As obras e os holofotes



O valor total das obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014 ainda não é claro. Das 12 cidades-sede sete nem começaram a se mexer.

O caso mais grave é o de São Paulo, maior cidade do país e que quer ser palco da abertura da Copa. O valor varia de acordo com a fonte consultada. Segundo informações iniciais da Prefeitura, governo do Estado e União, a ideia inicial era gastar pouco mais de 2,8 bilhões reais com mobilidade urbana na capital paulistana. O valor, porém, já ultrapassou a casa dos 4 bilhões e não há certeza sobre onde terminará.

Lembrando que a cidade teve quase quatro anos, desde o anúncio oficial de que o Brasil seria sede da Copa-2014, para investir pesado em transporte coletivo. E agora faltam menos de três anos para o início do Mundial.

Prefeitura, governo do Estado e União seguem batendo cabeça, mas com ou sem obras iniciadas, com ou sem orçamentos fechados, o prefeito Gilberto Kassab e o governador Geraldo Alckmin já avisaram o Comitê Organizador Local que irão à Suíça, em outubro, assistir ao anúncio do palco de abertura do Mundial. Apostam todas as fichas no Fielzão. Tanto que o próprio Alckmin, que prometera não colocar um centavo em arena privada, já disponibilizou mais de 50 milhões de reais para ampliar o futuro estádio do Corinthians, montando uma estrutura móvel que aumente sua capacidade e atenda às exigências da Fifa para o jogo inaugural. Na hora do holofote todos querem brilhar.



  • Alexandre

    Natal é outra indefinição seja nos valores, Janca, seja no início das obras de mobilidade urbana, como você chama. Transporte coletivo um caos, trânsito parado e ninguém se entende sobre os gastos e o início das obras. A do estádio atrasou em mais de um ano e meio, sabia? Como é que vamos receber a Copa deste jeito?

    • janca

      Pelo que vi, sim. Sobre as obras do estádio sabia, começaram com 17 meses de atraso, mas vou tentar apurar melhor o que se passa com a questão da mobilidade urbana, cujas obras até agora não teriam iniciado. Abs.

  • Johannes

    Bom Dia João Carlos,

    Assim como Natal, São Paulo, as indefinições e valores acima dos orçamentos iniciais são regra geral para todas as outras sedes, como eram de expectativa da opinião pública e da imprensa esportiva em geral, no Brasil Nostradamus estaria desempregado…nossos políticos e homens públicos são extremamente previsíveis…Grande Abraço, João, seguimos acompanhando o blog e parabéns pela qualidade de sempre.

    • janca

      Obrigado, Johannes, e essa do Nostradamus é boa. De fato algumas coisas aqui são bem previsíveis. Grande abraço, João Carlos

  • wilson

    olha acho que o Brasil nao tem condiçoes para assediar a copa , eu acho que em primeiro lugar
    deviamos nos preocupar com a saude , educaçao , transporte , corupçao e nao com a copa
    pra essa obra podem ate sair mais com um custo la em cima vamos acordo povo tem gente
    rindo atoa com essa copa superfaturada

  • http://WWW.FUTEBOLCOMOSCURCINOS.COM
    ESCUTE NOSSO 5º PROGRAMA COM COMENTARIOS SOBRE A 24º RODADA DO BRASILEIRAO. PALPITES, HEROIS E VILOES DA RODADA,HUMOR E PAIXAO PELO FUTEBOL! CURTA E DIVULGUE, PORQUE FUTEBOL COM OS CURCINOS FOI FEITO PRA VC! O MELHOR PODCAST DO FUTEBOL BRASILEIRO!

  • Eduardo

    Janca, nunca imaginei o que teria que ver para ter uma copa.
    É asqueroso! Eu particularmente já perdi toda a vontade de assistir a mesma e nem em sonho estarei em um jogo.
    Só não queria isso passar para o meu filho, que então estará com 8 anos.

    • janca

      Oi Eduardo, sempre fui favorável à Copa no Brasil, mas entendo o que você diz. Também ando desapontado pacas e somos nós que vamos pagar essa conta… Grande abraço, Janca

  • José Luiz Correia

    O cara que escreveu este blog nem sabe sobre o que está falando: SP já está investindo faz tempo na mobilidade: novos trens foram comparados para o metro e CPTM, na maior compra de trens que já se viu; novo sistema de controle do metro está sendo intsalado na linha vermelha que serve Itaquera que vai permitir encurtar o tempo entre um trem e outro, vai ser o espaço mais curto do mundo em metros. As obras viarias em Itaquera já foaram aprovadas no valor de 480 milhões, o rodoanel leste já foi inciado. Etc., etc. e o cara escreve como se nada disso existisse: é só ignorância ou entra má fé também? O mais importante é que tudoas estas obras serão um legado para o povo da ZL de SP. Mas o pior cego é o que não quer ver…

    • janca

      Na mobilidade urbana investe faz tempo e com péssimos resultados, tanto que se você andar de metrô vai ficar espantado com as reclamações dos usuários. Muita gente perde três horas para chegar da Zona Leste à Zona Sul. Parte dos investimentos planejados pelo governo de SP tinha em vista Morumbi e arredores, sendo que o bairro nem estará na Copa. Os investimentos serão feitos _espero_ mas o valor aumentou de quase 3 bilhões de reais para mais de 4 bilhões de reais. Os ligados diretamente à Copa-2014, digo. Abs.

    • Fernando

      Cara, você é louco? SP está investindo faz tempo em mobilidade?!?!?!? Você conhece SP? Andou de ônibus uma vez na vida, mano? Andou de metrô? Conhece a ZL? Não fala besteira. Moro na ZL e levo quase duas horas pra chegar no trampo na Vila Olímpia. Pra voltar são quase três horas. Cinco ao dia no “transporte público”. De pé. Feito gado. E ouvir que SP investe faz tempo em mobilidade? Sabe de uma coisa, José Juiz. Vai se fuder! Fernando, USUARIO DE TRANSPORTE PÚBLICO NA CIDADE DE SP

      • janca

        Fernando, não sei se está me chamando de louco _sou só um pouco_ ou o José Luiz Correia, mas acho que é ele. Sobre mobilidade urbana claro que todo governo, municipal ou estadual, faz investimentos no setor. Mas concordo com você, SP está um caos, a cidade, digo, depois de administrações Maluf, Pitta, Marta, Serra, Kassab… Um caos. E o governo estadual tampouco tratou bem da questão do metrô e já estamos com o PSDB comandando o Estado há quase 20 anos. Entra governo, sai governo e o povo sofre com transporte público. Espero que melhore com as obras da Copa em 2014, como diz o José Luiz. Que melhore na Zona Leste principalmente. Porque é lá que será o estádio do Corinthians, mas que melhore no resto da cidade também. Mas que os gastos sejam condizentes com as obras, afinal a conta é nossa. Abs.

    • Jose da Silva

      José Luiz, concordo com vc, o cara que escreveu este blog é um Mané mesmo e nunca veio na Zona Leste. Se perguntar para ele qual a Avenida ou Trem que se pega para chegar em Itaquera o Zé Ruela não vai saber responder.
      A aquisição dos novos trens para o Metrô e para a CPTM vão ajudar. De todas as sedes São Paulo é a mais adiantada porque não precisa construir nada, o Metrô e o Trem já estão lá há 23 anos, ao lado do Estádio e os visitantes precisarão andar apenas 50 metros do Metrô até o Estádio.
      Dúvida que no Brasil tenha algum Estádio que oferece as mesmas condições do Fielzão.
      E não ligue para o que disse esse Fernando, deve ser bambi mesmo. A Copa não vai ser disputada no horário de pico e teremos férias escolares nesse período na Cidade de São Paulo.
      Itaquera de fato vai dar um show e deixar os gringos de boca aberta quando compararem com as soluções (puxadinhos) das outras sedes.

      • MANCHA VERDE 11

        Seu José, você é um gênio. Quer dizer que São Paulo não precisa construir nada? Você conhece a realidade da nossa cidade? Conhece a Zona Leste? Duvido. A discussão não é Morumbi x Itaquera, São Paulo x Corinthians, seja um torcedor consciente, manezão. Sou palmeirense mas tenho uma visão aberta. Nosso estádio está sendo construído com dinheiro privado. O seu com dinheiro público. Acorda malandro de visão tosca e tacanha.

        • Elias

          Não sou palmeirense mas tô contigo, Mancha Verde. Esse José da Silva tem mesmo uma visão bem tacanha das coisas, como a maioria dos torcedores. Se fazem bem pro Curintiá dele tá tudo ótimo. Ataca e desconstrói o discurso dos outros chamando de bambi. Na falta de argumento cada um apela pro que pode. Pobre Brasil mais uma vez, cheio de Josés da Silva como ele.

          • janca

            Oi Elias. O que acho é que não podemos cair na discussão clubística, bairrista, o que for, porque realmente aí perdemos o foco da questão. Concordo com você que São Paulo precisa melhorar muito a questão da mobilidade urbana, ao contrário do que diz o José. Principalmente na Zona Leste. E neste sentido concordo com ele que o Fielzão será uma boa oportunidade para fazê-lo. Contanto, claro, que as obras não sejam superfaturadas. Abs. Janca

  • Fernando

    JOSÉ LUIZ, VOCÊ É MESMO UMA BESTA. O JANCA TEM RAZÃO. OS INVESTIMENTOS EM MOBILIDADE URBANA DE SP SÃO MUITO MAL FEITOS. SE SP INVESTE NISSO INVESTE MAL. OS RESULTADOS SÃO MESMO PÉSSIMOS
    SEM FALAR NAS ENCHENTES, TODO ANO É A MESMA COISA. NÃO SEI SE VOCÊ É PSDB OU KASSAB, SEI LÁ O PARTIDO DO “NOSSO” PREFEITO, MAS OS DOIS NÃO TEM FEITO NADA!!! NADA,M ENTENDEU?

    • janca

      As enchentes são outra história. História triste, pra variar. Sorte que a Copa não será em janeiro, fevereiro ou março, quando as chuvas são mais fortes. Mas que alguém tem que fazer algo para melhorar o problema, concordo que tem. Abs.

  • http://WWW.FUTEBOLCOMOSCURCINOS.COM
    ESCUTE NOSSO 5º PROGRAMA COM COMENTARIOS SOBRE A 24º RODADA DO BRASILEIRAO. PALPITES, HEROIS E VILOES DA RODADA,HUMOR E PAIXAO PELO FUTEBOL! CURTA E DIVULGUE, PORQUE FUTEBOL COM OS CURCINOS FOI FEITO PRA VC! O MELHOR PODCAST DO FUTEBOL BRASILEIRO!!!!

  • Victor

    Com que dinheiro Kassab e Alckmin vão à Suíça, alguém sabe informar?

    • janca

      Não sei, imagino que da Prefeitura e do Governo de SP respectivamente. Duvido que o Comitê Organizador Local (COL) irá pagar as contas. Mas vou tentar apurar. Abs.

MaisRecentes

Santos na capital



Continue Lendo

O fico de Ceni



Continue Lendo

A vez de Cássio



Continue Lendo