Cidadão do mundo



A sede do Sportv fica no Rio. Trabalhei lá de 2005 a 2006, quando fui transferido para a sucursal paulista e permaneci em SP como chefe de reportagem e comentarista até 2009. Daí minha vida tomou outros rumos…

Ontem voltei à Globosat, que antes ficava no Rio Comprido e agora passou para a Barra da Tijuca. Fiquei impressionado com as novas instalações do Sportv, que são fantásticas. Mas o que me impressionou mesmo foi o número de amigos que fiz no Rio de Janeiro e no chamado canal campeão.

Fui participar de um programa no Premiere FC sobre a Lusa, campeã brasileira da Série B. Discutimos a Portuguesa mas fomos além do time do Canindé, de Edno e cia.

Falamos sobre Série A, seleção brasileira, samba, cinema e não deixamos de lado o documentário que fiz com três amigos intitulado “Sobre Futebol e Barreiras” e que passa no Rio semana que vem.

O que mais me comoveu foi entrar na redação e rever amigos tão queridos, pessoas que ajudaram a fazer dos dois anos que passei no Rio de Janeiro um período de liberdade.

Amigos como os que fiz no LANCE!, pois assei nove meses no diário no Rio antes de me transferir para as Organizações Globo. Fui tão bem acolhido nas duas casas que me senti… quase um carioca.

Lembro de um dia em que fui a uma festa em Ipanema, aniversário de um colega do L!, e chorei no caminho. Chorei ao perceber que nossa casa pode ser aonde a gente quiser. Aonde nos recebem bem. Aonde nos acolhem como somos, com nossas qualidades e nossos defeitos.

Foi o que senti no Rio e é por isso que amo aquela cidade. E amo meus amigos cariocas. Cariocas que trataram tão bem este paulistano. Um paulistano que é mais do que paulistano. É português, lituano, norte-americano, quatrocentão e… carioca. Um carioca com sotaque paulista. E o que é um carioca com sotaque paulista? Um cidadão do mundo.



  • Lily Martins

    A vida é mesmo feita de acasos. Cheguei agora em casa, fui olhar seu blog, achando que viria um post sobre denúncia de corrupção, superfaturamento, sujeira. Vi um post lindo celebrando a amizade. Amizade é tudo. Podem criticar as Organizações Globo e sou a primeira a fazê-lo, mas achei tão bonito o que você escreveu sobre seus amigos do Sportv que passei a ver o canal não como um veículo da Globo, que vejo com restrições, mas com gente que deve ser mesmo bacana e te faz tão bem. Que fez um paulista se sentir carioca. A vida hoje parecia feia, mas vejo que pode ser bonita, João. Bons sonos, Lily

  • janca

    Alguém acordado neste horário, Lily? Não sei o porquê de você ter achado hoje que a vida parecia feia. Talvez às vezes seja mesmo. mas que pode ser bonita, pode. Pode ser linda!!! Boa noite e um ótimo feriado de 15 de novembro, Janca

  • nilu

    Boa madrugada_rs.
    Coisas simples, que qualquer um de nós ,neste louco planeta, pode ver, ter, ouvir, “tocar”…como a chuva e os amigos, é que dão sentido à nossa vida! Ah, e chorar de alegria, emoção, é muuuuuito bom. Cidadão do mundo mesmo… Beijos Lily, espero que vc já esteja mais leve. Super dia. Nilú

    • Johannes

      Se tivesse uma taça de vinho, diria… um brinde a amizade e aquilo que ela proporciona, grande abraço a todos e bom feriado…quando souber sobre o pequeno(a) digo a vocês..quarta da próxima semana devo saber se compro um enxoval azul ou ou rosa…

      • Quer uma dica, caro Johannes? Compre um enxoval rubro-negro para não ter erro!

        Feliz aniversário, Nação! 116 anos de torcida e amor!

        • Lily Martins

          Um brinde à amizade, mas nada de enxoval rubro-negro. Um branco e preto é mais básico e mais bonitinho (hehe). Bjs. Lily

        • Johannes

          Caro Antropólico,
          Recebi de um primo santista uma roupinha que ele carinhosamente(?!?!) enviou. Nada contra o Santos Futebol Clube de Pelé,Coutinho,Neymar e Cia. A essa altura alguma criança deve estar vestindo a roupinha pois pedi a alguém que doasse a bela roupinha do grande Santos FC. Nada também contra o Mengão, com Zico, Didi e Cia, e com tantas glórias e Maracanãs lotados, amigos rubro-negros os tenho em quantidade, alguns com os quais joguei minhas primeiras peladas e outros tantos com que jogo meus rachinhas de sábado.
          Mas Enxoval lá em casa.. só do Timão, afinal de contas minha poltrona é como uma arquibancada do Pacaembu em um domingo a tarde.

          • janca

            Ah! Então vai ser branco e preto mesmo, hein? Preferiu a sugestão da Lily, né? Ótima tarde pra todos vocês, hoje estamos “jogando conversa fora” _risos_, mas às vezes é tão bom fazer isso e deixar os Agnelos da vida um pouco de lado… Janca

          • Então vou dar uma camisa com a cara do Biro-Biro estampada para o rebento!

            Que tudo corra bem!

            Abraço antropólico,

            João Sassi

    • Lily Martins

      Estou mais leve, sim, obrigada Nilú. Nada como um dia de chuva para amainar nossas emoções… Super tarde pra você, Lily

  • Urra, meu! Que paulistada madrugadora!
    Aliás, nada mais aconchegante que um feriado chuvoso entre amigos, madrugada adentro!…
    E para que tudo ficasse perfeito, saudaríamos o nascer do dia brindando à República Federativa do Brasil e seu nobres Governantes humanistas e… Desculpem, acho que já estou delirando.

    Fiquemos só com os amigos…

    Abraço do xará!

    • Lily Martins

      Antropólico, penso no seu texto sempre bem escrito, este irônico, será que temos um governante humanista? Um governante humanista no Brasil? Certamente temos, mas desconheço quem seja. Alguém tem uma ideia? Bjs. Lily

      • janca

        Sabe que também não consigo nomear nenhum? Mas certamente deve haver algum. Se alguém conseguir nomear, acho que será bacana. Vivemos também de exceções, não só de regras. Ótima tarde pra todos mais uma vez, Janca

      • Lily, acho que a palavra pensada e lapidada é o maior dom humano, pois é por meio dela que revelamos ao mundo nossos sentimentos, mesmo à distância.

        O blog do Janca tem uma característica em especial que me atraiu: a forma carinhosa com que o autor trata seus leitores e a assidiuidade destes, sempre dialogando entre si. Diante disso, e neófito que sou nestas paragens, tento me colocar de modo positivo, expressando ideais que possam nos unir; preferencialmente, por meio de um palavras bem postas.

        Agradeço a acolhida de todos (ainda que corintianos, sãopaulinos, vacaínos, etc. hehehe).

        Quanto aos nossos governantes… Acho que Marina Silva é essa pessoa. A despeito de certos conceitos que ela tenha herdado da Fé que ela professa (no caso, Evangélica), basta escutá-la para ver que Marina é bem superior às próprias crenças (algumas vezes, preconceituosas) que sua religião defende. Apesar do que se fala por aí, Lily e Janca, Marina é, sim, uma humanista.

        Caso tenham a oportunidade, dêem uma olhada em alguma palestra ou evento em que ela fale; é sempre emocionante!

        Abração do Maltrapa a todos e boa quarta com cara de segunda!

        • janca

          Não conheço o suficiente da Marina mas de fato ela passa uma impressão muito boa. Espero que você tenha razão. Boa quarta com cara de segunda pra você também, Janca

  • FLU FLU FLU

    Seu Janca, não se esqueça de que a Sportv é da Globo. A Globo não faz bem ao país, não são só os políticos que fazem mal. Nada contra você, mas não acha uma mancha na sua carreira ter trabalhado na Sportv?

    • janca

      Não, mancha na carreira ter trabalhado no Sportv? De jeito nenhum, Flu. Posso ter outras manchas, mas essa não. Aprendi muito no canal e fiz ótimos amigos na casa, ótimos amigos mesmo. Sinto falta, pela distância, de cada um deles. Mas eles seguem na minha vida, o que é muito bacana. E sempre vão seguir. Sobre o papel da Globo no país acho simplista _e errado_ dizer que não fez bem ao país. Sinceramente acho. Como toda grande corporação de mídia tem seus defeitos, mas também suas qualidades, amigo. Abs. Janca

  • FLU FLU FLU

    Prefiro ESPN do que Sportv. Vantagem da Sportv é ter jogos do Brasileiro. Não fossem direitos de transmissão seria canal qualquer porque não tem opinião, o que sobre na Espn.

    • janca

      É um direito seu, também gosto muito da ESPN, que tem ótimos profissionais e onde, apesar de nunca ter trabalhado, também tenho grandes amigos. Em relação aos direitos de TV, de fato é um dos grandes diferenciais do Sportv, sem o direito de exibir o Brasileirão imagino que a audiência do Sportv cairia muito, claro. Mas acho que há muita gente de opinião por lá, sim. Um deles é o Milton Leite. Só pra citar um. Outro é o Noriega, outro o Lédio, enfim, não vou ficar enumerando um por um mas considero que haja muita gente de opinião no canal, sim senhor. Abs.

  • Barcelusa 2012

    Vou te acompanhar no Premiere, ainda mais falando da Lusa. Abraço pra você que falou do nosso time na hora certa, companheiro, Barcelusa 2012

  • janca

    Legal, Barcelusa, mais uma vez parabéns pela campanha da Portuguesa neste Brasileirão, foi algo que me deixou muito feliz. Tenho adorado ver o time jogar. Mesmo campeã, ainda tem dois jogos pela frente. E deve pensar no ano que vem. Há uma boa proposta de renovação do Canindé, a Arena Canindé, o estádio é muito bem localizado, a Portuguesa tem que pensar grande agora. Com os pés no chão, mas pensando grande a partir daqui. Graaande abraço, Janca

  • MEUS PARABÉNS IRMÃO!!!!!!! POUCAS VEZES LI UM TEXTO TÃO LEGAL E TÃO EMOCIONANTE. FICA COM DEUS E CONTINUE SEMPRE ASSIM. PQ SE TODOS AGISSEM COMO VC.. O FUTEBOL SERIA MTO MELHOR. CHEGA A DAR NOJO DE “JORNALISTAS” BAIRRISTAS, CLUBISTAS, IDIOTAS, … A RIVALIDADE SAUDAVEL É LEGAL . SEMPRE EXISTIU E SEMPRE IRÁ EXISTIR. POR TUDO QUE REPRESENTA RIO-SP, NÃO SÓ PARA O FUTEBOL… MAS TBM PARA O NOSSO PAÍS. SÓ QUE , INFELIZMENTE MTOS LEVAM ESSA SAUDÁVEL RIVALIDADE PARA UM OUTRO LADO E AI FICA TUDO UM LIXO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! OS CARIOCAS NÃO ESQUENTAM A CABEÇA COM OS PAULISTAS. JA OS PAULISTAS TEM UM ÓDIO DOS CARIOCAS, QUE EU NÃO CONSIGO ENTENDER O PQ………………….. MAS RIO DE JANEIRO É RIO DE JANEIRO E NÃO ADIANTA. RECEBEMOS TODOS DE BRAÇOS ABERTOS, MAS INCOMODAMOS TANTO, QUE SOMOS ODIADOS, COPIADOS, MAS NUNCA SEREMOS IGUALADOS. E PAGAMOS TODO ESSE DESPEITO DOS OUTROS, COM O DESPREZO. SP TEM A SUA IMPORTANCIA PARA O BRASIL. MAS RJ É RJ. SOU PAULISTANO, OU MELHOR, NASCI EM SP. VIM PRO RIO COM 3 MESES, ENTÃO , ME DESCULPE.. MAS SOU CARIOCA SIM SR( ALIAS, MINHA FAMILIA TODA). A IMPRENSA DO RIO É MTO MAIS IMPARCIAL QUE A DE SP. ISSO É VISÍVEL!!!!!! PARABÉNS PRA VC. E PAZ MTA PAZ

    • janca

      Obrigado, Renato. De fato, pelo menos pra mim, amigo, o Rio de Janeiro e os cariocas foram extremamente acolhedores, extremamente acolhedores mesmo e tenho o maior carinho pela cidade. O maior carinho mesmo. Grande abraço e ótima quarta pós-feriado, Janca

  • PARABÉNS POR PENSAR E AGIR ASSIM. PQ GRATIDÃO É TUDO NAS NOSSAS VIDAS E COMO DIZIA O SAUDOSO AROLDO DE ANDRADE: O RIO DE JANEIRO É FEITO UMA LARANJA, AS PESSOAS CHUPAM, CHUPAM, CHUPAM E DEPOIS JOGAM O BAGAÇO FORA. MAS, AKI SE FAZ.. AKI SE PAGA. E A GENTE COLHE, AKILO QUE PLANTAMOS. POR ISSO , VC MERECE SER MTO FELIZ. NEM TE CONHEÇO , MAS VEJO QUE VC É DIFERENCIADO.. TU TEM UM CORAÇÃOZÃO E MERECE SER MTO FELIZ. SE TODOS ESSES “JORNALISTAS” AGISSEM DESSA FORMA.. O FUTEBOL SERIA MTO MAIS INTERESSANTE. ABRÇÃO E MTA PAZ IRMÃO

    • janca

      Pô, muito obrigado, Renato, por palavras tão bonitas. De verdade. Grande abraço, Janca

MaisRecentes

Nova zaga são-paulina



Continue Lendo

O futuro de CR7



Continue Lendo

Luxa sob pressão



Continue Lendo