O que é o BNDES



Muita polêmica tem sido gerada pelos empréstimos do BNDES para a construção ou reforma de estádios no Brasil para a Copa de 2014.

Muitos veem o BNDES como uma empresa pública e nestes empréstimos, portanto, dinheiro público. Outros dizem que não, que como se trata de empréstimos a serem quitados mais tarde não há verba pública na jogada. Ou se há a grana será devolvida depois. E pelo setor privado.

Para esclarecer ou ajudar nas discussões, pego emprestado trecho de artigo do jornalista Gustavo Patu, na “Folha” de ontem, sobre o banco em questão. Ele o define assim: “O BNDES é uma empresa pública (é governo) de direito pivado (é empresa, afinal). Recebe dinheiro do Fundo de Amparo ao Trabalhador para emprestar em condições privilegiadas a empresários. O fundo é formado por parte da receita de um tributo, a contribuição ao PIS/Pasep, cujo custo é incorporado pelas empresas aos preços dos bens pagos pelos consumidores.”

Considero o ponto central no texto de Patu quando ele diz que o BNDES é uma empresa pública, portanto governo, e que empresta em condições privilegiadas a empresários. Privilegiadas, lembrem-se disso quando forem discutir a questão do uso de dinheiro público em arenas para o Mundial de 2014. E antes que me “acusem” disso ou daquilo, não estou falando de um estádio em particular, mas dos 12 que querem abrigar a Copa.



  • Barcelusa 2011

    E a Lusa ontem? Que empate, hein? E sabia que vamos reformar o Canindé, mas sem grana do BNDES? Abraços do Barcelusa 2011, rumo à Série A do Brasileirão!

    • janca

      Acompanhei o jogo pela TV, que garra pra segurar o empate atuando em todo o segundo tempo com dois jogadores a menos. Foi um bom resultado. Quanto ao Canindé, é um ótimo ativo que a Portuguesa tem que aproveitar melhor, o maior problema, a meu ver, é a questão do estacionamento. Não sabia da reforma, não. E sábado tem o jogo contra o Paraná… justamente no Canindé. Vamos ver se agora ganha pois já queimou umas gorduras nas últimas rodadas, né? Abs. Janca

  • André

    Não sei se você ficou sabendo mas em Minas o BNDES já autorizou liberação de 400 milhões de reais pro Mineirão.

    • janca

      Fiquei sabendo que o BNDES autorizou o financiamento, sim, está inclusive na edição de hoje do L!, André. De qualquer jeito obrigado pelo comentário, Janca

  • André

    Seu post é relevante porque faço a pergunta se eu, como pequeno empresário, conseguiria os empréstimos que os grandes clubes, apesar de serem notórios devedores e uma parte até inadimplente, conseguem do BNDES. Duvido.

    • janca

      Duvido que você, como pequeno empresáro, conseguisse algo, teria que recorrer aos bancos privados e os juros estão lá em cima. Sobre os clubes, muitas vezes quem consegue o financiamento é a construtora que toca a obra, mas repito que sou contra uso de dinheiro público, mesmo em forma de empréstimos em condições privilegiadas, como o do BNDES, um banco do governo, para arenas privadas. Abs. e valeu de novo pelo comentário, Janca

  • Alexandre

    Como parte do preço de quase tudo o que se consome é PIS/Pasep, e parte desta contribuição social compõe o FAT, que alimenta o BNDES, quando cada um de nós está comprando um produto, está contribuindo financeiramente para a construção dos estádios da Copa que emprestaram a juros subsidiados do BNDES, inclusive dos particulares.

    • janca

      É isso mesmo, Alexandre, estamos pagando a conta dos estádios da Copa… E Ricardo Teixeira dizia que não haveria dinheiro público nas arenas, só dinheiro da iniciativa privada. Abração e valeu pelo comentário, Janca

  • http://futebolcomoscurcinos.podbeancom/
    MELHOR PODCAST DO FUTEBOL BRASILEIRO!
    NOSSO 2º PROGRAMA COM COMENTARIOS SOBRE A 19º RODADA DO BRASILEIRAO. PALPITES, HEROIS E VILOES DA RODADA, NOVO QUADRO.. A CULPA É DE QUEM??!, HUMOR E PAIXAO PELO FUTEBOL!
    CURTA E DIVULGUE, PORQUE FUTEBOL COM OS CURCINOS FOI FEITO PRA VC!

  • janca este bndes é uma brincadeira com o dinheiro publico, só empresta dinheiro se os diretores ganharem propina isto é sacanagem.

  • Oscar de melo

    Pode se defeder como quiser,generalizar como quiser,mas não cola dizer que a polêmica é nos estádios da copa,quando na verdade a choradeira é só em SP em favor do SPFC.

    • janca

      Caro Oscar, você está enganado. A polêmica em relação aos estádios não é só em São Paulo. O Maracanã está com problemas em seu projeto, o Mineirão vai receber financiamento do BNDES, financiamento de 400 milhões de reais, aprovado anteontem, Natal começou as obras com 17 meses de atraso, projetos de quatro estádios, incluindo o de Manaus, foram feitos por um amigo e ex-sócio de consultor do Comitê Organizador Local, o que criou uma situação no mínimo embaraçosa, o Beira-Rio não teve o valor da reforma aprovado, a diretoria e o conselho falam em uma cifra menor do que quer a construtora… Problemas, Oscar, há em diversos estádios. Se fosse só choradeira em São Paulo estaria bom, mas não é. E é dinheiro público sendo usado em tudo quanto é canto e a cada semana uma nova denúncia aparecendo, como as de “Folha”, anteontem, e “Estadão”, que envolve o Ministério do Esporte e entidade comandada por Mustafá Contursi, ex-presidente do Palmeiras, publicada na edição de ontem. Abs.

      • Oscar de melo

        Janca,pelo que consta,apenas tres estádios são particulares,Arena,Beira Rio e Itaquera,os outros serão estádios público e portanto não se enquadra em privilégio á empresários.Porém concordo quando diz que problemas em vários estádios,mas não em relação ao BNDES,pois esse já recebe os valores prontos,e age como banco,exigindo garantias e sem questionar a lisura de seu uso,apenas respeitando o valor pré-estabelecido de 400 milhões a cada estádio.
        Mas que em São Paulo a choradeira foge dos limites da coerência,é fato.Só espero que voce não seja só mais um anti-corinthiano que usa o crédito de jornalista pra se vingar da odiosa escolha de Itaquera e não do “sacro-santo estádio do Morumbi” como cede da copa.Seria um desperdicio de talento em nome do clubismo.

        • janca

          Oscar, claro que não sou contra o Corinthians, embora seja contra o uso de dinheiro público em estádios particulares. Você tem razão, são apenas três estádios particulares, mas a questão é mais grave quando o Maracanã, estádio público, é verdade, já passou por três reformas _a de agora é a terceira_ para se adequar aos padrões da Fifa. E depois deve ser arrendado para Flamengo e Fluminense, num processo parecido com o que ocorreu no Engenhão com o Botafogo. Então aí temos também a privatização de estádios que deveriam ser públicos. Mesmo em Pernambuco o Náutico já está de olho na Arena Pernambuco para assumi-la depois da Copa. Então é a privatização do dinheiro e das arenas públicas. E não concordo com isso. Grande abraço, Janca

          • Oscar de melo

            Vendo por esse lado,o mais justo não seria o modelo praticado nos estádios particulares?O Brasil foi escolhido como sede.Várias cidades se candidataram por motivos diversos,que vem da visibilidade turísticas às pretensões políticas,etc,etc…Cada cidade assume a viabilidade das estruturas e acomodações das partidas durante o evento,o país quer uma visibilidade maior no mundo,e não só as favelas do Rio ou as periferias amazonicas com suas palafitas como mostra hollywood,e se vale das estatísticas do aumento do turísmo e melhor avaliação dos países que receberam o evento.Tem que pagar antes pra ter lucro depois.Não acho que teremos prejuízo a longo prazo,os benefícios serão maiores que os gastos.

          • janca

            Mas é aí que não sei, Oscar. Os sul-africanos não tiveram lucro, a Fifa, sim. Hoje sofrem para manter pelo menos cinco de dez estádios usados na Copa. É claro que teremos de pagar para ter um bom Mundial, mas a questão é quanto vale o jogo. Os orçamentos dos estádios não param de subir, convênios feitos em “nome da Copa” são questionados tanto na pasta do Turismo quanto na de Esporte, há aeroporto, como o de Natal, que pode ficar pronto dois meses depois do Mundial. O Brasil não deveria ter se planejado antes, já que sabe que seria a sede desde 2007, há quatro anos, portanto? E na verdade sabia antes disso porque a Copa seria na América do Sul e desde 2006 costurou para ser candidato único… Aí é que está o problema. Temos que gastar. Mas quanto? Abs.

  • Gabriel

    Olá galera, venho aqui parar divulgar o jogo FutManager, onde você é o tecnico.

    Jogo estilo brasfoot, só que é online e você não precisa baixar nada.

    Neste jogo você monta seu time, compra/vende jogadores, constroi CT, CB , CR , ESTADIO, joga amistoso e campeonatos com seus amigos.

    Os melhores do ranking ganham prêmios reais, ou IN-GAME, o criterio fica a sua escolha.

    Então ta esperando o que para jogar ?

    Clique, Cadastre-se e Divirta-se.

    Como cadastrar :

    Cadastrem ai você ira receber um e-mail com sua senha !

    depois é só vc logar, criar a equipe !

    http://futmanager.com/futebol-online/vreb.html


    Chame seus amigos tambem, para embarcar nesse desafio

MaisRecentes

Os preços da Seleção



Continue Lendo

O título do Timão



Continue Lendo

Tricolor acuado



Continue Lendo