Identidade nacional e a Copa



O Centro Universitário Maria Antonia realiza segunda e terça um encontro para discutir os grandes eventos esportivos como espetáculo de mídia e as políticas de identidade nacional na Copa do Mundo.

O professor Jaeho Kang irá analisar as funções sociais e culturais de um acontecimento como o Mundial, enfatizando a função da mídia e da relação entre globalização e nacionalismo.

Como um dos diretores de “Sobre Futebol e Barreiras”, que filmamos durante a Copa da África, no ano passado, em Israel e nos territórios palestinos para discutir o conflito e os problemas de identidade nacional na região tendo o futebol e o Mundial como pano de fundo, o assunto me interessa muito.

No primeiro encontro será discutido como a Copa evoluiu para se tornar um megaevento midiático. No segundo, são discutidos o papel da globalização do futebol em paralelo com conceitos de identidade nacional.

Serão exibidos filmes sobre o tema, mas não o nosso, cuja estreia em SP será no final deste mês.

O professor Kang atua no departamento de mídia e filmes da New York School e é doutor pela Universidade de Cambridge. Após ter realizado pesquisa sobre a Copa na África, fará o mesmo no Brasil em 2014.

Os eventos, ambos em SP, no Salão Nobre do terceiro andar do centro Maria Antonia, começam às 19hs e terminam às 22hs. Repito: nos dias 11 e 12 próximos. Para maiores informações, o telefone é (11) 3123 5200. Aos que se interessam pelo assunto fica aqui a dica.



MaisRecentes

A matemática do futebol



Continue Lendo

A melhor do mundo



Continue Lendo

Aprender a perder



Continue Lendo