Orquestras em 2014/16



Depois da Sinfônica de Heliópolis foi a vez de a direção da Orquestra Juvenil da Bahia ser contatada para participar de cerimônias durante a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.

A ideia dos organizadores dos dois eventos é mostrar que não só o esporte mas também a música pode ser importante instrumento de inserção social.

Na abertura do Mundial ou dos Jogos Olímpicos não está descartada a presença de uma das duas orquestras, embora não sejam as únicas na parada.

A Sinfônica de Heliópolis já havia sido sondada pelos organizadores da Copa para estar na cerimônia de abertura, especialmente se São Paulo for confirmada como palco de abertura.

Já a Orquestra Juvenil da Bahia faz parte de um programa do governo local que adotou como modelo projeto desenvolvido na Venezuela com objetivo de disseminar a música erudita entre a população carente. Seu maior representante é o maestro Gustavo Dudamel, que faz muito sucesso não só entre os venezuelanos mas também no exterior. Recentemente ele se apresentou em solo brasileiro, assim como o violinista Joshua Bell. Mas a apresentação de Joshua Bell, um músico excepcional, foi privilégio da elite. O ingresso, afinal de contas, custava 750 reais… Salgado, não?

 

 



  • Lily Martins

    Oi João, 750 reais é mais do que um salário mínimo. Não é pra qualquer um mesmo. Mas muito bom saber que nossas orquestras começam a ser valorizadas por trabalhos tão bonitos que elas fazem e podem fazer, né? Música clássica não deve ficar restrita a um grupinho. É o que eu acho. Boa tarde pra você, Lily

  • janca

    Mais do que um salário, Lily. Não que os músicos não possam cobrar esse valor, acho justo que cobrem, tinha ingresso para Paul McCartney por este valor e cada um na sua especialidade o Joshua Bell é tão bom quanto. Agora que não dá para o povão pagar este preço não dá, como não dá para pagar o preço de muito jogo de futebol. Sobre a popularização da música clássica acho essencial e tem muito músico erudito trabalhando neste sentido. Boa tarde pra você também, João

  • http://www.futebolcomoscurcinos.com
    ESCUTE NOSSO 6˚ PROGRAMA COM COMENTARIOS DA 26˚ RODADA DO BRASILEIRAO, HEROIS E VILOES, QUADRO A CULPA EH DE QUEM? HUMOR E PAIXAO PELO FUTEBOL!!!
    CURTA E DIVULGUE, PORQUE FUTEBOL COM OS CURCINOS FOI FEITO PRA VC!!!!!

MaisRecentes

Os estádios do Santos



Continue Lendo

Defesa do Palmeiras



Continue Lendo

Grupo rachado



Continue Lendo