O jogo-chave da Lusa



Confirmado o título da Série B, tenho resposta na ponta da língua para quem me pergunta qual o jogo-chave da Lusa neste Brasileirão. Foi a estreia no returno, quando ameaçava cambalear, vinda de três fracassos, derrota para o fraco Vila Nova e empate contra o ameaçado Icasa em casa, além de empate contra o lanterna Duque de Caxias, e obteve nova força ao segurar um 0 a 0 de respeito contra o poderoso Náutico nos Aflitos.

Detalhe: a Portuguesa teve dois jogadores expulsos, Ferdinando e Marcelo Cordeiro, ainda no finalzinho do primeiro tempo. Mesmo com nove em campo, não deixou os pernambucanos jogarem na etapa final e com muita garra garantiu o empate.

Daí em diante foi só festa e disparou para a liderança e a conquista da Série B, invicta no returno.

Agora tem que manter o ritmo em 2012 pois o próprio Jorginho, que interessa a clubes como Palmeiras e São Paulo, pode sair. E foi ele o artífice desta Barcelusa, que pode voltar a ser mais Lusa do que Barça em 2012. Espero que não, espero que não, pois mesmo que hoje tudo seja festa não podemos nos esquecer que há sempre um amanhã. Que pode ser melhor, é verdade, mas também pode ser pior, como diria um amigo meu. É, o amanhã a gente nunca sabe, mas que é bom se preparar para ele, é. Elementar, meu caro Watson.



  • Barcelusa 2011

    Barcelusa 2011 entrou para a história. Agora viramos uma página bonita e nos transformaremos em…

    • Barcelusa 2012

      Barcelusa 2012

      • Barcelusa 2012

        Obrigado por ter nos dado este espaço e tratado do nosso time em 2011 tanto no seu blog quanto na sua coluna no Lance, continue assim em 2012, Janca. Do nosso contato em seu blog e da nossa troca de e-mails você virou um bom amigo meu. Obrigado pela gentileza, pela sua educação, paciência e receptividade, Barcelusa 2011/2012. Até ano que vem (hehe). Pois eu vou mas volto.

      • janca

        Assim espero, Barcelusa, assim espero. Abs.

        • janca

          Ah! E sobre sua “volta ao blog”, continue colaborando em 2011 se tiver vontade, não precisa esperar por 2012, não. O ano ainda não acabou, embora pra Lusa tudo agora seja festa, espero. Abs. e valeu pela contribuição, Janca

  • Alemão

    Não teve um jogo-chave, foi o conjunto da obra, Janca

    • janca

      Claro, mas se me perguntasse para citar um jogo só que representa a campanha da Lusa e o “turning point” ou ponto da virada (ou mutação), como se diz por aí, citaria este jogo contra o Náutico, Alemão. Abs. Janca

  • Alemão

    Ontem tive no Canindé emoção pura. Você foi?

    • janca

      Não, tinha acabado de voltar do Rio, confesso que nem pelo rádio escutei a partida. Mas claro que assim que acordei me inteirei da rodada, Alemão. Abs.

  • Desculpem o comentário “nada a ver”, mas a despeito da faixa de campeã que a Lusa mereceu colocar no peito, vale ressalva para a meiguice do Rebelo, fazendo demagogia com os índios… Como diria o Gois, (do Globo), ele não é fofo, gente? Luta pelos ruralistas e agora que dar desconto para o pobre índio ver seu BRASIL na Copa! Merece uma faixa também: a de campeão da cara-lisa! Ô, caba safado, este Rebelo.

    Abraços do Maltrapa à torcida lusa!

    • Pacheco e Silva

      Obrigado pelo abraço, seu Antropólico. Aldo Rebelo é uma piada de muito mau gosto, como este governo do PT. Teremos uma Copa com jogos em Brasília, no Lulao, em Fortaleza, mas o Brasil só joga no Maracanã se chegar até a final. Já viram uma coisa dessas? Lastimável, Brasil. Pior que isso só o ministério dos Esportes. Mas hoje festa lusitana. Vamos dançar o vira, mas longe deste nefasto Aldo Rebelo. Com o perdão da palavra, comunista de merda.

      • janca

        O mesmo Rebelo que é assim com a bancada ruralista. E virou assim com a bancada da bola… Abs. Janca

      • É isso aí, Pacheco; mau gasto em estado puro… E essa do Maracanã, então, que falta de respeito! Já não bastara a destruição da alma do estádio, a diminuição do campo, a supressão das arquibancadas sobrepostas, quebrando o traçado arquitetônico gracioso de outrora, sem contar a perda irreparável da acústica por conta da substituição da marquise pelo puxadinho de toldo e a farra das empreiteiras… Ainda tem a cara de pau de excluir o povo carioca da festa!

        Safados!

        • Pacheco e Silva

          Não é por ser vascaíno e em SP Lusa, claro, mas o carioca corre enorme risco de ficar sem a seleção na Copa. Pra que gastar mais de 1 bi no estádio? Safados mesmo! Fora sr. Teixeira!

          • janca

            Ontem tivemos uma reunião de colunistas do L! no Rio e sabem que esse tema foi abordado? Acho um absurdo gastarem essa grana toda com o Maraca e o principal estádio do Brasil correr sério risco de ficar sem ver a seleção brasileira na Copa. Deveriam mudar os critérios. Que tal o segundo jogo da primeira fase? Fortaleza, salvo engano, pode receber dois jogos da seleção, né não Johannes? Com todo o respeito ao Ceará, acho que o Maraca não pode ficar de fora. E a seleção jogando deste jeito dificilmente passa das quartas-de-final… Abs. Janca

          • De fato, é um despropósito. Imaginem se o Brasil repete 50; o novo estádio ficaria com o tal complexo de vira-latas entronizado em sua gênesis. Acho que já vimos esse filme…

            Ps: 2 jogos em Fortaleza?! Por quê, meu Deus?

  • Pacheco e Silva

    Janca, fique de olho na Lusa, pressione nossos dirigentes, não podemos perder o Jorginho nem desmanchar o time.

    • janca

      Não tenho tanto poder assim, Pacheco e Silva, antes tivesse… Abs.

  • Pacheco e Silva

    Alguns jogadores jogam bem no Canindé, o Edno tem que ficar, não deu certo no Corinthians, no Botafogo, não pode ser ingrato conosco agora, não acha, caro Janca?

    • janca

      Não é questão de ingratidão, amigo, o Edno tem o direito de conduzir a carreira dele como achar melhor. A Lusa foi muito importante para ele ter dado essa volta por cima, mas ele também foi muito importante para a vida por cima que a própria Lusa deu, acha não? Abs.

  • Johannes

    Bom Dia,
    Parabéns aos torcedores da Lusa, e como já comentei em outros posts, concordo com o João, a Lusa precisa fazer seu planejamento se quiser repetir Figueirense e Coritiba, com retas finais de campeonato despreocupadas em relação ao rebaixamento. O Bahia ainda olha atentamente o retrovisor mas acho que também fica na Série A…Abraço João Carlos,

    • janca

      Também acho, Johnannes, até porque ela própria subiu num ano e caiu no seguinte. Não pode repetir o erro, não. Acho que a diretoria está atenta para a situação e saberá lidar com os problemas, que não serão poucos. Abs. e um ótimo dia pra você também, João

      • Pacheco e Silva

        Até porque o América Mineiro subiu ano passado e pra mim já caiu.

        • janca

          Pra mim também já era, apesar dos 2 a 1 contra o Timão. Abs.

  • Andreia

    Me recomendaram seu blogue, a Lusa tem muita torcedora mulher. Ontem foram mais de 12 mil no Canindé. Bonita festa. Acha que vai ter debandada de jogadores?

  • Andreia

    Vi num site discussão sobre mudança de nome do time. Isso não para. O que você pensa disso? Sou contra.

    • Claudinei

      Mudar o nome do time agora? Nada a ver.

      • janca

        Acho que vai ter uma certa debandada, sim, Andreia. Sobre a mudança de nome do time também sou contra, há outras formas de você atrair torcedores que não tenham ligação direta com a comunidade portuguesa. Abs. e valeu pelos comentários, Andreia e Claudinei, Janca

  • Claudinei

    Janca, queria agradecer o espaço que você tem dado à Lusa e também sua educação ao responder todos os comentários. Poucos fazem isso.

    • janca

      Obrigado, mas pra mim é mais fácil porque recebo poucos comentários. E de um público bacana, educado. Claro que há exceções, princpalmente quando entram assuntos mais passionais, digamos assim. Abs. e obrigado mesmo pelo comentário, Claudinei

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo