Fifa “demite” dois ministros



Emissários da Fifa no Brasil avisaram a cúpula da entidade que o governo brasileiro, atolado em denúncias de corrupção, deve perder dois ministros. Além de Orlando Silva, do Esporte, descartado por Jérôme Valcke como interlocutor para assuntos da Copa, a aposta é que Mário Negromonte não dure muito em Cidades.

Com isso duas pastas importantes para os interesses do Mundial devem ter, imagina a Fifa, novos ministros no próximo mês, quando o presidente Joseph Blatter e o próprio Valcke, seu secretário-geral, são esperados no Brasil para tratar da Lei Geral da Copa.

O Ministério das Cidades é responsável, junto com governos estaduais e municipais, pela questão da mobilidade urbana nas 12 cidades-sede da Copa. Negromonte, do PP, não conta com apoio de boa parte de sua bancada, um péssimo sinal para ele.

Na Cultura, apesar de boatos sobre possível saída da ministra Ana de Hollanda, a Fifa aposta em sua permanência. Membros da entidade devem se reunir com ela em novembro para discutir uma série de ações culturais durante a Copa, boa parte delas nas fun fests, de onde o brasileiro sem ingresso poderá ver o evento.

 Já Orlando Silva, cujo ministério afunda na lama, deve ter investigados 179 dos 232 convênios ainda em vigência do Programa Segundo Tempo, um antro de corrupção. Eles foram firmados com ONGs, universidades federais, governos municipais e estaduais e a pasta usada para ajudar os companheiros de partido de Orlando, o “comunista” PCdoB.



  • Nilú

    Bom dia!
    Blatter e Valcke não são exemplos de “jogo limpo” digamos assim, mas quem sabe através da Fifa, por causa da realização da Copa, como o Brasil nesse momento está sendo muito observado, algumas coisas não melhorem por aqui.
    Um combate a corrupção eficaz nesse setor, pode acabar por inibi-la, um pouco pelo menos, em outras áreas também. Bem utópico né, mas sonhar faz parte._rs
    Boa tarde de terça. Nilú

    • janca

      Blatter e Valcke exemplos de “jogo limpo” é boa _risos. Ótima terça pra você também, João

      • Bambyzinho

        Você é burro Janca? O cara falou que ambos “NÃO” são exemlo.
        Abraço.

        • janca

          Burro não sei, nunca fiz teste de QI. Apenas brincalhão, é claro que sei que a Nilú estava brincando em relação aos dois, algo que você não entendeu. Mas faz parte, faz parte. Abs.

  • Ferdinando Azeredo

    A Fifa está rindo da gente. Que moral tem nosso governo pra cobrar lisura deles? Um governo que faz tudo pra segurar um ministro medíocre que não sabe nada que se passa no ministério, reduto do PC do B, outro que está lá pra agradar o PP, outra bombardeada pelo próprio PT, Turismo um feudo do PMDB, a coisa desandou de vez. Pior: a Dilma, como o Lula, mantém uma agenda paralela, alguém reparou?, como se os ministérios e os ministros não fossem responsabilidade dela. Piada de muito mau gosto com a gente. Por isso voto nulo.

    • janca

      Rindo não sei. Talvez o roto falando do esfarrapado, porque em termos de denúncias de corrupção o jogo é duro… Abs. João

  • Barcelusa 2011

    Como é bom ver os jogos da Série B sabendo que estamos na A, João. Final de ano de camarote. Abs. e mais uma vez parabéns pelo seu filme. Vamos que vamos Lusa, sexta é decisão de título. Acha não, João?

    • janca

      Sei o que você quer dizer, Barcelusa. É bom assistir de camarote à disputa alheia quando nosso time está na boa, né? E sexta é decisão mesmo. Uma vitória é título na certa, mesmo que não seja ainda matematicamente. Mas acho o empate de ótimo tamanho, manter uma vantagem de dez pontos faltando cinco rodadas é incrível. Sendo que a Lusa ainda pega o rebaixado Duque de Caxias em casa e tem o Vila Nova na penúltima rodada, até lá o Vila também pode ter caído. Abs. e obrigado pelo comentário, você que seguiu tão bem a Lusa na Série B, agora ano que vem é Série A. Mas ainda, de fato, falta o título, que viria bem a calhar para o time do Canindé. João

    • Vascao bi-campeao mundial

      Na boa, a portuguesa é como os demais times pequenos, sao sanfonas, sobem num ano e caem no proximo. Só mesmo mudando a gestao um time desses pode se tornar “medio” e quem sabe ficar na serie A, pelo menos 2 anos seguidos.

      • janca

        Espero que você esteja errado, Vascão bi Mundial. O time formou uma boa base esse ano, conseguiu pagar os salários em dia, se mantiver o rumo no ano que vem segue na Série A. O risco é fazer como o América-MG e a própria Lusa em 2008. Acaba de subir e cai de novo. A diretoria promete investir no futebol, em marketing, no Canindé… Vamos ver, vamos ver… Abs. e valeu pelo comentário, Janca

        • Flavio

          A Portuguesa é simplesmente NADA em termos de futebol. Um time péssimamente administrado. Onde dirigentes não se entendem. Uma torcida das mais violentas que inclusive entram armados dentro de vestiários para ameaçar jogadores. Sinceramente se ficasse na segunda divisão não faria falta nenhuma para a série A.

          • janca

            Pô, Flavio, também não é assim. Pessimamente administrado acho que é mesmo. Que tem torcedores violentos, também tem, o que é uma pena. Mas não é o único clube com sérios problemas administrativos nem com torcedores violentos, não. Veja o que aconteceu no Palmeiras, o que já ocorreu com a torcida do Corinthians, no Rio com Flamengo, Fluminense, Vasco, a torcida do São Paulo, que tem elementos violentos pacas também… É um mal do futebol. Outros são os dirigentes, inclusive os da Lusa, que vão fazer festa depois do jogo contra a Ponte, mesmo que o time só possa assegurar o título na rodada seguinte. Nessa não. Mas que não é verdade que a Portuguesa é NADA em termos de futebol, não é. O clube, por mais que você não queira, tem história. Teve um grande time nos anos 50, nos anos 70 tinha Enéas, depois Dêner, fez aquela belíssima campanha em 1996, revelou vários jogadores para o nosso futebol… Mas opinião é opinião. Abs. Janca

  • Ainda bem que, como esta acontecendo com os Oriente Médio, o povo lutando contra os tiranos, por incentivos externo, vai acontecer o mesmo por aqui, precisamos de limpeza geral , em todos os sentidos a moral do Brasil esta falida. Corrupção e impunidade (crimes de todas as maneiras estão sendo impunes no Brasil) e hora de um basta, jovens vistam suas armaduras e vão as ruas protestar, é de voces o vigor, dos mais idosos(alguns) vem a sabedoria.

  • HUGO SANTOS

    Com esta corrupção toda, como ficam os estadios prontos em detrimento as construções dos estadios padrão FIFA, o povo vai acabar pagando? em prejuizo da area de infra-estrutura publica e da saude. Porque ninguem quer ver o real peso deste tema?

    • Eduardo

      Me parece que o Brasil na verdade não é o país do futebol, e sim da corrupção.

      Com o chefe da CBF SR. Ricardo Teixeira pintando e bordando e ainda dando risada de nós qie pagamos nossos impostos para esses ladróes mercenários sairem gastando nosso dinheiro e ainda dando risada da nossa cara.
      Outro ponto em questão é a FIFA. Desde a época do então presidente Sr. João Avelange (sogro de Ricardo Teixeira) foram denunciadas várias irregularidades e muita podridão foi varrida para debaixo do tapete…agora eles vem aqui com mais essa de querer mandar na copa do mundo no Brasil….eles deveriam era agradecer a Nós que somos 5 vezes campeões do mundo e ainda damos show todo ano…..quer seja por um jogador, por 1 clube e por tudo que o Brasil representa ao futebol…..com tantos corruptos no Brasil, não precisamos de mais corruptos importados de oputras nações……. o super faturamento dos estádios, me enoja, porque sai 1 e entra outro político e todos só querem saber de roubar……ao invés de estadios, precisamos de cadeias e leis fortes para esses cachorros que acabam com o nosso Brasil….o país do futebol, da corrupção e da falta de leis sérias para os verdadeiros ladróes que moram em brasília e tem vários acessores, regalias e para piorar….falta de capacidade de exercerem a função que lhe foram outorgadas: fazerem do Brasil um país melhor!!!

      • Flavio

        Concordo com você, porém temos que saber discernir que nossos títulos mundiais outrossim foram ganhos com a ajuda externa destes mesmos corruptos (VIDE COPA DO MUNDO 2002). Então eu acho que nós temos que começar a observar melhor o futebol, principalmente nos jogos que envolvel a seleção brasileira. Se começarmos a prestar maior atenção notaremos que a seleção brasileira é beneficiada pela a arbitragem em quase 80 % dos jogos que disputa. É só começar a observar sem patriotismos e sem análises apaixonadas e amadoras. Ou você já se esqueceu daquele lance do Luis fabiano na última copa em que ele dominou a bola com a braço por duas vezes e o Árbitro correu para o centro do campo ao seu lado e fazendo o sinal de que tinha observado a irregularidade e mesmo assim validou o tento. Na minha modesta opinião este lance não deixa dúvidas de que existem diversas cartas marcadas e que determinados jogos são preparados para determinados resultados, tanto para a vitória quanto para a derrota de determinada equipe. Quem não estiver de acordo que me explique a razão da atitude daquele árbitro. Mas por gentileza sem explicação baseadas em paixões clubísticas. Um abraço a todos!!!

        • janca

          E na Copa de 2002 houve lances muito esquisitos nos jogos da Coreia, uma das sedes da Copa, lembra? Abs.

  • Eduardo

    Por que as pessoas só lembram em hospitais e escolas, quando se fala em copa do mundo? Será que estão preocupadas mesmo? Toda essa celeuma em torno da FIFA, é mais fumaça do que fogo.

    • HUGO SANTOS

      O povo lembra disto e muito mais em qualquer época do ano, a muito tempo, lembram tambem de muitos dirigentes e ministros que foram cassados e os caras continuam ai na frente do seu nariz e voce finge não ver, preocupar-se é necessário, tomar medidas, o povo só consegue com informações corretas na hora de votar, o que não conseguimos.

      • janca

        Acho que você está certo, Hugo, o povo se lembra sim mas ainda não encontrou uma forma de cobrar seus direitos. Porque educação e saúde são direitos básicos e no Brasil o pobre não consegue nada. No Estado de SP, por exemplo, a educação está um lixo. Um lixo. E o sistema de saúde idem. Abs. Janca

        • Horácio

          Mas com o Itaquerão, que é privado, mas também é público, mais os outros estádios públicos jorrando dinheiro, tudo vai melhorar, vc vai ver, SP vai virar a New York do Sul amigos, é esperar pra ver…

          • janca

            Oi Horácio, essa questão dos estádios é outra questão de extrema seriedade. Quando o Brasil se lançou candidato para sediar a Copa, o argumento era que não usaria dinheiro público na construção e reforma das arenas, apenas em obras de infraestrutura. Está usando dinheiro público em todos os estádios, mesmo os particulares. E sou contra isso, pois temos outras prioridades. Enfim… Abs. Janca

  • Marcus

    A Fifa é uma entidade do que mesmo? futebol ou política?

    Parecido com a FIFA só esse blog, que não decide o que quer. Não vejo problema em misturar os dois temas, sou formado em ciências sociais e adoro esporte, principalmente futebol. Mas quando se mexe com 2 assuntos tão delicados acho que o blogueiro deveria ter mais cuidado e mais nível também porque não apresenta nada de novo e fatos que mais parecem opiniões dotadas de posicionamento político do que informações de fato!

    • janca

      Desculpe, Marcus, mas não entendi seu posicionamento. Se o blog não apresenta nada de novo, mais com cuidado com o quê? E que posicionamento político? Não sei se você é PT, PCdoB, PMDB ou PP, mas acho sério o que está acontecendo no governo. E acho sério o que acontece na Fifa também. Hoje, aliás, não sei se você viu o próprio Valcke dizendo que recebera a informação de que deveria tratar de assuntos da Copa com Luciana Santos, não com Orlando Silva, o que o governo não confirmava. Abs. Janca

      • André

        Janca, o Marcus tá te chamando de PSDBista. Tá na cara que ele é da UNE _quáquáquá. Comunista como o ministro.

        • janca

          Sei não. O que sei é que não sou PSDB. Mas também não sou PT. Abs.

  • OLHA GALERA VOU SER SINCERO QUALQUER POLITICO QUE FOR EMBORA ESTARA FASENDO BEM PARA O PAIS SEM CHANCE PARA A POLITICA NO BRASIL DEVERIA SER TRATADO PELO PESSOAL DO FUTEBOL

  • Vascao bi-campeao mundial

    Nao tem como falar de copa sem falar em politica. Politica está em tudo que mexemos, nao tem jeito. Nao podemos ser alienados a tal ponto de ignorar a roubalheira em “suposto” pró copa do mundo…é meu, é seu é nosso dinheiro que esta sendo usado e/ou desviado…alme disso, cade o tal legado para o povo ?? Até agora só vi a conta para pagar apos copa/olimpiadas….

    • janca

      Você tem toda razão, Vascão, Copa não é só esporte, só futebol, não, muito pelo contrário. Copa é política. E somos nós que vamos pagar as contas então temos que saber qual será o retorno. Não temos que abrir as pernas para tudo o que quer dona Fifa, não. Temos que fazer a melhor Copa possível para o Brasil. Abs.

  • Só tem maroto nessa estorinha, né, Janca? E o tal Monsieur Valcke, em entrevista publicada na edição de hoje da Folha, ainda tem a pachorra de dizer que a FIFA “deu” a Copa para o Brasil, e que tem o direito de tomar todas as medidas em defesa dos patrocinadores do evento.

    Se a gente for parar pra pensar direitinho, ou pira ou funde o motor!

    Abraço,

    João Sassi

    • janca

      Tem razão. Ele próprio reconhece que sua grande preocupação é com as receitas da Fifa. A nossa tem que ser com os investimentos públicos para o evento e o legado que ficar pós-Copa e pós-Olimpíada também. Grande abraço, Janca

    • janca

      Mas sabe que acho que ele tem razão em relação à meia-entrada? Deveriam manter para os idosos, para estudantes sou contra, por mais polêmico que seja isso. Abs.

      • É um sofisma, Janca. Ele sabe que há a desorganização em relação a isso e se aproveita para desqualificar toda a concepção da meia-entrada (que, em tese, é justíssima).

        Independentemente da nossa opinião sobre a meia-entrada, porém, lei é lei; não se pode, num evento particular, baixar um decreto de nulidade constitucional. É entreguismo demais, Janca! É um atestado de republiqueta. Já sabiam da nossa desorganização cultural – o que não se pode admitir é que queiram tirar proveito disso, nos desqualificando como Nação e desrespeitando a soberania brasileira.

        E mais: o que ele quis dizer com “categoria 4”? Trata-se de algo muito subjetivo, a não ser que ele explique. Serão os piores lugares do estádio? Quantos ingressos desta categoria estarão disponíveis a cada jogo?

        Abração!

  • ANDERSON

    Olha Janca,

    O negócio vai ficar bom sabe quando???

    Quando a PF começar a ir atrás dos CORRUPTORES… Já pensou começar a surgir nomes de grandes empresas, grandes portais de internet, jornais e revistas que mamam nas tetas dos governos???

    Já pensou??? Na internet já começamos este movimento!

    Começamos tb um movimento CONTRA TOTAL o uso de dinheiro público pra campanhas publicitárias de governos.

    Já pensou a imprensa sem 1 bilhão por ano só do governo federal???

    Aí eu quero ver quem são meninos e homens!!!!

    • janca

      É uma ideia interessante, Anderson, porque a mídia não deixa de fazer parte dessa conjuntura toda que está aí. Você tem razão, amigo. Abs. e valeu pelo comentário, que é pertinente, daqueles de fazer a gente parar para pensar, Janca

      • ANDERSON

        Sim, pq se tem CORRUPÇÃO é pq tem gente interessada em CORROMPER, pq ganham com isso.

        E vc, assim como todos, podemos ter certeza que pobre e quem nao tem poder é q nao estao envolvidos nisto.

        Sobre o financiamento da mídia, acho uma hipocrisia tremenda a turma dizer q governo X gasta Y milhões ou bilhões com obra Z e que tem coisa mais importante, mas não vejo ninguém falar que os bilhões gastos com publicidades só servem pra uma coisa: “entreter” o público e fazê-los acreditar num Brasil que não existe!!! E isso está cheio por aí! O q mais tem é prefeituras, governos usando o dinheiro de publicidade pra frear ou calar críticas.

        Nao é nem preciso fazer acordos pra nao se falar mal do governo e em troca ter milhoes de campanhas publicitárias. Vc já imaginou um radialista coloca um comercial da Sabesp (q por sinal em algumas rádios de SP, sao 4-5 comerciais por hora, no mínimo, falando q os rios em SP estao melhorando – todo mundo vê q nao estao!) e depois disso vc acha q esse radialista vai falar mal/criticar a poluiçao do rio Tiete ou Pinheiros ou da qualidade da água em SP??? Nao, né!!!!

  • Horácio

    Lembro que a Alemanha enquadrou a FIFA, não virou parque de diversões dela e se deu bem. Será que? Não acho que não… 🙁

    • janca

      Oi Horárcio, a Alemanha não chegou a enquadrar a Fifa, não, mas negociou com ela, cada uma cedeu em determinados pontos e a Copa foi maravilhosa. Teve muita utilidade para o país, para o orgulho nacional, deixou um legado muito forte e trouxe lucro para os alemães, não só para a Fifa, ao contrário do que aconteceu na Copa da África. Grande abraço, Janca

      • ANDERSON

        Oi Janca,

        Mas mta coisa do q aconteceu com a África, questao de prejuízo com turismo, foi pela campanha dos europeus e o show de preconceito deles com a África.

        Morei nos EUA por 1 ano e tive oportunidade de conversar com mta gente lá e eles me disseram q é comum aos europeus criticar tudo que é fora de lá. Eles disseram q qdo a Copa foi nos EUA eles criticaram, qdo as olimpiadas foram em Atlanta eles tb criticaram. Qdo a Copa foi no Japao/Coreia eles tb criticaram… disseram q era mto longe, caro e etc..

        A diferença é q por ser África, a criticas ecoaram, no Japao e Eua nem tanto, lógico por motivos econômicos (como sempre!!!).

        E na Alemanha, disseram q um dos legados da Copa foi a questao de mostrar q os alemaes nao sao tao rigidos, nao tem tanto preconceito e etc.. O cara q morei nos EUA é casado com uma alema e vai sempre pra lá. Ele me disse q isso é tudo mentira. É só questao de marketing, pra tentar tirar a culpa e a vergonha q eles tem até hj por causa do holocausto. E nao só a vergonha deles continua, qto mta gente lá tem preconceitos diversos (e como tem!). Minha namorada q diga… ela morou com uma alema. Conversando com ele, seria algo como querer dizer pro mundo q o Brasil nao é tao corrupto, q isso já foi resolvido. Foi? Eles tentaram e passaram essa imagem. Mta gente acredita, mas eu nao!

        Agora a Copa no Brasil será um sucesso monstruoso, pelo povo, pelo q o futebol representa no país e na nossa cultura. Várias pessoas com quem conversei nos EUA me disseram q viriam pra Copa aqui. Tive vários depoimentos de gente q nunca imaginava q gostaria do futebol brasileiro. Um árabe que disse q qdo o Brasil foi eliminado pela Holanda em 2010 me disse q estava vendo o jogo e estava arrumado pra sair e qdo o Brasil perdeu, ele disse q desistiu de sair. O indiano q disse q eles choraram qdo o Brasil foi eliminado. Vcs tem noção do q é isso?

        A imprensa deve cobrar sim. Mas tem q ter mais responsabilidade com as críticas e denuncias. Mtas críticas e denuncias sao feitas simplesmente por fazer. Pra ter pauta. Sao feitas na pressa, sem confirmar adequadamente as informacoes e o pior, qdo a imprensa brasileira erra, jamais reconhece o erro pra tentar desfazer o estrago. Eu sei q tudo isso que está sendo falado da Copa tem tudo a ver com disputas políticas. Até a Fifa sabe! Uma pena, pq as pessoas deveriam cobrar, criticar, mas estarem se preparando pra Copa. Vai ser uma oportunidade impar de negócios, desde os pequenos até os grandes empresários. E o pessoal só vai acordar qdo a Copa acabar…

        E sobre as obras, eu nao consigo entender, como de repente aeroportos, estradas e portos viraram prioridade pra imprensa, se durante as décadas de 70, 80, 90 e parte de 2000, ninguém falava nada! O Brasil ficou esse tempo todo sem investir numa praça de cidade de interior. Vcs deveriam buscar responsáveis nestas décadas, pq do jeito q abordam o assunto, parece q sempre foram feitas mtas coisas. Aeroporto é investimento contínuo, a longo prazo. Mas aqui no Brasil, como sempre, as pessoas querem o lucro, os onus, antes de investir. Nao tem como… investe primeiro e colhe/lucra depois.

        E sobre os estádios, nao acho q vários deles serao elefantes brancos. Existe algum estudo sobre o papel e importancia do Maracana no imaginário do povo e sobre a importancia dele pro futebol brasileiro? O q isso nao pode ter incentivado o desenvolvimento do futebol? Eu nao consigo acreditar q o estádio de Brasilia vá se tornar um elefante branco… uma cidade com quase 3 milhoes de habitantes, tendo Goiania com mais 1 milhao proxima e nas duas, uma boa parte da populacao com boa renda. Além de shows q poderao ser realizados lá, há tb a possibilidade de times como Flamengo, Corinthians, Sao Paulo mandarem jogos lá. Se eu fosse presidente do Fla faria isso, até por questao de marketing. Fla jogaria alguns jogos em Brasilia, Manaus e Belém. Nao acredito q o estádio nacional (só pra citar um exemplo) será um elefante branco, pq na cidade q morei nos EUA, tinha um estádio pra 50 mil (mto melhor q o Morumbi, por exemplo, hein) e q agora querem aumentar pra 80 mil. E a cidade, pode conferir (New Brunswick, NJ) tem em torno de 50 mil habitantes…

MaisRecentes

Itaipava no Timão



Continue Lendo

Decepção são-paulina



Continue Lendo

Alessandro na frigideira



Continue Lendo