Faxina em gastos com Copa



A presidente Dilma Rousseff insiste num levantamento preciso de todos os ministérios envolvidos com a Copa-2014 sobre quanto já foi gasto até aqui e qual a previsão de investimentos de cada pasta até a realização do evento.

A primeira que iniciou uma auditoria interna, embora sofra uma externa também _a pedido do Tribunal de Contas da União_ é a do Turismo.

O ministério, que está nas mãos do PMDB, trabalha com diferentes previsões de gastos com programas ligados ao Mundial. Para treinar cerca de 300 mil pessoas para a Copa, as cifras oscilam entre 360 e 520 milhões de reais. O Turismo costumava divulgar a “cifra do meio”, 440 milhões de reais, como a mais realista, embora cogitasse elevá-la a mais de 500 milhões de reais, pois estaria defasada.

Pressionado pelo TCU, que apontou uma série de indícios de irregularidades, o ministério está levantando dados de todos os convênios firmados até aqui, já que o mesmo será feito pela Controladoria-Geral da União e Pedro Novais, o ministro que está na berlinda, tem receio de ser pego de surpresa com novas acusações.

Até que todos os convênios firmados sejam analisados, nenhum centavo será liberado para programas ligados à Copa.

O receio é que uma parte da grana tenha sido repassada a entidades privadas e ONGs e nada tenha sido realizado com ela _pelo menos nada para o Mundial.

O próprio programa de treinamento de pessoal para a Copa _300 mil pessoas seriam preparadas para receber o evento_ é alvo de contestação, já que seria muito vago. A tendência é que ele seja refeito a três anos do torneio e apresente metas mais específicas.

Falta de planejamento dá nisso. Mas deixar a responsabilidade toda nas costas de Pedro Novais não acho correto, embora não tenha simpatia pelo ministro, que caiu de paraquedas no Turismo. Lembro que ele entrou no ministério em janeiro e o Brasil ganhou a sede da Copa em 2007, se bem que extraoficialmente a CBF já soubesse disso desde o início do ano anterior. Ou seja, quem estava lá antes de Novais, incluindo a ex-ministra Marta Suplicy, também deve explicação.



  • claudio luis do espito do santo

    Ola! nesse pais nada muda em relação aos politicos. contudo es uma boa oportunidade para que seja desviados uma bolada de nosso dinheiro.

  • Nelson Arjona

    Parabens Dilma,pois os ratos estão prontos pra dar o bóte,tem que fiscalisar os gastos sim…Porque não usaram o Morumbi ?? Se os gastos ficariam pro São Paulo ?? Preferiram fazer outro estadio ,onde estão dois elementos envolvidos ,mais sujos que páu de galinheiro.o Andrés Sanches[Taxinha] e Ricardo Teixeira [Manguaça]…Só por esses dois elementos estarem envolvidos nessa contrução …..Já tem que ser acompanhado de perto pelo Tribunal de Contas da União e pela Policia Federal………..Olho neles

    • ailton

      Aquele lixo do Morumbi ia consumir mais de 600 milhões em reformas, e voce acha que o dinheiro iria de onde?

      • Fabio

        Nunca teve estádio para fazer comparativo, lixo deve ser onde você mora.

      • Soberano

        Só pode ser CUrinthianu FAVELADO!!!

        • alexandre

          bem a questao nao he onde mara he sim a educacao mane !

    • Bruno Schuster

      Como é que é ? O são paulo iria “investir” na copa? vc esta de brincadeira! primeiro porque o Morumbi é irreformável, inviável, feio, sem conforto, bairro perigoso ( moro perto, posso falar), sem estacionamento. A única coisa que foi feita foi uma tremenda enrolação de três anos e uma “garantia” financeira de um banco com agência só na internet, pode cara? Depois com a ajuda de “certa” imprensa, queria fazer somente um puxadinho, seja honesto: o S.P.F.C queiz é fazer parte da maracutaia isso sim!

    • Ronald

      Se o São Paulo tem R$ pra reformar o panetone porque nao comecou as Obras?
      Mentira deslavada essa…. O Panetone eh um estadio velho que ja foi construido com dinheiro publico tambem!! a Fifa hoje exige modernidade nos estadios… coisa que o Panetone não tem!

  • danilo

    Imagine se lula fosse ainda o presidente, ia ser tanto roubo que o país iria falir..

  • O GRANDE

    Bom dia Janca,o que poderá fazer a nossa presidente se até os graúdos do seu partido conspiram contra ela(vide última veja).

    Abs.

    • janca

      É, as alianças políticas que o PT fez são, no mínimo, complicadíssimas. A própria credibilidade do partido foi por água abaixo faz tempo. Mas Dilma bem que tem se esforçado, pelo menos é o que acho. Abs.

    • Sérgio

      A Veja eh uma piada, esta ultima edição foi patética.

  • HUGO SANTOS

    Os principais estados brasileiros tem seu estadio de futebol comum a mais de um clube de futebol, basta adaptá-los as exigências da FIFA e ficariamos com ai sim com um beneficio publico, agora gastar dinheiro com novos estadios de futebol para concorrer com os estadios antigos, francamente ou é falta de planejamento ou então é fazer o povo de bobo e ainda ganhar dinheiro em dobro.

  • Johannes

    Bom Dia João Carlos,

    Se a presidenta Dilma Roussef deseja uma maior lisura nos gastos públicos, acho que ela está corretíssima, fico pensando apenas como ela vai conseguir isso no meio do nosso quadro político e apatia popular. Só pelo fato de tentar penso que ela merece nosso respeito, pois poucos homens públicos nas esferas governamentais se quer vislumbram esse objetivo.
    Se há um intento de realmente colocar seriedade nos projetos ligados a 2014 e 2016, espero que a população dê pelo menos um significativo suporte moral que todo indivíduo que tenta fazer algo positivo necessita, pois as velhas engrenagens resistem ao óleo e gostam da máquina com sua engrenagens pesadas e suas gambiarras.
    Em todo caso melhor não duvidar de uma mulher que resistiu a violência psicológica e física dos porões da ditadura militar e se tornou a primeira mulher presidente de um país continental, …enfim penso que a crença precede todo êxito…

    • janca

      Também torço por ela, mesmo com o gol contra que Lula fez ao mostrar apoio público a Ricardo Teixeira _vide jantar entre os dois tão divulgado pela imprensa. Mas as alinças políticas em que Dilma e seu governo estão envolidos não me deixam tão esperançoso, embora ache, sinceramente, que ela esteja tentando fazer o melhor. Inclusive se afastando do presidente da CBF. Abs.

      • Rasiko

        Janca, aí vou discordar de você, como cidadão e como jornalista. ‘Tentar’ não é nunca o suficiente. Ainda mais no caso da presidenta da república. Ela tem que fazer valer o fato de ser a autoridade máxima do país e IMPOR. Menos do que isso significa que ela refém de interesses escusos, dela e/ou dos outros. Como em relação à faxina contra a corrupção, onde ela já declarou que “não é bem assim”. Talvez ela até perca apoio de sua base de governo mas terá o apoio do povo. O problema é que essa gente tem apego aos cargos e nada da chamada ‘visão de estadista’. Muda a merda mas continua fedendo. E muito.

        • janca

          Eu também vou discordar de mim _risos. Mas é sério. Você tem razão. Tentar não é o suficiente, ainda mais se tratando da presidente da República. Ela não pode ficar refém da base aliada, sei que falar é fácil, perdendo o apoio no Congresso pode ter seus interesses minados, mas acho que vale a pena correr o risco. Sinceramente acho que vale a pena correr esse risco. Não sei se seria uma estratégia suicida, enfim… Você tem razão ao discordar de mim como cidadão e jornalista. Mas eu vou melhorar. Abs.

          • Johannes

            João Carlos,
            Tentar talvez não seja suficiente, mas só temo aqui no Brasil o conceito de Salvador da Pátria, a andorinha que fará o verão. O brasileiro, pelo menos a parcela que têm mais do que o necessário para sua subsistência e consegue ter acesso a algum grau de informação não costuma ajudar muito nos processos políticos, e continua votando em velhos lobos da política e em suas crias, que acabam ocupando espaço no Senado e na Câmara. Assim penso que o grau de esforço da Dilma, mesmo se for elevado não é garantia de sucesso….Vivemos um presidencialismo que tem seu “quê” de parlamentarismo…Eu me pergunto se além da Dilma( que têm evidentemente sua grande parcela de responsabilidade pelo cargo que ocupa) se há muitos outros interessados na faxina…penso que não haja tanta gente assim…No caso da Copa e Olimpiada existe uma visibilidade que ajuda a quem deseja limpar o processo..mas nas outras esferas públicas a coisa é menos midiática e costuma passar mais desapercebida jogando a favor da bagunça…

          • janca

            Por isso tudo é tão complicado e eu mesmo confesso que me sinto confuso. É o que você disse, temos um presidencialismo com um quê de parlamentarismo. E ninguém governa sozinho. Felizmente, aliás, se não teríamos uma ditadura. Mas uma andorinha não faz verão, não é isso o que dizem por aí ou eu dei uma de Vicente Matheus? Abs. e valeu pelo comentário, João Carlos

  • Traficante

    se foda, eu vo é mete bala

  • http://futebolcomoscurcinos.podbeancom/
    MELHOR PODCAST DO FUTEBOL BRASILEIRO!
    NOSSO 2º PROGRAMA COM COMENTARIOS SOBRE A 19º RODADA DO BRASILEIRAO. PALPITES, HEROIS E VILOES DA RODADA, NOVO QUADRO.. A CULPA É DE QUEM??!, HUMOR E PAIXAO PELO FUTEBOL!
    CURTA E DIVULGUE, PORQUE FUTEBOL COM OS CURCINOS FOI FEITO PRA VC!

  • cidão jfmg

    tÔ com muita esperança que a nossa presidende vaI colocar muita gente no seu devido lugar pois ela pareçe que não taq de brincadeira e muito mais macho que muitos que se dizen, é gente não brinca com essa mulher ela e dura na queda espero que os que a rodeian tenhan o mesmo carater que ela passa . e quanto a nos temos que mudar a maneira de agir não brigar por futebol vamos nos valorizar como brasileiros nos fazendo respeitar por esses politicos safados e ezigir que a nossa lei e justiça seja comprida em todos niveis da sociedade tenho fé no que ela esta querendo construir.

  • Luiz Carletti

    Presidente Dilma, a senhora esta surpreendendo, faça mais, mande essa copa do mundo e olimpíada
    embora, o Brasil não precisa disso, não há necessidade desses eventos para ficar legado algum,
    gastar um volume de recursos espantoso em estádios, as entidades esportivas que cuide disso,
    mande esse ministro dos esportes largar copa do mundo de lado, que não é função dele, vocês já
    pensaram entregar recursos públicos para uma entidade que nos últimos cinquenta anos nunca
    esteva com suas obrigações em situação regular, o corintians, aliás, espero que a Procuradoria
    da República tome as devidas providências, senão teremos que tomar. Aquele terreno em que está
    projetado o tal Estádio Itaquerão a sua concessão é ilegal, foi feita na esfera administrativa, quan-
    do a lei 8.666/93 prescreve que toda alienação deve ser precedida de licitação, que entidades em
    situação irregular com os encargos previdenciários e tributários não pode receber incentivos fiscais
    nem ser beneficiário de recuros públicos nem diretamente nem por interposta pessoa, a 0debrecht.

    • Rogério

      AI AI AIIII MEU CUTUVEEEEELO……. PQ O ITAQUERÃO VAI SEDIAR A ABERTURA DA COPA DO MUNDO DE 2014 E O MORUMBI NÃO?
      PQ O CORINTHIANS PODE E O SÃO PAULO NÃO???
      UAUHAHUAHUA

      SENHORES, SEJAM BEM VINDO A COPA DO MUNDO EM SÃO PAULO….. QUEM PODE PODE E QUEM NAO PODE SE SACODE………HUAUHAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAUHAUHAUHAUHAUH

      E VAAAAI CORINTHIANSSSSS!!! HA HA HA

      • Bruno Schuster

        Boa!

  • Nilú

    Admiro tua imparcialidade ao falar de Marta Suplicy, por quem já expressou “simpatia” ou quem sabe falta de opção, dizendo que entre ela e Kassab, escolheria a propria, eu, nem um dos dois.
    Mas quem tem teu senso de honestidade e justiça, não poderia se posicionar de outra maneira. Quanto a Dilma, apesar de também torcer por ela,não sei se terá forças para ir adiante e além disso, esse levantamento está vindo com um pouco de atraso e o que é pior, poderá retardar mais ainda todo esse circo, e ai meu amigo, a “urgência” em se resolver as coisas, poderá deixar tudo mais desgovernado ainda. Sabe que não consigo, dentro da minha ignorância é claro, imaginar o decorrer de tudo isso… Nilú

    • janca

      Sabe que eu também não? Deixaram tudo para a última hora, há denúncias e mais denúncias _a “Folha” hoje traz uma sobre escolha de projetos de estádios sem licitação e para amigo e ex-sócio de consultor do COL_, os preços não param de subir, está tudo atrasado e essa “urgência” para resolver as coisas pode aumentar o desgoverno, como você diz. Enfim… A coisa tá feia. João

  • BOA TARDE JANCA NUM PAIS ONDE IMPERA A CORRUPAÇAÕ COMO VARRER TODA ESSA FALTA DE TRANSPARENCIA, PQ ESSE TAL DE RICARDO TEIXEIRA PARECE Q QTO MAIS DESCOBRE COISA DESSE CARA MAIS ELE SE FORTALECE .
    JA ESSE ANDREZ ENVOLVIDISSIMO COM O TAL DE KIA E TBM SEU PRESIDENTE LADRAÕ COMO ELE,
    NESSE PAIS AINDA PODE FALAR ALGUMA COISA COM A MAIOR CARA DE PAU ,UMA CARA Q VENDIA PLASTICOS AGORA POSSUI ESSE PATRIMONIO TUDO HEIN NOMES DE LARANJA.
    ME EXPLICA COMO PODE TUDO ISSO???

    • janca

      Putz, se eu tivesse a solução pra esta falta de transparência, como você colocou, juro que eu diria. Mas não tenho… Abs. Janca

    • Nilú

      Pode sim, mas não pergunte como, o Kia hoje é sócio de Giuliano Betolucci, ex genro de um tal de Duarte, que fazia os cigarros para um forte time paulistano, é tudo uma roda, muito VIVA !!!! Pouca gente tem moral e é correta nesse país, infelizmente a maioria só quer se dar bem, não importa, prejudicando a quem!!! Resumindo, não existe explicação, apenas muita corrupção. E digo mais, a maioria está como abelha no mel, com essa Copa e Olimpíadas, só querem dar sua lambidinhas, dane-se o que vai acontecer. Se eles encherem o bolso tudo bem!!! Nilú

      • janca

        Putz, não sabia que o Kia era sócio do Giuliano Bertolucci, um dos empresários e agentes de jogadores mais influentes no mundo da bola… Sobre as abelhas querendo dar suas lambidinhas na Copa e na Olimpíada também de fato há várias, Nilú, várias. João

        • Nilú

          Então investigue, pois tenho total base no que estou dizendo !!! Não é da boca para fora como algumas besteiras que escrevo_rs. Nilú

  • flai

    caros amigos, sou palmeirense e defendo o estádio do Corinthians. A pergunta que fica é será que o São Paulo conseguiria fazer esta reforma com recursos próprios?
    Por que não o faz mesmo sabendo que a copa não vai ser no Morumbi. O que vejo não inveja do São Paulo a verdade é que perdeu uma boca de reformar o velho e bom Morumbi nas costas do povo, então vamos para com essa conversa que o São Paulo iria fazer a reforma com recursos próprios, nossa cara é cobra que a lei de incentivos ficais a zona leste seja respeitada.

    • janca

      Sobre sua pergunta, pelas informações que tenho o São Paulo não conseguiria adequar o estádio às exigências da Fifa com recursos próprios, não. Agora as exigências da Fifa acho que são demais, especialmente para países com outras prioridades e outras realidades como África do Sul e Brasil. A Fifa lucrou muito com a Copa na África do Sul, mas os sul-africanos, não. Essa pra mim é a questão. Abs.

    • janca

      E só pra constar. Eu também defendo o estádio do Corinthians desde que com recursos próprios. Insisto na tese de que arenas privadas não deveriam contar com recursos públicos, seja ela do São Paulo, do Corinthians, do Flamengo ou do Fluminense, clubes que devem arrendar o Maracanã _reconstruído com dinheiro público_ depois da Copa do Brasil. Abs. de novo

      • Aleksandro Bruno Gouvêa

        Falou tudo Janca!

        A realidade do Brasil (ou da Árica do Sul) e da Alemanha (por exemplo) são totalmente diferentes!
        Tanto em riquezas quanto em controle da corrupção (por quê será?) Rs…

        A copa e os jogos olímpicos devem ajudar os países, adequando-se a suas necessidades e potenciais… e não endividando-os com elefantes brancos (arenas com capacidade para mais de 40 mil quando a perspectiva de uso após a copa será de mil e poucos). É claro que erguidos à custa do povo, que muito bondoso… aplaude!

        No caso do estádio de Itaquera, concordo com sua construção. Acredito que o small club tem direito a ter seu estádio, e o mesmo pode ajudar muito a região a se desenvolver. Mas não com dinheiro público e “facilitações” diversas… para dizer pouco.
        Que construa seu estádio com recursos próprios (leia-se financiamento de algum banco), atendendo às exigências necessárias, e não com ajuda de CBF, “empresários” e políticos (vai sem aspas mesmo, rs).

  • flai

    blz janca perfeita sua posição, no caso do Corinthians parece que o dinheiro é da construtora e a outra parte de incentivos vem de impostos que seria arrecadados na construção do estádio, e quando o estádio pronto o dinheiro retornaria, dessa forma não me sito prejudicado, por que a região realmente precisa e governo tem que aproveitar e investir na reabilitação do bairro, hospitais e vias de acesso nesse último não precisa muito por conta do metro e não se esqueça que ali já tem um poupa tempo e um shop Itaquera. abs..

    • janca

      Valeu pelo seu comentário e espero, mesmo sendo contra uso de dinheiro incentivo, que na forma de incentivos fiscais, via governo do Estado ou BNDES, Itaquera se desenvolva bem, com metrô, vias de acesso, escolas, educação. Pra isso torço muito. Abs.

      • Aleksandro Bruno Gouvêa

        Só pra constar…

        O Maracanã (principalmente) e o Mineirão não devem ser esquecidos, afinal as “decisões” para estes casos são muito mais “fáceis”.

        • janca

          Concordo que os dois não devem ser esquecidos, inclusive seu uso depois do Mundial. Abração, Janca

  • MELHOR PODCAST DO FUTEBOL BRASILEIRO!
    NOSSO 2º PROGRAMA COM COMENTARIOS SOBRE A 19º RODADA DO BRASILEIRAO. PALPITES, HEROIS E VILOES DA RODADA, NOVO QUADRO.. A CULPA É DE QUEM??!, HUMOR E PAIXAO PELO FUTEBOL!
    CURTA E DIVULGUE, PORQUE FUTEBOL COM OS CURCINOS FOI FEITO PRA VC!
    http://futebolcomoscurcinos.podbeancom/

MaisRecentes

Oposição santista



Continue Lendo

Santos em SP



Continue Lendo

Fuga de patrocínio



Continue Lendo