Ladainha na Arena



A Arena da Baixada, um dos palcos da Copa de 2014, foi cenário, mais uma vez, de uma série de baixarias após o empate que o Flu arrancou do Atlético-PR já nos acréscimos.

Tudo por conta de pênalti marcado para os cariocas e convertido por Fred. O trio de arbitragem por pouco não consegue deixar o gramado, policiais alegando que objetos eram jogados das arquibancadas, torcedores reclamando de truculência da polícia…  E isso porque o clube paranaense acaba de se livrar de perder mando de campo por conta de um dirigente que teimava em assistir a um jogo no banco de reservas hostilizando o juiz.

O que mais choca é o que dizem jogadores, membros da comissão técnica e da direção do time da casa. O discurso era unissono. O Fluminense não precisava disso, há complô contra o Atlético, que segue na zona de rebaixamento, o time luta, mas o árbitro teima em atrapalhar tudo… Como é fácil sempre jogar a culpa no outro. O lance do pênalti era, como muito o que acontece no futebol, subjetivo, dependia da interpretação do juiz. Se me perguntassem se eu marcaria, marcaria, sim, porque achei que houve a infração. Como acharam narrador e comentarista do Sportv, embora muitos comentaristas pensem diferente e dizem que não marcariam o pênalti.

O que sinto é que se o Atlético continuar procurando bode expiatório na arbitragem e não olhar para o próprio umbigo, a situação vai ficar ainda pior. Pois tempo para reagir ainda há.



  • Flu SA

    Bom alguém falar do que aconteceu no Paraná pois não é a primeira vez. O Coritiba que o diga. Tem gente que precisa aprender a perder. Abs. Flu SA

    • janca

      Você tocou num ponto certo. Perder faz parte do futebol. A gente tem que saber perder e saber ganhar também. Abs. Janca

      • Rafael_TricolorBSB

        Coitado do Atlético MG e Botafogo então…

        Quando vão aprender a ganhar?

        kkkkkkkkkkk

        • Rafael

          Quando o pequenino Flu disputar a segundona novamente e subir DIGNAMENTE… POis até hoje o florminense encontra-se na história mais suja do futebol nacional. 3 quedas consecutivas e 2 viradas de mesa. Essa é a pífia história do pequenino flu…

          • RaphaTricolor78

            Pois é , pequenino é sua mente em falar uma merda dessas. Não sei p/ qual time vc torce, pois vc n disse , mas o Fluminense Futebol Clube é o berço da história do futebol brasileiro , a primeira vez que a seleção brasileira entrou em campo em jogo oficial foi no Estadio das Laranjeiras.. isso só pra começar a falar da GRANDEZA do FFC… Então seu merda , vai lavar essa sua boca imunda antes de falar do Fluminense….

          • O GRANDE

            E o recente caso do Fred na seleção,os bambis do RJ não tem moral pra falar nada…,mas que o Furacão está perdendo o foco;nisso o Janca está correto.

            Abs.

          • Marcelo

            isso é dor de cotovelo…

  • sera que se fosse para o lado do outro time o juiz teria marcado aquele penalti?
    e outra o Fred é campeão de botar a culpa em arbitro quando o Fluminense não vende e ontem era só sorriso após o jogo

    • janca

      É um mal do futebol. O jogador quando perde _e técnicos, dirigentes e torcedores também_ tende a colocar a culpa no juiz. É uma ladainha que cansa. Em vez de olhar para os próprios problemas, o Atlético-PR prefere culpar a arbitragem, como o Brasil, na Copa América, culpou o estado do gramado quando perdeu quatro pênaltis. Acho que se fosse para o outro lado o juiz teria marcado aquele pênalti, sim. Acho que acertou na marcação. Não acho que haja armação contra o Atlético-PR não, assim como não vejo complô contra o Atlético-MG. Abs. Janca

    • Arnaldo

      1º o penalti no Wagner Diniz não existiu;

      2º o Morron fez um gol anulado com a mão e sequer recebeu cartão;

      3º o zagueiro do CAP deu uma entrada violenta no Sóbis e só não foi expulso porque os jogadores do time paranaense cercaram e pressionaram o árbitro;

      4º o gol do CAP estava impedido;

      5º o zagueiro do CAP meteu a mão na bola dentro da área e o juiz não deu penalti marcando a infração fora da área;

      QUEM FOI PREJUDICADO AFINAL???

  • Ridiculos comentarios como:ahh mas foi aos 47,se ele nao marcasse o jogo continuaria normal,penalti é penalti pô,independente de tempo,time,estadio,e que os atleticanos nao caiam no papo dos dirigentes que querem desviar os motivos que ocasionaram mais um tropeço do time,a arbitragem fez oq devia fazer,cabe aos jogadores e os dirigentes exercerem as suas respectivas funções para livrar o time dessa situação terrivel…

    • janca

      Eu também penso assim, Victor, pênalti é pênalti não importa se acontece no primeiro minuto do jogo ou no último. E os dirigentes do Atlético parece que querem desviar o foco da responsabilidade pela má fase do time para a arbitragem. Abs. e valeu pelo comentário, Janca

  • Aleksandro

    Janca,

    Moro em Curitiba e concordo em partes com seu texto… Talvez não exista um “complô”, mas a tal “boa vontade” do apito sempre existe… E dificilmente é para o lado de algum time de fora do eixo.

    Obs: Não sou patético-pr, sou tricolor do Morumbi.

    • janca

      Pode até ser, a tal da “boa vontade” do apito com os times de Rio-SP, mas sinceramente não foi o que vi no sábado. Abs. e fica aí registrada sua opinião, Janca

  • jorge

    complo no brasil é so pro cúrinthias ganhar algo,vide em 2000,2005 e por ai vai..

    • André

      Isso. Complo pro Corinthians. uhauhaha
      Isso a materia fala de CAP e Fluminense…
      Ow povinho sem cultura!!

    • lidor

      aff ta foda uhauha

      depois falo q nego tem inveja do TODO PODEROSO, NEGO RECLAMA, o q q o corínthians tem a ver com isso ? uhauha

      se fosse pra ajuda o corinthians, não marcasse o penalty, q era um ponto a menos para o flu

      como disse o André, o povinho sem cultra….

      RI ALTO AGORA

  • rodrigo

    todo penalty dado nos acrecimos do segundo tempo, tem esse tipo de confusao.

    mas se é penalty, é penalty.

    de resto, se o furacao parar de reclamar besteira e se acertar, ainda da pra sair dali.

    acerta o seu time, pq um penalty dado pelo juiz nao foi o que te colocou naquele lado da tabela.
    e nao vai ser um penalty que vai te tirar.

    • janca

      Penso do mesmo jeito que você, Rodrigo, pênalti é pênalti, mas marcado nos acréscimos tende a gerar mais confusão. Resta ao Atlético olhar para o próprio umbigo e esquecer a arbitragem porque tempo ainda há para escapar da degola. Abs. Janca

  • Josué Machado Costa

    A Sportv é bairrista, os comentaristas e narradores não conseguem simular parcialidade, outro dia, no jogo entre Corinthians e Flamengo este mesmo comentarista se portou de modo ridículo, só via o Flamengo em campo, ridiculo!!!

    • janca

      O comentarista, salvo engano, foi o Lédio Carmona e o narrador o Luiz Carlos Jr., que são profissionais extremamente tarimbados. Mas fica registrada aqui, claro, sua opinião. Abs. Janca

      • Renato

        Janca,

        Sou tricolor, concordo que houve penalti nas duas situações.

        Porém não posso deixar de concordar com o amigo acima que o Ledio quando transmite jogos do Flamengo é extremamente parcial e torce.

        Assim como o Renato Mauricio Prado que apesar de ser bom jornalista, perde a cabeça e toca a falar besteiras quando ao assunto é Flamengo.

        Deveria se ter uma orientação quanto essa manifestação de torcedor do jornalista. A analise tem que ser sempre imparcial.

        abs
        Renato

        • janca

          Oi Renato, eu concordo que o jornalista tem que ser imparcial, mas acho que um toque de subjetividade nas análises sempre aparece, porque somos todos humanos. Quando eu comentava no Sportv tentava _mas nem sempre conseguia_ ver os dois times, digamos assim, não que torcesse por um ou por outro, mas muitas vezes nossa preocupação maior fica com os times do eixo Rio-SP ou com os grandes de Minas e do Sul, o que não é bom. Porque do outro lado há times com muita representatividade também, seja o Sport, o Ceará, o Santa Cruz, apesar de ter caído para a Série D, o Bahia, o Vitória, enfim, temos que ter muito cuidado. O narrador inclusive porque não pode dar mais atenção para A do que para B, embora isso aconteça às vezes sim. Comigo acontecia e eu tentava me policiar, Renato. Às vezes conseguia, às vezes não. No início da minha passagem pelo Sportv eu estava no Rio e meus olhos talvez fossem mais para os times cariocas, que estavam mais próximos. É possível, embora não seja o ideal. Mas a gente vai aprendendo e melhorando _ou não_ com o tempo. Abs. e respeito sua opinião, mesmo não sendo a mesma que a minha sobre o Lédio e o Renato Maurício Prado, Janca

          • Rafael

            Lembrando que o Lédio é Vascaíno e o Luiz Carlos Jr. é Florminense!!!

  • Bruno

    Vergonhoso é ter pessoas com o comentario igual ao seu, pois se esconde atras do computador e fala tamanha besteira !!! não torço pelo Atlético, pelo contrário sou Bahia , mas não houve o mesmo comentário quando Fred saiu reclamando do juíz no jogo de Salvador, e além do mais , vcs só criticam quando não é do eixo rio-sp. Por isso que o Brasil está na merda no atual momento do futebol, pq inventam resultados e quando vão disputar um torneio sul americano acontece o que acontece, que diga Tolima e etc… Agora por favor nunca venha a Bahia !!!

    • janca

      Caro Bruno, não é verdade o que você diz. O Corinthians, quando foi eliminado da Libertadores pelo River, lembra aquela confusão toda no Pacaembu, foi assunto nacional. Motivo de críticas e mais críticas. E essa ladainha de reclamar da arbitragem em nenhum momento disse que é privilégio do Atlético, é característica do nosso futebol, seja o time do eixo Rio-SP ou não. Sobre não ir à Bahia, não me peça isso porque adoro o Estado e já estive aí várias vezes. E pretendo voltar. Abs. Janca

  • claudio

    apesar de ter acertado no penalti, este juiz é o pior que assisti neste ano. A primeira falta do Diogro: tenho dúvidas se ele acertou mesmo o Paulo Baier e o juiz ia dar somente a falta mas o Paulo ficou no chão, a torcida deu aquele grito e aí sim ele deu cartão no Diogro. Depois foi um monte de lambanças. Errou em marcar lateral que o bandeira deu pro outro lime, etc… Duvido que este árbitro jogou futebol na vida. Alguns lances no Fred era nítido que ele não queria marcar (como aconteceu também com o Heber Roberto no jogo do Flu contra o Bahia). Repito: foi o pior árbitro que assisti este ano.

    • janca

      É sua opinião, fica aqui registrada, mas não acho que um árbitro tenha necessariamente que ter jogado futebol para ser um bom juiz. O mesmo serve para o técnico. Abs. Janca

  • Luis

    é fácil mesmo colocar a culpa nos outros quando perde….mais fácil ainda é um imbecil como esse juiz, ACHAR um penalty desses para marcar….mas como comentarista só serve para falar mesmo, é dificil imaginar o efeito de um penalty mandrake desses (grande coisa o sportv achar que foi, os da espn que tem muito mais credibilidade acharam que não foi) em um time que busca sair da zona do rebaixamento…..queria ver vc falar isso se fosse pro lado do flamengo ou do curintia…..ABAIXO A HIPOCRISIA

    • janca

      Claro que falaria, Luis. Como você pode ver neste blog pelos comentários dos internautas, você pelo jeito acha que não foi pênalti, muita gente acha que foi, as opiniões não são unânimes. E isso depois da partida terminada e de as pessoas terem visto e revisto o lance pela TV. O árbitro tem milésimos de segundo para se decidir e o lance é interpretativo, tanta que segue sendo discutido até agora. Para mim ele acertou. Mas mesmo se tiver errado não vejo um complô contra o Atlético-PR, não. Abs.

    • Darke Luiz

      Só na sua opinião os comentarista da ESPN são mais conceituados que os do SPORTV. Os apresentadores e comentaristas da ESPN são paulistas bairristas e quando os times de São Paulo perdem, eles passam 90% dos programas falando de futilidades futebolísticas para terem menos tempo para abordarem os insucessos dos times da casa. Foi assim, por exemplo, quando após a derrota do Corintians para o Fluminense, o apresentador e os comentaristas do Bate-Bola 1a. Edição, passaram o programa quase inteiro falando sobre o porquê da queda do Flamengo no Campeonato Brasileiro.

  • Marcos

    O grande prejudicado pela arbitragem foi o Flu. O Wagner Diniz deu uma cambalhota acrobática por nada, o juiz marcou pênalti. Depois, gol de mão dos paranaenses, o cara não tomou nem cartão. Por fim, zagueiro do Patético meteu a mão na bola dentro da área, o juiz marcou fora !!!
    Ao terminar a partida, jogadores, técnico e comissão técnica tiveram 5 minutos livres para insultar o árbitro…3 policiais, com muita preguiça, demoraram um tempão para proteger o trio de arbitragem. No Rio, já viram como é ? A polícia vem correndo e dá logo um chega pra lá no time da casa. Esse Paraná é uma vergonha: há 2 anos, o Coritiba protagonizou aquela bárbarie no rebaixamento, era para ser suspenso por 5 anos dos campeonatos brasileiros. Tomara que o Patético seja rebaixado.

    • Pedro

      Pois é, o Paraná é uma vergonha, foi que time mesmo que estava na 3ª Divisão e foi “convidado” a disputar a primeira sem passar pela segunda? Pois é, o Fluminense!!! Quem que teve duas “mesas” viradas para não ser rebaixado? Pois é, o Fluminense.

      Estranho que vc fala do ocorrido em 2009 do Coritiba, mas o mesmo fluminense no Camp. de 96 (aquele que viraram a mesa, isso não é vergonhoso né?) a torcida invadiu o gramado, agrediu o goleiro do Atletico (Ricardo Pinto) a ponto dele ficar internado em uma CTI no Hospital, e nem mando de jogo ele perdeu..Mas claro a vergonha é o Paraná!

      Agora, me desculpe, mas enquanto o Fluminense não tiver a atitude de time sério e responsável e ir disputar a segunda divisão, que ele atraves da CBF e Globo, fugiu de disputar, é o time que não tem direito algum de reclamar ou pedir algo, pois esse sempre será a maior vergonha do futebol brasileiro de todos os tempos. É um digno timinho e foda-se se é campeão ou não, pois campeão tem que aprender a respeitar regulamento antes de tudo!

      • Arnaldo

        Mas são uns IGNORANTES mesmo.

        Pra falar da virada de 96 tem que lembrar que ela só ocorreu para não punirem como devia o Atlético PR e Corinthians pelo esquema de compra de jogos com o chefe da comissão de arbitragem, o Sr.Ivens Mendes.

        E depois para falar da Copa João Havelange, tem que lembrar que ela só aconteceu porque o STJD tirou 3pts do São Paulo e os deu ao Botafogo num jogo onde o carioca tomou de seis na tarraqueta. Esses pontos que salvaram o Vergonhoso do rebaixamento, o que levou o Gama a entrar na justiça e impedir que a CBF pudesse organizar a competição.

        Portanto prezado, em 2000, se vc se deu a trabalho de ler o regulamento, NÃO HAVIAM DIVISÕES. Por isso que o São Caetano foi finalista da competição, mesmo não tendo disputado o mesmo grupo que Fluminense, Flamengo, São Paulo, Cruzeiro, etc…

        Para 2001 foi respeitado a classificação final da competição de 2000. E em 2000 o Fluminense terminou em 8º eliminado pelo São Caetano, um time que segundo vcs era da “segundona”.

        Portanto, para falar de moralidade no futebol brasileiro o cara não pode ser atleticano (PR), nem corintiano, nem bambi (segundino estadual), nem botafoguense, nem vascaíno (rebaixado em 86 e salvo por virada de mesa), sem gremista (salvo por virada de mesa no primeiro rebaixamento), nem colorado (que apagou as luzes e pagou o Paysandu pra não cair), nem Bahia (que “subiu” junto com o Flu em 2000), nem flamenguista (fora os títulos roubados, entregou jogo em 97 pra rebaixar o tricolor), nem santista (que já foi convidado pra disputar o Brasileirão porque não conseguiu se classificar no estadual), etc, etc, etc…

  • Paulo Pinheiro

    É realidade que não se deve esconder os próprios problemas atrás de erros de arbitragem.

    Mas acho que quando um clube é prejudicado deve protestar SIM. Sobretudo se forem erros recorrentes pra um lado só. Se assim não for nossos árbitros não vão evoluir também.

    Eu acredito que enquanto os árbitros forem humanos erros acontecerão. Não dá pra acertar sempre, assim como atacantes não acertam todos os chutes.

    O que precisa ser combatido de forma URGENTE é o tendencionismo de árbitros “caseiros” ou fisiologistas.

    O Sr. Heber Roberto Lopes, por exemplo, no Figueirense e Flamengo não foi apenas “um humano que errou”. Ele deu seis cartões para o Flamengo (4 deles por reclamação!!!!) e nenhum para o Figueirense (e o Túlio fazendo a festa dos pontapés e joelhadas). E agia com ironia.

    A máxima é: nenhum clube pode colocar nos árbitros a culpa de seus erros, mas nenhum árbitro pode minimizar seus erros por causa da má fase do clube prejudicado.

  • Saulo

    quem foi o prejudicado nesse jogo foi o flu

    o penalti no vagner diniz claramente n houve

    e o gol do atletico teve um impedmento claro do guerron

    • janca

      É o que eu digo. As opiniões são divididas, não dá pra dizer que há um complô contra o Atlético-PR. Abs.

      • jair eduardo piotto

        É incrível como as opiniões de alguns jornalistas do eixo, mudam quando se referem aos clubes fora do eixo. Pois se fosse contra algum ¨GRANDE¨ do eixo estariam todos reclamando.

        • janca

          É incrível como torcedores de times fora do eixo vivem uma síndrome de perseguição e complexo de inferioridade que não deveriam ter. Pois se se acham perseguidos e colocam sempre a culpa nos outros jamais conseguirão olhar para os próprios problemas e evoluir. Abs. e ótimo domingo pra você, Janca

          • jair eduardo piotto

            Bom dia Sr. Janca compreendo o seu ponto de vista e respeito mas não posso concordar é só analisar as ultimas arbitragens. tenha um bom domingo .

  • Antonio Carlos

    Que foi prejudicado pelo Juiz foi claramente o Fluminense ,
    O penalti foi duvidoso? interpretaçao para mim foi claro se fosse no meio campo todos os Juizes dariam falta e falta dentro da area é penalti.
    No gol do Atletico o Guerro que deu o passe para o P Baier estava impedido .
    E ai ? e ainda dizem que curitiba é um exemplo de civilidade , se houvesse a mesma coisa no rio já era iam ficar todos falando que o Rio é uma vergonha e Etc.

    • janca

      Também acho que se fosse no meio-campo o juiz marcaria falta. Como foi na área, é pênalti. E insisto que pênalti é pênalti se acontece no primeiro minuto de jogo ou nos acréscimos. Abs. Janca

  • Johannes

    Bom Dia João Carlos,

    Colocar a culpa em fatores externos é sempre um caminho comum no futebol, já as arbitragens tendenciosas em relação ao eixo Rio-São Paulo é um assunto polêmico, mas creio que isso existe ou existiu com uma intensidade variável ao longo dos anos…

    • janca

      Bom dia, Johannes, de fato pode ser que isso aconteça, arbitragem tendenciosa em relação ao eixo Rio-SP, assunto polêmico mesmo e que vale ser discutido, mas insisto que não foi o que vi no sábado na Arena. Pelo contrário, o que vi foi uma reação exacerbada dos atleticanos que podem até perder mando de campo e se prejudicar ainda mais dependendo do relatório do árbitro pela confusão, conflito com a polícia e ameaças no final. Abs. e boa segunda pra você, João Carlos

      • Johannes

        Referente ao jogo Atlético x Fluminense, não vi o lance do pênalti, mas vou confiando na tua análise, que tenho certeza é imparcial. Em relação as arbitragens na história, é uma análise bem dificil mesmo…Acho que Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul têm uma grande importância no cenário nacional e a pressão pode ser sentida pelos árbitros mesmo sem que haja qualquer intervenção direta de natureza escusa…ás vezes a própria importância das federações e os interesses dos grandes clubes já assustam alguns árbitros….dos bastidores mais sombrios não entendo…quanto ao Furacão vai ter que operar um pequeno milagre para permanecer na Série A, o campeonato esse ano tá enjoado e tirando o América-MG, o resto é jogo duro pra todos.

        • janca

          Concordo com você, Johannes. Vou confessar que no primeiro instante na verdade eu não tinha visto pênalti, mas depois que repetiram, repetiram, repetiram eu teria marcado sim e acho que o árbitro acertou. Mas veja como tanto torcedores do Atlético quanto torcedores do Flu se sentem prejudicados… Sobre pressão sentida quando apitam jogos do eixo Rio-SP ou Minas e RS é possível que isso aconteça, às vezes sem que os próprios árbitros se deem conta disso. Valeu pelo comentário, grande abraço, João Carlos

          • Arnaldo

            Que pressão foi essa?

            O zagueiro do CAP, se não me engano se chama Deivid, deu uma entrada violenta no Sóbis e o juiz só deu amarelo porque foi cercado pelos jogadores coritibanos. Quem fez pressão afinal?

            E vale lembrar também, que quando o Fluminense foi rebaixado em 98, teve até juiz que cercado por jogadores adversários, voltou atrás na marcação de penalti a favor do Fluminense.

  • ANDERSON

    Alguém já pensou na possibilidade das obras da Arena da Baixada se inviabilizaram geral caso o Atlético Paranaense caia para a segundona??? Se a grana tá curta por lá, o negócio pode ficar ainda mais feio na segundona…. O q vc acha?

    • janca

      Eu acho que não é a fase do time que vai definir as obras. A parte do Atlético, se não me engano, ficou em 90 milhões de reais e as obras devem começar em novembro. Mas problemas com obras em estádios para a Copa vemos em todos as cidades-sede, não? Acredito que as obras aconteçam, sim, e que isso não vai depender de o time seguir na primeira divisão ou cair para a segunda, Anderson. Abs. João

  • sandrofla

    Alguns árbitros entram pressionados e com isso acabam errando. O Flamengo ficou 10 rodadas sem ganhar e só o Luxemburgo culpou a arbitragem. Em apenas um jogo vi má fé do árbitro(FlaxFig) os outros foi pura incopetência de nossos jogadores e técnico!

  • Rômulo Freitas

    Janca não vi a “reação exacerbada” da torcida que você viu e vi o episódio como absolutamente normal. A torcida se deslocou em direção ao túnel para protestar contra o juíz que marcou o polêmico pênalti (que na minha opinião houve) e é um direito dela fazer isso. Ninguém havia invadido o campo e nem jogado nenhum objeto. O árbitro tinha proteção policial e ficou se enrolando para sair de campo, aumentando a ira da torcida, provavelmente querendo aparacer em rede nacional já que os Sportv fez questão de continuar mostrando a “reação exacerbada” da torcida que xingava (NOSSA NUNCA VI ALGUÉM XINGAR JUÍZ EM ESTÀDIO) na arquibancada. A única coisa de anormal foi a reação do policiamento que exibia armas, xingava e agredia torcedores que estavam apenas protestando no seu lugar a arquibancada. Me desculpe mas você foi extremamente infeliz e bairrista neste post.
    PS: não sou torcedor do atlético só achei absurda a atitude do árbitro que demorou para sair de campo e da polícia que atuou de forma desproporcional ao que estava acontecendo.

    • janca

      Caro Rômulo, com todo respeito discordo de você. Adoro o Paraná e não entendo o porquê de achar a reação da torcida do Atlético exacerbada é ser bairrista. Não vi o episódio como normal, não, se bem que depende do que você chama de normal. Se o juiz ficou esperando para sair é porque a polícia local dizia que não havia condições. Moedas foram atiradas no campo. Numa dessas jogam coisa pior. Mas só o fato de jogarem moedas é sério, como é sério em Bragança Paulista cuspirem no técnico da Portuguesa, atirarem objetos em direção ao banco de reservas, como mostrou sábado a Band. Acho que o Sportv _e não sou do Sportv, embora tenha deixado muitos amigos lá_ acertou ao ficar mostrando o que acontecia pois poderia acontecer coisa pior. Um policia exibia uma arma, provocou correria, numa dessas alguém se machuca, há crianças no estádio, foram cenas nada bonitas. Se torcedores que não faziam nada foram agredidos é muito grave e tudo isso tem que constar de relatório e ser apurado pelas autoridades competentes. Seja quem foi o culpado, o que aconteceu na Arena é grave e não absolutamente normal como você coloca. Tanto que você mesmo diz que havia armas sendo exibidas e torcedores agredidos. Isso é normal? Não e tem que ser apurado. Abs. e valeu pelo comentário, mesmo que discordemos em vários pontos, Janca

  • Dizer que o pênalti aconteceu tudo bem, é opinião sua, do árbitro, e de mais alguns comentaristas.

    Agora, dizer que a torcida jogou objetos no campo, e que o árbitro quase não consegue sair é falta de informação e distorção dos fatos.

    Não houve nenhum objeto arremessado, a torcida apenas protestou contra o pênalti marcado aos 47 do segundo tempo.

    Se houve pênalti ou não, se o time do Atlético é fraco e não joga bem, é OUTRA história.

    Agora, falar em arremesso de objetos em campo é “jornalismo” inconsequente. É preciso analisar e ASSISTIR o que aconteceu antes de falar asneira.

    O erro no sábado foi da PM que de forma despreparada e autoritária não soube lidar com torcedores que estava apenas XINGANDO no estádio.

    Recomendo a leitura desse post do Mauro Cézar Pereira sobre o assunto: http://espn.estadao.com.br/maurocezarpereira/post/216627_ARBITRO+ERRA+GERA+REVOLTA+DA+TORCIDA+E+DESPERTA+PM+DESPREPARADA

    • janca

      Há torcedores e torcedores, Paulo Miguel, como há policiais e policiais. Da mesma forma que há torcedores que querem apenas se manifestar há outros que partem para a violência. Não podemos generalizar nem para um lado nem para o outro. E se a polícia paranaense errou algo tem de ser feito e o Atlético que pedir providências. Abs.

    • janca

      Oi Paulo Miguel, continuo achando que há torcedores e torcedores e policiais e policiais, por isso mexi até um pouco no post. Abs. Janca

      • Digamos que a sua “mexida” no post mudou completamente o TOM do post…

        É claro que não podemos generalizar, e eu não generalizei…

        O fato é que não houve nenhum objeto arremessado no gramado… o que houve foi uma torcida xingando os árbitro… não houve nada além de xingamento…

        E xingamento vindo das arquibancadas nunca foi (e não deve ser) motivo para tiros para “dispersar” a torcida… Aí começou o erro da PM…

        A minha “indignação” sobre seu post foi colocar os protestos da torcida como algo “mais grave”, e até como justificativa, para a ação da PM…

        É lógico que a torcida tem que olhar pra dentro de casa e analisar o que acontece de errado com o clube, e se você buscar os comentários da torcida atleticana na própria internet vai ver que é praticamente SÓ disso que se fala. Ninguém está querendo tapar o sol com a peneira aqui, só estamos cobrando que apontem o dedo pra quem está realmente errado neste caso isolado… a PM!

        • janca

          Desculpe, Paulo, mas continuo discordando de você. Você não está vendo o outro lado da questão. O que você chama de ação da PM? Segundo você a PM está errada e pronto. A torcida não fez nada demais e o tumulto foi descabido. Segundo a PM havia motivo para a ação, sim. Objetos teriam sido atirados contra ela. Você diz que não. Não podemos apontar apenas o dedo para a PM. Os torcedores não fizeram nada? Só xingaram? Por que correram em direção à saída do árbitro, que aliás é mal colocada pacas. E os jogadores do Fluminense que reclamaram e no caso do Fred até interrompeu uma entrevista por conta da ação da torcida? No corre-corre muita gente pode se machucar. Acabou o jogo, acabou. Se fosse só pra xingar o árbitro, com todo respeito, a torcida não iria se dirigir para o local aonde o trio sairia. Cada um poderia ficar em seu lugar xingando. Abs.

          • Pedro Paulo

            JANCA, A PM NÃO TEM CULPA, A CULPA É AQUELE BANDO DE IDIOTAS QUE FOI ESPERAR O ÁRBITRO SAIR PRA ATIRAR COISAS NELE. EU ESTAVA NO ESTÁDIO E O CARA DO MEU LADO JOGOU UM SAPATO E UMA PILHA NO CAMPO. EU ESTAVA COM MEU FILHO DE SEIS ANOS E NÃO VOLTO TÃO CEDO AO ESTÁDIO. TORÇO PRO ATLÉTICO, ACHO QUE FOMOS PREJUDICADOS PELO JUIZ (O JUIZ ERROU AO MARCAR O PÊNALTI) MAS NADA JUSTIFICA O VANDALISMO DA NOSSA TORCIDA. ACREDITE. A VERSÃO DA PM É A CORRETA. NÃO CAIA NESSA HISTÓRIA DE QUE A TORCIDA FOI APENAS XINGAR, COITADINHOS. É UMA TORCIDA VIOLENTA QUE NÃO RESPEITA NINGUÉM E NÃO LEVO MAIS MEU FILHO AO ESTÁDIO. FUI

          • Vou apenas responder suas perguntas…

            O que eu chamo de ação da PM?

            Reagir a um aglomerado de torcedores que estão xingando (apenas isso, repito) o árbitro com porradas de cassetete e tiros de borracha.

            Os torcedores não fizeram nada? Só xingaram?

            Sim, só xingaram. A PM “alega” que objetos foram arremessados, pois então que mostrem as imagens de alguma das diversas câmeras que filmavam o incidente, ou mesmo apresentem os objetos arremessados.

            Os jogadores do Fluminense reclamaram?

            O Fred reclamou que teve que parar a entrevista pelo tumulto. SIM, tumulto causado pelos tiros de borracha e porradas que a polícia deu pra dispersar a galera que só estava ali pra xingar. Se a polícia tivesse apenas escoltado o árbitro, como é prache em todos os estádios brasileiros, nada teria acontecido.

            Só completando…

            Não sei se você conhece a Arena da Baixada, ou algum estádio com os moldes parecidos. A arquibancada fica próxima ao campo, e a única maneira de sair de campo é passado perto da torcida, basta assistir alguns jogos do campeonato inglês que verá.

            E quando a torcida quer protestar, com o time, com o árbitro, ou seja quem for, sabe que os indivíduos vão sair por ali mesmo, e parte dos torcedores acabam se deslocando pra lá, pra tentar mostrar sua indignação.

            Isso acontece há 12 anos, desde que a Arena foi inaugurada. E nas poucas vezes que incidentes de objetos arremessados ocorreram, o Atlético foi devidamente punido.

            Não sou inocente de achar que todos que estavam protestando ali são absolutamente civilizados, afinal tem camarada que só foi lá pra tentar bater nos PMs, depois da “ação militar”. Mas posso afirmar que se ALGUÉM arremessasse alguma objeto no campo, os primeiros a denunciar o indivíduo seriam os próprios torcedores, como já aconteceu algumas vezes.

            Mas se, mesmo sem nenhuma prova de qualquer atitude que tenha passado de xingamentos por parte da torcida, você acha que a PM tinha que agir como agiu, realmente, vamos concordar em discordar.

            Mas ainda afirmo, como já disse Mauro Cézar Pereira, da ESPN Brasil, torcedor não é beata, e se não quer ouvir xingamentos, fica em casa.

          • janca

            Oi Paulo, sigo discordando em grande parte de você, mas repito que respeito suas opiniões. Conheço a Arena da Baixada, sim, não tanto quanto você, acho que estive entre cinco e dez vezes no estádio, que acho muito confortável. Eu não respondo pela PM, como você mesmo não responde por todos os torcedores. Tanto que está afirmando que não é inocente de dizer que todos os que estavam ali protestando são civilizados. Nem eu diria isso. Concordo com o Mauro Cézar Pereira sobre a questão da segurança privada, que deveria ser discutida, mas dizer que torcedor não é beato, como você coloca, é complicado pois pode dar margem a muitas interpretações. E como você mesmo expõe parte dos torcedores foi para o local apenas com a finalidade de protestar, mas outros foram para bater nos PMs. Rebelaram-se contra a ação policial, que você diz ter sido anterior à ação da própria torcida, mas houve conflito. E muita gente pode se machucar numa dessas. Inclusive crianças que têm o direito de assistir a jogos de futebol. Abs. Janca

  • luciano

    nao aconteceu nada na arena… foi so um protesto contra o juiz. a arena é o ESTADIO MAIS MODERNO DO PAIZ… ingulam isso calados abraços a todos

  • Janca,

    Não sei se você assistiu ao jogo, mas de fato o juiz é muito fraco. No 1° tempo marcou tudo que pode, a favor do Atlético. No segundo tempo, então, marcou absolutamente tudo pro Fluminense. Mas além do estilo, “perdido”, marcou 2 penaltis discutíveis no jogo sendo que o do Fluminense foi nitidamente com intuito de compensar.

    Sobre a confusão, acho que você poderia dar uma olhada nas imagens novamente. Parte da torcida ficou atrás do gol, xingando o juiz normalmente, como qualquer torcedor apaixonado que pensa ter sido lesado, faz em qualquer lugar do mundo. Não existiu nenhuma manifestação violenta, muito menos arremesso de objetos no gramado. O futebol tá ficando tão chato, que reclamar do juiz agora é passaporte pra apanhar dessa polícia mal preparada.

    Concordo que a culpa dos problemas do Trétis não são os juizes, mas para um time fraco como o nosso, ter de jogar sempre com “pequenos erros e compensações” é um pouquinho complicado!

    Um abraço!

    • janca

      Vi o jogo, sim, Henrique. Não estou discutindo se o árbitro foi bem ou não, um internauta garante que não foi pênalti nem aqui nem na China, outro diz que foi, não é isso que quero discutir. Não vi a torcida se comportando pacificamente, não, não tinha nada que ficar tumultuando e esperando a saída do juiz, deu no que deu. Agora se a polícia agiu mal é você quem está dizendo e respeito sua opinião. Como é você quem diz que o juiz favoreceu o Atlético em todo o primeiro tempo. Mas aí a torcida não reclamava. É que o brasileiro gosta de ser beneficiado. Quando é a favor, pode, quando é contra, não. Um grande abraço e apesar de divergirmos tenho em boa conta sua opinião, Henrique. De verdade, Janca

    • janca

      Oi Henrique, eu de novo, até por respeitar demais sua opinião modifiquei o post pois há informações contraditórias em relação à atuação da polícia e o protesto da própria torcida. Mas sigo achando que não há um complô contra o Atlético e quando falo em ladainha é porque serve pra todo mundo. É só perder que lá vem os jogadores reclamarem da arbitragem. Bem fez o Felipão ontem em assumir os próprios erros, erros da comissão técnica e dos jogadores do Palmeiras. Abs.

  • Ah sim,

    Vergonha só o FLUMINENSE para o Brasil.

    Time de 3ª divisão, ou seja, timinho. Lembra do episódio das laranjeiras em 96?

    Você é muito mal informado, é burro, só pode. A torcida só ficou gritando, o que há de mal nisso?

    Largue mão de ser idiota e vai cuidar da sua vida.

    Eu estive na baixada sábado e vi, uma torcida xingando um arbitro ladrão, só isto. Assim como vi uma policia batendo e atirando em todo mundo, idosos, crianças e mulheres, sem contar, que o setor que a policia atirou balas de borracha, é um setor destinado a cadeirantes também.

    O Fluminense é a vergonha do Brasil, que precisa de um tapetão pra voltar pra primeira divisão e a PM do estado do Paraná é um lixo de polícia.

    E este site, e a grande maioria que comenta aqui, é muito ruim.

    Sem mais!

    • janca

      Você que está dizendo que o juiz é ladrão. Acho que errou para os dois lados. Mas se conseguir provas de que roubou para o Fluminense tem mais que denunciar, se recebeu dinheiro, o que for, para prejudicar o Atlético o time paranaense não pode ficar calado. Que saiba, por enquanto, é só choradeira. Sobre o Flu não estou discutindo e claro que me lembro como passou da segunda divisão para a primeira. Todo mundo que acompanha futebol se lembra, Giuliano. Abs. e boa sorte, Janca

      • Pedro

        Se vc se lembra e sabe como foi e que isso foi algo totalmente imoral e vergonhoso, pq na proxima coluna vc não aborda sobre isso? Seria legal e bonito, ver a imprensa atuar para moralizar o futebol naquilo que talvez seja o ato mais vergonhoso e sinistro do futebol brasileiro nos ultimos 30 anos.

        Pq a imprensa não faz um movimento justo, pedindo (ou melhor exortando a CBF) a obrigar o fluminense voltar para a segunda divisão, ja que pelo regulamento (e como o Arnaldo fala, a lei é clara) que para disputar a primeira divisão, time algum da 3ª divisão pode disputar? Aproveite e veja com seus contatos no SPORTV para levarem a frente isso, acho não, tenho certeza que será uma certeza de que a imprensa esportiva nacional quer e faz algo realmente pela moralização do futebol.

        • janca

          Porque não é um fato recente, já abordei em várias outras ocasiões, inclusive quando trabalhava na “Folha”. Agora abordei o que aconteceu no sábado. Não para atacar A ou B, mas para mostrar uma realidade que acontece no futebol, todos que perdem, com raras exceções, procurando um bode expiatório, geralmente colocando a culpa no juiz. Que erra como todo ser humano. Abs.

    • Thadeu Gonçalves

      Só lembrar ao amigo Giuliano Almeida qua a virada de mesa de 96 ocorreu devido ao esquema de manipulação de resultados conhecido como caso Ivens Mendes, que envolveu o já citado Ivens Mendes (diretor de arbitragem da CBF), Alberto Dualib (Corinthians) e Mário Petraglia (de qual time ele era? – Atlético-PR), escândalo no qual, pra não punir os dois clubes acima (inclusive com rebaixamento, como aconteceu com a Juventus da Itália em caso recente), resolveu-se não rebaixar ninguém. Então, antes de falar besteiras dos outros clubes, olhe a história do seu…

  • Eduardo

    Voce soh pode estar brincando né meu caro?

    Foi um absurdo o acontecido neste jogo, e vc ainda vem falar de ladainha? Arbitragem a parte (nao foi penalti nem aqui nem na China, vc nao deve ter visto o lance pra dizer que ficou em duvida), a coluna é extremamente tendenciosa e bairrista. Pergunto: mostre UMA imagem de algum objeto sendo jogado dentro do campo pela torcida. Repito, UMA!!! Não foi jogado nada e tal fato foi inclusive comentado pela TV durante a tramissão do jogo. Já da pra saber o time do colunista, que perdeu a chance de ficar calado ao apoiar atitudes totalmente lamentáveis da arbitragem e do policiamento.

    • janca

      É que você está cego pela emoção, Eduardo. Pra você não foi pênalti nem aqui nem na China, pra muita gente foi. Cada um enxerga o que quer ou pode ver. Abs. Janca

    • janca

      Ops, e ladainha falo em relação a todos os times que não querem enxergar os próprios problemas e justificam resultados ruins reclamando de arbitragem. Às vezes até com razão, mas normalmente, não. Abs. Janca

    • Teco

      E uma imagem provando que o gol de vcs foi irregulatr serve? seu torcedor de time pequeno, sem história… O flu foi roubado vou citar os lances polêmicos:
      1º-> Zagueiro do ATL-PR põe a mão na bola dentro da área e o juiz ao invé de dar pênalti, marca falta fora da área.

      2º-> Deivid da um pisão na coxa de Rafael Sóbis e só toma amarelo, lance de agressão que inclusive já levou jogador do flu a ser expulso por lance igual.

      3º-> Gol do Paulo Baier estava IMPEDIDO, aqui vai o lance provando -> http://netflu.com.br/n_noticias.php?notid=27838&titulo=IMAGEM+COMPROVA+QUE+GOL+DO+ATLETICO-PR+FOI+ILEGAL

      4º > Pênalti no cavador Wagner Diniz não aconteceu.

      5º -> Mariano toma amarelo em lance que não deveria tomar. Como bem disse Gaciba o jogo poderia começar com 11 contra 10, aquilo não existe. Fez o Mariano jogar o 2º tempo inteiro com cartão amarelo e tendo que fazer a marcação frouxa por isso.

      6º-> O outro gol do Atl-Pr anulado, além do impedimento existente, o jogador faz o gol com a mão, e quando isso acontece, é cartão para o jogador, e ele não deu amarelo pro garcia.

      E ainda tem gente falando que o flu q foi favorecido? gostaria que essas pessoas me mostrassem onde o flu foi beneficiado, pq aqui eu listei nada mais nada menos que 6 erros graves contra o fluminense. Mas infelizmente o que mais tem é gente que vive de achismo e bairrismo, mas como todo mundo sabe CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS. Aliás o Leonardo Gaciba discutiu TODOS os lances no Troca de passes do SPORTV logo após o jogo, e quem realmente viu o jogo e o pós jogo não tem do que reclamar, a não ser que o flu perdeu 2 pontos na Arena.

  • Eduardo

    E outra, pavorosa a atitude do arbitro em querer aparecer o tempo todo, inclusive após o final do jogo. Termina, vai embora, e pronto. Tava com medo do que? Absurdo!! E vem me dizer que jogaram uma “série de objetos”, pra depois dizer “moedas”. Moeda não da pra ver né? Mostra UMA imagem caro colunista… Não tem né.

    • janca

      Caro Eduardo, a torcida foi esperar a saída do árbitro por que razão? O jogo tinha acabado. A culpa da confusão foi da PM então? Da polícia paranaense? Sem falar no dirigente que ficou no banco no outro jogo e não queria sair de campo mesmo expulso pela arbitragem. Essas coisas têm que acabar no futebol. Abs.

  • Nelson

    Boa tarde Janca!!
    Primeiramente pra mi foi penalty deu um toque no calcanhar do Lanzini e ainda empurrou o mesmo!! outra teve uma mao a favor do Flu que o juiz marcou a infração e disse q foi falta, mais foi dentro da area!! o problema e que alguns times sempre precisam de um culpado e foi o juiz dessa vez……….. lamentavel!!!! foram 2 penaltys a favor do flu nao so um!!! sem mais!!

    • janca

      Boa tarde, Nelson, como você também não vejo complô contra o Atlético. Tem muito torcedor do Fluminense que acha que seu time foi prejudicado. Mas nada que justifique a violência. Seja da torcida seja da polícia. Abs.

  • Clovis

    Se tudo isto acontecesse em jogo Atletico e Corinthians os comentarios da imprensa seriam os mesmos? Duvido ….

    • rodrigo

      Se fosse Corinthians e Atletico, já falariam que o Corinthians foi ajudado…

      …as outras torcidas estariam indignadas com a decisão do árbrito, por mais que tenha sido um lance interpretativo.

      Um exemplo? Corinthians e Cruzeiro, ano passado.Fizeram tanto auê naquela ocasião. Agora, um lance relativamente interpretativo também, não tem nenhum “culpado”como daquela vez.Muito pelo contrário,não citaram que o Flu é o tal “eixo RJ-SP” e tantas outras coisas como fizeram com o Corinthians.

      • rodrigo

        *corrigindo “árbitro”

        • O GRANDE

          Ninguém falou nada também quando o árbitro de Coritiba e Corinthians não marcou pênalti vergonhoso no William e não expulsou jogador do Coxa que quase arrancou a cabeça do Chicão (e já tinha amarelo).

  • Roberto Jr.

    Quem foi beneficiado?

    – Guerrón estava impedido no início da jogada do gol atleticano;
    – Mariano não deveria ter recebido cartão amarelo pelo atraso na volta ao campo (Leonardo Gaciba confirmou no Sportv após o jogo);
    – O zagueiro do Atlético que foi expulso corretamente após “cortar” a bola intencionalmente na verdade cometeu PÊNALTI;
    – O volante do Atlético que deu uma solada criminosamente em Rafael Sóbis não foi expulso;
    – O penalty a favor do Fluminense existiu e foi aos 46 min. Com apenas 1 min a mais e não 5, como deu a entender o chorão Antonio Lopes.

    • O GRANDE

      Não sei qual é o seu time mas você está certo,assisti o jogo e foi isso mesmo.O Cleber Santana que convertesse o pênalti,por isso é que eu acho que o Atlético está desviando o foco pra encobrir a sua diretoria,se a torcida quer protestar que o faça contra esses incompetentes.É lamentável, a torcida Atleticana que tanto apóia esse time não merece,mas a queda do Atlético para a segundona parece irreversível.Que ao menos faça o bem que fez a Corinthians e Coritiba,que voltaram mais organizados administrativamente.

  • Renato Bastos

    É sempre a mesma historia, nao existe complo contra um time A ou time B, erros acontecem sempre em todos os jogos, lembrando que o juiz tem segundos para decidir o que a televisao repete 100 vezes se necessario for, acho que a arbitragem no brasil passa por um pessimo momento, sao erros grosseiros em todos os jogos, acho que a soluçao sao as federações investirem em treinamentos em melhor preparo fisico ai sim vamos ter uma melhora, sendo que erro sempre vai existir pq somos humanos. Muita gente acha que o Flu foi beneficiado ontem porem foi prejudicato em mt outros jogos…e isso acontece com todos…. e essa choradeira sempre vai existir…….

    • janca

      Oi Renato, concordo com você sobre a choradeira que sempre vai existir, mas deveria diminuir um pouco. Sobre arbitragem erros acontecem, não quer dizer que sejam premeditados, e não vejo que a arbitragem internacional esteja melhor do que a nossa. Abs. Janca

  • Teco

    O flu foi roubado vou citar os lances polêmicos:
    1º-> Zagueiro do ATL-PR põe a mão na bola dentro da área e o juiz ao invé de dar pênalti, marca falta fora da área.

    2º-> Deivid da um pisão na coxa de Rafael Sóbis e só toma amarelo, lance de agressão que inclusive já levou jogador do flu a ser expulso por lance igual.

    3º-> Gol do Paulo Baier estava IMPEDIDO, aqui vai o lance provando -> http://netflu.com.br/n_noticias.php?notid=27838&titulo=IMAGEM+COMPROVA+QUE+GOL+DO+ATLETICO-PR+FOI+ILEGAL

    4º > Pênalti no cavador Wagner Diniz não aconteceu.

    5º -> Mariano toma amarelo em lance que não deveria tomar. Como bem disse Gaciba o jogo poderia começar com 11 contra 10, aquilo não existe. Fez o Mariano jogar o 2º tempo inteiro com cartão amarelo e tendo que fazer a marcação frouxa por isso.

    6º-> O outro gol do Atl-Pr anulado, além do impedimento existente, o jogador faz o gol com a mão, e quando isso acontece, é cartão para o jogador, e ele não deu amarelo pro garcia.

    E ainda tem gente falando que o flu q foi favorecido? gostaria que essas pessoas me mostrassem onde o flu foi beneficiado, pq aqui eu listei nada mais nada menos que 6 erros graves contra o fluminense. Mas infelizmente o que mais tem é gente que vive de achismo e bairrismo, mas como todo mundo sabe CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS. Aliás o Leonardo Gaciba discutiu TODOS os lances no Troca de passes do SPORTV logo após o jogo, e quem realmente viu o jogo e o pós jogo não tem do que reclamar, a não ser que o flu perdeu 2 pontos na Arena.

  • Valter

    Janca,

    Independe de opinião, quero te dar parabéns pela qualidade de seus blogs, pela paciência com certos leitores mal educados. Acho que você sempre tem razão, independente de minha opinião, a favor ou contrária. O respeito deve prevalecer sempre. Você sempre responde a maioria das opiniões, sempre com o mais alto nível de educação e respeito. Algumas vezes, não concordo com você, mas isso não significa que tenha que lhe ofender. Obrigado.

    • janca

      Pô, Valter, muito obrigado pelo comentário. Também acho que o respeito deve prevalecer, às vezes eu mesmo mudo de ideia com o transcorrer dos debates, mas fico muito feliz quando recebo um comentário tão bacana como o seu. Acredito que muitas vezes discordando as pessoas de repente podem chegar a um ponto comum. Grande abraço, Janca

  • joel lacerda

    PENALTI NUNCA FOI O CARA JA CHEGA SE JOGANDO. ANALISAR COMENTARISTAS DO SPORTV OU BAND NAO FAZ DIFEREN;A POIS OS MESMOS SO ENCHERGAM EM FAVOS DE PAULISTAS E CARIOCAS

  • Lucas P9

    Se o Cléber Santana bate o pênalti de forma decente, não haveria essa choradeira toda. O Atlético-PR tem elenco melhor que times que estão mais acima e fica penando pra sair dessa situação de uma forma assustadora e lamentável. Wagner Diniz, Deivid, Cléber Santana, Madson, Guerrón, Paulo Baier, Renan Rocha… com um time com jogadores assim não é posição do clube estar na zona do rebaixamento.

    • janca

      Também acho, Lucas. Abs. Janca

  • Pedro

    Acho interessante que quando os times do “Eixo” reclamam da arbitragem, tem eco em todos os sites e colonistas do País. QUando são de fora do “Eixo” aí é ladainha, choro de derrotado…

    Primeiramente, como todo comentarista fala, futebol é contato. Estranho que o jogador do Atletico mal chega no jogador do Fluminense, esse cai como se levasse uma rasteira, ou seja, cai quase a 90º sem ir para frente (natural de alguem sendo deslocado, pois a força do outro corpo atua sobre sua inercia arremesando para frente e não para baixo) e já cai olhando onde esta o juiz. Estava nitido que o juiz estava procurando um motivo para o penalti.

    Agora vc fala que todo mundo tem opiniões e na polemica fica a duvida, então pq vc fez esse titulo, como se o fato do atletico reclamar fosse errado? O Flamengo estava reclamando de tudo, até da sombra dos jogadores em campo e momento algum vc fez critica semelhante. Sobre o final de jogo, em momento algum a TV mostrou objetos sendo jogados em campo, o que viu foram torcedores xingarem o juiz. Isso é errado, concordo, pois não se deve levar para o pessoal algo do profissional ou como um momento banal que é um jogo de futebol, mas se isso for motivo por favor, na proxima rodada faça novamente uma tribuna como essa, falando das ameaças e perigos das torcidas que xingam o arbitro, seja de 100 torcedores como no caso citado, ou 50K em um estadio. Seja justo.

    Detalhe, eu torço para o Coxa e vejo no que esta acontecendo nos jogos do Atletico (erros demais contra um clube, sempre prejudicando) o mesmo do Coritiba na metade final do Camp. 2009. Infelizmente depois da M.. estar feita, não adianta olhar para o resultado e sim para a causa. Como tem muito time do “Eixo” perto da degola – como em 2009 – , a CBF (instituição muito integra como todos sabemos!) ja esta procurando maneiras de evitar que certos times estejam na 2ª ano que vem….

    • janca

      Caro Pedro, entendo sua revolta como torcedor mas se o jogo estivesse armado e o juiz procurando um pênalti contra o Atlético você acha que teria marcado um a favor do próprio Atlético antes disso? Teria esperado os acréscimos para favorecer o Fluminense? O Corinthians já caiu, o Vasco também, Botafogo e Palmeiras, idem, o Atlético-MG mais uma vez segue ameaçadíssimo… Times do “eixo”, como você coloca, também caem. Também choram e culpam a arbitragem porque continuo achando que é mais fácil olhar para fora do que para os problemas internos, arrumar uma desculpa externa é sempre mais tranquila. E se os torcedores quisessem apenas xingar não precisariam se agrupar nó local onde sairia o árbitro. Agora se a PM do Paraná errou não respondo pela PM, Pedro. E sinceramente não sei se errou ou até que ponto errou. E falo do Flamengo, do Corinthians, do São Paulo, do Palmeiras, da seleção brasileira… E da Lusa, porque torço por ela. Mas a torcida não me deixa cego. Sei o quão complicada é a torcida da Portuguesa, o que já criou de confusão não está escrito. Abs.

  • Carlos Garcia

    Meu caro,

    É óbvio que não foi absolutamente nada no lance. Foi o mesmo caso do Ronaldo no ano passado no jogo com o Cruzeiro. Era uma lance que acontece o tempo todo e naquele momento o juiz resolveu dar o penalty.

    Se fosse o contrário tenho certeza que você e os profissionais da SPORTV (que são sempre levados pelo coração) estariam criticando a arbitragem….Como a hipocrisia impera neste meio…

  • Rubem da Silva Moreira Neto

    se tem alguém que foi prejudicado nesse jogo,esse algúem foi o fluminense.é só relembrar os erros.agora esse timinho do paraná esta devendo junto com o corinthians um rebaixamento pela mafia do apito de 96.chegou a hora de pagar.e tomará que fique por lá para sempre,não vai fazer nenhuma falta.

MaisRecentes

Uma zaga para o Fla



Continue Lendo

Vanderlei na Seleção



Continue Lendo

Vila x Pacaembu



Continue Lendo