Fifa pressiona Natal



Jérôme Valcke avisou o governo brasileiro que atraso nas obras de infraestrutura preocupam muito a Fifa.

No encontro com Dilma Rousseff lembrou que a Matriz de Responsabilidade para a Copa de 2014 acordada com as cidades-sede não está sendo cumprida. E citou nominalmente o caso de Natal. Quer uma posição mais detalhada da União sobre o que se passa na capital do Rio Grande do Norte até o próximo dia 20, quando acontece a reunião do Comitê Executivo da Fifa e serão anunciados os palcos de abertura e encerramento do Mundial, além do nome das cidades que abrigarão a Copa das Confederações, em 2013.

O caso de Natal é emblemático. O resultado do leilão de concessão do Aeroporto São Gonçalo do Amarante foi suspenso devido a recurso do consórcio Aeroportos Brasil, segundo colocado, contra o Inframérica, que ficou em primeiro e ganhara a disputa. A construção do estádio Arena das Dunas começou com 17 meses de atraso e ele não ficará pronto até dezembro de 2012, como havia sido prometido. Para piorar, nenhuma das obras previstas de mobilidade urbana segue cronograma inicial para 2014.

Na reunião do próximo dia 20, na Suíça, o Comitê Organizador Local deve apresentar à Fifa plano B para Natal seguir como uma das 12 cidades-sede.

Um dos pontos é trocar o São Gonçalo do Amarante pelo Augusto Severo, aeroporto que seria ampliado para a Copa caso o primeiro não fique pronto a tempo para o evento. A questão é que o Augusto Severo também enfrenta problemas na Justiça. Há pelo menos dez investigações em andamento apurando denúncias de irregularidades na gestão do aeroporto.

Se pensarmos que estamos a poucos dias de completar quatro anos do anúncio do Brasil como sede da Copa veremos que Natal é apenas o retrato mais claro de como o país se prepara para o Mundial. Pelo jeito não aprendemos nada com o Pan, que deveria ser usado como exemplo a não ser seguido. A cartilha parecer ser a mesma. Legado mínimo e custo final das obras nas alturas. E que se dane o contribuinte brasileiro. Uma pena.

 



MaisRecentes

A matemática do futebol



Continue Lendo

A melhor do mundo



Continue Lendo

Aprender a perder



Continue Lendo