O que é o BNDES



Muita polêmica tem sido gerada pelos empréstimos do BNDES para a construção ou reforma de estádios no Brasil para a Copa de 2014.

Muitos veem o BNDES como uma empresa pública e nestes empréstimos, portanto, dinheiro público. Outros dizem que não, que como se trata de empréstimos a serem quitados mais tarde não há verba pública na jogada. Ou se há a grana será devolvida depois. E pelo setor privado.

Para esclarecer ou ajudar nas discussões, pego emprestado trecho de artigo do jornalista Gustavo Patu, na “Folha” de ontem, sobre o banco em questão. Ele o define assim: “O BNDES é uma empresa pública (é governo) de direito pivado (é empresa, afinal). Recebe dinheiro do Fundo de Amparo ao Trabalhador para emprestar em condições privilegiadas a empresários. O fundo é formado por parte da receita de um tributo, a contribuição ao PIS/Pasep, cujo custo é incorporado pelas empresas aos preços dos bens pagos pelos consumidores.”

Considero o ponto central no texto de Patu quando ele diz que o BNDES é uma empresa pública, portanto governo, e que empresta em condições privilegiadas a empresários. Privilegiadas, lembrem-se disso quando forem discutir a questão do uso de dinheiro público em arenas para o Mundial de 2014. E antes que me “acusem” disso ou daquilo, não estou falando de um estádio em particular, mas dos 12 que querem abrigar a Copa.



MaisRecentes

Galo pega fogo



Continue Lendo

Cornetas no Palestra



Continue Lendo

Grêmio ainda reclama



Continue Lendo