Sócrates e Raí



Sigo na torcida pela recuperação de Sócrates, um dos maiores jogadores da história deste país.

Lembro dele em 1986, na Copa do México, indo ao nosso hotel visitar sua mulher, que lá estava hospedada, e aproveitar para tomar um chopinho. O nome do hotel, salvo engano, era Plaza del Sol.

Foi um período muito bacana. Fiquei muito triste com o pênalti que perdeu contra a França, mas Sócrates foi um vitorioso e suas atuações pela seleção me trouxeram grandes alegrias.

Integrou não só a de 1986, mas a de 1982, que fez aquela Copa fantástica na Espanha, as duas sob o comando de Telê Santana.

Nunca senti tanto orgulho de sair nas ruas com a camisa do Brasil como em 1982, quando entrava na adolescência e visitava um amigo na Dinamarca. Mesmo depois da derrota da seleção para a Itália, na Europa todos vinham falar com você se estivesse com a camisa amarelinha e comentar a atuação do Brasil.

Raí conquistou muito mais troféus do que Sócrates, inclusive a Copa de 1994. Mas a vida não é medida pela quantidade de troféus.

Como o irmão, considero que seja um bom cidadão, que para mim é o que importa, e não discuto quem foi melhor jogador. Foi Sócrates. Raí foi melhor atleta, o que é um pouco diferente.

Comparações _desnecessárias_ à parte, Raí acaba de lançar um livro para crianças, “Turma do Infinito”, sobre um grupo de amigos que descobrem que é preciso tolerância e aceitação para conviver em sociedade.

O que mostra a preocupação de ambos, apesar dos estilos diferentes, de contribuir _cada um de seu jeito_ para um mundo melhor.

Força para Sócrates, Raí e seus familiares neste momento difícil. Com o carinho do torcedor brasileiro, João



  • Dani

    Oi João. Também acho desnecessárias as comparações, mas os são-paulinos e corintianos nunca vão deixar de fazê-las. Sócrates foi melhor jogador e Raí foi melhor atleta, você pontuou bem. Mas o que importa mesmo é que os dois são cidadãos engajados, cada um de seu jeito, e tenho admiração pelos dois. Também sigo na torcida, apesar de a situação parecer muito grave. Grave mesmo. Bjs. Dani

  • André

    A vida não é mesmo medida por troféus. São dois grandes seres humanos e como corintiano tenho a maior admiração pelo Sócrates, meu ídolo de infância. Força Doutor!!! E obrigado pelo post, Janca, justa homenagem ao Sócrates e a seu irmão Raí, eles merecem

  • Francisco

    Sócrates lutou contra a ditadura, pelas Diretas Já, contra Maluf, Sarney e aquele bando todo enquanto Raí fundou a Fundação Gol de Letra. Dois grandes cidadãos, Janca, você está certo. Me junto a vocês todos na torcida pelo doutor.

  • Nilú

    Oi João
    A idéia que sempre tive dos dois, e essa não mudará creio, é que independe do modo de vida de cada um deles, do time em que jogaram e também do desempenho que tiveram, são sem dúvida nenhuma, dois irmãos de bom caráter, boas pessoas. Gosto de Sócrates também até por essa sua história de vida, de onde se conclui que é alguém muito , mas muito sensivel, o que torna bem difícil viver nesses tempos. Que o melhor para ele aconteça. Nilú

    • janca

      Também penso assim, Nilú. Acho que o Sócrates é um sujeito muito sensível e para quem é sensível esses tempos não são fáceis, não. E ele pensa… Como você espero que o melhor para ele aconteça, João

  • Barcelusa 2011

    Sócrates foi para o Corinthians o que Enéas foi para a Portuguesa. E dá-lhe Lusa!!!!!

  • janca

    E não é que tem médico do Einstein se aproveitando do estado de saúde do Sócrates para se promover oferecendo entrevista via assessoria de imprensa para o meio esportivo para falar de doenças do fígado e dependência do álcool? Aí já é demais. O que as pessoas não fazem por um holofote… Que m…!

    • Barcelusa 2011

      É o ser humano!!! Já vi que hoje você não quer falar da Lusa, né?

      • janca

        É, acho que não me acostumei a certos seres humanos _rs. Mas vou ver a Lusa, sim, já liguei no Sportv. Abs. Janca

  • futebolcomoscurcinos.podbeancom
    MELHOR PODCAST DO FUTEBOL BRASILEIRO! 3º PROGRAMA COM COMENTARIOS SOBRE A 21º RODADA DO BRASILEIRAO. PALPITES, HEROIS E VILOES DA RODADA, CONVOCACAO DA SELECAO BRASILEIRA X ARGENTINA (COPA ROCA), MILESIMO JOGO DE ROGERIO CENI PELO SAO PAULO, HUMOR E PAIXAO PELO FUTEBOL!

  • futebolcomoscurcinospodbeancom
    MELHOR PODCAST DO FUTEBOL BRASILEIRO! 3º PROGRAMA COM COMENTARIOS SOBRE A 21º RODADA DO BRASILEIRAO. PALPITES, HEROIS E VILOES DA RODADA, CONVOCACAO DA SELECAO BRASILEIRA X ARGENTINA (COPA ROCA), MILESIMO JOGO DE ROGERIO CENI PELO SAO PAULO, HUMOR E PAIXAO PELO FUTEBOL!

  • Tarcisio Rezende

    Caro Janca, o hotel chamava mesmo Plaza del Sol, localizado ao lado de um shopping center ao ar livre, também chamado Plaza del Sol. Abração !!

    • janca

      Boa, pra você ver que minha memória não está tão ruim. Não sei como consegui lembrar o nome do hotel, veio de repente… Bons tempos aqueles. Abração, João

MaisRecentes

Os estádios do Santos



Continue Lendo

Defesa do Palmeiras



Continue Lendo

Grupo rachado



Continue Lendo