Brasília é modelo para Fifa



Das 12 cidades que vão abrigar jogos da Copa de 2014 a modelo para a Fifa é Brasília. A entidade é só elogios para a capital federal, que considera modelo para o Mundial.

De acordo com o departamento de comunicação da entidade, Brasília é a única que envia relatórios atualizados à Fifa sobre os andamentos das obras, além de já ter reiterado intenção de atender a todas às exigências feitas.

Nas demais, exceto o Rio, há relutância em seguir as ordens da Fifa, que teme prejuízo com a meia-entrada, por exemplo. Assim como o Distrito Federal, os cariocas já manifestaram intenção de ressarcir a entidade caso seja mantido o desconto no preço dos ingressos para idosos, como quer o governo federal. Só que, ao contrário de Brasília com o Mané Garrincha, o Rio ainda não sabe quando entregará o Maracanã, cujas obras sofreram novo atraso após paralisação de funcionários.

Agnelo Queiroz, ex-ministro do Esporte e atual governador do DF, é esperado em Zurique para anúncio das sedes da Copa das Confederações, bem como dos palcos de abertura e encerramento do Mundial. O mesmo Agnelo que foi um dos artífices do Pan de 2007, marcado por estouro no orçamento, que cresceu de 400 e poucos milhões de reais para quase 3,8 bi, deixando legado medíocre para a cidade do Rio. Se este for o exemplo para a Copa e a Olimpíada de 2016, como parece estar sendo, estamos perdidos.



  • Johannes

    Bom Dia João Carlos,
    Felizmente, apesar dessa mazelas da nossa política, 20.000 pessoas ontem foram as ruas ontem em Brasília e deixaram bem claro que não consideram Brasília um modelo para muitas coisas….Quem sabe vira hábito e talvez teremos menos desses Pan-demônios, Grande Abraço.

    • janca

      Bom dia, Johannes. Verdade, apesar das mazelas o povo começa a se mexer, é que hoje as manifestações têm até mais dificuldade para ganhar as ruas. As redes sociais servem para convocar grupos para os movimentos e os protestos, mas paradoxalmente têm ajudado a tornar os indivíduos mais passivos, alienados e conformados com a realidade. Com mais dificuldade de ir às ruas. Fica um protesto mais virtual do que real. Por enquanto, pois em algum momento há uma virada, como na Primavera Árabe, e a situação passa a ser outra. Enfim, gostei do termo Pan-demônio. Abraço e boa quinta pra você, João Carlos

      • Johannes

        Em relação a passividade creio que ela já existia antes do advento da internet, acho que a internet talvez tenha potencializado porquê em determinados momentos dá a sensação que ela por si só basta, como você disse é paradoxal, …mas se as pessoas encararem a internet apenas como uma ferramenta em meio a uma mobilização mais ampla ela será útil. Comparando com o movimento do Impeachment do Collor, vale lembrar que o involvimento de partidos políticos era intenso e creio que esse novo movimento que pode vir a ganhar força parte mais da sociedade mesmo…o que é positivo…

        • janca

          Também acho, Johannes. E me lembro muito do movimento conta o Collor, que também começou devagar e depois foi tomando força e ganhando as ruas e a mídia.

          • Sérgio

            Pra mim isso não cola, a classe C está satisfeita e aproveitando a situação para melhorar de vida, enquanto as viúvas da direita fiquem choramingo eleições perdidas…

            Aliás, comparar as ditaduras arabes com uma das maiores democracias do mundo, só pode ser piada.

          • janca

            Não comparei as ditaduras árabes ao que você chama uma das maiores democracias do mundo, mas poderia tê-lo feito. Nossa democracia é a da família Sarney? É este nosso conceito de democracia? Abs. pra você, Janca

    • Luiz Felipe

      Eu só espero que essas pessoas que foram a essa marcha tentem começar a mudança a partir de si mesmos. Aqui em Brasília vários carros trafegam pelo acostamento em engarrafamentos, várias pessoas promovem festas com som alto n madrugada em áreas residenciais, e etc. Se querem cobrar uma atitude mais digna dos poíticos, comecem respeitando os outros no cotidiano, nas pequenas coisas, pra ter moral de reclamar depois.

  • rodrigo

    Janca,
    esse dinheiro vai sumir de novo!!! e multiplicado varias vezes.

    desde quando Brasilia é modelo de alguma coisa?
    só se for de prisao-albergue,de segurança minima, aquelas que os presos vao pra casa no fim de semana.
    a diferença é que lah a semana soh vai de terça a quinta.

    a copa e as olimpiadas vao levar o brasil a falencia!
    anote ai, 2017 crise avassaladora destroi a economia brasileira.

    • janca

      Oi Rodrigo, eu não chego a tanto, mas vou te cobrar em 2017 sobre essa crise avassaladora que você está prevendo _rs. Só pra deixar claro como você não considero Brasília modelo de nada, a Fifa que considera. E o governo do DF resolveu abrir as pernas, como costumo dizer, para dona Fifa a fim de conseguir mais destaque para a cidade na Copa das Confederações e no próprio Mundial. Em vez de as cidades ficarem competindo entre elas deveriam se preocupar em fazer obras de infraestrutura com preços decentes, evitar elefantes brancos, cuidar de seus aeroportos, da saúde, educação… Mas o que vemos é outra coisa. Abs. e valeu pelo comentário, Janca

    • Luiz Felipe

      Só lembrando que 95% dos políticos que vivem aqui em Brasília são mandados por gnt de fora, e não daqui. Vocês desaguam esses infelizes aqui e depois usam o nome de Brasíia em diversas ofensas, mas é responsabilidade do povo de Brasília nisso é mínima, não nula, mas mínima.

      Acho completamente absurdo construir um estádio para 70000 pessoas em uma cidade em que o melhor time está na série C, mas é impressionante como boa parte das pessoas fecha os olhos pra irregularidades quando se trata de futebol…

    • Sérgio

      Assinado: Profeta do apocalipse…

  • tulio

    Moro em Brasilia e nas festividades de 1000 dias antes da COPA o Governo Agnelo gastou mais de 1 milhão e meio de reais para fazer uma festa na frente do estadio Mané Garrincha. Trouxe Claudia Leite, Daniela Mercury e outros. O público total do evento não bateu 20 mil pessoas. Isso é nojento ! Hospitais e Escolas largadas e greves de todos os setores públicos nos quais o Governador nem se pronuncia. O governador só fala de COPA e gastos para a COPA.

    • janca

      Oi Tulio. Pelo que posso ver você é um cidadão consciente porque entende que há outras prioridades não só pra Brasília mas como para a maioria das cidades brasileiras. Soube deste show, pelo jeito o governo Agnelo não poupou esforços e abriu o cofre, mas fico contente de ver que pouca gente compareceu. E de fato o governador parece usar a Copa como um cartão de visitas para engrandecer sua própria administração. Só que para mim o efeito tem sido o contrário. Grande abraço, Janca

  • Flavio

    Quem pagar mais vai ser a sede de abertura da copa. Em razão disto o governo do distrito federal está se mobilizando, afinal as palavras propina e corrupção fazem parte constante de seu vocabulário e de muitos outros!!

  • BRASILEIRO PATRIOTA

    O porque os brasileiros nao afastam esta sindrome de viralata ,,somos sede do mundial e das olimpiadas ,,os 2 maiores eventos mundiais em territorio brasileiro,,e tomem demagogias baratas,,olhem bem todos os dias os corruptos roubam neste pais descaradamente debaixo dos narizes de todos estes que ficam criticando as organizaçoes dos eventos,,,faço um convite vao pra frente de suas prefeituras e cobrem agora onde foi parar os orçamentos de seus municipios e de suas cidades,,,cobrem de seus prefeitos e vereadores e de seus governadores do dia a dia,,,ou entao parem de ser demagogos

    • Brasilia revoltada

      Os outros que postam aqui deveriam ler e executar o que você escreveu aqui…… para ver se entendem o quanto todos somos irresponsáveis e falamos besteiras sem pensar.

  • André Galhardo

    Mais do que OBRIGAÇÃO!
    Em contrapartida, quando falamos de aeroportos, hotelaria a coisa complica!
    Uma correção: Tiveram a capacidade de tirar a bela homenagem ao Garrincha que dava seu nome ao estádio. Agora se chama Estádio Nacional de Brasília!

  • Brasilia revoltada

    Não sei porque vocês citam Brasília, como se Brasília e os cidadãos que nele residem e a sustentam com seus impostos, fossem os culpados pelas pessoas sem escrupúlos que vem execer os mandatos concedidos pelos cidadãos dos outros estados e territórios?
    Já está mais que na hora de vocês reverem seus conceitos e aprenderem a olhar para o próprio umbigo, pois se alguém tomou a frente de trazer esses eventos para o Brasil (Pan e etc) e esse alguém reside em Brasília, não quer dizer que nós de Brasília, nos deslocamos até os estados envolvidos para executar qualquer ação lícita ou ilícita.
    Por isso pensem bem antes de imputar a Brasília qualquer ação ilícita, pois a raiz do problema não está aqui, mas sim nos estados, em que cada cidadão brasileiro exerce o seu direito de voto.

  • Riba

    Que brasília tem uma estrutura muito boa pra sediar jogos da Copa é inegável. Agora, sediar jogo de abertura por puro capricho político é um absurdo! O governo do DF está se “esforçando” para levantar uma rena pra 70.000 pessoas na capital. Eu pergunto pra quê? pra que sejam disputadas 3 ou 4 partidas ali, além da abertura? e depois?

    só pra que os colegas que não moram em Brasilia possam ter uma idéia, o Campeonato Brasiliense 2011 teve um total de 70 partidas disputadas e um público pagante de 138.945. Ou seja, uma MÉDIA SENSACIONAL de 1.984 pessoas por partida!!!!! incrivel, não? acho que seria bom termos um estádio pra 70.000 pessoas aqui na Capital.

    Falam muito em legado da Copa e bláblá.. mas a verdade é que estão usando o nosso dinheiro. E muito mal.

    P.S. Outro absurdo é substiruir o nome do estádio de MANÉ GARRINCHA para Estádio Nacional de Brasília.

  • Brasília ser um exemplo para a FIFA é o mesmo que dizer que não é exemplo para ninguém. Uma entidade que quer passar por cima de leis nacionais não é merecedora de nada. O exemplo que haveria de ser dado é para o povo, início, meio e fim de qualquer evento.

    Aliás, porque será que o Mané Garrincha vai ser o único dos estádios a mudar de nome? Transformar o Mané em Estádio Nacional Nestlé de Brasília é um bom exemplo? Suprimir a memória, a história e o simbolismo de um povo é um bom exemplo?

    Ser um governador-fantoche (que consegue ser mais “moita” que á ignomínia chamada Roriz) que não demonstra conhecer a história e as aspirações dos cidadãos da própria cidade que governa sé um bom exemplo?

    Sinto muito, caro xará, mas o título desse post não nos orgulha (a nós, brasilienses) em nada…

    Abração,

    João Sassi

    Ps: escrevi uma espécie de manifesto contrário à mudança de nome do Mané Garrincha. Se interessar, posso enviá-lo.

    • janca

      Sobre o manifesto contrário à mudança de nome, interessa sim. Grande abraço, João

  • Só o VOTO NULO salva esse país

    Brasília é modelo sim, mas de corrupção.
    E o entorno de Brasília é modelo de descaso, miséria e injustiça social.

    • Realista

      Sobre o entorno voce deve reclamar com o estado de Goias que é o responsavel pela região

  • Claudio Marques

    Quero ver como vai ser no mês de junho e julho com aquela umidade de 12% em que até as aulas são suspensas em Brasília.

    • Realista

      Fico imaginando se chover em SP e caso a abertura seja lá como vai ser, estádio com menos de 50% de cobertura vai ter gente correndo pra tudo que é lado.

  • E MEU IRMAO TALVES A GENTE NAO CONHECE FUTEBOL COMO OS POLITICOS PORQUE GASTAR DINHEIRO COM ESTADIO EM BRASILIA SO PODE SER DE BRINCADEIRA OU ROUBALHEIRA PORQUE EM BRASILIA TEM TIME DE FUTEBOL QUE JA GANHOU ALGUMA LIBERTADORES OU FOI CAMPEAO MUNDIAL ENTAO GALERA ESTOU MAIS PROXIMO DO QUE LLLLL OU LLLLLLLLLLLLLLLLLDES

  • Ademir Santino de Lima

    É importante que o povo se mobilize de forma organizada sabendo o que vai reivindicar. Somente dessa forma poderemos por fim essa corrupção que além de envergonhar a nação provoca uma catástrofe enorme levando o povo a mortes e sacrifício.
    Devemos aproveitar esses dois eventos onde todos os olhares do mundo estarão voltados para o Brasil e exigir que os governantes façam de forma transparente todas as obras necessárias para organização desses eventos.
    Hoje não temos nenhuma liderança confiável, mais temos essa ferramenta que se chama internet onde conecta toda população brasileira.
    Vamos dar o grito de independência desses facínoras que ora estão usurpando o Povo Brasileiro

  • Bruno Schuster

    Janca: apesar de ser a cidade mais estruturada, praticamente pronta para a copa, S.Paulo e seus políticos estão aproveitando a copa para uma infernal gastança. Como explicar que serão investidos mais de 3 bi nos arredores do Morumbi, que esta fora da copa? e os bairros mais carentes ? Sorte que Itaquera já tem toda a infraestrutura como metrô, trem de boa qualidade ( 19 minutos do centro ao estádio), avenida que liga ao Aeroporto de Guarulhos ( 20 minutos), senão…

    • Helder

      Meu caro, é o mesmo que questionar o porque do metro em Itaquera, Pacaembu, Pompéia, veja o bairro do Morumbi não tem transporte público adequado, é rodeado por comunidades carentes que necessitam do metro e da Linha Ouro, vai facilitar a chegada ao trapalho e aos hospitais próximos, vergonha é desviar impostos para estádio particular, como acabou ocorrendo, mais 90 milhões do governo do estado para ampliação, isso sim é um crime!

      Transporte público de qualidade é uma das inúmeras falhas da cidade de São Paulo.

    • janca

      São Paulo está um caos, como você bem coloca, Bruno, e os políticos aproveitando para abrir a torneira. Abs. Janca

  • Alessandro

    É bem verdade que o Brasil precisa investir prioritariamente em vários outros setores fundamentais para o bem comum da sociedade, porém devemos ser conscientes pelos nossos atos, se não queríamos que o dinheiro público fosse investido nesses dois grandes eventos esportivos, antes da aceitação de sermos sedes oficiais, deveríamos ter batido o pé e lutado para não recebermos tais eventos em nosso País. Agora que já aceitamos (quem se cala, concorda) temos infelizmente que cumprir o que foi combinado e mostrar para o mundo que o Brasil é de fato um candidato a Potência mundial, e que somos capazes de cumprir o combinado, já que o mundo vive de imagem, portanto nada melhor para nossa imagem, do que termos sucesso nos dois principais eventos esportivos mundiais. Apesar de saber que poucos irão se beneficiar de tal momento, eu estou fazendo a minha parte buscando oportunidades de negocio ao invés de ficar reclamando e nada fazendo. Para que possamos ser escutados devemos ser uma sociedade unida e organizada, só assim iremos ter poder de decisão algum dia. grande abraço a todos.

    • janca

      Mas podemos negociar com a Fifa, Alessandro, respeitar nossas leis e chegar a um senso comum, a um acordo com eles. Abs. e valeu pelo comentário, João

  • Caro Janca, se meu post está sendo moderado há tempo, talvez o assunto não seja adequado ao blog.

    Um abraço,

    João Sassi

    • janca

      Desculpe, João, foi falha minha. O assunto é adequado, sim. Peço mil desculpas mesmo, não censuro nenhum post. Abs. Janca

      • Desculpas aceitas. Eu desconhecia o funcionamento do blog ou do processo de moderação descontínua.

        Abração,

        João Sassi

        • janca

          Valeu, João. Grande abraço do seu xará

  • Helder

    Fifa considera a cidade de Brasília um modelo para a Copa?

    Bem, é melhor os cidadãos brasilienses ficarem ainda mais de olho então.

    • janca

      Também acho, Helder. Abs. Janca

  • Sérgio

    Dúvida? Se o Pan foi um pan-demonio porque o COI escolheu o Rio para 2016.
    E a subida do orçamento foi em razão da troca do projeto, que mudou para arpoveitar as instalações para tentar uma candidatura olimpica (o que foi uma decisão correta).

    Brasília está cumprindo o que se comprometeu quando se candidatou a sede da copa, vale lembra que o estádio está sendo construido com dinheiro da Terracap, que arrecadou com as vendas de terrenos proximos ao Estadio Nacional, que serão usados para o novo setor hoteleiro.

    Brasilia está de parabens, e a FIFA, tem os seus defeitos, mas sabe como ninguem como se organiza uma copa do mundo.

    • janca

      Você diz que a subida do orçamento foi em razão da troca do projeto, mas quais instalações serão usadas para os Jogos Olímpicos? O Maracanã, que ficaria pronto para a Copa, não está passando por nova reforma que custa quase 1 bilhão de reais? O COI escolheu o Rio muito por conta disso, porque sabe que no Brasil haverá obras e mais obras e o orçamento pode subir dez vezes mais do que o previsto inicialmente que o povo aceita numa boa, Sérgio. Abs. Janca

      • Sergio

        Acusação leviana!

        • janca

          ???

      • Sergio

        Maria Lenk, Velodromo, Arena Olimpica, Maracanazinho, Centro de Tiro, Engenhão.

        • janca

          Você viu como está o Maria Lenk? O Engenhão, com problemas estruturais e administrado pelo Botafogo? O Maracanã?

  • Robert silva

    modelo pq la a roubalheira come solta só se for por isso

    qto a brasileirao:

    fred mandou 3 torpedos direto do RJ p/ o paraná depois do jogo de hoje o nome do torneio pode ser fred pq ele nao jogou o fla-flu mas hoje meteu 3 gols vejamos domingo contra o parmera em sampa fluminense não é brincadeira se chegar com chance de titulo vai levar taça

  • Alessandra Barbour

    Janca,

    Estamos mal de exemplo! Brasília? Onde encontramos o que há de mais podre no Brasil! Apesar de adorar futebol e ter assistido “in loco” a Copa dos Estados Unidos, em 94, sempre fui contra a realização do evento aqui, no Brasil. Temos outras prioridades, como saúde e educação, por exemplo. A conta vai ficar cara e vamos ter de pagar!! Beijo.

    • janca

      Oi Alessandra, põe cara nisso. E o pior é que nada foi pensado em termos de legado, está tudo sendo feito na base do improviso, quando faz quase quatro anos que fomos escolhidos como sede da Copa. Bjs. e obrigado pelo comentário

      • ANDERSON

        Janca,

        Meu pai sempre me disse uma coisa: se vc vai criticar algo, tem q ter alternativa, pq senao fica critica por critica! Qual ou quais suas alternativas? Nao digo macro, mas micro tb?

        Essa moça aí deve ser aquelas brasileiras q vivem nos EUA e ainda andam deslumbradas com a terra do tio San, um verdadeiro Brasil do Norte, com todas as porcarias q temos aqui e outras piracoes mais. Ela deveria ficar pra lá. Nao precisa ficar aqui e pagar a conta. Vai pagar a conta de guerras intermináveis e absurdas lá no tio Sam. Eles estao precisando de ajuda desesperadamente!!!!

        • janca

          Há várias alternativas, Anderson. Não se trata de criticar por criticar. Vou dar um exemplo: quando chove uma série de denúncias de corrupção em ministérios como o de Turismo, qual a alternativa? Reduzir o número de ministérios para aumentar o controle, fiscalizar mais, punir, não trocar seis por meia dúzia, mexer na base aliada… Enfim, no caso da Copa, por exemplo, negociar com a Fifa a redução das exigências, fazer uma Copa dentro de nossa realidade, ceder em alguns pontos, não ceder em outros, sempre há alternativa, Anderson, sempre há. Abs. Janca

  • http://www.futebolcomoscurcinos.com
    ESCUTE NOSSO 9º PROGRAMA COM COMENTARIOS SOBRE A 28º RODADA DO BRASILEIRAO. PALPITES, HEROIS E VILOES DA RODADA, HUMOR E PAIXAO PELO FUTEBOL! E SE VOCE TEM INTERESSE DE PARTICIPAR DE NOSSO PROGRAMA, MANDE SEU EMAIL PARA futebolcomoscurcinos@gmail.com, NAO É NECESSARIO SE DESLOCAR DE ONDE VOCE ESTEJA, SUA PARTICIPACAO É ON LINE!
    CURTA E DIVULGUE, PORQUE FUTEBOL COM OS CURCINOS FOI FEITO PRA VC! O MELHOR DO FUTEBOL BRASILEIRO!

  • ANDERSON

    Até gosto dos protestos contra corrupção, mas o que acho mais engraçado é que todo mundo faz tudo errado: quer burlar leis, impostos e SEMPRE se dar bem, e depois a culpa é sempre dos políticos.

    Quem burla leis pra se dar bem, se um dia for político, vai ser corrupto! Eu só acho que discussao é um pouco mais ampla. Tem q ser na atitude, ato de querer sempre se dar bem! No Brasil, todos sempre tem que se dar bem! Todos querem o bonus e nada de onus!

    Qto a Copa, continuo achando q por razao Brasilia será a sede da abertura. Lá é a capital do Brasil, representa até na política o que é a sociedade brasileira: quer sempre se dar bem, a todo custo! Representa muito bem o Brasil, por bem e por mal! E pro pessoal de fora o que mais importa: tem um ótimo IDH, a mais alta renda per capita do país, toda infraestrutura e apoio aos líderes de fora em virtude das embaixadas localizadas lá e o mais importante: o estádio está indo de vento em popa, o espaço externo é excelente (como a FIFA exige) e nao seria o caos que seria se for em SP.

    No Brasil as coisas se decidem mto por coração e quase nunca por razao ou mérito. A todos q defendem bons políticos, defendem por trás a idéia de razao, mérito. Como podem defender uma cidade que nao vai fazer absolutamente NADA pra melhorar o transporte caótico, vai construir um estádio com 20 mil vagas temporárias e que é servido justamente pela linha de metro e trens mais caóticas da cidade? Só se a FIFA for muito louca! Pra mim estes 20 mil extras já sao uma sinalizacao de q a abertura pode nao ser em SP. Pra mim a escolha, independente de qq coisa, tem que ser técnica ou mto mais técnica que política. Pq se for mto mais política, vem abaixo o discurso de muitos aqui e nas ruas: contra corrupçao, ou seja, contra se dar bem a todo custo ou seja, nao se importe, faça mal feito q mesmo assim vc levará, pq tem alguem q defende seus interesses acima de tudo!

    • janca

      Caro Anderson, duas considerações:
      1) Você considera que todo cidadão é igual, que todo brasileiro vive para burlar a lei e não acho certo colocar todos no mesmo saco, generalizar da forma que você faz. É preciso contextualizar. Uma moça que pega uma lata de leite num mercado e sai sem pagar para dar ao filho que não tem o que comer pratica crime? Crime igual ao de alguns políticos que vemos por aí? E alguém que erra na declaração de seu imposto de renda está sonegando? Só se for um erro proposital…
      2) Sobre a abertura da Copa, ainda acho que vai dar SP. E não vejo problemas em 20 mil lugares removíveis, nos Estados Unidos, em 1994, foi assim e a Copa foi muito bem realizada. Acho melhor do que fazer um elefante branco que depois não será mais usado. O problema do estádio do Corinthians, para mim, é a forma (os recursos) com que está sendo feito.

  • Realista

    Sugestão quando falarem de Brasília direcionem aos políticos, a grande maioria eleita em outros estados, até por vocês mesmo, Brasília é sim um exemplo em termo de cidade planejada e queiram ou não é a Capital deste país.

MaisRecentes

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo

Verdão aflito



Continue Lendo