o que fazem do nosso país. Bom mesmo a sociedade civil começar a se mexer.

    • Andreia

      A sociedade civil tem que se mobilizar mesmo. Comecei a fazer um levantamento sobre os gastos com o projeto de 2016 e quero ficar em cima disso. O que aconteceu com o Pan é tema da minha tese de mestrado, que finalizo em 2012. Bjs. Andreia

      • Fabio

        É pena que a população brasileira não tem consciência das coisas e eventos como o Pan ou as Olimpíadas não são usados para despertá-la. Abraços, Fabio

        • janca

          Quem sabe isso ainda não muda? Sobre o rio Tietê o papo é antigo, mesmo. E não é só na questão do Tietê que o PSDB tem ficado parado. Em educação e saúde está uma lástima. Uma grande lástima. Abs.

  • Andreia

    Terminada a tese gostaria de mandar pra você, João Carlos. É possível? Obrigada, Andreia

    • janca

      Claro, pode me mandar um e-mail depois. Tenho todo o interesse em conhecer seu trabalho, ainda mais sendo sobre assunto tão relevante. Abs.

  • FLA

    Todas essas coisas deveriam ter sido vistas lá atrás. Aqui é tudo na base do improviso mesmo.

    • janca

      Mas já que não foram, temos que ver agora, né? Abs.

  • FLA

    Me permita mudar de assunto. Acho que o Palmeiras ganha do Corinthians, mas o Vasco não ganha da gente de jeito nenhum. Dá-lhe FLA!

  • Johannes

    Bom Dia a todos,
    Resumindo, João Carlos, uma maquiagem que pode chegar a 2 bi…e que em um prazo curto exibirá novamente a verdadeira cara do no nosso planejamento sanitário e ambiental.

    • janca

      Bom dia, Johannes. Resumindo é isso mesmo. Coisa grave, não??? Maquiagem uma hora cansa, chega o momento em que é preciso mostrar a cara… Abração, João Carlos

      • Johannes

        Gravíssimo !!!

  • Mauro

    Quem vai ganhar o campeonato é o menos importante neste momento, Ronaldo quem te viu quem te vê, tudo pra proteger o Ricardão, malandro. Coisa feia

    • janca

      Ele virou escudo para o Teixeira, mas há algo grave nisso tudo. Como fica trabalhando com Ricardo Teixeira, CBF, COL e mantendo agenciamento de jogadores, negócios ligados ao futebol, não há conflito de interesse? Para mim há e é evidente… Abração, Janca

  • ANDERSON

    Janca,

    Mas vc acha q o governo do Rio nao sabe disso? Minha família é do Rio e eu vejo ações em todos os sentidos: tanto pra questão de esgoto, qto pra questao de agir na Guanabara e tb nas lagoas.

    Pelo q se comenta nas ruas da Barra e Recreio é q as lagoas na regiao de Jacarépaguá são contaminadas por esgotos de grandes e caríssimos condomínios de ricaços, q depois ficam agindo como “ecodefensores”. O q o pessoal comenta é q eles jogam esgoto direto nas lagoas pq seria mto caro tratar ou destinar adequadamente…

    Por falar em poluição o q SP vai fazer pra despoluir estes dois esgotos a céu aberto q se chamam Tietê e Pinheiros? Nao vejo ninguém falando nada, sociedade paulistana tao preocupada com corrupcao fazer nada. Ninguem se mobiliza pra nada. Pelo q vi gastaram rios e rios de reais (bilhoes) e os rios continuam podres da mesma maneira. Acredito q estes rios e a preocupacao das pessoas com eles só refletem o pensamento real sobre meio ambiente da paulicéia: nenhum.

    É uma vergonha a turma chegar pra abertura da Copa e ver estes dois esgotos fedidos a céu aberto… pior q nada q funcione a curto e médio prazos vai ser feito! Será a vergonha!!!

    Raquel Holnik, profa da USP, já disse q há $ do banco mundial e da copperacao com o Japao pra despoluir os rios, mas parece q ninguem se interessou…

    No Rio sei, e nao por amigos somente, mas por ir lá e ver, q a situacao está melhorando e muito, agora em SP, estes rios sao uma vergonha! O fedor é algo inacreditável! Dois rios mortos q só mostram o quao paralisada é a sociedade pra mudar o que realmente é importante para o nosso bem estar.

    Acredito que em 2014 teremos a Guanabara e lagoas já bem despoluídas (Rodrigo de Freitas já está bem adiantada) e os rios de SP pior do que estao hj. E 2014 é antes de 2016!!!!

    Vc poderia fazer um post sobre qto já se gastou em SP com estes rios e qto vai ser gasto pra melhorar a situacao a longo prazo, q seja, mas q já se veja algo na abertura da Copa em 2014 em SP?

    • Alemão

      Quer fazer briguinha entre paulista e carioca, quer mané? Você é muito burro e defensor da corrupção. Cala a boca, meu. Todo mundo sabe que o Tietê tá uma merda e o governo do PSDB é outra merda, mas já vi pelos seus comentários que você defende a corrupção e justifica uma roubalheira pela outra. Fui

      • Alemão

        Você é burro. Burro e corintiano. Muito burro.

  • ANDERSON

    Tá engraçado ver a imprensa surtando sobre a indicação de Ronaldo. Nao gosto de RT e nem de Ronaldo.

    Mas é engraçado ver como a imprensa fica contrariada… como se a imprensa tb nao tivesse seus interesses ($$$$), já q tb sao empresas… E eu estou longe de acreditar na briga do bem contra o mal… é a briga do “eu quero” contra o “eu quero mais”.

    Nada neste mundo é feito pelo bem, simplesmente pelo bem qdo se trata de imprensa, empresas e pessoas de negócios… TUDO tem no fundo algum retorno, seja pelo poder ou por $$$$.

    • Alemão

      Surtando estamos nós, palmeirenses. A imprensa que é toda corintiana tá fazendo a festa. Vá se informar, Anderson, antes de escrever as besteiras que você escreve. Puta cara burro.

      • Alemão

        Vai dar a bunda pro Ricardo Teixeira logo, mané.

MaisRecentes

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo

A grana de Nuzman



Continue Lendo