Custo Copa sobe de novo



O governo ainda não sabe quanto será gasto com a Copa de 2014, mas o orçamento não para de subir, agora por conta do setor aeroportuário.

Como os leilões dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Campinas, que deveriam ocorrer em dezembro, ficaram para março devido a questões burocráticas, será incluída uma cláusula no programa de privatização para acelerar as obras. É que com o atraso no processo aumentou o risco de elas não ficarem prontas até o Mundial.

Para acelerar as obras será colocada mais gente para trabalhar na reforma dos aeroportos, sem falar na necessidade de pagamento maior de horas-extras que serão necessárias para ajeitá-los até o evento.

O programa de privatização, que inicialmente previa investimentos de 10 bilhões de reais nos três aeroportos, subiu para 11,9 bilhões de reais e agora ultrapassou a fronteira dos 13 bi, o que dificulta o processo e deixa a Fifa ainda mais inquieta com a demora dos brasileiros em aprimorar o setor.

Lamentavelmente essa não é a única preocupação. Em mobilidade urbana, por exemplo, quase nada foi aplicado até aqui e devem ser tomadas medidas paliativas, como decretação de feriado em dias de jogos da Copa para melhorar o transporte. Já os estádios só ficarão prontos graças à enxurrada de dinheiro público que está sendo investido nas arenas, ao contrário do que prometera Ricardo Teixeira quando o Brasil foi escolhido sede. Na ocasião, o presidente da CBF dizia que não haveria um centavo de verba pública nos estádios. Alguém acreditou???



  • BAHIA

    É de matar o que estão fazendo em nome dessa Copa do Mundo. Problemas burocráticos têm outro nome, Janca. Deveriam ter colocado uma força-tarefa para agilizar o processo e não deixar para dois anos antes da Copa. País de m…

    • janca

      O pior é que o governo colocou uma força-tarefa para tentar agilizar o processo. Imagine se não tivesse colocado, talvez ficasse para2015… E sabemos que vamos ser a sede da Copa oficialmente desde outubro de 2007. Sim, outubro de 2007, amigo. Abs. Janca

      • Guilherme

        Acho que a certeza já vinha até de antes disso, durante a Copa da Alemanha, lembro de já falarem do Brasil como sede, já que a Fifa queria fechar esse ciclo entre os continentes e queria que fosse em um país da América do Sul, como o Brasil era o único interessado… Ou seja, teve até um ano a mais para planejar, falta de tempo não pode ser desculpa de maneira alguma.

        • janca

          É verdade, Guilherme, antes disso o Brasil, como único candidato da América do Sul, já sabia que a Copa seria aqui. Oficialmente, porém, a decisão foi anunciada em 2007. Ou seja, tivemos mais um ano para nos prepararmos e nada… Grande abraço, Janca

  • Janca, ora seus textos são poéticos, ora carregados de cultura, e ora impregnados de notícias ruins, posto que são verdadeiras. E lê-las dá um desânimo…

    Dá vontade de não ser humano, sabendo que tem tanta gente por aí que só quer fazer o mal.

    Como disse o Bahia, aí acima, dá vontade de falar que nosso Brasil é um país de m… Mas, será que é mesmo? Será que o que atrapalha não seriam apenas alguns – com a licença poética da Dilma – “brasileirinhos”?

    Esse tipo de brasileirinho de pensamento colonizado, pois pensa que isso aqui é um bordel para onde não se leva nada, além do pensamento egoísta de satisfazer suas vontades pessoais; a ganância, o desprezo pelo outro, a ignorância plena, a falta de empatia atávica – estes sim, são o brasileiros de m…!

    Um dia a gente derruba essa mentalidade.

    Abraço do Maltrapa

    • janca

      É, xará, às vezes meus textos são mesmo impregnados de notícias ruins. Pena que sejam a realidade. Mas sabe que lendo seu comentário fiquei mais animado? Sério. Uma ponta de esperança, quem sabe um dia a gente não derrube essa mentalidade vira-lata, como tão bem apontava o brilhante Nelson Rodrigues, cujo centenário de nascimento será comemorado ano que vem? Grande abraço pra você, Maltrapa, Janca

      • Nelson se foi quando deveria ter ido… O que não teria ele escrito sobre Ronaldo, quando era um fenômeno, e o que diria dele agora, vendo-o servir de fantoche ao Mr. Teixeira? É, meu caro xará, foi-se o Nelson… Melhor assim; ele não suportaria ver o que fizeram ao Maracanã. Bom descanso, Nelson!

        Aliás, o Cabral acaba de dizer que a iniciativa privada vai se apoderar do Maracanã já em 2013, antes da Copa das Confederações. Nós (o povo) pagamos mais de 1 Bi para eles (os sangue-sugas) lucrarem; continha very nice, hã?

        Abração.

        • janca

          Ele e o irmão (Mario Filho) surtariam se vissem o que estão fazendo com o Maraca. Nova reforma pra depois entregar o estádio pra iniciativa privada é o fim da picada pra não dizer outra coisa… Abração procê, Janca

  • Uesclei Neves

    mas o Ricardo Teixeira estava certo, não tem um centavo de dinheiro público nos estádios. Tem trilhões de centavos.

    • Hahaha! Muito boa! Zilhões e zilhões de centavos!

      • janca

        Muito boa mesmo _risos.

    • janca

      O pior é que você tem toda a razão _risos. O Ricardo Teixeira tinha razão. Centavos não foram colocados, estamos na casa do bilhão _risos. Aliás rir para não chorar, né? Abração, Janca

  • Thiago Capodeferro

    Olá Janca!

    Pois é, os custos não param de subir e as explicações ficam a cada dia menos convincentes. O que preocupa também é quem vai aproveitar e manter toda esta estrutura depois que a Copa terminar? Teremos muitos elefantes brancos? Serão bilhões jogados no lixo?

    Escrevi no lance activo sobre isso (http://bit.ly/vVcESO). Alguns dados já estão desatualizados, mas acho que vale a pena a discussão.

    • janca

      Oi Thiago, valeu pela dica e pela contribuição ao blog. De fato o que fazer com o legado deveria estar sendo pensado e lamentavelmente não está por quem de direito. Então nada como pessoas como você ajudando pelo menos a debater uma questão tão importante como essa. Grande abraço, Janca

  • Olá me desculpa se não consigo entender a logica, investir dinheiro público para depois privatizar, não seria no minimo mais racional, privatizar e deixar quem arrendar fazer os investimentos. Mais a logica não existe aqui. A logica pura e simples, e um sonho coisa de gente “Burra” como Kant, isso não se aplica para a maioria dos politicos brasileiros. Viva o país do futuro.

    • janca

      Mesmo que o dinheiro seja investido por quem ficar com a concessão do aeroporto o que acontece é que provavalmente o prazo (período da concessão) será aumentado, talvez chegando a 30 anos, quando inicialmente se pensava em 20 anos. Grande abraço, Rafael, Janca

  • Johannes

    Bom Dia João Carlos,
    Notícias ruins ninguém gosta de ler, mas uma sociedade que debate seus problemas provavelmente os terá em menor quantidade…A Copa do mundo traz uma oportunidade para se discutir como se fazem as coisas no nosso país…e o fato de o futebol estar envolvido aproxima as pessoas da discussão, tamanho é o gosto do brasileiro pelo futebol…Charles Miller certamente nao imaginava como o esporte viraria um traço cultural do país…

    • janca

      Acho que essa é a chave da questão, Johannes, você tocou no ponto certo. Não basta fazerem obras, temos que ser como elas são feitas e por quanto. E a Copa traz a oportunidade pelo menos de debater os problemas do país, inclusive a condução política dos mesmos. Grande abraço pra você, João Carlos

  • ANDERSON

    Janca, pq essa campanha?

    Nao se reclamou sempre que o Brasil nao tinha aeroportos adequados? Que eu saiba a questao dos aeroportos nao é pra Copa, ou a FIFA vai levar os aeroportos com ela pra Copa de 2018???

    Q eu saiba a questao dos aeroportos é pro Brasil, ficarao aqui e serao usados por nós que tanto reclamados q nao há aeroportos… e nao ficarao lotados, pq se utilizará o esquema adotado em todas sedes de jogos olimpicos e Copa: férias escolares, qdo já nao é comum ter férias escolares. Nos EUA e Europa isso nao é feito por motivo simples: eles estao de férias escolares entre meados de junho até final de agosto…

    Nao entendo qual é a dessa campanha… só me confirma que é algo político!

    Aqui no Brasil é assim: se nao faz reclamam… se faz reclamam tb. Por isso q neste país as coisas nao vao pra frente… e os gringos sabem disso. As pessoas se perdem na politica e o interesse do povo nao é nem pensado…

    • janca

      Não é nada disso, Anderson. Você tem que fazer mas não pagar a mais pelo serviço. Ou seja não basta fazer. Precisamos de aeroportos adequados mas para eles ficarem adequados para a Copa teremos que gastar mais pois nada foi feito nestes quatro anos e pouco desde que fomos escohidos como sede da Copa. Abs.

      • ANDERSON

        Acho q vc nao entendeu… os aeroportos tem q ser reformados nao por causa da Copa, mas pq precisam e desde de 1988 nao se faz obras descentes nos aeroportos, principalmente pq para certos governos na decada de 90, aeroportos e metro eram custos e nao investimentos… ficaram largados as traças.

        Os aeroportos serao reformados, melhorados e etc., mas isso nao tem q entrar em custos da Copa, pq ficarao pra gente. Entao esse papo de Copa de 70 bilhoes é tudo papo furado. nao me engana! Se tivessemos gasto com aeroportos antes, ainda assim seria uma Copa de 70 bi??? NAO!

        Pq nos EUA eles gastam pouquissimo qdo tem grandes eventos? Pq eles INVESTEM constantemente, gastam constantemente. Um amigo meu foi pra Nova Iorque e viu. O Madison Square Garden tá novinho, mas já vao gastar um dinheiro pra melhor o ginásio inteiro. Faz isso aqui pra alguem ver se logo nao vem a pecha de corrupcao, de alguem querendo se beneficiar e etc.. É disso q falo. Qdo faz reclamam, qdo nao faz reclamam tb. Vá entender!

        Por exemplo, ele me disse q o estádio em Nova Jersei onde o Brasil jogo com os EUA ano passado, tem uma linha de trem q foi construída só pra ligar uma grande estaçao de conexao com o estádio. A linha só funciona em dias e horários de jogos ou shows no estadio, segundo ele. Faz isso aqui no Brasil pra ver se nao vem com papo de beneficiamento de fulano ou ciclano. E detalhe, andei procurando na internet, e os principais estádios do mundo sao públicos. É só jogar no Google e estando com preguiça ir no Wikpedia. Nao defendo gasto publico simplesmente, mas defendo que seja papel do estado fornecer e apoiar o esporte nacional. Reclamam de gastos com estádios, mas depois qdo vem as Olimpidas todo mundo chora q o Brasil consegue 4 medalhas. Há como ter campeoes olimpicos sem instalacoes descentes? Como se faz girar o interesse pelo esporte sem instalacoes descentes???

        Ou seja, vejo o povo brasileiro e a imprensa como hipocritas….

        Prefiro gastar 1 bilhao pra construir um estadio q será usado pra cultura e esporte, do que 1 bilhao como VÁRIOS governos gastam pra fazer propagandas de mentiras e fazer o povo acreditar q suas mentiras sao as verdades do povo.

        • janca

          Você que não está entendendo, Anderson. Então nada pode ser considerado gasto da Copa. Mobilidade urbana, aeroportos, mesmo estádios, afinal vários estavam caindo aos pedaços… E gastar 1 bilhão de reais em estádio “que será usado pra cultura e esporte”, o que você quer dizer com isso? A impressão é que o governo pode gastar com qualquer coisa, superfaturar, o que for, que você não está preocupado com os gastos contanto que não sejam feitos com propaganda… Sua informação sobre o Madison Square Garden tampouco procede, Anderson, não consigo entender suas colocações. Até porque se um ginásio está novinho nada justifica que seja reformado de novo. E no Brasil é reformado com dinheiro público, amigo. Abs. e boa quarta pra você

          • Desculpe a intromissão, Anderson, mas você pode escolher o Maracanã como exemplo:

            Trata-se de um Patrimônio Cultural e Arquitetônico Naciona,l e é o mais míticos dos estádios em escala planetária. Pois bem: gastou-se mais de 1 bilhão de reais (de dinheiro público), desrespeitaram o projeto original, alteraram a configuração inteirinha do estádio (posição das arquibancadas, inclinação delas, dimensões do gramado, deformaram a acústica (retirando, em cima da pinta, a marquise original – a promessa era reformá-la – colocando nada mais que um toldo em seu lugar).

            Tudo isso, para que o povo (dono do espetáculo) seja alijado em prol daqueles que poderão pagar para usufruir das futuras confortáveis acomodações.

            E não é tudo: o Governador do rio acaba de informar que “a iniciativa privada” vai arrendar o Maraca antes mesmo da Copa das Confederações. Nós pagamos pela construção de uma coisa que não sairá ao nosso gosto e, ainda por cima, eles é que lucram. Só mesmo num mundo muito injusto para que isso faça sentido, Anderson…

            Um abraço,

            João Sassi

    • Everton Martins

      Anderson, então vc concorda com o desperdício do dinheiro público, com o grande desvio de verbas que deveriam ser utilizadas para melhorar a vida da maioria da população?
      Já deu pra perceber que vc meu caro, é desses que tem um bom convênio médico e não precisa enfrentar meses de espera no SUS (sistema único de sofrimento),estuda ou estudou em uma boa escola particular e não faz idéia da precariedade que é o ensino público, acho que nunca passou perto de uma favela e não faz idéia de como vivem as pessoas lá.
      Abraços…..

      • ANDERSON

        Kkkkkkkkk! Eu com convenio médico??? Ahahahahaha! Já tive por 6 meses e nunca mais!

        Nao sou a favor de corrupção! SOu a favor de que o mesmo peso e medidas sejam usados em Brasília e demais capitais do Brasil. Enquanto todos focam a atencao em Brasilia, a corrupcao rola solta em SP, vide o metro: mais de 300 milhoes por “combinacoes” entre empreiteiras. Sou a favor de justiça e que peguemos no pé dos CORRUPTOS, mas também dos CORRUPTORES, q sao quem? Corruptores sao empresas, em sua maioria, q tem interesse em fazer uma obra que custa X e receber como se ela valesse 5X!!! Sou a favor de que os brasileiros sejam menos hipócritas e sejam honestos no dia-a-dia, q só desta forma, teremos políticos honestos, e com isso menos corrupçao. Sou a favor da justiça igual para todos… SÓ ISSO!!!

        • Moura Cardoso

          Estava lendo o post e os comentários, Anderson, e você passa essa impressão. Desculpe colocar assim mas ou você escreve muito mal (acho que escreve) ou tem um pensamento estreito. Porque está defendendo a corrupção, sim. Com ou sem convênio médico o Éverton tem razão sobre suas colocações. Suas colocações são muito infelizes. Lamento por você que representa uma boa parcela da população brasileira, a que aceita desvios e superfaturamentos de obras contanto que elas sejam feitas. E isso não tem outro nome que não seja corrupção.

          • José Rodrigos

            Você é ridículo Moura Cardoso.

            Veio “trollar” o Anderson que ele escreve mal, mas seu poder de compreensão que está péssimo.
            A opinião dele em nada tem haver com a maneira que ele escreve.

            E voltando ao assunto, eu concordo, em partes com o Anderson. Todo mundo reclama que o pais é assim capenga, não temos estrutura e blablabl, mas quando surge uma possibilidade de melhoria, ou seja, quando temos que botar a mão no bolso, aí aparece um monte de gente “honesta” para reclamar. Vide Belo Monte, qual já está sendo financeiramente demonstrada em diversos artigos como extremamente viável.

            Eu acho queas pessoas tem que colocar na cabeça fatos que demonstram que ter ou não a Copa do mundo não vai piorar em nada nossa situação. A prefeitura de São Paulo arrecada mais de 8 BILHÕES anualmente só com ISS. O Corinthians pegou de CID 500milhões que serão utilizados em 5 anos após a construção do estádio, ou seja, 50 milhões por ano, sendo que esta arrecadação de 8bi é atual. Vcs acham mesmo que ISSO é a causa de não ter hospital ou escola de qualidade para todo mundo? Deixem de ser inocentes!

            Um estádio ainda que é um investimento para a cidade. Poderá sim trazer mais recursos e, quem sabe, aumente significativamente a receita de São Paulo para aí sim termos mais condições de investimento em melhorias sociais.

  • ESTA COPA DO MUNDO CAIU NA SOPA DOS LADROES DO BRASIL COMO PODE NE UM POVO PASSANDO APERTADO EOS LADROES FASEM A FESTA ATE PARECE CAMINHAO TOMBADO NA ESTRADA ESTE EO BRASIL CHEIO DE APROVEITADORES OU LADROES MESMO

  • marcus vinicius

    o pior eh q tem gente q acredita no RT….
    o Brasil mais uma vez vai passar vergonha pro mundo inteiro ver por causa da incompetencia e da safadeza dos nossos politicos que soh c preocupam qndo eh p aumentar o proprio salario

  • Guilherme Pin

    Infelizmente somos brasileiros.

    Qual investidor gringo não sabe que nosso país é um tanto de gente que mal faz para comer mas que não importa em gastar o suado tostãozinho para tirar um pouco de onda?

    Quantas pessoas não sacrificam o próprio bem-estar apenas para ter o que falar? Pessoas que comprometem 50% (as vezes até mesmo 70%) do que ganha com financiamentos de carros ou qualquer outra besteira que sofrem com uma supervalorização absurda? O famoso lucro brasil, que existe em todas as mercadorias do nosso mercado.

    Somos um povo néscio que idolatra a estupidez.
    Não nos importamos em gastar dinheiro que não temos desde que o objeto comprado nos traga prazer social… um carro de 35.000 custando 75.000? “Não tem problema, desde que ele me arranje uma gostosinha na night” – Pensa o mais idiota de todos.

    Nós somos um prato cheio para as grandes companias e para os políticos, eles já entenderam que estão lidando com um bando de índios deslumbrados… que aceitam fazer todo tipo de sacrifício desde que fique bonitinho na vizinhança.

    • janca

      Sociedade do consumismo, Guilherme. Acho que a nossa está podre de cima pra baixo ou de baixo pra cima, tanto faz… Abs.

  • janca eu já falei em outras ocasiões que esta tal copa do mundo vai ser umas das maiores ladroagem aos cofres públicos de todos os tempos não só a nivel de Brasil mas de toda humanidade. Se fizesem as obras prioritarias primeiro e depois de tudo pronto poderiamos ter uma copa legal ai seria um grande legado. Agora fazendo do jeito que estão vão deixar para nossa população uma divida monstruosa e um monte de gente mais rica e outros que vão aproveitar da situaçaõ para ficarem ricos em detrimento de milhões de brasileiros e nós não vamos fazer nada para impedir esta sangria ao nosso dinheiro público,isto é que ser um povo covarde e por favor quem quiser um movimento mais forte para evitar isto entrem em contato comigo que nos faremos algo mais drastico para evitar este maior assalto da humanidade ao povo brasileiro. Janca eu sou produtor e já trabalhei em grandes emissoras de tv. um abraço Janca e boa noite.

    • janca

      Infelizmente a coisa está caminhando mesmo da pior forma possível, Walter… Da pior forma possível… Abração pra você, Janca

  • RONALDO

    O PROBLEMA É QUE ELES DEITAM E ROLAM PQ SABEM QUE O POVO BRASILEIRO SÓ FALA FALA FALA, FICA ESCREVENDO EMM BLOG E O CARAMBA…MAS ATITUDE QUE NEM OS OUTROS PAISES TEM DE IR PRAS RUAS E FAZER ALGO..NINGUEM TEM…

    É NEGUINHO FALANDO POW QUE VERGONHA, OUTRO DISCUTINDO SOBRE OS GASTOS DOS AEROPORTOS RINDO…PQ É ENGRACADO OS CARAS ROUBAREM DO POVO NEH ?!??!

    O PAIS TEM O POVO QUE MERECE TBM…

    ESTAMOS SENDO ASSALTADOS…ROUBADOS…E NADA VAI MUDAR..VAMOS CONTINUAR FALANDO..JORNAL NACIONAL MOSTRANDO UMA VEZ E OLHA LA..E DALHE ROUBALHEIRA

  • AQUI NO BRASIL ACORRUPÇAO ROLA SOLTA AGORA EM SAO PAULO JA TEMOS OS BENS DE UM PREFEITO PRESO VAMOS VER NO QUE VAI DAR COM PALAVRA O MP NE

  • Marcus

    Caro Janca, concordo com vc que é lamentável que mais uma vez o orçamento da copa ultrapasse as previsões. Contudo, creio que o grande problema está quando o gasto é público. Como o gasto agora é por parte do setor privado, creio não haver grandes problemas, uma vez que será este o grande beneficiado do evento.

  • VERDÃO

    Você é muito burro, José Rodrigos. Se o Brasil tivesse investido mais em educação não haveria tanto analfabeto como o Anderson e você, que também comete muitos erros de português. Defender o estádio do Corinthians só porque é corintiano. Que fizesse como nós, palmeirenses, que construímos nossa arena sem um centavinho público, meu filho. Verde que te quero verde.

  • joe LHP

    Para né!!!Tudo bem questionar investimentos publicos em arenas esportivas mesmo que a maioria delas sejam de propriedade publica, agora dizer que os aeroportos aumentam o custo da copa é ridiculo pois essa é uma questão independente de copa ou olimpiada, é uma questão estratégica para o pais para suprir uma demanda que cresce a cada ano na casa dos 2 digitos, as reformas nos aeroportos são para ontem, assim como as reformas nas estradas e em toda infraestrutura logistica desse pais, não tem nada a ver dizer que isso é para a copa, tem que ser muito imbecil para fazer tais comentarios, tem que ser muito raivoso ou abitolado.

    • janca

      Se fosse independente, amigo, a obra não precisaria ficar pronta até a Copa. E precisa porque o Brasil se comprometeu a mexer na estrutura aeroportuária até o Mundial quando assinou o caderno de encargos. Abs.

  • joe LHP

    Aloca também a usina Belo Monte aos custos da COPA e da OLIMPIADA afinal vai demandar bastante energia para os 2 eventos, tem que adiantar essa obra kkkkkkkkkkkkkk

  • joe LHP

    e antes que alguem diga que sou a favor da corrupção está completamente equivocado pois sou totalmente contra e também totalmente contra alguns projetos que estão sendo executados por entender que são ineficientes e muito caro, porém há de se investir em infraestrutura pois o pais esta parado no tempo , o que tem que fazer é cobrar transparência dos envolvidos e não ficar com campanhas raivosas e miopes em alguns veiculos de midias que possuem interesses nebulosos e politicos.

    • janca

      Aí concordamos, temos de investir em infraestrutura, mas pagando o preço justo, não superfaturado. E, como você bem colocou, cobrar transparência dos envolvidos, se não acontece o problema em Cuiabá que está sendo denunciado pelo “Estadão”. Abs. Janca

MaisRecentes

Uma zaga para o Fla



Continue Lendo

Vanderlei na Seleção



Continue Lendo

Vila x Pacaembu



Continue Lendo