Futebol na Mostra



Amanhã começa para o público a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Filme que realizei com três grandes amigos e excelentes profissionais, Arturo Hartmann, José Menezes e Lucas Justiniano, estará presente em cinco sessões.

“Sobre Futebol e Barreiras” estreia sábado, 19hs40, no Cinesesc, rua Augusta, 2.075. A segunda sessão será no Shopping Frei Caneca, domingo às 15hs50. A terceira, também no Frei Caneca, acontece segunda às 19hs10. No feriado de 2 de novembro passa no Reserva Cultural, av. Paulista, 900, às 17hs. E no encerramento da Mostra, dia 3, no Shopping Bourbon, às 15hs40.

Quem quiser poderá ver um pouco de futebol no cinema. Usamos o esporte como pano de fundo para mostrar o conflito no Oriente Médio entre árabes e judeus. Filmado durante a Copa de 2010, em Israel e nos territórios palestinos, mostramos o dia a dia dos personagens, angústias, dramas, sonhos, sempre com o futebol e a Copa de fundo.

A experiência de ter participado do filme, do qual sou um dos diretores, foi incrível.

Apesar de muitas divergências de opinião com o Arturo tanto sobre o conflito quanto sobre a região, aprendi demais com ele. Gosto de dizer que nos aproximamos pelas diferenças, mas também pelas semelhanças. Porque os caminhos são diferentes, mas o objetivo é comum.

Com o Lucas, além de dividir as gargalhadas na viagem, aprendi muito sobre acolhimento, amizade, respeito e tolerância. Muito mesmo.

E com o Zé, um dos sujeitos mais bacanas que conheço, não aprendi… nada. Brincadeira, aprendi demais. Ele é extremamente talentoso e um cineasta de muito futuro. Muito futuro mesmo.

Cada um trabalhando de um jeito deu sua contribuição ao filme, que está longe de ser a minha cara, mas que eu adoro por mostrar o pluralismo do pensamento judaico e também por humanizar o conflito, levando-o para o cidadão comum.

Devido a minhas origens judaicas, nasci em ventre judeu, concordo com alguns personagens, identifico-me mais com o Gregory, judeu que foi para Israel ainda criança, fugindo da extinta União Soviética, e é a contradição em pessoa. Mas gente fina pacas.

Como contraditória e também gente boa é a Reut, israelense revoltada com os políticos locais. E ó que ela não mora no Brasil…

Discordo veementemente de outros personagens, caso de Eytan, o que mais me irrita. Mas tudo isso faz parte da vida.

As fotos de viagem do Lucas e do Zé valem um livro, uma exposição, são fantásticas. Mas o texto de apresentação tem de ser meu e do Arturo. Aí vai dar divergência (risos).

O filme tem imagens belíssimas, belíssimas, belíssimas. E a trilha sonora é demais. Detalhe: nem as imagens nem as trilhas são minhas. Se fossem, não seriam belíssimas.

Enfim, fica a sugestão para quem estiver em São Paulo neste período. E mais informações no site do filme, www.sobrefutebolebarreiras.com.br, ok?

Sei que sou parcial, mas recomendo para quem gosta do assunto. Cada um sai com uma visão diferente. E se não gostar, fica o direito de vaiar, mas sair da sala não, pois aí terei problemas de autoestima (risos). Só não vale agredir, pois sou totalmente contra a violência, embora ache melhor receber vaias sinceras que aplausos falsos.



  • Dani

    João, quero muito ver o filme. Vou tentar ir no feriado, vi o trailer e adorei. É muito bom também o filme dos irmãos Dardenne que abre a Mostra hoje, “O Garoto da Bicicleta”. Se puder não perca, João. Bjs. Dani

    • janca

      Oi Dani, valeu. Mas só pra lembrar que o filme que abre hoje a Mostra é só para convidados, mas depois passa outras três vezes no cinema, daí para o público em geral. Li a respeito e adoro o tema, um garoto que foge em busca de um pai que o rejeita e encontra uma mulher que o acolhe no caminho, não? Tô curioso pra ver. Bjs. e obrigado pelo comentário mais uma vez, João

  • Nilú

    Bom dia João!
    Valeu, Sr. Google, rápida essa busca.
    Será que dá para comprar ingresso na hora, não sei que dia poderei ir, mas irei sem falta.
    Viver é aprender, sempre podemos tirar algo positivo de tudo que vemos, conhecemos passamos…
    Espero pegar a mensagem, aprendi que não se vê um filme duas vezes_rs, mas tem coisas na vida que a gente demora um pouco para entender o porque, e isso pode criar um sensação de incapacidade, mas vamos que vamos , um dia acaba ficando claro, né? Estou muuuito curiosa, sou curiosa. Bjs. Nilú

    • janca

      Oi Nilú, dá pra comprar, sim. Só acho que no primeiro dia vai ser mais complicado, mas nos demais imagino que será tranquilo, a sala deve ficar vazia _risos. Mas não na estreia. De fato sempre podemos tirar algo positivo das experiências (ou não _rs) e eu também não gosto de ver um filme mais de uma vez. Mas o nosso estou tendo que ver, claro. Bjs. João

      • Johannes

        Nilu,
        recebi por volta das 13:00 aqui a confirmação de que vêm um bebê aí , e como você bem disse temos uma missão de tornar essa pessoa alguém que venha a acrescentar pro mundo, já fiz minhas orações e farei outras tantas para eu que possa fazer sempre o meu melhor pra ele ou ela…quanto ao nome faço questão da língua portuguesa, …já tenho umas idéias mas quando tiver escolhido digo pra vocês..grande abraço…

        • janca

          Muito legal, Johannes. Parabéns mais uma vez, João Carlos. Ops, defendendo o nome nos avise. Abração (Ah! Mas antes tem que saber qual o sexo, claro _rs)

  • Pedro Tricolor

    Oi Janca, gostei muito de te ver de volta ao Arena. Você fazia falta com sua risada e seu jeito divertido de falar. Vou tentar ir na Mostra sábado, depois falo o que achei do seu filme, as imagens que o Noriega mostrou são muito bonitas. Legal. Abs. Pedro

    • janca

      Obrigado, Pedro, mas na verdade só participei do programa para falar do nosso filme, não estou de volta ao canal, não, embora o Sportv seja minha segunda casa. Deixei grandes amigos lá. Abs. Janca

  • Barcelusa 2011

    Oi João, vou ver seu filme. Gostou de ver as bandeiras da Lusa desviradas? Barcelusa 2011, 2012 na Série A

    • janca

      Adorei. Mas ontem no Sportv estavam fazendo as contas e se tudo der errado, mas tudo mesmo, a Lusa ainda pode terminar o campeonato em sexto. Só que não vai acontecer. Tem tudo para ser a campeã. E já está na Série A. Abração, João

  • Timãozão

    Janca, bom te ver no Sportv, saudades das suas dobradinhas com o Marcelo Barreto. Seguem amigos? Era muito bom ver um colocando pilha no outro. Gostei da sua pergunta sobre o Adriano para o Tite. É nóis no Brasileirão!!! Todos torcem contra, mas ninguém vai tirar o título do Timão.

    • janca

      Como todos torcem contra? Não são mais de 30 milhões de corintianos? E ontem achava mesmo que o Santos ganharia _ou pelo menos não perderia_ do Botafogo. Sobre o Barreto, claro que seguimos amigos, mesmo com um continente de distância. E hoje ele vai trabalhar muito em Zurique, muito mesmo. Abração, Janca

  • Johannes

    Bom Dia João Carlos,
    Parabéns pelo filme, obviamente ainda não o vi, mas pela escolha do tema e pelo que você já falou sobre ele tenho certeza que vai enriquecer o espectador, e com certeza deve ter enriquecido a equipe toda, parabéns pela experiência que deve ter sido bem marcante para todos vocês. Tão logo esteja ao alcance farei questão de assistir. Grande abraço e boa expectativa de estréia..curta o friozinho na barriga…rs…também estou na espectativa esperando resultado de um beta-hcg..

    • janca

      Muito obrigado, Johannes, o tema de fato é interessante e o filme, polêmico. E espero que dê tudo certo com o resultado do beta-hcs… Aliás o que é isso??? Abrs. João Carlos

      • Johannes

        Se for positivo, teremos mais um seguidor(a) para o seu blog…rs..se não fica pro próximo mês..hehe

        • Johannes

          HCG = hormônio responsável pela formação da placenta…

          • janca

            Pô, Johannes, sensacional. O resultado do HCG então é muito mais importante do que o que acharem do filme. Espero que dê tudo certo. Então o Estado do Ceará deve estar em festa. Parabéns pra você, fico na torcida. Grande abraço, João Carlos

          • Nilú

            Uau!!!! Johannes!!! Tudo de bom pra vcs, e não se esqueça do que vc falou outro dia sobre o nome do filhote, depois conta qual foi escolhido, estou curiosa. Um filho , um ser pra gente colocar na vida e tentar ensinar bons caminhos, não é uma coisa fácil, mas pode dar certo sim. A não ser que haja uma “grande ventania” um fruto nunca cai muito longe do pé… Boa sorte mesmo. Nilú

          • Johannes

            Nilu,
            recebi por volta das 13:00 aqui a confirmação de que vêm um bebê aí , e como você bem disse temos uma missão de tornar essa pessoa alguém que venha a acrescentar pro mundo, já fiz minhas orações e farei outras tantas para eu que possa fazer sempre o meu melhor pra ele ou ela…quanto ao nome faço questão da língua portuguesa, …já tenho umas idéias mas quando tiver escolhido digo pra vocês..grande abraço…

  • André Berger

    Pelo que vi das imagens o documentário é favorável à Palestina, é isso?

    • janca

      Depende do ponto de vista. Acredito que muitos vão ver o filme assim, eu vejo de outra forma. Não acho que seja pró isso ou pró aquilo, é um filme humano, se você for assistir poderá ver como o conflito afeta judeus e palestinos e como eles são parecidos em sua dor, angústia, esperança, desesperança, medos, aflições, sonhos… Do lado judaico vejo um grande pluralismo de opiniões. E não pegamos ortodoxos, digamos assim, ou extremistas de nenhum lado. Pegamos seres humanos… Não que os ortodoxos não sejam gente _risos. Não é o que quis dizer. Mas que religião atrapalha, atrapalha. Ou melhor, o uso que muitos fazem dela. Costumo dizer que se Jesus voltasse ao planeta teria um treco ao perceber o que fizeram em nome dele… Abs. André, João

      • Alexandre Pimenta

        Quantas guerras não fizeram em nome das religiões? O problema é mesmo o uso que os radicais de todos os lados fazem delas.

        • janca

          Também acho, Alexandre. Sendo que muitas guerras nem são por motivos religiosos, mas colocam a religião como pretexto pra lutarem e conquistarem e… Abs.

  • Alexandre Pimenta

    Quantas horas tem o filme? É todo filmado em Israel e Palestina ou tem um pouco no Brasil? Foram pra Gaza? Abs. e quero ver o filme. Passa em Porto Alegre? Aqui temos vários festivais de cinema e vária salas.

    • janca

      Oi Alexandre. O filme tem 1 hora e 50 minutos e foi todo filmado em Israel/Palestina, sim, durante a Copa de 2010, na África do Sul. Não fomos para Gaza, porque não era possível. E eu não fui para os territórios palestinos porque preferi ficar só em Israel. Mas meus colegas, mais corajosos, foram. E levaram bomba de gás lacrimogêneo numa manifestação. E eu no “bem bom”. O mundo é dos espertos (rs). Brincadeira. Ops, mas é sério que eu, particularmente, fiquei só em Israel. Queremos depois passar em outras cidades, sim, Rio de Janeiro e Porto Alegre estão nos planos. Adoro POA. Abs. Janca

  • Claudio

    Janca, problemas para postar no seu blog. Espero resolver agora. Dizia que Juca deu no blog dele sobre seu filme, muito dez. Quero assistir. Acho pena a falta de cultura do brasileiro, vi que outro dia você falou do famigerado ministro dos Esportes e foram uns 200 comentários, a maioria de baixo nível. Quando o assunto é sério e pertinente como esse documentário, poucos se manifestam. Espero que consigam lotar as sessões. Vou ver. Parabéns a todos os quatro pela iniciativa e a você por um texto com humor e uma admiração que você deixa transparecer de um modo muito bonito por seus colegas de trabalho. Parabéns ao Juca também pelo espaço que te deu, né? Sucesso, Claudio

    • janca

      Putz, não sei de que problema você fala, Claudio, não entendo nada deste mundo tecnológico em que vivemos. Mas vi que o Juca deu no blog dele, sim, a segunda vez que cita o filme, fico muito contente porque é um dos jornalistas que mais admiro. Obrigado pelo comentário e de fato admiro muito meus colegas, que mais do que colegas são graaaaaaaaandes amigos, abs. Janca

      • Lily Martins

        Oi João, obrigado por postar as informações sobre o filme. Tô bem curiosa. Você tem um jeito muito legal de falar sobre as pessoas de que você gosta, mesmo sem te conhecer seguindo seu blog percebo essa característica sua. Para o Claudio, uma coisa que já notei. Quanto menos comentário no post melhor o post. Repare nisso. Se você escrever simplesmente que acha que o Flamengo vai ser campeão muita gente vai entrar, um xingando o outro, 300, 400 comentários que não dizem nada. Com cada erro de português. O nível hoje não está outro? Sucesso, João

  • Sport 87

    Janca, vi você no Arena também, queria fazer uma crítica. O filme deve ser dez, mas por que só no Sul? O pessoal trata com descaso os times do Nordeste e a cultura aqui da região também. Tem público pra bons filmes em Pernambuco, Bahia e nos outros estados da região. Acho chato vocês só pensarem em lançar o filme no Sul ou Sudeste, sei lá.

    • janca

      Putz, a crítica é pertinente, então vou dar um esporro nos produtores (risos). É brincadeira, eu não mando neles, óbvio, tampouco sei como funciona essa parte de distribuição. Por mim o filme iria pro Brasil todo e com certeza falo isso em nome de todos, produtores e diretores. Tendo oportunidade de exibir em Pernambuco, Bahia, no Nordeste todo será o maior prazer. De verdade. Estou com seu e-mail, se formos passar em Recife eu te aviso, prometo manter contato. Abração, Janca

  • Grande post, João!
    Divergimos, mas foi, e é, incrível trabalhar com você. Todos fizemos um belíssimo trabalho conjunto.
    Abração!

    • janca

      Graaaaaaande Arturo, e ainda voltamos com milhões de histórias de lá. Foi ótimo, ótimo mesmo trabalhar com vocês e tê-los como amigos. Ganhei na loteria, Arturo. Abração, Lalo

      • Felipe

        Desculpe a curiosidade, seus colegas são todos cineastas? Um de vocês foi pra Palestina e daí surgiu a idéia pelo que entendi. E como se reuniram? Por que os quatro?

        • janca

          O Lucas e o Zé sim. Os dois são craques. O Arturo é jornalista e historiador. E eu, jornalista e especialista em generalidades. Quem foi pra Palestina foi o Arturo e a ideia surgiu daí, de conversas dele com o Lucas. Que depois me chamou e chamou o Zé e a coisa foi indo e está aí… Por que os quatro? Tem que perguntar para Lucas e Arturo, mas ficamos muito amigos _Lucas e Arturo já se conheciam_ frequentando um bar bem bacana em SP, o Teta Jazz Bar. Abs.

  • Valter

    Janca,
    Vou fazer o possível para assistir esse filme. É meio complicado, porque não moro em São Paulo, mas, em se tratando de um trabalho seu, tenho certeza que vale a pena o sacrifício. Infelizmente, você não está voltando ao SPortv, como eu imaginei quando lhe vi no programa do Arena. Desejo todo o sucesso para o filme e pra você…
    Abraços

    • janca

      Muito obrigado, Valter. Sei que para quem não mora em SP é difícil, mas o filme tem tudo para emplacar depois em TV, nacional e estrangeira, espero que a coisa vá longe. Porque é um filme de brasileiros sobre uma questão da maior relevância e tendo como pano de fundo o futebol. E falou em futebol falou em Brasil, por pior que esteja a organização para a Copa, né? Grande abraço e obrigado mesmo pelo comentário, Janca

  • Felipe

    Janca, também sinto sua falta no Sportv. Eles ficaram muito burocráticos. Quando você e o Marcelo Barreto entravam vocês nem falavam direito do jogo, faziam brincadeiras inteligentes. Falta senso de humor ao canal. Vê se volta logo. Você tem a capacidade de rir de si mesmo. O ser humano precisa mais disso. Abraços do Felipe (Araçatuba)

    • janca

      Não, Felipe, tem muita gente boa lá. Tem coisa melhor do que ver um jogo de futebol com o Milton Leite narrando e o Nori comentando? Quanto a rir de mim mesmo isso de fato aprendi. Grande abraço pra você e saudades do Barreto, Janca

  • Alexandre Richer

    Sugestão: por que vocês não percorrem algumas cidades, contam a experiência de vocês, o assunto é tão atual. Moro em Americana e não vou poder ir pra SP na Mostra. E conseguir ingresso na Mostra é sempre difícil.

    • janca

      É, ingresso pra Mostra não é fácil mesmo, mas dá pra conseguir. Imagino que pra sábado e domingo as salas fiquem cheias, vamos ver, durante semana é mais fácil. E passando a Mostra vamos definir os próximos passos e informo por aqui ou por nosso site, que coloquei aí no post, ok? Grande abraço, Janca

MaisRecentes

A dívida do Verdão



Continue Lendo

O clima para Rodrigo Caio



Continue Lendo

Timão x Odebrecht



Continue Lendo