O Sonho da Copa



Quem pensa que o assunto hoje é a Copa de 2014, sonho que está se transformando em pesadelo, está enganado. É a Copa de 1930, a primeira de todas, no Uruguai.

Primeiro filme do ator sérvio Dragan Bjelogrlic como diretor, “Montevidéu _O Sonho da Copa” conta a história de 12 moradores de bairros populares de Belgrado que lutam para montar uma seleção e disputar o Mundial na América do Sul e está na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que vai até dia 3.

Apesar de muito longo _tem 2hs20min de duração_, a obra tem cenas tocantes e mostra como das tremendas dificuldades enfrentadas pelo grupo surge uma forte amizade entre seus integrantes, elo que pode ser levado para a vida toda.

O futebol é o elemento aglutinador deste filme de ficção produzido pela Cobra Filmes, produtora de Dragan e seu irmão Goran.

E fica aqui minha lembrança de que tanto quanto a música o esporte pode ser um instrumento para levar as pessoas ao cinema e a conhecer outras formas de expressão artística.

Como a música, o esporte é elemento capaz de aglutinar e deve ser usado para inserir o indíviduo na sociedade. Mas não como tem feito o Ministério do Esporte com seu Programa Segundo Tempo, pois aquilo é para as páginas policiais e hoje nosso assunto é outro. É arte.



MaisRecentes

A matemática do futebol



Continue Lendo

A melhor do mundo



Continue Lendo

Aprender a perder



Continue Lendo