UFC Rio e o Coliseu



Não é que um evento no Rio tem sido comentadíssimo nos últimos dias? Acontece hoje o UFC, maior evento de MMA (Artes Marciais Mistas), com transmissão por TV aberta e TV a cabo.

É um dos esportes que mais crescem no país, talvez pelo sucesso que os brasileiros têm obtido, pelos cinturões que têm levantado nos últimos anos. Desde os primórdios do evento, aliás.

Mas é uma modalidade de que não gosto. E por mais que exija dos lutadores, que treinam como condenados, por mais que requeira tática e técnica apuradíssimas, não sei se pode ser considerada esporte.

Vocês podem perguntar: então por que o boxe pode? Também não sei se pode ou se deveria. Mesmo que muitos chamem o boxe de nobre arte, não é assim que ele é conhecido? E mesmo que o MMA não seja um vale-tudo, pois não é, tem uma série de regras a seguir.

Só que ainda me espanta observar o número de pessoas que adoram estes esportes, pois são considerados esportes, sim, querendo eu ou não.

Lembro até de uma polêmica na “Folha” entre dois brilhantes jornalistas, Eduardo Ohata, defensor do boxe, e Juca Kfouri, que apresentava restrições ao esporte. Eu também tenho as minhas.

O Coliseu de Roma, considerado um dos ícones da civilização, abrigou eventos bárbaros _o circo da política pão e circo. Gladiadores lutavam até a morte, leões esfacelavam seres humanos, homens eram castrados para o público ver e festejar a desgraça alheia, castrados como as estátuas no Vaticano, por ordem de um papa do século 19…

Essas lutas eram selvagens, como podem ser as de hoje no Rio. Muito sangue _e não gosto de sangue_, murros, finalizações, porrada. E muita audiência. Talvez esteja aí a chave da questão. Há dinheiro e público interessado. Mas ainda acho que existem batalhas mais importantes para o homem contemporâneo enfrentar. Muito mais importantes do que destruir seu oponente, às vezes até ele apagar. Não, não gosto de MMA, como tampouco gosto de boxe.



  • Claudio Ferraz

    O MMA é o esporte que mais cresce no país e exige muito mais do lutador do que qualquer outra modalidade. Você acha que judô não é esporte? Ou luta livre? Futebol é muito mais perigoso do que MMA.

    • janca

      Acho que judô é esporte, sim. Luta nas modalidades livre e greco-romana também. Elas não têm a violência do MMA ou do boxe. E não tenho dados para dizer se futebol é mais perigoso do que o MMA. O que me incomoda é a filosofia do MMA, que começou como vale-tudo, liquidar seu adversário, arrebentá-lo. Não gosto como não gosto do boxe, apesar de já ter assistido a algumas lutas de boxe, especialmente nos tempos de Mike Tyson. Abs.

      • Tarcísio Rezende

        Se UFC é esporte, porque também não considerar esporte o “tiro ao cidadão”, com suas balas perdidas. UFC é uma atividade primitiva, violenta e ignorante. Os que incentivam e até transmitem esses eventos, que não venham depois chorar por seus filhos perdidos nas baladas, vítimas desses Badboys (ou seria bichasboys!?), ou nas brigas de torcidas organizadas pelo país afora.

      • ntec

        MMA ,BOXE TUDO A MESMA COISA VIOLENCIA GRATUITA,QUEM PRATICA SABE Q PODE ENTRA NA LUTA E SAI ALEIJADO OU PROBLEMAS FUTUROS. MUITO ME ESPANTA JORNALISTA METER O PAU NA VIOLENCIA E DEFENDER ESSES ESPORTES.

  • Fernando

    Pra você xadrez é esporte?

    • janca

      Não, mas dama é. Brincadeira, acho que xadrez não é esporte, mas é interessante pacas. Bem melhor do que MMA. Abs.

  • Cassiano Silva

    Passa na Rede TV! a partir das 22hs. Pros fãs do esporte não percam, Janca, o MMA é o esporte mais completo que existe. Não tem nada a ver com Roma antiga, gladiadores, sangue. É um esporte de estratégia, um esporte mental, o mais completo que existe. Acredite em mim.

    • janca

      Já está passando no Sportv, não sei quais são os dois que estão lutando, mas um deles está ensanguentado e a galera vibrando. Isso não é esporte. Pelo menos pra mim. Vou mudar de canal, pancadaria não!!! Abs.
      Ops, ou melhor, vou ler um livro e desligar a TV. Estou querendo ler. Abs.

  • André

    Você tá certo. O problema é que o ser humano é muito mal, a humanidade é essencialmente má e é um delírio ver o outro ser espancado. Isso acontecia em Roma antiga. Até hoje tem muita gente que delira com filmes de gladiadores, com jogos eletrônicos de guerra, o resultado é essa desgraça que vemos na Líbia, na África, no Brasil. A sociedade perdeu seu eixo. Melhor dizendo, caro Janca, a sociedade nunca teve ou nunca encontrou seu eixo, não acha? Gostei do seu post, alguém contra o MMA. Também sou contra, deveria ser proibido como chegou a ser em muitas cidades, mas o dinheiro sempre fala mais alto. Abraços e boa noite, André

    • janca

      Acho que o ser humano é dual. E também acho que nunca achamos nosso eixo, não digo o individual, mas o social. O individual alguns encontram, sim. E isso é ótimo. Quando a gente encontra nosso eixo e aprende a se respeitar é fantástico, um ganho incrível. Mas a sociedade… É complicada mesmo. Em relação ao MMA o pior são as “rinhas” clandestinas em que os caras se matam e os “torcedores” e apostadores fazem a festa. Lamentável. Pelo menos eu acho. Teve até um filme, um documentário, se não me engano, sobre isso. Enfim, coisas da vida. Abs. e valeu pelo comentário, Janca
      PS. Também sou contra estes joguinhos de guerra, tiros, matança, gladiadores. Não os acho nada educativos. Nada, nada, nada, mas tem quem gosta, tem mercado. Abs. de novo, Janca

  • http://futebolcomoscurcinos.podbeancom/
    MELHOR PODCAST DO FUTEBOL BRASILEIRO!
    NOSSO 1º PROGRAMA COM COMENTARIOS SOBRE A 18 RODADA DO BRASILEIRAO.
    PALPITES, HEROIS E VILOES DA RODADA, HUMOR E PAIXAO PELO FUTEBOL.
    CURTAM AI GALERAA!!!!

  • Fábio

    Vi o evento pela TV e achei muito bem organizado, fiquei impressionado, mesmo que o Sportv tenha toda hora puxado o saco do Rio, como se tudo no Brasil agora tivesse que ser lá. São Paulo é que é a locomotiva deste país.

    • janca

      Eu só vi um pouquinho e pelo que senti, pelas imagens e tudo, a organização foi de primeira mesmo, o que é bom para o Rio. Quanto à transmissão do Sportv não posso analisar porque vi realmente pouco do evento, preferi ler a ver TV. Abs.

  • Tarcísio Rezende

    Caro Janca, tenho um colega de trabalho que gosta de UFC e detesta o programa do Datena, porque acha ele violento, …???, dá para entender ??
    O sucesso dos UFCs da vida comprovam minha tese, de que estamos involuindo como espécie, a violência, a corrupção, os crimes, estão cada vez mais presentes e tornaram-se aceitáveis pela sociedade. Lógico que dá pra entender isso, a banalidade dos criminosos e a passividade e impotência de suas vítimas tem a mesma origem, o prazer perverso pelo ódio, violência e sangue, coisa que os UFCs da vida sabem capitalizar muito bem.

    • janca

      É o que penso sobre os UFCs, mas de fato é um sucesso de público e atrai muito dinheiro. Como estamos numa sociedade capitalista… E você tem razão, vejo como o prazer perverso pelo ódio, violência e sangue, muito sangue. Abs. João

    • janca

      Ah! E também conheço gente que adora o UFC, como conheço gente que não suporta. Há de tudo nesta vida… Abs. João

  • Felipe

    Bem, opnião é igual a bunda! Mas o que me deixa puto é perceber que os comentárista aqui que não gostam de MMA, tem a mania de falar mal, se sentem muito machos por trás do teclado…rs. Geralmente são pessoas sem sangue,sem gana,que se escondem eu seus falsos ideais,com ridiculos argumentos, se preenchem de informções via TV pra elaborar seus argumentos, por que não criticar Futebol, onde muitos morreram em campo, futebol americano? Claro que não! sabe porque? pois tem inveja da força dos brasileiros e lutadores de outros paises,que geralmente são pessoas humildes, que trazem toda sua força,determinação,vontade, ADJETIVOS que adquiriram durante sua ardua vida, lutas do dia a dia, Trabalhando de sol a sol,sem ajuda dos Pais,do governo e etc… Mas por que discutir com vcs? vcs não sabem o que é isso, passaram a vida em baixo da saia da mãe, e impossibilitados de vivenciar dificuldades, se vcs acham certo criticar pessoas que chegaram ao sucesso por meio do MMA, é que vcs estão se sentindo desvalorizados por ter diplomas e não conseguir nada na vida,isso se chama inveja!

MaisRecentes

Os erros do Verdão



Continue Lendo

Vencer ou vencer



Continue Lendo

Arena santista



Continue Lendo