Quanto fatura a Fifa



Você sabia que a média de faturamento da Fifa entre 2006 e 2010 foi de quase 1,5 bilhão de dólares por ano? Nada contra, mesmo sendo a entidade uma organização que, pelo menos em tese, não tem como objetivo o lucro.

E sabia que na reunião do Comitê Executivo da entidade na próxima semana deverá ser apresentada a previsão para o período de 2012 a 2018, pegando as Copas do Brasil e da Rússia? Não? Pois será apresentada a previsão, sim, com média de faturamento anual superior a 2 bilhões de dólares. A Europa enfrenta o medo de uma quebradeira sistêmica, mas a Fifa parece estar acima disso tudo.

 



  • Marcos A. Freire

    Acho certo a Fifa tentar faturar o máximo, mas estudei o case África do Sul e os sul-africanos tiveram prejuízo com a Copa. Isso é ponto pra nós brasileiros pensarmos. Parabéns mais uma vez pelo blog, Marcos A. Freire, consultor de esportes

    • Sergio

      Não dá pra comparar muito a Africa do Sul com o Brasil.
      Além do PIB daqui ser muito maior, o futebol por aqui é o esporte numero 1

      • janca

        Mas são países fora do cenário europeu e que tem características próprias que devem ser respeitadas. Acho que temos que fazer uma Copa dentro de nossas necessidades e capacidade. Grande abraço, João

  • Renato Bastos

    Bom dia Janca!

    mas vc pensando bem, parece que o mundo do futebol esta acima disso tudo, vide salarios astronomicos das grandes estrelas com valores que em muitos casos superam milhoes do dolares, temos exemplo ate no brasil (vou falar do fluminense que é meu time e tenho um pouco de conhecimento sobre) onde FRED, DECO e cia ganham 700,00 mil mensais….em um pais onde o salario minimo e 545,00 e um professor ou medico estao ganhando na casa dos 2.000,00 mensais …. e um outro mundo ne.

    • Sergio

      É o mercado.

      • Renato Bastos

        Sim nao sou contra não, mas comparando parece que é um mundo a parte!

        • janca

          Sem dúvida, Renato. Abração e valeu pelo comentário, Janca

  • janca

    Aí é que está. Nós, brasileiros, temos que nos preocupar seriamente com nossas contas e nosso legado. A Fifa que fique com o dela. Abs.

  • Sergio

    A FIFA é uma instituição excepcional, não se pode julgar a FIFA como apenas um antro de corrupção. Ela tem mais de 200 membros, numa votação não há como impedir que alguns tentem vender o voto, ainda mais como um país com muito dinheiro como o Catar.

    A FIFA transformou a Copa do Mundo no maior evento do planeta.
    As exigências que todo mundo reclama, são requisitos para que tudo ocorra perfeitamente.
    O Brasil é a sede, mas quem organiza é a FIFA. Pode ter certeza que não haverão problemas com com atrasos de horários dos jogos, gramados, organização nos estádio, público e etc..

    Todo país que se candidata sabe destas exigencias.

    • janca

      Caro Sergio, já vi que discordamos em vários pontos, mas faz parte do debate democrático. Podemos nos entender pelas diferenças de opinião. A Fifa tem um Comitê Executivo que tinha 24 membros quando houve a votação para a escolha das sedes de 2018 e 2022, salvo engano, se um deles vende seu voto já é algo gravíssimo. Estão pensando em aumentar o grupo de votação, o colégio eleitoral, para quase todos os filiados _cerca de 200, como você colocou_ até para diminuir maiores influências se houver compra de voto. Num colégio eleitoral maior o número de membros a serem comprados teria que ser maior pois o peso de cada voto dilui. Abs.

  • Johannes

    Bom dia João Carlos,

    a FIFA virou de fato uma empresa que coordena outras empresas(federações e clubes) e faz parcerias com centenas de outras empresas. As isenções fiscais e privilégios, afrouxamento de legislações, certamente ajudam os números positivos. A busca do lucro muias vezes não é contrária a ética e a lei, e obviamente faz parte da atividade econômica, mas o que muitos perguntam, você provavelmente também, é quão lícito e limpo é esse dinheiro.

    • janca

      Não sou contra a Fifa ter lucro, Johannes, mas minha preocupação, para ser muito sincero, é com o Brasil, que tem que maximizar a oportunidade de estar recebendo os jogos. Pensar no legado, sem obras megalomaníacas e superfaturadas. Grande abraço, João

      • Renato Bastos

        E janca sem essas obras megalomaniacas e superfaturadas ja vimos que ficou no sonho…!!!

        • janca

          Pelo jeito infelizmente é o que está parecendo, Renato, embora ainda haja tempo pra mudarmos a rota. Abs.

  • http://www.futebolcomoscurcinos.com
    ESCUTE NOSSO 9º PROGRAMA COM COMENTARIOS SOBRE A 28º RODADA DO BRASILEIRAO. PALPITES, HEROIS E VILOES DA RODADA, HUMOR E PAIXAO PELO FUTEBOL! E SE VOCE TEM INTERESSE DE PARTICIPAR DE NOSSO PROGRAMA, MANDE SEU EMAIL PARA futebolcomoscurcinos@gmail.com, NAO É NECESSARIO SE DESLOCAR DE ONDE VOCE ESTEJA, SUA PARTICIPACAO É ON LINE!
    CURTA E DIVULGUE, PORQUE FUTEBOL COM OS CURCINOS FOI FEITO PRA VC! O MELHOR DO FUTEBOL BRASILEIRO!

MaisRecentes

Santos na bronca



Continue Lendo

A tática da CBF



Continue Lendo

Itaipava no Timão



Continue Lendo