O incrível custo do Maracanã



Com ajuda do economista Francisco Pessoa, calculei quanto será investido _e quanto já foi_ para o Maracanã ficar pronto para a Copa de 2014. Em outras palavras, quanto os contribuintes terão gasto para ter o estádio preparado para receber os jogos do Mundial.

E as cifras são de estarrecer, pois chegam a quase 1 bilhão e 600 milhões de reais. Sim, uma das maiores do mundo para construção e reforma de um estádio de futebol.

Como chegamos a este valor? Para o Mundial de Clubes da Fifa em 2000, vencido pelo Corinthians, foram gastos no ano anterior 106 milhões de reais. Considerando que o valor investido tenha sido dividido em 12 parcelas iguais durante o ano anterior, 1999, atualizamos a quantia que chega a 237 milhões de reais (dinheiro de hoje, portanto).

Para o Pan de 2007, novos gastos foram feitos, com a promessa de que o estádio ficaria pronto para a Copa de 2014, tendo padrões exigidos pela Fifa. Como vimos, não ficou. Mas o total do investimento, estipulado em 304 milhões de reais, se considerarmos que foram feitos em 2006 e divididos em 12 parcelas iguais novamente, seria equivalente a 397 milhões de reais de hoje.

Somando os gastos para a reforma para o Mundial de Clubes da Fifa com os do Pan de 2007, que deixariam o Maraca pronto para a Copa do Brasil e mais os 938 milhões de reais que estão sendo investidos agora para refazer o estádio, chegamos a 1 bilhão e 572 milhões de reais.

Sim, quase 1,6 bilhão de reais para termos o Maracanã pronto. São coisas que os governantes e dirigentes esportivos não dizem, esquecendo-se das promessas que justificaram sua reforma para o Pan de 2007, para o próprio Mundial de Clubes, de 2000, sem falar no quase 1 bilhão de reais que estão sendo gastos agora e que podem aumentar para 1,1 bilhão de reais até o Mundial considerando melhorias nos arredores do estádio.

E o pior é que, depois que ficar pronto, ninguém sabe o que será feito dele. Muitos pensam numa alternativa parecida com a dada ao Engenhão, repassado para o Botafogo administrar, pagando um aluguel à Prefeitura do Rio. O Maracanã poderia ser cedido ao Flamengo ou a um pool formado por Flamengo e Fluminense, que dariam um pagamento mensal ao governo do Rio. Ou seja, passaria para administração da iniciativa privada. Mas os gastos para reformá-lo sairiam do governo _em outras palavras, do bolso do contribuinte.

Brasil, Brasil… Enquanto todos falam do Fielzão, muitos esquecem o que está ocorrendo no Rio, que é tão sério quanto. Ah! E antes que me esqueça, para atualizar os valores investidos para o Mundial de Clubes e o Pan foi usado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é calculado pelo IBGE.



  • Jose da Silva

    Depois os cariocas ficam chorando que não tem segurança, saúde, educação e assistência social. Toda essa dinheirama, R$ 2 bilhões, jogados nos bolsos do Flamengo ou do Fluminense que não vão assumir nenhum risco da obra e vão ganhar o direito de explorar com subsídio do Governo.
    VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA!

    • Flávio José

      Vergonha????? Se esse dinheiro todinho foi investido no estádio, que bom. Agora se foi parar no bolso de outros cidadãos, bem aí são outros quinhentos, agora sejamos justos VOCÊ escreve isso ou aquilo e acha que todos vão concordar com contigo.
      Nosso país é rico e quero que gaste bastante dinheiro nisso, pois o ópio do povo já é outro…………rsrsrsrsrsrs

    • Wallace

      Cara, com todo respeito, vc é ou pelo menos está parecendo botafoguense, ou seja, chorão!, ST.

      • O Zé Ruela, limpa essa tua boca pra falar de Botafogo!!! Quem vai chorar é vc quando eu te pegar!!! O cara temnome de Wallace (sic) e ainda quer tirar onda. Deve ser um tricolorzinho baitola ou um mulambento suburbano, sem casa pra jogar e tem que pedir por favor pra jogar no engenhão. Zé mané..

        • edu machado

          engenhão é do buaaaaatafogo??? NÃO TÁ SÓ ALUGADO, FOGUINHO PAGA ALUGUEL E MORA DE FAVOR NUM PRÉDIO EM NITEROI

          ah, ultima vez que seu time lixo ganhou do flamengo em brasileiros, as torres gemeas ainda existiam

    • Carioca Fla

      VERGONHA É O ESTÁDIO DO CÚRINTIA. QUER APOSTAR QUE VAI APARECER UM MONTE DE FALCATRUA NESSA OBRA?

      O MARACANÃ É O MAIS FAMOSO DO MUNDO E AGORA SERÁ O MAIS MODERNO TAMBÉM!!!

      VERGONHA PARA O BRASIL É COLOCAR A ABERTURA DA COPA NESSE ESTÁDIO QUE O CÚRINTIA TÁ CONSTRUINDO LÁ NO FIM DO MUNDO, NUMA CIDADE TOTALMENTE SEM INFRA ESTRUTURA NENHUMA HOJE, E COM CERTEZA ESTARÁ A MESMA PORCARIA EM 2014. CHEIA DE FAVELA EM VOLTA.
      KKKKKKK

      ALÉM DISSO, O ESTÁDIO DO PALMEIRAS É MUITO MAIS BONITO QUE ESSA BOSTA DE ESTÁDIO DE POBRE QUE A PREFEITURA ESTÁ DANDO PARA OS FEDORENTOS IMUNDOS.

      • Daniel

        Primeiro vá a uma escola ou faculdade, pra depois escrever algo coerente!

      • Ermolito

        E do lado do maracnã naum tem favela naum né?????? E que dinheiro esta sendo gasto do estadio do todo poderoso????

        e que no rio o povo ja e acostumado com roubo e tudo mais……. vai pedir dinheiro apra os traficantes dai……. seu sem noção

        • edu machado

          tem uma favela, e uma UPP para caso a torcida do curintias passe lá perto

      • DOMINGOS GUTIERREZ

        Na realidade não era nem para responder tamanha é sua ignorância, mas não posso me calar…pois é importante te dizer que para escrever num blog que vai para uma ou milhões de pessoas precisamos ter respeito com o que falamos e para tanto você deveria fazer pelo menos duas coisas Limpar sua latrina “sua boca” e melhorar bastante sua cabeça lendo bons livros. Ah!!! Inveja é muito feio também se melhore será um bem para você e para a humanidade.

      • Anderson

        E hilario ler isso de carioca flamenguista e sem estadio ….

        Hilario e que essa merda de estadio ultrapassado está sendo reformado com meu dinheiro ..

      • Joubert

        Galera,
        Que briga boba, esse bairrismo não leva a nada, os caras estão torrando é o dinheiro público que é do brasileiro independente de região, é isso que eles querem enquanto vcs brigam eles roubam. Os dois estádios são um escândalo assim como outras obras. Só para citar as do meu estado o Mineirão e o independência( que cedico para o América e esta sendo reformado com o dinheiro público).É mole !
        Se liga.

        • janca

          Tem total razão, Joubert, clubismo ou bairrismo não leva a lugar nenhum, os caras estão torrando nosso dinheiro!!! Valeu pelo comentário tão ponderado, Janca

        • edu machado

          vo falar nada

      • edinho

        Cala a boca!

    • Eduardo

      Acredito que você more fora do Brasil, pois pra falar que só o Rio chora por falta de segurança, saúde e educação!

    • gustavo oliveira

      A diferença primordial é que o Maracanã pertence ao governo do Estado do Rio e em São Paulo, o estádio à ser construído pertencerá ao Corinthians. Voce acha que é a mesma coisa? Agora concordo plenamente que a construção ou reforma de estádio sem investimentos em infraestrutura, em melhorias para o dia a dia da população, é um absurdo. Mas sou a favor da copa do mundo no Brasil sim.

      • janca

        Também sou a favor da Copa aqui, mas com controle dos gastos. E contra uso de dinheiro público para erguer o estádio do Corinthians. Abs.

      • Anderson

        Meu dinheiro sendo disperdiçado em coisas velhas e ultrapassadas .. VERGONHA

    • Daniel

      Impressionante. A noticia e jornalistica. Gostem ou nao e verdade. Ponto ! Todos sabiam q demolir o Maracana e construir um novo estadio seria mais barato q reconstruir ou readequar o Maracana p uma Copa do Mundo. Mas, tem a questao sentimental envolvida. Demolir o Maracana ? Quem seria o politico q teria sua carreira politica arruinada por ter sido o idealizador da demolicao do Maracana ?

      Agora, qt aos paulistas, e bom nao comemorarem muito o custo da obra, pois e mesma em grande parte esta sendo feito c dinheiro de impostos, mas nao so tributos do RJ, como tambem tributos federais. Logo, seu dinheiro tb. Da mesma forma ocorre c o Fielzao, q sera construido em grande parte com tributos federais.

      Qt a localizacao do Maracana, nem de longe chega ao q estao fazendo em SP. A regiao do Maracana tem a maio faculdade estadual do RJ (UERJ) e é um bairro totalmente residencial, integrado por trem e metro. O Fielzao vai ficar em uma regiao cercada por favelas, sem infraestrutura de transportes. Mas, se assim nao fosse, certamente os custos da obra seriam ainda maiores. Imagina desapropriar mansoes no Morumbi p construir o estadio

    • Allan

      Ai primeiro prouca saber das coisas antes de comentar uma besteira!!!!

      • janca

        É, o custo do Maraca sobe, desce, sobe, desce… A coisa tá feia. Abs.

  • Evandro Marques

    Ainda sou da opinião de que só poderia ser escolhido como sede de uma Copa ou Olimpíada, o país que já apresentasse estrutura para receber o evento.
    Isso só mostra o quanto é absurdo cheio de corrupção todo o processo, desde a escolha do país até a construção de estádios e locais de competição. Com certeza o bolso de muita gente se encherá até que tudo fique pronto. Além dos “elefantes brancos” que sobrarão pra coisa alguma após tudo isso.
    Além de demonstrar o quanto está defasado toda a estrutura de um país que se diz amar o futebol.

    Viva a cartolagem exploradora!

  • roberto

    Campanha Fora Ricardo Teixira beirando os 120 mil tweets. Falta pouquinha. Pessoal, Janca, vamos dar uma força. #foraricardoteixeira

    • janca

      Oi Roberto, o LANCE! tem noticiado sempre o movimento, que tem aumentado mesmo. Grande abraço, Janca

  • Johannes

    Bom dia João Carlos,

    Em pesquisa na internet recentemente vi que o Ninho de Pássaro, o Estádio da Abertura, Encerramento e principais eventos do atletismo das Olimpiadas de Pequim custou menos que 700 milhões de reais e a reforma do histórico estádio olímpico de Berlim custou 150 milhões de euros, com o euro do dia de hoje a R$ 2,287 temos 343 milhões de reais.
    Somado-se o Ninho de Pássaro (obra prima da arquitetura esportiva ) + Belo Estádio Olímpico de Berlim (Final da Copa de 2006) = 1 bi e 43 milhões aproximando.
    Sabemos que entre os maiores financiadores de campanhas políticas inclusive através de doações legais estão construtoras, somando-se 2 + 2 …

    • max

      Vc não pode considerar nenhuma obra da China, pois deve se levar em conta que lá eles trabalham como escravos, e de Domingo a Domingo, em contrapartida aqui os impostos que se pagam por um funcionário registrado é uma absurdo, está entre os maiores do mundo.
      Essa definitivamente não é uma boa comparação!!!!

      • Johannes

        Em relação a China até acho um bom argumento o seu Max, mas adicione mais 100 milhões de Reais em salários para os trabalhadores chineses, mesmo assim o nosso custo é, na minha opinião, injustificável.
        Em relação aos estádios da Copa da Alemanha você pode ver como os nossos preços estão inflados, vou mais longe, até para a Copa da Àfrica do Sul nossos custos estão altos. O Soccer City saiu por 311 mi de euros (final da copa de 2010). Com o euro a 2,28 dá 710 milhões de Reais, ou seja em matéria de gastança a África se saiu bem melhor do que a gente, gastando menos.

        • max

          Olá…
          Sim, sim, tem toda a razão com relação a Africa do Sul, apenas queria dizer que a China não serve de parâmetro para nada, pois lá se paga 160 dólares/mês por 10 horas trabalhadas, isso considerando um trabalhador médio, acredito que funcionários da construção civil ganhem bem menos.
          Sobre o estádio Olímpico de Berlim queria só dizer uma coisa: o estádio antes da reforma já era ótimo, provavelmente igual ou superior ao que o Maracanã vai ficar, não tinha muita coisa pra se fazer!!!!
          Mas gostaria de fazer uma pergunta para vocês (esquecendo um pouco o Maracanã), por que o Estadio das Dunas em Natal, que não tem nem uma pá no terreno, não aparece na mídia, ninguém fala nada sobre isso, sendo que é o estadio mais atrasado de todos, e de longe!!!
          Sou Corinthiano e não aguento mais falarem que o fielzão é o mais atrasado, entre outras coisas….

          Gostaria também da opinião do Janca…
          Até mais….

          • janca

            Oi Max, sobre o estádio de Natal tem sido noticiado, sim, acho que passou sem você perceber. A obra começou na segunda com 17 meses de atraso, Max. Grande abraço, Janca

          • Johannes

            Max,
            depois do seu comentário dei mais uma pesquisada sobre o Ninho de Pássaro, e os próprios arquitetos suiços que fizeram parte da equipe de arquitetos da obra, reconhecem que o custo do estádio no Ocidente seria certamente maior. Acredito que você tenha razão então quando acha que ele não um bom parâmetro de comparação.
            Em relação ao Estádio Nacional de Berlim tentou preservar o seu aspecto original e respeitou a história da edificação. Foram gastos 70 mil metros cúbicos de concreto e 3,5 mil toneladas de açoapenas na cobertura. Foram colocados 132 pilares de aço externos seguindo a orientação dos pilares já existentes, entre muitas outras coisas. Não creio que a reforma tenha sido de pouca intensidade especialmente em relação a cobertura e a parte estrutural.

    • janca

      Não tinha essas cifras em mãos sobre o estádio da abertura dos Jogos de Pequim-2008. Valeu pela informação, abs. João

  • Marcelo Henrique Silva

    Caro João Carlos,

    Só tenho algo a dizer: VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA…

    O mais engraçado é que o povo brasileiro terá que assistir a Copa pela televisão…

    Preciso de um nariz de palhaço…

    abs..

    • janca

      Tem razão, Marcelo, o povo mesmo vai ver a Copa pela TV ou pelos telões. Como disse o Romário, a Copa é no Brasil, mas não do Brasil. Abs.

  • rafael

    Não esqueça que com certeza ele será reformado mais uma vez para as Olimpíadas 2016.
    Outro ponto, esses valores são apenas para reformas e adequações. Com esse valor poderiam fazer, acredito que, 2 estádios de menor porte. Enquanto isso a preocupação voltou-se para RT, se ganahrmos a Copa, tudo isso será esquecido, por favor, caso vençamos a Copa, volte a divulgar os gastos exorbitantes, para não cair no esquecimento.

  • Petrônio

    Excelente matéria até chegar ao inacreditável tema do estádio de Itaquera: ”Enquanto todos falam do Fielzão, muitos esquecem o que está ocorrendo no Rio, que é tão sério quanto” Dois erros absurdos nesse país de M…! Olha que eu sou Flamengo, mas dinheiro público em ‘festinha privada’, um absurdo que nos fizeram engolir…

    • janca

      Também acho que o estádio de Itaquera do jeito que está sendo feito é um absurdo. Mas acho que não é o único absurdo que acontece por aqui. Outro foi o Engenhão, construído para o Pan, com problemas estruturais, e cedido ao Botafogo do jeito que foi. Abs. Janca

  • pablo costa

    todos falam apenas dos custos da obra,mas se esquecem do retorno que a cidade vai ter com o mundial,esse especialista que fez esse calculo poideria calcular tudo q vai ser arrecadado com a copa (imposto,turismo,divulção no exterio,…)ah ele esqueceu de colocor o custo da construção do maracana,ai sim ficaria um calculo certo desda construção ate a copa!!!

  • Fernando Weiss

    A corrupção que vemos hoje no país de forma tão disseminada e evidente é retrato de uma sociedade cuja cultura tende a negar padrões, ideias e objetivos de uma natureza mais nobre e elevada, conduzindo o homem a um reducionismo bestial, em que ele não enxerga mais do que si próprio e seus desejos mesquinhos, alimentando-se com uma dieta infinita de coisas triviais e sensuais….o homem está vivendo literalmente como um animal, sem preocupar-se que temos uma obrigação dde elevar-nos a um posto maior de verdade, beleza e justiça.

  • Nilo Araujo

    Por isso tudo, acho que o Corinthians, que por vaidade de seu Presidente, deveria abrir mão de ter o estádio da abertuda da copa, faça o que estava previsto, para 48.000 pessoas e dane-se a Copa do Mundo.

    • ricardo

      tudo haver com o assunto, vc deve ser um bamby com dor de cutuvelo

  • Luiz Oliveira (DF)

    Ai vemos q a saúde ta um Bosta …

    Enquanto isso o povo ta morrendo com falta de remedios,exames e sem falar dos transporte urbano!!!

    E o salario dos deputados ta igual o Balanço Geral aki do DF!!!
    Sóóóóhhhh Subiiiiiiiiiiiiiiindooo!!!

    Resumindo:Ta tudo uma Carniça

  • ckfran

    E paulista viadinho do caralho ! Vai dar o rabo para o Sanches e dps vai se divertir matando motoboy na Tiete.

  • Ricardo

    É impressão minha ou a materia acima tem o tom de um Corinthiano tentatndo justificar o dinheiro publico que está sendo gasto no estadio ” particular do Corinthians ” usando como exemplo um estadio PUBLICO.

    • janca

      Não sou corintiano, não, e se fosse seria contra o uso de dinheiro público para a construção do Fielzão. Estádio particular não tem que receber verba pública, não, seja ele de que clube for, Ricardo. Abs. pra você, Janca

  • Jacaré – Show – DF

    Uma merreca ! O que são 1,6 bi para um País que a cada dia que passa figura como a mais emergente Nação do Planeta? Alguém em sã consciência iria supor que pra organizar uma Copa do Mundo de Futebol ou uma Olimpíada não fosse gastar nada? Esses pseudos “arautos da moralidade” que vivem criticando tudo e todos sem nenhum conhecimento das coisas deveriam é aprender a votar a parar de criticar quem está por cima da carne seca.
    Garanto que se cada um de nós, simples mortais, tivéssemos a oportunidade de participar de uma “obrinha” dessa, não estaríamos criticando e sim usufruindo das benesses do poder, incluidno aí proprinas e “otras cositas más”.
    Esses dirigentes tem é que gastar mesmo, pois a viúva é rica e ganrato que durante a Copa e as Olimpiadas o povão terá hospitais, transportes, moradiaa a vontade.
    Vamos parar de criticar e arrumar uma forma de também fazer parte dessa “panelinha”.
    Um abraço a todos!
    Jacaré-Show – Brasília/DF

  • Marcelo Torres

    1.600.000.000,00 …é muito zero

    Alguém já leu uma matéria no jornal dizendo:

    “O GOVERNO DO ESTADO DO RIO CONCLUÍU A CONSTRUÇÃO DE CENTENAS DE CASAS POPULARES COM INVESTIMENTO DE 1,6 BILHÕES”

    OU…

    “GOVERNADOR DO RIO INALGURA HOJE O PRIMEIRO DOS 10 HOSPITAIS TOTALMENTE REFORMADOS COM TECNOLOGIA DE PONTA E MÉDICOS ESPECIALISTAS. FORAM 1,6 BILHÕES EM INVESTIMENTOS”

    OU AINDA…

    “FICAM PRONTAS HOJE AS OBRAS DE 300 ESCOLAS PUBLICAS QUE VÃO BENEFICIAR MILHARES DE ESTUDANTES”

    Meu Brasil… te amo muito mas realmente esse país não tem jeito.

    Vergonhoso TORRAR essa fortuna em futebol em um país com tantas prioridades sociais.

    VERGONHA!!!

  • Jacaré – Show – DF

    João Carlos,
    A sua querida Rede Globo a emissora oficial de tudo no Brasil precisa de Estádios modernos para garantir a qualidade nas suas transmissões, além do mais, 1,6 bi por uma obra que ficará “ad eternum”, cá entre nós, é uma pechincha!

    • janca

      Não acho uma pechincha, não, tampouco sei o que a Globo pensa a respeito disso. O que eu penso é que é muita grana e sou contra que depois de pronto tenha sua administração terceirizada. Abs.

  • Eduardo

    Eu sou utópico. Vivo fora da realidade do meu país.

    Na minha utopia , seria baixado um decreto governamental ordenando a venda de todos os estádios publicos no país , assim como a proibição para a construção de novos estádios ( me desculpem , mas DETESTO essa tal de Arena…) com participação do dinheiro publico , inclusive via isenção fiscal.

    Além do dinheiro publico , o que mais me deixa triste na história do estádio que dizem que irão construir para o Coritnhians , é o triste fim que o belissimo estádio do Pacaembu terá.

    Meu Deus ! O Pacaembu e o Maracanã são os dois palcos históricos , mais belos do país. Não são simples estádios ! Não !!!!

    E qual será o futuro do Pacaembu ? Feira de automoveis ? Eventos das centrais sindicais ?

    Como dizia aquele antigo personagem do Jo Soares , “me tirem o tubo…”

    • janca

      Concordo com você, Eduardo, estádio público é estádio público, o privado não tem que ter verba pública, não. Abs.

  • Sergio

    Janca, aumente esta conta: em 1993 o Maracanã já havia passado por uma mega reforma para o jogo Brasil X Uruguai pelas Eliminatórias para a Copa dos EUA em 1993

    • janca

      Valeu, Sérgio, mas não tenho os dados de quanto foi gasto naquela ocasião… Abs. Janca

  • Marcélio

    Aos que se dizem que vão entregar o Maraca pra iniciativa privada, porque não disseram o mesmo em relação ao Engenhão? As pessoas falam o que querem, mas poucos pensam um pouco pra sair falando algo. Interessante mesmo é que todos esses estádios construídos com dinheiro público sejam entregues a iniciativa privada, pois caso contrário o Estado terá um problemão, gastar dinheiro pra manutenção de elefantes brancos, ou será que tem algum imbecil que acha que se o FLA e o FLU não conseguirem a concessão do Maracanã, que de Maracanã não vai ter mais nada, vão continuar jogando nele sem partirem para a construção de estádios próprios. Isso é pura balela, pois se FLUMINENSE E FLAMENGO DEIXAREM DE JOGAR NO MARACANÃ, este será condenado a ser um eterno museu fantasma.
    Portanto, nos estádios públicos o governo tem o compromisso de construí-los para a COPA, mas construir estádios já privados com enorme isenção de IMPOSTOS JÁ É OUTRA COISA.

    • janca

      Mas foi o que falei. O Engenhão foi repassado para o Botafogo, que paga aluguel à Prefeitura e passados quatro anos do Pan está em mau estado. Abs.

    • janca

      E também sou contra construir estádios particulares com dinheiro público, como está acontecendo com o estádio do Corinthians. Abs.

  • Rodrigo Marconi

    Concordo que os valores são proibitivos, concordo também que a transparência deve vir em primeiro lugar, no entanto há um fator que não está sendo analisado e que difere o Maracanã de todos os estádios citados e mesmo de outros mitos como Wembley na Inglaterra.
    O Maracanã é o maior ícone da história mundial do futebol. Não há estádio no mundo que atraia tantos turistas quanto ele, que mesmo tendo uma cidade do Rio de Janeiro como chamariz, com diversos pontos turísticos de renome mundial, muitas vezes elegem a cidade PRINCIPALMENTE por conta do Maracanã. O que o difere de Wembley e todos os citados, já que ninguém vai a Londres PARA VER Wembley, somente o visita se por um acaso por lá passa.
    É um estádio que mesmo durante as obras atrai turistas para vê-lo (basta passar por seu entorno, mesmo durante a semana). Ou seja, esse é um estádio que facilmente consegue obter retorno, señ direto, de forma indireta através dos milhares de turistas que deixem seu dinheiro no Rio anualmente.
    O que temos de cobrar é como são realizadas essas obras e torcer para que a atual seja feita de forma correta e transparente, para que o equipamento possa ser sinal de história e modernidade por muito tempo ainda.
    Não devemos jogar o Maracanã na lixeira devido a obras politiqueiras e errôneas realizadas no passado, mas sim cuidar para que desse momento em diante ele seja bem reformado e aproveitado.

    • janca

      Caro Rodrigo, concordo que o Maracanã é um ícone da história do futebol mundial, mas se fosse fácil mantê-lo o governo não cogitaria passar sua administração para a iniciativa privada depois. Também espero que agora ele fique bem reformado e seja aproveitado, gerando receitas para se manter e dar lucro ao Estado, que pode investir a grana até em outros setores. Mas sou contra repassá-lo para Flamengo ou Fluminense ou qualquer outro clube. Abs.

      • Rodrigo Marconi

        Sou vascaíno e acho um absurdo que esses clubes não tenham seus estádios.
        Também não acho que seja fácil administrar o Maracanã após a Copa ou mesmo as Olimpíadas, mas repassar para a iniciativa privada não necessariamente é uma questão de dificuldade, mas sim responsabilidade do estado e seu papel na sociedade.
        Não sou a favor de repassar para os clubes da forma como foi repassado o Engenhão, até porque a administração dos clubes deixa a desejar, iriam depenar o estádio, mas não sei se seria contra o repasse a uma empresa privada que faria a gestão do estádio, com incluse maior uso como arena, seria um caso a pensar (com continuidade de ALUGUEL a Fla e Flu).

  • marco

    sabe no rio é estado que menos paga p/ policial bombeiro etc,mas fazer ok ,onde é o reinaldo da rede globo .Depoi não adianta falar da saude ,moradia ,segurança,e etc,este estado so gasta com futebol,carnaval,progama da red globo,e população nada,isto sim ´Rio de janeiro.que vergonha eu sinto como brasileiro.

  • Jtmendes

    Vendo essas coisas sinto-me um otário pagando todos os impostos legais de tudo que faço. Por favor Marcelo Henrique, arrume um nariz de palhaço pra mim também. E essa gente não vai pra cadeia. Cadê o nosso judiciário? Só funciona para os ladrões de galinha? É o fim da picada.

  • rafael

    muito simples, vai falando e não custe nada o que faça aqui. simplesmente ir no protesto.

    PARE e PENSE. povos brasileiros tem que ir no protesto FORÇA e CORAGEM.

  • Saulo

    reportagem de um paulista recalcado querendo esconder a vergonha do fielzão… O estádio em SP será dado de presente para o Corinthians, no caso do Rio, é só administração, por tempo determinado. Tá errado? Sim. Mas nada se compara à roubalheira em SP, onde o governo federal está dando um estádio pro corinthians empurrando goela abaixo do povo.

    • janca

      De jeito nenhum, acho um absurdo o modo como está sendo construído o Fielzão, com as três esferas de governo participando do processo. Abs. Janca

  • ERNANI

    Já pensaram uma coisa: depois de toda essa grana investida, a qual daria para construir: hospitais, escolas, creches, casas populares, etc… o Brasil chega na final com a Argentina, e aos 44 do segundo tempo, Leonel messi, pega uma bola cruzada da esquerda para a direita, e faz de cabeça o gol do título da Argentina!!!! rrssss…..com que cara que nós que pagamos toda essa festa ficaríamos????

    • Alexandre

      Se todos os países do mundo pensassem só neste tipo de ivnestimento amigo, não teríamos nunca copa do mundo, iria ficar somente na Inglaterra, Inglaterra, Inglaterra…ou China..rsrsrsr ridículo, nem os EUA hoje teria cacife para isso vida os problemas econômicos que eles estão sofrendo no máximo Inglaterra e Alemanha, nem a Espanha, Itália, Portugal (todos em recessão) teriam condições. Espanha 40% da mão de obra desempregada…..Portugal entrando em Recessão…EUA vai se trinar um caloteiro…Itália em recessão….amigo…….abra os olhos…o dinheiro da saúde e da educação tá lá muito nem é usado, mal administrado pelas prefeituras e Estados, a Saúde não é responsabilidade Federal, nunca fui em um Hospital federal ou vc já foi…então abra os olhos…..Gastam todo o dinheiro que é reclohido em impostos da venda do cigarro em propagandas anti-tabagistas, e todos os dias para cada um que deixa de fumar aparecem 4 ou 5 novos fumantes…ACORDAAAAAAAA BRASIL…..

  • Jacaré – Show – DF

    Uma merreca ! O que são 1,6 bi para um País que a cada dia que passa figura como a mais emergente Nação do Planeta? Alguém em sã consciência iria supor que pra organizar uma Copa do Mundo de Futebol ou uma Olimpíada não fosse gastar nada? Esses pseudos “arautos da moralidade” que vivem criticando tudo e todos sem nenhum conhecimento das coisas deveriam é aprender a votar a parar de criticar quem está por cima da carne seca.
    Garanto que se cada um de nós, simples mortais, tivéssemos a oportunidade de participar de uma “obrinha” dessa, não estaríamos criticando e sim usufruindo das benesses do poder, incluidno aí proprinas e “otras cositas más”.
    Esses dirigentes tem é que gastar mesmo, pois a viúva é rica e ganrato que durante a Copa e as Olimpiadas o povão terá hospitais, transportes, moradiaa a vontade.
    Vamos parar de criticar e arrumar uma forma de também fazer parte dessa “panelinha”.
    Um abraço a todos!
    Jacaré-Show – Brasília/DF

  • Jacaré – Show – DF

    CERTA VEZ O SAUDOSO JORNALISTA MÁRIO FILHO QUE EMPRESTA SEU NOME AO MARACANÃ DISSE EM ENTREVISTA AO “VERDE E ROSA” JORNAL DOS SPORTS……. “O MARACANÃ É O ESTÁDIO DO POVO”….PORTANTO, O VELHO MÁRIOS FILHO ESTAVA PROFETIZANDO O QUE VIRIA A ACONTECER EM 2014….. O MARACANÃ SERÁ DO FLAMENGO…. POIS FLAMENGO E POVO…TUDO A VER….. QUEM VIVER VERÁ !

  • Jacaré – Show – DF

    João Carlos,
    Saudades do amigo na TV, contudo, a pergunta que não quer calar é a seguinte…. Não é enxugar gelo ficar criticando os gastos com a Copa do Mundo, enquanto o dirigente-mor da organização for o “capo siciliano” Ricardo Teixeira ???????
    Um abraço,
    Jacaré-Show

    • janca

      Fala Jacaré, de fato com Ricardo Teixeira no comando e os políticos que temos as coisas vão de mal a pior… Abração, João Carlos

  • Ralph

    Além do dinheiro que infelizmente sai do bolso do brasileiro ainda temos que pagar uma quantia de R$ 20,00 para uma simples visitação do estádio em “obras”!!

    Absurdo isso…

  • Julio Cesar

    Como tem gente retardada aqui comentando… bem típico das pessoas que acham que dinheiro não é um investimento. Sim, a saúde, segurança, educação precisam ser melhorados, mas não esqueçam que eventos como esse atraem dinheiro de fora, criam empregos formais e informais e fazem com que o dinheiro investido venha a ser no futuro duplicado, triplicado, além dos benefícios para a população de se usar espaços mais modernos.
    O único problema é que sabemos que parte do dinheiro vai parar nas mãos dos que não tem caráter… mas isso já é outro papo.

  • JN-RJ

    Como sempre mais um post excelente, parabéns JCA. Sobre a reforma do Maracanã falar o que? Vergonha…Vergonha…Corrupção. Não se fala outra coisa a não ser Corupção com essa maldita Copa e Olimpíadas. JCA, será que não vai aparecer ninguém para dar um basta nessa pouca vergonha? Que País é esse? Onde está a Justiça? A Presidente Dilma? O MP? O Ministro da Justiça? A OAB? Alguém tem que se manifestar não é memo? Como pode uma reforma de um estádio custar até o momento RS 1 bilhão e 600 milhões de reais? Você já imaginou se tivesse que contruir um novo Maracanã, o custo já estaria em 15, 20 bilhões de reais. É muita roubalheira, e ninguém é processado. Infelizmente JCA esse é o nosso Brasil um País da Impunidade, lamentáve. Acompanho todos seus post, continue denunciando essa pouca vergonha que está acontecendo, quem sabe aparece uma autoridade que possa acabar com isso. Parabéns, muita saúde e sucesso para você.

    • janca

      Pra você também, JN-RJ. E como você ando desencantado com as coisas… Abs. JCA

  • Alexandre

    Sua reportagem é no mínimo irresponsável, marketeira e de muita, mas, muita irresponsabilidade, diria até ignorante, bem para aquele bom sabedor de contabilidade existe um fator que você aí esqueceu de comentar que é a depreciação do patrimônio que deve ser lançado junto aos valores que você agregou, que seria uma taxa de no mínimo de 10% ao ano o que com certeza diminuíria em muito o valor. O brasileiro tem que aprender que esse tipo de reforma não é custo é investimento. Outro fator importante, reformas em outros estádios no Brasil e até mundo não custaria realmente isso, por que não tem nenhum outro estádio com mais de 250 mil m² de área construída, sem contar estacionamento e outras benfeitorias agregadas, se você calcular esta reforma que irá custar 900 milhões pela metragem do maraca verá que o custo do m² é 3.600 reais, muito pouco, pois sabemos que um prédio que tenha apartamentos de 2 qtos o custo mínimo do m² é de 6.000 reais e olhe lá. Então antes de escrever essas coisas, vamos estudar um pouco, ler e tentar aprender. Abraços a todos.

    • janca

      Desculpe, Alexandre, mas para o Pan o discurso era: o Maracanã estará pronto para a Copa. Eu pergunto: está? E há benfeitorias que serão feitas nos arredores que não entram na conta também, não sei se você sabia, o que vai encarecer ainda mais o valor. Mas valeu pelo comentário, João

      • Alexandre

        O custo para o pan foi muito pequeno até…..nós temos a mania de comparar a reformas ou construções de estádios fora do Brasil. Vamos…ver o aço usado aqui no Brasil é um dos mais caros do Brasil, juros para financiamentos também e o valor da reforma atual de 900 milhoes de Reais, se transformado em dolar seria de 538 milhões de dolares, totalmente dentro da normalidade mundial. Me desculpe amigo, se você ler o que escrevi verá que sua reportagem não tem uma boa base de fatos e o rearranjo matematico feito por ti é ilusório. O PAN foi a 4 anos….hoje qualquer prédio de 4 anos não é mais o mesmo. Trabalho em prédio que tem um ano e já apareceu diversos problemas. De qualquer forma vale o debate.

        • janca

          O custo do Pan foi pequeno? O Pan era para ter custado _orçamento feito pela organização_ 400 e poucos milhões de reais e saiu por quase 3,8 bilhões de reais? Um estouro no orçamento inacreditável, Alexandre. E entendo o que você diz, mas não é porque apareceu problema no prédio em que você trabalha _aí não houve dinheiro público, né?_ que a gente tem que ficar calado quando um evento é vendido por um preço e depois saiu por dez vezes mais. E um evento menor do que o prometido e que deixou legado quase nulo. Abs. e valeu pelo comentário, Janca

        • Fudencio

          Debate? Vc criticou a reportagem e tentou se posicionar como um especialista em contabilidade e construção apresentando… nada! Falou diversas besteiras, como se os valores e a forma que esses “investimentos” serão feitos não fossem absurdas… É esse o perfil dos cidadãos que mantém a perpetuidade no poder dessa corja que administra o país e as instituições esportivas. Acho que a copa é importante, assim como a olimpíada… mas aceitar a roubalheira que está apenas começando, sinceramente não dá… acreditar nos valores divulgados e justificá-los com base no argumento da depreciação é, no mínimo, ingenuidade…

          • janca

            Também acho, claro que há depreciação, mas ao mesmo tempo não consideramos pequenos reparos que também foram feitos no período, pois os dados não nos foram passados. Como você penso que a Copa e a Olimpíada são muito importantes, mas temos que ficar de olho nos orçamentos. Deixaram tudo para a última hora e aí a União acaba abrindo as torneiras, como já aconteceu no Pan, o próprio ministro do Esporte confessou isso e justificou dizendo que era importante para evitar um fiasco e um dano maior à imagem do Brasil. Abs. Janca

  • Daniel

    Acho estranho que a População só reclama da Arena do Corinthians. A ÚNICA ARENA QUE VAI SER BEM USADA DEPOIS DA COPA! e o restante?
    Acho estranho que reclamam tanto da Arena do Corinthians, mas acho que nunca leu nada sobre a Arena e seu legado.

    A construção da Arena, as obras viárias em seu entorno e as
    revitalizações do sistema de transporte coletivo absorverão investimentos
    superiores a R$ 1.000.000.000,00 (um bilhão de reais) que, além de gerar 5.000
    empregos diretos e 3.000 empregos indiretos, deixarão um legado positivo para a
    região da Zona Leste.

    Povo BRASILEIRO É TAO IMUNDIDO QUE SE ACHA RICO PORQUE MORA NO CENTRO… TUDO TEM QUE SER NO CENTRO… VÁ CAGA!!!
    Olha o ALIANZ ARENA CONSTRUÍDO EM UMA RODOVIA, LONGE DE CIDADE….. PRA DESABAFAR O TRANSITO ENTRE OUTROS… MAS COMO BRASILEIRO É POBRE FAVELADO, ADORA CENTRO.

    ESTADO DE SP QUER A COPA… O CORINTHIANS APROVEITOU E CERTO ELE!!!
    QUEM PAGA? A PREFEITURA!

    E AS OUTRAS SEDES… DINHEIRO PÚBLICO LIMPINHO E NINGUÉM FALA NADA, ESTÁDIO QUE VÃO FICAR PARADOS PRA DISPUTA DE 1 TIME CONTRA NINGUÉM….

    E PAREM DE XUPETAR ROMÁRIO!!!!!

    COPA PARA POUCOS?… UÉ A PREFEITURA TIRA DINHEIRO DO MEU BOLSO PRA MONTAR PALCO DE FORMULA 1 E EU NUNCA VOU… ENTRE OUTROS ESPORTES AI QUE A PREFEITURA GASTA MILHOES POR ANO E EU ASSITO PELA TV….. E AI NINGUÉM FALA NADA? QUERO VER ALGUEM FALAR BOSTA AGORA…. FORMULA 1, JÁ FAZ 300 ANOS QUE A PREFEITURA GASTA DINHEIRO E NUNCA FUI.

    • Alexandre

      Realmente você tem razão…mas a comparação com ALIANZ ARENA foi muito forte…rsrsrs muito mesmo…..as rodovias da Alemanha são AS RODOVIAS, vc tem que andar acima 100 milhas por hora e não tem engarrafamente você leva 15 minutos para chegar em qualquer imediação no raio de 40 km e olhe lá…agora….Itaquera…afff vc tem razão em desafogar o Centro, MAS COMPARAR AS AVENIDAS E RUAS QUE LIGAM CENTRO A ITAQUERA ÀS RODOVIAS DA ALEMANHA…FOI REALMENTE ENGRAÇADO. Há e tem outra essa obra já está influenciado diretamente na especulação imobiliária, o que é bom mas ao mesmo tempo ruim pois é comprovado que isso pode também criar bolsões de localidades extremamentes pobres o que reflete diretamente na segurança, saneamento e urbanidade pública.

    • Valter

      Falar do Corinthians vende jornal….

  • Daniel garcia

    Intriga paulista!
    O Maraca será do Flu!!!

    • janca

      Então tá _risos. Mas pode ser que seja mesmo do Flu e do Fla. Mas acho que não deveria ser de nenhum, continuar nas mãos do Estado, que é quem está investindo para reformá-lo. Abração procê, Janca

    • edu machado

      COMO DIZ O GLORIOSO GOVERNADOR DO RJ ” FLAMENGO FAZER UM ESTÁDIO PRÓPRIO??? TÁ MALUCO?? EU NÃO VOU PERDER A UNICA FONTE DE RENDA DECENTE”

      A PROVA DE QUE A DIMINUTA TORCIDA (NEM LOTA UM MICROONIBUS) NUNCA QUE FICARÁ COM O MARACA

      SÓ EXISTE UM CLUBE PARA O MARACANÃ

      E NA VERDADE NEM É UM CLUBE, MAS UMA NAÇÃO

      POR SINAL, EXISTEM MAIS DE NÓS DO QUE ARGENTINOS OU PORTUGUESES

      SIMPLESMENTE

      FLAMENGO

  • Valter

    Em 2009, o BNDS “financiou”com U$332Millões, a construção de uma estrada na Bolivia(Evo Morales). Não se tem noticia se essa obra foi realizada, mas o financiamento foi. Basta procurar no Google.
    Até hoje não vi nenhum jornalista escrever qualquer comentário a respeito. Também, não dá ibope….
    Porque pode na Bolivia e não pode em Itaquera?
    O financiamento da Bolivia vai ser pago?
    Jornalista precisa ler também….

    • janca

      Como não? Foi o maior escândalo na época! Você não viu em nenhum jornal? Todos noticiaram muito esse assunto, nem precisa procurar no Google. Abs.

  • CONVOCO A TODOS OS MAIS DE 40 MILHOES DE TORCEDORES FLAMENGUISTAS QUE NAO VEJAM OUTRO JOGO QUE NAO SEJA DO FLAMENGO NAO CLIQUE EM NENHUM UM LINK DENTRO DE ASSUNTOS DO FLAMENGO QUE CHAMEM PARA OUTRO CLUBE DE FUTEBOL OU SELECAO , JA NOTARAM A ARMADILHA QUE USAM NOS SITES ESPORTIVOS SEMPRE ONDE HA MENSAGENS SOBRE FLAMENGO TENTAM VENDER A IMAGEM DE ADVERSARIOS PRINCIPALMENTE DOS CURINTI-ANUS.
    FLAMENGO EH FLAMENGO , MAIOR DO MUNDO MAIOR EM TUDO.

  • TODOS OS SITES ESPORTIVOS E MIDIAS TELEVISIVAS USAM O ESPACO RESERVADO AO FLAMENGO PARA VENDER A IMAGEM DE ADVERSARIOS, CONVOCO A TODOS OS MAIS DE 40 MILHOES DE FLAMENGUISTAS A NAO CLICAR EM LINKs QUE FACAO MENCAO A ADVESARIOS DO FLAMENGO E NEM A ASSISTIREM A JOGOS DE OUTROS TIMES E SELECOES, ESTA EH UMA ESTRATEGIA DAS MIDIAS PARA TENTAR BARRAR O ASSUSTADOR CRESCIMENTO DESTA MASSA RUBRO-NEGRA.

    FLAMENGO EH FLAMENGO , MAIOR DO MUNDO MAIOR EM TUDO.

  • Joaquim Schiavi

    O Flamengo esta bancando grande parte da reforma do Maracana, e e mais do que justo que explore todas as pracas que ficarem apos a sua reforma haja vosta que um clube popular como o flamengo nao pode ficar sem estádio…. Ahahuhu O maraca e nosso…..

    • Não creio que seja o Flamengo já que tem uma divida enorme com a Previdência e o campo da Gávea pertença ao município. Há quem mencione que o estádio seja privatizado..

  • antonio carlos lima

    hoje e mais uma derrota barra o souza e deixa fernando bob de titular e uma brincadeira e mais uma derrota para o flu ou abel esta desaprendendo no fultibol ou adiretoria esta de brincadeira com os torcedores nos queremos uma soluçao para o nosso futibol de querreiro,

  • maranhaum

    A questão não é se a gestão fica com algum clube, eu nme me incomodo com isso. O problema é não terem demolido esse estádio e levantado outro do zero. Motivo: desvio de verba com cada reforma a custos inexplicáveis e dizer ao povo que será o mais moderno do mundo, me poupem. Será, por OBRIGAÇÂO (espera-se) um excelente estádio, agora não sou burro de acreditar que será o mais moderno do mundo. Isso é Brasil, não podemos fazer nada.

  • rodrigo

    Finalmente alguém da imprensa resolveu pesquisar!!

    Janca, aconselho analisar mais um pouco, que você irá descobrir sucessivas reformas em outros estádios do Brasil.Inclusive os da Copa.

    Pelo menos o Corinthians irá devolver uma boa parte da quantia (pois é empréstimo) e ajudar a desenvolver a região (já há fatec, etec, rodoviária, centro de convencões e comando policial sendo construído no mesmo quarteirão do estádio Fielzão).

    Mas e esses outros estádios, pra que tantas reformas?? (pergunta retórica, eu já sei a resposta)

    • janca

      Nós vamos ver estádio por estádio, Rodrigo, pode deixar. Abs. Janca

      • rodrigo

        Obrigado Janca.

        Poderia comecar pelo Castelão, que foi amplamente reformado em 2002 e ,em menos de 10 anos,passa pela sua segunda grande reforma.

        Abs

        • janca

          Valeu pela dica. Vamos acionar contatos em Fortaleza. Pouco a pouco vamos levantando a situação de cada estádio, pode deixar. Natal, por exemplo, começou as obras com 17 meses de atraso. Mesmo no Beira-Rio há dois orçamentos diferentes, um do Inter e outro da construtora, os dois não batem. É muita confusão… Abs. e obrigado, Janca

          • Johannes

            O jogo inaugural da reforma do Castelão foi em 2002, foi Brasil 0 x 1 Paraguai . Acho que foi o primeiro jogo do Brasil depois do Mundial Japão-Coréia. Lembro bem pois assisti o jogo. Lembro que o Dida tava no gol, e acho que o gol do Paraguai foi do Cuevas. Pelo menos é assim que eu me lembro.

  • rodrigo

    Janca,

    Todos sabem que subir um estádio, na maioria dos casos, é mais barato do que reformá-lo.

    E algo que não entendo é que a demolicão total do Maracanã só não ocorreu porque tal fato poderia descaracterizar o estádio.

    Porém, todas as arquibancadas e até a marquise foram ao chão.Só as colunas estão em pé. Qual o sentido nisso tudo?????

    • janca

      E o pior é que, pelo que eu saiba, o Maracanã vai ficar descaracterizado sim. Quem conheceu o velho Maraca conheceu, que não conheceu só em foto ou em imagens de cinema ou TV. Abs.

  • edu machado

    sabe o que é engraçado, é um bando de idiotas reclamando que tão gastando um dinheirão pra reformar o maracanã.

    ACORDEM SEUS IDIOTAS, INCLUSIVE O AUTOR DESTE POST! AO INVÉS DE CRITICAR AS OBRAS DE UM MONUMENTO NACIONAL E PRATICAMENTE UM CARTÃO POSTAL BRASILEIRO, PORQUE NÃO VÃO CRITICAR QUE TEVE MENSALÃO, OU QUE O MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES ESTÁ ASSOLADO EM ESCÂNDALOS????

    O AUTOR DESTE POST NÃO PASSA DE UM CURINTIANINHO DE MERDA, QUERENDO DEFENDER A LADROAGEM QUE ESTÁ ROLANDO LÁ

    SE TIVESSE CRITICANDO QUE PODE TER UM SUPERFATURAMENTO (O QUE PROVAVELMENTE HOUVE POIS INFELISMENTE EM QUALQUER OBRA, SEMPRE HÁ AQUI NO BRASIL) AI TUDO BEM, MAS O MONGOLÓIDE CRITICA FAZEREM A OBRA???

    TEM QUE REFORMAR SIM, AH VAMOS ESPERAR FICAR PRONTOS PRA SAIR DESCENDO CHUMBO QUE MODIFICARAM O MARACANÃ, POIS É BEM POSSÍVEL QUE DESSA VEZ NÃO TENHA TANTAS MUDANÇAS IGUAL HOUVE NA ÉPOCA EM QUE ACABARAM COM A MÍTICA GERAL

    AH, FALANDO NISSO PORQUE NINGUÉM CRITICA ESSES ELEFANTES BRANCOS TRANSVESTIDOS DE ESTÁDIOS EM ESTADOS SEM MENOR TRADIÇÃO FUTEBOLÍSTICA COMO O ESTÁDIO LÁ EM MANAUS, O QUE VAI TER NO CENTRO OESTE E AFINS???

    • edu machado

      EM VEZ DE RECLAMAR QUE TEM QUE TIRAR ESSE DINHEIRO GASTO NO MARACANÃ (QUE TEM DE SER INVESTIDO, É UM BEM NACIONAL QUE JÁ VIROU CARTÃO POSTAL), PORQUE NÃO RECLAMEM DOS MILHÕES QUE SÃO DESVIADOS TODOS OS DIAS PELOS POLÍTICOS???

      RECLAMAM QUE DARIA PRA CONSTRUIR NÃO SEI QUANTOS HOSPITAIS COM ESSE DINHEIRO QUE VÃO GASTAR NO MARACANÃ, MAS NUM MES OS POLITICOS ROUBAM O DOBRO, TRIPLO OU SABE SE LÁ QUANTAS VEZES MAIS QUE ISSO.

      ENGRAÇADO QUE CONTRA ISSO NINGUÉM SE MEXE

      • janca

        A questão não é essa. Se há desvio no turismo, por exemplo, não vamos reclamar se há desvio no transporte? Se há no transporte, vamos nos calar por que há na educação e por aí afora? Com todo respeito, Edu, acho que isso não é argumento. Temos que reclamar de tudo o que é feito de forma errada e/ou fraudulenta. O povo tem que exigir seus direitos. Pelo menos penso assim. Não nos prometeram um Maracanã pronto depois do Pan? Não justificaram o aumento do orçamento do Pan de 400 e tantos milhões de reais para quase 4 bilhões usando como motivo, entre outros, a reforma do Maraca? Então… Por que não ficou pronto para a Copa como tinham prometido antes do Pan do Rio? Abs. João

    • janca

      É que você só está centrado no Maracanã. Se for ler jornal, por exemplo, vai ver o que reclamaram e estão reclamando do Ministério dos Transportes, atolado em escândalos, vai ver o espaço que o mensalão teve na imprensa… Enfim, não sou corintiano, ao contrário do que você diz, e mesmo que fosse a questão não seria essa. Já falamos de elefantes brancos fora da região Sul e Sudeste, do estádio em Natal, que começou a se “mexer” na segunda, com 17 meses de atraso, mas se o post serviu para você jogar todas as suas frustrações para fora, enfim, serviu para alguma coisa. Uma ótima quinta para você, espero que tenha colocado todo seu rancor para fora e acordado mais leve, Janca

  • São Paulo tinha o Morumbi, o maior estádio particular do mundo e teve que ceder a interesses politiqueiros para o Corinthians time do presidente (sou Coringão em SP). O Maracanã inaugurado incompleto em 1950 só teve a conclusão em 1965 e reformado em 2006 para o Pan-Aca do Rio. Outros elefantes brancos estão sendo construídos para agradar a FIFA. Acho absurdo o que está sendo gasto quando temos uma cidade tumultuada como São Paulo, um Rio de Janeiro que gasta fortunas em obras faraonicas e outras urgentes deixadas de lado…E ninguém fiscaliza, a imprensa é censurada…PT Saudações…

  • Emerson Santos

    Perguntas e ser respondidas! Quem realmente financiou o estadio do Morumbi, sabendo que Ademar de barros era quem manda e desmandava no estado mais rico do brasil, teve trafico de influencia ? Porque o bairro na periferia foi chamado jardim Leonor em homenagem ao mulher do governador? O Maracanã ! é publico o dinheiro do contribuinte carioca 1,6 bi representa 70% da população que gosta de praia e futebol e torcem para o flamengo , Fluminense e Vasco então que F.d . Outra Itaquera não é tão pobre assim tem mais renda que muitos bairros medianos Cariocas, tem trem, metrô , 4 shopping Aricanduva, Penha, Tatuapé e o próprio Itaquera sem menciona o numero de faculdades e fica em linha reta 20 KM da Sé bem mais perto que o Morumbi. Existe uma rivalidade entre diretorias do Corinthians e São Paulo que acaba se externando entre torcedores quase sempre frustrados. Moro proximo ao o estadio do Corinthians e existe uma valorização dos apartamentos que passou de 90 mil para 140, mil fora a revitalização
    e o urbanismo na região. Conheço bem o Rio e sei que nada está sendo feita na região mais pobre que é a zona Norte tanto que o parque Olímpico está sendo feito na zona oeste. São Paulo com toda suas dificuldades está na frente valorizando toda as quatro regiões .

  • PARA FALAR A VERDADE ! não inporta se eu tenho + ou – INSTRUÇÃO SE O BRASIL É 1 PAIS DE CORRUPTOS A VERDADE SOMOS TODOS BABACAS DESES POLITICOS IPOCRITAS MERCENARIOS E COVARDES …

  • Vergonha é saber estão tirando dinheiro de todos os brasileiros, vamos pagar tudo isso e depois ainda vamos ficar na pindaiba, sem saúde, sem segurança e sem dinheiro, e ainda assim um monte de indiotas, ficam discutindo que pertence a botafogo, pertence a flamengo é do curintia é do fluminense…….atc…ACORDA BRASIL, enquanto tiver um povo igual a vocês, o país vai continuar assim. Infelizmente tenho que concordar, com base em vocês. CADA POVVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.

MaisRecentes

Itaipava no Timão



Continue Lendo

Decepção são-paulina



Continue Lendo

Alessandro na frigideira



Continue Lendo