Fifa pressiona Natal



Jérôme Valcke avisou o governo brasileiro que atraso nas obras de infraestrutura preocupam muito a Fifa.

No encontro com Dilma Rousseff lembrou que a Matriz de Responsabilidade para a Copa de 2014 acordada com as cidades-sede não está sendo cumprida. E citou nominalmente o caso de Natal. Quer uma posição mais detalhada da União sobre o que se passa na capital do Rio Grande do Norte até o próximo dia 20, quando acontece a reunião do Comitê Executivo da Fifa e serão anunciados os palcos de abertura e encerramento do Mundial, além do nome das cidades que abrigarão a Copa das Confederações, em 2013.

O caso de Natal é emblemático. O resultado do leilão de concessão do Aeroporto São Gonçalo do Amarante foi suspenso devido a recurso do consórcio Aeroportos Brasil, segundo colocado, contra o Inframérica, que ficou em primeiro e ganhara a disputa. A construção do estádio Arena das Dunas começou com 17 meses de atraso e ele não ficará pronto até dezembro de 2012, como havia sido prometido. Para piorar, nenhuma das obras previstas de mobilidade urbana segue cronograma inicial para 2014.

Na reunião do próximo dia 20, na Suíça, o Comitê Organizador Local deve apresentar à Fifa plano B para Natal seguir como uma das 12 cidades-sede.

Um dos pontos é trocar o São Gonçalo do Amarante pelo Augusto Severo, aeroporto que seria ampliado para a Copa caso o primeiro não fique pronto a tempo para o evento. A questão é que o Augusto Severo também enfrenta problemas na Justiça. Há pelo menos dez investigações em andamento apurando denúncias de irregularidades na gestão do aeroporto.

Se pensarmos que estamos a poucos dias de completar quatro anos do anúncio do Brasil como sede da Copa veremos que Natal é apenas o retrato mais claro de como o país se prepara para o Mundial. Pelo jeito não aprendemos nada com o Pan, que deveria ser usado como exemplo a não ser seguido. A cartilha parecer ser a mesma. Legado mínimo e custo final das obras nas alturas. E que se dane o contribuinte brasileiro. Uma pena.

 



  • Renato Bastos

    É Janca o que estava previsto vai mesmo acontecer a conta da copa vai ficar toda pra gente, que acorda as 6 da manha e vai trabalhar e paga uma alta carga tributaria diga-se de passagem uma das maiores do mundo por um péssimo serviço…. mas como sempre aqui no brasil tudo é festa vai chegar a copa nós vamos fazer churrrascos para assistir os jogos, pagar caro nos ingressos para ir aos estadios e tudo termina em samba …

    • janca

      Oi Renato. De fato o que estava previso (por quem paga a conta, mas imagino que também por quem está lucrando com a Copa) está ocorrendo. Temos uma das maiores cargas tributárias do mundo e cadê o planejamento? Tudo deixado para a última hora interessa a quem? Não interessa pra gente e pro contribuinte, mas interesse a muitos poderosos que vão ganhar muito dinheiro com obras de última hora. E improvisadas. Neste ponto a Fifa está certa de reclamar. Abração, Janca

  • Barcelusa 2011

    Oi Janca, oi Renato. Prometo não falar só da Lusa hoje. O comentário do Renato condiz com tudo o que estamos vendo. Pago impostos, acordo todo dia às 6h30 pro trabalho, pago meus impostos em dia e que serviço tenho em troca? Natal está o fim de feira pra Copa, mas São Paulo também, o Rio, Curitiba, Porto Alegre. O brasileiro só pensa em estádios e mesmo os estádios não vão pra frente. Quando vão é com muita grana e histórias que só ficamos sabendo quando um Andrés Sanchez da vida toma umas a mais e fala as verdades. Mas fala da Lusa, Janca, agora acho que subimos, né não?

    • janca

      Putz, desculpe, Barcelusa, acabei não falando nada da última vitória do time, né? Posso ser sincero? Acho que a Lusa está com um pé na primeira divisão. Um pé e meio. Mas tem tudo para conseguir o título, então não pode relaxar. Só faltam dez rodadas e tem que manter o ritmo. O time está bem entrosado, isso que importa. Tem consistência. A campanha não é por acaso. A última rodada foi ótima porque agora só faltam dez _não mais 11_ e a vaga parece quase lá. Sobem quatro, a distância em relação ao quinto colocado, agora o Boa, passou para 12 pontos. Aumentou. E os três outros times que estão no G4 tropeçaram, o Americana empatando em casa e Ponte e Náutico perdendo fora. Está tudo dando certo. Msa comemorar só com a classificação matemática. confirmada mesmo. Só que dessa vez tem que conquistar o título, porque está perto dele, Barcelusa. Abs. e vamos ver o jogo de amanhã, hein? Um empate estará de ótimo tamanho, se bem que dá pra vencer jogando o que está jogando. Janca

  • Fábio

    Quer dizer que deu merda no aeroporto de Natal? Imagine a concessão de Guarulhos como não vai ser, amigo. Eta Copinha…

    • janca

      O leilão de concessão acabou na Justiça. A coisa anda feia, Fábio. Abs.

MaisRecentes

A tática da CBF



Continue Lendo

Itaipava no Timão



Continue Lendo

Decepção são-paulina



Continue Lendo